.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

6 de fevereiro de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 161
Jovens brasileiras campeãs

Cerca de cinco mil torcedores foram ao Couto Pereira neste domingo e viram o Brasil conquistar o Sul-Americano Feminino Sub-20 ao derrotar a Argentina por 2 x 0, arrematando uma campanha de sete vitórias em sete jogos, com 28 gols marcados e um sofrido, além de Ketlen ser a artilheira com 9 proezas. O jogo valeu somente para fins de título pois a derrota do Paraguai para a Colômbia confirmou por antecipação as argentinas junto com as brasileiras no Mundial Feminino Sub-20, que começa em 18 de agosto no Japão. Boa sorte para nossas gurias, que tiveram como melhor campanha no torneio mundialista o terceiro lugar em 2006.

"Catadão" dos Estaduais

São Paulo - No dia dos 20 anos, Neymar chegou ao seu centésimo gol pelo Santos. Fato bom para render pautas a semana inteira, certo? Até por aí. Ele saiu de cara fechada do campo pois o Palmeiras é que venceu em Presidente "ProQuente" (essa é nova). Uma virada impressionante: empate aos 43 e vantagem aos 46, graças ao gol contra do Maranhão, que não deixou o impedido Ricardo Bueno receber. O São Paulo trincou a Ponte Preta no Majestoso e beneficiou-se do empate do Corinthians com o Bragantino. Tricolor e Timão lideram o certame junto com o Paulista, que superou o Catanduvense. Em termos campineiros, Guarani sorriu pois viu a Ponte perder e fez a sua parte diante do São Caetano. A Portuguesa só empatou com o Ituano, que marcou com Chapinha, que veem aqui sorrindo por isso. Por fim, o Linense derrotou o Guaratinguetá tendo gols de Chimba (bããã) e Tarracha (bah!!!).

Rio de Janeiro - Botafogo e Flamengo empataram sem gols, mas se valesse o placar dos chutes no poste, o alvinegro teria ganho do rubro-negro por 2 a 1. Este foi o primeiro jogo do atual Carioca com mais de 10 mil pessoas no estádio (e 12.439 no público total, pois o pagante foi de menos de 9 mil). Os dois não ganham há três rodadas e dividem o segundão do Grupo A com o Resende, que venceu o Bonsucesso. O líder é o Nova Iguaçu, que superou o Macaé. Já o Grupo B tem dianteira do Vasco graças a Diego Souza, que dobrou ante o Friburguense. O Fluminense teve um gol sensacional de Thiago Carleto, mas só empatou com o Duque de Caxias e, na classificação, está a dois pontos do Boavista, que empatou com o Volta Redonda. O principal destaque tricolor foi a reestreia do Thiago Neves, que saiu no tempo segundo e está confirmado na reserva para amanhã, contra o Arsenal, pela Libertadores.

Minas Gerais - Começou bem o Cruzeiro. Bem mal. Deu Guarani em Sete Letícias Lagoas. Mas foi apenas a estreia, não cabe um desconto? O Atlético virou no segundo tempo sobre o América de Teófilo Otoni, enquanto o América de Beagá ganhou da Caldense em peleja de público ínfimo de 439 bombeiros... ah, espera, confundi com aquele caso do Rio de Janeiro. Neste jogo do Mineiro foram 439 pagantes, isso sim.

Rio Grande do Sul - Dois clássicos muito movimentados neste domingo. Um não teve vencedor: o Gre-Nal, igual em dobras e que passou uma sensação ruim para o Grêmio e boa para o Internacional pois os azuis tiveram os titulares e os vermelhos foram com os reservas. Saíram bem na foto o tricolor Marcelo Moreno e o colorado Dátolo, autores de tentos já no primeiro clássico. Outro clássico teve vencedor: o Ca-Ju, ganho pelo Caxias sobre o Juventude, que depois de ter vencido o Grêmio levou 8 gols em duas partidas. O Bepe assumiu o primeirão do Grupo 2 devido ao empate do Cruzeiro com o Lajeadense, que lidera o Grupo 1. O Inter é terceiro do 1 e o Grêmio é sexto do 2. A destacar ainda dois gols de Juba para o Novo Hamburgo sobre o São Luiz, para alegria do Lula e da Zelda, e os dois gols de Cléber Luís para o Ypiranga no empate com o Avenida, para apreço de Machado Roberto.

Paraná - Pois é: Coritiba líder isolado com 100% em cinco rodadas tanto por quatrilhar o Arapongas quanto pelo empate de Cianorte e Atlético, outros até então 100%. E no empate do Londrina com o Iraty, o gol do LEC foi de Alexandre Oliveira, de bicicleta. Alê vai cantar muita marra quando chegar hoje para trabalhar no SporTV e na ESPN.

