.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

21 de janeiro de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 145
Cada um no seu quadrado

Com exceção do Mineiro, sempre o último a começar por ter duas datas a menos para preencher (mas que terá amanhã uma prévia no amistoso América x Cruzeiro), e tecnicamente desconsiderando a abertura do Gaúcho na última quarta-feira, os principais Campeonatos Estaduais tem início neste fim de semana. Por alguns meses, assim será: cada um no seu quadrado. A seguir, esta "24 Horas" destacará como será cada certame, a exemplo do feito por aqui nos últimos dias quando largadas as tretas outros seis torneios.

Campeonato Paulista - Valorizado este ano por ter dois dos quatro campeões do Campeonato Brasileiro em 2011, no entanto, mantém o expediente "mamão com açúcar" de passar quase metade das equipes de fase só para evitar risco de queda antecipada de algum dos quatro grandes, o que sacrifica as duas fases eliminatórias e oferece somente à decisão o recurso da ida e da volta. Enfim, como sempre digo: querer coisas boas dos dirigentes do nosso futebol é um pouco demais. Bem, são 20 times que se enfrentam todos contra todos em turno único, classificando os oito melhores. Reprisando: quartas e semifinal em jogo único e final em ida e volta. Primeira rodada: hoje, Corinthians x Mirassol, Portuguesa x Paulista, Ituano x Guaratinguetá, XV de Piracicaba x Santos, Guarani x Oeste e Comercial x Linense; e amanhã, São Paulo x Botafogo, Bragantino x Palmeiras, São Caetano x Ponte Preta e Catanduvense x Mogi Mirim.

Campeonato Carioca - Também valorizado por três dos quatro grandes estarem na Copa Libertadores, além de um deles ser o atual campeão da Copa do Brasil. A novidade é a volta do reformado Estádio Moça Bonita. São 16 equipes divididas em dois grupos: no A, Bonsucesso, Botafogo, Flamengo, Macaé, Madureira, Nova Iguaçu, Olaria e Resende; e no B, Americano, Bangu, Boavista, Duque de Caxias, Fluminense, Friburguense, Vasco e Volta Redonda. Dois turnos, cada um com classificatória, semifinal e final. Venceu os dois, é campeão. Vencedores distintos resolvem o título em duas partidas. Na GB, jogos dentro da chave; na Taça Rio, grupo contra grupo. Primeira rodada: hoje, Fluminense x Friburguense, Madureira x Macaé, Olaria x Nova Iguaçu e Flamengo x Bonsucesso; e amanhã, Vasco x Americano, Bangu x Volta Redonda, Boavista x Duque de Caxias e Botafogo x Resende.

Campeonato Gaúcho - Efetivamente começa hoje, mas abriu com Novo Hamburgo 0 x 1 Internacional, antecipado do dia 2 devido a Once Caldas x Inter, pela Libertadores. São 16 clubes separados em dois grupos: no A, Canoas, Internacional, Juventude, Lajeadense, Santa Cruz, São José, São Luiz e Ypiranga; e no B, Avenida, Caxias, Cerâmica, Cruzeiro, Grêmio, Novo Hamburgo, Pelotas e Veranópolis. São dois turnos, cada um com classificatórias, quartas, semifinal e final. Quem ganhar os dois é campeão. Tendo vencedores distintos, duas partidas decidem o título. Primeiro tem a Taça Piratini, grupo contra grupo. Depois vem a Taça Farroupilha, dentro de cada chave. Primeira rodada: hoje, Cerâmica x Juventude, Cruzeiro x Santa Cruz, Novo Hamburgo x São José e Grêmio x Lajeadense; e amanhã, Avenida x Internacional, Veranópolis x Canoas, Pelotas x São Luiz e Caxias x Ypiranga.

Campeonato Paranaense - Antes mesmo de começar, já gerou um bafafá daqueles por causa do estádio onde o Atlético mandará suas partidas devido às reformas da Arena para a Copa do Mundo. Como não deu liga com Coritiba e com Paraná, a estreia será no estádio do Operário, em Ponta Grossa. Se por um lado há o retorno legal do Londrina, por outro temos este ano a ausência do Paraná, que - exceção à Copa do Brasil - não terá atividade às ganhas até maio, quando iniciarão a Série Prata do Estado e a Série B do Brasileiro. A fórmula é simples: são 12 clubes disputando dois turnos distintos. Os campeões fazem a final em dois jogos e quem ganhar os dois turnos é vencedor direto. Primeira rodada é toda amanhã: Toledo x Coritiba, Corinthians x Rio Branco, Paranavaí x Operário, Arapongas x Roma, Cianorte x Iraty e Atlético x Londrina.

