.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

6 de março de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 185
Classificação do Milan e drama do Benfica

Os dois primeiros quadrifinalistas da Liga dos Campeões da UEFA serão conhecidos nesta terça-feira. Um eu tenho como certo o Milan pois, mesmo jogando em Londres, duvido por A mais B igual a C que leve 4 x 0 do Arsenal para forçar prorrogação ou mesmo passe com o calção e a cueca na mão levando quatro de diferença (derrotas por 5 x 1, 6 x 2 e assim por diante favorecem os italianos devido aos gols marcados fora de casa). Pelo menos o que se espera é que os Gunners tenham uma despedida digna da competição, ainda mais por estarem motivados pelo triunfo de virada sobre o Liverpool no último sábado. Mas os rubro-negros já estão lá, essa é a real da parada.

A definição que vale é no outro jogo mesmo, em Portugal. A vantagem é do Zenit, que tem o empate a seu favor e qualquer derrota por um gol a partir de 4 x 3 (pois daria empate de 6 gols no saldo, mas os russos teriam feito 3 fora contra 2 dos portugueses). Minha enorme curiosidade é com o Benfica mesmo. Por um lado, 1 x 0 e 2 x 1 bastam para passar de fase. Por outro, como estará o emocional dele após a derrota no classicaço contra o Porto? Para não ficar em cima do muro, vou arriscar - tendo convicção de que vou errar - que os encarnados classificarão, mas com dramaticidade: vencerão por 4 x 2 em 120 minutos (3 x 2 nos 90 normais e 1 x 0 nos 30 extras).

Copa Libertadores

A semana turbinada do certame tem hoje um brasileiro em campo: o Vasco, que precisa derrotar o Alianza na "sessão das 10" na Colina para não ficar tão atrás dos concorrentes de sua chave, ainda mais que perdeu na estreia. Titulares foram preservados no último sábado, contra o Olaria. É uma tática sempre discutível, que uns adotam e outros não. Só mais tarde saberemos se foi válida esta poupança.

Outro jogo a observar esta noite é o do Peñarol, que perdeu as duas primeiras e agora tem o comando técnico de Jorge da Sillva, ex-Banfield. O jogo é no Uruguai, mas o pega é contra a Universidad de Chile, que perdeu na estreia, mas atropelou com tudo na peleja seguinte.

A terça-feira ainda tem Unión Española versus Universidad Católica.

Curtinhas

*Jeromão Valcke disse ontem que traduziram erradamente sua frase crítica à lerdeza das obras no Brasil para "chute no traseiro". Nem vamos muito longe. Ele se tocou da bobagem que cometeu e tenta consertá-la. Inútil tentativa.

*Com ou sem pedido de desculpas, o secretário geral da FIFA mereceria um "chute de volta" pelo que afirmou, segundo o presidente da Câmara dos Deputados, o gaúcho Marco Maia, do PT. Diálogo em alto nível entre as partes.

*Imagina o climão para a visita dos especialistas da entidade máxima do futebol mundial a partir de hoje a São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, Manaus e Natal? A tensão está mais no ar do que aviões saindo dos aeroportos.

*Li no Jorge Luiz Rodrigues: reunião do Comitê da Copa de 2014, quarta-feira da semana que vem, mudou de Brasília para o Rio de Janeiro. É que Jeromão Valcke se fará presente e querem evitar embaraços constrangedores. Sei...

*Secretário geral da FIFA, leio na Mônica Bergamo, que deseja São Paulo recebendo o sorteio das chaves da Copa de 2014, ficando o sorteio da Copa das Confederações de 2013 para Salvador ou Fortaleza. Seria uma inversão do que se tem por agora, com Sampa City no sorteio da Confederações e uma metrópole do Nordeste no do torneio principal. Claro que um evento oficial assim sempre vale, mas o da Copa do Mundo vale mais do que qualquer outro.

*E essa do Ministério do Esporte mandar para o endereço errado uma carta pedindo a saída do Jeromão das negociações da Copa? Juro por Deus: não sei o que mais pode surgir nessa história. Só sei que será algo negativo.

*Má nova o problema cardíaco em Renato Abreu, preventivamente afastado pelo Flamengo. Tomara que ele fique bem e nada de grave aconteça. Melhor tratar agora e resolver mais rápido do que a situação ficar irremediável.

*Vai entender? Atuante nas últimas partidas do Corinthians, Adriano não enfrentará o Nacional do Paraguai amanhã, retornando no sábado, contra o Guarani. Ele só serve para o Paulistão, mas não para a Libertadores?

