.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

19 de dezembro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 119
O pós-decisão

Já falei bastante do quatrilho do Barcelona sobre o Santos na coluna deste domingo, publicada algumas horas após o último trilar do tio uzbeque (aliás, nem "se percebeu-se" a presença dele). Mas não é um assunto que se esgote em apenas um dia, então, volto a ele neste "abre" para alguns registros e subsídios para análise dos amigos do Brasil:

*Por lembrança do próprio, vale destacar aqui a coluna "Olho Tático", do André Rocha, publicada neste Papo de Bola - o Site em 13 de janeiro de 2009, onde era analisado o Barcelona do Guardiola. Vale como um espelho para comparativo com o que vimos neste domingo.

*Desde que Josep Guardiola assumiu a casamata azul-grená, são 13 títulos em 16 disputados: seis em 08/09 (Espanhol, Copa do Rei, Liga dos Campeões, Supercopa da Europa, Supercopa da Espanha e Mundial); dois em 09/10 (Espanhol e Supercopa da Espanha); quatro em 10/11 (Espanhol, Liga dos Campeões, Supercopa da Espanha e Supercopa da Europa); e o primeiro de 11/12 (Mundial). Foram perdidas somente a Liga dos Campeões de 09/10, em eliminação na semifinal para a Internazionale, e duas Copas do Rei, a de 09/10 nas oitavas para o Sevilla e a de 10/11 na final para o Real Madrid.

*No jogo de ontem, o Barcelona trocou 768 passes, teve 73% de posse de bola e finalizou 17 vezes. Xavi errou somente dois de 110 passes, Iniesta errou três de 110, Fàbregas errou 7 de 75, Messi errou de 5 de 82, Thiago Alcântara errou 4 de 47 e quatro atletas - Piqué, Puyol, Busquets e Mascherano, este entrando na etapa final - acertaram todos os passes que deram. O Santos fez 233 passes, sendo 32 de Bruno Rodrigo, 32 de Léo, 23 de Neymar e 23 de Ganso.

*Mesmo com tudo isso, Guardiola ainda não coloca seu esquadrão no patamar dos maiores, mencionando entre eles o Santos de Pelé. Exaltou o trabalho da base ao observar que 9 dos 11 jogadores que começaram a partida foram formados no Barça (Daniel Alves e Abidal foram as exceções), disse que perceberam após ver cinco ou seis atuações do Santos que era preciso se preparar quando Neymar tivesse a bola e, por fim, afirmou que seu time tenta tocar a bola o mais rápido possível, igual sempre fez o futebol brasileiro, segundo seus pais e seus avôs. Notamos aí uma postura respeitosa de Pep com nosso futebol, além da humildade em relação ao timaço que dirige.

*Enquanto isso, Muricy Ramalho disse que jogar no 3-7-0, como fez o Barça, seria caso de polícia e renderia prisão ao treinador se fosse em algum clube nosso. Ele disse que é verdade o que diz sobre quem tem três atacantes não ser necessariamente ofensivo e quem tem três zagueiros não ser necessariamente defensivo, mas que agora só será aceito por ser o Barcelona. Pareceu meio marrento o Muriçoca Santo André, não?

*Neymar pareceu mais racional e consciente na análise do baile que o Peixe levou. Respondeu que os espanhóis deram uma lição de como se joga futebol e que não é de se estranhar que seja o melhor time do mundo pois seu estilo de jogo é muito difícil de qualquer equipe combater, mas lembrou que os alvinegros praianos chegaram ali após vencer muitas batalhas e que mostraram, ao ser o segundo melhor time do mundo, que poderão disputar o Mundial outra vez. E concluiu que às vezes, para se ganhar, é preciso perder.

*Neymar, cujo prêmio pago pela FIFA ao Santos pelo vice-campeonato é suficiente para cinco meses de seu salário: 4 milhas de "obamas".

*Por fim, já marque na agenda a próxima partida do "Barshowlona": dia 8 de janeiro, quando do retorno do Campeonato Espanhol após as festas de ano novo. É fora, mas é em casa. É no estádio visitante, mas será na própria Catalunha pois será o clássico contra o Espanyol. Como o futebol brasileiro (leia-se Estaduais) ainda não terá começado às ganhas, será mais uma ótima oportunidade de admirar o futebol de Messi, Xavi, Iniesta e cia.

