.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

11 de fevereiro de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 166
Suárez versus Evra no Teatro dos Sonhos

O Manchester United venceu o Liverpool com dois gols em menos de cinco minutos marcados por Mickey Rooney (cujo apelido é Wayne) e está na cola do Manchester City, pressionado para vencer o Aston Villa neste domingo se não quiser encrenca pro seu lado no Campeonato Inglês.

Mas o nome do jogo foi Suárez, principalmente pelo lado negativo. Bem lembram que ele ficou suspenso por oito partidas acusado de ato de racismo com Evra no jogo do primeiro turno. Pois hoje, o defensor do Manchester quis cumprimentar o uruguaio antes da bola rolar, quando os atletas dos dois times e o trio de arbitragem se saúdam. O atacante do Liverpool nem aí para ele. Pegou muito mal isso. Mal demais. Evra queria deixar a coisa na base do "bola pra frente", mas Suárez foi no mínimo indelicado, sendo gentil como talvez eu não devesse ser. Claro que, considerando-se tudo isso, o gol por ele anotado a 10 minutos do fim não foi visto com bons olhos.

Assim como também foi questionável Evra comemorar muito a vitória do United estando perto de Suárez. Que comemorasse e vibrasse demais, claro. Mas fazendo isso perto daquele que lhe negou o cumprimento, deu margem para alguma confusão muito séria, felizmente não acontecida. Mas a culpa maior ainda é do uruguaio.

Prévias dos Estaduais

São Paulo - O grande destaque é o clássico entre Corinthians e São Paulo. Quando a bola rolar, o Timão já saberá se seu novo presidente - eleito hoje - será o situacionista Mário Gobbi ou o oposicionista Paulo Garcia. O outro líder, o Palmeiras, recebe o Ituano. Fora do campo, os alviverdes tiveram a saída do observador técnico e ex-goleiro Valdir Joaquim de Moraes, que alegou motivos pessoais. A um ponto do trio de ferro paulistano estão Guarani e Paulista, que farão confronto direto em Campinas, do qual pode sair o novo líder. A Ponte Preta visita o Mirassol e terá Gilson Kleina completando 70 jogos e sendo o técnico que mais comandou o clube em uma única passagem desde os anos 90, superando as 69 direções de Marco Aurélio. O Santos recebe o Linense em São Bernardo do Campo e a Portuguesa joga em casa contra o Botafogo, que tem novo técnico: Lori Sandri saiu e entrou Vagner Benazzi.

Rio de Janeiro - Apesar da greve policial, a rodada foi assegurada pelo tenente-coronel João Fiorentini, em declarações ao "Bate-Bola" da ESPN Brasil. O Grupo A terá Botafogo e Flamengo enfrentando, respectivamente, Bonsucesso e Nova Iguaçu. Mas olho vivo é para o Grupo B, onde Vasco e Fluminense fazem o clássico. O Fluzão não vence o Machão da Gama desde 2010, sendo cinco empates e cinco derrotas desde então. E aí?

Minas Gerais - Vamos apenas para a terceira rodada, com o Atlético duelando contra a Caldense e o Cruzeiro enfrentando o Tupi. O jogo do América contra o Nacional foi adiado para a quarta-feira de cinzas.

Rio Grande do Sul - Depois de mais uma "Sessão Tony Manero" com Grêmio x Santa Cruz, onde veremos se o Tricolor terá uma noite mais tranquila e sem desabafos do Caio Júnior, o domingo reservará o jogão do fim de semana na aldeia, com o Internacional (com titulares pois só terá Libertadores de novo no mês que vem) visitando o Caxias, líder do Grupo 2. Outra boa partida será a do Juventude, co-vice-líder do 1, fora de casa contra o Novo Hamburgo, segundão do 2.

Paraná - Os três co-líderes manterão o nivelamento ou alguém ficará isolado na frente? O Coritiba atua no Major contra o Rio Branco, o Atlético desafia o Iraty e o Cianorte joga contra o Paranavaí, os dois últimos líderes visitantes. Mas a preocupação volta a ser a questão dos estádios. Sabem que na quarta-feira de cinzas tem o Atle-Tiba, com mando rubro-negro. O Furacão tem jogado no Eco-Estádio, que comporta apenas 4 mil pessoas. A Promotoria de Justiça do Consumidor de Curitiba, órgão ligado ao Ministério Público, se manifestou contrária a uma partida grande assim em palco de capacidade tão reduzida. Alegação é de falta de segurança, já que não há uma passarela que permita a travessia da BR-277, ponto onde morreu atropelado um jovem de 21 anos há alguns dias, depois da vitória atleticana sobre o Roma. Vamos e convenhamos: Atle-Tiba num estádio pequeno é dose pra mamute mesmo.

