.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

6 de dezembro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 107
Tempo de votações!

Título de eleitor em mãos, amigos do Brasil. Lancei nesta terça-feira as tradicionais "Votações de Fim de Ano" deste Papo de Bola - o Site, para que vocês escolham os melhores de 2011 em diversos setores dos esportes e fora deles. A página das votações pode ser acessada em chamada na capa do site, acima das manchetes do dia, ou diretamente por aqui.

São 43 questões divididas em quatro categorias alusivas às duas colunas feitas por este que vos tecla aqui no PB: "Destaques 24 Horas", com os melhores do futebol e dos esportes; "Destaques Sintonia PB", com os melhores do jornalismo geral - cidade, política, economia, polícia, mundo, cultura etc. - e da TV e do rádio não-esportivos (alusiva ao tópico fixo da "24"); "Bela do Ano", eleição da mulher mais bonita da temporada (alusiva à seção "Bela do Dia" da "24"); e "Prêmio Papo de Mídia", com os melhores da crônica esportiva (alusiva à coluna "PM").

Reiterando: por chamada na capa do site ou diretamente por aqui, acesse a página das "Votações de Fim de Ano" e preste muita atenção nas coordenadas ali publicadas para que tudo seja devidamente seguido e a participação sair redondinha. Vejam primeiro todas as orientações e coordenadas que publico e, se mesmo com elas houver alguma dúvida, me contatem no e-mail informado ao final de cada "24" e cada "PM" que ao dispor estou. São 10 dias para as votações das prezadas e dos prezados, para os resultados serem divulgados no próximo dia 21. Participem e passem adiante a dica.

Os melhores do Brasileirão

Toda premiação de fim de ano é aquele negócio: nem todas as escolhas serão bem aceitas, por mais que vindas da maioria ou estabelecendo critérios técnicos. Nesta segunda-feira aconteceram as duas principais, ambas em São Paulo.

A da hora do almoço foi a Bola de Prata da Placar, onde o eleito de cada posição é pela média das notas em um número X de partidas (esqueço agora qual), notas estas sempre conferidas por jornalistas de Placar que acompanham todas as 380 partidas nos estádios. Ficamos assim:

Seleção - Fernando Prass; Mário Fernandes, Dedé, Paulo André e Juninho; Marcos Assunção, Paulinho, Ronaldinho Gaúcho e Montillo; Neymar e Fred.
Artilheiro - Borges
Chuteira de Ouro - Neymar
Bola de Ouro - Neymar

A da noite foi o Craque Brasileirão da CBF, com os vencedores eleitos por votos de jornalistas de diversos veículos de comunicação do Brasil. Assim foi:

Seleção - Jefferson; Fagner, Réver, Dedé e Cortês; Paulinho, Ralf, Diego Souza e Ronaldinho Gaúcho; Neymar e Fred.
Técnico - Ricardo Gomes & Cristóvão Borges
Revelação - Wellington Nem
Árbitro - Leandro Vuaden
Craque - Neymar
Craque da Galera - Dedé

O Melhor do Mundo

Enquanto isso, Messi, Cristiano Ronaldo e Xavi decidirão dia 9 de janeiro a Bola de Ouro de FIFA e France Football. Acho que, mesmo que não seja conquistado o Mundial de Clubes, não fugirá daquilo: Messi nas cabeças. Ou me equivoco? Neymar não entrou nos três, evidentemente - e o "evidentemente" não é porque ele não mereça ser um dos três, pois merece sim, mas porque é mais fácil eu abrir uma estação de TV só para colocar a sereia loura da Baixada Santista, Flávia Ribeiro, apresentando um noticiário (faz falta vê-la na telinha) do que algum jogador de clube fora da Europa ser finalista. Mas deixa o guri jogar por lá daqui a alguns anos... Pelo menos nos gols mais bonitos ele é finalista, enfrentando uma encobertada de Messi e uma bicicleta de Rooney.

E tá com cara de Marta campeã de novo, salvo alguma surpresa dar o título a Homare Sawa ou Abby Wambach.

Liga dos Campeões

Quatro dos oito grupos terminarão no fim desta tarde suas histórias. Três deles merecem atenção máxima: no Grupo E, o Chelsea tem que ganhar ou empatar sem gols com o Valencia para não ser eliminado; no Grupo G, o Porto tem que derrotar o Zenit para classificar; e no Grupo F, o Borussia Dortmund só jogará as oitavas se aplicar 4 x 0 no Olympique e o Arsenal superar o Olympiacos. Boas pedidas para esta terça-feira pela tensão carregada.

