.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

20 de janeiro de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 144
Finalmente a Copinha rendeu emoção

O primeiro jogo de emoções mais intensas no futebol brasileiro em 2012 aconteceu ontem à noite, quando o Atlético Paranaense levou 3 gols do Palmeiras, mas marcou 4 e avançou para a semifinal da Copa SP de Juniores, na qual enfrentará às 16h deste sábado o Corinthians, que superou o América Mineiro por dobro a nada. O primeiro tempo teve um gol do Furacão e um do Verdão (este muito polêmico e que não achei ter acontecido), mas o segundo é que foi bem divertido de acompanhar - claro, divertido para quem não é rubro-negro ou alviverde. Os atleticanos chegaram a 3 x 1 com direito a um gol contra e outro surgido em barbeiragem defensiva. Aos 36 minutos, os palmeirenses diminuíram para 3 x 2. 42 minutos e o quarto do Atlético. Acabou tudo, certo? Errado. 46 minutos, terceiro do Palmeiras. Mas a tensão do fim não resultou em empate e o CAP enfrentará o Coringão.

A outra semifinal, das 10h de domingo, será conhecida nesta sexta-feira. À tarde, teremos o ganhador de Coritiba x Vitória. À noite, o vencedor sairá de Desportivo Brasil x Fluminense.

Campeonato Pernambucano

Não começa bem o Sport este 2012. Depois de empatar com o Araripina na estreia, novamente ficou em igualdade nesta quarta-feira, sem gols com o "Larissa Riquelme Esporte Clube" (cujo apelido é América). Isso que o novo gramado do estádio teve uma plateia bem bacana para sua primeira jornada, com estimados 25 mil fãs. Mazola Júnior tem que ver o que acontece. Virá domingo, contra o Petrolina, a primeira vitória?

Copa Libertadores

1 x 0 foi o placar favorável para o Nacional sobre o Peñarol no clássico uruguaio e para o Olimpia contra o Libertad em embate paraguaio, as duas pelejas pelo torneio amistoso realizado em Montevidéu. Neste sábado, a preliminar terá Peñarol x Libertad e o jogo de fundo será Nacional x Olimpia. O Nacional jogará na chave do Vasco, que também pode ter o Libertad. Já o Olimpia pode receber em seu grupo o Flamengo.

Sul-Americano Feminino Sub-20

Tem início nesta sexta-feira, no Paraná, e reúne os 10 países da América do Sul divididos em duas chaves, saindo os dois primeiros de cada uma para o quadrangular decisivo, que levará campeão e vice para o Mundial no Japão, em Agosto. Sete rodadas duplas da fase inicial e todo o quadrangular final acontecerão na Vila Capanema, em Curitiba, enquanto três rodadas duplas da fase de grupos se dividirão entre Paranaguá e Ponta Grossa. Brasil estreia contra o Paraguai às 20h10 e terá em seu grupo Bolívia, Peru e Uruguai, ficando o outro com Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Venezuela. O jogo inaugural será Uruguai x Peru, às 18h. O torneio acaba dia 5 de fevereiro.

Copa da Holanda

Aconteceu nesta quinta-feira aquele Ajax x AZ Alkmaar remarcado de 21 de dezembro, quando suspenso depois daquela confusão com o torcedor violento e o goleiro do AZ que revidou, foi expulso e, por isso, seus companheiros abandonaram o gramado. A punição por isso foi a Amsterdam Arena não receber público normalmente e sim apenas crianças. 20 mil compareceram e viram o AZ eliminar o Ajax por 3 x 2.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo desta época do ano em que confirmações acho elegantes como a classuda beleza de Renata Vasconcellos e boatos são deselegantes, como diria Sandra Annenberg. Às últimas:

*Vitória contratou o atacante Dinei, do Palmeiras.

*Ceará confirmou o atacante Mota, que estava no futebol coreano, e assinou por um ano.

*Figueirense anunciou o meia Roni, emprestado por um ano pelo holandês Vitesse e que atuou no Criciúma vice-campeão catarinense de 2011.

*Joinville adquiriu o volante Carlos Alberto, do Goiás, até o final de 2012.

Curtinhas

*Comitê da Copa do Mundo de 2014 confirmou São Paulo como sede do sorteio da Copa das Confederações, em data a definir de dezembro deste ano. São Paulo, que está fora deste torneio a acontecer em 2013. Tendo o sorteio dos grupos das Eliminatórias acontecido no Rio de Janeiro e o da Copa das Confederações definido para São Paulo, fica a questão: e o dos grupos da Copa em si? Será que pinta Fortaleza, como deu a entender Jeromão Valcke?