Campeonato Brasileiro Sub-20

Fluminense e América Mineiro decidirão a competição amanhã à noite, no Passo D'Areia. O Tricolor abriu dois gols de vantagem na primeira meia hora e, mesmo tomando um do Botafogo no segundo tempo, é o carioca classificado. Já o Coelho avançou na base do sufoco com "SU" maiúsculo, superando o Coritiba pela vantagem mínima apenas aos 47 minutos da etapa final.

Torneio Feminino Cidade de São Paulo

Brasil levou o primeiro gol da Dinamarca já no tempo segundo, mas depois Érika apareceu para empatar e, a 15 minutos do fim, virar num chutaço de primeira que a arqueira tentou e não conseguiu definir. Golaço que deu às comandadas de Jorge Barcellos o troféu da competição, resultando em um fecho positivo de ano em termos de ânimo e na esperança de dias melhores em 2012.

Copa Libertadores de 2012

Tá quase tudo sendo fechado. Neste momento, falta definir somente seis dos 38 times. Ontem, soubemos o epílogo no Clausura do Paraguai. Após 11 anos, o Olimpia papou o caneco ao derrotar o "Nudez Futebol Clube" (apelido babaca que me ocorreu agora para o Rubio Ñu). Sabem quem fez um dos gols do Olimpia? Lembrará dele a ala rubro-negra carioca da audiência: Maxi Biancuchi, o primo do Messi. E justamente o Flamengo pode cair no caminho dos campeões, se superarem a fase pré-grupos. O campeão do Apertura foi o Nacional, da chave do Corinthians. E no caminho do Vasco pode estar o Libertad, que jogará a pré-grupos.

Na Colômbia, a decisão do Finalización começou com o Once Caldas fazendo 2 gols em Barranquilla, mas tomando a virada do Júnior, que ganhou por 3 x 2. Há saldo qualificado nesta final, cuja volta será depois de amanhã, em Manizales. O Júnior joga pelo empate para levar o título, o que colocaria o "Pêssego em Caldas" no caminho do Internacional. Sendo vencedor o Once, é o Millonarios que pegará os gaúchos.

Esta noite, a definição será no Equador. LDU precisa derrotar o El Nacional na volta da repescagem para ser o último equatoriano na Libertadores e também poder encontrar o Vasco na fase de grupos.

Como último destaque, tem o Clausura do Chileno na semifinal, cujos visitantes ganharam na rodada de ida. Universidad de Chile, numa das últimas atuações do com o Napoli acertado avante Vargas, foi às 36 jornadas sem queda ao marcar 2 x 1 na Universidad Católica, que terá de reverter na quinta-feira. Outra semi teve o Cobreloa aplicando 3 x 2 no Colo-Colo, que será o visitante amanhã.

O cruzamento da Copa Libertadores de 2012 está assim por agora:

Grupo 1 - Santos (Brasil), Juan Aurich (Peru), Bolívia II e Internacional (Brasil) ou Colômbia III
Grupo 2 - Olimpia (Paraguai), Emelec (Equador), Lanús (Argentina) e Flamengo (Brasil) ou Real Potosí (Bolívia)
Grupo 3 - Bolívar (Bolívia), Colômbia II, Chile II e Tigres (México) ou Chile III
Grupo 4 - Boca Juniors (Argentina), Zamora (Venezuela), Fluminense (Brasil) e Arsenal (Argentina) ou Huancayo (Peru)
Grupo 5 - Nacional (Uruguai), Alianza Lima (Peru), Vasco (Brasil) e Libertad (Paraguai) ou Equador III
Grupo 6 - Corinthians (Brasil), Táchira (Venezuela), Nacional (Paraguai) e Cruz Azul (México)
Grupo 7 - Vélez Sarsfield (Argentina), Deportivo Quito (Equador), Defensor (Uruguai) e Chivas (México)
Grupo 8 - Universidad (Chile), Nacional (Colômbia), Godoy Cruz (Argentina) e Peñarol (Uruguai) ou Caracas (Venezuela)

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo desta época do ano onde especulação é tratada por aqui igual a mosca de verão: com borrifadas de letal inseticida. Mas hoje o tópico está magrinho pois não aconteceu muita coisa no fim de semana.