Santa Catarina - Embates bem interessantes neste fim de semana: a não mais líder isolada Chapecoense atua em casa diante do Metropolitano, que pode ser um terceiro líder ao fim desta rodada. O time de Blumenau tem que ganhar do Verdão do Oeste e torcer por derrota do Avaí no clássico contra o Figueirense - o que, em acontecendo, deixaria os alvinegros a um ponto dos então três líderes. Criciúma x Joinville é outra boa pedida, ainda mais que parece que o JEC finalmente entrou no campeonato depois do primeiro triunfo na estreia do Argel Fucks.

Pernambuco - O líder Salgueiro visita o Araripina. A dois pontos dele, o Náutico sai para enfrentar o Serra Talhada. E a dois pontos do Timbu, o Sport recebe o Porto e o Santa Cruz encara o América. Eu poderia ser muito cara de pau e dizer que o Tricolor fará uma festa no seu rádio diante do time zicado pela paraguaia da Copa. Mas não terei toda esta cara de pau (imagina se eu tivesse, hahaha).

Bahia - Por um lado, é muito legal o reencontro de Paulo Roberto Falcão e Toninho Cerezo agora como treinadores adversários, respectivamente, de Bahia e Vitória. Por outro, não é meio imprópria uma ocasião festiva assim quando os baianos vivem momentos de apreensão e insegurança devido à greve dos policiais e à crescente violência por parte dos desimpedidos bandidos? O Ba-Vi estava por ser adiado, mas foi confirmado na tarde desta sexta-feira. Tomara Deus que nada de grave aconteça. A rodada marca ainda mais três embates locais: o de Feira de Santana, entre o líder Bahia de Feira e o Fluminense; outro opõe Juazeiro e Juazeirense; e o último traz Vitória da Conquista versus Serrano.

Ceará - Com as duas torcidas confirmadas, o Clássico Rei entre Ceará e Fortaleza é a atração maior deste domingo, que também terá o Horizonte tentando retomar a co-liderança jogando em seus domínios contra o Icasa - para tanto, tem de ganhar e torcer por empate na capital.

Rio Grande do Norte - O primeiro turno definirá neste domingo os semifinalistas, tendo na rodada final da classificatória ABC x Palmeira e Santa Cruz x América. Se já estivesse encerrada a fase inicial, a semifinal seria Santa Cruz x Palmeira e ABC x América. O Corinthians é outro que briga por vaga e, como os times estão muito próximos na pontuação, qualquer combinação é viável.

Goiás - Um irregular Vila Nova e um regular vice-líder Atlético protagonizam o clássico desta rodada, enquanto o 100% Goiás será visitante contra o Goianésia.

Pará - Salvo darem muita chance pro azar diante respectivamente de Cametá e Águia, Tuna Luso e Remo confirmarão neste fim de semana que decidirão o primeiro turno.

Prévias da Europa

Espanha - O Real Madrid deverá rumar mais um pouco ao título ao atuar no Bernabeu contra o Levante, ficando a batata quente nas mãos do Barcelona, ainda 7 pontos atrás dos merengues e que pega o Osasuna.

Itália - A Lazio entrou na briga pelo scudetto depois de vencer ontem o Cesena, já que ficou um ponto acima da Udinese, dois atrás do Milan e a três da líder Juventus. Udinese e Milan farão duelo direto e a Velha Senhora enfrenta o Bologna. Para os romanos, derrota da Juve e empate camarada em Udine ou até vitória dos mandantes cairá como uma luva, deixando ainda mais emocionante a competição.

Alemanha - O Borussia Dortmund enfrenta o Bayer Leverkusen, que tá mais preocupado com a Liga dos Campeões da UEFA, enquanto o Bayern recebe em Munique o Kaiserslautern. Mas o jogão da rodada traz dois duelistas pela liderança: Borussia Monchengladbach e Schalke 04. Empatar é proibido sob pena de distanciá-los da parada, dependendo do que ocorrer com Dortmund e Bayern.

França - O líder Paris Saint Germain joga contra o Nice. Montpellier torce por derrota do PSG e precisa ganhar do Ajaccio para atingir a co-liderança.

