.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

23 de dezembro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 123
Dois avisos importantes para os convivas

O primeiro: demorou mais do que eu imaginava, mas depois das 6 da tarde de ontem finalmente publiquei os resultados das "Votações de Fim de Ano" deste Papo de Bola - o Site. Vejam aqui e concordem ou discordem.

E o segundo: as colunas "24 Horas" e "Papo de Mídia" desta sexta-feira são as últimas que edito antes do Natal. Explicando melhor: tirarei folga no sábado e no domingo, mas já na segunda-feira lerão colunas inéditas. Ah: se daqui a pouco acontece algo excepcional de última hora dentro deste período, incluído será em atualização especial seja da "24" ou do "PM". Espero que ao menos nestes dois dias e meio o noticiário dê uma parada legal.

O Brasil na Copa Libertadores

Conmebol deu uma de Papai Noel, ainda que Nicolas Leoz não tenha cancha para ser o mais propriamente simpático dos bons velhinhos, e finalmente soltou nesta quinta-feira a tabela corrigida e detalhada das fases pré-grupos e de grupos da Libertadores de 2012. A tabela completa podem ver aqui. Nesta coluna, registro as partidas dos seis brasileiros, colocando as de Internacional e Flamengo com asterisco na fase de grupos para melhor concepção de quando e onde jogarão se passarem por, respectivamente, Once Caldas e Real Potosí.

Ah: os horários já estão convertidos para os de Brasília, com base na Hora GMT informada na tabela. Eis:

25/1 (quarta) - 22h, Real Potosí x Flamengo e Internacional x Once Caldas
1/2 (quarta) - 22h, Flamengo x Real Potosí e Once Caldas x Internacional
7/2 (terça) - 22h, Fluminense x Arsenal ou Sport Huancayo
8/2 (quarta) - 22h, Vasco x Nacional do Uruguai e Internacional* x Juan Aurich
15/2 (quarta) - 19h45, The Strongest x Santos; 22h, Deportivo Táchira x Corinthians e Lanús x Flamengo*
6/3 (terça) - 21h45, Vasco x Alianza Lima
7/3 (quarta) - 22h, Corinthians x Nacional do Paraguai e Boca Juniors x Fluminense
8/3 (quinta) - 19h30, Santos x Internacional*; 21h45, Flamengo* x Emelec
13/3 (terça) - 22h, Juan Aurich x Santos
14/3 (quarta) - 19h45, Fluminense x Zamora; 22h, Cruz Azul x Corinthians e El Nacional ou Libertad x Vasco
15/3 (quinta) - 19h45, Internacional* x The Strongest; 22h, Flamengo* x Olimpia
21/3 (quarta) - 19h45, The Strongest x Internacional*; 22h, Corinthians x Cruz Azul e Vasco x El Nacional ou Libertad
22/3 (quinta) - 22h, Santos x Juan Aurich
28/3 (quarta) - 22h, Olimpia x Flamengo*
29/3 (quinta) - 22h, Zamora x Fluminense
3/4 (terça) - 22h, Alianza Lima x Vasco
4/4 (quarta) - 21h50, Internacional* x Santos e Emelec x Flamengo*
11/4 (quarta) - 22h, Nacional do Paraguai x Corinthians e Fluminense x Boca Juniors
12/4 (quinta) - 19h30, Flamengo* x Lanús; 21h50, Nacional do Uruguai x Vasco
18/4 (quarta) - 19h30, Arsenal ou Sport Huancayo x Fluminense; 21h50, Corinthians x Deportivo Táchira
19/4 (quinta) - 19h45, Santos x The Strongest e Juan Aurich x Internacional*

Notou alguém diferente aí? Alguém que eu ainda não havia mencionado? Pois é o "The Weakest", digo, The Strongest. Será ele o boliviano da chave de Santos e talvez Internacional. Ficando no 1 x 1 com o Universitario nesta quinta-feira, conquistou o Apertura do Campeonato Boliviano por ter vencido por 2 x 0 no primeiro jogo.

Alguém barrou La U!

Parem as rotativas! Edição extra a caminho! A Universidad de Chile perdeu! Não, my friends amiguinhos from Brazil, não há pegadinha nisso. La U caiu pela vez primeira após 36 partidas, ao levar 2 x 1 para a Universidad Católica e, mesmo assim, ser finalista do Campeonato Chileno pois o empate no saldo de gols lhe beneficiou enquanto dono de melhor campanha. O mesmo valeu para o Cobreloa, que na terça-feira levou 2 x 1 do Colo-Colo, mas tinha vencido por 3 x 2 na ida e, ao também empatar no saldo de gols, beneficiou-se do melhor retrospecto no campeonato. A final entre Universidad de Chile e Cobreloa será na semana de Ano Novo, ida na segunda e volta na quinta.

