.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

27 de fevereiro de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 179
Fluminense no topo da GB

Os tricolores de coração começam a segunda-feira muito felizes. 19 anos depois, a Taça Guanabara foi conquistada em bom clássico no Engenhão. Quando chegou o intervalo, a vantagem do Fluminense era de dois gols, um em pênalti convertido pelo marido da Wilma pouco depois de Diego Souza não marcar para o Vasco pois a trave não deixou. O outro foi um grande gol não pelo chute do Deco do meio da rua, mas pela esperteza. Vendo que Fernando Prass deixou descoberto o canto direito, meteu na gaveta. Duro castigo para os vascaínos, que tentaram bastante, mas fracassaram.

Antes de fechado o terceiro quarto de peleja, Fred marcou mais um. Três gols de frente, Flu praticamente campeão por bem aproveitar algumas das muitas chances produzidas. Dificilmente o Vasco reagiria. Até diminuiu a 10 minutos do fim, acertou a trave e fez Diego Cavalieri defender duas vezes no mesmo lance. Mas nada que tirasse do pó-de-arroz o primeiro turno e a condição tanto de finalista do Campeonato Carioca quanto de poder ser campeão direto se ganhar a Taça Rio. Mandou bem a esquadra do Abel Braga. E do que adiantou os 100% dos vascaínos até a final, se foi perder justamente quando não poderia perder?

Ainda em termos de Rio de Janeiro, o Troféu Edílson Silva (torneio consolação da GB) foi ganho pelo Nova Iguaçu nos pênaltis, após igualdade em dobras com o Friburguense nos 90 minutos.

Furacão em primeirão

O Atlético não teve dó e nem piedade do Paranavaí mesmo este sendo o dono do campo. O rubro-negro foi o dono do resultado e automaticamente tirou a possibilidade de título do primeiro turno do Coritiba, mesmo com a quina enfiada no Roma Apucarana. Faltava ver o Cianorte. Pois não é que ele arrancou a duras penas um empate na finaleira com o Arapongas e, mesmo assim, ficou um ponto atrás? O rubro-negro é no mínimo finalista do Campeonato Paranaense, mas tentará ganhar o segundo turno para resolver a charada de cara. Começa muito bem Juan Ramón Carrasco no comando do Furacão.

Sem Gre-Nal na final

Não foi boa a estreia de Vanderlei Luxemburgo no Grêmio, excluído nos pênaltis pelo Caxias após empate nos 90 minutos, empate alcançado a 6 minutos do fim. Paulo Sérgio foi "o" cara do Bepe nas penalidades ao deter Marco Antônio e converter a última cobrança. Mas não é nada que permita tirar conclusões sobre o Tricolor do Luxerlei, aí também não. Um jogo apenas, sendo mata-ou-morre, permite tudo. O tempo mostrará melhor a real da parada. Mas foi justo o Caxias avançar devido à melhor campanha. Foi justo também o Novo Hamburgo passar para a decisão da Taça Piratini. Empatava em 2 gols com o Juventude e, quando parecia que também ali teríamos tiros livres a 11 passos da marca fatal, veio o tento salvador do Anilado. A final será depois de amanhã no Vale dos Sinos pois o NH tem melhor campanha na somatória de todas as fases.

E uma dica passada pelo conviva João Renato Alves: seja de turno ou do campeonato em si, é a primeira final no Rio Grande do Sul sem a dupla Gre-Nal desde 1954, quando o extinto Renner daqui de Porto Alegre foi campeão ao bater o Brasil de Pelotas e o Ferro Carril de Uruguaiana em triangular decisivo que não foi quadrangular pois o Gabrielense de São Gabriel pulou fora. Eram tempos de outros regulamentos, pois há 58 anos os finalistas eram os campeões de cada região do Estado. Agora não tem disso e vale a lei do que tem mais futebol. Por faltar isso para Grêmio e Internacional em momentos capitais, é certo que não será Gre-Nal a finalíssima. Isso se não acontecer algo maluco como Caxias ou Novo Hamburgo, seja qual deles que faturar a Taça Piratini, também arrematar a Taça Farroupilha. Será que acontece?