Portugal - O Braga empatou em pontos com o Porto e ficou a 5 pontos do líder Benfica após trincar o Vitória de Setúbal. Portistas e encarnados serão mandantes, respectivamente, contra União de Leiria e Nacional.

Pela América do Sul

Começou nesta sexta-feira, com dois oponentes de cariocas na Libertadores, o Torneio Clausura do Campeonato Argentino. O Boca Juniors, que o Fluminense enfrentará só no mês que vem, ganhou com autoridade do Olimpo e ampliou para 30 partidas sua invencibilidade no certame nacional. Verdade que o primeiro gol foi numa banheiraça de fazer Mário Viana gritar do fundo da alma, pois eram quatro impedidos no lançamento para a área. Mas mesmo assim, foi previsível e lógico o resultado. Já o Lanús, adversário do Flamengo na próxima quarta-feira, quatrilhou na boa o San Lorenzo, que ainda teve o seu de honra - em tempo: o time de Almagro se limitará a lutar contra o rebaixamento, muito mal está na média dos últimos anos que leva à Série B. Não será um jogo dos mais fáceis para os rubro-negros, mas vale a torcida destes para um resultado positivo, como um empate.

Falei de Lanús x Flamengo, falei dos outros adversários dos brasileiros em campo na próxima quarta-feira. Eles atuarão neste sábado por seus nacionais. Oponente do Santos, o The Strongest jogará contra o La Paz pelo Campeonato Boliviano. Já o Deportivo Táchira, a quem o Corinthians visitará, atua pelo Campeonato Venezuelano contra o Tucanes.

Curtinhas

*Luto no futebol do interior gaúcho com a morte apenas aos 54 anos, de complicações causadas pela hepatite C, de Jorge Anadon, experiente treinador. Ele trabalhava no Kuwait, mas já ali ficou muito doente e regressou ao Brasil há duas semanas. Alguns de seus feitos foram conduzir Atlético de Carazinho, em 1995, e Esportivo, em 1999, à Série A do Gauchão. Outra participação memorável dele foi com o São Gabriel na Copa do Brasil de 2004, eliminando o Figueirense na primeira fase com direito a vitória no Orlando Scarpelli e depois sendo excluído pelo Palmeiras, que goleou no Palestra Itália, sim, mas antes perdeu por 2 x 1 o jogo aqui no Rio Grande do Sul. Por dica no Twitter do André Silva, repórter da Rádio Gaúcha, indico aqui imagens da despedida de Anadon do Oriente Médio, postadas no blog do lá atuante treinador de futsal Danilo Martins. Descanse em paz.

*Grêmio não terá Mário Fernandes por três meses devido a uma cirurgia no ombro esquerdo, mas tem a chegada do volante Souza, ex-Vasco, egresso do Porto por empréstimo de um ano. Boa chegada, ala tricolor dos leitores?

*Sport contratou o zagueiro Edcarlos, aquele mesmo ex-São Paulo, Fluminense, Cruzeiro e Grêmio. Aquisição necessária pois Willian Rocha está contundido e só jogará outra vez no segundo semestre.

*Atlético Goianiense contratou o goleiro Weverton, do Guarani, e o lateral esquerdo Paulinho, do Atlético Paranaense. Quem foi do Dragão e regressou para Goiás é Anaílson, mas para jogar no Rio Verde, atual lanterna do Campeonato Goiano, com 2 pontos ganhos em 18 disputados (puuutz!). Terá Anaílson melhor sorte no "Green River" como não teve no XV de Piracicaba, onde atuou somente duas vezes no Paulistão?

*Nacional x Fast, Campeonato Amazonense. O Nacional ganhava por 1 x 0, aí o Fast pediu um pênalti no fim da peleja. O árbitro não pensou assim e trilou seu apito pela última vez. O pessoal do Fast se revoltou tanto, mas tanto, que partiu pra cima de Djalma Silva de Souza com mais fome do que cachorro faminto pra cima de uma picanha. O goleiro Naílson chegou a empurrar no chão o árbitro. Djalma? Árbitro? Normal dar bode, não, viventes?

*Seleção do Uruguai acertou dois amistosos antes do recomeço das Eliminatórias da Copa de 2014. Enfrentará a Romênia no dia 29 deste mês e a Rússia em 25 de maio, ambos os jogos na Europa. As Eliminatórias serão retomadas somente em junho, contra a Venezuela.

