.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

15 de dezembro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 115
Agora é Peixe versus Barça

Poucas palavras para o treino apronto com ares de rachão dois toques desta manhã: Barcelona atropelou o Al-Sadd sem precisar massacrar, tendo três gols brasileiros (dois de Adriano e um de Maxwell) e outro de Keita para ganhar facilmente com "FA" maiúsculo. A nota negativa foi a contusão de Villa em disputa de bola no ataque, fraturando a tíbia da perna esquerda e não só perdendo a final, mas provavelmente também a próxima Eurocopa.

Agora chega de brincadeira e vamos para o papo sério neste Mundial. Domingo, à metade da oitava badalada do BBB (Big Ben Brasília) - mas se disser oito e meia da manhã dá no mesmo -, Santos e Barcelona decidirão o Mundial de Clubes. É Neymar versus Messi. É Muricy Ramalho versus Josep Guardiola. É Durval versus Puyol. É Rafael versus Valdés. É Xavi versus Ganso. E assim por diante. A pergunta que fica: o Barça confirmará seu favoritismo ou a "síndrome verde e amarela" permanecerá? São Paulo o derrotou em 1992, Internacional repetiu a dose em 2006. A escrita será quebrada? Ou o Peixe vai confirmá-la e o mundo ficará aos seus pés?

Para estimular um debate, digo isso: o Barcelona é muito favorito. Mas o Santos pode, sim, ser campeão.

Só dá Brasil

Do Twitter do Zé Gonzalez: dos 20 gols já marcados em cinco partidas deste Mundial de Clubes, 7 foram de brasileiros (os três do Santos, com Neymar, Borges e Danilo; três do Barcelona, sendo dois de Adriano e um de Maxwell; e mais um do Kashiwa Reysol, com Leandro Domingues).

Universidade das Américas

Não são apenas os 35 jogos de invencibilidade. É o futebol bem jogado e buscador de gol que dá base a estes números. Por isso que a Universidad de Chile é a campeã inconteste da Copa Sul-Americana - aliás, mostrando que alguma coisa pouca este desprovido de maior conhecimento futebolístico que vos tecla deve conhecer, corroborando meu palpite lá do primeiro jogo da finalíssima. Antes dos 5 minutos já tinha aumentado a vantagem adquirida no Equador. A LDU não fez praticamente nada desde então, dominada pelos donos da casa. Assim ficou até pouco mais de 10 minutos para o fim, quando Lorenzetti fez o gol que confirmou o título. Aí virou festa. E para celebrar isso, Vargas faturou uma vez mais e marcou um lindo gol, seu 11° no torneio, de força e técnica, deixando três marcadores para trás. Os comandados de Jorge Sampaoli não estão onde estão a troco de nada. La U é um time muito bom e merece demais esta conquista.

Conquista que não sofre uma contestação sequer: 10 vitórias e 2 empates, estes fora de casa, contra o Fénix no Uruguai, pela primeira fase, e contra o Vasco no Rio de Janeiro, pela semifinal. Entre estas 10 vitórias, uma sobre o Vasco e duas sobre o Flamengo, incluindo aquele humilhante quatrilho no Engenhão, quando os olhares brasileiros ficam definitivamente despertados para a Universidad, campeã internacional pela vez primeira. A campeã desta Sul-Americana ainda pode comemorar mais neste ano pois pode ganhar o Clausura do Campeonato Chileno. Para 2012, ficam as disputas da Copa Suruga, contra o Kashima Antlers (campeão da Copa da Liga Japonesa), e sobretudo da Recopa Sul-Americana, contra o Santos. É uma pena que não será já agora esta Recopa, pois estando os dois times como estão agora, completos e sem riscos de saídas, geraria dois tira-teimas muito interessantes. Quem sabe até lá eles não sejam muito modificados.

Libertadores 2012

Brasileiros souberam mais dois componentes de suas chaves. Acabou ontem o Campeonato Peruano e, na decisão, o Juan Aurich superou o Alianza Lima nos pênaltis, após 0 x 0 no tempo normal. Vice, o Alianza vai para o Grupo 5, contra Vasco, Nacional do Uruguai e o ganhador de Paraguai III (Libertad ou Olimpia) x Equador III (LDU ou El Nacional; a Liga está em desvantagem de 2 x 1). Já o campeão Juan Aurich jogará o Grupo 1, contra Santos, campeão do Apertura da Bolívia e o vencedor de Internacional x Colômbia III. Por falar nisso: somente hoje o Colorado saberá quem enfrentará na fase pré-grupos pois um dos confrontos determinantes para isso, Santa Fe x Once Caldas, não pôde acontecer nesta quarta-feira devido a um temporal, sendo adiado para hoje, às 14h (Brasília).

