.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

3 de fevereiro de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 158
Fechados os oito grupos da Libertadores 2012

Com os empates do Unión Española no México com o Tigres e do Peñarol com o Caracas na Venezuela, agora temos efetivamente fechados os oito grupos da Copa Libertadores. Relembremos eles:

Grupo 1 - Santos, Internacional, Juan Aurich (Peru) e The Strongest (Bolívia)
Grupo 2 - Flamengo, Olimpia (Paraguai), Emelec (Equador) e Lanús (Argentina)
Grupo 3 - Universidad Católica (Chile), Júnior de Barranquilla (Colômbia), Bolívar (Bolívia) e Unión Española (Chile)
Grupo 4 - Fluminense, Boca Juniors (Argentina), Arsenal (Argentina) e Zamora (Venezuela)
Grupo 5 - Vasco, Nacional (Uruguai), Libertad (Paraguai) e Alianza (Peru)
Grupo 6 - Corinthians, Nacional (Paraguai), Deportivo Táchira (Venezuela) e Cruz Azul (México)
Grupo 7 - Vélez Sarsfield (Argentina), Deportivo Quito (Equador), Defensor (Uruguai) e Chivas (México)
Grupo 8 - Universidad de Chile, Peñarol (Uruguai), Nacional (Colômbia) e Godoy Cruz (Argentina)

E já marque na sua agenda a primeira rodada de pelejas, na próxima semana (os horários são de Brasília).

Terça - 19h45, Defensor x Vélez Sarsfield; 22h, Fluminense x Arsenal; 0h15, Chivas x Deportivo Quito
Quarta - 19h45, Nacional/P x Cruz Azul; 22h, Vasco x Nacional/U; 0h15, Unión Española x Júnior
Quinta - 20h, Internacional x Juan Aurich; 22h15, Libertad x Alianza e Universidad Católica x Bolívar; e 0h30, Emelec x Olimpia

Confusões rubro-negras

O GloboEsporte.com antecipou a notícia na quarta-feira, aí Patrícia Amorim desmentiu categoricamente na Rádio Tupi momentos depois, o Flamengo ganhou do Real Potosí e avançou para a fase de grupos, Vanderlei Luxemburgo perdeu o emprego no dia seguinte e, simultaneamente, Joel Santana pegou o seu banquinho e saiu de mansinho do Bahia. Pegou muito mal a postura da "Paty Quebra-Barraco" (como apelida o Meia Hora na manchete desta sexta-feira) dada a sequência dos fatos. Me bateu um desânimo daqueles lendo ontem à noite, no Twitter, relatos de vários considerados com todas as reações possíveis para a coletiva dela - todas, claro, menos as positivas.

Como se tudo isso não bastasse, ainda tem clássico na noite deste domingo contra o Botafogo, que ontem marcou passo outra vez ao só empatar com o Madureira. Sim, sei que hoje tem jogo contra o Olaria. Mas dê de ombros para este. Serão reservas em campo. A partir de amanhã é que saberemos às claras o que será do Mengão dentro das quatro linhas a partir de agora. Ah, já ia me esquecendo: poderoso Ronaldinho a ponto de derrubar o técnico.

"Catadão" dos Estaduais

São Paulo - Igualdade na estreia dos titulares do Santos contra o Oeste, que saiu na frente e tomou o empate na primeira fatura do Ibson pelo Peixe. Se Léo completou ontem 400 atuações pelo alvinegro praiano, o centésimo gol de Neymar por ele ficou para o clássico de domingo, contra o Palmeiras, em Prudente. O São Paulo perdeu os 100% ao ficar no 1 x 1, no Cícero, com o Guarani. Os campineiros não perderam nesta rodada, pois a Ponte Preta continuou embalada ao derrotar o Linense no Majestoso. Após quatro rodadas, o único time 100% é o Corinthians. Mas esta não foi a notícia mais importante da noite para o Coringão e sim o regresso do Douglas, que sai do Grêmio por três anos de compromisso. Douglas estava mal nos últimos tempos no Tricolor, mudar de ambiente pode trazer seu bom futebol de volta.

Rio Grande do Sul - Já sem Douglas, que Caio Júnior disse ter mandado para a reserva antes da confirmação de negócio com o Corinthians (ou seja: deficiência técnica), o Grêmio venceu o São Luiz pela contagem mínima. Kléber Gladiador perdeu um pênalti inexistente, mas pouco depois aproveitou uma ótima oportunidade. Mas apesar da recuperação, os relatos não foram muito animadores. Não há mais ninguém 100%. O Lajeadense lidera o grupo de Internacional e Juventude, enquanto Cruzeiro e Caxias dividem a dianteira na chave do Grêmio.

