.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

2 de dezembro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 104
Definições no Velho Continente

Esta tarde no nosso horário, o Palácio das Artes de Kiev receberá o sorteio das chaves da Eurocopa de 2012. São quatro potes com quatro países em cada, separados conforme pontuações vinculadas aos desempenhos nas últimas Eurocopas e Copas do Mundo. Já se sabe que a Polônia comandará o Grupo A e a Ucrânia o Grupo D, países-sede que são.

Como não aguento ter que esperar até domingo para palpitar novamente em algo, farei aquilo que Alexandre disse para Paulo Henrique certa feita: vou me meter de pato a ganso e chutar os quatro grupos. Eis: grupo A terá Polônia, Rússia, Grécia e Irlanda; grupo B vai de Espanha, Alemanha, Portugal e França; grupo C terá Holanda, Itália, Suécia e Dinamarca; e grupo D será com Ucrânia, Inglaterra, Croácia e República Tcheca.

Só falta eu acertar tudo isso. Aí eu acreditarei que nada neste mundo é impossível. Nada mesmo. Até eu conhecer um dia uma atriz bonitona da Globo e protagonizar um beijão com ela numa novela das nove.

Atualização das 16:10: evidentemente, não acertei nenhum dos quatro grupos completos. Assim sendo, eis a tabela completa da Eurocopa 2012:

Grupo A (Polônia) - 8/6, Polônia x Grécia e Rússia x República Tcheca; 12/6, Grécia x República Tcheca e Polônia x Rússia; e 16/6, Grécia x Rússia e República Tcheca x Polônia

Grupo B (Ucrânia) - 9/6, Holanda x Dinamarca e Alemanha x Portugal; 13/6, Dinamarca x Portugal e Holanda x Alemanha; e 17/6, Portugal x Holanda e Dinamarca x Alemanha

Grupo C (Polônia) - 10/6, Espanha x Itália e Irlanda x Croácia; 14/6, Itália x Croácia e Espanha x Irlanda; e 18/6, Croácia x Espanha e Itália x Irlanda

Grupo D (Ucrânia) - 11/6, França x Inglaterra e Ucrânia x Suécia; 15/6, Suécia x Inglaterra e Ucrânia x França; e 19/6, Suécia x França e Inglaterra x Ucrânia

Quartas de final - 21/6, jogo 1, 1A x 2B (P); 22/6, jogo 2, 1B x 2A (P); 23/6, jogo 3, 1C x 2D (U); e 24/6, jogo 4, 1D x 2C (U)

Semifinal - 27/6, 1 x 3 (U); e 28/6, 2 x 4 (P)

Final - 1/7 (U)

Curtinhas

*Só eu achei lamentável a coletiva que confirmou Ronaldo na equipe do Comitê da Copa de 2014? Tá na cara que ele só está ali para sua fama, de certa forma, "blindar" Ricardo Teixeira neste momento de brigas políticas cada vez mais intensas.

*STJD suspendeu Emerson por um jogo. Corinthians não o terá contra o Palmeiras pois não cabe recurso. Fará muita falta para o alvinegro o "Milk-Sheik de Agadir"?

*Enquanto isso, outro caso onde não cabe mais recurso é do Fluminense, desfalcado de Rafael Moura por 10 jogos e de Abel Braga por 5. Só falta, mesmo com tudo isso, ele ganhar do Botafogo.

*Mas nem tudo é um mar de rosas. O STJD concedeu efeito suspensivo que reduziu a pena do Bolívar pela agressão ao Dodô, do Bahia. Mesmo assim, o Internacional não o terá contra o Grêmio pois agora a punição é de duas partidas, uma delas ainda tendo de ser cumprida. Fato: pro sujeito considerar efetiva uma punição, só se ela vier do Pleno. Condenação em primeira instância? Não tem mais crédito meu.

*Emerson Leão renovou até o fim de 2012 com o São Paulo, que dispensou Rivaldo. Primeiro: não parece que manter Leão seja a mais sábia das decisões. E segundo: tava na cara que Rivaldo sairia. Ele não "aconteceu" por lá.