*No "oxo" com o São Caetano, Luiz Felipe Scolari estabeleceu seu nome na história do Palmeiras como o segundo técnico a mais vezes dirigir o time: 367, empatado com Vanderlei Luxemburgo, mas marca que será apenas sua no fim de semana, quando da partida contra o Botafogo. Nestas quase 400 jornadas, vieram as Copas do Brasil e Mercosul em 1998, a Libertadores em 1999 e o RJ/SP em 2000. O recordista, com 580 jogos, é Osvaldo Brandão.

*Danrley no Grêmio - e não, não falo do tempo do Felipão, até porque o ex-goleiro e atual congressista era Danrlei. Esse é aquele atacante que marcou três gols sobre o Tricolor pelo Osasco, na última Copa SP de Juniores. Mas há tudo a ver pois o atleta de 17 anos é assim nomeado justamente como uma homenagem de seu pai ao eterno camisa 1 do Imortal, dada após ver a decisão da Copa do Brasil de 1994.

*Grêmio, que amanhã pegará o River Plate, que trocou de técnico. Coincidência: o novo dono da casamata, Luiz Carlos Cruz, foi campeão estadual de juniores pela equipe gaúcha em 1982, atuando ao lado de Caio Júnior.

*A que ponto chegou a parada da reforma do Beira-Rio pela Andrade Gutierrez: o repórter do GloboEsporte.com, Diego Guichard, tentou entrevistar um diretor da construtora. Além do referido não atender, olha aqui como ele foi até o carro. Esse é um troço que tá tirando os viventes do sério: essa Andrade Gutierrez é mais intransponível que moça virgem com cinto de castidade. Manifestos dela só saem via notas oficiais, mas fora isso mais nada.

*A Série B do Campeonato Gaúcho (famosa e popular Segundona) começou no último fim de semana com uma rodada de clássicos. Destaque muito positivo: em Santa Maria, o Presidente Vargas recebeu mais de 5 mil torcedores para o empate por 2 x 2 entre Riograndense e Internacional, que obteve a igualdade aos 48 minutos do segundo tempo. Tem muita partida de Série A em vários Estados que tá longe desse público ou passa raspando acima dele.

*Roberto Fernandes, que até algum tempo atrás estava no Guaratinguetá, é o novo técnico do América de Natal, já estreando amanhã, contra o Horizonte, pela Copa do Brasil.

*Jogador revelado pelo Corinthians na Copa SP de Juniores de 1993 e campeão paulista em 1995, depois com passagens por clubes como América de Natal, Paulista, Bragantino e Figueirense, entre outros, o ex-meia direita Fabinho foi preso em São Paulo, acusado de abuso sexual de uma menina de 5 anos em um carro. Claro que a Polícia vai investigar tudo, mas como pego ele foi em flagrante, é o tipo do crime que não merece perdão.

*Mudando para um assunto mais leve e agradável (que desperta menos reações inflamadas): Boca Juniors e Barcelona assinaram ontem uma parceria pela qual o Barça cederá aos argentinos a expertise do seu projeto de formar atletas e, em troca, terá prioridade para adquirir revelações do Boca. Depois de Lionel Messi, temos aí mais uma união Barcelona & futebol argentino para dar samba? Ops, quero dizer: dar tango?

*World Wrestling Entertainment no Brasil. A categoria de lutas livres confirma em seu site dois eventos para o Brasil daqui a pouco tempo, ambos em maio, dia 23 em São Paulo e dia 24 no Rio de Janeiro.

*Gustavo Kuerten incluído no Hall da Fama Internacional do tênis, sendo o primeiro homem brasileiro a merecer a distinção e o segundo atleta do país, depois de Maria Esther Bueno, ali presente desde 1978. Bom demais e muito justo, tendo sido Guga campeão de vários torneios relevantes, número 1 do mundo e maior expoente da modalidade a partir dos anos 90, infelizmente não deixando seguidores à altura, mas ao menos uma legião de admiradores ainda hoje enorme tanto dele quanto do próprio tênis, o que pudemos atestar no domingo de Carnaval com cerca de 10 mil fãs presentes ao Ibirapuera na decisão do Aberto do Brasil.

*Quatro jogadores de tênis de mesa representarão o Brasil na Olimpíada de Londres, todos qualificados via seletiva realizada no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, no Rio de Janeiro: Lígia Silva, Caroline Kumahara, Gustavo Tsuboi e o veterano Hugo Hoyama, que vai para sua sexta presença em Jogos Olímpicos.

*Ainda papo olímpico: a CBB anunciou que a preparação das seleções de basquete para Londres 2012 será em Foz do Iguaçu, com o time masculino realizando ali o Super Four com outros três países a definir (outros quatro é que não seria, né, cabeçudo?), entre 11 e 12 de julho, antes disso acontecendo dois amistosos da equipe feminina, um no dia 6 e outro no dia 8, ambos também em julho. Programaço para quem estiver na terra das cataratas.