*O movimento Viva Pacaembu, de moradores deste bairro, venceram uma disputa contra a prefeitura e conseguiu que não acontecesse no Municipal de Sampa City uma edição do UFC em junho. Os moradores tem a seu favor uma liminar judicial que proíbe eventos depois da meia-noite e com som além de 45 decibéis na região - exceção aos jogos de futebol. A prefeitura queria o evento de MMA no Pacaembu principalmente por fatores econômicos que tudo traria. Com isso, volta o Rio de Janeiro a ser opção para mais este evento brasileiro do UFC.

*O Lakers de Los Angeles, como dizia Álvaro José nos tempos de "Bandeirantes, o Canal do Esporte", decidiu aposentar a camisa 34 de Shaquille O'Neal, três vezes campeão da NBA pelo time amarelo e MVP em todas as finais. Antes dele, já tinham sido aposentadas as camisas 13 de Wilt Chamberlain, 22 de Elgin Baylor, 25 de Gail Goodrich, 32 de Magic Johnson, 33 de Kareem Abdul-Jabbar, 42 de James Worthy e 44 de Jerry West. Shaq merece!

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais esperançoso de conseguir uma boa nova do que convidar uma linda loira para sair e esperar um "aceito" dela: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Coletiva que a Folha de S.Paulo busca jornalistas aqui em Porto Alegre e em Uruguaiana para integrarem um banco de free-lancers da Agência Folha e serem acionados quando necessário. Requisitos: morar na cidade ou ter acesso rápido, não ter vínculo com órgãos públicos, ter experiência em reportagem de jornal, cobertura de política e da administração pública, boa cultura geral, capacidade de entrevistar em inglês e disponibilidade para viagens. Currículos podem ser enviados para este e-mail aqui até a terça-feira da semana que vem, com dois exemplos de trabalho sem anexos, ou então interessados podem se inscrever clicando aqui.

*Leio no NaTelinha que, em janeiro, o "RJ Record" marcou 5,8 pontos de média e ficou em terceiro lugar na média do mês, contra 6,6 pontos do SBT na mesma faixa - conste dos autos que o jornal do Luiz Bacci é exibido das 19h às 19h30, portanto, enfrentando "Chaves" (pois não há grade local no SBT Rio à noite).

*Questionamento pertinente do Twitter do blog Televisão RS: até quando as TVs Record e Bandeirantes veicularão merchans da Sky dentro de seus programas locais, se não são as filiais de Porto Alegre que a operadora mostra e sim as matrizes de São Paulo? Tudo bem que as emissoras daqui fazem isso pela grana paga pela veiculação do reclame, mas não é de certa maneira um "fogo amigo televisivo"?

*A TV Pampa ficou perdida, definitivamente. Fui ver sua programação deste sábado e... bah!!! Tá bom que a RedeTV! não tem nada de útil antes das 15h30, mas o que a Pampa faz é demais da conta. Saca só: a grade da RedeTV! neste sábado prevê Manchester United x Liverpool às 15h30, Udinese x Milan às 17h45, "Programa Amaury Jr." às 19h30, "RedeTV! News" às 21h, "Good News" às 21h45, "O Encantador de Cães" às 22h (estreia hoje o programa do Cesar Milan exibido no Animal Planet, adicionado de apresentação brasileira de Jacqueline Sato), "Mega Senha" às 23h e "Jornada nas Estrelas: a Série" à 0h30. Pelo sim, pelo não, dá para levar numa boa.

*Aí, olha o que a afiliada do Rio Grande do Sul faz neste sábado: "Marcas e Veículos" às 9h (programa de mundo motor), "Bailanta" às 9h30 (clipes musicais de artistas gaúchos, geralmente extraídos de DVDs de apresentações ao vivo), "Pampa Show" às 16h40 (reprises de fofocas e trechos de "Manhã Maior", "A Tarde é Sua", "TV Fama", "Superpop", "Pânico na TV", "Programa Amaury Jr." e "Ritmo Brasil", os dois últimos não exibidos pela Pampa), "RedeTV! News" às 21h, "Paradão da Semana" às 21h45 (clipes de artistas sertanejos), "Mega Senha" às 23h, "Paradão da Semana" à 0h30 (sim, repete!) e "Studio Pampa" à 1h40.