Campeonato Catarinense - Mantém para este ano o regulamento "força-barra". São 10 clubes jogando dois turnos distintos, mas com uma pegadinha: passam para a semifinal o campeão de cada turno e os dois melhores por índice técnico. O truque é que, se a mesma equipe ganhar os dois turnos, se juntam a ela os três melhores índices técnicos para a semifinal. Delfinzão, Delfinzão, ai, ai, ai!!! O destaque neste ano é para o Figueirense ser o único clube de Série A do Campeonato Brasileiro devido ao rebaixamento do rival, enquanto o Estadual servirá como preparação tripla para a Série B, pois o Avaí caiu, o Criciúma se manteve e o Joinville subiu como campeão da Série C. Primeira rodada: hoje, Atlético de Ibirama x Criciúma e Figueirense x Marcílio Dias; e amanhã, Chapecoense x Avaí, Metropolitano x Brusque e Joinville x Camboriú.

Campeonato Goiano - Traz uma situação curiosa: acontece no ano em que cada um dos três grandes de Goiânia estará em uma série do Brasileirão (o Atlético na A, o Goiás na B e o Vila Nova na C). São 10 times atuando em turno e returno, todos contra todos, passando à semifinal os quatro melhores. Primeira rodada: hoje, Rio Verde x Atlético; e amanhã, Goiás x Aparecidense, Crac x Vila Nova, Anapolina x Morrinhos e Goianésia x Itumbiara.

Campeonato Matogrossense - O regulamento é o mesmo do Goiano: 10 clubes, todos contra todos em turno e returno, quatro na semifinal e depois a final. Primeira rodada: hoje, Rondonópolis x Mixto; amanhã, Cuiabá x União, Vila Aurora x Luverdense, Crac x Palmeiras e Barra do Garças x Sorriso.

Campeonato Capixaba - Mesmo regulamento de Goiás e Mato Grosso, leiam acima pois deu preguiça de repetir (risos). Primeira rodada é toda hoje: Rio Branco x Aracruz, Linhares x Colatina, Vitória x Conilon, São Mateus x Espírito Santo e Real Noroeste x Serra.

Campeonato Maranhense - São 10 equipes disputando dois turnos distintos, cada um com classificatória, semifinal e final, as duas últimas em ida e volta. Quem ganhar os dois turnos é campeão direto e, havendo vencedores distintos, eles fazem mais duas partidas. Primeira rodada: hoje, Imperatriz x Viana; domingo, Sabiá x Maranhão, Cordino x São José e Sampaio Corrêa x Santa Quitéria; segunda, Moto Clube x Bacabal.

O que já acontece

Boas do fim de semana: em Pernambuco, hoje tem Araripina x Náutico e amanhã Sport x Petrolina (três empates na largada não, né, Leão?) e Serra Talhada x Santa Cruz; na Bahia, amanhã tem Vitória x Juazeiro e Bahia de Feira x Bahia de Salvador (só para diferenciar mesmo, relevem); no Ceará, amanhã tem Guarany x Ceará (lembro sempre que o de Sobral acaba com "y" e o de Juazeiro do Norte com "i") e Fortaleza x Tiradentes; no Rio Grande do Norte, amanhã tem América x Baraúnas e o clássico Alecrim x ABC; e em Alagoas, Túlio Maravilha tentará encurtar a distância do bendito milésimo gol em CSE x CEO.

Copa SP de Juniores

Lamentavelmente, ano vai, ano vem e, quando a coisa chega nos finalmentes, perde atenção do povo por causa dos Estaduais. Ontem, a segunda semifinal foi resolvida após o Fluminense quatrilhar o Desportivo Brasil e o Coritiba dobrar sobre o Vitória. Coritiba x Fluminense ainda terá a atenção das torcidas pois será às 10 "da madrugada" deste domingo, horário meio brabo por ser às 9 da manhã do sol, mas pelo menos não confrontará nem com o Fluzão enfrentando o Friburguense e muito menos com o Coxa encarando o Toledo. Já não se diz o mesmo da primeira semifinal, Atlético Paranaense x Corinthians, às 4 da tarde de hoje. Os rubro-negros acompanharão em peso pois o profissional só atua neste domingo, mas os corintianos terão de dividir atenções com a estreia no Paulistão. A situação será interessante: o segundo tempo do "Timãozinho" será simultâneo ao primeiro do "Timãozão".

