.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

8 de fevereiro de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 163
Morreu Wando

O coração da moça chora, mas a paixão não diminui seu fogo.

Wando estava internado há quase duas semanas com problemas cardíacos. A torcida de todos foi enorme, mas fomos surpreendidos no começo da manhã desta quarta-feira ao saber que uma parada cardiorrespiratória o levou deste mundo. Com 66 anos, o mineiro de Cajuri teve mais de 20 discos gravados a partir de 1973 e foi figurinha fácil em muitas trilhas de novelas.

Brega por excelência, Wando aumentou a mística em torno dele com a história de colecionar calcinhas das fãs que iam nos seus shows. Três delas marcaram mais especialmente: "Moça", aqui vista em apresentação na TV Globo nos anos 70; "Chora Coração", que curtem aqui e foi tema da Mocinha de "Roque Santeiro"; e principalmente, esta aqui: a clássica "Fogo e Paixão", uma das melhores músicas brega de todos os tempos.

Agora ele é luz, é raio, estrela e luar em uma manhã de sol. Descanse em paz.

Venceu, mas foi com sofrimento

O resultado foi melhor do que a atuação. Importante foi que o Fluminense levou os 3 pontos ao derrotar o Arsenal por fatura única anotada por Fred, logo no segundo minuto. Mas o futebol preocupou os quase 29 mil fãs que se deslocaram ao Engenhão (pouco mais de 25 mil pagantes). Dois tricolores, Wagner e Leandro Eusébio, foram expulsos e já são desfalques para a próxima jornada, dia 7 de março, contra o Boca Juniors, lá na Argentina. Boca, que estreia apenas na terça-feira da semana que vem, indo à Venezuela para encarar o Zamora.

Ainda ontem, Chivas e Deportivo Quito empataram e o grande destaque foi o Vélez Sarsfield dar de três no Defensor em território uruguaio.

Logo mais, o Vasco estreará contra o Nacional do Uruguai. Apesar do 13º salário ter sido pago ontem pela direção, os jogadores continuarão sem se concentrar. O onze inicial de Cristóvão Borges terá o retorno de Fernando Prass, que estava machucado. Do lado celeste, a curiosidade fica para Álvaro Recoba - aquele -, que será reserva. Até ontem à noite, 11 mil ingressos haviam sido comercializados. Tomara que a Colina tenha uma plateia bem boa hoje.

Também nesta quarta-feira, o Union Española recebe o Júnior Barranquilla no Chile e, para a torcida do Corinthians ficar de olho, seu grupo começará com o enfrentamento de Nacional do Paraguai versus Cruz Azul.

Prévias dos Estaduais

São Paulo - A dupla de Campinas fará a "sessão das sete e meia", a Ponte Preta visitando a Catanduvense e o Guarani recebendo a Portuguesa. Na "sessão das dez", o Corinthians é visitante contra o Mogi Mirim e o Palmeiras recebe o XV de Piracicaba. Os alviverdes devem ter a estreia de Hernán Barcos, finalmente apresentado ontem vindo da LDU e regularizado ainda nesta terça-feira.

Rio de Janeiro - O Botafogo enfrenta o Olaria e precisa vencer para não marcar passo outra vez na Taça Guanabara.

Rio Grande do Sul - Vindo do empate no Gre-Nal, o Grêmio vai a Erechim jogar contra o Ypiranga, que não tá bem das pernas.

Paraná - O Coritiba sai para duelar contra o Londrina e o Atlético pega o Toledo no Eco-Estádio. Mas o assunto dos estádios voltou a dar as cartas, agora por conta da proximidade do Atle-Tiba na quarta-feira de cinzas, dia 22. O mando de campo é do Furacão, então, deve ser no "Malucelli's Stadium" o clássico. Tendo a localidade capacidade para menos de 4 mil torcedores, provavelmente será com torcida única. O Coxa até topa isso, contanto que no Atle-Tiba da volta o Major tenha apenas torcedores seus. Nova queda de braço à vista, mamãe...

Santa Catarina - Dois confrontos fortes: Joinville versus Chapecoense e Figueirense versus Criciúma. JEC mal pra burro contra o Verdão do Oeste 100%? Alguém imagina algo diferente de vitória da esquadra de Chapecó?