Santa Catarina - O que acontece com o Joinville? Com a derrota para o Atlético em Ibirama, tem 2 pontos conquistados e outros 10 perdidos. Desse jeito, ficará difícil ser um dos quatro semifinalistas. O Figueirense continua bem em seus domínios após trincar o Metropolitano. Rodrigo Ninja, do Metrô, fez dois gols. Como o placar foi 3 x 1, você já imagina o que aconteceu...

Ceará - O Horizonte perdeu os 100% ao ser derrotado pelo Fortaleza, que foi aos 10 pontos, a dois do líder. Entre eles está o Ceará, com 11. Lembre-se que o Leão tem um jogo a menos pois aquele contra o Trairiense será apenas no dia 18.

Curtinhas

*Além da saída de Vanderlei Luxemburgo, outra mudança no Flamengo foi na direção de futebol. Luiz Augusto Veloso se mandou e Paulo César Coutinho, filho do saudoso Cláudio Coutinho, é o novo responsável pelo cargo.

*Vôlei: Giba terá sua canela esquerda operada daqui a 10 dias devido a um princípio de fratura por estresse no local. Uma haste será colocada dentro do osso para que o ponteiro se recupere mais rapidamente. Sem a operação, Giba correria o risco de perder a Olimpíada de Londres, o que não seria nada bom para a seleção brasileira.

*Falecido na quarta-feira aos 90 anos, de ataque cardíaco, Angelo Dundee não treinou apenas Muhammad Ali (com quem trabalhou por 21 anos, nos quais aconteceram os históricos combates "Rumble In The Jungle" de 1974 e "Thrilla in Manila" de 1975). Também receberam suas instruções nomes históricos como George Foreman e Sugar Ray Leonard. Outro que Angelo treinou foi o nosso Maguila, na derrota para Evander Holyfield, em 1989.

*Deu no site: "UFC aposenta gladiador". Compreensível. Por mais que Kléber se empenhasse, não dava para conciliar futebol com MMA e uma hora ele teria de fazer sua escolha (risos).

*Veem aqui uma imagem do F2012, o bólido da Ferrari que Fernando Alonso e Felipe Massa conduzirão na Fórmula 1 daqui a algumas semanas. Há um degrau no bico. Gostaram do carro?

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais pampeano do que jogar futebol de bombacha e tomar chimarrão para refrescar (?) no intervalo: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Falei esta semana da mudança na Record/RS, com a saída de Farid Germano Filho do "Rio Grande Record" para estrear um novo projeto às 13h dos sábados a partir de amanhã. Desde esta semana, o noticiário noturno é apresentado por Simone Santos, que o já fazia como substituta do agora ex-titular. Por isso ela não faz mais o matutino "Direto da Redação", agora feito por Aline Schneider. Não sei se serão as duas efetivadas nestes jornais, só cuidando.

*Falando em belas e competentes damas da Record: indico aqui o recém-lançado blog da repórter e apresentadora Luiza Zanchetta, com pensamentos sobre coisas da vida. Vale prestigiar a amiguinha da Rosa também em texto.

*Mais uma da Record, que vi esta manhã em um dos intervalos do "Fala Brasil": chamada do "Balanço Geral" mostrou o apresentador Alexandre Mota anunciando manchetes usando óculos e falando naquele tom muito formal de outros tempos, além de estar em uma bancada. Foi uma zoeira por conta de vários noticiários das TVs de Porto Alegre com formato semelhante (apresentação mais "pilhada", em pé, e noticiário mais policial e comunitário), como o "SBT Rio Grande" e a versão local do "Brasil Urgente" na Band. Diferentemente de outras chamadas, onde o cutucão nos concorrentes soava como meramente provocativo, essa de hoje foi bem bolada e engraçada. Aí, sim.

*Ano passado, uma das "Belas do Dia" desta "24 Horas" foi Carolina Guedes, que a Rede Globo tinha adquirido para o "Auto Esporte" e trabalhava na TV Gazeta, a afiliada de Vitória. Me perdi dela depois de um tempão e agora a reencontrei: está como repórter da TV Record em Ribeirão Preto. Geralmente é vista no "SP no Ar", do William Travassos, com as notícias daquele entorno.