Copa do Rei da Espanha

No primeiro jogo após ser campeão mundial, o Barcelona teve time misto contra o Hospitalet e, com o perdão do trocadilho, mesmo assim mandou ele a jato para a UTI ao aplicar 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 a nada. Iniesta fez um, Xavi também, Pedro a mesma coisa e outros três marcaram duas vezes cada: Thiago Alcântara, Tello e Cuenca).

Campeonato Inglês

De rodada encerrada ontem com o empate entre Tottenham e Chelsea no derby de Londres, a Premier League terá rodada normal dentro do Ano Novo. Será na segunda-feira, com a tradicional rodada do "Boxing Day" (a data seguinte ao Natal, que causa um movimento daqueles no comércio da Inglaterra). Tem jogo marcado, por exemplo, já para 11 da manhã (Brasília): Chelsea x Fulham. A maioria será à 1 da tarde. Tem curtição natalina garantida.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico onde especulação não chega nas nossas casas pois entala na chaminé, igual a Papai Noel acima do peso. Às últimas:

*Flamengo renovou com o goleiro Felipe por mais quatro temporadas.

*São Paulo anunciou acordo com o Internacional, que pagará um ressarcimento e, assim, contará com o atacante Dagoberto a partir de janeiro.

*Internacional, que oficializou a transferência do meia Andrezinho para o Botafogo.

*Grêmio manterá no elenco do ano que vem o lateral direito Edílson, retornado de empréstimo do Atlético Paranaense. Pedido de Caio Jr.

*Figueirense apresentou ontem três reforços: Guilherme Santos, lateral esquerdo, e Toró, volante, ambos egressos do Atlético Mineiro; e Luiz Fernando, meia do Vila Nova.

*Náutico renovou por mais um ano com Ronaldo Alves, zagueiro pertencente ao Internacional.

*Bahia renovou com o volante Fabinho e o atacante Lulinha, ambos por mais um ano, e adquiriu o zagueiro Rafael Bonato, que foi da base do Botafogo, e o lateral direito Boiadeiro, do Ceará.

*Ceará, que acertou a saída do atacante Washington.

*ABC contratou dois atletas: Elielton, volante ex-Icasa, e Léo Gamalho, atacante ex-Barueri.

Curtinhas

*Leio no Lauro Jardim uma continuação daquilo que tinha saído há alguns dias no Diário Catarinense: a possibilidade de Santa Catarina receber a Fórmula 1. Mas segundo o Lauro, a proposta de representantes do governo de SC a Bernie Ecclestone seria que o Brasil tivesse duas corridas por ano, o que manteria a tradicional de Interlagos. Ficaram de rediscutir isso em abril. Brasil com dois GPs? Ainda mais na fase braba que vivemos, com queda do interesse devido ao péssimo desempenho de nossos pilotos em 2011? Sei não se é um bom investimento.

*Saiu ontem o calendário de 2012 da Fórmula Indy, que exclui o GP de Las Vegas, que neste ano causou a morte de Dan Wheldon naquele mega-acidente. A São Paulo Indy 300, uma vez mais no Anhembi, acontecerá em 29 de abril. Uma novidade é uma corrida na China: dia 19 de agosto, em Qingdao.

*Vale o lembrete: domingo de Natal tem o começo da temporada 2011/2012 (só 2012, né?) da NBA. Serão cinco partidas no dia inicial, com Boston Celtics x New York Knicks como inaugural (Space mostrará ao vivo). As outras serão Miami Heat x Dallas Mavericks, Chicago Bulls x Los Angeles Lakers, Orlando Magic x Oklahoma City Thunder (esta com ESPN Brasil ao vivo) e Los Angeles Clippers x Golden State Warriors.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais interruptor de atividade do que fazê-lo justamente com um ano acabando: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Li de manhã no José Luiz Prévidi, que cantou a bola, e confirmei à noite lendo no Coletiva: Tânia Carvalho vai se aposentar. Uma das primeiras-damas da televisão do Rio Grande do Sul, ela resolveu deixar o vídeo às vésperas de completar 70 anos por, dizendo bem-humoradamente, não querer ficar velha na telinha, tanto que já tinha pedido para sair no ano passado. Primeira apresentadora do "Jornal do Almoço", ainda na TV Gaúcha (posterior RBS TV), em 1972, Tânia saiu após quatro anos e foi para a TV Difusora (posterior Bandeirantes), onde fez o "Portovisão", um similar também exibido na hora do almoço. Em 1981, no canal 2, atuou no "Guaíba Feminina" e no "Câmera 2". Nos anos 90, regressou ao Grupo RBS. Há 15 anos ela está na TVCOM, tendo apresentado o extinto "Falando Francamente" e hoje fazendo os programas "Gurias de Quinta", às quintas-feiras, e "Café TVCOM", nos fins de semana.