Agora faltam três

Não considero o Figueirense campeão do primeiro turno após triturar o Camboriú no campo adversário pois sua real condição é de primeiro semifinalista do Campeonato Catarinense (e fiquem tranquilos que não vou falar pela enésima vez do regulamento, embora eu devesse criticá-lo todos os dias sem parar como protesto por algo tão estapafúrdio só para forçar uma finalíssima). A Chapecoense marcou passo ao apenas empatar com o Criciúma fora de casa. O Metropolitano, tardiamente pois perdeu a condição de duelista pela vaga na semi ao cair no último meio de semana, excluiu o Avaí da parada ao derrotá-lo em plena Ressacada. O Atlético de Ibirama, então, pagou um King Kong de matar Jessica Lange de vergonha ao perder para o Marcílio Dias, dos últimos colocados. Enquanto isso, parece que o Joinville renasceu mesmo com Argel Fucks, vencedor foi uma vez mais, agora diante do Brusque.

Outras definições importantes

No Campeonato Potiguar, o ABC venceu outra vez o América e faturou a Taça Cidade de Natal, além de aumentar seu bom retrospecto no Clássico Rei para oito vitórias e um empate. E no Campeonato Paraense, o Águia chegou a marcar os três gols de diferença que precisava, só que Ratinho fez a festa de Valentina, Milene, Lucimara, Marquito e de toda a patota para o Cametá, com um gol a mais no agregado, ganhar a Taça Cidade de Belém.

Enquanto isso, o Campeonato Alagoano terá seu primeiro turno decidido por ASA, que empatou com o Corinthians e passou por tê-lo goleado na ida, e CRB, que triturou o Murici após igualdade no primeiro encontro. Já o Campeonato Amazonense resolveu que a semifinal do primeiro turno terá Penarol x Princesa do Solimões e Nacional x Fast.

"Catadão" dos outros Estaduais

São Paulo - O primeiro Choque Rei sem Marcos e Rogério Ceni foi muito bom, com gols, diversas tentativas, polêmicas e, por três vezes, o Palmeiras na frente e o São Paulo buscando a igualdade, sendo o alviverde Barcos e o tricolor Fernandinho os autores dos tentos mais bonitos da tarde. O Verdão permanece invicto nos clássicos em Prudente, agora com 8 vitórias e 4 empates, enquanto o Tricolor agora só tem duas vitórias nos últimos 12 clássicos contra os outros grandes paulistas. O fato mais destacado da vitória do Corinthians sobre o Botafogo foi não só Adriano marcar o único gol, mas fazer seu primeiro jogo de 90 minutos em quase dois anos. A Portuguesa empatou com o São Caetano na cancha dos azuis. Cinco vitórias o Santos atingiu ao patrolar a Ponte Preta por meia dúzia a um. E cinco vitórias o Guarani teve, não chegando às seis pois o Guaratinguetá o venceu.

Minas Gerais - O Cruzeiro ganhou do Democrata em Valadares e Montillo fez história: com os dois gols anotados, agora é o maior goleador estrangeiro da Raposa em todos os tempos, com 30 proezas, superando as 28 marcadas em 2003 por Aristizábal. A diferença é que o colombiano ganhou mais títulos, mas teve a seu favor ter um time muito melhor que o atual para lhe fazer companhia, o que não depõe contra o argentino de maneira alguma, até por ele salvar a lavoura da equipe muitas vezes. O Atlético quatrilhou o Guarani em Divinópolis e tem quatro vitórias em quatro partidas. América de Beagá x Villa Nova ficou para depois de amanhã.

Pernambuco - O Salgueiro ganhou do Porto e continua na liderança, três pontos acima do Náutico, que venceu o Belo Jardim e passou o Sport, que só empatou com o Central. O Santa Cruz saiu do sério e enfiou 1, 2, 3, 4, 5, 6 sobre o Petrolina, ficando a apenas um ponto dele e recuperando terreno na briga pelo G4.