*Cruzeiro promove uma troca de volantes: sai Marquinhos Paraná, que não renovou seu contrato, e chega Marcelo Oliveira, pertencente ao Corinthians e que jogou o Brasileiro pelo Atlético Paranaense. Outra saída é de Naldo, zagueiro que retornará para a Ponte Preta.

*Botafogo encerrou após cinco anos o compromisso do lateral direito Alessandro, jogador mais antigo do atual elenco.

Curtinhas

*Leio no ZH Esportes que acabou aquilo de Boston e tal. Será mesmo aqui no Estado o Gre-Nal da fase de grupos do primeiro turno do Campeonato Gaúcho - e aqui em Porto Alegre. Logo, sendo mando do Grêmio, acontecerá no Monumental, no dia 5 de fevereiro.

*Na próxima sexta, completará 10 anos o título brasileiro do Atlético Paranaense, ganho no ABC paulista sobre o São Caetano. Ontem, aconteceu na Arena da Baixada um jogo comemorativo com um time reunindo os campeões de 2001, que ganharam por 1 x 0 de uma equipe dos campeões da Série B de 1995.

*Real Madrid, que detonou o Sevilla no sábado por 6 x 2, chegou ao expressivo número de 56 gols nas 16 primeiras partidas deste Campeonato Espanhol, ótima média de 3,5 gols por jornada. O ataque mais positivo da competição na história é dos próprios merengues, 107 gols (média de 2,36) em 1989/1990.

*Veem aqui Rafael Nadal participando na última sexta-feira de um evento no Instituto Cervantes, em Madrid, onde foram entregues para Julio Iglesias dois troféus: um por ser o maior vendedor de discos na Espanha e outro por ser o latino que mais vendeu álbuns no mundo inteiro.

*Aconteceu no sábado a maior diferença da história do Novo Basquete Brasil: 62 pontos de diferença para o Flamengo, que fez gato, cachorro, sapato, sapatilha e tudo mais do Vila Velha por 103 x 41.

*Brasil bicampeão mundial de vela na classe star, com Robert Scheidt e Bruno Prada triunfando na competição realizada na Austrália. O resultado deu a eles vaga na Olimpíada de Londres.

*Depois do quinto lugar do Brasil, o Mundial Feminino de Handebol acabou com a Noruega campeã ao derrotar a França por 32 x 24. Segundo título das norueguesas, 12 anos depois do primeiro, em seu país.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento em que você faz tudo mais cedo que o habitual para se ajustar a uma ocasião diferenciada: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Habitualmente iniciada pertinho das 6h, a grade de domingo da Globo abriu no que acabou o "Corujão" com "Tudo Para Ficar Com Ele", com a gatona Cameron Diaz e a musa Christina Applegate. Já às 5h15 estava no ar para todo o país a "Santa Missa com Padre Marcelo", menos para Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde a RBS TV mostra o "Campo e Lavoura" e depois o "Galpão Crioulo" (observação: "Sagrado", que a rede vê logo após a "Santa Missa", passa para gaúchos e catarinenses após o "Galpão Crioulo", logo antes do "Pequenas Empresas, Grandes Negócios"). O "Globo Rural", que abriu mais cedo, acabou às 8h10 para começar Santos x Barcelona.

*Falando em RBS TV: o "Bom Dia Rio Grande" desta segunda estreou os quadros diários "Mobilidade" e "De Olho no Trânsito", apresentados por Sabrina "Sexy Eyes" Thomazi, cujo assunto fica evidenciado nos títulos. É mais ou menos a mesma coisa que o "Radar" da Mariana Gross no "Bom Dia Rio" e da Flávia Freire no "Bom Dia São Paulo", só que não é "Radar". Esses quadros marcam o ingresso definitivo da ótima Sabrina na TV principal, após mandar bem como apresentadora no "Faixa Especial" da Rádio Gaúcha e no "Jornal TVCOM". Bem que na semana passada escutei a doce voz dela em algumas notas cobertas no "Jornal do Almoço".