*Leio no Flávio Ricco que começa em abril de 2012 a terceira temporada do "Globo Mar". E pela vez terceira, Ernesto Paglia terá uma parceira diferente. A primeira foi Mariana Ferrão, a segunda foi Glenda Kozlowski e a terceira será Poliana Abritta, a lindona repórter da Globo Brasília, que neste ano entrou para o time de apresentadores do "Jornal Hoje" nos rodízios de sábado. Será diferente e bom ver a Poliana em algo sem relação com a política.

*Ontem pela manhã, Rita Lisauskas fez uma breve quebra de silêncio no Twitter ao reclamar que Keila Jimenez não a procurou para comentar a suspensão que a RedeTV! lhe aplicou por protestar contra os atrasos salariais (assunto do "abre" desta quinta-feira). A colunista da Folha de S.Paulo diz que a procurou através da assessoria de imprensa da emissora, que não atendeu seu pedido. Bom, mas a Keila também, né... Convenhamos? A Rita está no Twitter e no Facebook, não dava para contatá-la por ali? Como se todo mundo de televisão tivesse que ser buscado via assessoria das emissoras... E aqui fala alguém que não vai nelas e sim direto nas pessoas.

*Leio na Patrícia Kogut que vem aí a versão ator de Roberto Rivelino. O eterno craque de Seleção Brasileira, Fluminense e Corinthians estará em março na HBO, com uma participação no seriado "FDP", interpretando um padre, que contará a história de um árbitro de futebol (daí fazer sentido o título da produção). Curiosidade: "Orelha", como chamaria Gérson nos áureos tempos do "Apito Final" da Bandeirantes dos anos 90, apareceu em um capítulo de "Hospital", novela da TV Tupi, nos anos 70. Diferença básica: na novela da Tupi, simplesmente apareceu como ele mesmo; já na série da HBO, representará um personagem.

*Sendo a véspera de Natal no sábado e o referido no domingo, alguns hábitos das grades das TVs em dias de semana nesta época serão perdidos. Dois exemplos: jornais do fim de noite cancelados e "Bom Dia Brasil" e "Bom Dia Praça" cancelados pela Globo por passar a "Santa Missa" no lugar. Não há noticiários nos finais de sábado e a "Santa Missa" será normal, em termos de dia da semana. O que acontecerá de diferente, aí sim, é algumas emissoras mostrarem filmes religiosos devido ao nascimento de Jesus, casos de Bandeirantes, Record e RedeTV! na noite deste sábado e da Record na manhã de domingo, além da Missa do Galo na Globo.

*Chegamos hoje a 23 de dezembro e o SBT ainda não reprisou a saga natalina de "Chaves", com os quatro episódios "Os Hóspedes do Senhor Barriga". Só falta mostrarem todos na manhã de domingo, horário em que somente São Paulo, Rio de Janeiro e algumas poucas regiões sem programação local exibem a sessão das 9h às 11h.

*Tenho reclamado descontraidamente há dias da "Sessão da Tarde", da Globo, que não passa mais filmes antigos. Um que se enquadra perfeitamente no que digo passará à 1h30 de sábado para domingo na Bandeirantes: "Os Seus, os Meus e os Nossos", comédia do final dos anos 60 estrelada por Lucille Ball e Henry Fonda, bem agradável. Regravaram há alguns anos com René Russo e Dennis Quaid, dia desses a Record reprisou. E ficou legal.

*Domingo, 15h, o filme da "Temperatura Máxima" da Globo vale a pena: "Um Natal Brilhante", com Matthew Broderick, Danny DeVito e a mais linda das quatro atrizes principais de "O Sexo e a Cidade", Kristin Davis. Faz um tempo que vi esta comédia no Telecine e é bem divertida, mais ou menos no espírito do terceiro filme da série "Férias Frustradas", que também se passava nesta época do ano.