Pernambuco - Sport e Santa Cruz enfrentam em seus redutos Ypiranga e Porto, respectivamente, mas a pelejaça da noite tem o Náutico visitando o Salgueiro.

Bahia - O Vitória sai para jogar contra o Juazeirense e o Bahia recebe o Vitória da Conquista. Bahia, que agora fica na espera da estreia do Paulo Roberto Falcão - e "apenas" no Ba-Vi do próximo domingo.

Ceará - O Fortaleza joga em casa contra o Guarani, mas o atrativo maior opõe Horizonte e Ceará.

Rio Grande do Norte - O América atua em casa contra o Potiguar e o ABC joga fora contra o ASSU.

Goiás - O 100% Goiás recebe o CRAC e os outros grandes são visitantes: o Atlético contra o Aparecidense e o Vila Nova contra o Itumbiara.

Curtinhas

*A CBF anunciou ontem mudanças na Série C do Campeonato Brasileiro para a partir deste ano: nada de jogos no meio de semana; e duas chaves com 10 times cada, turno e returno dentro delas, o que permitirá aos clubes estarem em atividade até novembro. Passarão os quatro melhores de cada grupo para as quartas-de-final, depois vindo a semifinal e a final. Será que estas mudanças, aliadas à aquisição dos direitos de TV pela Globo (para o SporTV), farão a Terceirona decolar?

*Lembram que no último fim de semana a neve causou a antecipação de partidas do Campeonato Italiano para o meio da tarde (hora do almoço para nós)? O mesmo acontecerá no próximo fim de semana com o Campeonato Francês, que teve seis jogos antecipados para as 3 da tarde deles e meio-dia nossos. Tudo para escapar da friaca acentuada no horário noturno.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais longevo do que completar uma idade maior do que a de todos os outros componentes da família juntos: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às últimas:

*Um dos maiores prefixos do Brasil, a Rádio Gaúcha completa 85 anos nesta quarta-feira, fundada que foi em 8 de fevereiro de 1927. É a primeira emissora de rádio fundada em Porto Alegre e a segunda do Rio Grande do Sul (perde apenas para a Pelotense AM, surgida em 6 de junho de 1925).

*A história da Gaúcha é composta de acontecimentos significativos: no fim de 1927, passou a transmitir de uma sala do Grande Hotel, na Praça da Alfândega; em 1932, realizou sua primeira transmissão fora da Capital, durante a Festa da Uva de Caxias do Sul; em 1940, o estúdio mudou para a Rua 7 de Setembro; em 1951, começou a operar em ondas curtas e inaugurou um estúdio com auditório no Edifício União, no Centro, tendo shows de auditório e radionovelas; em 1957, a direção foi assumida por Maurício Sirotsky Sobrinho, ali nascendo a RBS; em 1978, aumentou a potência para 100 kw; em 1983, lançou o slogan "A Fonte da Informação" e passou a pautar sua grade por jornalismo e esportes; em 1994, a Rede Gaúcha Sat já integrava mais de 350 rádios; em 2005, começou a testar o sinal digital; e em 2008, passou a transmitir por inteiro a programação do AM também em FM.

*Tive a honra de estar no ano passado no estúdio da Gaúcha ao ser convidado para participar do "Sala de Domingo", debate esportivo apresentado pelo Nando Gross. Foi uma ocasião que me marcou muito por ter a oportunidade de estar no ambiente onde é feita uma das melhores e mais reconhecidas emissoras de rádio do país pela inegável qualidade que possui. A todos seus profissionais, felicitações por esta data a ser muito saudada!

*Rádio ao vivo permite tudo. Até aquilo que não pode. Via Bastidores do Rádio, dá uma escutada aqui no que aconteceu quinta-feira da semana passada no "Show do Antônio Carlos", da Rádio Globo. A repórter Elisângela Salaroli perguntava ao pessoal se acreditava que receberia uma graça ao fazer uma oferenda a Yemanjá e o que pediria. Teve uma cidadã chamada Débora que respondeu algo que desconcertou repórter e apresentador. Fantástico!

*Atual apresentador do "SBT Meio-Dia" na emissora de Santa Catarina, Moacir Oliveira anunciou no Twitter que, a partir da próxima semana, apresentará o reformulado "SBT News", às 19h15. O "SBT Meio-Dia", vi no Twitter do Dolmar Frizon, agora será todo ancorado por Luiz Carlos Prates, que já participava dele enquanto comentarista.

