.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

8 de dezembro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 109
O fiasco de Manchester

Pois em pleno mês de Natal, os dois times de 'Man Chester' conseguiram cair fora da Liga dos Campeões da Europa já na fase de grupos. Crédito a quem merece: muito boa tirada do prezado João Renato Alves no Twitter, que define bem este King Kong sem precedentes aprontado pela dupla de Manchester. Bom, a queda do City eu até atenuo um pouco pois avançaram Bayern de Munique e Napoli. A vitória dos comandados de Mancini se mostrou infrutífera pois os italianos ficaram com a outra vaga do Grupo A por obviedade total, já que superaram o Villarreal, que perdeu as seis que disputou. Agora, o United aprontou uma fiasqueira com "FI" de "filhos da..." Recomponho a compostura. Bom, tudo bem que o mandante era o Basel, mas a força da tradição e da camisa dos ingleses de nada valia? Aparentemente, ontem não. Claro que a outra vaga foi do Benfica, pois também caiu no seu colo um que perdeu as seis: o Otelul Galati.

O Grupo B teve o CSKA Moscou tomando a dianteira pela segunda vaga já depois de iniciada a última volta, ao ganhar da classificada Internazionale em Milão e se beneficiar do Lille segurar o empate com o Trabzonspor, que avançaria se vencesse. Por fim, o Grupo D teve uma loucura malucamente doidíssima na classificação do Lyon. Ao primeiro trilar de apitantes, a classificação era do Ajax, que tinha três pontos a mais e um saldo bem melhor: 3 contra -4. Mas os holandeses não só levaram três do já assegurado Real Madrid, como os franceses conseguiram seis de diferença e sete no total sobre o Dinamo em Zagreb - e detalhe: estava 1 x 1 na ida para o intervalo e os outros seis gols do Lyon saíram em 30 minutos. Inacreditável!

Isto posto, meu nobre (Momento Abrilino Fernandes), temos isto para as oitavas da Liga dos Campeões, cujo sorteio será na sexta-feira da semana que vem: três italianos (Napoli, Inter e Milan), dois espanhóis (Real Madrid e Barcelona), dois ingleses - ou, convertendo a coisa para uma rivalidade doméstica, dois londrinos (Chelsea e Arsenal) -, dois alemães (Bayern de Munique e Bayer Leverkusen), dois franceses (Lyon e Olympique de Marselha), dois russos (CSKA Moscou e Zenit), um português (Benfica), um suíço (Basel) e um cipriota (Apoel). Já pensou se dá nas oitavas um confronto tipo Basel x Apoel? Aí eu jogo tudo pro alto, pego minha trouxinha de roupas e saio estrada afora, a pé, rumo a sabe lá Deus onde pois será demais para minha cabeça!

Enquanto isso, os terceiros colocados dos grupos estão rebaixados para os dezesseisavos da Liga Europa, cuja última rodada da fase de grupos será na próxima quarta-feira. Já estão na próxima fase, portanto, Manchester City, Trabzonspor, Manchester United, Ajax, Valencia, Olympiacos, Porto e Viktoria Plzen. Fica muito forte o segundo torneio da UEFA, ainda não na mesma medida do primeiro, mas não há uma disparidade tão grande.

Mundial de Clubes

Chegou o dia do começo do torneio. O Santos chegou ontem a território japonês e o Barcelona, claro, chegará depois pois sábado tem o clássico contra o Real Madrid - mas, lógico, a viagem da Europa para a Ásia é menor que da América do Sul até lá. Para sua orientação, a tabela completa é esta:

Hoje - Kashiwa Reysol 2 x 0 Auckland City (joguinho mequetrefe que não merece muitas palavras)
Domingo - Espérance x Al-Sadd e Kashiwa Reysol x Monterrey
Quarta - Kashiwa/Monterrey x Santos e decisão do quinto lugar
Quinta que vem - Espérance/Al-Sadd x Barcelona
Daqui a dois domingos - Decisão do terceiro lugar e decisão do título

Copa Sul-Americana

Começa esta noite a decisão entre LDU e Universidad, primeira peleja no Equador e porfia decisiva no Chile. A Liga, embora aposte na tradição de grande copeira recente para triunfar, está com diversos jogadores no departamento médico a ponto de nem fechar os 18 habituais (11 titulares e 7 reservas). La U aposta na invencibilidade de 30 cotejos para triunfar. Somando tudo, apostaria nisso: Universidad campeã com empate ou derrota por um de diferença hoje e vitória na próxima quarta-feira.