Brasileiro Sub-20

Começou ontem aqui na aldeia com duas das quatro chaves: pelo Grupo 3, Coritiba 3 x 0 Corinthians e Atlético Mineiro 1 x 0 Vasco (folgou o Vitória); e pelo Grupo 4, Santos 2 x 1 Atlético Goianiense e Avaí 0 x 0 Botafogo (folgou o Grêmio). Hoje tem pelo Grupo 1, Ceará x Fluminense e Atlético Paranaense x Palmeiras (folga o América Mineiro); e pelo Grupo 2, Bahia x Cruzeiro e Internacional x Figueirense (folga o Flamengo).

Curtinhas

*Mais de 1 mil fãs foram ao aeroporto de Cumbica mandar energias positivas para o Santos, que rumou ao Japão. A ideia não era essa, mas assim quiseram os alvinegros. Bem fizeram. Sentir o calor humano, a torcida e a fé depositada neles por aqueles pouco mais de 1 mil fãs que representaram milhões de torcedores por todo o país só pode ter como efeito encher ainda mais de confiança e vontade de vitória os jogadores.

*Segunda-feira de definições importantes sobre treinadores: Grêmio apresentou Caio Jr.; Botafogo confirmou que Oswaldo de Oliveira chegará em janeiro, ao fim de seu vínculo com o Kashima Antlers; Cruzeiro decidiu manter Vágner Mancini, não sei se efeito não apenas da manutenção na Série A, mas quem sabe da maior goleada do time sobre o Atlético na história do clássico mineiro; Atlético Goianiense renovou por mais um ano com Hélio dos Anjos; e na Série B, o Guarani anunciou Vadão, que quase parou no Vitória, no qual foi anunciado no último fim de semana Toninho Cerezo.

*Hoje pode ser um dia importante para o Paraná, que pode ter um ano inteiro de calendário. Reunião que deve ter representantes seus e dos outros nove times pode definir a antecipação da Série Prata do Estadual de 2012 para fevereiro - hoje, o início está marcado para maio. Federação Paranaense avalizará a mudança, desde que todos os 10 times concordem. Tudo isso porque o Tricolor não quer passar quase todo o primeiro semestre voltado apenas para a Copa do Brasil e, depois, ter que jogar duas Série B (do Estado e do Brasil) simultaneamente. Provavelmente ganhe essa devido à força política. Mas tudo começou com sua incompetência nas quatro linhas este ano.

*Fernanda Venturini foi campeão no retorno às quadras. Acabado ontem, o Carioca Feminino de Vôlei é do Unilever, que derrotou o Macaé em apertadíssima final por 3 sets a 2 (25/20, 25/21, 23/25, 23/25 e 15/13).

*Brasil ganhou mais uma no Mundial Feminino de Handebol, 32 x 24 sobre o Japão. Esta noite a partida é contra a França.

*Saíram os indicados às categorias máximas do Prêmio Brasil Olímpico, que já divulgou também os 47 vencedores de diversas modalidades. As três concorrentes mulheres são Fabiana Beltrame (remo), Fabiana Murer (salto com vara) e Maurren Maggi (salto em distância). Nos homens, os competidores são César Cielo (natação), Diego Hypólito (ginástica) e Emanuel (vôlei de praia). Evento será daqui a duas segundas-feiras, no Rio de Janeiro.

Sintonia PB Especial: e Fátima se despediu

E chegou o dia da despedida. 15 minutos reservados para Fátima Bernardes passar o comando do "Jornal Nacional" para Patrícia Poeta, VTs resumindo as carreiras das duas na Rede Globo, aquele clima de emoção e tudo mais. Só faltou uma bitoca do William Bonner na Fátima, mas convenhamos que aí extrapolaria os limites da informalidade, eh, eh... Fato é que não é um assunto que renda pouca coisa, pois rende é muita. Alguns registros:

*Leio na Patrícia Kogut e no Lauro Jardim que a prévia do "Ipobre" em Sampa City apontou 34 pontos e 54% de participação para a Globo, com pico de 41 pontos na interação entre antecessora e sucessora.

*Leio no Comunique-se que Patrícia assegurou que continuará a fazer entrevistas e reportagens mesmo estando na bancada do "JN", seguindo o que já fazia no "Fantástico".

*Leio no Flávio Ricco que durará poucos dias neste primeiro momento a nova dupla, pois Bonner sempre tira férias em janeiro e não será diferente desta vez.

*Entrevistado nesta segunda-feira pelo "Jornal de Serviço" da Rádio Jovem Pan, Boni disse que por ele a substituta de Fátima seria Renata Vasconcellos.