*Peguei a dica no fórum do NaTelinha: afiliada da Globo no Vale do Paraíba, a TV Vanguarda tem anunciado "ano novo, tudo novo" em sua campanha de feliz 2012. Uma reformulação visual é prometida para janeiro e o novo logo já foi divulgado. Quer dizer: novo até a página 9, pois é apenas uma pequena modernizada do atual. Veem aqui os dois logos: o com fundo preto é o vigente de 2003 até agora; o com fundo branco é o que valerá a partir de 2012.

*Ratinho disse à Folha de S.Paulo que rumores sobre venda das emissoras da Rede Massa surgem de pessoas que querem que ele venda "suas galinhas" e que não será louco de se desfazer das TVs de Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu e Maringá, compradas em 2007 do Grupo Paulo Pimentel. O apresentador do SBT fez esse desmentido pois saiu na coluna do Lauro Jardim que as emissoras seriam vendidas para a Record.

*Leio no NaTelinha que, na última sexta-feira, o "Brasil Urgente" marcou 4 pontos para a Band em São Paulo, contra 3,5 da Record e 5 do SBT. José Luiz Datena já não o fez por sair de férias rumo a Florianópolis.

*Leio no Flávio Ricco que o ingresso de Paulo Nogueira na direção nacional de jornalismo parece oferecer novos horizontes para o SBT, vide sua ideia de boletins ao longo da programação inicialmente ser um por hora e já serem mais de 70 ao longo do dia, tanto que para dar conta foram contratados quatro editores de texto, dois editores de VT e um repórter. O núcleo de reportagens investigativas pode ser recriado em breve.

*Leio na Keila Jimenez que o SBT está próximo de recuperar a vice-liderança de audiência em todo o Brasil. Novembro acabou com triunfo sobre a Record no Painel Nacional de Televisão nas 24 horas do dia, com 5,22 pontos contra 5,16 da Record. Em 11 meses deste 2011, a Record caiu 4% e o SBT cresceu 8%. No mesmo mês em 2010, a Record tinha 5,6 pontos e o SBT 4,9. A TV do Patrão recuperou o segundão em quatro expressivos polos: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Goiânia. Em São Paulo e Belo Horizonte, há empate técnico entre os dois canais. E em Recife e Vitória, o SBT é o segundão na boa. A líder Globo tem 17,3 pontos no PNT.

*Leio no Alberto Pereira Jr. que a Record quer os retornos de Ana Hickmann e do diretor Vildomar Batista para o "Hoje em Dia" no ano que vem, dentro de várias medidas tomadas para combater o "The Fátima Show" (lembro sempre, título usado por este PB para se referir ao programa que Fátima Bernardes terá no lugar da "TV Globinho" a partir do primeiro semestre). Em acontecendo isso, o "Tudo é Possível" acabaria e o "Programa do Gugu" começaria mais cedo. Segundo o colunista, minha conterrânea não teria gostado da determinação.

*Leio no Flávio Ricco que a RedeTV! estreará às 22h de sábado, dia 28 de janeiro, "O Encantador de Cães", programa exibido pelo Animal Planet e cuja figura-título é o adestrador Cesar Millan. Na emissora aberta, a apresentadora será a atriz Jacqueline Sato, que compõe o elenco de "Corações Feridos", novela de "Silvia Santos" (cujo apelido é Íris Abravanel) já gravada e ainda não estreada.

*Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima são Estados que tem duas horas de atraso para Brasília. Neles, a Bandeirantes tem grade especial à noite devido à classificação indicativa de alguns programas. Pegando segunda a sexta como exemplo: do "Primeiro Jornal" até o "Jornal da Band", é tudo simultâneo com São Paulo. Depois, a rede vê isto: semanais às 20h25, "Show da Fé" às 20h55, "NCIS" às 21h20, semanais às 22h20, depois "Jornal da Noite" e "Claquete". Na Band Fuso de duas horas, fica assim (horário de Brasília entre parênteses): "Isa TKM" às 18h25 (20h25); semanais às 19h25 (21h25); "Show da Fé" às 19h55 (21h55); "Loucos ou Loucuras", que não faço a menor ideia do que seja, às 20h20 (22h20); "Bones" às 20h35 (22h35); "NCIS" às 21h20 (23h20); "CQC" às 22h20 (0h20); e depois, "Jornal da Noite" e "Claquete".