*Diria Zagallo: aí, sim, fomos surpreendidos novamente. 8 e meia da manhã, giro pelos canais UHF e, passando no 38 (canal 24 horas da Igreja Mundial, a do Valdemiro Santiago), vejo quem apresentando um programa? Herberth de Souza, o ex-repórter do "Aqui Agora" do SBT, que chegou a ser apresentador da reedição de 2008 e que - provavelmente só eu lembrarei dessa - ficou cerca de um mês no ar no SBT aqui de Porto Alegre com um inacreditável programa chamado "Repórter Coragem", que acabou mais rápido que prova de 100 metros percorrida pelo Usain Bolt e devolveu a hora do almoço ao "SBT Rio Grande". Então tá, né...

*Falei esta semana sobre algumas novidades que a TV Cultura de São Paulo terá a partir do mês que vem. Leio no Comunique-se que outra delas será "Veja na TV", nas noites de terça-feira, em co-produção da Cultura com a revista Veja. Responsável pelo projeto é Augusto Nunes, que até agosto do ano passado atuava na Cultura como entrevistador fixo do "Roda Viva" no tempo da Marília Gabriela, além de ter apresentado o mesmo programa entre 1987 e 1989. Toda a produção será da equipe de Veja, de cujo estúdio o programa será apresentado. O mesmo estúdio atende ao "Veja Entrevista", programa quinzenal em vídeo do site da revista feito pelo próprio Augusto.

*Leio na Patrícia Kogut que o novo jogo apresentado por José Luiz Datena será estreado em março pela Bandeirantes, com exibição às 21h de segunda a sexta - menos às quartas-feiras, por causa do futebol. Não há título definido e a atração não será ao vivo e sim gravada. Anônimos participarão, mas há a ideia de às vezes convidar famosos para responder as perguntas do apresentador do "Manhã Bandeirantes" da Rádio AM/FM e do "Brasil Urgente".

*Viram quem vai comentar os sempre inacreditáveis bastidores do Carnaval na RedeTV!? Robert Rey. Sim, o Doutor Hollywood. Mamãe... Se não fosse a mais que demais Flávia Noronha, eu passaria longe disso.

*Saiu no Jornal da Tarde: a Justiça de São Paulo mandou apreender o DVD "A Arte do Insulto", do Rafinha Bastos, devido a uma piada dele com deficientes. Rafinha, Rafinha... Deram 20 dias para ele recolher os DVDs das prateleiras, além de condená-lo a pagar 200 mil "dilmas" de indenização. Tá difícil de sair uma boa notícia sobre meu conterrâneo. Mas fazer o quê, se ele tem provocado tudo isso?

*Leio no João Fernando que Ellen Roche disse para ele que, mesmo sendo convidada pela Playboy, não pretende posar nua novamente pois quer focar na carreira de atriz. Desmancha-prazeres esta loira espetacular.

*Passando para uma morena espetacular e não tendo como não ser direto no ponto: e os seios da Juliana Paes em "As Brasileiras"? Avolumados com "AV" maiúsculo, para deleite do macharedo. Claro que foi efeito da recente maternidade dela, pois foi neste período a gravação de "A Justiceira de Olinda". Nem prestei atenção direito no episódio, admito. Se essa mulher já me enlouquece pela televisão, imagina se é ao vivo?

*Leio no Lauro Jardim que a prévia do "Ipobre" em Sampa City apontou vitória da Globo por 20 a 14 sobre "Rei Davi", da Record. Contra o monumento que é Juliana, não há Davi e não há Golias que faça frente.

*No fim da última semana, todos viram, aconteceu o acidente com Danielle Winits e Thiago Fragoso no musical "Xanadu". Esta noite, às 22h, o filme original do finalzinho dos anos 70 será reprisado pelo Telecine Cult.

*A saideira é mais uma vez com os episódios semelhantes do "Chaves", para alegria do prezado parceiro twitteiro Eduardo Costa, que não sei como consegue conciliar narração de futebol em webrádio a partir de Uruguaiana, apresentação do matutino "MG no Ar" na Record, fazer shows de música sertaneja e jogar futebol no Vasco, tudo ao mesmo tempo (hahaha). Antes de mais nada, corrijo um erro meu da coluna de ontem e reindico aqui (postado por forumchaves) o episódio inédito "O Surto de Catapora", acompanhado do esquete de Chespirito atrapalhando Ruben com suas duas noivas. Eu tinha colocado o link errado, mas aí está o correto.

