.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

28 de Novembro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 100
O campeonato só vai acabar no final!

Desde que os pontos corridos foram instituídos no Campeonato Brasileiro, somente em três temporadas o título saiu antes do fim: 2003 (Cruzeiro), 2006 e 2007 (ambas São Paulo). No mais, sempre a última rodada apontou o campeão. Assim é mais legal, assim é mais divertido, assim é mais emocionante. Assim será em 2011 porque Bernardo salvou o campeonato. Por alguns minutos o Corinthians chegou a ser campeão já neste domingo mesmo. Mas o Vasco, que leva ao máximo o ditado "enquanto há vida, há esperança", venceu na troca do sinal amarelo para vermelho. Ainda tá mais para o Coringão, aposto nele para o título. Mas só acabará no encerramento.

Resumão da rodada

Uma vez mais o Corinthians se configura uma "equipe de segundo tempo". O primeiro não teve muita coisa nem da parte dele e nem da do Figueirense, que ameaçou mesmo na falta cobrada pelo Júlio César, que parou na trave. Tite mudou o jogo na etapa final ao colocar Alex, que deu sangue novo aos corinthianos e cruzou para Liedson fazer a proeza única da peleja. Aliás, dia desses debatiam na TV quem seria "o cara" do Timão caso ele seja campeão. Meu voto é para o brazuca naturalizado portuga. Seus 12 gols foram marcados em 9 atuações, 8 delas com vitória do alvinegro paulistano. O Furacão do Estreito até tentou empatar, mas outra vez negou fogo. Aliás, soa como um papelão fazer uma campanha ótima ao longo do certame e, justamente na hora H, pisar no tomate. Empatou com o Flamengo, foi humilhado pelo Fluminense e, agora, perdeu para o Corinthians. 9 pontos diretos que fariam muita diferença na classificação quem sabe até para sonhar com título. Não invalida o bom trabalho, mas gera desconfiança no povo.

Clássico muito quente no Engenhão, que já de largada teve um errão do bandeirinha Dilbert Pedrosa ao marcar inexistentíssimo impedimento no que seria o primeiro gol de Diego Souza. Ritmo bom, as duas equipes buscando a abertura do marcador. Mas a trave encheu o saco de Fred e Elton para manter o "oxo". No tempo segundo, a esperteza de Deco ao cobrar falta rapidamente quase resultou no gol de Rafael Sobis. A 15 minutos do fim, Alecsandro mostrou faro de artilheiro, deixou o Vasco na frente. Ele decidiria tudo na sequência, não fosse Leandro Eusébio salvar em cima da linha. Faro de gol ali, faro de gol aqui. Fred deixou o seu, indo aos 21 tentos, igualando Washington (2008) como maior goleador do Fluminense em um só Brasileirão e ficando a dois do santista Borges. Ali, o Corinthians era campeão. Mas Bernardo, insistente e persistente, salvou o campeonato aos 45 minutos. Incrível, fantástico, extraordinário! O Tricolor não tem mais chance de título e o Gigante da Colina sobrevive.

Ainda em território fluminense, de nada adiantou para o Internacional frequentar mais a área adversária, tendo D'Alessandro, Leandro Damião e Gilberto como principais figuras ofensivas a dar trabalho para Felipe, se a vantagem no último lance antes do intervalo foi adquirida pelo Flamengo, que até então tinha apenas tido um chinelaço de Renato Abreu para fora e uma defesa de Muriel para falta cobrada por Ronaldinho. Este é realmente um algoz alvirrubro, pois aproveitou um cochilaço defensivo para marcar seu oitavo gol em 14 partidas contra o Inter. Depois do intervalo, o Gaúcho quase fez outro, não fosse Kléber tirar em cima da linha. Os gaúchos não foram mais superiores como na etapa inicial, mas continuaram ameaçando e Felipe fez defesaça em batida bonita do Damião. Bem melhores em relação aos 45 minutos iniciais, os rubro-negros mantiveram a vantagem e recuperaram terreno na briga pela Libertadores, deixando os visitantes em situação mais complicada.