Santa Catarina - Outra 100% após cinco jogos é a Chapecoense, que deu de três no Figueirense. Vice-líder é o Avaí, que trincou o Camboriú e já ganhou quatro em sequência. O Criciúma é intermediário na tabela após empatar com o lanterna Marcílio Dias - e só empatou aos 45 do segundo. Mas a peleja mais doida do fim de semana foi a do Joinville, vencido pelo Metropolitano por um gol de diferença em jogo de nove gols. O Metrô abriu 4 x 0 somente nos primeiros 20 minutos, impressionante. Só aos 20 do segundo os visitantes diminuíram. Aí os mandantes fizeram o quinto aos 29 e, depois, levaram três gols em sete minutos. Por um triz o JEC não empatou, mas a derrota o faz ter apenas 2 pontos ganhos em 15 disputados. Rafael Costa, do Metropolitano, e Lima, do Joinville, marcaram três vezes cada. Que loucura de disputa! Em tempo: o Joinville tem em Argel Fucks seu novo treinador.

Pernambuco - Vai render polêmica por dias a arbitragem do Clássico das Emoções. Flávio Caça-Rato e Cascata chegaram aos tópicos mais citados do Twitter no Brasil e deu empate entre Náutico e Santa Cruz graças a um polêmico tiro livre a 11 passos da marca fatal para os alvirrubros aos 49 minutos do segundo tempo. Antes, um dos gols tricolores surgiu de uma falta não marcada contra eles. Emerson Sobral foi o apitante da porfia. O Timbu é o líder com um ponto a mais que o Salgueiro, que levou ferro do Belo Jardim com gol de Júnior Borracha. Aí não tem lapiseira que impedisse seu triunfo. O Sport está a dois pontos do Náutico após ganhar do Serra Talhada, que mostra ser "fogo de palha". E sabe o América? Pois perdeu em casa para o Central e só tem um mísero pontinho ganho em 21 disputados. Larissa, Larissa!

Bahia - Apesar da falta de segurança que tem aterrorizado os baianos devido à greve das forças policiais e aos consequentes incidentes violentos e assassinatos aos montes, a rodada foi mantida. No "revival" da última decisão, o Vitória atropelou de quatro o até então 100% Bahia de Feira. O Bahia jogou fora de casa. Abriu dois gols sobre o Itabuna, que virou o marcador em menos de 10 minutos. Aí os tricolores empataram aos 41 e venceram aos - sim, senhor - 52 minutos da etapa final. Três dos quatro gols do Bahia foram de Souza. Seu time é segundão, com dois pontos a menos que o xará de Feira e um a mais que o Vitória. 6 rodadas foram disputadas.

Ceará - Com "i" ou com "y", Ceci e Peri choraram (não deu para completar a rima, humpf). O Ceará trincou o Guarani e o Fortaleza virou sobre o Guarany no último minuto da partida. Tricolores tem 13 pontos - e um jogo a menos -, contra 14 do Vozão e 15 do líder Horizonte, após 6 rodadas. E na vitória do Tiradentes sobre o Icasa, uma das proezas dos ganhadores foi de Wilker. Depois da dramaturgia, agora ele investiu no futebol, é isso?

Rio Grande do Norte - Pode o mesmo jogador marcar gols por duas equipes ao mesmo tempo, ainda por cima alegrando um rival e entristecendo outro? Por que vou dizer que não se acho que sim? Wanderley fez três gols decisivos para América e ABC: dois dos quatro dos vitoriosos alvirrubros contra o ASSU e o do empate do Caicó com os alvinegros. Piadas à parte, depois de 7 rodadas, o ABC lidera com 15 pontos e o América é apenas o quinto, com 10.

Goiás - O Goiás mantém os 100% em 5 rodadas depois de vencer outro clássico, agora derrubando o Atlético, que manteve a vice-liderança pois o Itumbiara vencia até 41 do segundo, mas tomou o empate do Morrinhos e, cinco minutos depois, a virada final. O Vila Nova foi trincado em casa pelo Aparecidense e é apenas o sexto colocado. Vila, Vila, Vila!

Mato Grosso - Um dos gols da vitória do Cuiabá sobre o Vila Aurora foi marcado por Cesar Romero, cujos empresários dizem, mas não provam, que são Adam West e Burt Ward.

Pará - Resolvida a semifinal do primeiro turno: Águia x Remo (que perdeu para o São Francisco) e Cametá x Tuna Luso. Sim, você não leu errado. O Paysandu foi eliminado pois caiu diante do São Raimundo. Eita nóis!!!

