.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

4 de janeiro de 2012 - ANO 9, EDIÇÃO 130
Para ter um, acabou com dois

Para manter Neymar, o Santos anunciou ontem, através do presidente Luís Álvaro, o final do futebol feminino e do futsal. Este último já se sabia há alguns dias até pelo desmanche do time campeão da Liga Futsal, fosse com Falcão indo para o Intelli/Orlândia e o técnico Ferreti e vários jogadores rumando para Joinville. Mas pego de surpresa fui pelo término das Sereias da Vila, até pelo Peixe estar consolidado no futebol feminino e tudo mais. Érika estava com o presidente na coletiva e não conteve sua tristeza. LAOR justificou o fim destas duas equipes tanto por causa do alto salário do atacante do futebol quanto por ambas dependerem dos próprios cofres, por não haver patrocinadores suficientes para mantê-los devido ao pouco interesse das TVs.

Não deixa de ser uma péssima notícia neste começo de ano, além de ficar a pergunta: era preciso terminar o futebol feminino e o futsal? Tá que é preciso manter o Neymar, mas até pelo enorme potencial comercial dele não haveria como capitalizar em cima dele para tanto, seja com produtos oficiais licenciados, táticas até comerciais e tudo mais? Vale a pena isso?

Bola rolando no Brasil

Dois mil times divididos em cento e cinquenta grupos. Fazer o quê? Se não fosse a Copa SP de Juniores, qual futebol oficial teríamos agora? Melhor um júnior oficial que uma pelada profissional.

Atual campeão, o Flamengo começou mal ao "oxar" com o Aquidauanense. Cruzeiro e Internacional enfrentaram nordestinos e não abriram larga vantagem, mas superaram respectivamente ABC e Confiança. Quem detonou mesmo no começo foi o Palmeiras, que quinou o Linhares. Mas no primeiro dia, as partidas com mais gols envolveram clubes menos cotados: no grupo do Palestra mineiro, o Mirassol deu de seis no América de Rio Preto; e na chave do Palestra paulista, a Ferroviária fez três, mas o Rondonópolis respondeu com quatro e venceu.

Bola rolando na Europa

Temporada na Espanha foi retomada com o início das oitavas da Copa do Rei. Málaga abriu 2 x 0 de frente, mas o Real Madrid virou na etapa complementar para 3 x 2. Consta dos autos ter sido a primeira vitória de um time treinado por José Mourinho após ter dois gols de desvantagem. Hoje tem o Barcelona contra o Osasuna, campeão mundial ainda incompleto por peças importantes (Messi uma delas) finalizarem suas férias de fim de ano. Todos a postos, aí sim, é para o clássico catalão de domingo, contra o Espanyol, na cancha deste.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo onde rumores e especulações tem consideração igual à conta 2 menos 2: zero. Às últimas:

*Corinthians oficializou o atacante Élton, do Olé Brasil e que estava emprestado ao Vasco, por três anos. Outro dianteiro, Taubaté, foi emprestado ao Botafogo de Ribeirão Preto.

*Portuguesa adquire por empréstimo de um ano o meia Maylson, do Grêmio, que retornou de empréstimo ao Sport.

*Guarani tem mais quatro novidades: os laterais direitos Cláudio Allax, do Paysandu, e Oziel, do Goiás, além dos meias Danilo Sacramento, do Barueri, e Bruno, que estava no futebol japonês - e que, só para constar, é aquele mesmo que um dia chegaram a dizer que seria o sucessor do Ronaldinho no Grêmio, ala tricolor da audiência.

*Bragantino é outro cheio de gente nova. Só do Paraná chegaram quatro reforços: os volantes Cambará e Serginho, o meia Wellington e o atacante Giancarlo. Outros adquiridos: os zagueiros Peterson, do Independente de Limeira, e Murilo Dias, que estava no futebol ucraniano, além de Fernando Gabriel, meia-atacante do Figueirense. Foram renovados os contratos do zagueiro André Astorga e do volante Reinaldo. As saídas foram do goleiro Gilvan, dos laterais Luís Felipe, Andrezinho, Diego Macedo e Marcinho, do zagueiro Felipe, dos volantes Mineiro, Diego, Esley e Rafael Araújo, dos meias Deyvid Sacconi, Otacílio Neto e Luís Mário, e dos atacantes Luiz e Felipe Moreira.

