.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

29 de fevereiro de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 181
Falar o quê do time do Mano?

Acompanhei somente alguns momentos de Brasil x Bósnia. Vi que os brasileiros saíram na frente num gol "à espanhola" (passe do Daniel Alves e finalização do Marcelo), tomaram o empate num erro do David Luiz concluído em falha do Júlio Werner (que mostrou porque desisti dele) e desempataram nos acréscimos num gol contra "achado". Venceu? Venceu. Sexta vitória consecutiva da Seleção? Sim. Daí a convencer a turma vão outros quinhentos.

Data-FIFA

Alguns destaques pelo mundo nesta quarta-feira: Filipinas x Malásia, Azerbaijão x Palestina, Geórgia x Albânia, Luxemburgo x Macedônia... Não, é melhor eu parar com a palhaçada (risos). Agora, sim, os destaques a sério: Romênia x Uruguai, Dinamarca (próximo oponente do Brasil) x Rússia, Suíça x Argentina, Alemanha x França, Itália x EUA, Polônia x Portugal, Inglaterra x Holanda e Espanha x Venezuela.

Campeonato Gaúcho

29 de fevereiro é um dia raro no calendário, só tem a cada quatro anos. Algo muito mais raro que isso é um jogo valendo troféu aqui no Rio Grande do Sul sem envolver Grêmio ou Internacional. Esta noite, Novo Hamburgo e Caxias decidirão qual deles ganhará a Taça Piratini e estará tanto na finalíssima quanto na condição de poder ser campeão direto se levar também a Taça Farroupilha. Curioso estou em ver o que azuis e vermelhos aprontarão nela.

Prévias dos Estaduais

São Paulo - Três paulistanos em campo e somente o Corinthians atuará na Capital, enfrentando a Catanduvense. O Palmeiras pega o Linense e a Portuguesa joga contra o Mogi Mirim. Mas a partida mais atrativa está em Campinas: Guarani versus Santos.

Rio de Janeiro - A Taça Rio tem início com um "festival triplo" em sequência: no fim da tarde, Resende x Fluminense; no começo da noite, Vasco x Bonsucesso; e na "sessão das dez", Flamengo x Boavista.

Minas Gerais - América (de Beagá, para diferenciar do de Teófilo Otoni) x Villa Nova conclui a rodada do último fim de semana.

Santa Catarina - O returno tem começo. Primeiro semifinalista confirmado e dono de troféu de campeão do primeiro turno - embora isso não tenha a menor utilidade por tudo aquilo que já falei "poucas" vezes de maneira crítica ao regulamento da competição -, o Figueirense pega o Marcílio Dias no Vale do Itajaí, enquanto o Avaí recebe a Chapecoense e o Criciúma atua diante de sua gente contra o Atlético de Ibirama. Agora são duas classificações que o sujeito tem de observar: a própria do segundo turno e a geral do campeonato, neste caso para observar os índices técnicos relativos aos outros dois (ou três) semifinalistas e aos rebaixados.

Paraná - Campeão do primeiro turno, o Atlético é visitante contra o Londrina no começo da briga pelo título direto. A cuidar como o rubro-negro se comportará: administrará ou vai "a morrer" para faturar também o segundo turno?

Pernambuco - Rodada completa esta noite, com o líder Salgueiro em Caruaru contra o Central e o trio de Recife em campo. Náutico, Sport e Santa Cruz terão como adversários respectivos América, Belo Jardim e Ypiranga.

Bahia - O returno começa com o Bahia mandante contra o Camaçari, o Vitória visitante contra o Serrano e o Bahia de Feira enfrentando o Feirense.

Ceará - O Fortaleza pode ampliar sua vantagem na liderança se ganhar do Crato e o Trairiense bloquear o Ceará. Por outro lado, o Vozão tem tudo para recuperar a segunda posição já que o Horizonte perdeu para o Guarani de Juazeiro do Norte.

Rio Grande do Norte - A Copa RN (segundo turno) tem início com ABC e América jogando contra Baraúnas e Caicó, respectivamente.