*Agora, sim, os episódios desta quinta-feira. O primeiro semelhante foi do jogo de beisebol entre Chaves, Quico e Nhonho. Engraçado no começo ver o Chavinho falando em "bola com defeitcho" por falar em catcher e pitcher, além do "um, dois, três de Oliveiraaaa...". Antes dele, tem um esquete dos ladrões Beterraba e Peterete assaltando uma velhinha. Como o episódio principal teve alguns minutos do segundo bloco cortados pelo SBT, indico este vídeo aqui (postado por videosdetimes), com áudio de uma exibição original somado à imagem de um canal de outro país. Fica até melhor por ter os créditos iniciais e finais.

*Mas a boa pedida foi mais um surpreendente episódio inédito: a primeira versão do álbum de figurinhas, esta com Nhonho e sem Chiquinha. Ninguém desconfiava que este o SBT tivesse arquivado com dublagem, o que é apenas e tão somente mais um argumento a favor de um pensamento que tenho como verdade: a TV do Patrão tem tudo dublado e ainda tem bastante coisa por estrear. Vejam aqui (postado por forumchaves) mais este inédito.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver no penhor obtendo 10 mangos pelo meu ferro para trocar por "figurinhas" de dólares.

Bela do Dia: Ana Rosa Tanos

Ana Rosa Tanos, modelo. É a professora gostosa do quadro do "Agora é Tarde", onde Danilo Gentili teve um "tira-teima de inteligência" com Neto. Queria eu tomar diversas lições com esta moça muito sexy.

Convivas

"O São Paulo não deve contratar Nilmar. Enquanto isso e com a contusão do Luís Fabiano, fica dependente no ataque do 'ciscador' Fernandinho e do limitado Willian José. É pouco para um time que quer voltar a ter títulos. *** Acho que mais uma substituição já poderia ser liberada no futebol, bastando para isso deixar uma mudança específica para o goleiro durante o tempo normal. Quatro trocas, mais uma específica para o goleiro, seria o ideal a meu ver. *** Incrível Flamengo, Vasco e Cruzeiro enfrentarem problemas salariais. Não que os problemas financeiros dos nossos times sejam novidade, mas o que surpreende é o fato deles acontecerem logo depois de celebrado o novo acordo dos direitos de transmissão. Se os clubes não gerirem bem suas finanças, de nada adiantará receberem mais da TV. *** Será que o Santos não pensou em fazer um jogo de despedida para o técnico Lula nos anos 60/70 para ele chegar à marca de mil dirigindo o Peixe? Bem possível que não, pois naqueles tempos parece que não existia essa fixação por datas e números que temos hoje. *** Mais uma dica de separados no nascimento: Ricardo Teixeira e Newt Gingrich, pré-candidato republicano à presidência dos EUA. *** Rivaldo exagera um pouco ao dizer que não é reconhecido no Brasil, todos se recordam dele com a camisa 10 da Seleção em duas Copas. Pelo jeito dele, mais reservado, ele naturalmente se exclui um pouco das badalações - a não ser que queira ser mais badalado e nós não sabemos. Mas falando de forma geral, muitas pessoas realmente são mais reconhecidas por aqui apenas quando morrem. *** Triste realmente essa barbárie acontecida no Egito, ainda mais pelo perverso componente político envolvido. *** Vai ser muito interessante ver o Athletic Bilbao, que tradicionalmente coloca dificuldade ao time do Barcelona, chegar à final da Copa do Rei, ainda mais sob o comando do Marcelo Bielsa. *** Interessante a TV Cultura ter outros tipos de programa na suas faixas de programação na manhã e na tarde. É muito repetitivo se dedicarem apenas à programação infantil, que é de boa qualidade, mas podem variar um pouco. *** Luciano Júnior vai trabalhar na área esportiva da RedeTV!? Se sim é meio estranho ele voltar à essa área, ainda mais pelo modo que saiu do esporte na Band. *** Sim, o cabelo da Renata Maranhão está diferente, mais liso, mas nem por isso a deixa menos bela. *** Daniel Bork é irmão da mulher do Johnny Saad. *** O quadro que a Record pretende lançar no 'Hoje em Dia', chamado 'Um Bebê em Casa', já existe! No 'Mulheres', da TV Gazeta, está sendo veiculado um quadro chamado 'O Bebê Chegou', que, pela descrição que foi dada, é a inspiração do que querem fazer na Record. *** Parece ser uma boa esse canal Comedy Central. Na Via Embratel, saiu o VH1 Hits para ele entrar na grade. Na Sky, qual canal foi retirado? *** Vi o episódio do Quico doente com o Seu Madruga e a imagem estava OK. O que não estava OK era a parede da casa da Dona Florinda, bem manchada." (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: é que a Globo tá dando uma controlada nos repasses de verbas, não sendo toda aquela mamata que os clubes imaginavam, daí originando-se estas situações. Segundo: Newt é igualzinho ao Teixeira. Terceiro: sou do tempo do "Jornal da Cultura 60 Minutos", às 12h, com Milton Jung. Quarto: Luciano atuará no jornalismo geral. Eu é que dei uma ideia de usarem ele no esporte às vezes devido à enorme experiência nesta área. E quinto: também foi o VH1 Mega Hits. Ele e o Comedy Central são da mesma programadora, a Viacom, que apenas trocou um canal pelo outro em espaço já existente - mais ou menos o mesmo que a Fox quer fazer com Speed e Fox Sports.

