.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

21 de dezembro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 121
E os resultados das "Votações de Fim de Ano"?

É hoje e de hoje não passa, amigos do Brasil. Até a metade desta tarde (pois ainda não completei a apuração, mas ela já está próxima do fim), publicarei em página especial acessível pela capa do site os resultados das "Votações de Fim de Ano" do Papo de Bola - o Site, nas quais os leitores responderam um questionário de 43 perguntas divididas em quatro temas para escolher os melhores de 2011.

Fiquem de olho no meu Twitter que, por ali, avisarei assim que tudo estiver no ar. E também aqui farei um adendo quando da publicação, reforçando a dica na coluna desta quinta-feira.

Eu acredito em Milagres!

Não foi um bom jogo, mas valeu pelo final eletrizante. Ou não há como ser eletrizante uma vitória ser resolvida aos 46 minutos do segundo tempo? Assim aconteceu para o América Mineiro, que virou para 2 x 1 sobre o Fluminense com Lula e conquistou seu primeiro Campeonato Brasileiro Sub-20, o terceiro do futebol mineiro em seis edições realizadas (outras duas do Cruzeiro), contra três dos donos da casa, os gaúchos (um do Inter e dois do Grêmio). Dois filmes repetidos: vitória dos comandados do ex-goleiro Milagres sobre o Flu por um gol de diferença, igual já tinha sido na fase de grupos, e triunfo nos acréscimos da etapa final, assim como na semifinal contra o Coritiba.

A lamentar somente que o América, em princípio, não poderá defender seu título no ano que vem. Causa, motivo, razão ou circunstância: os participantes do campeonato são sempre os mesmos 20 clubes da Série A profissional. Normalmente, a exceção é o São Paulo, que prefere não disputá-lo. Então, chamam alguém da Série B. Acho que seria justo Federação Gaúcha e CBF, que respectivamente organizam e chancelam a competição, assegurarem na próxima edição um lugar para o Coelho enquanto atual campeão. No lugar de quem? Se outra vez desistir, no do São Paulo. Se em 2012 ele resolver jogar o Brasileiro Sub-20, aí que se virem. Mas é justo o América participar.

Copa Libertadores

Sairá hoje o adversário do Internacional na fase pré-grupos, quando Once Caldas e Júnior Barranquilla se enfrentarem no segundo jogo da final do Torneio Finalización do Campeonato Colombiano. O primeiro foi vencido pelo Júnior no seu reduto por 3 x 2. Vice-campeão, o Once duelará com o Colorado; campeão, empurra o Millonarios para o caminho dos gaúchos.

O começo é apenas hoje

Meio de semana tem a bola rolando em alguns países. Na Itália, acontece a primeira rodada. Não, você não leu errado. É a primeira rodada, que tinha sido adiada por conta das divergências trabalhistas (o Calcio é jogado a partir da segunda rodada). Caiu a coincidência de agora acontecer uma partida que promete demais: Udinese, terceira colocada com 31 pontos, versus Juventus, segunda com 33. Empatando, a Juve será líder empatando em 34 pontos com o Milan, que ontem derrotou o Cagliari, pois superará os rubro-negros no primeiro critério de desempate, que é o confronto direto (já acontecido e finalizado Juventus 2 x 0 Milan). Udinese também já encarou os milanistas e empatou, então, não será primeira colocada mesmo que leve hoje os 3 pontos, até porque tem 8 gols de desvantagem no saldo. Enfim, tudo isso coloca um tempero especial nesta macarronada.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano onde especulação dói mais na alma do que chute "nas bolas". Às últimas:

*São Paulo emprestou o meia Dener, destaque dos juniores em 2011, por um ano para o Paulista de Jundiaí até o final do Estadual.

*Atlético Goianiense renovou com o atacante Felipe, 14 gols este ano (8 no Brasileirão), por mais uma temporada.

*Vila Nova perdeu o zagueiro Henrique, que conseguiu liberação judicial devido a salários atrasados.

*Vitória perdeu o volante Zé Luís, que foi para o Itumbiara.

*Avaí apresentou três reforços: Ronaldo Capixaba, artilheiro da Série C pelo Joinville com 14 gols; Renato Santos, zagueiro também ex-Joinville; e Jaílton, zagueiro ex-Marília.

*Guarani confirmou André Leone, zagueiro que disputou a Série C pelo Fortaleza, mas perdeu o atacante Denílson para o Dubai Club.