*Leio na Patrícia Kogut que não passa de 700 mil "dilmas" a multa rescisória do Rafinha Bastos com a TV Bandeirantes, por isso a Fox está disposta a contratá-lo para atuar em vários de seus canais. É "troco" para a raposa.

*Peguei mais essa dica do fórum do NaTelinha: CNT agora está pegando no canal 26 UHF em Aracaju. Leitores de lá podem confirmar isso e dizer como está o sinal da emissora.

*Leio no Flávio Ricco que a TV Gazeta de São Paulo tem gravado pilotos de um novo programa semanal de entrevistas, voltado para o entretenimento, a estrear no primeiro semestre de 2012 e cujo apresentador será o poeta conterrâneo Fabrício Carpinejar, colunista do jornal Zero Hora.

*Mais um resgate do Viva a partir de hoje, agora que "Vamp" acabou: às 15h30, começa a exibição de "Top Model", novela das 7 exibida entre 1989 e 1990. Malu Mader jovem e já linda e atraente. Programão bem bom.

*A saideira é nostálgica: completa 15 anos nesta segunda-feira a partida do maior ator do cinema italiano em todos os tempos e um dos maiores da história - e, importante, sem ter feito carreira em Hollywood: Marcello Mastroianni, que nos deixou aos 72 anos, de câncer no pâncreas. Fosse em clássicos de Fellini, fosse em dobradinha com Sophia Loren, Marcello compõe a essência da arte da Itália em seu estado mais puro. É um ícone eterno.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não quebrar a cabeça pensando quem na Itália consegue se aproximar do Marcello (pois igualá-lo jamais).

Momento Raridade Rara

Na edição de hoje, recordarei dois seriados cômicos exibidos pela Rede Manchete, ambos do gênero familiar, cada um em década diferente e ambos de curta duração, mas com episódios suficientes para divertir a galera.

Aqui estão (postados por 8desetembro e drumbatera) dois vídeos de "Tamanho Família", exibido em 1985 e criado por Mauro Rasi, tendo entre seus autores Miguel Falabella e, no elenco, Suely Franco, Ivan Cândido, Stella Freitas, Diogo Villela e Nildo Parente. O primeiro traz a abertura e o segundo tem a chamada da reprise apresentada diariamente em 1993.

Aqui está (postado por tarcisio21) o único episódio completo disponível na web de "Família Brasil", seriado criado por Márcio Tavolari e Regina Braga - homônima da atriz (a autora já é falecida) -, posteriormente assumido por Carlos Eduardo Novaes. O elenco tinha, entre outros, Carlos Gregório, Sílvia Massari, Marcos Wainberg, Betty Erthal e a estreante e futuro objeto de desejo do macharedo Nívea Stelmann (vai um abraço, Elano).

Bela do Dia: Christina Poggi

Christina Poggi, jornalista e apresentadora de TV. Esta imagem com ares de Lois Lane (como postou alguém no YouTube) é de um "Edição da Tarde", na Rede Manchete, na primeira metade dos anos 1990. Não soube mais dela depois de um tempo pois não mais a vi na televisão. Mas pesquisando, soube que ela está no Ceará há alguns anos e foi apresentadora da TV Cidade (Rede Record). Vi vídeos de dois anos atrás e Christina continua uma mulher muito bonita, de lábios marcantemente carnudos. É uma que de novo seria bom ver em rede nacional, gosto dela.

Agora é esperar

Acabou o período de participação nas "Votações de Fim de Ano" do Papo de Bola - o Site. Entre os dias 6 e 16, os amigos do Brasil escolheram os melhores de 2011 em categorias dos e fora dos esportes. Começo a fase de apuração dos votos e, na próxima quarta (dia 21), publicarei tudo.