Campeonato Brasileiro Sub-20

Resultados de ontem: no Grupo 1, América Mineiro 7 x 0 Palmeiras (Coelho 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 a nada! Confere, produção?) e Atlético Paranaense 2 x 0 Ceará; e no Grupo 2, Internacional 2 x 1 Bahia e Figueirense 1 x 1 Flamengo. Na primeira chave avançaram América e Fluminense, enquanto na segunda já sabíamos que Inter e Cruzeiro estavam garantidos. As quartas-de-final começam esta tarde, com Vitória x Botafogo e Santos x Coritiba. As outras duas serão neste sábado, com América Mineiro x Cruzeiro e Internacional x Fluminense. Ficaram, portanto, dois cariocas, dois mineiros, um gaúcho, um paulista, um paranaense e um baiano.

Torneio Feminino Cidade de SP

Brasil fecha o triangular inicial enfrentando a Dinamarca esta noite. As brasileiras tentarão triunfar para ter a vantagem de jogar pelo empate na decisão de domingo, enquanto as dinamarquesas se garantem com empate. Mais cedo, a Itália tem de vencer o já na disputa do terceiro lugar assegurado Chile.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico oficial da "24 Horas" nesta época do ano, onde rumores não tem vez. Os últimos negócios confirmados para comentários dos amigos do Brasil no espaço dos "Convivas":

*Corinthians renovou com o zagueiro Paulo André até o fim de 2014. Compromisso dele ia até agosto de 2012. E no final desta manhã, o presidente Andrés Sanchez anunciou que Tite renovou seu contrato por mais um ano e que o lateral Fábio Santos fica por mais três temporadas.

*Grêmio contratou o atacante Marcelo Moreno, que estava no Shakhtar Donetsk, por quatro anos. Também foi confirmado Pablo, zagueiro do Ceará, com quem o compromisso acaba no fim deste mês.

*Atlético Mineiro contratou o volante Leandro Donizete, do Coritiba, até o fim de 2012, cedendo em troca o meia Renan Oliveira por empréstimo pelo mesmo período.

*Sport fechou dois empréstimos de atacantes: o de Roberson, que já estava na Ilha e permanece até o fim de 2012, e o de Jheimy, pertencente ao Atlético Mineiro e que foi muito bem pelo Boa Esporte na última Série B.

*Náutico fez três aquisições: Cascata, meia que estava no ABC; Henrique, atacante há dois anos no Vitória de Setúbal; e Siloé, atacante que não vingou no Internacional.

*Ponte Preta renovou até o fim de 2012 o empréstimo do meio Caio junto ao Atlético Mineiro.

Curtinhas

*CBF havia divulgado com erro o novo ranking nacional de clubes atualizado com as Taças Brasil e Robertões entre 1959 e 1970, pois não havia contabilizado um dos campeonatos de 1967. Neste ano aconteceram tanto a Taça Brasil quanto o Roberto Gomes Pedrosa, ambos ganhos pelo Palmeiras. Atualizado o balanço, agora o Verdão é o novo primeiro colocado, com 8 pontos a mais que o Santos (2.366 a 2.358). Os demais até a 20ª posição são: Vasco, Grêmio, Flamengo, Corinthians, Internacional, Cruzeiro, São Paulo, Atlético Mineiro, Botafogo, Fluminense, Coritiba, Bahia, Goiás, Guarani, Sport, Portuguesa, Atlético Paranaense e Vitória.

*Autor do gol da tranquilidade na vitória sobre o Kashiwa Reysol, Danilo não marcava para o Santos desde 17 de julho, no triunfo sobre o América Mineiro. Que dia para quebrar cinco meses de jejum! "Só" na estreia no Mundial.

*Aconteceu ontem, em São Paulo, a primeira edição do Prêmio Brasil Paraolímpico, organizado pela Confederação Paraolímpica Brasileira. Além de atletas em cada modalidade, foram premiados o principal masculino e a principal feminina. O melhor dos melhores foi Daniel Dias, da natação (11 ouros no ParaPan de Guadalajara), superando Jeferson Gonçalves, do futebol de 5, e Odair Ferreira dos Santos, do atletismo. A melhor das melhores foi Terezinha Guilhermina, do atletismo (3 ouros em "ParaPandalajara"), que concorreu com Joana Maria Silva, da natação, e Débora Guimarães, do basquete em cadeira de rodas.