Sul-Americano Feminino Sub-20

Um público relativamente bom, que não pagou ingresso e adentrou na Vila Capanema oferecendo um quilo de alimento não-perecível, acompanhou a vitória do Brasil por 2 x 0 sobre o Paraguai, ontem à noite. Thaizinha, que fez os dois gols, estava de aniversário. Um momento inacreditável foi quando a apitante não deu um pênalti pedido pelas brasileiras. Grito da torcida: "Ei! Juíza! Vai buscar Luiza!" (sim, é aquela mesma que vocês estão pensando, haha). Brasil folga na segunda rodada de sua chave e volta a campo terça-feira, enfrentando o Peru no mesmo Germano Kruger que amanhã receberá Atlético x Londrina.

"Pelas Zoropa"

Passada a tradicional parada por causa do inverno rigoroso, a Bundesliga voltou já com partida de impacto: Borussia Monchengladbach derrotou o Bayern de Munique e ficou a um ponto dele (37 do Bayern e 36 do Borussia). Schalke 04 e Borussia Dortmund sorriram pois, se derrotarem respectivamente Stuttgart em casa e Hamburgo fora, igualarão o time de Munique na liderança.

Na Liga Espanhola, o Real Madrid enfrentará o Athletic Bilbao neste domingo tanto para manter a liderança quanto para celebrar Iker Casillas. O goleiro campeão europeu e mundial pela Fúria completará 600 partidas pelos merengues e ficará a uma de igualar e a duas de superar Fernando Hierro, além de a duas de igualar e a três de superar Francisco Gento. Coincidentemente, o primeiro jogo do futuro Sr. Sara Carbonero pelo Real foi contra o Bilbao, na temporada 1999/2000. Os recordistas de atuações pelo Madrid são Raúl Gonzalez (741 jogos), Manolo Sanchís (709) e Carlos Santillana (645).

A Premier League tem como atrativo o confronto Manchester versus Londres neste fim de semana. City x Tottenham é a grande pedida, os Hotspurs ficando a dois pontos dos Citizens se ganharem. Arsenal x United oferecerá aos Diabos Vermelhos a co-liderança se derrotar os Gunners.

Copa Africana de Nações

Parece piada, mas não é: o atual campeão não estará presente. Apenas isso já tornaria uma brincadeira de mau gosto a edição deste ano, sediada no Gabão e na Guiné Equatorial. Mas a coisa piora. Além do campeão Egito, outros países tradicionais do continente também caíram ainda nas Eliminatórias, como África do Sul, Camarões, Nigéria, Argélia e Togo. Jogadores como Eto'o, Obi Mikel, Adebayor e Essien são, portanto, ausências da CAN 2012. Mas há atrativos, como as presenças de Drogba, Yaya Touré e Keita, por exemplo. Os 16 participantes são: no Grupo A, Guiné Equatorial, Líbia, Senegal e Zâmbia; no Grupo B, Costa do Marfim, Sudão, Burkina Faso e Angola; no Grupo C, Gabão, Níger, Marrocos e Tunísia; e no Grupo D, Gana, Botswana, Mali e Guiné.

Ah, tem mais: há brasileiros presentes nesta Copa Africana de Nações. Dois são treinadores: Marcos Paquetá, da Líbia, e Gilson Paulo, de Guiné Equatorial - que faz a abertura da competição, esta tarde, contra a Líbia. Guiné Equatorial também tem um brasileiro no gol: Danilo, do América do Recife (o mesmo que passei a chamar de "Larissa Riquelme Futebol Clube" depois que a paraguaia esteve no lançamento dos uniformes).

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de toda transição de um ano para outro, que neste sábado é publicado pela última vez por chegarmos ao começo dos principais Estaduais. Mas no fim do ano ele regressará. A partir de segunda-feira, movimentos dos clubes serão destacados nas próprias "Curtinhas". Às últimas:

*Portuguesa renovou por um ano o empréstimo do meia Ananias, do Bahia.

*Bahia adquiriu por dois anos o meia Zé Roberto, do Internacional.

*Coritiba contratou o zagueiro Diego, do União de Leiria.