*A saideira: pela primeira vez em "duzentos e setenta e três" anos, não teremos especial inédito de Roberto Carlos no fim de ano da Globo. Será reapresentado o especial gravado em Jerusalém, levado ao ar em setembro. Brincadeiras à parte, desde a estreia em 1974 esta será recém a segunda vez sem um especial inédito. A até então única foi em 1999, quando nada foi feito pois o Rei sofreu com a morte da esposa Maria Rita.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver em frente à TV cantarolando "quando eu estou aqui, eu vivo este momento lindo".

Bela do Dia: Gabriela Markus

Gabriela Markus, eleita ontem Miss Rio Grande do Sul de 2012, representando Teutônia. Ela foi vice-campeã em 2010 e desta vez saiu com o título. Bonitaça ela!

Momento Raridade Rara

Com o fim de semana de Natal chegando no pedaço, vale lembrar algumas chamadas e campanhas institucionais das grandes redes de TV, tanto natalinas quanto meramente curiosas.

De 1991, aqui estão (postadas por agconline) duas versões do institucional de Natal da Manchete, com atores interpretando uma mensagem sobre Papai Noel existir para quem acredita nele. A primeira é com José Dumont e a segunda é com Ivan de Albuquerque.

De 1993, aqui está (postada por baudatv) a chamada com o pacotão de fim de ano da Globo, destacando: filmes como "Ghost", "Dança com Lobos", "Esqueceram de Mim", "O Silêncio dos Inocentes", "Uma Cilada Para Roger Rabbit", entre outros; shows de Madonna e Tina Turner; especiais dos "Concertos Internacionais" com Jessye Norman e Zubin Mehta; o especial "Ed Mort", com Luiz Fernando Guimarães; "Casseta e Planeta Urgente" de fim de ano; o tradicional "Roberto Carlos Especial"; na noite de Natal, especiais de Xuxa e "TV Colosso"; a "Retrospectiva 1993"; a Corrida de São Silvestre; e o "Réveillon do Faustão".

De 1997, aqui está (postado por ricflairbol) o institucional de fim de ano da Record, com um jingle marcante e cenas de atrações da programação: jornalismo com João Leite Neto, Adriana de Castro e Boris Casoy; esportes com Luiz Alfredo, José Luiz Datena, Márcio Guedes, Mário Sérgio, Carlos Valadares e Ely Coimbra; seriados como "Arquivo X", "O Quinteto", "Chicago Hope" e "Nova York Contra o Crime"; filmes; e artistas como Ana Maria Braga, Ratinho, Marcelo Costa e Renato Barbosa.

De 1999, aqui está (postada por agconline) a chamada da Band, com diversos de seus jornalistas e artistas, além da equipe de esportes, aparecendo no vídeo ao som de uma versão brasileira natalina de "Can't Take My Eyes Off You", cantada por Daniel, Alexandre Pires e Daniela Mercury.

De 2002, aqui está (postado por brunoch1987) a chamada do "Chaves Especial" com "Os Hóspedes do Senhor Barriga", exibido na noite do último sábado antes do Natal. Era na época em que "Chaves" tinha uma sessão diferenciada nas noites de sábado, com as boas e velhas reprises de sempre ganhando um ar mais especial por chamadas que anunciavam o episódio da semana com um destaque a mais, como se fosse algo inédito.

Aviso aos navegantes

A sexta-feira é puxada normalmente para mim, mesmo pré-natalina, pois devo ter compromissos externos hoje e ainda editarei o programa das 19h na webrádio Voz do Futebol (só quero ver com quais assuntos, mamãe). A quinta-feira já me tinha sido puxada, devido a horas e horas na apuração das "Votações de Fim de Ano" e a um compromisso muito bom à noite, do qual falarei na "24 Horas" de segunda-feira. Por isso, excepcionalmente nesta edição de sexta & sábado & domingo não publicarei as mensagens dos leitores. Mas segunda-feira todas elas estarão firmes e fortes, expondo seus pensamentos sobre... sobre... sobre o quê mesmo? (eh, eh)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Natal é Cristo. Natal não é só presentes. Natal é tempo de reflexão. Natal é para ficarmos com nossos familiares e entes queridos. Natal é uma data para não deprimir, embora deprima muitos. Natal é uma data para ser passada da melhor maneira possível. A seção desta última coluna pré-natalina traz aqui seu som deste período: com os mestres Ivan Lins e José Feliciano, a belíssima "Um Feliz Natal". São os votos que ficam para os amigos do Brasil.

Arremate

Brasiliense comentadíssimo por uma Mamãe Noel pelada no site oficial. Futebol, que é bom, nada. Êlaiá!

"24 Horas" volta esperando que outros clubes tomem a mesma iniciativa! (hahahaha)

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.