*Giba é o novo técnico do Barueri. Vejamos se, antes até de conseguir bons resultados, ele receberá em dia e terá condições adequadas de trabalho, como não ocorreu no Guarani.

*Náutico renovou com Waldemar Lemos para seguir em sua casamata até o fim do ano que vem. Bem fez o Timbu.

*Pleno do STJD resolveu uma pendência relativa à segunda divisão de Pernambuco, pela qual brigavam três equipes. Decisão foi favorável ao Belo Jardim, portanto, 12º e último participante confirmado no Estadual de 2012 e adversário do Santa Cruz na primeira rodada.

*Fórmula 1: Williams confirmou Pastor Maldonado, parente não descoberto tanto da Patrícia quanto do Claudio, como seu piloto em 2012. Fica pendente a questão do Rubens Barrichello. Será que fica?

*E antes que alguém tome como real o que coloquei do piloto ser "parente não descoberto" da apresentadora da Band e do volante do Flamengo, aviso que foi só brincadeira para descontrair. Sacumé, a gente nunca sabe...

*Confederação Brasileira de Atletismo confirmou nesta semana sete atletas classificados até o momento para os Jogos Olímpicos de Londres: no salto em distância, Maurren Maggi e Mauro Vinícius da Silva; no salto com vara, Fabiana Murer e Fábio Gomes; nos 200 m, Ana Cláudia Lemos e Bruno Lins Tenório; e na maratona, Marílson Gomes dos Santos. Tomara que mais gente nossa consiga qualificação.

*Brasil obteve vitória sólida sobre o Irã por 3 sets a 0 (25/20, 25/18 e 25/16) e foi a 6 vitórias em 9 partidas pela Copa do Mundo de vôlei masculino. Próxima partida é de hoje para amanhã, contra a Polônia. Vitória ou vitória!

*Handebol: São Paulo recebe o Mundial Feminino, com 24 seleções participantes. Brasil estreia contra Cuba hoje à noite e tem ainda na sua chave nesta fase inicial França, Romênia, Tunísia e Japão. Sorte pras gurias.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais causador de comoção do que jornalista de cabelo bem alinhado, barba e bigode resolver raspar tudo no intervalo entre duas partes do seu noticiário só para ver pelas redes sociais as reações do público: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Continua repercutindo demais a troca anunciada no começo desta quinta-feira - e que, até por um necessário e urgente sono de duas horas que precisei tirar no meio da manhã para não "pifar" de vez, foi "abre" da coluna de ontem -, com Fátima Bernardes ganhando um novo programa na Globo a partir de 2012 e se despedindo do "Jornal Nacional" na próxima segunda-feira, quando passará o comando para a estreante do dia seguinte, Patrícia Poeta, que reprisará o expediente no domingo seguinte com a não mais substituta imediata e sim nova titular do "Fantástico", Renata Ceribelli.

*Leio no Daniel Castro que a ideia da Globo com o novo programa idealizado pela Fátima e que causou todo este "sacode" é torná-la uma espécie de Oprah Winfrey brasileira, em uma atração que misture jornalismo com entretenimento e cuja estreia já deve ser em abril próximo. O que pega é a dificuldade da Globo na faixa matutina na Grande SP, na qual ainda é líder, mas não mais com folga. Entre janeiro e novembro deste ano, a média entre 7h e 12h é de 7,6 para a Globo, 5,6 para a Record e 4,8 para o SBT. O "The Fátima Show" (apelido que este Papo de Bola - o Site usará enquanto não soubermos o título em definitivo e que talvez eu mantenha mesmo depois disso - ou não) deverá tirar espaço da "TV Globinho", que não tem prestígio pois não fatura comercialmente, e do "Bem Estar", que poderá virar quadro desta nova atração. Entendo...

*A mudança não passou em branco pelo "JN" de ontem, que dedicou mais de 4 minutos para destacá-la. Quem não viu pode acompanhar aqui.