*Atlético Paranaense emprestou o atacante Dinei para o Vitória, negociou o meia Gabriel Pimba com o japonês Kofu e aumentou a limpa ao confirmar um pacotão de dispensas (depois do "pacotão do Juvenal" no São Paulo, agora é o "pacotão do Petraglia" no CAP): goleiro Vinícius; lateral-direito Raul; zagueiros Rafael Santos e Diego Petri; lateral-esquerdo Paulinho; volante Fransérgio; meias Jaílton e Branquinho; e atacante Patrick.

Curtinhas

*Trezeguet estreou anteontem pelo River Plate, entrando no decorrer do amistoso contra o Racing ao substituir Cavenaghi e marcar o gol da vitória por 2 x 1. Bom começo, David. Faça mais na Série B e suba Los Millonarios.

*Por um mês, Prince Boateng desfalcará o Milan por se contundir no clássico contra a Internazionale. Causa, motivo, razão ou circunstância para ele parar no departamento médico: ser campeão sexual. Disse a namorada do meio-campista, a modelo Melissa Satta, que o casal pratica o ato carnal de sete a dez vezes por semana e, por isso, ele está sempre lesionado. O que eu digo? Apenas isto: esse tipo de lesão me serve. Me serve muito.

*Fãs do tênis e dos esportes, animem-se! Um mito chegará ao Brasil no fim do ano. Roger Federer estará no país pela vez primeira para um tour pela América do Sul, confirmou seu agente Tony Godsick. O tour acontecerá em dezembro e estão confirmadas chegadas em Brasil e Argentina, a confirmar o mesmo em outros países. Melhor ainda seria se ele disputasse um jogo de exibição ao estar em nosso solo.

*Foz do Iguaçu recebe às 6 da tarde deste sábado o primeiro jogo oficial da seleção brasileira de futebol americano desde a estreia, na derrota por 20 x 14 para o Uruguai, ainda em 2007. Será contra o Chile, no Estádio do ABC, e começará um trabalho que visa ao Sul-Americano de 2013 e à Copa do Mundo de 2015. Fãs da bola oval tem um bom programa na terra das cataratas.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais reluzente do que casar com a moça mais adorável da cidade em um fim de semana de iluminadíssimo sol: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Um dos programas mais bacanas do rádio do Sul completa neste fim de semana cinco anos do atual formato. Não são cinco anos completados pelo "Super Sábado", da Gaúcha, pois o programa já existe desde antes de janeiro de 2007 - era o tapa-buraco das tardes sem jornadas esportivas, papel desde então feito pelo "Show de Bola". Além disso, na época das tardes, até por preencher o tempo do futebol, este era o assunto predominante do programa, embora abrisse espaço para temas de outras editorias, principalmente música e conversas com gente do meio artístico.

*Há cinco anos, a Rádio Gaúcha alterou suas manhãs de sábado e substituiu vários programas (um deles era "Os Gaúchos e o Rio Grande", anterior "Os Gaúchos e o Governador", apresentado por Lasier Martins) pelo renovado "Super Sábado". O bom de suas quase três horas é que é um programa com "cara de semana", entenda-se segunda a sexta, mas apresentado no sábado. A pauta é sempre muito bem produzida, indo dos assuntos sérios até os descontraídos. Mas a grande atração é mesmo a dupla de apresentadores, formada pelo experientíssimo cronista esportivo Wianey Carlet e pela nestes escritos conhecida "noiva-mor" Gabrieli Chanas, lançada apresentadora no "Super Sábado" e consolidada a partir dele. A sintonia dos dois é perfeita, ainda mais nas "brigas" que lembram David Addison e Maddie Hayes nos áureos tempos de "A Gata e o Rato".

*Fica, então, meus parabéns a todos que fazem do "Super Sábado", da Gaúcha, pelos cinco anos de parada obrigatória nas manhãs do começo do fim de semana, pela qual só deixo de passar quando Morfeu não deixa ou há algo muito fundamental de esportes no horário - tipo jogos fundamentais do Campeonato Inglês às 8h45. Que muitos anos mais venham.

*Da série "parece, mas não é": leio no Flávio Ricco que Mariana Godoy esteve anteontem na sede da Record. Mas não, ela - que é outra em quem o cabelo curtinho cai perfeitamente e realça seu charme e sua boniteza (igual à Patrícia Vasconcellos, uma das "Belas do Dia" desta semana) - não vai deixar o "Jornal das 10" da Globo News. Mariana nem passou pela portaria da Record, na qual foi apenas e tão somente para apanhar Mylena Ciribelli, colega de TV Globo por muitos anos, para um almoço. É bom um esclarecimento assim pois daqui a pouco algum colunista mais sensacionalista saberia disso e já largaria algo do tipo: "Mariana Godoy vai trocar a Globo pela Record".