"A saída de Vanderlei Luxemburgo é mais uma demonstração de que todo profissional, por mais competente que seja ou tenha sido, tem que ter ao seu lado um assessor ou uma voz mágica, dizendo-lhe: 'eu não sou Deus, eu não sou perfeito.' Ele foi o último técnico que inovou no combalido futebol brasileiro dos últimos 25 anos, principalmente na montagem de elenco e na orientação aos jogadores para cumprir taticamente uma posição e várias funções. O Luxa de hoje é apenas caricato. Não é empresário e não é treinador. Só há um caminho: reciclar e continuar querendo ser o treinador com mais títulos no Campeonato Brasileiro desde 1971. Em contra-partida, o Flamengo deste ano está me fazendo lembrar do final da década de 70, o início de tudo. Há uma base com grandes jogadores: Muralha, Luís Antônio, Loran, Camacho, Thomás, Adrian etc. Adrian é um camisa 10 que me faz lembrar dessa época. E para coroar este momento, a indicação para vice de futebol do Mengão de "Cascão", filho do maior treinador de todos os tempos, Cláudio Pecego de Moraes Coutinho. Apesar de tudo, ótimos ventos sopram pelos lados da Gávea." (Antônio Vicente Sacramento)
É um ponto de vista que tenta ser positivista neste momento em que avaliações assim são praticamente inexistentes.

"Tinha que ser sofrida até o final a ida do Flamengo para a fase de grupos. É bem verdade que perdeu um caminhão de gols, mas mostrou muita raça, o que não é pouco. E jogou até bem, mantendo a posse de bola e atacando de forma ordenada, tanto é que chegava a toda hora na cara do goleiro. Se atuasse mais vezes como anteontem, talvez não estressasse tanto a torcida. *** Patrícia Amorim disse que Vanderlei Luxemburgo não seria demitido e que Joel Santana não seria contratado. Mas Vanderlei está fora. Diante disso, não acredito em mais nada do que essa moça, mais perdida que moça donzela dos antigamentes na noite de núpcias, venha a dizer. *** Que bela porcaria 'As Brasileiras'. Sem graça, apelativo e com narração fanfarrona do Daniel Filho, um pé na ideia que nada acrescenta. Se os outros episódios forem assim, não sei, não. *** Só lembrei que o centenário do Herivelto Martins fora na segunda quando acessei o site da Rádio Cultura de São Paulo e havia uma menção à data na página inicial. Sabia que ele era de 1912, mas não me lembrava da data exata. Por mais que eu seja vidrado na música e nos artistas surgidos na primeira metade do século passado, também não tenho como lembrar tudo de todos. E só chamei a tua atenção porque no ano passado te mandei um e-mail lembrando o centenário de Mário Lago e você me respondeu que sempre pesquisava essas efemérides na web, aí estranhei você não ter lembrado. Dado tudo o que disseste, creio que você não prestigiou 'Dalva & Herivelto'. *** E eu lá me lembrava que você publicara um especial sobre João Gilberto? Na verdade, eu quis contrapor Tom Jobim ao João e como aquele teria muito mais motivos para se achar e se colocar inacessível, como faz o baiano, mas não o fazia. Não consigo ver no João essa genialidade toda que muitos atribuem. Não nego seu valor e até gosto de algumas coisinhas que ele gravou, mas não acho que seja essa coisa toda nem como cantor e muito menos como violonista, por isso o chamei de 'tocador de violão'. Raphael Rabello, Baden Powell e Turíbio Santos são violonistas melhores. Sou iconoclasta por definição e estou sempre pronto para contestar verdades pré-estabelecidas. Desde sempre ouço falar na suposta genialidade do João, mas ele não se renova e faz a mesma coisa há uns 40 anos. Em termos de Bossa Nova, sou muito mais Marcos Valle, que não parou no tempo. *** Alexandre Rodrigues Alves: não é que eu pense que só se pode tocar rock até uma certa idade. Não combina é essa 'atitude roquenrol' de enfiar o dedo na cara do mundo que Rita Lee teima em querer manter, mesmo com os seus 64 anos. Isso de mostrar a bunda e outras bizarrices pode ter um certo charme na juventude, mas com a idade da Rita fica ridículo, sim. Não falo de Neil Young pois não conheço nada dele e Paul McCartney até toca rock hoje em dia, mas não pode mais ser chamado de roqueiro. Artistas como ele transcendem o gênero musical de origem. E Paul se dá ao respeito, tanto que recebeu da Rainha o título de Sir. *** O que vem a ser lotação aí no Sul?" (Clayton Moreira)
Primeiro: não vi "Dalva e Herivelto" mesmo, tanto que nunca cheguei a comentá-la aqui na coluna por justamente não vê-la. Segundo: claro que era uma provocação brincalhona e apenas isso, eu não perderia a chance. E terceiro: "lotação" é outro sistema de transporte igual ao ônibus, só que é um micro-ônibus com menos lugares, mais conforto e sem gente em pé igual aos busões, por isso ser mais caro que estes.