*Leio no Alberto Pereira Jr. uma das primeiras "mães do ano" no jornalismo brasileiro: Joyce Ribeiro, repórter e apresentadora do SBT, que terá seu primeiro filho. Felicidades!

*Com o fim do "Cidinha Livre", a Band Rio preencheu o horário dela com a mesma atração exibida no horário das 14h em São Paulo: o seriado "Power Rangers".

*Leio no Portal Imprensa que a TV Bandeirantes demitiu 12 profissionais em Campinas e outros 20 no Rio de Janeiro. Não é nada bom ler algo assim.

*Joelmir Beting retornou há poucos dias ao "Jornal da Band", após um breve período ausente devido a um acidente caseiro. A escalada do noticiário é gravada, entrando tudo ao vivo quando ela acaba e Ricardo Boechat saúda os telespectadores e avisa que o jornal está começando. Pois neste exato momento, Mauro Senior foi pego... se penteando, conforme aqui (postado por muitoalemdojg). Distrações acontecem até nas melhores famílias.

*Leio no Flávio Ricco que será em 5 de março, no Via Funchal, em São Paulo, o lançamento oficial da programação 2012 da Globo. Acredita-se que ali sejam revelados todos os detalhes do novo programa da Fátima Bernardes.

*A saideira é, como sempre, com os episódios semelhantes do "Chaves". Só que ontem passou apenas um semelhante. Explico: o segundo é semelhante apenas para o SBT, pois foi o do Seu Madruga fotógrafo. Acontece que este é um episódio em duas partes. Sempre era exibida a segunda, mas a partir de 2003 ela foi abolida e passaram a mostrar somente a primeira. Aliás, veja que ironia: ontem, depois da segunda parte, sabem qual foi o episódio das 19h15 (para regiões sem jornais locais)? Justamente a primeira parte do Seu Madruga fotógrafo. É mole? Vejam aqui (postados por cantinhochsite e thomashvm10) os dois episódios na sequência correta.

*Mas ainda bem que teve mais uma relíquia: veja aqui (postado por forumchaves) a primeira versão do bilhete da loteria, inédita até esta terça-feira. Este episódio teve cenas exibidas em chamada de um dos feriadões do SBT no ano passado e acreditava-se que ele seria exibido, mas na hora foi ao ar um episódio comum. Esta história é semelhante a "Muito Azar na Sorte Grande", perdido retornado em 2011 que se passa na fase do restaurante da Dona Florinda, mas com Seu Madruga e sem Professor Girafales e Chiquinha. E é uma história que foi filmada três vezes: a exibida ontem foi a primeira, a perdida retornada no ano passado foi a terceira e há uma segunda que ainda é inédita e mais completa por ter Chiquinha, Quico e Seu Madruga, mas que com certeza o SBT possui pois uma das cenas dele encerra a abertura da emissora exibida entre 1990 e 1993.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver durinho no chão de tanta alegria por ganhar uma bolada federal na loteria.

Bela do Dia: Jéssica Amaral

Jéssica Amaral, capa de fevereiro da revista Playboy, vencedora que foi do concurso Preferência Nacional (bumbum mais bonito). Não é apenas o "para-choque" que vale a pena nesta guria de apenas 20 anos. Toda ela é uma formosura irresistível, ainda mais com essa cara de sapeca que adora travessuras que ela mostra na foto. A propósito: é minha conterrânea, mas de Alvorada (Grande POA).

Convivas

Atenção: na coluna de ontem, respondi diversas mensagens pendentes dos últimos dias. Caso algum de vocês tenha perdido a atualização posterior da edição desta terça-feira, venham aqui e leiam os e-mails publicados.