*Veem aqui (postada por thegrillo3153) uma gafe de Joseval Peixoto esta semana, no "SBT Brasil": ao chamar Karyn Bravo para a previsão do tempo, sem querer derrubou da bancada os papeis com o roteiro do jornal. Acontece.

*Veem aqui (postada por tulioon) a chamada de "A Grande Ideia", o novo programa jornalístico que o SBT estreará às 8h deste domingo, com apresentação da ex-RedeTV! Carolina Castelo Branco. Assim, os antecessores entrarão meia hora mais cedo: a reprise do "Aventura Selvagem" às 6h e o "Pesca Alternativa" às 7h. Quero ver é como fará o SBT aqui de Porto Alegre, que estava apresentando seu local "Heranças do Sul" justamente entre 6h e 6h30 ("Arnold"), meia hora esta transferida para a nova atração.

*Divulgou o SBT que, na última quarta-feira, o "Jornal do SBT Rio Grande: Manhã" foi vice-líder entre 7h e 7h25, com 3 pontos de média e 16% de participação aqui em Porto Alegre, contra 1 ponto da terceira colocada - que o release não especificou e imagino que seja a Record, que tem jornalismo local no mesmo horário, e não a Bandeirantes, que mostra o "Primeiro Jornal" da rede.

*SBT já exibe chamadas da sua transmissão de Carnaval, este ano acrescentadas dos eventos repassados pela Globo, além do site da emissora já detalhar os profissionais que transmitirão o desfile do Grupo de Acesso do Rio de Janeiro. O comando será de Carlos Nascimento, Simone Queiroz e Eliana, junto com três comentaristas: João Wlamir, coreógrafo jurado do Grupo Especial há 12 anos; Arlindo Grund, do "Tenha Estilo" e do "Esquadrão da Moda"; e Miro Ribeiro, apresentador do "Vai Dar Samba" na Rádio Manchete. Rogério Forcolen, do "SBT Rio", também participará da cobertura dos desfiles e transmitirá a apuração do Acesso - apuração exibida somente no Rio.

*Já o Acesso de São Paulo também foi repassado pela Globo para o SBT, mas este fará uma parceria com a TV Cultura, sendo esta a exibidora dos desfiles. A transmissão será de Cunha Jr. e Adriana Couto, com comentários do maestro João Maurício Galindo e do jornalista Manuel da Costa Pinto, além de reportagens de Paula Vilhena e Cadu "eternamente José Seuvério em nossos corações" Cortez.

*Engraçada essa: esta noite, o SBT mostrará o clássico "O Exterminador do Futuro" - o primeiro, com Arnold Schwarzenegger como o bandido. Sabem qual o título da sessão? "Cine Família". PQP! Isso lá é filme familar? (hahaha)

*A saideira é sobre o fecho da primeira excelente semana de episódios semelhantes do "Chaves" nas sessões de fim de tarde, com quatro na segunda-feira e dois por dia nos demais, fechando 12 episódios ou recuperados ou até mesmo estreados dos cerca de 50 a ser exibidos. Juntando estes 12 com os 9 perdidos recuperados no ano passado, só aí já temos o equivalente a três semanas (um por dia), o que dá um fôlego legal e desgasta menos os episódios clássicos que, por mais que os fãs gostem demais de ver, acabam desgastados em alguns momentos devido a tantas exibições.

*Na quinta-feira, foram recuperados dois perdidos. Este aqui (postado por forumchaves) é "Jogando Bola", mostrado regularmente pelo Cartoon Network, onde Chaves e Quico querem ser Zico no jogo de futebol e, por esperteza, Seu Madruga diz torcer para o Corinthians por ser o mesmo time do Senhor Barriga. Este aqui (postado por forumchaves) é "A Bandinha da Vila", o último feito pela Chiquinha antes da licença-maternidade e que, no fim, tem ela dublando Doris Day em "Since I Fell For You" - antes deste episódio, tem um entremés dos ladrões Beterraba e Peterete.