Em mais uma mostra do quão doido é este Brasileirão, quem acabou a penúltima rodada no G5? O Coritiba. Mas não houve facilidades contra o já rebaixado Avaí, tanto que Vanderlei foi a principal figura dos mandantes no primeiro tempo. Por sua vez, Moretto fez algumas defesas e foi salvo pela trave esquerda em finalização de Jonas. A música continuava neste tom durante o segundo tempo até que, a menos de 20 minutos do fim, Fabiano foi expulso e o Leão ficou com 10 jogadores. A bandeirinha Janeth Arcanjo prejudicou os catarinenses ao marcar equivocadíssimo impedimento de Daniel, que partiria rumo ao gol. E quando o sinal amarelo já surgia no pedaço, Jeci testou para as redes e enlouqueceu todo um Major. Feito o azarão que rompe lá de trás deixando a concorrência comendo poeira, o Coxa confirmou três pontos que podem fazer uma tremenda diferença no fim das contas.

Um que colaborou para a ascensão do Coritiba foi o São Paulo. A julgar pelos comentários que eu lia na hora, o clássico contra o Palmeiras estava ruim. Mas pelo compacto que vi, até surgiram boas chances dos dois lados. Na etapa inicial, a melhor dos são-paulinos foi com Juan acertando a trave direita e a melhor dos palmeirenses com duas defesas de Rogério Ceni no mesmo lance, uma delas levando a bola ao travessão. A etapa complementar teve o Verdão um pouco melhor e, por isso mesmo, fazendo por merecer a vantagem na falta cobrada por quem? É a velha pergunta que eu faço há colunas e colunas: o que seria do Palmeiras sem a bola parada do Marcos Assunção? Só foi a fatura única pois a trave impediu outros dois gols verdes. Ao menos é um fecho tranquilo de campeonato para os alviverdes, com quatro rodadas de invencibilidade e duas vitórias seguidas, enquanto os tricolores acabaram o Choque Rei com Rivaldo no olho da rua. Não é o ano do São Paulo, definitivamente.

Enquanto isso, comprova-se mais e mais que o problema do Botafogo era técnico e não técnico, se é que me entendem. Depois que Elkeson perdeu um gol feito, o Atlético Mineiro abriu vantagem de dois gols com Daniel Carvalho e André, viu Jefferson fazer duas importantes defesas e escapou de levar o primeiro dos cariocas em "baggiada" de Loco Abreu na cobrança de pênalti. Dobra do André e fatura do Leonardo Silva, o Galo não será rebaixado, Cuca mais uma vez tira do limbo alguém desacreditado e confirmou após o jogo sua permanência para 2012. Já o Fogão, bom... É inqualificável o fim de campeonato do Glorioso, cujo time aí presente não faz jus a este nome.

Se ao menos um mineiro está garantido na próxima Série A, outro eu já não sei. O Cruzeiro fez uma partida equilibrada contra o Ceará, que escapou de ser vazado por Diego Renan na cara de Fernando Henrique, mas forçou Fábio a uma defesaça e saiu na frente com o indomável Osvaldo. Anselmo Ramon empatou no cruzamento de Montillo e Fábio se agigantou em outra intervenção antes do intervalo. Na etapa complementar, bonito gol de articulação azul concluída por Ortigoza, mas os alvinegros foram para o tudo ou nada e, a menos de 10 minutos do fim, igualaram com Daniel Marques, que encobriu Fábio. O gol foi fundamental para livrar tanto Vozão quanto Atlético Paranaense do descenso ontem mesmo. Mas não chegou a surpreender este empate. Nas nove partidas como visitante no returno, a Raposa empatou a quarta e perdeu cinco. Deixar de ganhar fora é pedir para arranjar encrenca.