Bahia - O Bahia tocou três no Camaçari e, beneficiado pela derrota do Bahia de Feira para o Feirense, ampliou para cinco pontos sua vantagem. Começa bem demais Paulo Roberto Falcão no Tricolor, que sob seu comando marcou 11 gols e sofreu apenas um - isso tudo em três jogos, se considerarmos que a estreia no Ba-Vi foi "oxada". O Vitória também fez a trinca, pior para o Serrano. Como o Vitória da Conquista empatou com o Juazeiro, o rubro-negro empatou com o xará interiorano na terceira posição e está a apenas um ponto do segundão de Feira de Santana.

Ceará - Senhor absoluto do jogo e ameaçado poucas vezes, o Fortaleza quatrilhou o Ferroviário no Clássico das Cores e confirmou a lógica em termos de classificação atual, sendo mais um tricolor com cinco pontos a mais que o vice-líder. Dois vice-líderes, aliás, pois o Ceará tomou o empate do Crateús - cujo gol foi anotado por, veja você, Marquinhos Rato (seria ele o rato caçado pelo Flávio?) - e foi alcançado pelo Horizonte, que bateu o Itapipoca.

Paraíba - O Clássico dos Maiorais em Campina Grande terminou com Treze e Campinense empatados. Líder da competição com dois pontos a mais que Treze e Botafogo, o Campinense teve seu gol marcado por Potita. "Potita"? Primeira vez que leio este apelido - se é que não é nome e não estou sabendo.

Maranhão - Sabe Kléber Pereira, aquele ex-Atlético Paranaense, Santos e Internacional? Marcou duas vezes para o Moto Clube, que fez três. Só que a vitória foi do Maranhão, que marcou quatro e contou com um gol contra sabe de quem? Do cidadão chamado Curuca. Mamãezinha querida...

Sergipe - A fatura solitária do triunfo do River Plate sobre o Guarany foi registrada por Vitor Sapo. Antes ele só era Vitor, mas como a Princesa deu um "contra-beijo", passou a Vitor Sapo (putz, podre essa).

Goiás - O Goiás continua na liderança mesmo "oxando" com a Anapolina, para isso sendo essencial "Harlei Davidson" defender um pênalti. No jogo 300 de Márcio, Schwenk o cumprimentou ao vazá-lo - e sim, é aquele Schwenk mesmo, ex-Figueirense -, mas o Itumbiara não melou por completo a marca festiva do goleiro e o Atlético arrancou o empate, perdendo a chance de ficar a um ponto do primeirão. Logo mais, o Vila Nova enfrenta o Morrinhos.

Distrito Federal - Paulo Renê marcou quatro dos seis gols do Gama sobre o Legião. Enquanto a música do Paulo Renê estava afinadíssima, a coisa ficou russa para o Legião.

Tocantins - O gol do Tocantinópolis no empate com o Guaraí foi marcado por Genises. Seria a mãe do simpático uma fã de Phil Collins, Peter Gabriel e cia., mas que trocou as bolas - isto é, as letras?

"Pelas Zoropa"

Espanha - Cristiano Ronaldo deu os três pontos ao Real Madrid sobre o Rayo Vallecano e manteve os merengues rumo à coroa do rei. Persiste em 10 pontos a diferença favorável sobre o Barcelona, que esteve em Madrid e tirou do Atlético uma invencibilidade de sete jogos no Vicente Calderón. Messi fez o gol decisivo e tem 223 pelo clube catalão, ficando a 13 de passar César Rodriguez para ser o maior goleador do Barça em todos os tempos.

Itália - O que foi aquele gol muito nítido que seria o segundo do Milan, mas o bandeirinha sabe lá Deus como não avisou para o árbitro que era para validar? Um erraço com "ER" maiúsculo, do tamanho de uma espantada Itália. Até os torcedores da Internazionale e da Juventus disseram que o gol deveria ser marcado (eh, eh). A Velha Senhora tirou proveito disso e continua a um ponto dos rubro-negros, com uma partida a menos. Aliás, adivinha o que deu da Inter de Milão na rodada? Claro, perdeu, desta vez para o Napoli.