*Quer dizer: se há quase cinco anos eu já achava o ó do borogodó a repulsa demonstrada pela TV Pampa pela Série B do Campeonato Brasileiro ao não querer exibi-la, agora a coisa ficou pior ainda. A Pampa não gosta nem do futebol inglês, nem do futebol italiano, nem de ricos e famosos, nem de cachorros e nem do Capitão Kirk e do Sr. Spock. Mas afinal de contas, do que é que essa emissora gosta, meu Deus do Céu? Se ela quer tanto moldar sua grade à maneira própria, por que não se torna afiliada da CNT, que só tem duas a três horas de grade própria, dando para encher as outras 21 numa boa com o que bem entender? Tudo bem que a RedeTV! não é propriamente o melhor canal aberto do Brasil e tenho várias restrições - igual tenho a todas as emissoras, umas mais e outras menos -, mas isso que a afiliada gaúcha faz com ela chega às raias do absurdo. Deixa ela por inteiro em UHF, então!

*Mais Rio Grande do Sul: a RBS TV tem exibido para Porto Alegre alguns programas em alta definição, como os semanais "Anonymous Gourmet" e "Patrola", ambos aos sábados. Só que acontece algo errado: a imagem 16:9 aparece por completo no formato 4:3, ou seja, com tarjas pretas em cima e embaixo. Não sei o que ocorre, mas não deveria ser assim e sim a imagem 4:3 ser preenchida por completo mesmo no que for filmado em HD, que por sua vez preencherá por completo o 16:9. Basta notar que há diversos programas da própria Rede Globo que são registrados em alta definição e, nem por isso, há tarjas em cima e embaixo. A RBS deveria reajustar isso.

*Leio na Patrícia Kogut que, no "Ipobre" de São Paulo, a Globo marcou 16 pontos e 31% de participação entre 23h20 e 23h55 com o segundo episódio de "As Brasileiras", com Cláudia Jimenez sendo "A Inocente de Brasília". Enquanto isso, a Record fechou 14 pontos e 27% entre 23h15 e 0h15 com "Rei Davi".

*Uma das "Mulheres Ricas" da atrocidade televisiva aprontada pela Bandeirantes, Val Marchiori disse ao jornal Extra que pediu 15 milhões de "dilmas" para ser capa da Playboy, mas que a revista ofereceu 3,5 milhões. Primeiro: só acredita numa bobagem dessas quem quiser. E segundo: tá, suponhamos que pagassem 15 milhas para a Valdirene. Quanto deveria ser o cachê da Juliana Paes, por exemplo? Uns 5 bilhões... de dólares.

*Regressa hoje às noites de sábado da Record o "Legendários", às 22h45. Informei.

*Leio no Lauro Jardim que a RedeTV! pode incluir na sua grade um programa terceirizado apresentado por Netinho de Paula, desde que ele pague de 350 mil a 400 mil mangos mensais por uma hora semanal. Não paga, não paga!

*Leio no Flávio Ricco que, às 23h deste domingo, a TV Cultura homenageará Wando reapresentando um "Ensaio" gravado por ele em 1994. Pedida muito boa.

*Fechamos quatro semanas de exibições dos episódios semelhantes do "Chaves" pelo SBT. Mantendo o hábito deste período, um dos exibidos durante a semana tem encerrado a sessão das 6h de sábado. Hoje, depois do comum episódio duplo da caça aos ratos no restaurante, foram reprisados os esquetes curtos de Chespirito caçando um mosquito e "Beijinhos", que é a primeira versão das novas vizinhas.

*Mas a quarta semana fechou muito bem, com duas relíquias nesta sexta-feira (ambas postadas por forumchaves). A primeira está aqui e é a primeira versão do banho para o Chaves, de 1975, que teve outra versão em 1978 - já exibida nesta leva dos semelhantes - e a comum de 1979. O melhor momento é quando, pela primeira vez na vida, Seu Madruga consegue convencer Dona Florinda que não foi ele que fez Quico chorar e sim Chaves.

*A segunda relíquia está aqui: um episódio inédito com dois esquetes, um dos ladrões Beterraba e Peterete e outro com a segunda parte da segunda versão das novas vizinhas. Cabe uma observação: a primeira parte desta segunda versão é comum, mas passa somente uma vez por ano - mais especificamente em 8 de março - pois é o episódio do Dia Internacional da Mulher, enquanto as terceira e quarta partes são perdidas. Diversas curiosidades nesta parte 2: Cecília Lemes dubla Paty (é da época ainda de Sandra Mara Azevedo como Chiquinha) e Leda Figueiró, a voz mais famosa da sobrinha, é quem dubla Glória - e isso é somente nesta parte 2, do lote de dublagens de 1988, pois as outras três são do lote de 1984; quando Chaves é beijado por Paty, toca o tema romântico de Dona Florinda e Professor Girafales; e Seu Madruga não diz que seu apelido é Madruguinha e sim Mazinho.