*Guaratinguetá fechou um pacotaço de 15 jogadores. Alguns deles: Walter, zagueiro ex-Santa Cruz; Vagner e Daniel, respectivamente zagueiro e volante, ambos ex-Paysandu; Pio, volante ex-ABC; e Aloísio, meia ex-Criciúma.

*É além-fronteiras, mas vale: Jorginho, que quase levou o Figueirense à Libertadores, substituirá o agora técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, no Kashima Antlers. Um ano de compromisso.

Curtinhas

*Soltaram o ex-árbitro Djalma Beltrami, hoje comandante do 7º BPM de São Gonçalo e preso sob acusação de envolvimento com traficantes de drogas. Normal. Anormal seria ele passar mais tempo detido.

*Vice-presidente da Federação do Piauí, Alfredo Ferreira Neto entrou na Justiça pedindo a prisão de Ricardo Teixeira, devido a uma portaria do presidente da CBF que tornou nula a eleição na entidade piauiense, que contraria uma decisão judicial já transitada em julgado. Seria tão bom ver Rico Terra no xilindró, mas ao mesmo tempo parece tão inviável. (Atualização das 10:25: que é que eu falei? Leio no Arena Nordeste que o juiz que examinou o pedido de prisão negou o mesmo alegando não haver sentença condenatória contra o Teixeira.)

*CBF, que oficializou ontem no Regulamento Geral de Competições a possibilidade de brechas para clubes fazerem viagens para torneios amistosos no exterior, desde que autorizadas pelo Ricardo Teixeira. Entendo...

*Sport não terá Marcelinho Paraíba nas primeiras quatro rodadas do Campeonato Pernambucano de 2012. É a suspensão do TJD pela expulsão no final da decisão deste ano, contra o Santa Cruz. Não enfrentará Araripina, América, Petrolina e Belo Jardim, retornando apenas em 29 de janeiro, contra o Náutico, na Ilha.

*Por um lado, custará 157% em juros até 2015. Por outro, é um dos suspensos da seleção chilena por 10 partidas por ele e mais quatro companheiros chegarem tarde e bêbados à concentração para dois jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo. É realmente vantagem para o Palmeiras manter alguém como Valdivia, que não vale metade disso tudo?

*Boca Juniors acertou a permanência de Julio César Falcioni, treinador campeão do Apertura 2011/2012, por mais um ano. Ele está no clube desde dezembro do ano passado. Há 29 jogos o Boca não sabe o que é derrota.

*Luis Suárez, o uruguaio bom de bola do Liverpool, tomou um gancho muito considerável da Federação Inglesa: oito jogos de suspensão por insultos racistas contra Evra, do Manchester United, no empate entre eles em outubro.

*Reportagem do Estadão flagrou Hortência, diretora da CBB, conversando com amigos e afirmando que demitiu Ênio Vecchi do comando técnico da seleção feminina de basquete por achar inadmissível usar o Pan-Americano para fazer testes, o que lhe irritou profundamente, pois testes ele deveria fazer no Vitória Basquete. O Brasil foi terceiro colocado em "Pandalajara" após perder a semifinal para Porto Rico.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais ilógico do que você promover algo no qual não está incluído: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Faz horas que estou para comentar isso a título de curiosidade: é engraçado ver alguns programas locais aqui do Rio Grande do Sul fazendo "merchan" da operadora Sky, sendo que estes programas não poderão ser vistos nela. Dois exemplos: "Balanço Geral", da Record, e "Brasil Urgente", da Band. Quem assina Sky não verá Alexandre Mota e sim o "Record Notícias" da Adriana Reid, e nem aparecerá Paulo Bogado e sim José Luiz Datena.

*Pernambuco: leio no Flávio Ricco que foi assinado há cerca de três meses o contrato de afiliação entre TV Clube e Rede Record, que já produz uma série especial sobre o Estado, feita por Luiz Carlos Azenha, para exibição no "Jornal da Record". E sim, a partir do mesmo dia 9 de janeiro, a TV Tribuna voltará a transmitir a Rede Bandeirantes. Importante é que ninguém deixará de acompanhar as duas, apenas haverá uma troca de canais.