Campeonato Brasileiro Sub-20

Prosseguiu ontem com quatro jogos: no Grupo 3, Vitória 4 x 1 Atlético Mineiro e Corinthians 3 x 3 Vasco (folgou o Coritiba); e no Grupo 4, Santos 2 x 0 Avaí e Grêmio 1 x 1 Atlético Goianiense (folgou o Botafogo). As quatro partidas de hoje: pelo Grupo 1, América Mineiro x Atlético Paranaense e Fluminense x Palmeiras (folga o Ceará); e pelo Grupo 2, Figueirense x Cruzeiro e Internacional x Flamengo (folga o Bahia).

Torneio Feminino Cidade de São Paulo

Marca o primeiro desafio de Jorge Barcellos à frente da Seleção neste retorno ao cargo, além da primeira competição das gurias após a medalha de prata em "Pandalajara". Triangular é contra Dinamarca, Chile e a adversária desta noite, a Itália. Ainda haverá um quarto jogo, daqui a dois domingos, espera-se que valendo o título. É um bom passatempo que vale a pena a coletividade paulistana (como diria Luciano do Valle) prestigiar. Nos últimos anos, este certame tem rendido algumas partidas ao menos divertidas por seu movimento.

Curtinhas

*Conmebol retirou a primeira versão da tabela da Libertadores, que continha erros variados. Só que na nova, divulgada ontem, há erros na chave do Santos. Então, melhor esperar por mais uma revisão antes de destacá-la.

*Fluminense perdeu o lateral direito Mariano, que jogará o Campeonato Francês pelo Bordeaux. Fará muita falta para o Tricolor?

*Atlético Mineiro já enxuga seu elenco. Caem fora, por exemplo, Magno Alves (mesmo tendo feito 19 gols em 2011) e Fábio Costa (ele estava lá, é?).

*Uma petição online feita por torcedores solicita ao Ministério Público de Minas Gerais que investigue se houve armação entre Cruzeiro e Atlético na goleada azul de 6 x 1 sobre os alvinegros. Ah, tenham dó, com todo o respeito! Admito que não vi o jogo completo e sim um compacto, mas seria muito difícil admitir, por exemplo, que o Galo simplesmente estava frouxo em campo por já ter fugido do descenso, por isso a Raposa tendo menos dificuldades?

*Campeão da Série C, o Joinville trocou de técnico. Arturzinho saiu por discordâncias salariais e chega Luiz Gonzaga Milioli, bicampeão catarinense e que trabalhou em Avaí, Figueirense e Criciúma. Será uma boa para o JEC?

*Tabela do Campeonato Paraibano de 2012, divulgada nesta quarta-feira, colocou os jogos Esporte x Flamengo e Auto Esporte x CSP em 30 de fevereiro. Evidentemente reconheceram o erro e depois corrigiram. Ah: se alguém perguntar onde está o erro em "30 de fevereiro", será corrido porta afora deste site a latidos de enfurecido doberman sem coleira para segurá-lo.

*Calendário da Fórmula 1 de 2012, confirmado pela FIA, tem como novidade o GP dos Estados Unidos, em Austin, como penúltima prova. Abertura será na Austrália, dia 18/3. Depois tem Malásia em 25/3, China em 15/4, Bahrein em 22/4, Espanha em 13/5, Mônaco em 27/5, Canadá em 10/6, Europa em 24/6, Inglaterra em 8/7, Alemanha em 22/7 e Hungria em 29/7. Passado um mês de pausa, as corridas voltam em 2/9, na Bélgica. Depois tem Itália em 9/9, Cingapura em 23/9, Japão em 7/10, Coreia do Sul em 14/10, Índia em 28/10, Emirados Árabes Unidos em 4/11, EUA em 18/11 e Brasil em 25/11.