*Leio no Alberto Pereira Jr. que uma pesquisa do Ibope apontou Patrícia como o nome mais popular em uma lista que incluía outras colegas de emissora, daí ser ela a eleita.

*Agora um destaque muito importante: Rede Globo divulgou oficialmente nesta segunda-feira que o novo programa da Fátima ocupará a faixa hoje destinada à "TV Globinho", que ficará somente aos sábados. Serão quatro blocos distintos de programação pelas manhãs: jornalismo ("Globo Rural", "Bom Dia Estado" e "Bom Dia Brasil"), "Mais Você", "Bem Estar" e o nestes escritos denominado "The Fátima Show" até que saibamos o nome pra valer.

*Com isso, muita gente não percebeu algo histórico: possivelmente pela primeira vez em sua história, a Globo não apresentará atrações infantis nas manhãs de segunda a sexta. Se pegarmos desde lá os anos 70, teve "Vila Sésamo", "Globinho", "Globo Cor Especial", "Sítio do Pica-Pau Amarelo", "Balão Mágico", "Xou da Xuxa", "TV Colosso", "Angel Mix", "Xuxa no Mundo da Imaginação" e "TV Globinho", entre outros que eu esqueça. Mesmo tendo o "TV Mulher" nos anos 70 e 80, a programação infantil não perdeu espaço nas manhãs. Agora o cenário se diferenciará pela primeira vez.

*Se pegarmos em linhas gerais, a Globo apenas nadará a favor da maré atual na maioria das redes abertas comerciais (o que exclui da questão Cultura e TV Brasil). Há anos a Record abandonou os infantis ao apostar no jornalismo pela manhã e consolidar o "Hoje em Dia". A RedeTV! veiculava até esses dias o "TV Kids" em outro horário além do noturno, mas era na hora do almoço, pois as manhãs hoje são de jornalismo, variedades e esportes. A Band tem boa parte das manhãs para a mesma coisa, embora reserve a faixa das 8 às 10 para desenhos e produções para a gurizada. Quem se consolida mesmo como a grande opção - ressalto: entre as redes comerciais - para os piás é o SBT, com os desenhos de "Carrossel Animado" e "Bom Dia e Cia.". Certa está a Globo. Atualmente a "TV Globinho" apenas faz número e investir em algo mais jornalístico e variado fará muito bem, acredito.

*Por fim, voltando à "passagem de bastão" da Fátima para a Patrícia: não é que fosse algo inédito, pois a própria Globo fez isso no mínimo três vezes nos últimos meses (de Chico Pinheiro e Mariana Godoy para César Tralli no "SPTV"; de Renato Machado para Chico no "Bom Dia Brasil"; e sexta-feira passada, de Alexandre Garcia e Liliane Cardoso para Fábio William no "DFTV"). Mas não dá a mesma repercussão que gera ao ser no principal telejornal do país, com duas das jornalistas mais populares do Brasil, goste-se delas ou não.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais alterador do que você resolver mudar de uma hora para outra a posição de todos os móveis da sala de sua casa: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Nesta segunda-feira, os jornais locais das emissoras próprias da Globo ("RJTV", "MGTV", "DFTV" e "NETV") estrearam novas vinhetas e gráficos, cujos modelos são alinhados aos recentemente estreados no "SPTV". Uma amostra em boa qualidade que vale para os cinco noticiosos está aqui (postada por leonardo26pe): as novas vinhetas do "NETV" e do quadro "Radar".

*Também ontem começou a nova fase do "DFTV" às 12h15, com Fábio William ancorando. Alexandre Garcia já passou a fazê-lo como comentarista, conforme veem aqui.

*Um bom amigo passa uma dica sobre Patrícia Rocha, a repórter do SBT de São Paulo que publiquei como "Bela do Dia" na coluna desta segunda-feira. Ela foi estagiária e, mais à frente, chefe de reportagem na Rede Record.

*Leio no Flávio Ricco que "Transamazônica", série de quatro reportagens feitas pela Record para o "Domingo Espetacular", teve exibidas em um primeiro momento somente as duas primeiras matérias, pois engavetaram as outras duas pois a audiência não respondeu conforme o esperado. Nas últimas semanas, o material de André Tal e equipe levou os prêmios Esso e Embratel. É que nem disse o "guru": audiência é importante, mas não é tudo. É algo que digo há tempos nestes escritos, ao não me deixar levar por números de audiência para julgar se um programa é bom ou ruim. Sabe aquele ditado, "o freguês sempre tem razão"? Mentira. Volta e meia ele não sabe o que faz.