Inglaterra - O Liverpool venceu a Copa da Liga Inglesa nos pênaltis após um 2 x 2 emocionante em 120 minutos com o Cardiff. No campeonato nacional, a dupla de Manchester continua separada por dois pontos. O City fez três no Blackburn (um deles marcado por Balotelli, que o dedicou à namorada Raffaella, que - "Momento TV Fama" - chegou a leiloar sua virgindade por 1 milhão de euros há alguns anos) e o United respondeu com 2 valendo mais que o único do Norwich. O gol decisivo dos Diabos Vermelhos foi de Giggs, que completou incríveis 900 jornadas pelo clube. Registre-se ainda o clássico de Londres. O visitante Tottenham abriu 2 x 0 de vantagem, mas desta vez o Arsenal não se deu mal e conquistou uma vitoriaça por 5 x 2. Não serviu nada para fins de Premier League, mas dá para confiança para acreditar que fazer 4 x 0 ou cinco de diferença no Milan, pela Champions, seja viável.

Alemanha - O Borussia Dortmund segue líder após vencer o Hannover. A quatro pontos dele está o Bayern de Munique, triunfante diante do "Schanke", digo, Schalke 04. Borussia Monchengladbach se distanciou da briga, estando a cinco pontos devido ao empate ainda da sexta-feira com o Hamburgo.

França - Atenção: temos líder novo! O Montpellier fez sua parte contra o Bordeaux e foi aos 53 pontos. Por outro lado, o Paris Saint Germain ajudou ao dar das tripas coração para empatar no último minuto e não perder para o Lyon, que saiu atrás e tinha chegado à virada e ao escore de 4 x 2. Não perdeu a peleja, mas perdeu a dianteira, 52 pontos soma.

Portugal - Atenção: Porto e Benfica estão empatados na liderança. Os portistas estão na frente nos critérios devido ao triunfo sobre o Feirense somado ao "oxo" dos benfiquistas com o Acadêmica. O clássico entre eles será na sexta-feira, com mando de campo dos encarnados.

Curtinhas

*Segundo suas contas, Túlio Maravilha ficou a 17 gols do bendito milésimo, autor de cinco dos oito gols do CSE em amistoso sabem contra quem? A seleção de Quebrangulo. Nem falo mais nada!

*Johann Cruyff na Copa Libertadores? Exatamente. O eterno cracaço holandês agora é diretor do Chivas Guadalajara, que joga o torneio continental e que está mal das pernas no Torneio Clausura do Campeonato Mexicano, no qual está em último, com apenas dois pontos.

*Ficou para hoje a Daytona 500, prova mais tradicional da Nascar, em sua 54ª edição. Primeira vez na história que a corrida foi reagendada. A chuva não deixou que acontecesse ontem.

*Um a menos na Liga das Américas de Basquete. Mesmo ganhando do mexicano Fuerza Regia por 89 x 83, o Franca foi eliminado pois precisava marcar 20 pontos de diferença e ainda de resultados paralelos.

*152 x 149, esta foi a diferença mínima em jogo de aproveitamento máximo de cestas a favor da Seleção do Oeste sobre a Seleção do Leste no Jogo das Estrelas da NBA. Kobe Bryant marcou 27 pontos e agora é o maior pontuador do evento em todos os tempos, com 271 no total, nove a mais que o antigo recordista Michael Jordan. Kobe ainda superou Oscar Robertson e Kareem Abdul-Jabbar nesta brincadeira. O MVP (most valuable player) foi Kevin Durant, com 36 pontos e 7 rebotes.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento sempre destacador de boas coisas, mas infelizmente também de coisas tristes volta e meia: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A primeira é de luto em uma afiliada da Rede Globo no interior de São Paulo: morreu ontem aos 48 anos, internado na Santa Casa de São José do Rio Preto após perder uma disputa de dois meses contra um câncer linfático, Valter Lopes, a voz-padrão da TV TEM. Nascido em Catanduva e atuante em Rio Preto, também fazia locuções para as emissoras de Bauru, Itapetininga e Sorocaba. Seu trabalho na antiga Rede Globo Noroeste Paulista começou em 1989. Antes, trabalhou nas rádios A Voz de Catanduva, Independência FM e Rádio Cidade FM. Seguem dois vídeos que mostram o trabalho de Valter (ambos postados por valguidu): esta aqui é uma chamada do jornalismo da Rede TEM em 2006; e aqui está ele aparecendo na tela em julho do ano passado, em matéria do "De Ponta a Ponta".