Alagoas - O campeão do primeiro turno começa a ser decidido. Lá, diferentemente de outros Estaduais, ASA e CRB resolverão isso em duas porfias.

Goiás - O returno tem início com o Goiás precisando ganhar da Anapolina para não dar risco do Atlético se aproximar mais ainda se vencer o Itumbiara.

Curtinhas

*Apitantes da Copa Libertadores na próxima semana, o primeiro meio de semana de março: na terça-feira, Vasco x Alianza Lima com o argentino Diego Abal; na quarta-feira, Santos x Internacional com Evandro Rogério Roman, Corinthians x Nacional do Paraguai com o chileno Enrique Osses e Boca Juniors x Fluminense com o paraguaio Carlos Amarilla; e na quinta-feira, Flamengo x Emelec com o uruguaio Darío Ubriaco. Tirando o Roman, outro brasileiro escalado é Leandro Vuaden para Godoy Cruz x Nacional de Medellín, na quinta-feira.

*O ex-goleiro Marcos será garoto-propaganda do Palmeiras por três anos, mas o grande destaque relativo ao Verde é essa espécie de "vaquinha" para arrecadar 21 milhões de "dilmas" para contratar o volante Wesley, do Werder Bremen. Por que acham que isso dará certo, se não há conhecimento de qualquer campanha neste sentido que foi bem sucedida empreendida por qualquer clube no Brasil?

*Montillo é e não é o maior estrangeiro artilheiro do Cruzeiro em todos os tempos. Não é pois o clube informou que o espanhol Fernando Carazo marcou 44 gols entre as décadas de 20 e 40. E é pois os 30 gols do argentino representam o maior índice na "era Cruzeiro", pois Cazaro jogou no antigo Palestra Itália.

*Saiu o calendário da Série Prata do Campeonato Paranaense. O Paraná Clube estreará no dia 1° de maio, contra o Júnior Team, na Capanema. Depois, será visitante contra o Cascavel. Tricolor, que terá de conciliar as segundonas do Estado e do Campeonato Brasileiro.

*Viram quem patrocinará o River Plate do Sergipe no jogo da semana que vem, contra o Grêmio, pela Copa do Brasil? A banda Calcinha Preta. Só falta o Tricolor acertar de última hora um reclame do grupo Black Panties.

*Quinto set com placar de 15/3? Raríssimo, mas aconteceu na Superliga Feminina. O SESI tinha 2 sets a 0, mas não só o Vôlei Futuro virou o placar, como impôs esta vantagem humilhante no tie-break. Leio no Bruno Voloch que a líbero Michelle ficou tão inconformada pela derrota do seu time que disse - observando que era com o devido respeito, por não tolerar violência - que as jogadoras deveriam "levar umas boas palmadas na bunda". Cacetada...

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento em que você resolve jogar pro alto o que está fazendo assim, do nada, e só depois explica os motivos disso: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*O começo desta quarta-feira trouxe justificativas de José Luiz Datena para abandonar o "Manhã Bandeirantes" de ontem, na Rádio Bandeirantes de São Paulo, depois de dizer que está chateado com coisas internas e que não estava trabalhando com alegria nesta terça-feira (em tempo: Datenão faz o programa da RB direto de um estúdio em sua residência e Agostinho Teixeira, que cobriu sua ausência a partir de então, co-apresenta na própria emissora). Leio no Alberto Pereira Jr. que o apresentador do "Brasil Urgente" disse ter se sentido mal por causa do diabetes, ficando tonto e baixo-astral, por isso preferindo sair e se cuidar. Datena disse que pensa em largar o rádio por ter de desacelerar seu trabalho devido ao jornal policial na TV Band e ao novo programa de perguntas e respostas que terá - relativo ao qual viajaria amanhã para Barcelona, mas viagem esta que foi cancelada.

*Registro de hoje: Datena apresentou o "Manhã Bandeirantes" normalmente junto com Agostinho.

*Na televisão, Leio no NaTelinha que o "Brasil Urgente" de segunda-feira deu o segundão à TV Bandeirantes em São Paulo, com 7 pontos, perdendo para os 18 da Globo, mas ganhando dos 5 da Record e do SBT.