*Acabou o enrosco do estádio no Campeonato Paranaense - ao menos para esta primeira rodada. Como não cassaram a liminar favorável ao Coritiba, que veta a cessão do Couto Pereira, será no Germano Kruger, em Ponta Grossa, que o Atlético mandará sua estreia das 19h30 deste domingo, contra o Londrina. A história deste fim de semana está resolvida. Agora é saber o que será da do outro fim de semana.

*Desaprovada por seus torcedores, a camisa grená que foi o terceiro uniforme do Corinthians no ano passado venceu como a mais bonita no concurso Camisa de Futebol do Ano, do site britânico Subside Sports. Foram derrotados uniformes como o dérbi do Borussia Dortmund, o segundo do River Plate, o primeiro da seleção do Peru e os segundos de Benfica, França, do próprio Borussia Dortmund e da Suécia. Concordam ou discordam?

*Cruzeiro confirmou para sábado da semana que vem um amistoso contra o Mamoré, em Patos de Minas. É um recurso para não deixar a turma inativa no primeiro fim de semana do Campeonato Mineiro, já que a estreia da Raposa será somente dia 5, contra o Guarani, pois o que seria primeiro jogo, contra o Nacional, foi adiado para a metade de fevereiro. Cruzeiro, que neste domingo fará clássico amistoso contra o América, em Uberlândia.

*A vitória de quarta-feira, pela Copa do Rei, foi a nona do Barcelona de Josep Guardiola sobre o Real Madrid. É igualada a marca do Barça de Johann Cruyff, só que Josep a atingiu em 13 clássicos e Cruyff em 25.

*Salvador Cabañas vai voltar ao futebol, dois anos após quase ser assassinado e, bravamente, lutar pela vida e vencer esta batalha. Ele foi anunciado pela direção do 12 de Octubre, da Série B do Campeonato Paraguaio.

*Natação: Fabíola Molina está novamente suspensa por um caso de doping no ano passado. A Corte Arbitral do Esporte determinou que ela cumpra seis meses de gancho. Como dois já se foram pelo que a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos determinou, a CAS descontou da pena este período. Os quatro meses contam a partir de 20 de dezembro. Assim, Fabíola retornará em 20 de abril e não poderá estar no Sul-Americano de março, em Belém. Para disputar a Olimpíada de Londres, restarão duas oportunidades: o Troféu Maria Lenk, no fim justamente de abril, e a Tentativa Olímpica, em maio. Ela precisa nadar os 100 metros costas em até 1min00s82.

*Vôlei: causou surpresa Marcos Pacheco se demitir do comando técnico do Cimed/Sky, pelo qual foi campeão de quatro Superligas, uma como assistente (05/06) e três como treinador (07/08, 08/09 e 09/10). Não foi explicada a razão de sua saída, que ocorreu após a derrota por 3 sets a 0 para o Volta Redonda, penúltimo colocado da atual Superliga - detalhe: em Florianópolis. O assistente Douglas Chiarotti dirigirá interinamente a Cimed/Sky. Eita nóis!

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais mineiro do que nascer em Belo Horizonte, fazer fama por todo o Estado e ser conhecido por todo um país: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Completa 60 anos nesta sexta-feira a Rádio Itatiaia, fundada por Januário Laurindo Carneiro em 20 de janeiro de 1952, cuja potência é de 100 kw e que é a líder disparada de audiência no rádio de Belo Horizonte, além de ser a grande grife do AM/FM de Minas Gerais para todo o Brasil. Possui em sua programação jornalismo, esportes e variedades. A todos que participam e participaram deste dínamo da comunicação, cumprimentos pela ocasião.

*Depois do mamão de Evaristo Costa no "Jornal Hoje" da Globo, ontem tivemos o pepino de Ana Paula Padrão no "Jornal da Record". Termina o jornal com uma matéria sobre um pepino tamanho família, aí ela solta um trocadilho: "enfim, um pepino que não significa problema." Ela e Celso Freitas se despediram em meio a risadas, conforme visto aqui (postado por muitoalemdojr). Ana Paula, Ana Paula, quem te viu, quem te vê... Eh, eh, eh!!!

*Leio no Flávio Ricco que, entre 15h30 de quarta-feira e 0h10 de quinta-feira, em São Paulo, a Rede Record mostrou somente sete intervalos comerciais. Num espaço de nove horas, isso é praticamente nada. Quem explica?

*No mesmo "guru" Ricco, leio que o "Fala Que Eu Te Escuto" da madrugada de quarta para quinta repercutiu a história do "Big Brother Brasil" (previsível). Aí um internauta perguntou se fariam a mesma repercussão se a situação acontecesse na "Fazenda". O bispo Clodomir Santos respondeu que sim, porém, desde que pedida autorização para os departamentos artístico e jornalístico da Record. Nem vou falar mais nada.