*Quatro títulos da NBA (2000, 2001 e 2002, todos pelos Los Angeles Lakers, e 2006 pelo Miami Heat); três vezes MVP das finais (2000, 2001 e 2002); MVP da NBA em 2000; 15 presenças no Jogo das Estrelas da NBA; campeão mundial de 1994 e olímpico de 1996, ambos pela seleção dos EUA; calouro do ano de 1993, surgido no Orlando Magic; eleito um dos 50 maiores craques da liga norte-americana em todos os tempos; e autor de mais de 28 mil pontos em quase 20 anos de carreira. Isso tudo - e muito mais - espelha quem é Shaquille O'Neal, que ainda jogou por Phoenix Suns, Cleveland Cavaliers e Boston Celtics. Jogadoraço e figuraça, Shaq completa hoje 40 anos.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais premium do que você trocar um carro de grife por outro que guia bem, mas do qual não se sabe muito: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*À meia-noite desta terça-feira, a frequência 92,5 de São Paulo deixou de transmitir a Mit FM, terminada sua trajetória de quatro após devido à saída da Mitsubishi do projeto, feito em parceria com o Grupo Bandeirantes. O prefixo pertence à Rede Mundial, que colocou no lugar a Iguatemi Prime FM, com estilo musical muito diferente. Enquanto a Mit FM era de rock'n'roll (tanto que terminou sua programação nos 92,5 com "It's The End of The World As We Know It", do R. E. M., e "Só o Fim", do Camisa de Vênus), a Iguatemi Prime FM é uma lite mais popular (cujo primeiro tema rodado foi "Someone Like You", da Adele). Mas por enquanto a Mit FM segue no ar exclusivamente pela Internet, somente com a programação musical no padrão adotado nestes anos todos e sem vinhetas. Quem quiser escutá-la e matar a saudade pode vir aqui.

*Veem aqui Fátima Bernardes, Renata Ceribelli, Sandra Annenberg, Patrícia Poeta, Glenda Kozlowski, Renata Vasconcellos e Christiane Pelajo lindas e maravilhosas na festa de lançamento da programação de 2012 da Rede Globo, realizada ontem à noite, em São Paulo. Se por um lado esta foto das garotonas anima, por outro lado esta aqui desanima. Até o Crô de "Fina Estampa" é mais sortudo do que eu! Humpf...

*Neste evento, entre várias novidades, uma mais destacada é que Angélica não estará mais sozinha no "Estrelas". Ney Latorraca passará a co-apresentar o programa exibido às 13h45 dos sábados para parte da rede nacional.

*Dica do conviva William Gimenes: a TV Tribuna de Pernambuco mudou para "Brasil Urgente" mesmo o nome da versão local de 17h às 18h do noticiário nacional da Band, abandonando a renomeação "PE Urgente", conforme anunciado tanto no perfil do jornal quanto no pessoal do apresentador Thiago Raposo. Nem poderia ser diferente, pois não é um programa local de cada região e sim um blocão regional do programa da matriz.

*A segunda-feira foi de mudanças na TV de Porto Alegre não apenas na Record, que recolocou meia hora a mais no "Direto da Redação", lançou novo cenário no "Rio Grande no Ar" e estreou Giuliano Marcos como substituto do não mais na casa atuante Farid Germano Filho no "Rio Grande Record". A RBS TV também teve novidade pela manhã. Paulo Ledur agora faz de vez os quadros de trânsito e mobilidade urbana do "Bom Dia Rio Grande". É que a "Sexy Eyes" Sabrina Thomazi saiu do noticiário matutino pois desde ontem está à frente do "Plantão Gaúcha: Jornalismo", na Rádio Gaúcha, entre 22h30 e 23h30, substituindo o narrador esportivo José Aldo Pinheiro.

*Voltando à Record e a Farid Germano Filho: o apresentador postou no Twitter que uma pessoa chamada Luiz trata os funcionários da emissora como escravos e o definiu como miserável. Luiz? Em princípio, não me ocorre lembrar de alguém com este nome para associá-lo - até porque, verdade seja dita, a direção da Record/RS mudou muito ao longo destes quatro anos e meio, sem contar que, por não haver créditos finais dos noticiários locais, não dá para saber quem está na linha de frente do canal. Farid ainda registrou no microblog sua alegria por ter estado ontem no Mercado Público, no Centro daqui de Porto Alegre, e sido cercado por muitas pessoas e dado vários autógrafos.

*Mais uma da aldeia: a TV Pampa manteve seus horários intactos no fim da tarde e começo da noite, sem redução da grade local devido às alterações na RedeTV!. O "Jornal da Pampa" continua exibido entre 19h30 e 19h50, mesmo que o horário de seu início agora seja o mesmo do "TV Fama". Resultado: o "telejornal fofoqueiro do dia-a-dia dos celebridandos" agora é exibido para os gaúchos em andamento, 20 minutos depois de ter iniciado. E depois de "O Encantador de Cães" na quinta e na sexta passadas e da reprise do "Cine Total" no sábado, a Pampa recorreu nesta segunda-feira a "Jornada nas Estrelas" para preencher a faixa do R. R. Soares entre 21h30 e 22h30.