*Ajustando melhor para o pessoal acompanhar, abro uma licença na indicação somente dos episódios semelhantes recuperados pelo SBT e fecho o tópico indicando em sequência vista aqui (postada por forumchaves) os quatro episódios desta segunda versão das novas vizinhas: o do Dia Internacional da Mulher, exibido anualmente; a segunda parte inédita até esta sexta-feira; a terceira e a quarta parte perdidas. Uma curiosidade é uma cena marcante da terceira versão, a comum, não estar nesta segunda: Girafales encantado com Glória e fazendo Florinda convidar Madruga, de braços dados com ele, para ir em sua casa.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver apaixonado pela rainha deste e de todos os cortiços.

Bela do Dia: Ana Carolina Lago

Ana Carolina Lago, dentista e ex-esposa de Michel Teló. Não, você não leu errado, vivente. Esta bela loira confirmou pelo Facebook que ela e o cantor estão legalmente divorciados. Não duvido que, ao ver fotos como esta acima, muitos homens pensarão na hora: "ai, se eu te pego, Ana Carolina".

Convivas

Antes de atendê-los, três dicas de blogs passadas por seguidores do Twitter: este aqui é Futebol com Olhar Amador, do Rafael Murillo; este aqui é A Dupla Gre-Nal, do qual participa o Luciano Coimbra, autor solo deste aqui, o Crônicas de 1 Fan.

"Não acho Juan tão mal jogador assim, mas o péssimo desempenho dele no primeiro semestre de 2011 fez a torcida do São Paulo marcá-lo como 'laranja podre' no time e o caminho natural foi sair do clube. Caso semelhante aconteceu com Cléber Santana. Tem coisas que não dão certo como se imagina. *** Pelo que vi do jogo do Vasco, falta a opção de velocidade no ataque com Éder Luís, que, longe de ser um craque, dá mais mobilidade para a linha de frente vascaína. E convenhamos: jogar com Eduardo Costa no meio campo é jogar com um a menos, Rômulo também faz falta. *** Não conheço detalhes do caso do Oscar, mas me parece que o empresário que cuida da carreira do jogador ajudou a criar a situação, fomentando a vontade do garoto de sair do São Paulo. É complicada essa intervenção exagerada dos empresários na vida dos jovens atletas. *** Sobre o horário do jogo do Inter, 20h30 seria o horário ideal de partidas noturnas. *** Costa do Marfim não tomou nenhum gol até agora na Copa Africana de Nações. Leonardo Bertozzi disse durante a transmissão da semifinal: só falta os elefantes perderem a final por 1 x 0 e o título ir para Zâmbia, que sofreu com o acidente aéreo que matou vários jogadores da Seleção do país em 1993, acontecido justamente no Gabão, palco da final de domingo. *** A seleção da Inglaterra fez o grande fiasco da Copa de 2010 pelo desempenho ridículo que teve em campo, pois os fiascos de França e Itália eram esperados, na minha maneira de ver futebol. É um time que promete sempre e não cumpre nunca, e nem Fabio Capello, que reputo ser bom treinador, conseguiu dar jeito na coisa. Muito disso acontece pela supervalorização da equipe e pelo excesso de badalação de alguns jogadores, muitos nem merecedores dela, e pelo excesso de polêmicas extra-campo. *** IFFHS eleger Márcio Rezende Freitas como melhor juiz brasileiro poderia se explicar pelo fato do peso de jogos internacionais ser maior do que os nacionais. Mas mesmo assim, Carlos Simon, que nem acho tão melhor assim, apitou em três Copas do Mundo e o Rezende só em uma. Realmente essas listas são mais para causar discussão do que qualquer outra coisa. Na de melhores técnicos, por exemplo, Dunga aparece na frente do Muricy. *** TV local no Brasil fazer cobertura favorável aos governantes do Estado é mais comum do que pizza no sábado à noite. *** O campo de Nova Serrana, cidade próxima de Divinópolis, se chama Arena do Calçado pela cidade ser um pólo de indústrias de tênis e sapatos. *** Eduardo Pfals: a entrevista do Gil foi dada para a Rádio Divinópolis, que pertence à Igreja Católica da cidade, na final do Campeonato Mineiro de 2006, quando o Cruzeiro ganhou do Ipatinga. O repórter Amaral Júnior perguntou se na comemoração valia tudo e aí o Gil deu a resposta que entrou para a história." (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: Inter x Juan Aurich só foi às 20h por ajuste à grade do Fox Sports, que fez uma rodada dupla com os jogos subsequentes às 22h15 e à 0h30. Segundo: essa eleição da Federação Internacional de História e Estatística registrei na coluna "Papo de Mídia" pois Márcio Rezende Freitas e Carlos Simon atuam na crônica esportiva, mas como o assunto tem mais a ver com eles no futebol e não no microfone, registro comentários dos leitores por aqui. E terceiro: isso da TV favorável aos governantes se refere ao que saiu no Flávio Ricco, sobre o SBT mandar repórter de rede pra Bahia porque não confiaria numa cobertura "chapa branca" da TV Aratu.