*Leio no Flávio Ricco uma mudança na televisão do Paraná: a RIC/Record terá nova apresentação no matinal "Paraná no Ar". Será de Joyce Hasselmann, que deixa a Rede Massa (SBT).

*O "guru" Ricco tinha publicado que Hermano Henning regressaria nesta segunda-feira ao "Jornal do SBT: Manhã", após alguns dias fora por passar por um pequeno procedimento cirúrgico no coração. Mas deve ter acontecido algo que mudou o por ele destacado, pois César Filho formou dupla com Analice Nicolau nesta segunda-feira.

*Leio no Alberto Pereira Jr. que a RedeTV! estaria com planos de lançar um programa com jornalismo policial, por isso estando recentemente na emissora o rodado repórter Carlos Cavalcante. Será que vão contratá-lo para tanto?

*Leio na Patrícia Kogut que a RedeTV! lançará em abril sua programação das eleições municipais, com direito a debates apresentados por Kennedy Alencar nas cinco emissoras próprias: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife.

*Novo contratado do canal da logomarca com exclamação, o Dr. Robert Rey disse ao jornal O Dia que fará um programa junto com Luciana Gimenez às 16h, que terá quatro blocos: o primeiro com fofocas, o segundo com culinária feita por um famoso chef, o terceiro com respostas dele sobre perguntas que as mulheres tem medo de fazer aos médicos sobre cirurgia plástica e o último com as viagens do Dr. Rey pelo mundo. O que será de nossas tardes?

*Leio no Flávio Ricco sobre Hebe Camargo na Record. Explica-se: ela será entrevistada na primeira edição do "Roberto Justus Mais", programa que estreará à meia-noite do dia 12 de março.

*As tardes da Bandeirantes ganham dois novos seriados a partir de hoje: "Big Time Rush", às 15h30, e "Kenan & Kel", às 15h para a rede nacional e já às 14h15 para São Paulo. Esse último já passou na Globo por alguns anos. Com isso, o "Muito +" tá mais para "muito menos", perdidos muitos minutos por agora ser iniciado apenas às 15h50.

*Outra novidade da Band é que finalmente Jack Bauer entra em sua programação. "24 Horas" será exibido às 21h20 de segunda a sexta - menos às quartas-feiras, horário cedido para o "Pré-Jogo" do futebol ao vivo. Começa desde a primeira temporada, a que tem Tatá Guarnieri (atual dublador do Chaves no desenho e nos DVDs da série clássica) como voz do policial feito por Kiefer Sutherland. A partir da quarta temporada, ele foi trocado por Márcio Simões.

*Leio no Alberto Pereira Jr. que José Luiz Datena viajará nesta quinta-feira para Barcelona. Não que ele vá entrevistar Messi, Daniel Alves e cia. O apresentador do "Brasil Urgente" vai acompanhar uma gravação do "Ganha Quem Fica", jogo de perguntas e respostas que apresentará na Band a partir de abril.

*Leio no Lauro Jardim que o canal Viva aumentou sua audiência na madrugada com reprises das novelas da tarde. Exibida à 1h15, "Top Model" subiu a audiência em 91% em comparação aos últimos três meses. Veiculada às 2h15, "Barriga de Aluguel" trouxe 41% a mais de gente sintonizada.