*Guaratinguetá tem duas contratações: Everton, volante do Náutico, e Lúcio Flávio, atacante da Ponte Preta.

*Cruzeiro anunciou que Kieza, artilheiro do Náutico na última Série B, se reapresentará no clube.

*Bahia tem duas chegadas: Coelho, lateral direito que estava no turco Karabukspor e que é o mesmo ex-Corinthians e Atlético Mineiro; e Jéferson, meia do Vasco, que estava emprestado ao norte-americano Kansas City.

*Ceará tem a volta do atacante Misael de empréstimo para o Sport.

*Sport contratou o zagueiro Willian Rocha, do América Mineiro, e comprou o lateral direito Thiaguinho do Boavista de Saquarema, acertando por dois anos.

*Náutico fez três aquisições: Ronaldo Conceição, zagueiro do Internacional; e Jefferson e Dorielton, respectivamente lateral esquerdo e atacante, ambos do Fluminense. Os pais do atacante homenagearam seus músicos favoritos no nome do filho? Parece, pois é uma mescla de Dori Caymmi com Elton John. Putz, essa foi podre...

*ABC apresentou o goleiro João Vitor, do Atlético Mineiro, e o lateral direito Murilo, da Ponte Preta.

*Goiás tem duas novidades: Peter, lateral direito do Náutico; e Marcos Paulo, volante do Coritiba. Além disso, o atacante Jhonathan foi emprestado ao Goianésia até o final do Campeonato Goiano.

*Itumbiara é o novo clube de Gallato, o goleiro do Grêmio na "Batalha dos Aflitos" de 2005, que estava sem clube há alguns meses desde que saiu do suíço Neuchatel Xamax.

*Marcílio Dias contratou o lateral esquerdo Jorginho Paulista, que estava no Ceilândia e defendeu vários clubes grandes, sendo campeão da Mercosul e da João Havelange de 2000 pelo Vasco.

Curtinhas

*Saiu no blog do Gustavo Zupak que o Corinthians e um grupo de empresários lançarão uma campanha para obtenção de doações dos torcedores. Objetivo: arrecadar 16 milhas de "dilmas" para comprar o volante Cristian, do Fenerbahce. É claro que a Fiel é apaixonadíssima, ninguém discute isso. Mas daria certo algo assim? Já vi campanhas neste sentido e o retorno não foi atingido.

*Algo certo do Corinthians é o lançamento, na segunda metade deste mês, de "Pentacampeão: 2011, o Mais Corinthiano de Todos os Brasileirões", livro oficial com 144 páginas e mais de 250 fotos feitas por Daniel Augusto Jr., fotógrafo oficial do clube, registrando a conquista do começo do mês passado.

*TJD/SP condenou Luiz Felipe Scolari a três jogos de suspensão no Campeonato Paulista por ofensas ao apitante Paulo César de Oliveira após a eliminação nos pênaltis para o Corinthians, na semifinal. Só volta na quarta rodada.

*Engraçada essa que li no GloboEsporte.com: semana passada, o presidente do Comercial, Nelson Lacerda, divulgou o número do telefone de Rogério Vieira, diretor de futebol, para quem quisesse jogar pelo time de Ribeirão Preto. 150 telefonemas e 80 vídeos por e-mail foram remetidos, mas por enquanto ninguém interessou ao Bafo.

*Leio no UOL que Loco Abreu e Herrera estão por se naturalizarem brasileiros. Desta maneira, o Botafogo terá mais dois "brasileiros" e poderá contratar mais dois atletas estrangeiros, tudo dentro das regras.

