.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

13 de dezembro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 113
30 anos de um mundo vermelho, preto e branco

Em 23 de novembro de 1981, este que vos tecla recém tinha dois meses de existência (e o que é que isso tem a ver, ainda que mal "me pergunte a mim mesmo"?). O Flamengo ganhou a Libertadores no tira-teima em campo neutro contra o Cobreloa. Menos de um mês depois, em 13 de dezembro, atingiu sua maior glória. Nesta terça-feira, são celebrados os 30 anos da vitória sobre o Liverpool, pela Copa Intercontinental. O rubro-negro, que já tinha conquistado a América, agora ganhava o mundo. Liderado por Paulo César Carpeggiani - que herdou o comando técnico do naquele mesmo ano falecido Cláudio Coutinho -, o esquadrão carioca atingiu sua glória máxima.

Apesar de não ter marcado nenhum dos três gols, Zico participou de todos eles. No primeiro e no terceiro, deu assistências ótimas para Nunes finalizar. E no segundo, bateu falta que o goleiro defendeu parcialmente, Lico não conseguiu aproveitar e Adílio mandou para as redes. Isso tudo foi somente na etapa inicial. A final apenas consolidou o resultado e bastou o apitante "sombrerista" trilar seu instrumento de trabalho pela vez última para a festa ser liberada. A Tríplice Coroa era festejada pelo Mengão, já que exatamente uma semana antes o triunfo sobre o Vasco assegurou o título carioca. 30 anos do maior dos anos que o clube de maior torcida do Brasil já viveu.

Copa do Brasil 2012

CBF divulgou na manhã desta terça-feira o diagrama das fases da competição. Eis o da primeira fase:

1 - Palmeiras x Coruripe
2 - América de Natal x Horizonte
3 - Ceará x Gama
4 - Paraná x Luverdense
5 - Cruzeiro x Rio Branco/AC
6 - Chapecoense x São Mateus
7 - Atlético Paranaense x Sampaio Corrêa
8 - Criciúma x Madureira
9 - Grêmio x River Plate/SE
10 - Ipatinga x Real/ES
11 - Náutico x Santa Cruz/RN
12 - Fortaleza x Comercial/PI
13 - Bahia x Auto Esporte
14 - Remo x Real/RR
15 - Portuguesa x Cuiabá
16 - Juventude x Operário/PR
17 - São Paulo x Independente/PA
18 - Bahia de Feira x Aquidauanense
19 - Atlético Goianiense x Gurupi
20 - Ponte Preta x Sapucaiense
21 - Atlético Mineiro x CENE
22 - Santa Cruz/PE x Penarol/AM
23 - América Mineiro x Boavista/RJ
24 - Goiás x Paulista
25 - Coritiba x Nacional/AM
26 - ASA x Santa Quitéria/MA
27 - Sport x 4 de Julho/PI
28 - Paysandu x Espigão/RO
29 - Botafogo x Treze
30 - Guarani x Brasiliense
31 - Vitória x São Domingos
32 - ABC x Trem

Campeonato Brasileiro Sub-20

Resultados de ontem: no Grupo 1, América Mineiro 2 x 0 Ceará e Fluminense 4 x 3 Atlético Paranaense (folgou o Palmeiras); e no Grupo 2, Figueirense 4 x 1 Bahia e Cruzeiro 0 x 0 Flamengo (folgou o Internacional). Grupo 1 já tem Palmeiras e Fluminense classificados, com o Grupo 2 tendo Internacional e Cruzeiro assegurados. Agenda de hoje: no Grupo 3, Vitória x Vasco e Coritiba x Atlético Mineiro (folga o Corinthians); e no Grupo 4, Atlético Goianiense x Avaí e Grêmio x Botafogo (folga o Santos). É a última rodada destas chaves. Na terceira, só o Corinthians está matematicamente eliminado. E na quarta, Santos já passou e a última vaga está entre Grêmio e Botafogo.

Campeonato Argentino

O Godoy Cruz assegurou presença na competição ao derrotar o Atlético Rafaela, na casa do adversário, e classificar com 58 pontos no agregado de Clausura 10/11 e Apertura 11/12, contra 56 do Independiente, que superou o Tigre. Racing também brigava pela vaga, mas levou ferro do Vélez Sarsfield e ficou pelo caminho. Então, temos o "Oscar Roberto de Godoy Cruz" na próxima Libertadores.

Campeonato Inglês

Depois de ser eliminado da Liga dos Campeões da Europa, o Manchester City voltou ontem à disputa doméstica, da qual é líder. Mas se frustrou de novo, desta vez por completo. Se na semana passada caiu fora da Champions mesmo ganhando, ontem perdeu de virada para o Chelsea, em Londres. Chelsea, que está nas oitavas do certame europeu.