*Leio na Patrícia Kogut que, além de Rafinha Bastos, a versão brasileira do "Saturday Night Live" que ele comandará na RedeTV! terá cerca de outros 15 humoristas, a exemplo do original norte-americano, humoristas estes que Rafinha ajudará a selecionar para, entre o fim de março e o começo de abril, o novo humorístico ir ao ar.

*Leio na "fofoqueira-mor" Fabíola Reipert que Hebe Camargo não concordou com a contratação de Rafinha Bastos. Ao menos foi o dito por ela na última sexta-feira, quando gravou na Record a primeira edição do "Roberto Justus +", programa de entrevistas do Sr. Ticiane Pinheiro cuja estreia será na segunda-feira da semana que vem.

*Mais uma da Fabíola: quatro participantes do "Mega Senha" devem entrar na Justiça contra a RedeTV! por ainda não terem recebido os prêmios ganhos no programa das noites de sábado, que vão de 20 mil a 100 mil "dilmas". É...

*Leio na Keila Jimenez que as concessões da RedeTV! em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife (suas cinco emissoras próprias) venceram em agosto do ano passado e, apesar da empresa ter entrado com pedido de renovação da outorga, a documentação pendente ainda não foi entregue por completo ao Ministério das Comunicações. A RedeTV! afirma que o andamento da renovação tá no ritmo normal. Mesmo assim...

*Nunca o nome de uma repórter combinou tanto com uma pauta quanto o que vi hoje de manhã na Record: uma reportagem sobre fígado com jiló ser bom ou não feita pela recente "Bela do Dia" Fernanda (Ham)Burg(u)er.

*Vê só essa: o Ministério da Justiça, conforme despacho publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, ameaçou reclassificar o "Muito +", da Bandeirantes, para 12 anos - o que permitiria exibição somente após as 20h. Alegação: linguagem vulgar, insinuações sexuais e nudez velada. Como não vejo o programa da Adriane Galisteu, não sei do que se trata. De repente mostrem ensaios sensuais de "celebridandos" ou algo assim sob pretexto jornalístico.

*Leio no Flávio Ricco que se chamará "Quem Fica em Pé" o programa de perguntas e respostas que José Luiz Datena apresentará na Band a partir de abril. Vendo este título, na hora lembrei de um momento inacreditável dele em 2009: este aqui (postado por flsmtvhd), quando foi, digamos... sugestivo demais ao pegar carona com tudo numa frase da Renata Fan na passagem de horário do "Jogo Aberto" para o "SP Acontece".

*Por falar em "SP Acontece": hoje é o último dia do ex-noticiário da Band na Grande SP, que amanhã dará lugar ao novo programa esportivo "Os Donos da Bola". O surgimento foi em 2006, ainda com o nome por extenso "São Paulo Acontece", como um efetivo noticiário das coisas do dia-a-dia do paulistano na hora do almoço, no primeiro momento apresentado por José Nello Marques e Sílvia Vinhas e, depois, por Flávia Cavalcante. O jornal saiu do ar em 2009 para surgir o "Boa Tarde", com Sílvia Poppovic. Poucos meses depois, regressou como "SP Acontece" na nova faixa de jornalismo local das emissoras da Rede Bandeirantes entre 7h40 e 8h10, com José Luiz Datena apresentando por um curto período, depois entrando Millena Machado em seu lugar. Simultaneamente, surgiram os ainda hoje exibidos "RJ Acontece", "MG Acontece", "RS Acontece" e "DF Acontece", entre outros mais.

*Em outubro daquele 2009, o "SP Acontece" voltou ao ar e ocupou a faixa da 1 da tarde após o fim do "Boa Tarde", consequentemente saindo das manhãs e deixando mais meia hora para o "Primeiro Jornal". Datenão meio que fez da nova fase um "Brasil Urgente" de abrangência local, mas pouco a pouco o futebol ganhou espaço devido à passagem de horário vinda do "Jogo Aberto". Meses depois, as notícias ficaram em segundo plano pois os debates dele com Neto e Ulisses Costa predominaram o espaço. A partir dali, raríssimas vezes o jornalismo geral tomou à frente do futebol, transformado foi o noticiário em um debate futebolístico escrachado na linha do antigo "Debate Bola", da Record de São Paulo. O "SP Acontece" enquanto telejornal voltou ao ar no ano passado, nas noites de sábado, saindo do ar no começo deste ano quando da volta do "Brasil Urgente" para os fins de tarde deste dia da semana.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se não estiver acontecendo algum acontecimento muito acontecido que impeça o tópico de acontecer novamente.