*O Coritiba receberá em seu CT o Daegu FC, da Coreia do Sul, para pré-temporada de um mês. Interessante e muito válido um intercâmbio assim.

*Sabe Silas? Não é mais técnico do Al-Arabi, do Qatar, onde estava desde junho do ano passado, quando deixou o Avaí. Foi campeão da Copa do Sheik Jassim, mas no Campeonato Qatariano a campanha é ruim: uma vitória em nove partidas.

*Johnny Herrera, goleiro da Universidad de Chile, foi condenado a pagar US$ 49 mil à família de uma moça que matou por atropelamento há dois anos, quando estava bêbado, além de perder por seis meses a carteira de motorista e estar impedido de deixar o país. A família da moça apelará contra a sentença e pedirá a prisão do jogador.

*A partir do jogo contra o Osasuna, esta noite, o Barcelona adotará no Camp Nou uma lei que proibirá o fumo em qualquer dependência do estádio em dias de partidas. Excelente!

*Gustavo Kuerten realizou um amistoso de tênis em Punta del Este contra Juan Martín del Potro, 11° melhor tenista do momento, e perdeu por 6/2 e 7/5.

*Sete corredores foram suspensos pela União Ciclística Internacional por uso de substâncias proibidas, sendo quatro brasileiros: Tiago Damasceno, Flávio Reblin, Wagner Alves e Elton Silva. Os outros foram o chileno Manuel Villalobos, o peruano Ronald Luza e o boliviano Fernando Espindola.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais encerrador de história do que ele pedir ela em casamento no réveillon, ela dizer que não aceita e ele ficar com cara de babaca ao estourar dos fogos para o novo ano (triste, não?): "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Confirmou-se aquilo que se dizia há algumas semanas: a Rádio Oi FM não está mais na frequência modulada e sim apenas pela Internet desde a virada de sábado para domingo. As estações onde ela era veiculada no FM agora estão como Rádio Verão, mas identificadas no ar pelo número da frequência (aqui em Porto Alegre, por exemplo, 90,3). Mudança adotada pelo Grupo Bel, proprietário dos prefixos, valerá por tempo indeterminado. Que puxa.

*Leio no Anderson Cheni que a Rádio Estadão/ESPN contratou Roxane Ré para ser sua nova apresentadora. Ela estreou ontem no "Direto da Redação", à tarde, enquanto Mia Bruscato foi para o "Estadão no Ar" da manhã, substituindo a recentemente demitida Vanessa di Sevo. Até pouco tempo atrás, Roxane - por muitos anos a voz das noites da Rádio CBN - estava na Antena 1.

*Leio no Lauro Jardim números de Ibope sobre rádios nas metrópoles do eixo entre segunda e sexta: no Rio de Janeiro, a Globo lidera com 1,53 ponto, contra 1,52 da FM O Dia, 1,50 da Tupi e 1,27 da Melodia; e em São Paulo, a Tupi FM lidera com 1,06 ponto, contra 0,92 da Nativa FM e 0,80 da Transcontinental. Nas duas cidades, a maior audiência está entre 10h e 11h.

*Leio no Flávio Ricco e no Alberto Pereira Jr. que teria repercutido muito mal dentro da Record um post do blog de Edir Macedo, onde é referida a morte de Dayanne Albuquerque (que era coordenadora de rede do jornalismo e perdeu a vida em acidente) de uma maneira que dá a entender que isso aconteceu por ela deixar de ser obreira da Igreja Universal. O post está aqui, se intitula "Zombei de Deus" e faz referência a uma mensagem de Dayanne.

*Apesar das negativas do Ratinho, Lauro Jardim continua bancando que a Rede Massa será vendida para a Record e afirma que deve acontecer neste mês uma reunião do apresentador e dono das afiliadas do SBT com o presidente da concorrente, Alexandre Raposo. Será?