Curtinhas

*A surpresa do final da manhã desta terça-feira: Branco é o novo treinador do Figueirense. Sim, Branco, o ex-jogador e ex-dirigente. Ou seja: o Furacão do Estreito aposta em mais um lateral da Seleção campeã mundial de 1994. Apostou no direito Jorginho e quase se deu excelentemente bem, "batendo na trave" com a Libertadores. Repetirá a dose com o esquerdo Branco?

*Internacional teve antecipada sua estreia no Campeonato Gaúcho para 18 de janeiro, contra o Novo Hamburgo. Tudo por conta da fase pré-grupos da Libertadores, contra um time colombiano. O jogo do torneio americano será dia 25, quando também estava marcada a peleja contra o Cerâmica. A partida estadual também trocou de data... para dia 26. Ou seja: titulares no dia 25 e reservas no dia 26. É complicado, doutor.

*Permanecido na Série B do Brasileiro para 2012, o ASA definiu seu novo treinador: Leocir Dall'Astra, que estava no Esportivo de Bento Gonçalves. Vica, que manteve os alagoanos na Bêzona, saiu da equipe ao fim deste ano.

*Pré-Olímpico Sul-Americano Feminino de Vôlei, entre 11 e 13 de maio de 2012, será no Brasil, mais especificamente em São Carlos. Nossas gurias enfrentarão Argentina, Venezuela, Colômbia e Peru. Quem ganhar vai para a Olimpíada de Londres. Agora virou obrigação o primeiro lugar, madames.

*Damas que fazem bonito são as do Mundial de Handebol. Brasil passou pelas oitavas após 35 x 22 sobre a Costa do Marfim. Vem aí as quartas, amanhã à noite, contra a Espanha, a quem havia batido por 28 x 24 em amistoso preparatório. Semifinal a caminho? Que assim seja!

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais agendador de algo novo do que marcar no caderno que 27 de março de 2028 será a data da sua última viagem náutica (???): "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio na Tribuna do Norte que deverá começar no primeiro trimestre de 2013 a TV Costa Branca, que será a nova afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Norte, mais especificamente em Mossoró, e cujo comando será da InterTV Cabugi, vencedora de processo licitatório do Ministério das Comunicações para concessão do primeiro canal comercial aberto nesta cidade interiorana. 7 milhas de "dilmas" devem ser investidos na construção da nova emissora. Quando for inaugurada, a Costa Branca chegará a mais da metade do território potiguar, reduzindo a cobertura do canal de Natal. Dirceu Simabucuru, superintendente da InterTV no RN, disse que o grupo pensa em abrir uma nova filial em Minas Gerais, onde já tem as emissoras InterTV dos Vales e InterTV Grande Minas.

*Leio no Flávio Ricco que a RedeTV! mandou providenciar um cenário físico para o "Tema Quente", programa de debates das 18h15, a ficar pronto em fevereiro. Aquele cenário virtual não ficou legal mesmo.

*O mesmo Ricco publica um desmentido da RedeTV! sobre atrasos salariais com Luciana Gimenez, notícias que a emissora qualificou como "inverídicas" e "improcedentes".

*Apresentadora da "Manhã Gazeta" na TV Gazeta de São Paulo, Claudete Troiano fazia uma referência a Fátima Bernardes quando se referiu a ela como "Fátima Fernandes". Claudete, Claudete!

*Quando digo que deixei de tentar entender e apenas assimilar as incontáveis trocas de programação da Record, não é sem motivo. A última deles: nesta segunda, "Todo Mundo Odeia o Chris" teve reduzida sua extensa faixa de reprises das 16h45 até 19h, acabando já às 18h. Entrou primeiro "Desenhos Bíblicos" e, depois, "Pica-Pau". Leio no NaTelinha que, nos 20 minutos em que passaram, os "Desenhos Bíblicos" tiraram quarto lugar no "Ipobre" de Sampa City, com 3 pontos, contra 5 do SBT, 6 da Bandeirantes e 15 da Globo. E quer mais uma? A partir de amanhã, 17h, será reapresentada a minissérie bíblica "A História de Ester". Parei!

*A saideira, que li na Keila Jimenez, é sobre mais um clássico da Rede Globo que o Viva mostrará a partir de 2012: o "Globo de Ouro", apresentado entre 1972 e 1990 e que foi a grande parada musical da televisão brasileira. U-hu!

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver elaborando o "Papo de Lata", que será o paradão musical das coisas mais detestáveis já feitas.