*Futebol, futsal e agora basquete, com o título estadual masculino conquistado sobre o Brusque, terça-feira, por 91 x 60. Quem é que segura o esporte de Joinville neste fim de ano?

*Falando em futsal: está acontecendo em Fortaleza o Mundial Feminino, cujas semifinais serão nesta quinta-feira, uma com Brasil x Rússia e a outra com Portugal x Venezuela.

*O Vôlei Futuro, de Araçatuba, ganhou ontem o Paulista Feminino com 3 sets a 1 sobre o Sollys/Osasco, ganhando por 2 a 1 a melhor de três. Curiosidade: todos os quatro sets tiveram 25/20 como escore.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais inoxidável do que um aço que vale demais: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Começou nesta quarta-feira a Rádio Globo AM 1270 de Ipatinga, a nona afiliada da rede em Minas Gerais (sem contar a emissora própria de Belo Horizonte). Programação tem estas atrações: "Manhã da Globo", às 10h de segunda a sábado, com Luiz Omar; "Globo Cidade", às 17h de segunda a sexta, com Patrícia Ferreira; "Globo Esportivo", às 18h de segunda a sexta, com Francisco Rezende; e "Globo História Futebol Clube", às 12h dos sábados, com Fernando Silva e Sotero Rosa. Mais uma boa nova na região, esta radiofônica, depois da boa nova futebolística com o retorno do Ipatinga à Série B para 2012.

*Grato ao conviva Michael Pontes pela dica: vem aí a segunda afiliada da Globo no Rio Grande do Norte. Coluna de Ismael Sousa no site Mossoró hoje conta que foi concluído ontem pelo Ministério das Comunicações o processo para concessão da emissora da rede na cidade de Baraúnas e Potiguar. Disputa pelo canal foi vencida pela TV Costa Branca, pertencente ao Grupo InterTV Cabugi, com uma proposta de R$ 17 milhões. A nova emissora - a saber quando lançada será - cobrirá a Região Oeste, Salineira, Vale do Assu e Central.

*Posts do Twitter do diretor Chagas Vieira: "A Bahia vai 'tremer' com o novo projeto da TV Aratu. Não dá para adiantar nada por enquanto, mas vocês não perdem por esperar. SBTistas baianos vão se orgulhar." O que será?

*Desta vez corrigiram o erro da terça-feira e, ontem, o nome de Patrícia Poeta já constava nos créditos finais do "Jornal Nacional" como editora executiva e apresentadora (para quem não soube: no dia da estreia, apareceu nestas funções ainda o nome da Fátima Bernardes). Patrícia, aliás, com um figurino azul para lá de chamativo. Seria tática dela para, torcedora do Internacional, ficar bem na foto com o público torcedor do Grêmio? (eh, eh, eh)

*Aliás, deu para perceber que não era uma noite com futebol quando bateu 21h15 e recém ali o "JN" acabou. Mesmo assim, o capítulo de "Fina Estampa" teve os 50 minutos habituais de toda quarta-feira. E "Apenas Amigos", exibido no "Cinema Especial", foi mostrado como se fosse um jogo: dois tempos de 45 minutos, entenda-se, um único intervalo. Sei disso pois vi todo o filme, como perceberão ainda nesta coluna.

*Leio na Patrícia Kogut que, na terça-feira, o "Fala Brasil" deu à Record a liderança em São Paulo, com 7 pontos contra 6 do "Mais Você" na Globo. Os números não tem jogado a favor da Ana Maria Braga.

*Leio no Flávio Ricco as duplas do SBT para transmitir os desfiles de Acesso e das campeãs no Carnaval de 2012: em São Paulo, Carlos Nascimento e Karyn Bravo; e no Rio de Janeiro, César Filho e Simone Queiroz. Que tal?

*Leio no Alberto Pereira Jr. que farão uma nova versão brasileira do "Chaves", agora em especial de Natal, com duas mudanças no elenco em relação ao programa exibido nos 30 anos do SBT: Celso Portiolli fará o Professor Girafales ao invés do Carlos Alberto de Nóbrega; e Rene Loureiro deixa o papel-título para Alexandre Porpetone. Será que o Porpeta fará um bom Chaves? Hm...