*Parece que deu certo o boletim do "Bom Dia Brasil" antes dos "Bom Dia" regionais. Nos primeiros dias entrava lá por 6h27 ou 6h28, durando uns três minutos, sendo feito por um dos apresentadores no mesmo ponto da redação onde é feito o "Globo Notícia". Agora, o boletim entra às 6h25 e dura entre cinco e dez minutos, sendo feito pelos dois apresentadores no estúdio principal (nesta semana de Natal, Ana Luiza Guimarães substitui Renata Vasconcellos). Dá para notar isso quando se percebe que o "Globo Rural" tem começado às 5h54 - logo, nem fecha 10 pras 6 da manhã e já entra o boletim do "Bom Dia São Paulo" na região metropolitana.

*Enquanto isso, a Record também fez algumas mudanças nas manhãs. O "Balanço Geral" tá entrando às 6h15, logo, do boletim da Carla Vilhena na Globo até o jornal do Geraldo Luís na Record há um espaço de 20 minutos onde a opção é o "Jornal do SBT: Manhã". O "SP no Ar" continua iniciando às 7h30 e o "Fala Brasil" subiu cinco minutos no começo, antes às 8h37 e agora às 8h42.

*Quem vejo esta manhã reprisando no "Balanço Geral" sua linha defensora dos direitos do consumidor? Celso Russomanno. Quando é que a Record contratou ele, que nem percebi?

*Leio no NaTelinha que o SBT divulgou esta semana para as agências de publicidade sua grade para o começo de 2012. Mudança importante: "Corações Feridos", nova novela que estreará no dia 16, será exibida às 20h30. A linha de shows deste horário voltará para as 22h30, ficando assim: na segunda, "Astros" e "SBT Repórter"; na terça, "Cine Espetacular"; na quarta, "Cante se Puder" e "Aventura Selvagem"; na quinta, "A Praça é Nossa" e "Conexão Repórter"; e na sexta, "Tela de Sucessos". Além disso, da segunda-feira pós-Natal até 13 de janeiro, será exibida às 21h30 a série "Diários de um Vampiro", com o "Programa do Ratinho" regressando no dia 16.

*E uma mudança muito importante que pode afetar inclusive emissoras da rede com programação regional às 7h (caso do meu Rio Grande do Sul, com noticiário entre 7h e 7h30): a partir do mês que vem, o "Jornal do SBT: Manhã" ganhará mais meia hora e será mostrado das 6h às 8h. Seria de bom grado que, agora sim, fosse ao vivo ao menos nestas duas horas, devido à competição com o jornalismo de Globo, Record e Bandeirantes.

*Leio na (ex-colunista do Agora e agora blogueira do Yahoo!) Janaína Nunes que o "Muito Mais Galisteu", novo programa da Adriane a estrear no mesmo dia 9 nas tardes da Bandeirantes, terá outros dois apresentadores. Uma já está definida: Rita Batista, que apresenta o "Boa Tarde Bahia" e nos últimos anos participou das coberturas do "Band Folia". Ela deixará Salvador para trabalhar em São Paulo.

*Leio no Flávio Ricco que, até ontem, valia esta grade noturna da Band para a partir do dia 2, excluído o "Show da Fé": às 20h25, atrações diferentes (como reprises de "A Liga" às segundas-feiras); às 21h20, "24 Horas"; e às 22h20, linha de shows (que nas segundas, durante as férias do "CQC", terá os programas "Mulheres Ricas" e "O Mundo Segundo os Brasileiros"). Só acredito no missionário saindo quando não mais visto for na faixa nobre.

*Leio na Janaína Nunes que Alexandre Corrêa, marido e empresário de Ana Hickmann, disse que proíbe ela de trabalhar com Chris Flores, por nunca agradecer as ajudas de Ana em seu começo e ainda falar mal dela. Disse ele que, se minha conterrânea tiver de retornar ao "Hoje em Dia" e Chris continuar, Ana sairá da Record. Chris negou desavenças com a ex-colega de programa e não comentou o que disse Alexandre. Mas que coisa!

*E o mais incrível de tudo é que não há qualquer confirmação da parte da Record neste sentido. A resposta toda, tanto da Ana quanto do Alexandre, foi a partir de uma notinha do Alberto Pereira Jr. Considerações?

*Mais uma de Record: leio no Extra que dois atores que trabalhavam há bastante tempo na casa, Castrinho e Edwin Luisi, estão fora. Castrinho teria chorado ao saber da perda do emprego. Num fim de ano algo assim é terrível.