*Do Twitter do repórter e apresentador Gustavo Antoniassi: integrante da Rede Bandeirantes de Rádio, a Azul Celeste AM de Americana obteve liminar que libera a emissora da obrigatoriedade de transmissão da "Voz do Brasil" entre 19h e 20h, ficando a rádio livre para prestar serviço, noticiar a cidade, o Brasil e o mundo e também transmitir jogos na íntegra nesta faixa. Indiquem esse advogado arretado de porreta para todas as outras rádios de São Paulo e de todos os outros Estados do Brasil!

*Fora da reportagem da Globo desde que passou a apresentar o "SPTV" das 12h, César Tralli reapareceu em rede nacional nesta manhã, infelizmente por um motivo trágico: entrevista exclusiva com um pai que perdeu o filho único em um acidente com jet ski (o pai pilotava o referido e rebocava a criança em uma bóia).

*Leio no Flávio Ricco que Renata Maranhão se tornará corujona. É que a renovação do contrato de Amaury Jr. com a RedeTV! por mais três anos inclui a antecipação do seu programa para depois das 23h30, com o "Leitura Dinâmica" entrando na sequência - ou seja: invertendo a ordem das duas atrações.

*Outra do "guru" Ricco: o programa que Rafinha Bastos deverá ter na RedeTV! nas noites de domingo será com formato vindo dos Estados Unidos. Entendo...

*Mais uma do Ricco: enquanto São Paulo praticamente ignorou o desfile das escolas campeãs do carnaval carioca, o Rio de Janeiro assegurou liderança ao SBT na madrugada com 8 pontos, contra 7 da Globo e 2 da Record.

*Leio no NaTelinha que a estreia de "24 Horas" rendeu somente 0,8 ponto para a Band na segunda-feira, mesmo índice da Cultura, contra 1,5 da RedeTV!, 4 da Record e 5 do SBT. Jack Bauer é porreta, mas não faz milagres. Vir depois de um programa religioso tem suas consequências. Mas paciência. A bufunfa com "BU" maiúsculo paga pelo R. R. Soares vale mais a pena.

*Recebi a dica do prezado Mário Kempes (não o ex-jogador argentino e sim o jornalista cearense homônimo): vejam aqui um anúncio publicado no Diário do Nordeste desta quarta-feira do "Leruaite Tauco Show", programa de entrevistas que o cantor brega Falcão terá na TV Ceará às quartas-feiras, às 22h, com reprises às quintas e aos domingos. Estou sem palavras diante disto. Eh, eh, eh...

*A saideira: bem que eu achei que este novo logotipo da Rede Record lembrava algum outro, mas não especificamente o do navegador Google Chrome. Ontem, concluí: ele lembra é o das TVs Morena e Centro América, afiliadas da Rede Globo respectivamente em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Vejam aqui os logos da Record, da Morena & TVCA e do Chrome e digam se não tem tudo a ver o "trio de três".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver buscando outros logotipos semelhantes uns com os outros.

Bela do Dia: Chelsea Handler

Chelsea Handler, apresentadora do "Chelsea Lately", aqui no Brasil exibido pelo canal pago E!. É encapetada demais essa loura, meu rei!

Convivas

Antes de atendê-los, registro a pedido do Emerson Tersigni este link de um concurso de páginas de Internet onde ele concorre com seu blog de fã-clube do "Globo Esporte" para que o pessoal vote.