*Leio no Daniel Castro que a Globo pretende reprisar "Páginas da Vida" no "Vale a Pena Ver de Novo" assim que acabar "Mulheres de Areia". Para isso, cenas picantes e falas polêmicas serão retiradas na nova versão. Uma que não seria reexibida é a de Ana Paula Arósio pedindo para Edson Celulari "dormir dentro" dela, que dizia isso nua. Ah, aí não! Bom, pelo menos dá para a cena ser revista aqui (postada por duduleblon2006).

*Rede Globo divulgou ontem a programação dos começos de madrugada a partir de 3 de janeiro, sempre depois do "Jornal da Globo", quando das férias do "Programa do Jô": segunda para terça, "Sessão Brasil" (bem mais cedo); terça para quarta, "Havaí 5.0" (nova versão do seriado clássico dos anos 60); quarta para quinta, "Mentes Criminosas"; quinta para sexta, "Glee" (segunda temporada); e sexta para sábado, "Agentes Fora da Lei".

*O mais engraçado nisso é a segunda temporada de "Glee" entrar em rede total, sendo que a primeira não passou em boa parte do Brasil devido a programas semanais locais na faixa das 11h15 dos sábados. Mais justo acho que seria o ano 2 passar em Rio de Janeiro, São Paulo e regiões que já acompanham o seriado, e mostrar o ano 1 nas localidades onde ainda é inédito, caso daqui do Rio Grande do Sul.

*A saideira: você percebe que está ficando velho quando percebe que são 4h55 da madrugada e começa o "Telecurso" na Globo. Sou do tempo em que ele passava às 6h30, com primeiro e segundo grau, depois "Bom Dia Brasil" às 7h direto de Brasília, os "Bom Dia" locais às 7h30 e o "Xou da Xuxa" às 8h. Em horas assim eu me sinto mal, de verdade. Percebo o peso da idade sobrecarregando as costas (risos).

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver na terapia para curar meu pânico de me achar um idoso com apenas 30 anos (eh, eh, eh).

Bela do Dia: Amy Smart

Amy Smart, atriz. Depois de "Apenas Amigos", qual outra linda poderia vir aqui nesta quinta?

Título de eleitor em mãos!

Já valem desde esta terça-feira as "Votações de Fim de Ano" deste Papo de Bola - o Site, para que os amigos do Brasil escolham os melhores de 2011 em categorias dos e fora dos esportes. São quatro votações: "Destaques 24 Horas", "Destaques Sintonia PB", "Bela do Ano" e "Prêmio Papo de Mídia". Somando todas, dá 43 questões no total. Venham participar aqui e leiam com muita atenção as coordenadas. Aí é só votar e, depois, passar adiante a dica.