Falei do Furacão. Pois mesmo sendo ele o único necessitado de resultado em sua peleja, foi inferior o tempo todo contra o América, que tomou a vantagem no primeiro tempo com Kempes, levou o empate do Paulo Baier no segundo e ganhou a partida em passe ótimo de Marcos Rocha para Gilson a 10 minutos do último trilar de apitante. Nieto ainda cabeceou para fora já nos acréscimos. Depois da partida, Thiago Carleto confirmou que alguns jogadores americanos foram procurados pelo Cruzeiro para vencerem a partida - a famosa e popular "mala", portanto. O rubro-negro, assim como Ceará e Cruzeiro, é outro que tá "louquinho" para ser rebaixado.

Do empate com o Santos que livrou o Bahia do risco de rebaixamento, vi apenas os gols, do Souza para os nordestinos e do Neymar para os paulistas, na despedida dos titulares deste Campeonato Brasileiro. Agora tudo é Mundial de Clubes para o Peixe. Por fim, aqui na aldeia deu empate em dobras entre Grêmio e Atlético Goianiense, o que afastou aquele 0,000000000000000001% de risco de queda dos rubro-negros e irritou muito os gremistas.

Como ficou, Seu Edu?

Ao fim de 37 rodadas, o cenário do Brasileirão 2011 é este abaixo, meu povo e minha pova (Carlinhos Aguiar feelings):

Brigam pelo título e já estão na Libertadores - Corinthians (70 pontos e 21 vitórias) e Vasco (68 pontos e 19 vitórias)

Já está na Libertadores e briga pela fase de grupos - Fluminense (62 pontos e 20 vitórias)

Briga pela Libertadores e tenta a fase de grupos - Flamengo (60 pontos e 15 vitórias)

Brigam pela fase pré-grupos da Libertadores - Coritiba (57 pontos, 16 vitórias e saldo 17), Internacional (57 pontos, 15 vitórias e saldo 13), Figueirense (57 pontos, 15 vitórias e saldo 1), São Paulo (56 pontos, 15 vitórias e saldo 8) e Botafogo (55 pontos, 16 vitórias e saldo 3)

Cumprirá tabela e já está na Libertadores - Santos (53 pontos)

Já estão na Sul-Americana - Palmeiras (49 pontos) e Grêmio (48 pontos)

Brigam por duas vagas na Sul-Americana - Atlético Mineiro (45 pontos e 13 vitórias), Atlético Goianiense (45 pontos, 11 vitórias e saldo 1) e Bahia (43 pontos, 10 vitórias e saldo -7)

Brigam contra duas vagas na Série B - Cruzeiro (40 pontos, 10 vitórias e saldo -8), Ceará (39 pontos, 10 vitórias e saldo -16) e Atlético Paranaense (38 pontos, 9 vitórias e saldo -18)

Já estão rebaixados - América Mineiro (37 pontos e 8 vitórias) e Avaí (30 pontos)

Rescaldo dos palpites

Já fui pior em outras rodadas, sabe? Até que 6 acertos não é uma má: Corinthians, Atlético Mineiro, Coritiba, empate no RS, 1 x 1 na Vila e 2 x 2 no PV.

Dos convivas, 6 acertos para Hugo Leonardo Souza Pinto (Timão, Galo, Coxa, Coelho, 2 x 2 no RS e Vasco 2 x 1); 5 acertos para Carlos Eduardo Sampaio Queiroz (Fla, Galo, Coxa, empate no RS e 1 x 1 na Vila) e Eduardo Pfals (Galo, Coxa, empate no RS, Vasco 2 x 1 e Verdão 1 x 0); 4 acertos para Alexandre Rodrigues Alves (Galo, Coxa, 2 x 2 no RS e 2 x 2 no PV), Anderson Costa (Timão, Galo, Coxa e empate no RS), Israel Martins (Verdão, Galo, Coxa e Timão 1 x 0), João Paulo Barreto (Verdão, Galo, Coxa e empate no RS), Mateus Machado (Timão, Fla, Galo e Coxa) e Paulo Henrique de Oliveira Santana (Galo, Coxa, empate no PV e 2 x 2 no RS); 3 acertos para Charles Tavares (Galo, empate no RS e Vasco 2 x 1), João Arruda (Galo, Verdão 1 x 0 e Coxa 1 x 0), Natanael Felipe Rhoden (Galo, Coxa e Timão 1 x 0) e Victor Faria (Galo, Coxa e 2 x 2 no RS); e 2 acertos para Clayton Moreira (Coxa e Fla 1 x 0).