*Algumas observações rápidas sobre o Oscar deste domingo para segunda: vencedor como ator coadjuvante por "Toda Forma de Amor", Christopher Plummer se tornou o ator mais velho a ganhar a estatueta, com 82 anos, superando os 80 de Jessica Tandy quando melhor atriz por "Conduzindo Miss Daisy"; com Meryl Streep ganhadora por "A Dama de Ferro", me pergunto se algum dia Glenn Close faturará o Oscar, indicada tantas vezes foi e laureada jamais; a canção de Sérgio Mendes e Herculano Quintanilha para "Rio" não venceu (e veja aqui que Carlinhos Brown estava o próprio "O Astro"); os dois braços da magérrima Angelina Jolie estavam mais finos que o cabo da vassoura que uso aqui em casa - o que é lamentável, pois nem a lindeza facial salva a lavoura; e aqui está Maria Menounos, aquela do biquíni na Times Square pós-Super Bowl, mostrando sua boniteza no tapete vermelho.

Bela do Dia: Bérénice Bejo

Bérénice Bejo, atriz franco-argentina, que não venceu o Oscar por "O Artista", mas sorriu por Michel Hazanavicius, seu marido, que levou cinco prêmios pelo filme, entre eles melhor diretor e melhor filme. Mil e um "bejos" merece esta linda.

*Sobre a transmissão na TV, algumas observações: não vi pelo TNT, mas quem viu disse que Rubens Ewald Filho estava um azedume absoluto ao comentar os filmes; na Globo, José Wilker - que estava com um óculos branco de fazer inveja a Jô Soares, Elton John, Restart e outros mais - disse em determinado momento que baixa filmes da Internet para ver, o que evidentemente chamou demais a atenção de bastante gente; a cobertura in loco da cerimônia foi de Giuliana Morrone, que veem aqui dando um toque de encanto verde e amarelo na festa, ainda que vestida de vermelho; e claro que o que valeu a pena ver na transmissão da Plim-Plim foi Maria Beltrão, sempre uma pedidaça.

*A propósito: no Twitter, notei opiniões divididas em relação à canção de "Rio" no Oscar. Muitos queriam a vitória dela para que o Brasil saísse vencedor, mas muitos gostaram da vitória da canção dos Muppets principalmente por não irem com a cara do Carlinhos Brown. O curioso é que 99% das mensagens sobre a música diziam respeito exclusivamente a ele, do qual não sou fãzoca, mas que não detesto e que tem alguns temas que gosto. Mas não foi apenas Brown que compôs o tema e sim também Siedah Garrett (aquela que cantou "I Just Can't Stop Loving You" com Michael Jackson e "Don't Look Any Further" com Dennis Edwards) e o grande Sérgio Mendes. Então, lamento a perda do Oscar não por patriotada brasileira e nem por causa do Carlinhos Brown, mas mais pelo Sérgio Mendes, enquanto grande músico que dignifica nossa arte e que fez uma boa carreira nos Estados Unidos.

*A saideira terminou o sempre triste clipe póstumo do Oscar: nesta segunda-feira, completa 80 anos o nascimento de Elizabeth Taylor, cuja morte fechará um ano daqui a algumas semanas. "O Pai da Noiva", "Um Lugar ao Sol", "A Última Vez Que Vi Paris", "Assim Caminha a Humanidade", "Gata em Teto de Zinco Quente", "De Repente, No Último Verão", "Cleópatra", "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?"... Mito, para sempre mitológica.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver decidindo se serei Marco Antônio ou Júlio César numa encenação de "Cleópatra" aqui no meu bairro.

Antes dos finalmentes...

...para quem não conferiu, leia aqui a coluna deste domingo. Destaquei, por exemplo, três "Raridade Rara" turbinados: duas mil edições do "Fantástico", 20 anos sem Older Cazarré e transmissões do Oscar na Globo e no SBT.

Aviso aos navegantes

Mensagens dos amigos do Brasil serão atendidas na próxima coluna.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Beto Barbosa completa hoje 56 anos. Aqui está ele cantando "Preta" em uma edição do "Globo de Ouro" em 1990.

Arremate

Mas o certo é que Novo Hamburgo e Caxias estarão na briga para ser a glória do desporto regional.

"24 Horas" volta se eu escapar de ser esfolado por gremistas e colorados!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.