"Ronaldinho Gaúcho simplesmente não dá. Agora ele engana mais do que de costume. A simples entrada do Ganso no jogo melhorou um pouco a equipe - piorar estava difícil -, que passou a jogar com 11. David Luiz foi muito superestimado em seu início no Chelsea, é muito estabanado nas divididas e não pode ser titular da Seleção nesse momento. Hernanes foi colocado na meia direita aberto. Estranha essa escalação do Mano e o uso do jogador em uma posição em que não costuma ir bem. Surpreendentemente Fernandinho foi bem, assim como Marcelo, mas esse não é surpresa. *** Você que reside aí em Porto Alegre, mora perto dos estádios em questão para a Copa de 2014? Em que pé estão as obras e o que você acha que faz mais falta para a estrutura da cidade em relação ao evento? *** O Audax da Série A2 paulista é treinado pelo ex-zagueiro Antônio Carlos Zago. *** Esse novo presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Catarinense, Dionísio Roberto Domingos, envolvido nesse rolo com a Nadine Bastos, foi árbitro em SP nos anos 90. *** Ainda que o acidente do Juan Pablo Montoya tenha sido em um carro de serviço de pista, a premissa da Nascar realmente é essa: encher a pista com 389 carros e aí ver o circo pegar fogo. Com tão pouco espaço, a graça mesmo é a batida. Sinceramente, não faz meu estilo. *** Será que José Simão pulou fora da RedeTV! devido aos problemas financeiros da emissora? *** O absurdo da manchete sobre a Angelina Jolie - que continua bela, a meu ver - é o fato de ser usada em um jornal dito sério. Além disso, foi uma clara tentativa da Record de pegar um pouco da repercussão em torno da festa, que até conseguiu uma boa audiência na Globo, mesmo sendo exibida pela metade. Concordo plenamente com o Clayton Moreira: esse ufanismo forçado em torno da música concorrente ao Oscar é mais uma prova do complexo de vira-lata brasileiro. O que muitos não entendem é que o Oscar é uma festa da indústria do cinema dos EUA, que, sendo hegemônica, abre um 'rodapé de página' para os filmes de outros países. Uma vitória ali não significa 'vitória do Brasil', ainda mais no fato em questão, em que a música é só mais uma alegoria sobre alguns clichês brasileiros. Além disso, Carlinhos Brown é duro de engolir. Ele é o chamado 'arroz de festa' e musicalmente é bem questionável. *** Cameron Diaz e Jennifer Lopez são ótimas em todos os ângulos. *** No 'Observatório da Imprensa', fizeram uma homenagem a Alberto Dines pelos 80 anos de idade e 60 anos de profissão, com imagens de arquivo dele. O programa debateu novamente o papel da imprensa no caso do sequestro de Santo André." (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: ele pediu para indicar este texto do blog Esporte Fino sobre a cultura da crítica em dias de amistosos da Seleção. E segundo: minha rua não é próxima dos estádios, então, fico devendo essa. Reconheço não ser a opinião mais qualificada para tratar deste assunto.

"O jogo do Brasil foi horripilante, horrendo e ridiculamente tosco. O Brasil mais uma vez não jogou bulhufas e, não fosse Papac ficar com pena, a Seleção sofreria mais críticas duras por um empate com uma seleção que não possui muita força, com exceção a Dzeko e Ibisevic. Júlio César não pode mais ser convocado, já que vem num péssimo momento. Se não fosse a falta de capricho da Bósnia nas finalizações, o Brasil teria perdido esse amistoso. 'Parabéns' ao Mano por escalar tão mal. *** Ridículas as pernas da Angelina Jolie, mais finas que cabo de vassoura. É o que dá ser tarada por dietas de emagrecimento. *** Como Daniela Albuquerque agirá se Rafinha Bastos for para a RedeTV!?" (Charles Tavares)

"Seleção Brasileira numa terça-feira à tarde? Não, obrigado. Nesse horário eu geralmente tenho mais o que fazer. No entanto, mesmo com a atuação pífia, discordo daqueles que dizem que o Brasil não irá longe na próxima Copa. Ora, o segundo jogo do escrete não será em Fortaleza? Mais longe que isso, só Manaus." (Clayton Moreira)

"Que atuação pífia da Seleção, com Paradinho Gaúcho não jogando nada e todas as jogadas praticamente parando nele. Se continuar assim, passaremos vergonha na Copa. Com essa máfia toda e essa seleção de empresários que temos hoje, não passaremos da primeira fase. Tem jogador ali que é reserva no seu time e é convocado. Como pode isso? Coitado do Hernanes, que praticamente jogou de ponta-direita no primeiro tempo. E Varejão, ops, David Luiz, que pensa que é o craque do time, fazendo passes milimétricos para os jogadores da Bósnia? E que camisa feia essa da Seleção. Simplesmente trocaram a faixa de lugar, agora sendo colocada na manga, dando a impressão que temos 10 capitães no time." (Fabiano da Silva Dias)