*Foi por um tantinho! Mais de 5 mil fãs foram ao Ibirapuera empurrar as gurias do Brasil para o que seria algo histórico: disputar uma semifinal do Mundial de Handebol. Mas deu Espanha por 27 x 26. Mas valeu da mesma maneira, pois se já se chegou agora a este ponto (agora brigará pelo quinto lugar, jogando amanhã um "pré-quinto" contra a Croácia), por que não achar que dá para ser ainda melhor na Sérvia, daqui a dois anos?

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais violentador do que ser atacado por uma figura desprovida de vestimentas na calada da noite: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Essa beira o inacreditável e vem de Uberlândia: o repórter Edi Silva, da TV Vitoriosa (afiliada do SBT), gravava uma reportagem para o programa "Chumbo Grosso" em um posto de conveniência quando foi atacado por um cidadão que usava apenas cueca e teria chegado ao local para levar bebidas sem pagar, depois atropelando um ciclista ao tentar escapar quando as funcionárias do estabelecimento chamaram a Polícia e, ao perceber que um repórter de TV flagrou e perguntado pelo mesmo se estava bêbado, saiu de seu carro e deu um soco em Edi. O lance todo podem acompanhar aqui (postado por izecksonevillen2). Não tenho nem o que comentar!

*A má da vez, publicada pelo TudoRádio: notícias de bastidores dão conta da Rede Oi FM de Rádio, cuja matriz fica em Belo Horizonte, encerrará suas operações até o dia 31 deste mês, pois a Oi encerrou o contrato de operação das emissoras, contrato realizado pelo Grupo Bel. As rádios ligadas à Rede Oi FM podem começar 2012 sem nome, somente informando suas frequências. Além de BH, a Oi FM está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Recife, Porto Alegre e Ribeirão Preto. A cuidar novas informações do que será destas rádios, se ganharão novas programações e tudo mais.

*Lembram que, há alguns meses, os noticiários da Rede Record exploraram bastante por alguns dias um caso de estupro de menor em Florianópolis envolvendo um filho de um dos diretores do Grupo RBS? A origem de tudo foi o blog Tijoladas do Mosquito, que originalmente publicou isso. Pois nesta terça-feira o autor da página, Amilton Alexandre, foi encontrado morto por enforcamento em seu apartamento em Palhoça. Nem falo nada depois disso.

*Li na Keila Jimenez e depois no Flávio Ricco: a Record anunciou ontem que serão extintos em 2012 os blocos locais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia do "Hoje em Dia", apresentados entre 11h30 e 12h. O único bloco que continuará será o do Rio de Janeiro, mas não mais local e sim transmitido no programa nacional. Fica agora a dúvida sobre o que será dos profissionais envolvidos nos segmentos regionais que acabarão.

*Leio na Keila Jimenez que, na terça-feira, o "Primeiro Jornal" da Band marcou somente 4 décimos - eu disse 4 décimos e não 4 pontos - em Sampa City, sendo que o antecessor religioso da Igreja Mundial marcou 3 décimos. A fase do Luciano Faccioli já foi melhor, ainda mais se lembrarmos que, nos tempos de Record, ele fazia a audiência subir de 0 para 7 na passagem da Igreja Universal para o "São Paulo no Ar". De repente o problema é com o "Primeiro Jornal" em si. Em seis anos e meio no ar, ele nunca chegou a ser propriamente bom de "Ipobre". Se mantém esse tempo todo talvez mais pela necessidade de haver jornalismo no começo da manhã da Band, mantendo algo já vindo dos tempos do saudoso "Dia a Dia" dos anos 90. Não se mostra vantajosa a opção do Faccioli em ter trocado a solidez do espaço na Record pelo até aqui insucesso na Bandeirantes.

*Enquanto isso, só para constar, Geraldo Luís voltou às boas neste ano de 2011 ao consolidar seu "Balanço Geral" na faixa das 6h, repetindo o que acontecia no "SP no Ar" dos tempos do Faccioli: recebe um nada da IURD e entrega para a atração seguinte uma boa audiência, muitas vezes na liderança. Talvez seja isso: com a Record a coisa funciona e com a Bandeirantes não funciona. Simples assim, sem maiores explicações.