*Li no Flávio Ricco que o repórter Sid Marcus, que era da TV Alterosa, deixou Minas e foi para o SBT de São Paulo. Bem que vi ele fazendo reportagens em Sampa e pensei que fosse plantão de fim de ano ou algo assim.

*Vídeo curioso que achei: aqui está (postado por thevinicius030) um resumo do "Vanguarda TV", da afiliada da Globo no Vale do Paraíba, jornal que tem como apresentadora Agda Queiroz, que acompanhei por um bom tempo nacionalmente como repórter do "Hoje em Dia", da Rede Record. Familiar também a voz-padrão da TV Vanguarda: ninguém mais, ninguém menos que o imbatível Ferreira Martins.

*Nesta terça-feira, "Bom Dia Rio" e "Bom Dia Brasil" completaram 29 anos. Bom eu saber disso para, ano que vem, ajeitar alguns especiais para estes dois importantes noticiários da Rede Globo.

*Leio no Flávio Ricco que, além de fazer o "Jornal Nacional" aos sábados, Ana Paula Araújo também será substituta direta da Renata Ceribelli no "Fantástico". O momento é todo dela, que tá na crista da onda.

*Também no Ricco, leio que será na segunda metade de janeiro a estreia de José Simão comentando no "RedeTV! News" três vezes por semana.

*Falando em RedeTV!, há horas estou por observar isso: é ou não é esquisito, no "É Notícia", o entrevistado ter crédito fixo no GC o tempo todo em que é filmado?

*Igualmente esquisito foi ver na segunda-feira à noite, no SBT, o especial das lingeries da Victoria's Secret dublado, ainda mais por ter algumas brasileiras presentes - ou seja: vê-las falando em português sem ser com suas vozes.

*A propósito: as modelos são bonitas, lindas e tudo mais, mas corporalmente devem bastante. São magras demais! Melhor eu continuar curtindo as amadas jornalistas vestidíssimas dos pés à cabeça, mas mais sedutoras.

*Leio no NaTelinha que não estreou bem o "Férias com Patati e Patatá" no SBT. Em São Paulo, o programa marcou 3 pontos, contra 6 de Bandeirantes, 7 de Record e 24 da Globo. No Rio de Janeiro, o infantil marcou 7 pontos, acima dos 6 da Bandeirantes, mas abaixo dos 10 da Record.

*Leio no Lauro Jardim que, em dezembro, o Painel Nacional de Televisão apontou Record e SBT dividindo a segunda posição na audiência com 4,7 pontos, contra 13,8 da Globo. É interessante isso pois ao longo dos últimos anos a Record usa o discurso de "a caminho da liderança", mas além dela não ser atingida, permite que a concorrente pela vice se aproxime novamente.

*Esqueci de registrar na segunda-feira que o Viva começou a apresentar "O Tempo e o Vento", minissérie que foi uma superprodução da Globo em 1985 e é mostrada às 23h15.

*Com a entrada do Sportv3 no 37 a partir de amanhã, a Via Embratel mudará a numeração de alguns canais: Viva do 37 para o 36, Discovery Home & Health do 36 para o 35, Fox Life do 35 para o 34 e Bem Simples do 34 para o 33.

*Exibida à 0h de sábado para domingo a partir desta semana pela RedeTV!, "Jornada nas Estrelas: a Série" terá os 28 episódios da primeira temporada exibidos com imagem remasterizada pela CBS e som digital. Som digital no original em inglês, certo? Porque vai passar dublado em português, evidentemente.

*A saideira: me reservei duas horas ontem à tarde para rever "Nos Tempos da Brilhantina", o clássico musical jovem de 1978, com John Travolta e Olivia Newton-John. Melhor de tudo: passou a dublagem original da Herbert Richers, com Mário Jorge Andrade como Travolta e a saudosa Vera Miranda como Olivia. Primeira vez que vi esta dublagem na TV paga, pois todos os canais sempre mostram o trabalho fraco feito para o DVD.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver sonhando que cantarolo "Summer Nights" com uma loira linda chamada Sandy.