"A foto que Patrícia Kogut publicou deixou entrever um Murilo Benício um tanto acima do peso. Seria o seu Tufão um craque em fim de carreira ou uma alusão a Ronaldo 'Fofômeno' em hipotética passagem pelo Flamengo? *** Estava no supermercado e vi um cartaz de propaganda da Gillette com a foto do Ganso e os seguintes dizeres: 'Paulo Henrique Ganso, atleta Gillette'. Estivesse Richarlyson no lugar do meia santista e teríamos a piada pronta, hã?" (Clayton Moreira)
Primeiro: se referindo ao personagem que estrelará "Avenida Brasil", nova novela das 21h na Globo. E segundo: maldoso você (haha).

"Vamos ficar de olho no Lanús. Depois do show de bola que deram ontem, todo cuidado é pouco pra Joel, 'Reinaldinho Granucho' e seus amigos. Já considero o Lanús um grande favorito na Libertadores. E olha que Trezeguet sequer jogou e vai ficar algumas semanas fora. Se ele voltar, o perigo é dobrado. *** Descobri mais algumas coisas sobre a belíssima Flávia Travassos: carioca de nascimento, antes de passar pela Panorama, fez reportagens na TV Leste, afiliada então da Globo em Governador Valadares. Depois, foi pra TV Alto Litoral de Campos, aí foi pra Globo Rio e o resto é história. A considero como a melhor repórter do Brasil atualmente. Merece estar onde está, tem talento e carisma." (Flávio Barbosa)
Primeiro: só por causa de um jogo já tornar o Lanús "grande favorito" também não, Flávio. Segundo: acho que confundiste as coisas. Trezeguet está no River Plate. Quem desfalcou o Lanús e não enfrentará o Flamengo é Camoranesi. E terceiro: vamos deixar detalhes conjugais de fora que não cabem, beleza?

"Concordaria com você se Márcio Rezende estivesse, por exemplo, entre os 10 primeiros do mundo. Mas ele está em 34º, o que mostra o quanto a arbitragem brasileira é precária. Quanto à comparação entre os brasileiros, se ele estivesse em primeiro ou em último entre esses de primeira linha, que fizeram Copa do Mundo, pra mim seria a mesma coisa pois todos eles, sem exceção, tem momentos memoráveis e momentos absurdos." (Gustavo Nascimento)
Mesmo assim...

"No último dia 4, completou 29 anos a morte de Karen Carpenter. A hora que puder destacar um vídeo dela aí, seria legal." (João Domingos Custódio)
Claro, em breve trarei The Carpenters no "Clipe do Dia".

"Voce tem o link dessa noticia?" (Marcos Tony)
Aquela da Record pensar em regionalizar seu sinal nas TVs pagas digitais igual à Globo? Saiu no NaTelinha, podes ver aqui.

"Enquanto isso, o ingresso mais barato pra Inter x Juan Aurich custou R$ 70,00. Olha, os clubes do Rio Grande do Sul estão achando que estão oferecendo o quê pra cobrar esse preço de ingresso? 70 reais por uma arquibancada inferior, com direito a ficar no tempo e sentar no cimento - ou melhor, pra ver o jogo em pé, como costuma ser nas arquibancadas. É um abuso o que os clubes fazem com seus torcedores em geral. Inclui o meu Grêmio, que cobra 40 reais para jogo do Gaúcho. *** Estive no último show do Wando aqui em Porto Alegre. Foi atração de uma festa chamada Balonê, que é com músicas dos anos 80. O show dele tinha a dose de erotismo sem se tornar vulgar, fora as calcinhas jogadas ao palco para ele como em todo show que se prezasse dele. Foi um artista popular, que teve seu público e seus sucessos, assim como muitos outros que estão aí ou já foram dessa para melhor." (Natanael Felipe Rhoden)