"Péssimo isso de os clássicos Ceará x Fortaleza contarem apenas com torcida mandante. Concordo plenamente sobre isso demonstrar que a polícia entregou os pontos. Muita incompetência não conseguir segurar o ímpeto dos 'engraçadinhos' que gostam de brigar com torcedores de clubes rivais - aliás, nada mais patético do que levar uma rivalidade clubística a este ponto. *** O horário das 22h acaba nisso do público de Palmeiras 2 x 0 Mogi Mirim. Se o futebol apresentado pelo Verdão não tem inspirado grande confiança em seus torcedores, o estádio poderia estar um pouco menos vazio se o jogo fosse realizado mais cedo, que fosse às 21h. Mas vá lá tentar argumentar isso com a Rede Globo, que não reduz suas telenovelas e jornais neste dia, deixando as partidas para um horário ingrato e inviável para o sujeito que mora longe, necessita de transporte público, chega em casa às 2 da manhã e tem de saltar cedo da cama no dia seguinte para ir ao trabalho. *** Me estranha muito a situação pela qual passa o Cruzeiro, que sempre foi visto como um ótimo vendedor, lucrando bastante em negociações de seus atletas. Além do mais, era tido como o clube mais rico do Brasil até pouco tempo atrás - já ouvi muito isso em diversos debates esportivos em rádio e televisão. Hoje, porém, atrasa salários de jogadores, causando toda essa balbúrdia. Se 2011 já foi um ano tétrico, 2012 chegou demonstrando que não será muito diferente. E que essa 'novela Montillo' termine logo, por favor. Creio que ninguém aguente mais." (Eduardo Pfals)
Sobre Palmeiras x Mogi Mirim, vale observar a mero título informativo para quem não souber disso - não digo que é teu caso, xará, mas sim de algum leitor novo que não estiver inteirado - que só foi no horário das 22h pois no Campeonato Paulista há um jogo-praça para a região da partida de rede estadual. Anteontem, o jogo do Verdão teve transmissão da Globo para a área da TV TEM de Sorocaba, na qual está Itu, onde ocorreu Ituano x Corinthians.

"Pelo menos temos nossos seis representantes na fase de grupos da Libertadores. Ainda bem. Mas será que o clima na Gávea melhora o suficiente pra taça? D'Alessandro, agora que refutou a proposta bilionária chinesa e ficou aí no Sul, tem tudo pra ser o fera do torneio? Saberemos pra semana. Essa Libertadores será inesquecível." (Flávio Barbosa)

"'Novela Montillo' não encerra nunca. Jaeci Carvalho cravou que o argentino será vendido entre 9 a 10 milhões de euros após a eleição do Corinthians. *** Gislaine Ferreira casou em 2009 com o empresário Isnard Orlando Araújo. *** A TV Alterosa passa episódios semelhantes de 'Chaves' às 18h15, mas não na mesma ordem do SBT. Na segunda-feira passou os espíritos zombeteiros, na terça passou aquele em que Seu Madruga ganha um terno de um parente e as crianças somem com o cinto, além de ter uma personagem diferente cujo nome não lembro." (Hugo Leonardo Souza Pinto)
Dona Edwiges, a "Louca da Escadaria".