*Do José Simão de hoje: "Fátima Bernardes não podia tomar essa atitude sem consultar a nação. Tem que ter plebiscito! Ela não tem direitos individuais! E as grandes polêmicas nacionais sempre foram seus penteados!" Hahaha!!!

*Mudando de assunto, anunciado esta manhã na Rádio Cidade FM: "Tele Domingo" deste fim de semana na RBS TV do Rio Grande do Sul, após o "Fantástico", mostrará uma entrevista feita pela apresentadora Regina Lima com a colega Rosane Marchetti, fora do ar desde que descobriu sofrer de câncer de mama e que falará da batalha contra a doença. Imperdível, ainda mais pra matar um pouco a saudade de vê-la no vídeo.

*Luciano Júnior esteve ontem à noite no Pará. O repórter da Band Natal apresentou na RBA um debate sobre o plebiscito de daqui a dois domingos, que monopoliza nestes dias as discussões naquele lado do Norte e decidirá se o Pará continuará assim como está ou se vão reparti-lo em três para as duas partes dissidentes resultarem na criação dos novos Estados de Carajás e Tapajós.

*Leio na Keila Jimenez: afiliada da Bandeirantes em Santos e da Record em Campinas, a TVB deve conseguir em breve uma concessão para operar no Vale do Paraíba, tanto que até está contratando profissionais na região. Terá necessariamente de ser esta TVB uma afiliada da Record, pois na região a Bandeirantes já tem a emissora própria Band Vale.

*Leio na Patrícia Kogut que o "Agora é Tarde" desta quarta-feira rendeu seu melhor "Ipobre" em Sampa City desde a estreia: 6 pontos, 14% de participação e terceirão para a Bandeirantes entre 23h45 e 0h40, atrás somente da vice Record e da líder Globo. Sabe o irônico? A Band superou o SBT sendo um contratado deste o convidado especial: Ratinho. Além disso, Danilo Gentili segurou bem os 7 pontos entregues por Universidad de Chile x Vasco.

*Leio na Keila Jimenez: viram quem tem atingido a liderança volta e meia? "Marimar", a novela com Thalia reprisada pelo SBT às 16h. E sabem onde líder? No Rio de Janeiro, onde tem chegado a marcar 13 pontos. A cariocada ama Thalia, que beleza!

*Mais uma da Keila: em São Paulo, "Malhação" anda tão numa ruim, tendo marcado 12 pontos na quarta-feira, que a Globo já pensa em trocá-la por outra coisa no ano que vem. Saca só uma ideia informada pela colunista: reprisar novelas de época, como... "Escrava Isaura"! (wow!!!) Rapaz, já pensou? Lucélia Santos e Rubens de Falco atuando há quase 40 anos seriam a salvação do fim da tarde da Plim-Plim?

*Patrícia Kogut deu "nota 0" para as cenas da morte da jornalista feita por Suzana Pires em "Fina Estampa", qualificando a personagem como "mais resistente que Jack Bauer" por estar na UTI com aparelhos que, em qualquer hospital real, são monitorados por plantonistas, exceto na novela da Globo, que achou ter abusado da lógica criativa. Aguinaldo Silva ficou mordido pela crítica e, em seu Twitter, disse que nota 0 vindo da colunista de O Globo é anódina - "tradução para o português" (risos): algo insignificante. Ainda antes o próprio autor deu nota 0 para Kogut, dizendo que ela se acha fina e sutil, mas é tão parcial em relação à novela das nove que chega a ser patética.

*Recorrendo um pouco ("um pouco"?) à maldade: já pensou se o "Domingão do Faustão" leva Aguinaldo para dar entrevista ao vivo - logo, sem possibilidade de edição - e, sem aviso prévio a ele, chamam para o palco justamente a Patrícia? DNA do Ratinho perderia!!! (eh, eh, eh)

*Leio na Keila Jimenez mais três reprises do Viva a partir de 2012: em janeiro, "O Tempo e o Vento", minissérie de 1985 baseada na obra de Érico Veríssimo, que foi a segunda versão para a TV de seu livro (a primeira foi de 1967, na Excelsior); em fevereiro, "Dona Flor e Seus Dois Maridos", de 1998, em homenagem ao centenário de Jorge Amado; e em março, "Os Maias", de 2001, baseada na obra de Eça de Queiroz.