*Felipe Patury, colunista de Época, informou na última edição da publicação que a TV Clube da Paraíba trocará a Bandeirantes pela Record. Diretor de jornalismo da emissora paraibana, Beto Calmon desmentiu isso no Twitter e denominou como "barrigada" o publicado pela revista, confirmando que a única alteração relativa aos veículos dos Diários Associados é a TV Clube de Pernambuco, aí sim, trocar Band por Record.

*Leio no Flávio Ricco que José Luiz Datena deverá ter mais um programa na Band em 2012 além do "Brasil Urgente", este novo sendo na faixa nobre e duas vezes por semana. Mas qual seria, interrogação?

*Leio no João Fernando que, para não deixar de apresentar o novo programa "Perdoe ou Esqueça" a ela prometido pela Band, Patrícia Maldonado voltará ao batente em março, um mês após ser mãe pela segunda vez. "Aqui é trabalho", diria Muricy Ramalho a ela se o entrevistasse em seus tempos de repórter esportiva.

*Algo parece cercar o "Manhã Maior", da RedeTV!. Volta e meia algo dá errado, mesmo quando não é um escorregão daqueles e nem sempre aprontado pela Daniela Albuquerque. É puro azarão. Vejam aqui (postado por mircmirc16) uma tentativa fracassada de telefonema ao vivo, que consumiu mais de três minutos do programa e fez com que Regina Volpato se virasse nos 30. É...

*Leio no Alberto Pereira Jr. que uma apresentadora da RedeTV! proibiu de estarem em sua atração famosos que batam nas mulheres e ex-participantes do "Big Brother Brasil" que não tenham outros trabalhos. Quem será ela?

*As portas da Globo tem sido abertas para gente egressa da Record não apenas com atores em novelas. Miá Mello, que saiu há algum tempo do "Legendários", será a nova componente do "Casseta e Planeta Urgente", que voltará em 2012. E li no UOL que outra que estará no programa é Maria Melilo, a atual campeã do "Big Brother Brasil". Entendo...

*Leio no NaTelinha que o SBT já mostra chamadas anunciando para janeiro a reprise de "Pícara Sonhadora", novela de 2001 produzida em conjunto com a Televisa e estrelada por Bianca Rinaldi e Petrônio Gontijo. Pode ser ela a sucessora de "Amigas e Rivais" na faixa das 14h15.

*A saideira é uma constatação cruel vendo ontem um pedaço de "Fina Estampa" (tomara que Aguinaldo Silva não me leia para baixar a lenha em mim lá no Twitter, eh, eh): Christiane Torloni é linda, maravilhosa, estonteante, ótima atriz, aos 54 coloca no chinelo sem cerimônia um monte de menininhas de 20... mas, falando em um português muito claro, não tem bunda. Atestei isso na cena em que ela usou um vestido colado ao corpo emprestado pela personagem da Carolina Dieckmann. Só por isso, La Torloni é uma que excluo da minha lista de Playboys imaginárias. É linda, maravilhosa, estonteante, ótima atriz... mas não tem um bumbum atraente.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver pensando em um "Top 10" dos bumbuns mais atraentes do Brasil.

Bela do Dia: Aracelly Romão

Aracelly Romão, repórter da TV Aratu da Bahia, que vi pela primeira vez no "Jornal do SBT: Manhã" de hoje, cobrindo a internação da Ivete Sangalo por meningite (que Ivete se recupere bem logo). Até nas piores horas - ou nem tão piores assim, pois é um sustão pro qual a cantora dará de ombros em seguida - dá para surgir coisas boas, como conhecer esta bonita repórter, que estrela hoje a seção.

Aviso aos navegantes (atualização das 16:15)

Problemas técnicos resolvidos somente agora atrapalharam a publicação das mensagens dos leitores. Farei assim: na próxima coluna, o que eu já tinha reservado para publicação (mensagens enviadas entre a última sexta e hoje) é o que destacarei. As mensagens enviadas hoje e amanhã serão reservadas para a coluna da quinta-feira. Mais uma vez peço desculpas por tal imprevisto alheio à minha vontade, mas não custa lembrar: cedo ou tarde, as mensagens dos convivas são levadas ao ar. Quem lê o site todos os dias bem sabe disso.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Completa 65 anos nesta terça-feira Emílio Santiago, cantor que empresta classe aos temas que interpreta. Trago aqui meu momento favorito dele: a belíssima "Saigon".

Arremate

De Luciano Huck para Ricardo Teixeira: "o senhor, como apresentador, é um grande dirigente".

"24 Horas" volta antes da próxima brincadeira de global com um presidente esportivo!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.