Convivas

"A grande lição que fica depois dessa surra barcelonista é aquilo de se abandonar um campeonato para se ligar totalmente em um torneio de uma semana. O Santos não teve ritmo de jogo para poder pressionar o Barcelona. Além disso, Muricy até fez uma tentativa interessante ao colocar três zagueiros, mas deveria alterar o esquema quando viu que Durval e Bruno Rodrigo não estavam bem e, principalmente, ter colocado Rentería, que poderia pressionar mais a saída de bola do time espanhol. Não que isso mudasse o resultado do jogo, mas poderia incomodar mais o Barça, que certamente já está entre os 10 melhores times de todos os tempos em termos de predomínio de uma era e qualidade. *** Ontem completou 6 anos do tri mundial do São Paulo, contra o Liverpool. *** Se for confirmada, acho uma contratação arriscada essa do Cortês pelo São Paulo. É bom no apoio, mas fraco na marcação e caiu demais no fim do Brasileiro pelo Botafogo. Poderia vir emprestado, mas a compra por R$ 5 milhões mostra bem um certo desespero do São Paulo em tentar montar um time melhor para 2012. Fabrício e Edson Silva podem compor bem o grupo e Maicon é uma incógnita, mas o time precisa de um meia de qualidade para chegar e jogar. *** Romário se reunindo com Ronaldo e Ricardo Teixeira? Será que a postura crítica do deputado vai pelo espaço brevemente? É bom ficarmos com os dois pés atrás." (Alexandre Rodrigues Alves)
Torço que não, mas receio que sim.

"Barcelona provou mais uma vez ser o melhor time dos últimos tempos. Passes e assistências milimétricos, saindo na cara do gol com muita facilidade. Dá pra ser comparado com uma orquestra sinfônica muito bem harmonizada. O Santos entrou quase numa 'missão impossível' e sua derrota já foi desenhada a partir do momento em que a equipe catalã controlou a posse de bola. Caio e Casagrande notaram que o Barça nao possui um centroavante fixo, o que permite que vários jogadores alternem em espaços diferentes. *** Pode se dizer que o time que foi mais longe no Mundial foi o Al-Sadd, que deveria ser eliminado logo contra o Espérance e conseguiu a façanha de terminar na terceira colocação. Time de qualidade duvidosa e que contou com a sorte do tamanho do mundo. *** Na goleada do Real Madrid, Casillas mostrou porque é o melhor goleiro do mundo ao fazer uma defesa milagrosa quando o jogo ainda estava 1 a 0. Fatalmente mudaria a historia do jogo caso fosse gol do Sevilla." (Charles Tavares)
Al-Sadd com sorte do tamanho do mundo e ajuda do bandeirinha, que marcou impedimento inexistente do Espérance aos 44 do segundo.

"Tive neste domingo o enorme prazer de assistir a uma aula de futebol ministrada pelo professor Guardiola e seus comandados. Como é bom estar de fora numa hora dessas e não ter que se preocupar com analgésicos! Um lance deixou clara a diferença de postura dos dois times: quase ao fim do jogo, Daniel Alves mete uma bola na trave, não lembro se já estava 4 a 0. A TV mostra o lateral praguejando a sorte e lamentando a chance de gol desperdiçada. Se fosse um atacante de time brasileiro que estivesse à frente do placar, olharia para o lado, daria uma risadinha e sairia batendo palmas, aplaudindo não sei o quê! Tiramos daí a lição de um time que busca incessantemente a vitória, se possível com espetáculo - como se uma coisa necessariamente impedisse a outra! - e que entra em todos os campeonatos para ganhar, não se dando ao luxo de abandonar o campeonato nacional para passar seis meses se preocupando com um único adversário. E para os que se apressaram em dizer que Neymar era melhor que Messi, dentre os quais Pelé, que mais uma vez demonstrou que como analista esportivo passaria fome, pergunto: por onde andou no decorrer da partida o nosso atacante 'pica-pau'? O craque autêntico não se esconde nas partidas decisivas, vide Renato Gaúcho em 83, Raí em 92 e o próprio Messi neste domingo. E foi bom demais o Barça ter colocado essas 'arraias-miúdas' da Vila na roda, pois não iria faltar quem dissesse que o Santos era melhor do que o time catalão se o resultado tivesse sido outro. O candidato a craque Neymar ainda terá que comer muito feijão pra poder pleitear o posto de craque maior do desporto que captura corações e mentes em todo o mundo através dos tempos. Por outro lado, Muricy perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado ao cometer aquela provocação gratuita de que Guardiola só iria provar que era bom mesmo se fosse treinar no Brasil. Que pensamento mais provinciano! Quem entende minimamente de futebol bem sabe que um treinador pode arruinar um time, vide Luxemburgo pós-2004, mas esse Guardiola só fez melhorar o time de Frank Rijkaard, que já era bom, tornando-o praticamente imbatível. No mais, o fato de o Barça não ter deixado Neymar tocar na bola, à exceção de um lance, foi uma sobeja prova de respeito para com o emergente jogador tupiniquim. Muito time europeu já se deu mal devido à excessiva soberba, tudo o que esse já legendário 'más que un club' não possui. Esses, sim, são os verdadeiros campeões na bola e na vida." (Clayton Moreira)