Bela do Dia: Ana Paula Chinelli

Ana Paula Chinelli, repórter da RedeTV!. Se os noticiários desta emissora mantém atrativos mesmo após saídas nos últimos tempos, também esta bonita dama é uma delas.

Convivas

"Emerson Leão parece estar um pouco de marcação com Jadson. Em todos os jogos o camisa 10 do São Paulo foi substituído! Tudo bem que ele não está jogando tudo o que se espera, mas tirá-lo em todas as partidas não vai fazer ele ganhar confiança para render mais - só se ele estiver com algum problema físico que o impede de jogar o tempo todo. Além disso, o time piorou com sua saída no 2º tempo em Piracicaba e só ganhou o jogo pela maior vontade e pelo ímpeto ofensivo, bem maior do que o do ano passado, além da fraqueza do XV. Assim mesmo, o time ainda me parece vulnerável demais. Como o próprio treinador disse que espera até abril, vamos aguardar. O São Paulo dá bons sinais, mas ainda são incompletos. *** Esse discurso de poupar jogador é bem chato. Muricy Ramalho e o Santos fizeram um carnaval a respeito disso durante a semana para chegar no clássico e escalar todo mundo só por ser um jogo de repercussão na mídia, rivalidade, etc. Além disso, Muricy diz gostar de poupar jogadores, mas isso não corresponde bem à verdade. Basta lembrar de 2009, quando mandou um time reserva do São Paulo para a Colômbia e poupou os titulares para o 'Paulistinha'. Quero dizer é que todos os campeonatos valem pois, se não valessem, que os times colocassem os infantis para jogar, mas claro que não vão fazer isso, pois recebem bem para atuar. Futebol, por mais que muitos não concordem, vive dessa rivalidade regional. Só para reforçar: claro que os Estaduais devem ser reduzidos, mas esse papo de acabar com sua importância é bem repetitivo. *** Poucas vezes vi um técnico usar tão mal a possibilidade de substituir uma equipe como Kenny Dalglish, do Liverpool, no clássico contra o Arsenal. Esperou até os 40 do 2º tempo para colocar Bellamy e tentar retomar o meio-campo e a agressividade no ataque, e esperou tomar a virada nos descontos para colocar o limitado Carroll para ser o centroavante de área do time, no desespero. Desse jeito, a vaga na Liga dos Campeões foi para o chamado espaço. *** O que esse secretário da FIFA diz geralmente não deve ser levado em conta, pois se trata de uma pessoa de credibilidade tão ou mais baixa que a dos nossos cartolas, vide a campanha que coordenou junto com parte da nossa mídia e com a CBF para tirar o Morumbi da Copa, além de inúmeras denúncias já existentes. No caso do atraso do Brasil para os preparativos da Copa, ele não disse nenhuma novidade. Só a turma do oba-oba finge não saber que a infra-estrutura brasileira é pífia em vários setores. Mas a frase que ele usou para chamar a atenção brasileira não poderia passar batida. Qualquer país sério que ouvisse isso mandaria FIFA, Copa e esse cidadão para um lugar bem longe que não citarei por questão de educação. Existem coisas que ferem a dignidade não por ingenuidade, mas por se ter ou não caráter. Mas aqui no Brasil tudo deve ficar por isso mesmo, com algum cartola - talvez o próprio quase 'demissionário' Ricardo Teixeira - colocando panos quentes e não se falando mais nisso, infelizmente. *** Não sou fã do Rafinha Bastos, mas o conceito do programa que querem fazer na RedeTV! até que é bom, analisando o original de onde a ideia surgiu. Só é bem estranho o uso do nome: 'Saturday' exibido no domingo? Assim mesmo, precisamos ver se vão levar adiante. Se eu fosse Marcelo Adnet, também não sairia da MTV, onde tem uma certa estabilidade e é estrela, para ir para a RedeTV! nesse momento de ainda uma grande incerteza em termos financeiros. Para Rafinha pode ser uma boa pois estava fora da TV aberta e é um cara que sobrevive mais de polêmicas do que de humor propriamente dito. *** Flávio Barbosa: lembre-se que a Record já é povoada por pastores que claramente mandam no rumo da programação, inclusive na diretriz política da emissora. *** Sugiro como 'Bela do Dia' a atriz canadense Laura Mennell. Acertadíssima escolha da Madeleine Stowe no domingo. *** Vanilla Ice sumiu mesmo. Só lembro dele no começo dos anos 2000, tentando fazer um som estilo Kid Rock, ou seja, um 'rap-rock' bem fajuto." (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: li que, por questões físicas, Jadson não está no grupo que chegou no fim da noite de ontem a Belém para enfrentar o Independente. Segundo: Rafinha disse que tentará convencer a RedeTV! a exibir o "Saturday Night Live Brasil" no próprio sábado, ficando a reapresentação para o domingo, o que não teria problema nenhum pois, ao longo de 15 anos em que assino TV paga, o original dos EUA foi exibido numa boa em outros dias da semana além do sábado - lembro do Multishow mostrá-lo às segundas-feiras. E terceiro: acho que o Flávio se referia aos programas de teleculto da Igreja Universal ocupando o horário nobre da Record, o que não acontece neste momento.

