.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

26 de janeiro de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 150
Disputas em aberto na Libertadores

Não foi bom para o Flamengo perder para o Real Potosí? Não, não foi. Surpreendeu levar 2 x 1? De certa maneira, não. Nem me refiro à altitude, pois já vi outros times superarem este fator na base da bola no pé. Não consegui prestar atenção total na partida (mesmo achando ela em vídeo naqueles sinais de Internet), mas o futebol não muito positivo apresentado pelos titulares nos amistosos contra Londrina e Corinthians faz com que o resultado não seja tão estranho assim. A batalha está perdida para o rubro-negro? Não, não está. Tendo o apoio de sua gente no Engenhão, dá perfeitamente para vencer por 1 x 0 ou por dois ou mais de diferença. O Mengão continua no páreo.

Foi bom para o Internacional vencer o Once Caldas? Evidentemente que sim. Dava para ter feito mais do que apenas um gol? Até dava, e algumas boas oportunidades para tanto não foram convertidas. Foi vantajoso ter vencido sem levar gol do adversário? Sim, foi muito vantajoso. Isto oferece ao Colorado o benefício de classificação à fase de grupos com qualquer derrota por um gol de diferença a partir de 2 x 1, sem contar todo e qualquer empate. É uma história com fim encaminhado? Não, não é. Nada impede que o "Pêssego em Caldas" se reabilite. Mas quem dá as cartas neste momento é o Inter. D'Alessandro, que jogou no Gigante, estará na Colômbia? Aí eu já não sei...

Ainda nesta quarta-feira, a fase pré-grupos teve o Unión Española ganhando do Tigres pela contagem mínima, o que também deixa em aberto o confronto. Hoje à noite, a rodada de ida é concluída com Peñarol x Caracas.

"Catadão" dos Estaduais

São Paulo - Corinthians e São Paulo venceram novamente, agora visitando respectivamente Guaratinguetá e Oeste. Os são-paulinos tiveram outro gol contra a seu favor. Palmeiras e Portuguesa empataram no clássico e, embora anotasse o gol alviverde, Ricardo Bueno conseguiu mais uma de suas "proezas" ao meter de calcanhar na trave, a centímetros do alvo. Nem vendo três vezes seguidas dá para acreditar. A Ponte Preta, que tinha perdido na estreia, impôs ao Bragantino uma vitória por 5 x 1. Detalhe: até 43 do segundo tempo estava apenas 2 x 1, apenas então se configurando a goleada. E outra vez o partidão da rodada teve o Linense como protagonista. Começou levando 2 x 0 do São Caetano, buscou o empate, tomou o terceiro e outra vez igualou. Esta noite, o Santos recebe o Ituano no campo neutro de São Caetano do Sul, enquanto o Guarani sai para encarar o Mogi Mirim.

Rio Grande do Sul - Foi proveitosa para o Grêmio a estreia da dupla ofensiva Kléber & Marcelo Moreno. Dos três gols sobre o Canoas (e não Universidade, como alguns veículos creditam equivocadamente por não ter percebido mais uma troca de nome deste clube), o do Gladiador foi no primeiro minuto de jogo e o do boliviano saiu nos acréscimos do tempo segundo. Esta noite, o reservão sub-23 do Internacional pega o Cerâmica em casa.

Paraná - As vitórias de Coritiba e Atlético sobre, respectivamente, Corinthians e Operário não foram o mais importante desta quarta-feira e sim a decisão do TJD/PR, que manteve ao Coritiba o direito - adquirido via liminar - de não ser obrigado a alugar o Couto Pereira ao Atlético para as partidas do Estadual. Não está definido se a Federação Paranaense recorrerá ao STJD. Detalhe: a liminar tinha sido concedida pelo presidente do TJD/PR, Peterson Morosko, que deu o voto de minerva na decisão de ontem.

