.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

1 de dezembro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 103
Fátima Bernardes fora do "Jornal Nacional"

Quem lê esta "24 Horas" sabe que ela é uma coluna que abrange variados assuntos, embora raríssimas vezes eu a comece falando de algo que não seja dos esportes. Hoje é um destes dias pois é inevitável não abrir com uma mudança que causa impacto no telejornalismo e foi confirmada esta manhã pela Rede Globo, conforme notícia publicada no G1: a saída de Fátima Bernardes do "Jornal Nacional" da Rede Globo.

O resumo da ópera é este: Fátima está cansada do ritmo de trabalho no "JN", do qual também é editora além de apresentadora, e no qual está desde 1998. Há algum tempo ela tem proposto à Direção Geral de Jornalismo e Esporte a ideia de apresentar um novo programa, o que teve aprovação imediata do diretor geral Octávio Florisbal em abril. O programa é mantido sob sigilo absoluto, mas a jornalista assegura que não é parecido com nenhum outro que está no ar. Pelo que li nos colunistas especializados, estariam envolvidos no projeto Guel Arraes e Cláudio Manoel. Para apresentar o "JN" junto com William Bonner, a eleita é Patrícia Poeta, há quase 5 anos no "Fantástico", agora com Renata Ceribelli não mais como substituta e sim como titular. As mudanças já acontecerão nos próximos dias. Fátima passará o bastão do noticiário para Patrícia na próxima segunda-feira, enquanto Patrícia faz seu último "Show da Vida" neste domingo para, no seguinte, passar o comando à Renata.

Bonner e Fátima separados no vídeo não chega a ser algo propriamente novo - e nem me refiro a antes deles casarem, quando ele formou duplas com diversas jornalistas em vários noticiários (dia desses, aqui mesmo na "24", não indiquei um "Jornal da Globo" do começo dos anos 90 com ele formando dupla com Márcia Peltier?). Mas a imagem do "casal telejornal" solidificada por eles nos últimos 13 anos que, mesmo que particularmente permaneçam juntos, uma separação no vídeo soará estranha para grande parte do público, ainda mais ele ganhando uma nova parceira no principal noticiário nem digo da Globo, mas da televisão brasileira. E a mudança já fazia sentido se lembrarmos de algo: notaram que faz dias que a Sra. Bonner não apresenta mais o "Globo Notícia" pré-"Malhação"? Márcio Gomes está nele.

Por fim, crédito a quem merece para dois colunistas: Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, primeira a noticiar a saída da Fátima; e Léo Dias, de O Dia, primeiro a informar que Patrícia seria a sucessora.

O time da Fátima não ganhou

Não rolou o sonho da Tríplice Coroa. Vazado à meia hora corrida de disputa, o Vasco ainda tinha a oportunidade de empatar para provocar pênaltis ou tentar uma virada. Mas se passaram três quartos de bola em jogo, Fagner saiu de cartaz ao dar uma cotovelada em um adversário (não resisti ao trocadilho) e a Universidad de Chile chegou ao 2 x 0. Até dava tempo, cerca de 20 minutos, para os cariocas marcarem um gol que esquentasse a parada, já que a partir daquele momento qualquer empate levaria ele à decisão. Mas o ânimo do time não ajudou e é La U quem enfrentará a LDU na final da Copa Sul-Americana nas duas próximas quartas-feiras. Agora é cuidar como chegará este Cruzmaltino para o fundamental Clássico dos Milhões de domingo, contra o Flamengo.

CB espichada

Logo mais, ao meio-dia (Brasília), Ricardo Teixeira concederá uma coletiva. Consta que anunciará que a partir de 2013 a Copa do Brasil irá de março até novembro, contando com os participantes da Libertadores a partir de uma fase posterior. Além disso, mudará o número e o critério de classificados para a Sul-Americana, aí já mais questionável a mudança, pois serão apenas quatro representantes devido ao fim da fase eliminatória nacional e com este critério: os mais bem colocados do Campeonato Brasileiro que saírem da Copa do Brasil antes do início do segundo torneio da Conmebol. Supondo: os oito que classificariam pelo regulamento seriam do 5° ao 12°. Aí, antes da Sul-Americana, são eliminados o 7°, o 8°, o 10°, o 11° e o 12°. Este último não avançaria e passariam os quatro primeiros, os melhores dentre os eliminados. Que bobagem isso só para evitar acúmulo de datas, francamente.

Olho neles!