O que vem por aí

A última rodada terá necessariamente de ter as 10 partidas no próximo domingo devido à interligação entre todas elas por título, fases de grupos e pré-grupos da Libertadores, Sul-Americana e rebaixamento. Serão oito clássicos, dois deles em cada metrópole do eixo RJ/SP. Já ontem a CBF anunciou em seu site que os clássicos das capitais serão Corinthians x Palmeiras e Vasco x Flamengo, com São Paulo x Santos indo para Mogi Mirim e Botafogo x Fluminense para Volta Redonda - se bem que o presidente reeleito do Fogão, Maurício Assumpção, disse no "Balanço Esportivo" da CNT que entrará hoje com um mandado de segurança para o Vovô acontecer em seu campo. Dos quatro clássicos fora de RJ e SP, sem dúvida o mais eletrizante promete ser o Atle-Tiba, único onde os dois times terão algum objetivo no campeonato, o Atlético contra a Série B e o Coritiba pela Libertadores.

Ficamos assim, então, para a 17ª badalada do BBB (Big Ben Brasília) no próximo domingo: Corinthians x Palmeiras, Vasco x Flamengo, Botafogo x Fluminense, Atlético Paranaense x Coritiba, Internacional x Grêmio, Avaí x Figueirense, São Paulo x Santos, Cruzeiro x Atlético Mineiro, Bahia x Ceará e Atlético Goianiense x América Mineiro.

Além-fronteiras

Outra definição desta penúltima rodada diz respeito à Libertadores de 2012, pois o Corinthians foi confirmado como "Brasil 2" como melhor time do Brasileirão excluindo o Vasco, assegurado antes por vencer a Copa do Brasil. Agora, o caminho das chaves brasileiras está assim:

Grupo 1 - Santos, Peru 1, Bolívia 1 e vencedor de Brasil VI (hoje Coritiba) x Colômbia III
Grupo 2 - Paraguai 1, Equador 2, Argentina 3 e vencedor de Brasil V (hoje Flamengo) x Bolívia III
Grupo 4 - Argentina 2, Zamora, Brasil 4 (hoje Fluminense) e vencedor de Argentina V x Peru III
Grupo 5 - Nacional do Uruguai, Peru II, Vasco e vencedor de Paraguai III x Equador III
Grupo 6 - Corinthians, Deportivo Táchira, Paraguai II e Cruz Azul

Acabou a Bêzona

Vocês não lerão na coluna desta segunda-feira os comentários sobre a rodada final da Série B pois todos já foram feitos na edição deste domingo, com o devido cumprimento ao Sport pela conquista do último acesso na "Batalha do Serra Dourada" (aliás, de arrepiar as imagens da gente rubro-negra lotando o aeroporto no retorno da equipe ao Recife), um rescaldo final da competição, dados estatísticos e um "Top 10" das partidas mais emocionantes.

Nos palpites, fui apenas mediano na conferência derradeira: 4 acertos (Barueri, Sport, Portuguesa e São Caetano 1 x 0).