*Nesta sexta-feira, mais um inédito: aqui está (postado por cantinhochsite) "O Calo do Senhor Barriga", em versão sem Chiquinha. Apesar de ter apenas 17 minutos, passou completo pois foi precedido de um entremés não exibido pelo SBT. E aqui está (postado por forumchaves) o primeiro episódio de "Chaves", que sabemos agora ter título em português pois o áudio original de VHS postado no YouTube o perdia: "Remédio Duro de Engolir", que é a primeira versão do Velho do Saco. Antes dele, passa um esquete de Chespirito com uma velhinha que remete à Dona Neves. Depois dele, entra "A Moeda Perdida", esquete de estreia do Quico.

*Por fim: já na manhã deste sábado um destes semelhantes da primeira semana foi reprisado. "O Mistério dos Peixinhos" encerrou a sessão das 6h após dois episódios da fase do restaurante. E detalhe: diferentemente daqueles perdidos do ano passado, que continuam com o logo "EP" apesar de cada um já ter passado umas cinco vezes desde agosto, este semelhante reprisado hoje não teve o logo "ES", passando como se fosse mais um dos comuns. Desse jeito, não seria de se estranhar que na sessão da manhã deste domingo algum dos seis episódios seja um dos outros 11 semelhantes mostrados até ontem.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver esclarecendo para alguém que a sigla "ES" não tem a ver com a região da qual Vitória é a capital.

Momento Raridade Rara

Você ouve falar em João Kléber e qual é a primeira coisa que vem à cabeça? Claro, nos testes de fidelidade ou nas pegadinhas fora de esquadro dos tempos de RedeTV! ou, então, na recente participação na "Fazenda" da Record. Mas ele sempre foi conhecido enquanto humorista e teve boas presenças na Globo no final dos anos 80 e começo dos 90. Eis aqui (postada por rubinhonova) uma relíquia daquelas: a "Re-Retrospectiva 90", onde João revisitou acontecimentos importantes de 1990 colocando eles de maneira engraçada, avacalhando mesmo. Se ele tivesse seguido neste caminho, quem sabe não ficaria conhecido da forma que é pela geração mais atual.

Bela do Dia: Jacqueline Sato

Jacqueline Sato, atriz, que a partir do mês que vem estará nas noites de sábado da RedeTV! apresentando "O Encantador de Cães", programa muito assistido do Animal Planet - e que, na RedeTV!, terá esquema parecido com o do "Dr. Hollywood" (isto é: Jacqueline conversará com o adestrador César Millan durante o programa). Uma oriental com seus encantos. Faz sentido.

Convite para os amigos do Brasil

Neste domingo, 13h (Brasília), tem mais uma edição do programa deste PB na webrádio Voz do Futebol. Concluído será somente na madrugada, ainda mais com muitos jogos depois das 19h fazendo com que eu conclua as gravações no fim da noite. Mas feito com o empenho e a dedicação habituais. Espero que escutem e apreciem.

Convivas

"Incrível como é comum essa coisa de jogadores jogarem nos quatro times grandes do Rio de Janeiro, agora se repetindo com Thiago Neves. O Fluminense pode não ter sido elegante ao fazer o negócio, mas sabemos que no mundo futebolístico não temos santos. Além disso, o Flamengo demorou para exercer sua preferência para contratar o bom - apesar de ser enrolado - jogador. *** Chevrolet era o apelido do Luís Pereira, ex-zagueiro do Palmeiras, quando começou a jogar pelo São Bento. *** Belletti e Ricardinho como treinadores: o tempo passa, torcida brasileira... *** Incrível como esse Jerome Valcke transita pelo país sempre contando com a reverência dos políticos brasileiros, sempre também querendo aparecer às custas da Copa do Mundo. Enquanto isso, muitos problemas básicos das nossas cidades não são resolvidos. É de dar nojo. *** Para quem ainda achava o tal Pepe jogador de futebol, deve ter perdido as esperanças. Depois daquilo que ele fez com o jogador do Getafe em 2009, já deveria ter sido mandado embora do Real Madrid. É um desequilibrado e prejudica demais o time que joga. Além disso, a pilha em que o Real fica ao enfrentar o Barça é algo incrível. O time catalão ganhou o jogo muito pelo nervosismo do time branco. *** Jogava demais Zamorano, era um centroavante perigosíssimo e teve boa passagem na Inter de Milão e Real Madrid. *** Você retratou bem o quadro atual da TV brasileira. Ninguém pode apontar o dedo sujo para ninguém, todos tem sua parcela na péssima programação que vemos na TV aberta hoje em dia. *** Rede Record mostrou somente sete intervalos comerciais num espaço de nove horas? Só Deus explica mesmo. *** Bela Kay Murray, bem posta como 'Bela do Dia'. *** Sugiro como 'Bela do Dia' Raquel Wainstein, repórter de vídeo do portal Torcida Reebok São Paulo. *** Conheço um pouco mais a obra da Elis Regina do que a da Nara Leão; Elis era uma cantora realmente sensacional, uma belíssima voz." (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: "Chevrolet"? Luís Pereira? Por? Segundo: referência a Zamorano pois ele completou 45 anos nesta semana. E terceiro: já publiquei a Raquel, em 9 de novembro do ano passado.