Santa Catarina - Acabou o estoque de gols de Atlético de Ibirama e Figueirense? Sábado passado, um tinha feito quatro gols e o outro fez cinco. Mas desta vez cada um anotou apenas uma fatura... Muitas pelotas no alvo, aí sim, na Ressacada. A mesma coisa do Avaí na etapa inicial aconteceu com o Criciúma na etapa final: fazer dois tentos em três minutos. Mas os azurras ganharam aos 47 minutos do tempo segundo. Esta noite, o Joinville vai ao Vale do Itajaí tentar reabilitação contra o Marcílio Dias.

Pernambuco - O clima ficou muito carregado nos Aflitos depois que o Náutico triunfou sobre o América para manter 100% em quatro rodadas. É que no segundo tempo houve um lance na lateral em que o alvirrubro Rogério levou uma "tesourada" sanguinária de Maneco, daquelas de quebrar a perna e render uns quatro jogos de suspensão. O pior é que a suspeita é exatamente de rompimento dos ligamentos cruzados do joelho, o que evidentemente é uma contusão que leva meses para ser curada. Mas o apitante Cláudio Mercante Jr. aplicou apenas o cartão amarelo, um absurdo de decisão. O técnico Waldemar Lemos se irritou tanto que afirmou que jogador americano, árbitro, bandeirinha e até a família do atleta deveriam ser presos (wow!!!). Toninho Monteiro, vice do Timbu, chamou Maneco de "marginal". Tu vê só, né... Afora isso tudo, Santa Cruz fez do Ypiranga mais um vencido. Esta noite, o Sport visita o Belo Jardim.

Baiano - Finalmente o Bahia ganhou a primeira ao dobrar sobre o Juazeirense. Vitória foi avassador outra vez, metendo cinco no Vitória da Conquista, três só do Neto Baiano (que já tem seis no campeonato). Quem tá que tá é o atual campeão Bahia de Feira, que quatrilhou o Itabuna e é o único 100% em três rodadas.

Cearense - O Ceará começou levando dois gols do Crato, mas buscou o empate - embora pudesse ter ganho se não perdesse um pênalti. Se contra o Guarany o desperdício a 11 passos da marca fatal foi benéfico, agora foi prejudicial. Fortaleza só fez um, mas como o Itapipoca não respondeu com nenhum, saiu no lucro. E sabe aquele jogador de nome curioso que já mencionei duas vezes nesta coluna, o André Cassaco (mistura de casaco com cossaco)? Esta "24 Horas" vai acabar "adotando" ele igual ao "Globo Esporte" do Tiago Leifert com o "deus do amor" Nei Paraíba, eh, eh, eh... Cassaco fez dois nos 4 x 3 do seu Horizonte contra o Trairiense.

Rio Grande do Norte - Tudo belezinha para o ABC: ganhou do Santa Cruz e viu o América perder para o Corintians, cujo gol da vitória foi anotado por Felipe Espada. Seria este o jogador predileto com "m de muito" de El Cid Moreira Filho no futebol potiguar? (espero que tenham percebido mais um trocadilho sem nexo da minha parte)

Goiânia - Todos os grandes venceram. O Atlético superou a Anapolina, o Goiás derrubou de quatro o Morrinhos (pela primeira vez em sete anos ganhou nas duas primeiras rodadas) e - aleluia, irmãos, aleluia!!! - o Vila Nova trincou o Rio Verde para o primeiro sucesso após 14 fracassos em partidas oficiais.

Paraense - O Remo jogou fora de casa e levava 2 x 0 do Cametá, mas alcançou a igualdade e levou um ponto para Belém. O Paysandu perdeu em Marabá para o Águia e, deste jogo, destaco dois nomes: o primeiro gol do Águia foi marcado por Rayro (e eu pergunto se o apelido dele seria "Rerlâmpago"); e o solito do Papão foi de Yago Picachu (era só o que faltava: um "poquemon" perdido na Curuzu).