Dos convivas, 7 acertos para Carlos Eduardo Sampaio Queiroz (Barueri, Sport, Paraná, ABC, Guarani, São Caetano e Portuguesa) e Hugo Leonardo Souza Pinto (Barueri, Paraná, ABC, Guarani, Portuguesa, 2 x 2 nos Aflitos e São Caetano 1 x 0); 5 acertos para Charles Tavares (Barueri, Guarani, São Caetano, 2 x 2 nos Aflitos e Portuguesa 2 x 0) e Mateus Machado (Sport, ABC, Portuguesa, Barueri 2 x 1 e São Caetano 1 x 0); e 4 acertos para Natanael Felipe Rhoden (Barueri, Sport, ABC e Guarani).

Decisão na Série C

Joinville deu um grande passo para ser campeão da Terceirona após marcar 3 x 1 sobre o CRB nas Alagoas, o terceiro gol saindo já nos acréscimos da etapa final. Como há saldo qualificado, o JEC pode perder em casa no próximo sábado até por 2 x 0 ou um gol de diferença que será seu o caneco. Ao Galo, resta marcar de três de diferença para título nos 90 ou 3 x 1 para forçar os tiros livres a 11 passos da marca fatal. Será uma decisão para Arena lotada, o time da casa merece por ser o único neste fim de ano a dar reais alegrias à sua torcida, ante as decepções de Criciúma, Avaí e, agora, também Figueirense. Aos visitantes cabe a oportunidade de um "Arenazzo" que seria histórico. E o bom é que, como não tem mais Série B e tudo da Série A terá de ser no domingo, esta finalíssima da Série C será a única partida de Campeonato Brasileiro no próximo sábado. Logo, atenções totais para Joinville.

Futebol das mulheres

O Vale do Paraíba "abraçou" a causa do São José. Mais de 14 mil fãs foram ao Martins Pereira encarar o caloraço das 11 "da madrugada" no horário do sol e viram uma vitória por contagem mínima sobre as chilenas do Colo-Colo. Contagem mínima, feito máximo: Águia do Vale campeã da Libertadores Feminina de 2011. Terceira edição do torneio e terceiro título brasileiro, os outros dois sendo do Santos, cujas Sereias detonaram com o Caracas no terceiro lugar. Agora é torcer no ano que vem para o Foz/Cataratas, campeão da Copa Feminina do Brasil em seu reduto ao trincar o Vitória, no qual já tinha feito dobra em Santo Antão. Conquista incontestável de 5 x 0 no agregado.

Curtinhas

*Boca Juniors é campeão do Apertura da Argentina após ganhar do Godoy Cruz e, a três rodadas do fim, depender de apenas um empate para celebrar, fora que seu próximo adversário é o lanterna Banfield. Não perde mais.

*Sem derrotas em partidas oficiais no Campeonato Espanhol desde 30/4, quando caiu ante a Real Sociedad, Barcelona perdeu para o Getafe e permitiu ao Real Madrid livrar seis pontos de frente no "Castanholão" após quatrilhar o Atlético no clássico madrilenho, com dobra do mascarado, convencido, mas muito bom de bola Cristiano Ronaldo.

*Futebol do Reino Unido de luto neste domingo devido à morte, por aparente suicídio, de Gary Speed, técnico da seleção do País de Gales, aos 42 anos. Em duas décadas como jogador, foi campeão inglês de 1992 com o Leeds United e em 2006, quando estava no Bolton, se tornou o primeiro jogador a atuar 500 vezes pelo certame britânico (fechou com 535 jornadas). Na seleção galesa, jogou por 14 anos e 85 partidas.

*Sebastian Vettel bateu o recorde de poles de Nigel Mansell no sábado, Mark Webber ganhou a corrida no domingo, o Brasil fiascou de novo e assim foi nosso GP mequetrefemente chumbregamen desta temporada. A única coisa que levantou a galera foi Nelson Piquet desfilando por Interlagos com a Brabham/Ford do título de 1981 - e seria ele premonitório do que viria pela frente no futebol quando levantou a bandeira do Vasco?