*Leio na "amiga do Aguinaldo Silva" (risos) uma resposta do Telecine sobre o enrosco de dublagens e legendas em seus canais. Os fatos são estes: desde novembro, os canais Premium, Action, Touch, Fun e Pipoca ganharam o recurso da legenda eletrônica, que permite ao assinante escolher idioma de áudio e legenda. Além disso, o primeiro áudio do Action, do Fun e do Touch agora é o dublado. Tem que comunicar isso à Sky para ela se emendar.

*A saideira saiu no G1: desde esta quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal julga uma ação do PTB que pede o fim da obrigatoriedade da classificação indicativa de programas de TV e rádio, sob o argumento de que ela, baseada em artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente, fere a liberdade de expressão. Sessão de anteontem foi suspensa pois o ministro Joaquim Barbosa pediu mais tempo para ler o processo. Outra vez recorrendo ao veneno para descontrair: em celebração a isso, se derrubada a classificação indicativa, a Globo deveria fazer uma semana especial do gênero "tirem as crianças da sala" na "Sessão da Tarde". Dou até ideias (nem sei se são delas todos estes filmes, mas a zoeira vale igual): na segunda, "Duro de Matar"; na terça, "Instinto Selvagem"; na quarta, "Um Tira da Pesada"; na quinta, "A Hora do Pesadelo"; e na sexta, "A Dama do Lotação". Já pensou?

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não for implacavelmente perseguido pela associação de pais e mestres por safadeza em horário impróprio.

Bela do Dia: Grasiele Aguiar

Grasiele Aguiar, apresentadora e repórter da Record News de Santa Catarina. Não consigo mais vê-la por não sintonizar esta afiliada, mas nos tempos de Barriga Verde (Band) ela já era uma moça muito bonita. Mas nesta imagem ela tá mais linda do que nunca.

Convivas

"A LDU mostra qualidades mesmo fora de casa, portanto, será um adversário dificílimo para a Universidad de Chile. *** É bom lembrar que Beckenbauer, que foi presidente do comitê para a Copa da Alemanha, tem clara ligação com o Bayern de Munique, mas é complicado escolher uma pessoa ligada com jogadores de forma empresarial para ajudar a gerir os destinos da Copa. *** Será que a Band, fazendo adaptações de seriados, fará fiascos de novo como foi quando tentaram reviver 'Um Amor de Família'? Essa Daniele Valente já fez a 'Zorra Total', certo? *** Também adoraria estar nessa feira de discos. Gosto desde a arte das capas, algo que faz falta nessa era digital. *** Bela Karina Perez, ótima lembrança a sua!" (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: da adaptação "A Guerra dos Pintos" não se extraiu nada de bom. Embora igualmente mal sucedido, "Santo de Casa" (adaptação de "Quem é o Chefe?", aqui no Brasil só exibido na Warner) ao menos deu uma boa contribuição ao revelar Daniel Boaventura para a televisão. E sim, Daniele fez a "Zorra Total", além da última fase da "Escolinha do Professor Raimundo", da novela "Pé na Jaca" e, lá no começo, do seriado "Confissões de Adolescente". Segundo: feira de discos que será neste domingo, em São Paulo. E terceiro: crédito a quem merece, foi um seguidor twitteiro que passou a dica da Karina. Pena que esqueço agora qual foi o seguidor para mencioná-lo.