Momento Raridade Rara

Desde esta segunda-feira, a seção recupera programas, noticiosos e jornalísticos antigos. Hoje, publico aqui (postado por danilorodrigues) o "Jornal 24 Horas", apresentado pelo SBT em 1985. Era veiculado à meia-noite e meia e seus apresentadores eram Antônio Freitas, hoje locutor da Rádio Jovem Pan, e Beth Russo, que não sei por onde anda. A dupla lia as notícias no bom e velho papel pois não havia equipamento de teleprompter por lá naquele tempo. Entre os repórteres, observarão uma jovenzinha Magdalena Bonfiglioli, com voz bem diferente de como nos acostumamos a ouvir desde os tempos de "Aqui Agora". O diretor de jornalismo era Arlindo Silva, falecido no final de julho deste ano e autor do livro "A Fantástica História de Silvio Santos". Nos intervalos, veem três chamadas: do "Noticentro", jornal das 19h25; do "Jornal da Cidade", veiculado às 19h15; e do "Ideia Nova", programa de debates veiculado após o "24 Horas", cujo início daquele dia está no final do segundo vídeo.

Curiosidade sobre outras emissoras naquele 21 de agosto de 1985, data do noticiário destacado, que pesquei no arquivo da Folha de S.Paulo: às 23h15, a Record apresentou "Fala Brasil", mesmo nome do atual noticiário das manhãs, mas naquele tempo um programa de debates sobre temas políticos, econômicos e sociais, apresentado por Paulo Markun e co-produzido pela TV Nacional de Brasília; e às 23h30, a Bandeirantes mostrava o "Canal Livre", que comemorava 5 anos no ar e fazia especiais sobre sua primeira fase, com Roberto D'Ávila como apresentador, entre 1980 e 1983.

Bela do Dia: Irina Shayk

Irina Shayk, modelo e namorada de Cristiano Ronaldo. Mais um belo gol do português do Real Madrid. Ela de Mamãe Noel estava um espetáculo maravilhoso - ainda que não supere a minha Mamãe Noel dos meus sonhos.

Título de eleitor em mãos!

Valem até a próxima sexta-feira, dia 16, as "Votações de Fim de Ano" deste Papo de Bola - o Site, para que os amigos do Brasil escolham os melhores de 2011 em categorias dos e fora dos esportes. São quatro votações: "Destaques 24 Horas", "Destaques Sintonia PB", "Bela do Ano" e "Prêmio Papo de Mídia". Somando todas, dá 43 questões no total. Venham participar aqui e leiam com muita atenção as coordenadas. Aí é só votar e, depois, passar adiante a dica.

Aviso aos navegantes

Este que vos tecla teve um compromisso na noite de ontem e, quando do retorno para casa para começar a editar as colunas desta terça, o que houve? Falta de luz até 3h30 da madrugada pois uma chuvarada de cerca de meia hora aqui em Porto Alegre gerou curto-circuito nos fios da rede elétrica próximos a árvores em minha rua. Problema só foi solucionado após muitas reclamações via telefone com a CEEE. Resultado: o que deu para fazer em oito horas é o que leem hoje na "24 Horas" e no "Papo de Mídia", sem conseguir sequer ler direito as mensagens dos leitores (pois saí da Internet no fim da manhã e retornaria justamente somente à noite) e nem a contabilidade do rescaldão final dos convivas palpiteiros no Campeonato Brasileiro. Estando tudo normalizado ao longo desta terça, sem outros contratempos desagradáveis e alheios à minha vontade como foi o desta madrugada, ajustada a coisa será na próxima coluna.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Se vivo estivesse, completaria 99 anos nesta terça-feira um símbolo do folclore do Nordeste, um homem sem o qual o forró não seria o mesmo e sem o qual o baião jamais teria um rei: Luiz Gonzaga. Eis quatro de seus melhores momentos: este aqui é "Olha a Pisada", em registro de "Hoje o Galo Sou Eu", filme de 1958; este aqui é "Asa Branca", clássico inconteste em apresentação de 1978, no "Fantástico", com direito a uma participação do Caçulinha; este aqui é "Lampião Falou", de 1981; e este aqui é "O Xote das Meninas", de uma apresentação em 1987, reprisada pela Record News.

Mas não fica apenas nisso. O pai de Gonzaguinha também é lembrado em um "Momento Raridade Rara" extra: vejam aqui uma entrevista dele para Leda Nagle, no "Jornal Hoje", na segunda metade dos anos 80; e aqui está o "Jornal Nacional" de 2 de agosto de 1989, data da morte de Gonzagão, data em que a pernambucana Exu perdeu um de seus mais ilustres filhos.

Arremate

Amanhã de manhã tem Santos x Kashiwa Reysol. Coluna será publicada pouco depois do fim da partida.

"24 Horas" quando já soubermos se o Peixe será finalista como a maioria acredita que será!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.