*Parabéns ao Pinheiros, tricampeão nacional masculino de handebol após 26 x 24 na decisão sobre a Metodista/São Bernardo. Terceiro lugar foi do TCC/Taubaté, que marcou 23 x 20 no Unopar/Londrina.

*Altos e baixos da seleção masculina no fim de semana de Copa do Mundo. Domingo, fez sólidos 3 a 0 (25/22, 25/20 e 25/21) na Argentina, mas não pegou bem a discussão entre Bernardinho e Serginho durante o segundo set. Nesta madrugada, queda para Cuba por 3 a 2 (17/25, 25/22, 25/23, 20/25 e 15/12). Próxima partida é amanhã de manhã, contra a Sérvia.

*Até num ano em que esteve mais para menos do que para mais um gênio deixa sua marca para reforçar tal condição. O ATP Finals deste domingo representou a 100ª decisão disputada por Roger Federer. E o que é que deu? Troféu no armário dele, claro. 70º feito nestas 100 finais ao marcar 2 a 1 (6/3, 6/7 - 6/8 e 6/3) em Jo-Wilfried Tsonga. Foi a sexta conquista de ATP Finals do suíço, que deixou Ivan Lendl e Pete Sampras para trás. Ele é magistral.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais magoado do que ser apunhalado pelas costas por alguém em quem você confiava: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Viram quem foi considerado "persona non grata" pela Conmebol? J. Hawilla, o dono da Traffic, da Rede Bom Dia de jornais e das quatro TV TEM afiliadas da Rede Globo em SP. A Traffic teve rompida a detenção dos direitos de transmissão da Copa América, passados pela entidade sul-americana para o grupo argentino Full Play, e foi também banida de qualquer contrato comercial com as dez federações da América do Sul, incluindo a CBF. Hmmm...

*Record São Paulo: há algumas semanas, o "Balanço Geral" tinha ganhado tempo e ia até 7h40. Mas hoje isso mudou e o "SP no Ar" já entrou às 7h25, ou seja, antes de começar o "Bom Dia Brasil" da Globo.

*Record Rio de Janeiro: leio no Flávio Ricco que na próxima semana, mais tardar na outra, será inaugurado um newsroom do qual todos os jornais locais e participações nos da rede serão apresentados.

*Leio no Lauro Jardim que Ratinho pôs à venda as quatro emissoras que compõem a Rede Massa (afiliadas do SBT no Paraná) e ofereceu negócio à Record, com quem já conversa. A ver o que a Record faria se adquirir estas quatro emissoras, considerando-se já ter a RIC TV veiculando seu sinal no Estado. Possivelmente fizessem o mesmo que em Santa Catarina: uma rede mostrando a TV Record e outra a Record News.

*No último sábado, foi ao ar o "Dossiê Globo News" entrevistando José Bonifácio de Oliveira Sobrinho. Para quem perdeu, dá para recuperar à 0h05 da madrugada de hoje para amanhã. Mas os apressados já podem ver tudo aqui.

*Mudando completamente de assunto: vejam aqui (postada por arthurvidal17) a chamada de "Lorotas com Maroca", o programa da ex-policial, ex-"BBB" e gostosa e irritante de marca maior em tempo igual Anamara, que começa às 14h30 do próximo domingo na CNT. Este programa já passava há algum tempo na TV Salvador, canal UHF da Rede Bahia, cuja emissora VHF é a afiliada da Globo naquele Estado. Apenas uma palavra: oremos.