"Acreditei que o Santos poderia vencer o Barcelona. Não conseguiu, nem mesmo fez um jogo mais equilibrado. O Barcelona fez seu jogo de sempre, valorizando a posse de bola, trocando muitos passes e decidindo já no primeiro tempo com 3 gols, pois o quarto no segundo tempo foi meramente protocolar. Neymar meio que sumiu, Messi mais uma vez ditou o ritmo." (Daniel Dorneles Nunes)

"A superioridade técnica, tática e física do Barcelona chega a ser impressionante. Definitivamente, para ganhar dos europeus, a CBF tem que mudar o calendário, pois ontem, além da ser inferior taticamente e tecnicamente, o Santos morreu fisicamente falando. Não sei ao certo, mas jogou mais de 70 partidas no ano, e o Barça está no meio da temporada." (Fabiano da Silva Dias)
Oferecendo um outro lado em cima dessa questão, sem qualquer tom de cutucão ou afins, apenas querendo ampliar o debate: se a questão física atrapalhou o Santos ontem, como é que não atrapalhou Internacional em 2006 e São Paulo em 2005, ficando somente nestes exemplos da "era FIFA"?

"Só uma pergunta: o Santos viajou para o Japão?" (Kléber Antônio Ferreira de Souza)

"Enfim, a justiça futebolística se fez. O Santos foi campeão da Libertadores na sorte. Só pegou baba até na final, com aquele time ridículo do Peñarol, que tomou sufoco do Inter durante todo o jogo e teve sorte ao fazer dois gols, ficar todo na retranca, vencer daquela forma e seguir, sendo que deveria ter sido eliminado. Cadê o famoso 'ferrolho' do Muricy? Cadê a marra do time todo, inclusive daquele idiota do Léo, que dizia que o Barcelona não era isso tudo? Não é mesmo. É mais! Cadê o bocudo do Pelé, o burro falante, que calado é um poeta? O Neymar não era 'melhor' que Messi? O Santos não tinha títulos que o Barcelona não tinha? Quem deu show? O verdadeiro melhor do mundo, no 'melhor do mundo' e agora verdadeiro e único bicampeão mundial homologado por quem manda no futebol e não de um torneio apócrifo, em cuja taça ficava escrito outro nome que não remetia a mundial, título este que não foi de direito. O pretensioso time do Burricy, 'melhor' do Brasil e da América, levou um baile, um passeio, um vareio, um chocolate do Barcelona, mesmo podendo contar com sua 'joia' em campo. O time nem viu a cor da bola. Cadê a retranca que Burricy tanto gosta de armar? Não deu certo. Que 'pena'! Esta deliciosa derrota serve, sobretudo, pra fazer cair a máscara de um time feio, pretensioso e mascarado, que não é nem um milésimo do que se imagina e do que a imprensa tenta fazer parecer. Ontem o mundo viu quem é o time e quem é o Neymar. Estavam nus, sem a maquiagem que a Globo tanto aplica e vende como se fosse uma foto retocada no software da Adobe, famoso na manipulação. Quem viu a Libertadores sabe disso e querer ver um timaço naquilo é muita falta de visão. Estou de alma lavada!" (Marcos Tony)
Com todo o respeito, Marcos, mas mais uma vez estás subestimando a inteligência de muita gente que não se deixa guiar pela Globo ao dizer que quem elogiou o Santos só o fazia por causa da "maquiagem" dela. Te perdeste de novo só por causa da tua birra particular com ela por ter deixado de exibir aquela final do Cruzeiro em 2009 para RJ e SP e não valorizar tanto seu time para todo o país quanto você gostaria. Dás a entender, por exemplo, que eu e muita gente boa que tem opinião própria e conceitos somente seus sobre as coisas do futebol elogiou este Peixe por causa de "influência da Globo". Desculpe, mas neste momento todo o restante da crítica perde força, mesmo que plenamente justificada e aceitável, por causa de um escorregão que não cabe devido a esta generalização indevida.