"Entendo que a IFFHS deve usar um critério e que, dentro desse critério, Márcio Rezende ficou como o melhor brasileiro. Mas é um absurdo dar peso igual para joguinhos sem importância e jogos grandões ou dar pontos apenas por jogos internacionais. Nunca que Márcio foi o melhor árbitro do Brasil nos últimos anos. Não fica nem entre os 10 melhores. Aqui no Brasil, a maioria das pessoas enxerga ele como um árbitro ruim e alguns, como eu, acreditam que ele apitava de má fé. Márcio Rezende Freitas decidiu dois Brasileirões. Ele é 'bi-campeão brasileiro'. Em 2005, jogou uma pá de cal sobre o Inter após todo o imbróglio 'Zveitão' com uma não-marcação de penalti escandalosa. E ainda expulsou Tinga. Erro crasso! Mas pior foi em 1995. Ele simplesmente decidiu o campeonato com dois erros grotescos. Se fossem erros de interpretação, ainda passava. Mas foram erros de regra. Compactuou com um impedimento de 1 metro e meio do Túlio e, como se não bastasse, teve outro erro de regra contra o Santos. Marcou um impedimento do Camanducaia no final do jogo, quando ele estava quase 2 metros atrás do último marcador. E esse erro foi exclusivo do Márcio Rezende, pois o bandeirinha não marcou nada. Um juiz marcando impedimento por conta própria, sem aval do bandeirinha. Isso foi o cúmulo e que me faz até hoje desconfiar da idoneidade desse árbitro." (Ricardo Raposo)

"Não consigo entender como as pessoas ainda falam com extremo medo do Boca Juniors. Atualmente, a equipe não passa de um amontoado de jogadores extremamente dependentes do Riquelme. Me parece que ainda estão com a recordação daquele plantel onipotente com Córdoba, Ibarra, Schiavi, Burdisso, Morel Rodríguez, Cagna, Banega, Riquelme, Tevez, Schellotto e Delgado. Essa força momentaneamente inexiste. Abel Braga tem dito que não pode se trancar e tal, como se o atual plantel do Boca fosse plausível, quando decididamente não é. Tecnicamente, o time do Fluminense é infinitamente superior ao do Boca, principalmente no setor de meio-campo, onde eles tem enorme dificuldade para fazer a transição, para fazer a pelota chegar ao Riquelme. *** Ouvi alguns comentaristas dizerem que Ronaldinho estava leve e sorridente contra o Madureira. Ora bolas, Ronaldinho sempre está sorrindo e de bem com a vida, mas estes indivíduos que qualifico incompetentes e fraquíssimos insinuam que tal humor se deve à saída do Luxemburgo. E outra: o pênalti batido por Ronaldinho pra fora do Engenhão foi pouco comentado. O que quero dizer é: se o técnico ainda fosse Vanderlei, indubitavelmente diriam que foi perdido propositadamente para derrubar o treinador. É impressionante a falta de qualidade de alguns profissionais, que inclusive ainda conseguem emprego em emissoras respeitadas. O jornalismo esportivo está carente de profissionais de qualidade, porque atualmente está uma lástima. Chega de sensacionalismo. Contamos a dedo os bons." (Romário Henderson)
Só uma coisa, Romário: não sei onde o pênalti perdido pelo Ronaldinho foi "pouco comentado". Tu citastes a Rádio Globo, mas não ouvi a transmissão dela e não posso concordar ou discordar. Sei que na hora do jogo, no Twitter, muita gente comentou este lance e cornetou bastante o Gaúcho, de todas as maneiras.

"Ingressos inteiros do setor sul foram vendidos a R$ 10,00. Informação do site oficial do Fluminense e também de outras fontes." (Victor Faria)
Tá bom, Victor, já fiquei convencido que meu seguidor twitteiro se confundiu sobre os ingressos de Fluminense x Arsenal.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Sheryl Crow completa 50 anos neste sábado. É uma cantora que aprecio demais, sua voz dá uma sonoridade sedutora demais a todas as canções que entoa. Destaco aqui uma de tantas dela que gosto: "My Favorite Mistake". Ah, queria eu ter um erro para chamar de meu favorito... Mas deixa assim.

Arremate

Ricardo Gomes prometeu, em entrevista ao "Jornal Nacional" da Globo, voltar em breve. Superação que serve como exemplo.

"24 Horas" volta antes que tenhamos a reestreia dele no futebol!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.