"Quer dizer que tu, o cara que dorme 10 horas por mês, nunca viu na TV aquela morenaça que apareceu no 'Agora é Tarde'? Até pouco tempo atrás, ela aparecia todas as madrugadas na TV Urbana lá pelas 3 ou 4 da manhã numa espécie de 'quiz TV', onde ela, mais uma loira e outra morena do mesmo 'porte' tiravam uma peça de roupa cada vez que quem ligava acertava a palavra. O programa ia até lá pelas 7 da manhã." (Júnior Constante)
Primeiro: obrigadíssimo pela excelente dica, valeu mesmo! Segundo: não acredito que nunca vi este programa! Baaahhh!!! E terceiro: 10 horas por mês é mentira! (risos)

"Eu gostava muito de Rivaldo como jogador e ainda mais quando jogava no Palmeiras, mas não sei por qual motivo ele se tornou uma pessoa rancorosa ao não aceitar críticas. Foi assim na entrevista ao Milton Neves, quando detonou Felipão porque este não o quis no Palmeiras, no que o técnico estava certo. Na mesma entrevista, ele desceu o pau em um jornalista de Mogi Mirim que fazia críticas em um jornal da cidade sobre sua forma de administrar o clube, ainda mais após trocar o nome do estádio de Papa João Paulo II para o do seu pai. Depois, vieram as reclamações dentro do São Paulo pelo fato do Carpegiani não colocá-lo no time titular, com isso provando que, quando Felipão disse que Rivaldo não aguentava fisicamente jogar como antes, ele se revoltou ainda mais quando parte da imprensa passou a considerar como válido o dito pelo técnico do Palmeiras. Agora, não aceita as críticas do Müller, tomando-as como pessoal. Acho que esse homem está precisando de um tratamento a base de um remedinho chamado 'humildadezol'. De repente toda aquela humildade que tinha foi perdida. Passou da hora de voltar a tê-la novamente." (Kléber Antônio Ferreira de Souza)

"Qual o nome da apresentadora que eventualmente aparece no lugar da Ticiana Villas Boas no 'Jornal da Band'?" (Raider Lopes Martins)
A que substituiu ontem foi Caroline Nogueira. Ela já está há um tempão nos rodízios de sábado e, às vezes, também apresenta em outros dias da semana. Tesouro do Pará para apreço do Brasil.

"Comentários sobre os episódios semelhantes do 'Chaves': a versão de Cyrano de Bergérac no 'Chapolin' tem mais graça e é um clássico, mas é interessante uma versão alternativa desta grande história; 'Ama o Teu Inimigo' é um episódio fraco, mesmo sendo gravado no melhor ano da série e não sendo agradável igual às duas partes mais conhecidas, mas o final é inusitado; 'Guerra é Guerra' não tem nem comparação com a segunda versão chata e é mais um dos episódios clássicos de entre 1973 e 1975, os melhores anos do programa, além do final estranho ajudar mais ainda; a primeira versão do Quico doente não é superior à comum, mas é um grande episódio e tem boas tiradas, além de uma estranha participação da marca de restaurantes Casa Cuevas no calendário em cima do sofá da sala da casa da Dona Florinda; 'A Aula de Matemática' tem algumas partes diferentes, mas é quase igual ao episódio duplo do Seu Madruga professor; se 'Surto de Catapora' substituísse o episódio comum, com toda a certeza se tornaria um clássico, pois é muito engraçado e superior à versão há anos no ar; o esquete do Chespirito intrometido já vale só pelas belas presenças de Florinda e Maria Antonieta, mas também é muito engraçado; 'Uma Epidemia de Gripe' tem mais lógica que o episódio comum pois Seu Madruga precisa mais do dinheiro para lavar o carro do que Quico, mas a ausência deste deixou o roteiro cheio de furos, mas é um episódio que dá para assistir numa boa; o episódio do jogo de beisebol é ruim e, de bom mesmo, só tem algumas poucas boas cenas das crianças jogando beisebol; o esquete dos ladrões assaltando a velhinha é muito melhor que o episódio do beisebol; e a primeira versão do álbum de figurinhas ganha de lavada do respectivo comum." (Ricardo Haertel)