CBF divulgou ontem os apitantes da última rodada do Campeonato Brasileiro. Que os deuses da bola tratem de iluminá-los para não cometerem grandes besteiras, embora o alto risco disso acontecer. Eis:

Corinthians x Palmeiras - Wilson Luiz Seneme, com Emerson Carvalho e Marcelo van Gasse
Vasco x Flamengo - Péricles Bassols Cortez, com Rodrigo Jóia e Ediney Mascarenhas
Botafogo x Fluminense - Antônio de Carvalho Schneider, com Rodrigo Corrêa e Luiz Muniz de Oliveira
Atlético Paranaense x Coritiba - Sandro Meira Ricci, com Roberto Braatz e Gilson Coutinho
Internacional x Grêmio - Leandro Vuaden, com Altemir Hausmann e Erich Bandeira
Avaí x Figueirense - Cléber Wellington Abade, com Marco Antônio Martins e Claudemir Maffessoni
São Paulo x Santos - Rodrigo Braghetto, com Vicente Romano Neto e Carlos Nogueira Júnior
Cruzeiro x Atlético Mineiro - Marcelo de Lima Henrique, com Carlos Berkenbrock e Júlio César Santos
Bahia x Ceará - Wilton Pereira Sampaio, com Fabrício Vilarinho e Fábio Pereira
Atlético Goianiense x América - Heber Roberto Lopes, com Griselildo Dantas e Ubiratan Viana

Curtinhas

*Frase de Luiz Felipe Scolari para Juca Kfouri: "Não sei por que tem corintiano preocupado com o Palmeiras. Independentemente do resultado do nosso jogo o Corinthians já é o campeão, porque o Vasco não vai ganhar do Flamengo." Seria tática da raposa velha (ainda que treine o Palestra paulista e não o mineiro, com o perdão do trocadilho) para dar a entender que será isso quando a coisa será aquilo?

*Kléber Gladiador começa hoje suas atividades físicas no Grêmio sob supervisão de Paulo Paixão. Com ele já se prepararão outros dois reforços que estrearão no ano que vem: Douglas Grolli, beque vindo da Chapecoense, e Felipe Nunes, meia que estava no Independente de Limeira.

*Isso tinha saído há algum tempo no blog do jornalista goiano Cleuber Carlos e no Blog do Paulinho. Agora a agência Gazeta Press, que atende a diversos grandes portais, passa adiante a notícia: Hélio dos Anjos, técnico do Atlético Goianiense, é investigado pela Polícia Civil por supostas irregularidades em uma sociedade com empresários, por conta da qual haveria lavagem de dinheiro e sonegação de impostos. Entre os nomes investigados estão os dos jogadores Fabão, Josué e Zé Carlos. Hélio assegura ser inocente, diz que os rumores são ataques de invejosos do futebol e afirmou que renovará com o Dragão para o ano que vem.

*Enrosco de acusação de estupro supostamente cometido por Marcelinho Paraíba à parte - e que até rendeu horas de cana -, o Sport confirmou Mazola Júnior como seu treinador até o fim de 2012. Tem coisas que só um acesso faz por você.

*Léo Silva, centro-médio que estava no Guaratinguetá de Americana (futuro Americana de Guaratinguetá), é a primeira aquisição da Portuguesa para a próxima temporada. Rubro-verdes gostam da novidade?

*Conselho Deliberativo do Guarani elegeu um novo presidente para suceder o destituído Leonel Martins de Oliveira: é Marcelo Mingone, que é totalmente ligado ao antecessor e ficará até abril de 2014. Então tá, né...

*Joinville tinha providenciado 15 mil ingressos para a decisão da Série C, sábado, contra o CRB. Mas a procura é tanta que resolveram aumentar para 20 mil a carga total. É a empolgação da torcida local com o título bem próximo.

*Campeonatos estaduais tem muito disso: veteranos que reaparecem em clubes menores. No Gauchão não será diferente. Viram quem acertou com o São José daqui de Porto Alegre? Fabiano Eller, ex-Inter e Vasco.

*Enquanto isso, o Paulista de Jundiaí confirmou seu novo treinador: Sérgio Baresi, recentemente campeão paulista de juniores pelo São Paulo. Vejamos se ele se dará bem no profissional.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais "tribunalístico" do que ser convocado para um júri que decidirá se será a mãe dondoca ou a sogra desmemoriada que ficará com a guarda de um moleque-problema de 9 anos que é o maior desordeiro da escola que ainda tem coragem de aceitá-lo como aluno (barbaridade, tchê!): "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Alberto Pereira Jr. que ficou para 4 de janeiro a decisão judicial do processo entre José Luiz Datena e Record, que pede penhora dos bens do apresentador da Band para pagamento de 30 milhas de "dilmas" em multas. Em audiência nesta quarta-feira, dois juízes votaram a favor da Record e um terceiro pediu vistas do processo. Será que Datenão terá de abrir a carteira?