*A próxima nota une menções da Patrícia Kogut, da Fabíola Reipert, do Alberto Pereira Jr. e do Flávio Ricco. Estariam os quatro errados ao mesmo tempo ou é tudo verdade? Ou algo é e outro algo não é? O assunto: os atrasos salariais da RedeTV!. Um resumo: emissora presenteou os funcionários com um frango e um pedaço de lombo de porco como brinde de Natal; a assessoria de imprensa seria obrigada pelos donos a dizer que tudo está normal, quando não está, tanto que o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo estuda medidas judiciais contra a emissora; Rita Lisauskas teria sido suspensa por reclamar no Facebook dos atrasos salariais e ironizar os donos da estação (será?); e até mesmo o "Pânico na TV" poderia não voltar após as férias em janeiro pois o contrato poderia ser rescindido devido a quatro meses de atraso salarial. Então tá, né...

*A saideira: completa 75 anos nesta quarta-feira Joelmir Beting, um dos principais jornalistas de economia do Brasil. Paulista de Tambaú, começou no jornalismo esportivo em 1957, mudando para a economia em 1962. Em jornal, trabalhou na Folha de S.Paulo de 1966 a 1991, quando foi para O Estado de S.Paulo, nele permanecendo até 2003. Em rádio, trabalhou na Jovem Pan, na Gazeta e na CBN. Na televisão, atuou em Gazeta, Record e Globo, nesta entre 1985 e 2003. Saiu da Globo e do Estadão após fazer um comercial do Bradesco, algo com o que os dois veículos não concordaram.

*Joelmir já tinha atuado na Band entre 1974 e 1985. Nesta passagem inicial, seu momento mais marcante foi compor com José Paulo de Andrade e Salomão Ésper o primeiro trio do "Jornal Gente", da Rádio Bandeirantes, lançado em 1978. Agora, o pai do Mauro é um dos "linha de frente" da emissora: recompôs o trio original do "Gente" na rádio, agora tornado quarteto por agregar o jovem Rafael Colombo; na TV, era comentarista e passou a terceiro apresentador do "Jornal da Band", além de apresentar desde 2005 o "Canal Livre", sucedendo Bira Valdez após sua morte, e também fazer comentários no BandNews. Falei no Mauro. Pai e filho fizeram por alguns anos o "Beting & Beting", no BandSports. Este é Joelmir Beting, uma das principais figuras do jornalismo brasileiro.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver viajando até São Paulo para tomar umas aulas de economês com Mauro Senior.

Momento Raridade Rara

Hoje, destacarei intervalos comerciais antigos das TVs. Eis seis deles:

De 1981, este aqui (postado por mdourado) é da Globo, no especial "Ney Souza Pereira", de Ney Matogrosso. Inclui as chamadas da tarde de sábado, com "Operação Resgate" às 14h50, "O Homem de Seis Milhões de Dólares" às 16h e "Disneylândia 81" às 17h, além de "Baila Comigo" para sábado, depois do "Jornal Nacional".

De 1985, este aqui (postado por wibalme) é da Manchete, na transmissão do Carnaval do Rio de Janeiro. A hora certa aparece no intervalo: 9h50. Tempos de desfiles avançando manhã adentro. Inclui as chamadas de "Tudo em Cima", seriado nacional que estrearia em março, e do "Jornal da Manchete", então com Ronaldo Rosas e Carlos Bianchini, às 20h10 de segunda a sábado.

De 1987, este aqui (postado por adrianosilvamg) é do SBT. Inclui as chamadas dos seriados "Tarzan", "O Homem Que Veio do Céu", "Cidade Infernal", "Joe Forrester" e "O Elo Perdido".

De 1992, este aqui (postado por danilorodrigues) é da Record, na sessão "Campeões de Audiência". Inclui as chamadas do "Cine Record", com "O Caminho do Arco-Íris" às 17h de domingo, e do "Canta Viola", às 9h de domingo.

De 1995, este aqui (postado por bokitonizo) é da CNT, no especial "Senna: Pra Matar a Saudade". Inclui as chamadas de "Sula Show", a estrear às 15h de 6 de maio, das sessões de cinema das 20h ("Tela Mágica" na segunda, "Terça Sem Perdão", "Cine Comédia" na quarta, "Tensão Total" na sexta e "Hollywood Cine" no sábado) e de "As Novas Aventuras do Agente 86" a partir de 15 de junho.

De 2000, este aqui (postado por jorjaovideobr) é da Bandeirantes, no "Cine Chevrolet". Inclui chamadas do "Jornal da Noite" com Geraldo Canalli, do "Made in Brazil" com "O País dos Tenentes" para 21h30 de segunda, além do Chevrolet Challenge em Goiânia às 13h45 de domingo.