"A estratégia de três zagueiros optada pelo Muricy foi crucial para a goleada sofrida. No Brasil, três zagueiros significa jogar com cinco defensores e três meio-campistas. O Bracelona tem sua força no meio-campo e na intensa movimentação. Com superioridade numérica no meio-campo, as coisas se tornaram ainda mais fáceis, fora o excesso de respeito santista para com o Barcelona. A verdade inconteste é que a qualidade desse time do Barcelona é tamanha que torna-se quase imbatível, ainda mais com a filosofia de jogo, que é sempre ter a bola. É um time que faz história no futebol e dá uma aula a todos os clubes de como se tratam as categorias de base." (Natanael Felipe Rhoden)

"O Santos fez tudo que pôde, mas ganhar do Barcelona inspirado é impossível mesmo!" (Paulo Henrique Gonçalves)

"Notas do Santos: 7 para Rafael, que evitou mais gols; 3 para Edu Dracena, que merecia expulsão por duas faltas em Messi; 3 para Durval, que só correu atrás do ataque do Barça; 0 para Bruno Rodrigo, de atuação assombrosa; 5 para Danilo, cuja contusão o livrou de participar do vexame; 4 para Arouca, perdido no meio-campo; 2 para Henrique, mal visto em campo; 1 para Ganso, só notado porque é famoso; 3 para Léo, que mostrou porque é reserva; 5 para Neymar, que provou que só joga bem no Brasil; 3 para Borges, que precisa treinar o pé; 2 para Elano, que só entrou porque Danilo se machucou; 1 para Allan Kardec, que teve pouco tempo para fazer milagre; 1 para Ibson, que pelo menos pode dizer que jogou contra o Barcelona; e 3 para Muricy, por entrar com três zagueiros e colocar Allan Kardec tarde demais. Notas do Barcelona: 6 para Valdés, bom desempenho quando acionado; 8,5 para Daniel Alves, que deu um passeio em Léo; 7 para Puyol e Piqué, que não deram chance para Neymar; 6 para Abidal, pouco trabalho com Danilo e Arouca; 6 para Busquets, que não teve com o que se preocupar; 7,5 para Thiago, livre para fazer o que queria; 9,5 para Xavi, que deu um passeio na defesa; 9 para Fàbregas, atuação de gala; 9,5 para Iniesta, grande maestro; 10 para Messi, gênio; 4 para Mascherano, que fez a torcida do Barça tremer quando entrou; 5 para Pedro, que apareceu pouco; 1 para Fontás, que evitou a expulsão de Mascherano; e 10 para Guardiola, que nunca pensou que ganharia um título tão fácil." (Ricardo Haertel)

"Estão dizendo que, se o El Nacional passar pela LDU, ganha a última vaga equatoriana. Mas parece que todos já se esqueceram que, como La U foi campeã da Sul-Americana e já está na Libertadores, abriu a vaga para a vice LDU. Por acaso a Confederação Equatoriana ou a Conmebol anularam alguma coisa ou foi você e o resto da imprensa que esqueceram mesmo?" (Rodrigo Servo)
Acho que nunca houve foi confirmação oficial disso, que foi tratado como verdade por alguns, mas que não é assim. Se fosse, é evidente que todo mundo destacaria claramente. Como não se destaca, no fim das contas devia ser um mero rumor ou hipótese lançado por alguém que não veio a se confirmar.

"Com a saída da CNT da Sky, a emissora ficou sem sinal no interior do RJ. Descobriu-se, então, que as as retransmissoras da CNT no interior captavam o sinal da emissora do Rio via Sky." (Victor Faria)
Tentando ser gentil: mas que coisa amadora algo assim em pleno século 21.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Completa 31 anos nesta segunda-feira Roberta Sá, jovem cantora de voz muito agradável e linda visualmente. É daquelas cuja obra tenho que acompanhar mais. Por hoje, tem aqui "Belo Estranho Dia de Amanhã".

Arremate

Sabe Djalma Beltrami, o ex-árbitro hoje comandante policial? Foi preso acusado de ligações com traficantes.

"24 Horas" volta antes que essa história nada agradável tenha novos desdobramentos!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.