*Leio no NaTelinha que o "Tema Quente", estreado na semana passada pela RedeTV!, foi muitíssimo mal de audiência em São Paulo na terça-feira: 0,3 ponto. É como se praticamente ninguém o assistisse.

*A partir de hoje, serão exibidos nos intervalos aqui do Rio Grande do Sul os boletins "Redação SBT", com meio minuto de notícias do Estado. Ampliam, portanto, o que já ocorria quatro vezes ao longo do dia com os boletins "SBT Rio Grande Extra".

*Charada da RBS TV resolvida: é Regina Lima, apresentadora do "Teledomingo", que será a nova companheira de Maurício Saraiva no próximo desfile das escolas de samba de Porto Alegre, do qual já participa há anos como repórter. Ele tinha dito há algum tempo que teria uma parceira nova a partir de 2012. Ela confirmou a novidade esta manhã no "Bom Dia" da Rádio Cidade FM. Temos, então, configurada a nova "dupla de dois".

*Na mesma terça-feira, leio na Keila Jimenez, "Bem Estar" (Globo) e "Hoje em Dia" (Record) empataram em 5 pontos, mas ambos perderam a liderança para "Ben 10", exibido no "Bom Dia e Cia." (SBT), que marcou 7. São Paulo: a terra das crianças. Isso podia ser até slogan de candidato a prefeito, eh, eh, eh!!!

*Leio no Flávio Ricco que a Record definiu a atração sucessora do "Show do Tom" assim que este sair do ar devido ao fim do vínculo de Tom Cavalcante com a emissora. Será "Câmera em Ação", hoje quadro do "Domingo Espetacular" e que passará a ser programa próprio. Marcos Hummel vai apresentá-lo a partir de 9 de janeiro e a produtora é a mesma Medialand do "Operação de Risco" da RedeTV!. Programa com perseguições policiais? Marcos Hummel apresentando? Seria um revival do "Na Rota do Crime" da Manchete na segunda metade dos anos 90?

*Vi pelo Twitter do Ricardo Noblat: microfone do "CQC", da Bandeirantes, foi quebrado ontem por Paulo Magalhães, deputado federal baiano do PSD. É que ele não gostou quando Felipe Andreoli perguntou sobre falsificação de assinaturas para criação deste novo partido.

*Você sabe que o ano está chegando ao fim quando, além de ouvir "Um Novo Tempo" na Globo, vê o logo marca d'água do SBT ganhar o incremento do chapéu de Papai Noel (exceto nos noticiários).

*Falando em Globo e SBT: leio no GloboEsporte.com que Bruno Gagliasso e Lívia Andrade estiveram ontem em Campina Grande sendo modelos da apresentação dos novos uniformes do Treze. Dará sorte Lívia ao Galo da Borborema?

*Leio no Daniel Castro que será à meia-noite a exibição de "Que Rei Sou Eu?" no Viva a partir de maio, reprise já mencionada neste tópico em colunas anteriores. Será esta a sucessora de "Roque Santeiro" na faixa pois "Tieta", pretendida inicialmente, teve sua apresentação vetada pela Rede Globo pois a emissora lançará em DVD a trama baseada na obra de Jorge Amado. A Globo já tinha feito isso quando o canal pretendia que a sucessora de "Vale Tudo" fosse a também em DVD lançada "Dancin' Days", que ainda tem o complicador da falta de acordo relativo aos direitos autorais conexos para atores e equipe técnica e aos direitos da trilha sonora.

*E hoje, 16h30 (Brasília), começa a reprise de "Barriga de Aluguel", sucedendo "O Rei do Gado".

*A saideira: ao longo do dia, possivelmente o senhor e a senhora ("senhora"? Até parece que tenho damas na leitura destes escritos, embora muito gostaria delas por aqui) escutarão referências a hoje, 1/12/2011, ser completados 35 anos do lançamento do clássico filme brasileiro "Dona Flor e Seus Dois Maridos". Admito que quase fiz isso. Mas vários sites erram a menção a esta data, pois os 35 anos foram efetivamente completados em 22 de novembro.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver pensando no roteiro de uma ficção realística chamada "Seu Edu e Suas Duas Esposas".

Momento Raridade Rara

Um dos principais autores de novelas da TV no momento, Walcyr Carrasco completa 60 anos nesta quinta-feira. Antes dele chegar a tal condição, passei a acompanhá-lo como colunista de televisão na revista Contigo!, lá pela metade dos anos 90, na época em que esta publicação valia a pena ser lida por se propor a contar bastidores das produções televisivas em tom jornalístico relevante, muito diferente da revista de fofocas e "celebridandos" dos tempos atuais. Era boa a coluna do Walcyr, eu gostava de ler. Já ali ele tinha escrito uma novela: "Cortina de Vidro", no SBT.