Momento Raridade Rara

Lembram de Terence Hill e Bud Spencer? Esta dupla italiana marcou época nos anos 70 e 80, atuando junta por 25 anos em quase 20 filmes. Quantas vezes as peripécias deles foram vistas na "Sessão da Tarde" da Globo? Aliás, é impressão minha ou faz anos e anos que os filmes deles não passam na televisão? Nem digo na aberta, mas sim até na paga. Mas vale ver dois vídeos deles a seguir.

De 1983, aqui está (postado por edugordao) um dos filmes deles: "Dois Loucos Com Sorte". Melhor de tudo: é com a dublagem clássica, com as vozes brasileiras que marcaram os dois atores, a de Newton da Matta como Terence e a de Sílvio Navas como Bud. Newton morreu há alguns anos e Sílvio trocou o Rio de Janeiro por São Paulo há bastante tempo.

De 1984, aqui está (postado por lukamendonca) uma relíquia: Terence e Bud participando de "Os Trapalhões", interagindo com Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, com direito a uma simulação daquelas famosas brigas dos filmes no final. A dupla participou do programa da Globo pois veio ao Brasil filmar "Ele, Eu, Você e os Outros". Tem este filme no YouTube, mas com redublagem para DVD, com as vozes de Hélio Ribeiro para Terence e Júlio César para Bud.

Bela do Dia: Elma Aveiro

Elma Aveiro, irmã de Cristiano Ronaldo, vista em foto de um ensaio sensual que mereceu capa da revista Hot Magazine. Bela mana a do gajo do Real Madrid.

Aviso aos navegantes I

A Voz do Futebol, webrádio onde este que vos fala tem um programa semanal - a partir deste ano apresentado aos domingos, às 13h (Brasília), já a partir do próximo fim de semana -, além de fazer uma cobertura interessante da Copa SP de Juniores ao transmitir algumas partidas ao longo destes dias de disputa (começou ontem com Confiança x Internacional e Linhares x Palmeiras), a partir desta semana apresentará "Pílulas do PB", que são pequenos comentários do autor deste Papo de Bola - o Site sobre as coisas do futebol, cada um de três a cinco minutos. A veiculação é ao longo da programação, em vários momentos do dia. Fiquem na audiência e espero que gostem.

Aviso aos navegantes II

Resolvi de última forma: retrôs de 2011 deste PB atrasadas por mais um ano, mas publicadas serão. A da "24 Horas" está quase pronta e publicarei nesta quinta-feira, enquanto a do "Papo de Mídia" precisa de mais tempo e levarei ao ar neste domingo. É que não são retrôs simples com cinco ou dez coisas por tema e sim juntando tudo aquilo que foi destacado ao longo do ano passado nas duas colunas e que julgo interessante e relevante de ser lembrado com maior destaque para ficar registrado como um balanção da findada temporada anterior. Mas em 2012 não haverá de ser nada. Já por novembro, mesmo com possíveis muitas coisas mais por acontecer (e é por isso que só me toquei de montar a retrô em dezembro, para não querer fazer algo incompleto pois vai que acontecesse em dezembro algo determinante que mudasse e/ou anulasse coisas dos meses anteriores?), lembrarei de começar a fazê-la.

Convivas (atualização das 15:15)

Publicarei as mensagens dos leitores na coluna desta quinta-feira. Hoje não foi possível devido a duas horas de problemas para acesso à Internet, que atrapalharam tudo. Algo alheio à minha vontade. Minhas desculpas.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Completa 52 anos nesta quarta-feira Michael Stipe, líder do R.E.M., que ano passado acabou após três décadas. Aqui está um dos "temóns" do R.E.M.: "All The Way To Reno".

Arremate

Vou falar o quê da piada do mamão que o Evaristo Costa fez no "Jornal Hoje"? É inacreditável, hahaha...

"24 Horas" volta antes que eu veja algum improviso no "Jornal Nacional"! (ih, isso vai demorar)

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.