Futebol fora do Brasil

Na Copa do Rei, desta vez um clássico quase "secreto" para nós do Brasil por nem uma alternativa em rádio termos, ao contrário da semana passada. Mas não foi menos quente este Barcelona x Real Madrid. Os catalães fizeram 2 x 0 no primeiro tempo, subindo para 4 x 1 a vantagem no agregado. Mas os merengues empataram no segundo tempo e ficaram a um gol da classificação. Mas ele não veio e o Barça está na semifinal. Além disso, permanece em 4 anos e um mês o tempo em que o Real não triunfa no Camp Nou. Faltou um tantinho para isso, mas é aquilo: quando a fase é boa, sempre há uma escapatória no "limite extremo", como diria o Sr. Redundância Redundante.

Na Copa da Liga Inglesa, o Liverpool empatou com o Manchester City e, por ter vencido a ida na casa dos adversários, avançou para a decisão de 26 de fevereiro, em Wembley, contra o Cardiff. Já pensou que maluco se acontecesse, por exemplo, dos Reds acabarem a temporada com um título (considerando-se que estão longe disso na atual Premier League) e os Citizens, de alto investimento, ficarem de mãos abandonando se "derem os doces" para o Manchester United e nem sequer na Liga Europa pegarem um caneco?

E na Argentina, aconteceu o primeiro Super Clássico da história com um duelista em cada divisão do campeonato nacional. O Boca Juniors, da Série A, fez 2 x 0 no River Plate, da Série B. Blandi substituiu "El Tanque" Silva no decorrer do jogo e fez os dois gols. Boca, vale lembrar, que estará no grupo do Fluminense na Copa Libertadores e que vem do título incontestável do Apertura.

Curtinhas

*Esqueci de comentar ontem (quer dizer: não "esqueci" pois só soube disso depois de concluir a coluna desta quarta-feira), mas não deixa de ser irônico o autor dos dois gols que deram ao Corinthians o oitavo título da Copa SP, Antônio Carlos, ter jogado por seis anos justamente no Fluminense.

*Mais um "Mini Só Fatos, Sem Boatos": o Grêmio vendeu o volante Fábio Rochemback para o chinês Dalian Shide; o Sport contratou o volante Marquinhos Paraná, do Cruzeiro, por um ano; a Portuguesa adquiriu o meia Michael, do Dínamo Kiev, por empréstimo de um ano; e a Ponte Preta fechou por um ano com o atacante Roger, que rescindiu com o Kashiwa Reysol.

*Jogadores do Vasco decidiram ontem que, se até este fim de semana não colocarem em dia os salários atrasados, não se concentrarão para enfrentar o Duque de Caxias em Macaé e viajarão apenas no próprio dia do jogo. Bah...

*CBF confirmou mais um amistoso da Seleção Brasileira, o sexto já fechado para 2012: dia 15 de agosto, contra a Suécia, no último grande jogo do Rasunda, estádio do título mundial de 1958.

*San Lorenzo, Newell's Old Boys, Banfield, Tigre, Unión de Santa Fé e Olimpo propuseram à Federação Argentina que cancele os rebaixamentos no campeonato nacional a partir de junho. Tudo porque eles estão ameaçados disso devido à má média de pontos que possuem nas últimas três temporadas. É aquilo que eu sempre digo: dirigente de futebol, no Brasil ou fora dele, prefere varrer a sujeira para debaixo do tapete ao invés de eliminá-la de vez.

*Mais um grande clássico do tênis mundial e o Aberto da Austrália tem em Rafael Nadal seu primeiro finalista. Levou 7/6 de Roger Federer, mas virou com 6/2, 7/6 e 6/4, fechando em 3 sets a 1. Sempre um programa de primeira.

*Tragédia no Espírito Santo: com apenas 24 anos, morreu o capixaba Paulo Agrizzi, terceiro lutador de jiu-jitsu no mundo na categoria submission e vice-campeão da América do Sul. A história toda está mal contada. Há duas semanas, Paulo sentiu dores na cabeça e em um dos olhos. Levado a um hospital, recebeu um colírio. Nada. Suspeitou-se de meningite e o transferiram de Guarapari para Vitória. Foi detectada uma infecção bateriana no olho, só que não se sabe qual bactéria causou isso e muito menos quando e como tudo começou. Infelizmente, a morte cerebral foi decretada na terça-feira. Muito, muito triste!