"Pelas Zoropa"

Espanha - O Real Madrid é o campeão, convenhamos. Mesmo com o Barcelona vencendo o Real Sociedad, os merengues mantiveram sete pontos de frente pois passaram pelo Getafe. Só dando um mole com "MO" maiúsculo para perder o caneco nas 17 rodadas que restam. O jogão da rodada foi a igualdade de trincas entre Athletic Bilbao e Espanyol. O Bilbao fez 1 x 0, o Espanyol virou para 2 x 1, o Bilbao "revirou" para 3 x 2 e o Espanyol chegou ao derradeiro empate no último minuto.

Itália - Nenhum dos três primeiros saiu vencedor: Juventus foi aos 45 pontos "oxando" com o Siena, Milan foi a 44 ao "oxar" com o Cagliari e a Udinese parou nos 41 ao perder para a Fiorentina. Agora, e a Internazionale? Acabou a magia dela ou o quê? Terceiro fracasso consecutivo depois daquelas sete vitórias seguidas, agora tomando quatrilho da Roma. 22 rodadas foram disputadas.

Inglaterra - Após 24 rodadas, a liderança é novamente só do Manchester City, que fez sua parte diante do Fulham e viu o Manchester United arrancar um empate que parecia improvável diante do Chelsea, que tinha 3 x 0 e levou três gols em menos de meia hora. Assim como o Gre-Nal gaúcho, o "Gre-Nal britânico" também terminou empatado. São 57 pontos dos Cidadãos e 55 dos Diabos Vermelhos. O massacre do fim-de-semana foi do Arsenal, que aplicou 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 sobre o Blackburn, três só do Van Persie. Logo mais, o Liverpool recebe o Tottenham no possível primeiro jogo do Suárez após a suspensão de oito pelejas (ele começa na reserva).

Alemanha - Vencedor na sexta-feira, o Borussia Dortmund secou a concorrência no sábado. E não é que deu certo? Bayern de Munique, Schalke 04 e Borussia Monchengladbach foram barrados, respectivamente, por Hamburgo, Mainz e Wolfsburg. Consequência: Dortmund primeirão após 20 rodadas.

França - Prossegue a perseguição, concluídas 22 rodadas. Paris Saint Germain e Montpellier ganharam do Evian e do Brest, respectivamente, e a distância entre eles ainda é de 3 pontos. E em prévia da final da Copa da Liga Francesa, deu empate dos Olympiques, o de Lyon igualando com o de "Renato Marselha" aos 45 do segundo... Vem cá, tchê: todo mundo resolveu marcar gol na troca do sinal amarelo para vermelho nestes últimos dois dias?

Uma da Argentina

Somente no último sábado acabou o Torneio Clausura. Ainda havia um jogo pendente por paralisação no primeiro tempo devido a baderna entre torcidas. Era importante o jogo devido ao sistema da média das últimas temporadas que determina os rebaixados por lá. O Estudiantes ganhou por 2 x 1 do Banfield.

Curtinhas

*Aquilo de duas semanas atrás, quando o Internacional jogou pela Libertadores na quarta-feira e pelo Gauchão na quinta, não se repetirá nesta semana. Sabem bem que o Colorado enfrentará o Juan Aurich na quinta, certo? Pois na noite anterior estava programado ele encarar o Cruzeiro. Mas a peleja doméstica ficou para 15 de fevereiro. Um pouco de bom senso, ao menos.

*Marcado para amanhã, pela Justiça de Minas Gerais, um leilão da Arena do Jacaré, que tem sido o principal palco de América, Atlético e Cruzeiro há um bom tempo. Causa, motivo, razão ou circunstância: uma empresa de ferragens que prestou serviços ao dono do estádio, o Democrata de Sete Lagoas, cobra uma dívida de 73 mil "dilmas" ainda de 2005. E agora?

*60 mil fãs compareceram à Bombonera no sábado para a despedida de Martin Palermo dos gramados. Ex-companheiros de Boca Juniors, como Abbondanzieri e Schelotto, além do técnico Carlos Bianchi, estavam lá. Tévez também foi à caixa de bombons em forma de estádio de futebol, mas não jogou.

*Será entregue nesta segunda-feira o Prêmio Laureus para os melhores esportistas de 2012. Novak Djokovic, Sebastian Vettel, Dirk Nowitzki, Lionel Messi e Usain Bolt: qual deles será declarado o melhor dos melhores?

*Parabéns à conterrânea Mayra Aguiar, campeã da etapa de Paris do Grand Slam de Judô ao vencer a ianque Kayla Harrison por yuko. Primeiro ouro brasileiro do torneio de Paris desde o de Edinanci Silva, há 12 anos. Beleza!