"Incrível o São Paulo aceitar jogar em uma quinta à noite, 10 da 'madrugada', próximo a um clássico. O Santos também jogou quinta mais tarde, contra o Oeste, e acho isso um tiro no pé da Federação Paulista, que se sujeita muito a esses horários determinados pela TV. Tudo bem que quem paga tem o direito de escolher horário, mas poderia haver um bom senso e colocar esses jogos ao menos às 19h30. Depois o público não vai no estádio e ainda reclamam. *** Além de Cascata, o Campeonato Pernambucano tem outro jogador com apelido sensacional: Flávio Caça-Rato! Achei que era Cassarrato, como se fosse um sobrenome, mas é o apelido do cara mesmo! *** Ibrahimovic, como quase sempre, deixando seu time na mão na hora de decidir. Com exceção do Italiano de 2008, em que ele foi fundamental para o título da Inter, sempre se omite em jogos mais decisivos. *** Outro dia me lembrei que Michel Teló já fez uma música de relativo sucesso que consegue ser bem pior que a atual que nos tortura hoje em dia: ele cantava tocando uma sanfona e a 'obra' se chamava 'O Barquinho'. É de doer. *** Vi uma opinião interessante sobre 'Rei Davi', da Record, ter ganho alguns dias da Globo em audiência: enquanto a Globo insistir com 'Big Brother Brasil' e empurrar atrações de melhor nível para depois das 23h, ela nem ganha o público que gosta só de 'BBB' - que, teoricamente, não assiste o que passa depois dele - e nem ganha audiência nova, pois quem vai ficar esperando para ver algo que já vai tarde ao ar e ainda depois desta bomba? Com isso, a Record se aproveita de um programa com formato já desgastado e tira público de programas melhores, mas exibidos em horário proibitivo para muitas pessoas. Ao invés de tirar o 'BBB' do ar, a Globo opta pelo caminho 'mais fácil': colocar mais uma novela no horário pré-madrugada. *** Talvez o fato da tragédia em São Bernardo do Campo ter acontecido mais tarde e não ser em SP Capital explique o fato da imprensa ter coberto com menos ênfase o acontecido. *** Agora que vi a barrigada do SBT no caso da charge do U2 com Michel Teló. Vergonha é pouco para essa desatenção, mas convenhamos que o jornalismo do SBT já foi mais inteligente - na época do Bóris Casoy principalmente. Ele pode ser reacionário, mas ao menos imprimia uma qualidade maior ao que era exibido no 'TJ Brasil'. Hoje, os jornais do SBT são mais para constar mesmo." (Alexandre Rodrigues Alves)
Fiquei com medo e fui checar esse "Barquinho" do Michel Teló. Graças a Deus não é a composição clássica de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli e sim outra que não merece maiores considerações.

"A cobertura dos distúrbios policiais na Bahia por parte das TVs dá a entender algo que me é bastante claro não é de hoje: a Globo é a que mais dá força para suas afiliadas, fora que confia no taco dos profissionais de lá. Há anos que eu vejo Patrícia Nobre nos jornais da rede. E as afiliadas das outras emissoras? São tão preparadas quanto? *** Silvana Ramiro, de certa forma uma novata na Globo - três anos, se tanto? -, emplacou uma matéria no 'Jornal Nacional' desta terça-feira. Não é qualquer peixe de lagoa rasa que consegue isso, não. E no caso da Silvaninha, convenhamos que se trata de um peixão. *** Pepeu Gomes, além de cantor, é um genial multi-instrumentista que foi responsável por alguns dos melhores momentos instrumentais dos discos dos Novos Baianos. Tanto sua guitarra quanto seu bandolim elétrico soam como um verdadeiro caleidoscópio de influências que passam por samba, choro, jazz, rock, bossa nova, rumba e o que mais vier. O próprio Pepeu já declarou que seu estilo é uma mistura de Jimi Hendrix com Jacob do Bandolim. Além do próprio Pepeu, também aniversariam em 7 de fevereiro os falecidos Lauro Corona, ator, e Zé Carlos, goleiro do Flamengo na Copa União de 87. Ambos teriam completado 55 e 50 anos, respectivamente. *** Morre Wando e, com ele, um pouco da essência da paixão desmedida e desbragada da canção popular brasileira. Brega? Brega, sim, mas autêntico e não-fabricado para durar um verão, por isso merecedor da nossa admiração. Quase ninguém se lembra que Wando, no início da carreira, compôs e gravou uns sambas muito interessantes, sobretudo 'Nega de Obaluaê'. Sua história é uma lição de vida. No fim dos anos 60, ele trabalhava como feirante de dia e como músico de baile à noite. Isso era uma loucura pois, enquanto ele estava desligando os instrumentos na boate, já era hora de montar a barraca na feira. Aí um amigo chegou pra ele e deu um sábio conselho: 'Você não gosta de música? Então arrisque tudo pela música.' Ele seguiu o conselho e o resto é história. Qual a lição que fica? Devemos correr atrás dos nossos sonhos, pois cada um deles que deixamos pra trás é um pedaço de futuro que confiscamos de nós mesmos." (Clayton Moreira)
Eu sabia dos 55 anos de nascimento do Lauro Corona, mas me faltou tempo para pesquisar vídeos dele, por isso não mencionei a data na coluna de ontem.