"Sou fã de sambas antigos e, um belo dia, parei para analisar a letra de 'Dama do Cabaré' e acho que ela tem a ver com Ronaldinho Gaúcho. 'Foi num cabaré da Lapa que eu conheci você', diz Noel Rosa. Ronaldinho não sai da balada. 'Só saímos de lá meia hora depois de descer a orquestra', diz o samba. Substitua-se 'orquestra' por 'Grupo Revelação' e aí tá safo! 'Usa e abusa da diplomacia, mas não gosta de ninguém', conforme já citei. Ronaldinho não é gremista, não é barcelonista, não é flamenguista. Só gosta de si mesmo, como a dama do Noel. Ele se basta! *** As fotos de Elis e Nara que adornavam a capa do site nesta quinta-feira foram tiradas no início dos anos 80 - a da Nara serviu de capa para o álbum 'Romance Popular'. E como estavam bonitas nessa época. Tremenda coincidência de datas entre as duas. Nara Leão era a 'anti-Elis Regina', pois não há nada tão distinto quanto o estilo das duas, Elis sendo pura explosão, uma verdadeira força da natureza, e Nara aquela coisa mansa e delicadinha. Já gostei menos das duas mas, estudando suas carreiras, concluí que se tratam de duas grandes cantoras que este país já deu ao mundo. Algo que mostra como Elis era de personalidade forte é o que disse certa vez Paulo César Pinheiro: Clara Nunes, com quem ele foi casado, foi a única cantora com quem Elis fez amizade. Naturalmente Clara, por militar na área do samba, não constituía uma rival para a carreira da Pimenta, ao contrário de Gal e Bethânia. Já Beth Carvalho nunca engoliu o fato de Elis ter furado o seu lançamento do samba 'Folhas Secas', obra-prima de Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito. As gravações de Elis e Beth saíram quase ao mesmo tempo, com a versão mais cool da gaúcha ficando mais famosa. Talvez por essas e outras, quando certa vez perguntaram a Vinícius de Moraes de quem não gostava, ele, que gostava de todo mundo, respondeu: Elis Regina. E chamar Nara Leão de 'musa da bossa nova' é meio reducionista, visto que ela só se dedicou mesmo a esse gênero nos últimos 5 anos de vida. Quando deixou de gravar música de protesto e a Tropicália já tinha acabado, ela teve peito de dedicar um disco inteiro às canções de Roberto e Erasmo no tempo em que isso era considerado de mau gosto. Dedicou um disco às músicas infantis, outro à música nordestina e outro ao samba e ao chorinho mais tradicionais. Mesmo tendo gravado praticamente de tudo, a imprensa dita especializada insiste em reduzi-la à bossa nova. Muito mais bossa-novista foi Silvinha Telles, precocemente falecida. Nara chegou a declarar em entrevistas nos anos 60 que andava de saco cheio da bossa nova, pois achavam que ela não poderia cantar outra coisa. *** Certa vez você disse que nunca tinha viajado pra canto nenhum. A ida a Canoas representou a primeira vez em que saíste da cidade de Porto Alegre? E Canoas é Grande POA, não é? Quanto tempo leva pra chegar até lá?" (Clayton Moreira)
Primeiro: sim e não. Sim pois a Ulbra fica em Canoas, mas não pois tecnicamente não estive na cidade em si e sim fiz um rápido "bate e volta". E segundo: menos de meia hora de metrô.