"O Santos se mostrou superior ao Corinthians em boa parte do jogo, com mais posse de bola e mais chances reais. Ganso está numa fase incrível nesses últimos 5 jogos e deu um passe açucarado pro gol da justa vitória. *** O São Paulo não consegue manter uma regularidade no Campeonato Paulista. Vinha de boa atuação contra o Guaratinguetá, mas jogou muito mal no domingo e só venceu por causa de um lance de sorte do Cícero. Agora é se preparar pra se classificar, espero, na Copa do Brasil. *** Esse final de semana foi cheio de trombadas de cabeça, vide a cabeçada do Fábio Santos no Borges e o encontrão da cabeça do Felipe no jogador do Duque de Caixas. Porque esse lances ficaram comuns? *** Arbitragem na Itália está digna de ser linchada devido aos erros absurdos em jogos capitais. Não bastasse o gol não validado do Milan e o mal anulado da Juventus, um pênalti discutível sobre Klose, da Lazio, resultou na expulsão do Stekelenburg, da Roma. Algumas faltas não foram marcadas, inclusive uma escandalosa na qual o juiz deu cartão pro Bojan por simulação, quando na verdade ele levou um toque por trás digno de amarelo. O nível de arbitragem na Itália está lamentável. *** Liverpool x Arsenal vem apresentando algumas curiosidades, como pela segunda vez seguida o Arsenal fazer um autogol e os muitos minutos de acréscimo no segundo tempo, vide os 9 no ano passado, tempo suficiente pra haver dois gols polêmicos de penalti. Mas o Arsenal vem em ascensão na Liga Inglesa e a vitória animará a equipe pra, pelo menos, fazer um bom jogo contra o Milan e sair da Liga dos Campeões de cabeça erguida. *** Logo após os créditos do 'Fantástico', sem cerimônia apareceu de relance a imagem do Pedro Bial de costas pra câmera e o próprio olhando de uma maneira surpreendida pra frente. Depois apareceram os patrocinadores do 'Big Brother Brasil' e, aí sim, Bial de forma oficial iniciando o programa. *** Como será o nome do 'Pânico' na Bandeirantes?" (Charles Tavares)
Li não lembro onde que será "Pânico na Band", mas é preciso confirmar.