*Leio no NaTelinha que, na madrugada desta referida edição do "Fala Que Eu Te Escuto", a Record tirou segundão em Sampa City com 3 pontos entre 1h15 e 6h, contra 2 do SBT e 5 da Globo. Compreendo...

*Outra do NaTelinha: quarta-feira, o "SBT Rio" foi líder no Grande Rio de Janeiro entre 12h e 12h55, marcando 10 pontos de média e 11 de pico, contra 9 da Globo e 7 da Record.

*Depois de todos os noticiários de todas as TVs nesta quinta-feira, acho que não preciso explicar essa história de "menos Luiza, que está no Canadá". Basta colocar aqui (postada por tulioon) a bronca de Carlos Nascimento na abertura do "Jornal do SBT" desta madrugada, criticando o enorme espaço para isso de Luiza e também o lero no "BBB". Frase no Nascimento: "Luiza já voltou do Canadá e nós já fomos mais inteligentes".

*Leio no Flávio Ricco que, na transição de janeiro para fevereiro, José Luiz Datena será forçado a deixar o "Brasil Urgente" para passar por uma cirurgia na garganta, que é inadiável, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Os problemas reapareceram depois que o apresentador da Bandeirantes retornou das férias em Santa Catarina.

*A saideira: vai rolar troca de canal na Sky na próxima quinta-feira. O canal 85 não terá mais o VH1 Mega Hits e sim o novo Comedy Central. Não é uma perda que eu lamente. VH1 bom é o original, no canal 84.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver pesquisando a grade do Comedy Central para saber quais atrações acompanharei nele.

Bela do Dia: Fernanda Tavares

Fernanda Tavares, jornalista, atualmente por três meses na TV Tribuna (a Globo da Baixada Santista) em free-lance. É ela que o jogador Adriano, do Santos, pediu em casamento - e ganhou dela um "aceito" - durante coletiva no clube, nesta quinta-feira. O amor não é lindo?

Três avisos aos navegantes

O primeiro: por estar na correria nesta sexta-feira já justifico o motivo, hoje não tem "Momento Raridade Rara" e nem indico no "Sintonia PB" os semelhantes do "Chaves" no dia anterior. Deixo para a próxima coluna, assim como o atendimento às mensagens dos leitores, que sei estarem pendentes pelo segundo dia consecutivo, mas ontem mal tive tempo de ver direito o que vocês mandaram - e já explico a razão.

O segundo: tem gente que pergunta com razão, como o conviva Sérgio Cirqueira, cadê a retrospectiva de 2011 da coluna "Papo de Mídia". Digo que há dias, com tantas coisas na Internet e fora dela, além de na Internet surgirem muitas coisas da atualidade (ainda mais com o início dos Estaduais), nem sequer revisitar as colunas do ano passado revisitei. Então, para dar tempo com folga sem apelar para a correria, marquei de vez: 31 de janeiro é quando publicarei a retrospectiva 2011 do "PM". Passado o "temporal" de atividades desta semana, acredito que em 10 dias finalmente organizarei tudo em ordem, com calma e com o cuidado que tento ter sempre com tudo.

O terceiro: a correria de hoje acontece tanto porque fiquei horas e horas pesquisando para um especial dos 5 anos da TV Esporte Interativo, que abre a coluna "PM" desta sexta-feira, quanto por um compromisso muito importante que terei no começo desta tarde. Inacreditavelmente, estarei em Canoas na hora do almoço. Motivo: participar do "Virando a Mesa", debate futebolístico da Ulbra TV às 13h, a convite do ilustre Haroldo Santos, pelo qual muito agradecido fico. Então, é publicar este PB, postar as manchetes dele no Twitter e, lá pelas 10h30, sair de casa rumo ao Centro para pegar o Trensurb, chegar em Canoas e ir até a universidade para o programa. Quem quiser e puder ver, aqui em Porto Alegre pode fazê-lo no canal 48 UHF ou no 21 da Net. A Ulbra TV é sintonizada também em boa parte do interior gaúcho e em outros 12 Estados, entre VHF, UHF e TV paga. Podem ver aqui as regiões e as sintonias.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

O Atlético Paranaense venceu, mas o clipe é motivado pelo Palmeiras, cujo segundo gol foi marcado por Lucas Taylor. Ele tem este nome pois seu pai é grande fã de James Taylor. Bom gosto o do pai do Lucas. Para ele, para a torcida do Palmeiras e pra mais ninguém, como diria Nilson César, aqui está uma canção cujo título cairá feito uma luva se Lucas tiver que atuar em várias posições no time que defender: "Handy Man" (faz-tudo).

Arremate

Vejam aqui se vale a pena a décima revista com Viviane Araújo nua. Eu compraria a Sexy de fevereiro. E vocês?

"24 Horas" volta antes que este PB lance uma revista impressa e chame quem para a capa? Eh, eh, eh...

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.