"Acho que vou criar uma música espetacular ao estilo de 'As Máscaras', distribuir pra Cláudia Leitte, criar um clipe tão grandioso quanto e estreá-lo no intervalo de um jogo da Selemano. Talvez seja bem melhor do que essa bolinhazinha que os estrelas da CBF tem jogado. Grande exemplo disso foi suarmos pra ganhar da 'poderosa' Bósnia. Neymar jogou? Júlio César agora é patrocinado por Sadia ou Perdigão? Alguém viu Reinaldinho Marrucho jogar? Olha, seria bem mais divertido se Deivid fosse convocado, porque pelo menos faria rir. Acho que passarei a torcer pela Seleção Brasileira de Rugby. Pelo menos dará mais orgulho se jogar a primeira fase do Mundial de 2015, pelo menos. *** Eu era vidrado pela Flávia Travassos em 2003, até já a vi pessoalmente. Aí ela sumiu da telinha e, no fim do ano passado, a revejo no SBT. Mas tudo ressuscitou mesmo naquela matéria do 'A Grande Idéia', onde ela estava lindaça. Aí não teve jeito. Mas minha musa-mor segue sendo Cristina Lyra, mesmo ela longe da tela." (Flávio Barbosa)
Primeiro: tarado! (risos) E segundo: como assim "sumiu da telinha"? Inexistiu a passagem da Flávia pela TV Globo do Rio de Janeiro, é isso? Digo isso porque, da forma como tu falas, dá a impressão de que ela trabalhou em Juiz de Fora, ficou anos fora do ar e só reapareceu agora no SBT, quando não é assim.

"O parabenizo pela compilação fantástica, sem trocadilho, da história do 'Fantástico'. Perfeita a sequência que demonstrou as mudanças do programa ao longo do tempo." (Gustavo Nascimento)

"A marcação do pênalti aconteceu por um motivo simples: impediu a progressão do Cortez, com o jogador do Palmeiras esquecendo-se totalmente da bola. Não foi pela violência ou não do empurrão com a mão, mas sim porque impediu Cortez de concluir a jogada. Para mim penal indiscutível, assim como o empurrão de Fernandinho em Marcos Assunção, que também deveria ter sido marcado." (João Domingos Custódio)
Tô estranhando essa isenção tua com essa falta no Assunção e a do Kléber Antônio Ferreira de Souza com o pênalti no Cortez... (risos)

"Não gosto de clássico com torcida única, mas parece que vai ser cada vez mais comum aqui. Deu confusão na frente do Independência entre torcedores do América e Atlético, até tiro teve." (Lúcio Flávio)
Sim, Lúcio, mas não são exemplos assim que me fazem mudar de ideia. Ao contrário: até reforça minha defesa de que clássico com duas torcidas é viável. De cada 10 confusões, quantas acontecem dentro dos estádios? Uma ou duas. Então, o problema não é ter duas torcidas no estádio e sim coibir ações violentas do lado de fora. Tem é que reforçar substancialmente o policiamento nos arredores do estádio e nas ruas próximas e, por mais que eu me considere um sujeito da paz, se for necessário, que a polícia "passe o carro geral" pra cima dos pilantras ordinários que querem fazer a bagunça imperar - e vão ganhar essa briga se isso de torcida única vingar de vez.