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais nervoso do que ouvir a tenebrosa música do plantão da Globo e temer que algo de muito ruim aconteceu: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Pois foi exatamente isso que ocorreu por volta das 9 da noite, quando começaram a noticiar a queda de prédios (uns dizem dois, outros dizem três) no Rio de Janeiro. A Globo fez o primeiro plantão logo depois da abertura de "Fina Estampa", ainda com William Bonner na redação do Rio, e depois fez boletins nos demais intervalos e durante o jogo do Flamengo com Christiane Pelajo do estúdio do "Jornal da Globo". O "Jornal da Record" foi esticado até 21h40 para cobrir ao vivo as primeiras notícias da tragédia. A Band entrou com um rápido plantão de 10 minutos, com Ricardo Boechat, entre o fim do "Show da Fé" e o "Pré-Jogo" de Guaratinguetá x Corinthians. O "RedeTV! News" fez uma menção rápida preliminar perto das 21h45. Não vi se o SBT fez algum plantão ou boletim dentro ou no intervalo de "Corações Feridos" ou do "Programa do Ratinho".

*O "Jornal da Record News", curiosamente, não interrompeu de imediato seu roteiro para destacar o fato, ficando apenas em um primeiro informe depois das 21h30. A Record News foi direto só depois deste noticiário, com um "Alerta News". A Globo News noticiou tudo praticamente desde o começo, interrompendo o "Globo News em Pauta". E o BandNews TV fez um boletim espichadão depois das 21h15, após a reprise do "Jornal da Band".

*Além disso, algumas rádios do Rio de Janeiro cancelaram a transmissão de Real Potosí x Flamengo para ficar direto nas notícias do acontecimento, casos de CBN e Manchete - fora mais alguma outra que eu não saiba.

*Esta manhã, como já tem virado rotina em ocasiões assim, a Rede Globo fez uma divisão de rede. Antes disso, destaque-se que o "Bom Dia Brasil" foi espichado até 8h50 e que o "Mais Você" continua de férias e com material gravado. Depois do noticiário nacional, Ana Maria Braga ficou para todo o Brasil e os cariocas receberam uma edição especial do "Bom Dia Rio", com Ana Luiza Guimarães e repórteres espichando a cobertura do assunto. O "Bem Estar" também passou para o Rio de Janeiro, que depois dele viu o "RJTV" (a rede teve a "TV Globinho"). E obrigado ao seguidor twitteiro Richard Hollanda pelo adendo.

*Leio na "fofoqueira-mor" Fabíola Reipert mais uma sobre o retorno dos atrasos salariais na RedeTV!. Os apresentadores mais prejudicados pela ausência da grana de dezembro são os do jornalismo. Apenas os vencimentos das pessoas jurídicas com salários mais baixos e dos que tem carteira assinada estão em dia. Além disso, foi baixada a ordem de que ninguém pode confirmar nada em público e nem falar com a imprensa, sob pena de perder o emprego. Essa é boa! Não pagam os funcionários e ameaçam reprisar com eles o feito com a Rita Lisauskas? Desse jeito, a RedeTV! ficará com uma imagem muito antipática para o público, mesmo que tenha bons profissionais.

*Surpresa na manhã desta quinta-feira: ao menos entre 6h30 e 7h, acabou a concorrência de noticiários locais aqui na aldeia pampeana. O "Bom Dia Rio Grande", da RBS TV, ficou sozinho na primeira meia hora pois a Record cortou este tempo do "Direto da Redação", agora veiculado de 7h às 7h25. Adivinha o que passa entre 6h30 e 7h a partir de hoje? Ganhou um pacote de bolacha quem respondeu "Pica-Pau". Tudo bem que o "Direto" não é um jornal tão local pois é dedicado aos fatos nacionais e internacionais, mas todo feito daqui de Porto Alegre e tendo algumas notícias locais (mas guardando a maioria delas para o "Rio Grande no Ar"). Seria alguma tática da Record para não entregar direto da Igreja Universal para seus informes, acionando um "intermediário" para tanto, dentro de uma briga pelo segundão com o "Jornal do SBT Rio Grande: Manhã"? E só agora resolveram consertar isso?