Bela do Dia: Jéssica Mello

Jéssica Mello, repórter do novo GloboEsporte.com aqui do Rio Grande do Sul. Vi ela pela vez primeira somente ontem, fazendo uma chamada dos destaques do site dentro do "Globo Esporte". Claro que no mesmo minuto elegi ela para vir aqui nesta quarta. Por mim, ela tem que aparecer umas quatro vezes em cada "GE" para anunciar as matérias do site.

Convivas

"Lamentável que o Campeonato Paulista comece ainda em janeiro, fazendo com que o Santos tenha de começar o torneio com time reserva. O acúmulo de datas dos Estaduais é uma aberração de nosso calendário. *** Times e torcedores que reclamam dos seus técnicos, pensem que poderia ser pior: Lazaroni poderia ser o comandante de suas equipes. *** Realmente a dra. Ana Escobar lembra muito Oswaldo de Oliveira. *** Como não assisto o 'RJTV', pergunto: o estilo do jornal lembra mais o 'SPTV', algo mais solto? Acho que Ana Paula Araújo tem mais perfil de telejornais do que um programa como o 'Fantástico', que hoje em dia é mais uma colcha de retalhos do que qualquer outra coisa. *** Sobre telejornais, é triste ver todo o ano insistirem com matérias sobre 'a lotação da 25 de março', as 'compras de última hora' e outras bobagens, se esquecendo do real significado do Natal, que lamentavelmente virou uma festa consumista. Parabéns pela iniciativa da mensagem de fim de ano! *** Engraçado: esse programa 'Se Ela Dança, Eu Danço' já está no ar há algum tempo e só agora, com um relativo sucesso, o autor da 'música' em questão entra na justiça contra o uso do nome? *** Sensacional Elise Neal, arrasa-quarteirão essa mulata! Sugiro como 'Bela do Dia': Regiane Stella, da TV Gazeta (SP), e Renata Corsini, da NBR." (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: quem será doido de contratar Sebastião? Segundo: sim, o "RJTV" é bem informal na condução, Ana Paula se mostra muito à vontade e segura numa boa o jornal sem teleprompter. Terceiro: grato pela menção à mensagem de fim de ano - aliás, única que recebi, prova de que não devo ter agradado muito o povo desta vez. E quarto: já estão na fila, separadas foram imagens delas.

"Todo mundo fala que este foi o Campeonato Brasileiro mais equilibrado de todos. Pode até ter sido, mas as questões técnica e tática tem caído há algum tempo. A prova disso vem desde o Cruzeiro campeão em 2003. Que time você pode falar que foi o melhor de todos desse período, que vai entrar para a história? Nenhum. Onde quero chegar? É que caminhos a passos largos para uma hecatombe na Copa. Não quero ser pessimista, mas os treinadores pararam no tempo e não se reciclam, vide Vanderlei Luxemburgo. *** O Barcelona é resultado de uma equação simples: estrutura + mentalidade de dirigentes com visão na frente + treinadores com trabalho a longo prazo + manter sempre a meta sem jamais sair dela + o principal de tudo: categorias de base. Dois fatos comprovam isso: um, que a base da seleção da Espanha campeã da Copa é a do Barcelona, e dele é Iniesta, que fez o gol do título; e outro, que do time titular do Barcelona, só Messi e Puyol não são da base. Há muito tempo o Brasil abandonou as categorias de base, não ensinam o básico. *** O Morrinhos anunciou as contratações de Gustavo Nery e Viola. O Rio Verde anunciou o atacante Wesley Brasília, que estava na Coreia do Sul e é ex-Paulista e Santo André, e resolveru premiar com uma camisa oficial do clube os primeiros 100 compradores de cadeiras na tribuna de honra do estádio para todos os jogos do Campeonato Goiano em casa." (André Luiz Matias Miranda)
Sim, Gustavo Nery é aquele. Sim, Viola é aquele. E não larga o osso de jeito nenhum. Mas sobre o Barcelona, apenas uma correção: estás enganado sobre Messi e Puyol, que são, sim, formados na base do Barcelona. Os que não são formados no clube, do 11 inicial, são Daniel Alves e Abidal.