*Leio no Alberto Pereira Jr. que Danilo Gentili fará na próxima segunda-feira seu último "CQC", quando estará na bancada com Marcelo Tas e Marco Luque e será homenageado. Como se sabe, a partir de 2012 ele ficará apenas no "Agora é Tarde", que ganhará exibição diária devido ao sucesso neste ano de estreia.

*A paulistanada redescobriu Thalia, é a conclusão que tiro. Leio na Keila Jimenez que, motivado pelos bons números da volta e meia líder - não só em São Paulo, mas também no Rio de Janeiro, mostra de que também a cariocada redescobriu a ilustre chicana -, assim que acabar "Marimar", o SBT mostrará novamente "Maria do Bairro" na faixa das 16h. E aí, Record? Vai parar de bagunçar sua programação? E aí, Globo? Vai parar de exibir filmes chatos na "Sessão da Tarde"? Cadê o festival do Jerry Lewis, tanto solo quanto em duo com Dean Martin? Cadê os musicais da Metro? Cadê as comédias juvenis dos anos 80? Só bomba infantil dos anos 2000 não dá!

*Notaram que encasquetei que a "Sessão da Tarde" tem que reprisar os filmes do Jerry Lewis? Por que será? (eh, eh, eh)

*Dica do conviva Rodrigo Barreto Masaia: a partir desta quinta-feira, assinantes da TVA passarão a receber os canais Viva, Studio Universal e Sy-Fy, além do Sportv3. Desnecessário dizer os motivos para a chegada do Viva ser saudada. No Studio Universal, há alguns bons filmes (mas repetem demais) e o ótimo "Monk". E no Sy-Fy, dá para rever o clássico "A Super Máquina" com dublagem original de quando estreou na Record e no SBT.

*Completa 60 anos nesta quinta-feira Ione Borges, histórica apresentadora de programas de variedades da TV Gazeta de São Paulo, na qual está desde 1980, quando estreou como apresentadora do então "Mulheres em Desfile" (posterior e atual "Mulheres") e formou uma vencedora dupla de quase duas décadas com Claudete Troiano. Ione foi vista em nível nacional a partir de 1992, quando a Gazeta se tornou afiliada da Rede OM (no ano seguinte mudada para CNT), até 1999, quando deixou o "Mulheres" após três anos comandando-o sozinho, depois que Claudete ganhou seu programa próprio, o "Pra Você" (a Gazeta se desfiliou da CNT em 2000). Ione depois fez um programa autointitulado até 2002, quando foi para o "Pra Você". Em 2009, ela e Claudete se reuniram de novo para o estreado "Manhã Gazeta". Desde 2010, Ione Borges está fora do ar pois se afastou da TV Gazeta.

*A saideira: completa 45 anos nesta quinta-feira a morte de Walt Disney, falecido aos 65 anos, de câncer. Disney é simplesmente sinônimo de infância, de sonho, de desenho, de Mickey e de Donald. E nada mais preciso dizer.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver ocupado fazendo bicos para juntar uns trocados que viabilizem minha viagem para a Disneylândia.

Momento Raridade Rara

O tópico de hoje é dedicado ao "190 Urgente", programa policial exibido pela CNT entre 1996 e 1998. A emissora já tinha feito famoso o programa "Cadeia", apresentado até um pouco antes por Luiz Carlos Alborghetti. Repórter de seus programas, Ratinho foi o primeiro titular do novo "190 Urgente", bebendo diretamente na fonte de Alborghetti. Ele ficou até 1997, quando se transferiu para a Rede Record. Augusto Canário, repórter que virou seu substituto imediato, assumiu o programa. Mais adiante, Wagner Montes passou a apresentá-lo, saindo em 1998, ano de encerramento do programa. Uma reedição aconteceu recentemente, mas aí somente "190", sem o "Urgente".

Aqui está (postada por enantes) a chamada de estreia, em 1996. O tragicômico é a chamada mostrar imagens de corpos em decomposição e o locutor, muito cara-de-pau, dizer que seria mostrada "a realidade nua e crua sem apelação". Imagina se apelassem, então!

Aqui está (postada por ideiaselembrancas) a abertura de uma edição de um sábado de julho de 1997, com direito a um traficante gago de Aracaju nas manchetes. Como diria Faye Dunaway: mamãezinha querida.

Aqui está (postado por ideiaselembrancas) Ratinho arrebentando o rádio de pilha de um cidadão que trabalhava no estúdio e escutava escondido o comentário de um jogo do Coritiba.