"O primeiro episódio de 'As Brasileiras' me decepcionou tanto que acabei deixando de lado os seguintes. Mas fui obrigado a dar uma conferida no último pois Leandra Leal estava tão gostosinha como 'A Sexóloga de Floripa' que só a sua presença já valeria o ingresso, pois estava linda, como esperado. Realmente ela cresceu e apareceu, pois em nada lembra a cambaxirra de 13 anos que dava uma de cigana em 'Explode Coração'. Mas o episódio em si deixou a desejar, com humor rasteiro e clichês, desfecho bastante convencional e narração pé no saco de Daniel Filho, que parece um cara que já bebeu todas na mesa do bar e começa a contar lorotas para os incautos. *** Cheguei a criticar 'A Vida da Gente' na semana inicial, pois achava-a um pastiche de Manoel Carlos. Passados os meses, digo que queria o Manoel Carlos atual escrevendo uma história como esta! Era Maneco sem Leblon e sem bossa nova. Fui me acostumando com 'A Vida' aos poucos e acabei virando fã ardoroso. Em meio a toda uma programação rasteira que privilegia a 'classe C', Lícia Manzo criou uma trama que respeitava a inteligência do telespectador com reflexões filosóficas sobre a vida, a passagem do tempo e as questões familiares. Às vezes o que importa nem tanto é a ação, mas o modo como uma história é contada. O público brasileiro não merece uma trama como 'A Vida da Gente', pois não sabe reconhecer o que é bom quando encontra. Esse público aí merece mesmo é presepadas estilo 'Tom & Jerry' que passam no horário nobre. E que privilégio sermos contemporâneos de uma atriz como Ana Beatriz Nogueira e poder acompanhar o seu trabalho! *** Um erro como o da capa do Diário Catarinense, se bem que inaceitável, é até compreensível devido à pressa com que se fecha uma edição, o que impede muitas vezes que se tenha o esmero necessário. Muito pior que o 'abuxo' do jornal é a 'persiana arreada' que Chico Buarque tascou a folhas tantas do último livro que cometeu, 'Leite Derramado'. Edição após edição, aquela maldita persiana segue 'arreada' - quando o certo seria 'arriada' -, deixando mais uma vez patente que Chico, enquanto romancista, é um ótimo compositor. Livros passam por um processo de revisão antes de ir para o prelo, e deixar passar aquele erro foi tremendamente desabonador para o velho letrista e para quem mais trabalhou com ele. *** Heitor Villa-Lobos pode ser considerado o pai da música brasileira como a conhecemos hoje. Acrescentou elementos de música popular e folclórica à música erudita e deu dignidade ao violão, o instrumento brasileiro por excelência, com sua série de estudos. Tom Jobim considerava Villa-Lobos seu pai musical e não negava que tinha sido por ele bastante influenciado, o que comprovam as audições de 'Modinha', 'Canta, Canta Mais', 'Retrato em Branco e Preto' e, sobretudo, o monumental 'Saudade do Brasil', do disco 'Urubu', de 1976. *** Na coluna do Fábio Júdice no 'RJTV' de sábado, logo após uma nota sobre o Conjunto Galo Preto, grupo de choro que tocaria Nelson Cavaquinho num teatro do Rio, Mariana Gross emendou que adorava chorinho e que é a cara do Rio. Mari Gross também é chorona? Acabo me apaixonando! E aí como é que eu fico? *** Desde que acompanho futebol de clubes, em 1989, ouvia falar no Russão e me admira muito ele não ser conhecido além-fronteiras fluminenses. Outros torcedores-símbolo aqui no Rio são a Tia Rute, que aos 88 anos ainda segue na luta com o América, e Dulce Rosalina, torcedora-símbolo do Vasco, falecida em 2004. *** Jérôme Walcke não teve 'cojones' para bancar o que havia dito. Ora, se 'donner un coup de pied aux fesses' não é 'dar um chute na bunda', então eu já não sei mais nada de francês. *** Por que este ano a Copa do Brasil demorou tanto para começar? Teve ano aí em que já tinha jogo em fevereiro!" (Clayton Moreira)
Ajuste de calendário, imagino que apenas e tão somente isso.

"Quando irá estrear o novo uniforme do Santos, feito pela Nike? Já faz cerca de um mês que o uniforme foi apresentado e o Peixe continua vestindo Umbro até hoje! Eu imaginava que seria no domingo passado, quando o Santos reabriu a Vila Belmiro e enfrentou o Corinthians, também vestido pela Nike, mas até agora nada. O mesmo vale para o Botafogo em relação à Puma, e o uniforme ainda nem foi apresentado. *** É só comigo ou mais alguém pensou no filme 'Amor, Estranho Amor' quando leu 'abuxo' na primeira página do Diário Catarinense? (risos)" (Daniel F. Silva)
Normalmente digo isso ao Flávio Barbosa e ao Hugo Leonardo Souza Pinto. Hoje chegou a tua vez, Daniel: tarado! (hahaha)

"Marcelo Rogério, que anulou um gol legalíssimo do Linense contra o Corinthians por ter marcado uma falta inexistente de Fabão, foi árbitro assistente em Santos x Timão. Bem feito! Grande castigo pra ele. Mas não devia nem ter voltado. Sobre o jogo, cheguei à conclusão de que nem mesmo uma lesão, dessas piores, que te deixam uns bons anos sem jogar bola, para Paulo Henrique Ganso. Merece todos os aplausos e a titularidade na Seleção. E pensar que o titular é o senhor Ronaldo de Assis Moreira. *** Quando falei que a Lusa era a grande decepção do Campeonato Paulista, o amigo achou pessimismo exagerado. Mas infelizmente eu não estava errado: a Portuguesa realmente é a grande decepção do torneio. Empatar com o Catanduvense, em pleno Canindé, foi o ó. Jogou muito mal. E quando faz gol, faz em impedimento. Parei com a Lusa." (Flávio Barbosa)
É que tu exageras demais na dimensão das coisas, sei lá, como se fossem os maiores crimes da humanidade em todos os tempos, como se fossem as coisas mais espantosas já acontecidas, enfim. Sem exageros, Flávio.

"Domingo assustador na TV aberta brasileira: na Globo, Calypso, Beyoncé do Pará e uma tal de banda Uó; no SBT, concurso do melhor sósia do Neymar; e na Record, Ana Hickmann com seus jogos de perguntas que não acrescentam em nada na vida de ninguém. Depois reclamam que cada dia menos brasileiros assistem TV." (Lúcio Flávio)
É...