Aí ele saiu da revista e fez "Xica da Silva" na Manchete, sob o pseudônimo Adamo Angel. Depois voltou para o SBT e fez "Fascinação" (atualmente reexibida às 15h). E a partir dos anos 2000 retornou à Globo, na qual tinha composto a equipe da série de 9 episódios "Retrato de Mulher", em 1993. O horário das seis ganhou muita força com ele, que estreou bem em "O Cravo e a Rosa", não repetiu o êxito em "A Padroeira", revigorou-se em "Chocolate com Pimenta" e estourou de vez com "Alma Gêmea". Agora ele tem sido frequente na faixa das sete, onde fez "Sete Pecados", "Caras e Bocas" e "Morde e Assopra". Ano que vem Walcyr vai para o fim de noite, é com ele a reedição de "Gabriela", onde o macharedo espera que seja tirado proveito máximo da formosura visual de Juliana Paes como a personagem-título.

O "Momento Raridade Rara" entra em ação para três registros do passado de Walcyr Carrasco nas novelas:

De 1989, aqui está (postado por eniomarciovalle) um resumo de "Cortina de Vidro" exibido em 2001 no "Falando Francamente", da Sônia Abrão - por sinal, colunista da Contigo! na mesma época do Walcyr. Uma das atrizes principais era a futura jornalista Sandra "que deselegante" Annenberg. Super produção do SBT, estrelada por Herson Capri e Betty Gofman, entre outros, não emplacou na audiência. Nos últimos capítulos aconteceu algo que, se é nos dias atuais e em uma produção da Globo, perigava virar tema de prolongados debates na Câmara e no Senado: um pai (Antônio Abujamra) estuprando a própria filha (a falecida Carola Oliveira, futura Carola Scarpa). Além disso, sabem quem fez uma pontinha nesta produção como psiquiatra? Acredite: Jorge Kajuru, o eterno "casamenteiro divisor de redes" hoje na TV Esporte Interativo.

Bela do Dia: Helena Lunardelli

Helena Lunardelli, artista plástica, designer e uma das autoras do blog Amici Per Amici. Ligo por volta de 4 e pouco da madrugada na Record News (só pra ter uma imagem na TV de antena mesmo pois edito o site escutando músicas no rádio). Estava no ar o "Estilo e Saúde", da mais que demais Amanda Françozo, e exibiam uma reportagem sobre maquiagem. Quem apareceu como entrevistada? A belíssima aí da imagem. Claro que na hora a elegi para vir aqui hoje.

De 1996, aqui está (postada por henrique350z) a chamada de estreia de "Xica da Silva". Já caindo pelas tabelas, a Manchete investiu uma dinheirama nesta trama, já imortalizada nos anos 70 em filme estrelado por Zezé Motta e que ganhava uma estreante no papel-título: Taís Araújo, que anos depois passaria para o primeiro time da Globo e faria história ao ser a primeira protagonista negra de uma novela da emissora em "Da Cor do Pecado". O retorno de audiência foi muito bom, mas infelizmente não adiantou para sustentar por muito mais tempo a Manchete, que acabaria em 1999. Há alguns anos o SBT surpreendeu ao adquirir a produção e reapresentá-la em horário nobre, novamente respondendo muito bem no "Ipobre".

De 2000, aqui está (postada por kadiok) uma sequência de "O Cravo e a Rosa", primeira trama feita por Walcyr na Globo e que já pegaria elementos que mais tarde comporiam "Chocolate com Pimenta", como a ambientação na década de 1920 e boas doses de humor. O casal principal voltaria a trabalhar com o autor. Adriana Esteves até poucos meses atrás protagonizou "Morde e Assopra" e Eduardo Moscovis foi o ator principal de, curiosamente, sua última novela até agora, "Alma Gêmea", depois da qual parou de fazê-las para se dedicar mais a cinema e teatro.

Aviso aos navegantes

Excepcionalmente deixo de atendê-los nesta quinta-feira, mas amanhã juntarei as mensagens enviadas ontem com as remetidas hoje.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Completa 65 anos nesta quinta-feira o cantor irlandês Gilbert O'Sullivan. Eis aqui um de seus sucessos nos anos 70: a bonita "Clair".

Arremate

Pelé: "Individualmente, Neymar é melhor que Messi. Bate bem com as duas pernas e sai facilmente pros lados."

"24 Horas" volta quando eu já souber se vocês concordam ou discordam desta opinião do Rei!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.