"O Pinheirão, que pertence à Federação Paranaense, não serve para o Atlético jogar? Gastaram uma grana violenta para fazer uma reforma para a Seleção Brasileira jogar certa vez e ainda pensaram em ser ele o estádio de Curitiba para a Copa de 2014, mas depois disso nunca mais ouvi falar do tal estádio. O quê acontece? *** Respeito a opinião e o gosto de todos em relação a Elis Regina e até gosto de algumas músicas dela, mas qualquer pessoa que use drogas perde totalmente o meu respeito, ainda mais quando morre de overdose pelas tais substâncias. Por causa disso jamais escuto Elis, mesmo gostando de algumas músicas. Podem me chamar de preconceituoso e o que mais seja, mas não consigo entender como alguém pode ficar dependente de substâncias químicas. Se a pessoa não tem controle sobre si mesma, quem terá? Não sinto nenhuma pena, dó ou compaixão do que aconteceu com ela e do que acontece com tantas pessoas mundo afora." (Kléber Antônio Ferreira de Souza)
O Pinheirão está fechado desde 2007 por decisão judicial, um enrosco danado. A Federação tem uma dívida considerável relacionada a este estádio e, enquanto não surge alguém que o compre, ele está abandonado.

"Apesar da originalidade das cenas na escola, sensacionais pelas piadas inéditas, 'O Banho do Chaves' não me agradou muito. Perde de lavada para a versão de 1975, mas dá uma sova na entediante versão de 1979. 'O Ensaio' é um esquete cansativo com erros inacreditáveis. E 'O Mistério dos Peixinhos' é impróprio para pessoas sensíveis, apesar de bem divertido e com belas sacadas." (Ricardo Haertel)

"Então, quem deve ao Ronaldinho não é o Flamengo e sim a Traffic, do J. Hawilla?" (Roberto Carlos Santos)

"Não tem jeito. O Real Madrid chegou à sétima partida seguida sem saber o que é vencer o Barcelona no Santiago Bernabéu. José Mourinho mais uma vez inovou na escalação e formação, porém, o desfecho foi o mesmo: desfavorável. Embora os merengues tenham aberto o placar, o Barça dominou as ações, colocou a bola no chão, trocou passes soberbos, foi soberano com a posse de bola e só não terminou os 45 minutos iniciais empatando ou até mesmo vencendo devido à ineficácia nas conclusões. Mourinho escalou Altintop na lateral direita e Pepe como volante. A ideia de posicionar Pepe como primeiro homem era inibir qualquer 'instinto assassino' de Messi, que, quando recebe a bola atrás dos volantes, a maneja com sua infalível perna esquerda brilhantemente e vai parar dentro do gol. O truculento lusitano foi patético ao pisar covardemente a mão de Messi e ainda ter encenado uma pérfida agressão. Ridículo! Os jogadores do Madrid entram pilhados contra o Barça. Não estão vencendo na bola e querem vencer na porrada. E quando levam gol, parece que o mundo está acabando. Simplesmente se desestabilizam, há um abalo psicológico e a consequência disso são derrotas. O gol de empate foi uma ducha de água fria, pois foi ali que o Real destoou na marcação e perdeu o jogo." (Romário Henderson)

"Sugestão para 'Bela do Dia': Erin Andrews, reporter da ESPN norte-americana. Não sei se ela já foi homenageada, acompanho a coluna há pouco tempo. Mas se já foi, merece o bis. Vá ser bonita assim lá em Bristol." (Silvio Romero)
Foi sim, Silvio, em 17 de julho de 2010. Por isso que peço sempre ao pessoal que, quando tiver dúvida sobre alguma "Bela do Dia", consulte a lista de todas que já foram publicadas pelo link no fim de cada coluna. E mesmo reconhecendo que é uma moça muito bonita, não rola bis porque em 8 anos e meio desta coluna jamais uma "Bela" foi repetida. Todas as colunas, sem exceção, tem uma inédita (não sei como consegui isso).

"Mas o Santos, hein... Primeiro acaba com o time de futsal e, agora, com o futebol feminino! O pior é que isso não é um mal só da equipe da Vila. Muito time grande no futebol não consegue manter uma equipe em outras modalidades." (Victor Faria)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

A má da música nesta sexta-feira foi a morte, aos 73 anos, da cantora Etta James. Mas era previsível pois já sofria de leucemia, hepatite e demência. Não duraria muito mais, infelizmente. Etta foi vencedora de seis Grammy e é uma das grandes cantoras de todos os tempos. Ilustro isso trazendo aqui um tema que esteve na trilha sonora da novela "Chocolate com Pimenta", da Rede Globo: "Stormy Weather". Descanse em paz, Etta James.

Arremate

Campeonatos Estaduais: você pode não gostar deles, mas não consegue se livrar deles.

"24 Horas" volta quando a bola já tiver rolado nas relvas profissionais!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.