"Sou a favor de dar tempo para um técnico trabalhar e também fui favorável à contratação do Mano Menezes, mas com o passar do tempo é nítido que seu trabalho é ruim e não vejo perspectivas de melhora, mesmo achando que no momento não temos grandes jogadores brilhando no futebol mundial. É inadmissível que, para ganhar de uma seleção fraquíssima como a da Bósnia, seja preciso um gol contra. Não acompanho o futebol ucraniano e Mano, pelo jeito, também não, porque convocar Fernandinho é algo incompreensível, por ser um jogador muito fraco. Tomara que essa seleção melhore, mas pelo jeito, se continuar com Mano Menezes, não irá." (Paulo Henrique Gonçalves)

"Seria engraçado se uma música utópica como 'Real In Rio' vencesse o Oscar. Só mesmo um utópico acreditaria que o Real Madrid viria até o Rio de Janeiro para fazer uma partida. *** Foi uma boa transmissão do Oscar pela TNT, que protagonizou um momento estranho quando fizeram Sabrina Parlatore e Cássio Reis falarem com repórteres latinos. *** Nem vou falar nada sobre a meia-transmissão pela Globo, mas trocar Tom Hanks, Meryl Streep, Angelina Jolie e Billy Crystal por Pedro Bial, Renata Ceribelli e Zeca Camargo é de doer. E o pior é ver uma pessoa como José Wilker aceitar isso numa boa. *** Rubens Ewald Filho só pode ser um sacana para dizer que é a favor de importação de atores para filmes do Brasil, como se o Brasil não tivesse atores para competir com os americanos. Será que Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Antônio Fagundes, Tony Ramos, Glória Pires e Patrícia Pillar, só para citar alguns, devem para algum ator de Hollywood? Claro que não! E o pior é ele babar pelo William Hurt, que só usou o Brasil para fazer carreira em Hollywood, tanto que nunca mais voltou a fazer um filme por aqui. Se ele gosta tanto dos americanos, que vá morar lá e nos poupe destes comentários ridículos. *** Vendo uma matéria do 'Fantástico' sobre as músicas dance, que você destacou domingo, notei que 'Disco Inferno', dos The Trammps, é muito parecida na sua introdução com 'Descobridor dos Sete Mares', do Lulu Santos. Lulu plagiou The Trampps ou seria apenas um coincidência?" (Ricardo Haertel)
Primeiro: antes que alguém pense que é a sério isso do Real Madrid, o próprio Ricardo me esclareceu que era só um trocadilho - mas vai que alguém pensa que ele achasse isso a sério, daí eu já esclarecer. Segundo: não entendi as menções ao "Fantástico" se, até onde me recordo, a cerimônia do Oscar começou às 23h, quando iniciado o "Big Brother Brasil" - a não ser que você estivesse se referindo ao tapete vermelho pré-festa. E terceiro: não é plágio a terminação apropriada e sim "sample", que é uma amostra instrumental de alguma canção que outro artista usa em alguma sua. O único problema dos "samples" é alguém pensar que tal sonoridade seja daquele artista e não do original de quem ele tomou emprestado o ritmo. Indico este artigo aqui para leres mais sobre os "samples", que inclui também alguns exemplos - um deles "Desabafo", de Marcelo D2, que pega um trecho de "Deixa Eu Dizer", de Cláudia.

"Aí em Porto Alegre todas as rádios transmitem 'A Voz do Brasil'? Em Curitiba a única exceção é a Jovem Pan 2, que transmite um lixo de programa de humor chamado 'A Voz de Curitiba'. Antigamente eles tinham um programa de esportes que rivalizava com o da Transamérica." (William Gimenes)
Sim, todas daqui são obrigadas a transmitir o programa oficial às 19h.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

29 de fevereiro é uma data que só tem a cada 4 anos. Quem nasce neste dia, como diria Mel Gibson, é eternamente jovem. Aqueles que nasceram em 29 de fevereiro de 1980, por exemplo, completam 8 anos nesta quarta-feira (risos). Mas em uma data como esta, onde raras coisas importantes em termos históricos acontecem, uma destas poucas vem de 1940: a vitória de "...E o Vento Levou" como melhor filme no Oscar. Então, destaco aqui sua famosíssima trilha sonora: o "Tara's Theme", composto por Max Steiner.

Arremate

Acontece hoje a Assembleia Geral da CBF. Não que algo de relevante aconteça. Mas e se acontecer? Hm, não...

"24 Horas" volta depois que soubermos que essa assembleia terá sido um mero encontro regado a cafezinhos!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.