"A postura de Muricy Ramalho, meio que querendo dividir a responsabilidade da derrota com a imprensa, me faz lembrar do trechinho de um texto que me acompanha há alguns anos: 'quando uma pessoa vencedora comete um erro, diz 'me equivoquei' e aprende a lição. Quando uma pessoa perdedora comete um erro, diz 'não foi minha culpa' e culpa os outros.' *** Encerrou-se a temporada de 'Tapas e Beijos'. Falaram tão bem desse programa que um dia resolvi parar para assisti-lo. Não consegui ver nada de mais naquilo. Também encerrou-se a temporada de 'A Mulher Invisível', que ontem estava uma usina de clichês e frases de auto-ajuda. Depois que deixou de ser novidade, perdi o interesse. Bem disse Boni no 'Roda Viva': ninguém aguenta mais tanta comédia de situação! Tirando 'Força Tarefa', é tudo comedinha inconsequente. Parece que é proibido falar sério! Quando começou esse negócio de série na Globo, era 'Malu Mulher', 'Carga Pesada', 'Plantão de Polícia'... só porrada! A programação atual da TV está muito frívola. *** Modéstia à parte, tenho uma memória de elefante! Ainda mais que 'Kananga do Japão' foi uma novela que adorei acompanhar. No segundo semestre de 89, o Brasil respirava eleições e, assistindo à novela, eu tinha aulas de história de graça, pois a trama se passava durante a Era Vargas. Falando nisso, me ocorre perguntar: você se lembra da campanha eleitoral de 89? Eu, com 9 anos já acompanhava, e lembro muita coisa de cabeça." (Clayton Moreira)
Não cheguei a acompanhar aquela eleição às ganhas. Meu acompanhamento do cenário político é já a partir do Fernando Collor na presidência. Mas posso fazer em breve um "Raridade Rara" sobre esta eleição de 1989.

"Seu São Paulo tem um Mundial, Carlos Rodrigues. Os demais ficam por sua conta e da imprensa brasileira. E o único que tem foi conquistado com ajuda da arbitragem, porque na bola não ganharia por jogar com medo do adversário. Os dois que você diz que eram Mundial são 'Copa Jipe', vulgo 'Toyota Bandeirante'. Mostre-me onde se lê FIFA Club World Cup ou qualquer outra menção a Campeonato Mundial nas taças de 92 e 93 e mude minha opinião em definitivo. Até lá, você defende apenas aquilo que lhe convém, sendo tão clubista e digno de risos quanto este a quem critica. Para seu governo, se o Cruzeiro tivesse vencido Bayern em 76 e Borussia Dortmund em 97, eu diria o mesmo. Não era nascido na primeira e, na segunda, achava que era Mundial porque só se falava nisso. Descobri faz poucos anos que não era Mundial e que a FIFA, que manda no futebol, não considera como tal. Ponto. Não há discussão. Nem a CBF homologando campeonatos antigos fez entrar na minha cabeça que o Cruzeiro é bi brasileiro, porque pra mim só ganhou um, e na melhor campanha de todas as edições do campeonato conhecido como tal. Manda o Juvenal Juvêncio ir lá brigar pela homologação e, depois, tente tirar sarro ou fazer gracinha. 'Copa Jipe' é tão Mundial quanto a taça de 87 do Flamengo é Campeonato Brasileiro. E quem está muito longe de conseguir algo novamente é seu time, que ainda terá de engolir muitas glórias do Corinthians, que, cada vez mais cheio de grana, em breve ganhará a sonhada Libertadores e outro Mundial, os superará em títulos nacionais pois só falta um pra igualar e calará um dos argumentos que usam pra diminuir e humilhar o torcedor corintiano. Critica meu clubismo e diz rir, mas não vê o ridículo de que distorcer a realidade, batendo o pé que o 'Mundial' é Mundial porque seu time ganhou, mas não aceita que quem manda no assunto diz que não era, também é motivo de riso. Ria mesmo, daqui a pouco percebe que ri de si mesmo." (Marcos Tony)

"Meu Deus, que demissão a da Vanessa di Sevo da Rádio Estadão/ESPN. Espero que se pronunciem sobre isto." (Rafael Pereira da Silva)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Completa 77 anos nesta quarta-feira o flautista Altamiro Carrilho, craque do choro. Eis aqui sua participação no especial de Roberto Carlos em 1976, na Globo, em "O Calhambeque" e "Eu Sou Terrível".

Arremate

Claro que não votariam agora a Lei Geral da Copa. Decidir algo assim com o Natal perto? Não no Brasil.

"24 Horas" volta antes, muito antes, desta votação importante acontecer!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.