"Pegando o gancho sobre os Estaduais: os mesmos não deveriam serem extintos e sim reformulados, diminuindo drasticamente o número de datas para no máximo 10 a 12, fazendo eles serem jogados apenas entre fevereiro e março. Outras medidas que também deveriam ser tomadas são em relação à Libertadores, fixando melhor as datas tal qual é na Liga dos Campeões: na fase de grupos, fixa 6 datas e não 10 ou 11 como é agora, além de jogar a Sul-Americana simultaneamente com a Libertadores. Sei que vais dizer que é por causa da TV e tal, mas como está, é uma bagunça. Fazendo as contas: ao invés de 23 datas, passando para 12 datas dos Estaduais, já sobrariam 9. Mais essas 5 da Libertadores, somadas mais as 10 da Sul-Americana, já seriam 24 datas que poderiam ser utilizadas pela Copa do Brasil e pelo Brasileirão mesmo." (Fabiano da Silva Dias)

"Que gafe essa do SBT. Sou grande fã do U2 e sei que o vídeo é de 2001, do primeiro DVD da turnê Elevation. É nítido como estão diferentes, Bono tá até de cabelo curto. Mas mesmo quem não é fã pode perceber que se trata de uma montagem, pois a voz não se parece com a do Bono e, em alguns momentos, nem consegue entender direito o que diz. *** Quem está trabalhando mais na TV brasileira: Ana Paula Araújo com 'Bom Dia Brasil' e 'RJTV' ou Michelle Loreto apresentando o tempo em 'Bom Dia SP', 'Bom Dia Brasil', 'SPTV', 'Jornal Hoje' e 'JN'?" (Hugo Leonardo Souza Pinto)
Ana Paula, claro, pois nem somando todas as participações da Michelle em cinco noticiários equivaleria a metade de um dos noticiários.

"Mando mais alguns comentários sobre os semelhantes do 'Chaves': a competição de números tem uma piada bastante usada, mas é bem engraçado ver a burrice do Chaves; o esquete do carrinho de sorvete tem boas tiradas; não acho o episódio do bolo da Dona Clotilde superior à versão do frango, mas é bem engraçado em algumas partes - e a janela dela é baixa; o esquete dos preços do Doutor Chapatin é ruim e vale troca de papeis entre Ramón e Maria Antonieta; o esquete do Festival da Boa Vizinhança é bom, apesar do cenário tosco e do nariz de 'pepino cruz' da Florinda, mas o final cantado por Marcelo Gastaldi e Sandra Mara é bem legal; o episódio do bilhete de loteria é muito superior à versão ex-perdida e ficou injustamente fora do ar por muitos anos; e a segunda parte do Seu Madruga fotógrafo é muito melhor que a primeira." (Ricardo Haertel)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

A música instrumental do cinema norte-americano celebra nesta quarta-feira os 80 anos de um maestro mestre: John Williams, de incontáveis indicações ao Oscar por um sem-número de trilhas sonoras que compôs e deixaram ainda mais especiais diversos filmes graças a elas. "Apenas" cinco serão recordadas neste tópico: esta aqui é a de "Tubarão" (1975); esta aqui é a de "Guerra nas Estrelas" (1977); esta aqui é a de "Superman" (1978); esta aqui é a de "Os Caçadores da Arca Perdida" (1981); e esta aqui é a de "ET: o Extraterrestre" (1982). Com exceção do tema do Indiana Jones, todos mostram John regendo a Boston Pops Orchestra. Celebremos muito este senhor!

Antes do Arremate...

...voltemos a Wando. Ouça aqui uma gravação inédita que foi disponibilizada esta manhã: uma versão de "Travessia", de Milton Nascimento, gravada nos estúdios da Rádio Eldorado Brasil 3000 FM. Arrematemos.

Arremate

A Bahia em pânico com a greve dos policiais e os caras falam em Carnaval? Mas vão plantar batatas!

"24 Horas" volta torcendo muito para boas novas surgirem para população e policiais!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.