*Leio no NaTelinha que, no último fim de semana, o "Domingo Espetacular" da Record rendeu à TV Cidade 19 pontos de média e 30 de pico na Grande Fortaleza, contra 17 da Verdes Mares (Globo) e 14 da Jangadeiro (SBT).

*Leio no Flávio Ricco que a Record decidiu manter o "Hoje em Dia" nos moldes atuais, entenda-se permanecer no horário da manhã, ao invés de adotar-se uma ideia sugerida em recente reunião na emissora, pela qual o programa seria à tarde e com alteração quase completa dos apresentadores, que não teriam o mesmo carisma e entrosamento de outros tempos, o que faria o "Fala Brasil" durar praticamente toda a manhã. Mas nada disso por enquanto.

*Leio no Alberto Pereira Jr. que o "Bem Estar", que a Globo estreou em fevereiro do ano passado, caiu na audiência média em São Paulo de 8,1 pontos para 6,3 até a última segunda-feira. Que puxa...

*José Luiz Datena fez ontem seu último "Brasil Urgente" antes da cirurgia na corda vocal nesta quinta-feira. Veem aqui a despedida dele no fim do programa da Band, só para a Grande São Paulo, onde foi muito direto ao ponto, ao dizer que volta quando Deus quiser e se Ele quiser, pedindo orações e rezas dos que gostarem dele e afirmando que quem não lhe gosta torce para ele "embarcar".

*Leio no Maurício Stycer que Aretha Marcos e Rafael Vanucci, filhos de Vanusa, acusam a produção do "Muito +" de invadir a privacidade da cantora, que está internada há dois meses em uma clínica de reabilitação no interior de São Paulo. Relatos dos filhos de Vanusa dão conta de uma equipe do programa da Bandeirantes ter ido até a clínica e usar os nomes deles como se tivessem autorizado uma entrevista com ela. Vanusa soube disso e teve uma crise nervosa por acreditar que os filhos autorizaram as pessoas do "Muito +" a entrevistarem médicos. Leio no Alberto Pereira Jr. que o diretor Rodrigo Branco negou ter havido invasão. O material não foi exibido. Foi mal essa, hã?

*Leio na Keila Jimenez que a ideia do FX com Rafinha Bastos seria uma espécie de reality show misturando sua vida real com ficção, chamado "O Estranho Mundo de Rafinha Bastos". Será que ele o emplaca no canal da Fox?

*Leio no Portal Imprensa que em março circulará a última edição da Criativa, revista que a Editora Globo deixará de publicar após 22 anos. Em fevereiro, será lançada a publicação feminina Glamour, existente em 16 países.

Bela do Dia: Akemi Duarte

Akemi Duarte, repórter da TV Integração, afiliada da Rede Globo no Triângulo Mineiro. Três vezes mais encantado fiquei ao vê-la em um VT do bloco local do "Globo Esporte".

*A saideira, uma vez mais, é para os episódios semelhantes de "Chaves" pois mais duas relíquias foram resgatadas pelo SBT nesta quarta-feira (ambas postadas por forumchaves). A primeira está aqui e é a segunda versão do Seu Madruga carpinteiro, esta sem a Chiquinha e com uma das primeiras dublagens da Maga, com Potiguara Lopes dublando o Professor Girafales. A outra está aqui, se chama "Mais Vale Uma Noite Bem Dormida Que Uma Boa Comida", que é a primeira versão da insônia do Seu Madruga e também não tem a Chiquinha. Ambas não eram exibidas há duas décadas.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver providenciando um xarope para adormecer umas 12 horas seguidas e colocar em dia o meu sono.

Convivas

Mensagens publicadas na próxima coluna.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Eddie Van Halen completa 57 anos nesta quinta-feira. Confira aqui seu solo de guitarra em "Eruption".

Arremate

Então, a Mulher Samambaia terá um filho do Dentinho? Guri com a vida feita antes de nascer - e ela também.

"24 Horas" volta antes, muito antes, da criança vir ao mundo!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.