Aqui está (postado por ricflairbol) um trecho de uma edição apresentada por Augusto Canário, "ficha 2" não só do "190 Urgente", mas também do "Cadeia", veiculado às 13h e que formava um trio de programas locais de Curitiba com o "Ponto de Encontro", apresentado por Ogier Buchi às 12h15, e a "Mesa Redonda", com a trupe de Fernando Gomes, às 11h45.

Aqui está (postado por ricflairbol) um trecho de um programa feito por Wagner Montes, que saiu em abril de 1998 e fez outros programas na CNT, onde "treinou" para emplacar de vez na Record do Rio de Janeiro.

Bela do Dia: Camila Macedo

Camila Macedo, dublê de corpo da "Mulher Invisível". Explico: esta minha conterrânea dos pampas aparece de costas ou de perfil na segunda temporada do seriado da Globo, imitando os trejeitos da Amanda, pois Luana Piovani já estava com uma barriga mais saliente da gravidez durante as gravações. Linda, linda, linda, linda e linda! Mas como nem tudo é perfeito, casada há 6 anos. Unf!

Título de eleitor em mãos!

Amanhã é o último dia para participar das "Votações de Fim de Ano" deste Papo de Bola - o Site, para que os amigos do Brasil escolham os melhores de 2011 em categorias dos e fora dos esportes. São quatro votações: "Destaques 24 Horas", "Destaques Sintonia PB", "Bela do Ano" e "Prêmio Papo de Mídia". Somando todas, dá 43 questões no total. Venham participar aqui e leiam com muita atenção as coordenadas. Aí é só votar e, depois, passar adiante a dica.

Convivas

Antes de atendê-los, registro a pedido do seguidor twitteiro Luiz Gustavo Fôlego: completa hoje 30 anos o Grêmio Esportivo Mauaense, a Locomotiva do ABC, campeão paulista da Série A3 de 1985 e da Série B de 2003. Parabéns!

"O Santos jogou mal coletivamente, como vem fazendo ultimamente. Parece que a falta de ritmo de jogo e a ansiedade (medo) de perder na primeira partida pesam, e o caso de um time praticamente abandonar o Brasileiro para se dedicar ao Mundial têm de ser rediscutido daqui para a frente. Concordo que 3 x 2 diria melhor o que foi a partida. Elano vem muito mal depois de um ótimo 1º semestre, e Durval e Bruno Rodrigo dão susto em qualquer torcedor. Claro que Neymar, Ganso - que teve bons lampejos, mas não foi constante - e Borges podem decidir em um lance, mas o time precisaria jogar melhor. Apesar disso, está tão na cara que o Barcelona vai ser campeão que... (se for como em 2006, o Santos passa a ter mais chances...) *** Esse ranking da CBF poderia ser feito tomando como base principal resultados mais recentes para ser também um avaliador de rendimento dos clubes nas ultimas competições. *** O problema do 'Tema Quente' é o que vem antes dele, realmente. Não vi mais do que duas edições do programa. Você tem visto e gostado, ou não? *** Essa vitória do SBT sobre a 'Sessão da Tarde' não seria mais uma prova de que a Globo poderia se tocar e por filmes melhores no horário?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: você não gosta do "Bola na Rede", da Gabriela Pasqualin ou de ambos? Segundo: só pude ver o primeiro "Tema Quente" e, depois, mais nenhum. E terceiro: eu quero os filmes do Jerry Lewis de volta!!! (risos)

"O Santos contou com uma equipe bem unida e distribuída igualmente em todos os setores do campo, além de Neymar inspirado. Ainda assim, não jogou tudo que sabe e precisa tomar alguns cuidados, como corrigir o posicionamento nas bolas paradas. *** Sei que a Copa do Brasil vai ser reformulada em 2013, mas as chances de jogos desinteressantes como Chapecoense x São Mateus ou ASA x Santa Quitéria são bem maiores. *** Qual o objetivo do Figueirense em apostar em ex-jogadores até então inexperientes como técnico de futebol para esta função? *** Até que fui bem nos palpites do Brasileirão, mas ano que vem minha pontaria estará calibrada pois vou fazer estatísticas, históricos e tudo para melhorar esse índice. *** Gostei muito da primeira vez que 'A História de Ester' passou, porém, não curti muito quando a Record a reapresentou no início do ano e menos ainda agora que é reapresentada de novo. Quem mexe na programação da Record não tem muita criatividade." (Charles Tavares)

"O Santos depende mais da sorte ou do talento de Neymar e Ganso?" (Fábio Eduardo da Silva)
Os dois são necessários, embora Borges esteja mais importante para o time do que Ganso. A sorte ajuda os bons, já diz aquele ditado. Também ela colaborou naquele gol inacreditável perdido na pequena área pelo Sawa.