*O Super Bowl é gigante. O New York Giants tinha 17 x 15 de desvantagem, mas Eli Manning foi decisivo para o triunfo por 21 x 17 sobre o New England Patriots. Quarto título em cinco finais disputadas pelos Giants. Que tal?

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais ausente do que alguém que você gosta ficar algum tempo fora de seu reduto: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Três meses. Por este tempo a lindindona repórter Paula Valdez estará fora do ar no "Jornal do Almoço" da RBS TV de Porto Alegre. Ela saiu de férias licenciadas da emissora e retorna em maio. Longos meses sem a Paulinha...

*Muda a grade da Record/RS a partir desta noite: "Rebelde" entrará às 19h (horário da rede), com o jornal "Rio Grande Record" voltando a ser das 20h às 20h30, fugindo da concorrência com "RBS Notícias" e "Band Cidade", além de agora ser faixa exclusiva de jornalismo local neste horário pois não tem mais nele o "Jornal TVCOM", há alguns meses veiculado às 23h30. E a julgar a chamada vertical exibida esta manhã no intervalo do "Fala Brasil", oficializaram Simone Santos como apresentadora no lugar do Farid Germano Filho, que terá um novo projeto em breve aos sábados.

*Em cortesia da Patrícia Kogut, vejam aqui Ana Furtado de rainha de bateria da Grande Rio para o Carnaval deste ano. Promete estrear bem na função?

*Leio no Sidney Rezende algo para levantar o ânimo (eu disse o ânimo) do macharedo: que Juliana Paes disse que não descarta posar nua outra vez quando começar a exibição de "Gabriela" (aêêêêê!!!), apenas pelo fator artístico e não pela grana. E mais: ela disse que acha a nudez bonita, principalmente a feminina. "Gosto de ver mulher pelada", disse textualmente. Tem como não amar essa mulher, amigos do Brasil? Eh, eh, eh...

Bela do Dia: Débora Favarini

Débora Favarini, jornalista e esposa de Kléber Gladiador. Soube-se neste domingo de um boletim de ocorrência que ela registrou contra o atacante do Grêmio, ao qual acusa de agressão. Tem a versão dela, tem a versão dele, agora a Polícia vai investigar... Só sei que me bateu a curiosidade em ver como era a esposa dele (que não tem como não perder pontos comigo ao ser associado a algo hediondo e inaceitável como violência com uma mulher) e aí está essa lindíssima madame estampando a principal seção deste site nesta segunda-feira. E consequências desta acusação de agressão serão registradas pela coluna quando surgirem.

*Falando em deusas estonteantes: estreou no último sábado um reclame da Brahma estrelado por Jennifer Lopez, que veem aqui. É só ela soltar o molejo pra valer e, se desfilar na avenida, a Sapucaí sacudirá como nunca.

*A saideira (efeito dos poucos assuntos de hoje): nesta segunda-feira, se vivo estivesse, completaria 80 anos François Truffaut, cineasta francês que é um dos maiores de todos os tempos e foi fundamental para o movimento "Nouvelle Vague". Alguns de seus grandes momentos no cinema foram "Os Incompreendidos" (1959), "Uma Mulher Para Dois" (1962), "A Noite Americana" (1973), "O Homem Que Amava as Mulheres" (1977) e "O Último Metrô" (1980). Além disso, Truffaut co-estrelou "Contatos Imediatos do Terceiro Grau" (1978), uma das grandes obras de Steven Spielberg.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver refilmando "O Homem Que Amava as Mulheres" como a história da minha vida (hahaha).

Aviso aos navegantes

Como publico as colunas bem tarde (leia-se perto das 13h), deixarei para registrar as mensagens dos amigos do Brasil na coluna desta terça-feira, com as devida calma, tranquilidade e atenção que todos merecem. Enquanto isso, aproveitem e deem uma lida também na coluna deste domingo, onde atendi alguns convivas e publiquei assuntos legais para sua apreciação. Agradecido fico.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Viram quem completa 50 anos nesta segunda-feira? Axl Rose, o eterno líder dos Guns 'n' Roses. Bons tempos em que ele estava numa boa e fazia um rock'n'roll beleza pura. Recordemos uma desta época: aqui está a sensacional "You Could Be Mine", da trilha sonora de "O Exterminador do Futuro 2: o Julgamento Final" - com direito à participação do uma vez governador, sempre governador Schwarzenegger.

Arremate

De Sepp Blatter: "o Brasil organizará uma Copa do Mundo extraordinária". Como eu gostaria que fosse verdade.

"24 Horas" volta antes, muito antes, do nosso Mundial ter início!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.