Convivas

"Surpreendente o Porto ficar fora da 2ª fase da Liga dos Campeões, assim como a péssima campanha do time jovem e talentoso do Borussia Dortmund. E vamos ver quem terá de ir ao Chipre pegar a inflamada torcida do Apoel. *** Meu avô adorava esse time do Cruzeiro de 1966. Sempre que se falava do Cruzeiro com ele, havia a lembrança dessa escalação e, principalmente, do Dirceu Lopes, injustiçado para muitos por não ter ido ao menos a uma Copa do Mundo. *** Então, fica claro que a função do Clube dos 13 é ser banco. Isso de organizar e tentar moralizar o futebol brasileiro é algo que passa longe dali. *** Essa fase classificatória da NBA há bastante tempo é bem estressante, Michael Jordan já dizia quando atuava que essa 1ª fase tinha de ser reduzida à metade dos normalmente 82 jogos de hoje. E Larry Bird jogava demais. Teve de parar depois da Olimpíada de 1992 por problemas nas costas. Lembro dele no banco do Dream Team, muitas vezes deitado, por não aguentar as dores que sentia, e ainda foi vice-campeão de 2000 como técnico do Indiana Pacers. *** Fiquei sem assistir a 'passagem de bastão' da Fátima Bernardes para Patrícia Poeta, mas pelo que li, foi algo meio inapropriado para um telejornal. Essa coisa extremamente 'informal' que temos hoje em nossos noticiários faz com que os mesmos percam sua principal função muitas vezes, que é de informar. Ainda que boa parte do povo queira mesmo essas futilidades, também quer ser informado, pois a audiência não foi lá muito diferente do que estavam conseguindo anteriormente. *** Assino embaixo sobre o que você disse sobre as bombas que infestam a 'Sessão da Tarde'. Talvez uma solução seria colocar dias específicos para cada tipo de filme, por exemplo: segunda com filmes mais infantis, terça com filmes nacionais, quarta seria com clássicos etc. Mas pelo visto, a grana que a Globo paga para grandes estúdios para ter grandes filmes deve ter como contrapartida a exibição de várias porcarias que são jogadas à tarde. *** Será que alguma coisa que esse tal Ratinho exibiu naTV algum dia tem algum fundo de verdade? Duvido muito. *** Estou com uma duvida para votar: as questões 'Melhor jogador de futebol dos clubes fora do Brasil', 'Melhor treinador de futebol dos clubes fora do Brasil' e 'Melhor atleta de outros esportes fora do Brasil' pode ter votos em brasileiros fora do Brasil ou tem de ser em estrangeiros?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: o lance da Fátima podes ver aqui. E segundo: atualizei a página das votações com a especificação em torno desta sua pergunta.

"Que clima de decepção deve estar em Manchester. As duas equipes, mais o Porto, são as surpresas negativas da Liga dos Campeões. O City não surpreendeu, até pela dificuldade que enfrentaria no grupo mais forte. Mas o United decepcionou, ainda mais que no seu grupo apenas o Benfica, em tese, atrapalharia os planos. *** Desde quando o Clube dos 13 deixou de existir? E que poder ele terá a partir do ano que vem? *** Só se o Coritiba considerou Bill culpado por não ajudar na classificação à Libertadores para não querê-lo mais, até porque o Corinthians provavelmente não vai usufruir dele por seu ataque ter lugares ocupados. *** Fizeram bem América Mineiro e Ceará em manter os atuais técnicos? Não sei, não. Era mais sensato uma reformulação por completo. *** Patrícia Poeta deu conta do recado no 'Jornal Nacional', é uma jornalista competente. Mas será que não rolou ciúme entre as colegas não escolhidas para substituir a Fátima? *** A TV TEM inverteu os horários do 'Bom Dia Cidade', que começava às 6h30 e agora é às 7h15. Agora acompanhamos pelo menos aqui em Bauru o primeiro bloco do 'Bom Dia São Paulo'." (Charles Tavares)

"Ao editar o meu comentário sobre Sócrates, lançaste fora um trecho fundamental, onde coloquei que me lembrava do Sócrates por acompanhá-lo ao vivo na Copa de 86. Do jeito que colocaste, pareceu que fiz um comentário genérico e não de foro pessoal sobre aquele Mundial. E a questão lançada pelo Kléber Antônio Ferreira de Souza realmente dá panos pra manga. Não é adequado medir o talento de um jogador pela quantidade e/ou importância dos títulos conquistados. Exemplificando: Anderson Polga foi campeão do mundo; Falcão não foi. Quem jogava mais bola? Ilustra bem essa questão uma frase que eu adoraria ter criado, mas é da lavra de Fernando Calazans: 'Zico não ganhou a Copa do Mundo? Azar da Copa do Mundo.' *** Jamais ouvira falar de Ale Rocha e de seu blog 'Poltrona'. Após ler a coluna de ontem, digitei 'Poltrona' no Google e cliquei na quarta opção oferecida: me aparece a página do blog e o último post, intitulado 'Até logo', com a despedida: 'nos vemos em breve'. Senti um arrepio e pensei por instantes em tudo que a vida tem de insondável." (Clayton Moreira)

"Como um jogador pode jogar tantos jogos seguidos? Boa preparação física, não se machucar, ser titular, desempenho regular e conquista de títulos. Wladimir chegou lá, Fernando Prass caminha para isso, talvez Rogério Ceni também até terminar a carreira. Três jogadores louváveis. Quem consegue algo assim é digno de aplausos, porque precisa de muita concentração." (Daniel Dorneles Nunes)
"Concentração"? Como assim?