"Dava para perceber que o Vasco encontraria dificuldades contra La U, mas a expulsão do Fagner tirou totalmente as chances de sequer empatar. *** Fez bem o Fenômeno em aceitar esse convite? Como as coisas mudam. Para quem disse que nunca trabalharia com Ricardo Teixeira, até que ele mudou seu modo de agir. *** 'Jornal Nacional' com William Bonner sem Fátima Bernardes é algo que eu nunca tinha imaginado. Por outro lado, confirma mais uma ascensão da Patrícia Poeta, que não recordo se já o apresentou eventualmente. *** Os programas da RedeTV! na faixa das 18h são tão desinteressantes a ponto de dar audiência baixíssima? *** Nunca curti desenhos na minha infância. Sempre cultivei o desejo de ver seriados." (Charles Tavares)
Primeiro: Patrícia nunca apresentou o "JN", estreará direto como titular. E segundo: some a audiência naturalmente baixa da RedeTV! ao programa antecessor do "Bola na Rede" e do "Tema Quente" ser o do R. R. Soares.

"Prenuncia-se imperdível o 'Jornal Nacional' de segunda-feira. Interessante seria se o time da atual titular fosse campeão no domingo, o que proporcionaria um bom destaque no dia seguinte para regalo da Fátima, que teria mais um motivo para deixar o noticioso com um sorriso de orelha a orelha. E não poderia ter havido melhor escolha para a substituta. Poetinha é tão irresistível quanto Fátima. Atributos como competência, simpatia e beleza sobram nas duas, além do sorriso demolidor. E qualquer outra, fosse Christiane Pelajo, Renata Vasconcelos, Ana Paula Araújo ou Carla Vilhena, ficariam com jeito de 'estepe' pois vira e mexe estão na bancada, o que daria a impressão de que a atual estaria apenas de férias e já voltando. Patrícia, por conta do ineditismo, dá mais ares definitivos à mudança. *** Concordo com o Charles Tavares. 'Pica-Pau' é chato e bobo. Em abril, passei quatro dias internado para operar a mão pela segunda vez. A televisão que ficava virada para minha cama não pegava a Globo e deixaram o tempo todo na Record. Fui obrigado a assistir horas e horas de desenhos do pássaro tanto no sábado quanto no domingo. Muito chato, nauseante e infantilizante, pior que 'entrar na faca' porque foi sem anestesia. Não sei como é que não saí do hospital dando narigadas nas paredes! Se fosse Luciano Huck fugindo do hospício, derrubava o prédio! Imagina assistir àquilo por horas e horas! Mas não muda muito assistir em pílulas, pois outro dia parei por 5 minutos e achei muito sem graça. A bem da verdade, já não tenho mais 10 anos. E bem dizem que a diferença do menino para o homem são seus brinquedos. Mas será que fiquei com trauma do 'Pica-Pau'?" (Clayton Moreira)

"Acho que o 'MGTV' ser às 12h15 é por falta de pauta mesmo. Quando começava às 12h, tinha quase um resumo do 'Globo Esporte' para preencher o tempo, além de duas entrevistas com convidados que cansavam qualquer um. Não acho que 'Chaves' e 'Pica-Pau' bombem tanto assim por aqui neste horário." (Flaviano Nascimento)
"Falta de pauta"? Acho brabo, hein? Será que a Grande Belo Horizonte, pra ficar somente nela por neste horário cada emissora da Rede Globo em MG ter seu próprio noticiário, não tem assuntos suficientes para encher 45 minutos de jornal? Isso de "resumão do esporte" não significa propriamente isso. De repente era tática para prender a audiência esportiva mais cedo devido ao "Alterosa Esporte", é só um palpite.