"Fico olhando alguns comentários de que o carioca ainda não se acostumou com o Engenhão, principalmente Flamengo e Fluminense. Estive dando uma olhada em vídeos do YouTube e percebi que a festa, que era organizada no Maracanã, não tem comparação com a do Engenhão. As transmissões de rádio e TV ficavam melhores, quando se tinha o maior do mundo lotado, com as torcidas tremulando as bandeiras e fazendo o estádio balançar. Vai demorar muito até que estes dois times se acostumem com o Engenhão. Vão ficar simplesmente na expectativa pela volta do Maraca. Mas era bonito ver a câmera da Globo mostrar o anel superior do Maracanã, com as bandeiras balançando e a torcida cantando. Era simplesmente de encher os olhos, um espetáculo à parte! Ver o Flu colocar 90 mil na final da Libertadores foi espetacular. Ver o Fla botar 90 mil no Maraca na final do Brasileiro, melhor ainda. Espero e torço muito para que as obras acabem logo, porque futebol carioca sem o Maracanã é futebol sem brilho, arte e sabedoria." (Pablo Souza)

"André Villas-Boas chegou ao Chelsea com a incumbência de rejuvenescer o elenco e propor uma metamorfose, mas esbarrou nos líderes do elenco, leia-se Lampard, Ashley Cole e Terry. Mata, De Bruyne e Lukaku ingressaram em Stamford Bridge, todos com boa idade e que se enquadram no projeto de renovação. A fase decadente de Lampard o fez perder o posto de titular absoluto e, a partir daí, o clima começou a piorar, sendo que André foi o maior prejudicado, injustamente. Em entrevistas, Frank afirmou que sua relação com o manager não era ideal. Ashley Cole prosseguiu ao dizer que não estava de acordo com seus métodos. Ao tentar peitar os veteranos, colocando alguns deles no banco, acabou criando conflitos e, posteriormente, foi demitido. O problema do Chelsea é muito grave. Além de o elenco ser envelhecido e mal servido em quantidade e qualidade, impor uma metodologia de trabalho desprezando os decadentes líderes pode custar o emprego. Roman Abramovich tem significativa responsabilidade nestas regalias, pois os atletas acabam sendo decisivos quanto ao futuro de um treinador. Di Matteo teve uma passagem fracassada no West Bromwich e a chance de ficar de fora da próxima edição da Champions League é viável. O próximo manager não tem que chegar e se impor a ponto de tentar peitar alguém. O correto é idealizar estratégias que façam com que os jogadores acreditem, pois muitos jogadores não confiavam nas ideias do Villas-Boas e isso é muito prejudicial. Abramovich pagou 15 milhões de euros para tirá-lo do Porto e pagará mais ou menos essa quantia por quebra contratual. Baita dinheiro desnecessariamente 'perdido'. *** O Flamengo quitou a dívida que a Traffic tinha com Ronaldinho. Onde conseguiram dinheiro para tal? Aliás, agora resolveram pagar integralmente seus salários. Fala-se que o clube pagará R$ 1 milhão. Não há nenhum clube no Brasil capaz de pagar com seus recursos uma quantia exorbitante como esta. Isso se chama irresponsabilidade, assim como a aquisição do Vagner Love por 10 milhões de euros. Além disso, Petkovic e Romário estão há alguns meses sem receber. A gestão Patrícia Amorim é um Deus nos acuda!" (Romário Henderson)

"No canal digital, a RedeTV! está reprisando o 'RedeTV! News' ao invés de mostrar o programa do R.R. Soares, já que programas terceirizados não têm vez no canal HD da emissora, sendo a única exceção o 'Olhar Digital', que se tornou meio que próprio, pois recebeu o logo da emissora e, além disso, é de excelente qualidade, além de nem rodar mais aquele aviso de produção independente antes dele. *** Onde é gravado o 'Show da Fé'?" (Victor Faria)
Na sede da Igreja da Graça em São Paulo.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

"Menina Veneno", "Transas", "A Vida Tem Dessas Coisas", "A Sombra da Partida", "Pelo Interfone", "Voo do Coração", "Casanova", "A Mulher Invisível"... O britânico mais brasileiro da nossa música completa 60 anos nesta terça-feira: Ritchie. Gosto muito de suas canções. Uma delas está aqui e não é tão lembrada em comparação a outras: a bela "Um Homem em Volta do Mundo", tema da novela "Cara e Coroa", da Globo, em 1996.

Antes do Arremate...

... vejam aqui, em dica do jornalista automobilístico Fábio Seixas, um inacreditável anúncio de cadeira de plástico publicado em jornais do Rio de Janeiro nesta terça. "Esta não abre as pernas"? Baaahhh!!! Arrematemos logo.

Arremate

O Vasco não pode sequer pensar em empatar logo mais. Tem que ganhar nem que seja por "meio" a zero.

"24 Horas" volta depois que soubermos o que terá acontecido com a caravela carioca na Colina!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.