"A festa de premiação do Brasileirão foi cheia de gafes, mas a pior foi Luciano Huck chamando Ricardo Teixeira de 'grande dirigente'. Aliás, o que Huck estava fazendo na premiação do Brasileirão? Lamentável que um empresário e apresentador de sucesso se junte ao dirigente da CBF com passado e presente de jogo sujo. O mesmo vale para Ronaldo no papel de laranja no Comitê da Copa. Lamentável que um dos melhores jogadores de todos os tempos esteja fazendo o papel de acobertar Teixeira. Além de você, apenas Record News, Tostão e a revista Veja criticaram a ida dele para o COL. *** Além do 'Jornal Nacional', acho que 'Esporte Espetacular' e 'Fantástico' são transmitidos ao vivo na Globo fuso. *** Realmente passou batido Olga Freimut como 'Bela do Dia' de domingo, não sei se pela surpresa da morte do Sócrates, ansiedade pela rodada final e também na foto a ucraniana estar com cabelo grande. *** É impressão minha ou os melhores do PB de 2011 teve categorias a menos em relação a 2010?" (Hugo Leonardo Souza Pinto)
Primeiro: domingo não vale pois toda a programação da Rede Globo neste dia da semana é simultânea em todas as regiões do país, a questão era relativa exclusivamente aos telejornais nacionais de segunda a sábado. E segundo: confesso não lembrar quantas questões elaborei no ano passado.

"A CBF tem que rever isso! Taça é no campo, no calor da emoção, com o uniforme suado e volta olímpica. Se há dois, três ou mais times com possibilidade de título, façam réplicas das taças para eles e as autoridades ou personalidades convidadas se dividam nos estádios para a premiação e, depois, no outro dia ou em um jogo comemorativo, se faça a entrega da autêntica. Lédio Carmona sugeriu isso no 'Redação Sportv'. Se querem copar a Europa, copiem a premiação da Champions, que é organizada, bonita e emocionante. Adoro a parte em que mostram o nome do clube campeão sendo gravado imediatamente após o apito final. *** Campeonato Brasileiro de 2011 em boas mãos. A competência e o merecimento do Corinthians e do eternamente 'Vice da Gama' prevaleceram. Mengão na Libertadores e o desejo de um ano mais profícuo pro meu time. *** Ótima edição do 'Jornal Nacional' de segunda-feira, limpa, sem pieguice e de bom tom. Pessoas como Fátima Bernardes fazem parte do nosso dia-a-dia. Nada mais justo do que termos satisfações do que acontece com eles e com os programas onde trabalham. *** 'CETV' também alinhou pacote gráfico de abertura, passagem de intervalo e GCs com as cabeças da Rede Globo." (Jean Carlos Silva Lacerda)

"Eu não disse que o Corinthians só foi campeão por causa somente da expulsão do Valdivia. É claro que o que o time fez durante o campeonato é para levar em conta, mas que o negócio ficou mais fácil após Valdivia sair, isso ficou. *** Acho, sim, que títulos determinam se um jogador é craque ou não. A Roma sempre foi um clube médio da Itália e, quando Falcão chegou, passou a disputar títulos e foi campeã, assim como o Napoli, que sempre foi um clube pequeno e, com a chegada de Maradona, foi campeão italiano. A Seleção de 1994, sem Romário, não teria passado da primeira fase. E assim vai. Existem muitos exemplos." (Kléber Antônio Ferreira de Souza)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Completa 45 anos nesta quinta-feira a cantora Sinead O'Connor. Aqui está o maior sucesso dela: "Nothing Compares To You".

Arremate

Mamãe Noel muito boa a tua, Cristiano Ronaldo. Apaixonante. Mas ainda sou muito mais a dos meus sonhos.

"24 Horas" volta antes que eu acorde no dia de Natal recebendo um beijo da minha Mamãe Noel!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.