"O Santos é aquilo: do meio pra frente é otimo, mas a zaga não é boa. Se perder, não é por falta de aviso. *** Um time do meu Sergipe vai jogar contra o Grêmio. Boa sorte aos gaúchos, porque o River Plate é um bom time. *** A RedeTV! colocar um bom programa como o 'Tema Quente' às 18h15 é o mesmo que a Globo colocar William Bonner de madrugada: nem adianta que ele não faz milagre." (Gabriel Siqueira)

"Flamengo comemora trinta anos do Mundial, imprensa diz que Santos está em busca do tri. De qual Mundial falam? Desafio qualquer um a me provar, apresentando onde está grafado na taça uma menção a 'Mundial' naquele torneio antigo. Todo título traz na taça a definição do que é e o velho nunca foi Mundial. É uma Porcina, a que 'foi sem nunca ter sido'." (Marcos Tony)
Tem certeza mesmo com "ME" maiúsculo de que sua opinião seria a mesma se o Cruzeiro tivesse derrotado o Bayern de Munique em 1976? Duvido disso, mas você é quem sabe.

"O Kashiwa Reysol só não complicou mais a vida do Santos pela falta de atacantes com mais qualidade. O Santos, apesar dos 3 x 1, teve um excelente aproveitamento ofensivo, pois teve cinco chances e fez duas, e complementou na bola parada do Danilo os três gols. Claro que cada jogo é um jogo, mas fica o alerta para a final contra o Barcelona. Com a vitória do Santos hoje, apenas um time sul-americano ficou de fora da final do Mundial até hoje. E justamente ontem fez um ano da façanha do Internacional ao ser derrotado pelo Mazembe. *** Mas que ano do Grêmio. Ser eliminado de um torneio pelo sorteio. Pior ainda é ler as piadas do tipo: 'se houvesse se classificado, a diretoria promoveria um DVD com a Batalha do Papelzinho'. *** Estou bem de palpites ao menos com a turma do site." (Natanael Felipe Rhoden)

"O Espérance dominou o Al-Sadd e foi prejudicado pelo árbitro ao não validar um gol legal. O time do Jorge Fossati jogou só na retranca e ganhou com gols casuais. Futebol tem que ter polêmica, mas não pode ter prejuízo para quem disputa um torneio importante como o Mundial. *** O Monterrey até dominou o Kashiwa no começo, mas Suazo perdeu dois gols inacreditáveis. Ganhou quem cobrou melhor os pênaltis, não significando que o ganhador foi superior nos 90 minutos e na prorrogação. *** A lógica venceu, mas não foi tão fácil. Depois que fez 2 x 0, o Santos sentou na vantagem. O gol de Sakai foi um cartão de visitas e, se não fosse o gol do Danilo e os erros de finalização do Kashiwa, talvez o Santos não tivesse se classificado. *** O título do Flamengo em 1981 foi muito merecido pelos jogadores que tinha. Mas mesmo campeão da Copa dos Campeões e do que mais fosse jogado na Europa, o Liverpool não era lá grande coisa em matéria de nomes. O melhor jogador deles era Kenny Dalglish, o que mostra a fraqueza individual do time, pois ter jogadores da Escócia, que nunca sequer passou da primeira fase nas Copas do Mundo, é um vexame para qualquer time. E jogadores como Grobbelaar, Neal, Thompson, Hansen, Lawrenson, Lee, McDermott, Souness, Dalglish, Kennedy e Johnston não podem ser comparados a Zico, Tita, Andrade, Adílio, Júnior e Leandro." (Ricardo Haertel)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Amanhã, se vivo estivesse, Ludwig van Beethoven completaria 241 anos (eh, eh, eh, só rindo disso que coloquei de "se vivo estivesse"). Aqui está Walter Murphy com "A Fifth of Beethoven", a versão dançante da "5ª Sinfonia" incluída na trilha de "Os Embalos de Sábado à Noite".

Arremate

O que o goleiro do Al-Sadd fez no primeiro gol do Barcelona foi um dos troços mais ridículos do século.

"24 Horas" volta antes que algum desregulado das ideias queira repetir a mesma barbaridade!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.