"Vi o golzinho muquirana do Arsenal de Sarandí no jogo de terça. Que incompetência. Como é que a bola viaja daquela maneira e ninguém corta? Deve ter sido um reflexo do jogo, que provavelmente foi morto. *** Com as classificações de Inter e Flamengo, pela primeira vez na história teremos seis clubes grandes de nosso país na fase de grupos da Libertadores. Em 2006, tivemos Corinthians, Inter, São Paulo, Palmeiras, Goiás e Paulista, mas esses dois últimos não são grandes. Em 2007, tivemos São Paulo, Internacional, Flamengo, Santos, Grêmio e Paraná, este último não sendo grande. E em 2011 foram Fluminense, Cruzeiro, Santos, Internacional, Grêmio e Corinthians, mas esse último não chegou à fase de grupos. Portanto, essa será a Libertadores com o maior número de clubes brasileiros do primeiro patamar. Isso só aumenta mais ainda a qualificação do futebol brasileiro." (Rodrigo Servo)
Primeiro: o gol do Arsenal foi um troço patético, sem noção demais. E segundo: o Goiás considero um médio no futebol brasileiro e grande na sua região e no seu Estado; o Paraná tenho como pequeno para médio nacionalmente, médio na região e grande com ares momentâneos de médio no Estado; e o Paulista é um clube pequeno tanto nacionalmente quanto localmente, mas que conseguiu algo que Goiás e Paraná ainda não tem, que é um título nacional "linha de frente" (porque a Copa do Brasil vale mais que a Série B).

"Flamengo e Internacional não sofreram sustos ou tiveram em algum momento suas classificações ameaçadas. O Flamengo enfrentou um adversário patético, extremamente limitado e que ficou demasiadamente retrancado, levando o primeiro gol proveniente de uma bola parada. Não me venham dizer que o posicionamento defensivo dos bolivianos vinha sendo eficiente, até porque atribuo a demora do primeiro gol do rubro-negro à sua lentidão na transição e falta de movimentação e compactação dos homens de frente. Luxemburgo errou em posicionar Willians como primeiro volante, quando deveria inverter sua posição com Luiz Antônio, pois para ocupar esta função é importante ser preciso no passe e veloz na saída de bola, qualidades que Willians não possui. Aliás, que burburinho essa história do Joel Santana ter acertado com o Flamengo. E D'Alessandro foi o principal jogador do Inter nestes duelos diante do Once Caldas, tendo em vista que deu a assistência para o gol de Damião no primeiro embate, marcou um gol e deu nova assistência, desta vez para Tinga, em Manizales. Bem fez o Inter em renovar seu contrato. A propósito, se eu estiver enganado que você ou os convivas me corrijam: há uma lei vigente que determina que cada clube pode inscrever no máximo três estrangeiros nas competições. No Inter estão D'Alessandro, Bolatti, Guiñazu e agora Dátolo. E aí? *** Gutemberg de Paula Fonseca não vai externar as provas sobre Sérgio Corrêa? Suas denúncias, desta forma, continuam sendo frias." (Romário Henderson)
Primeiro: nos campeonatos do Brasil terá sempre de ficar algum deles de fora, mas nas competições da Conmebol - até onde me recordo - não há este limite, então, se no Gaúcho ou no Brasileiro não será possível, na Libertadores será possível colocar Bolatti, Guiñazu, D'Alessandro e Dátolo no mesmo onze.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Nesta madrugada, o "Corujão" da Globo apresentou o clássico oitentista "Curtindo a Vida Adoidado". Não há como não ouvir este tema aqui sem lembrar das farras de Ferris Bueller. Claro, é o ótimo "Oh Yeah", com Yello.

Antes do Arremate...

...já que falei em "Curtindo a Vida Adoidado", vale mais duas dicas: esta aqui é a versão ampliada do comercial da Honda, inspirado no filme e com Matthew estrelando ao som de "Oh Yeah", comercial que será apresentado pela TV norte-americana nos intervalos do Super Bowl deste domingo; e já que estou no embalo, trago aqui (postado por kozowo) o filme completo na dublagem da Telecine, com a voz de Nizo Neto como Ferris. Arrematemos.

Arremate

Carlos Arthur Nuzman até 2016 no COB? 21 anos no total? Esse não largará o osso nem depois que desencarnar.

"24 Horas" volta antes que apareça alguém com peito para encarar Nuzman e exigir mudanças na entidade!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.