"O Ricardo Haertel não olhou direito a lista de relacionados do Santos. Tanto Rentería quanto Diogo estão inscritos para o Mundial. *** A operadora da Patrícia Kogut deve ser a Via Embratel, mesma aqui de casa, já que o Telecine Touch passou a mostrar filmes dublados na última semana. E o pior não é isso: os canais Max e Max HD estão com legendas e dublado. *** Surpreendente Patrícia Poeta substituindo Fátima Bernardes, já que nunca apresentou o 'Jornal Nacional', apenas foi moça do tempo e depois correspondente nos EUA. Patrícia é boa apresentadora, mas para o 'JN' a substituta ideal seria Renata Vasconcellos ou, como segunda opção, Ana Paula Araújo. As más línguas dizem que a escolha de Patrícia se deve ao fato de ser casada com um diretor da Globo. Não dá para afirmar e nem para negar." (Hugo Leonardo Souza Pinto)
Primeiro: o Ricardo não disse que o Rentería não tinha sido relacionado e sim perguntou qual deles estará no Mundial, se o do Internacional ou o do Atlético Mineiro. O Diogo, sim, ele se enganou ao dizer que não foi chamado pois foi. Segundo: na Sky, estes dois Max estão legendados com som original.

"Que diferença faz de quem é melhor entre Neymar e Messi? Tanto faz! A imprensa cria umas coisas irritantes e outras pessoas embarcam na papagaiada. Vai mudar alguma coisa se um é melhor que o outro? Claro que não! Seria estranho se de repente Gutierrez passasse a jogar melhor que Messi e o Tinga do Palmeiras mais que Neymar. Aí poderíamos discutir. Mas entre Messi e Neymar? Sorte do Barcelona e do Santos. *** A Globo adotou aquela velha máxima de que, quando as coisas estão ruins, elas pioram ainda mais. Colocar a péssima das péssimas Patrícia Poeta no 'Jornal Nacional' é pedir para derrubar ainda mais sua audiência. Com tantas ótimas e bonitas jornalistas na emissora - já que a Poeta, após colocar botox por todas as partes do rosto, ficou o verdadeiro 'cão chupando manga' -, a Globo faz uma dessas. Eu quase não via o 'JN' por achar a linha editorial da Globo tendenciosa e retrógrada, e deixei de ver qualquer coisa do 'Fantástico' por não suportar a imagem da Patrícia e a ruindade dela como apresentadora e jornalista. Agora uniram a feiura e a incompetência com a linha editorial alienante do noticiário. É para abandonar de vez! Ainda bem que tenho BandNews. Globo News? Também tenho, mas é tão ruim quanto Patrícia Poeta." (Kléber Antônio Ferreira de Souza)

"Vamos ver se daqui para frente esse tipo de punição será a tônica ou se essa é apenas uma exceção. E outra pergunta muito óbvia: e se jogadores dos grandes clubes do eixo RJ/SP protagonizarem lances como a do Bolívar, também merecerão o mesmo tratamento? *** Como não sou do jornalismo, fica minha dúvida: quando Giovani Grizotti ganha algum prêmio, como ele recebe? Aparece para receber a premiação? Se vai, vai com uma máscara? (risos) Ou suas 'camuflagens' valem só para as reportagens? Ou não vai e a RBS manda alguém receber?" (Marco Silva)
Nos prêmios aqui do Rio Grande do Sul, o repórter investigativo da RBS TV e da Rede Globo não comparece. Nos fora do Estado ele até vai, mas não sobe ao palco se é premiado.

"No Mundial, ninguém chega à final sem ser vencedor na semifinal. Minha colocação sobre Durval e o Barcelona é em função do que diz Muricy, que sabe que terá um jogo antes, mas pensa na melhor estratégia para bater o Barça. Aliás, sempre que perguntado sobre o que está bolando, ele nunca diz que antes tem uma semifinal e sempre fala o que pensa em fazer para vencer o melhor time do mundo, inclusive, dizendo que o lado esquerdo de defesa fica mais protegido com Durval posicionado como lateral." (Romário Henderson)
Não gosto disso, não acho isso legal. Soa como um menosprezo ao adversário. É como querer contar com os ovos sem ter garantida a galinha.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Nelly Furtado completa 33 anos nesta sexta-feira. Aqui está seu dueto com James Morrison em "Broken Strings".

Arremate

A manchete: "Fátima abandona Bonner e vai fazer programa". É inacreditável esse jornal carioca Meia Hora, não?

"24 Horas" volta antes que eles consigam se superar na cara de pau!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.