*Dos concursos estaduais de miss, o daqui do Rio Grande do Sul é um dos primeiros a acontecer, ainda no finalzinho do ano anterior ao Miss Brasil (mais ou menos parecido com o Campeonato Paraense, que inicia sempre no segundo semestre do ano anterior com uma fase preliminar). É tática do missólogo Evandro Hazzy para ter cerca de meio ano para "moldar" a campeã de uma maneira que ela fique ainda mais apta ao título do Miss Brasil - o que tem dado certo, vide os vários títulos recentes das gaúchas. Mas o curioso que vi em chamada neste fim de semana na Bandeirantes é a nova nomenclatura adotada para o concurso: Miss Universo Rio Grande do Sul. Seria esta uma nova padronização para todas as regiões, tipo Miss Universo SP, Miss Universo RJ e assim por diante? Ou talvez seja um engrandecimento que a Band/RS queira dar ao seu produto, que já acontecerá no mês que vem.

*Apresentador do imperdível "Memória" da Rádio Bandeirantes de São Paulo nas noites de sábado, Milton Parron ganhou um blog no Band.com.br para postagem de áudios de momentos importantes em várias áreas. Uma postagem que recomendo está aqui: é do "Jornal Gente" de 6/5/1992, quando a RB completou 55 anos. José Paulo de Andrade e Salomão Ésper receberam Luiz Aguiar, inicialmente componente do "Scratch do Rádio" de Fiori Gigliotti e depois apresentador do programa "Os Brotos Comandam", e também a dupla Tonico e Tinoco.

*Começa às 21h15 de hoje o primeiro programa próprio do canal Viva, chamado "Reviva", com 15 minutos de duração. Nele, serão exibidas entrevistas e reportagens abordando as produções da TV Globo reprisadas pelo canal, lembrando os contextos cultural, político e econômico das épocas originais delas. A estreia terá Cláudia Abreu falando de sua personagem em "Barriga de Aluguel", novela que daqui a alguns dias entrará na programação.

*A Sky toma alguns descuidos incompreensíveis com alguns canais de cinema de sua grade. Dos seis Telecine, há meses o Action é dublado e legendado ao mesmo tempo. Hoje de manhã, percebi que o mesmo agora também ocorre no Fun. Já nos 11 canais do pacote HBO, há alguns dublados e legendados, outros só legendados e outros só dublados. Aí eu fico sabendo que na Net os HBO tem a opção de som e também de colocar e retirar legendas. Como diria José Luiz Datena: me ajuda aí, ô!

*A saideira que leio na Mônica Bergamo: encontraram nos arquivos da gravadora Universal uma gravação inédita de Elis Regina para "Comigo é Assim", sobra do álbum "Elis Como e Porque", de 1969. O tema estará no disco de raridades da caixa "Elis nos Anos 60", que terá 12 álbuns dela e será lançada daqui a dois meses. Não é por nada, mas será que as gravadoras, se revirassem muito bem seus arquivos, não conseguiriam encontrar mais gravações inéditas de tudo quanto for artista marcante, ainda na ativa ou não? Quanta coisa boa deve ter registrada que nunca escutamos por nunca terem lançado.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver revirando os arquivos deste Papo de Bola em busca de colunas nunca antes publicadas.

Bela do Dia: Flávia Sampaio

Flávia Sampaio, advogada tributária, ex-modelo e namorada do multimilionário Eike Batista. Com uma transbordação infinita de sensualidade em forma de mulher como essa de namorada, Eike poderia se sentir o sujeito mais feliz do mundo mesmo que tivesse apenas o suficiente de grana para manter em dia as contas do mês, a dispensa cheia e ir para e voltar do trabalho de ônibus.

Convivas

Desde já, aviso aos amigos do Brasil que ainda tenho diversos e-mails pendentes de resposta, mas como este meio de semana é muito mais tranquila por ter apenas Universidad de Chile x Vasco como jogo com clubes brasileiros para acompanhar (fora outros de Sul-Americana, Liga Europa e campeonatos e copas europeus), procurarei colocar muitos deles em dia e também organizar algumas boazinhas de fim de ano para vossas senhorias.

"Para fechar com chave de 'm...' esse ano tenebroso, o São Paulo é obrigado a jogar fora de seu estádio na ultima rodada. É bom o clube se cuidar com a CBF e buscar ou se relacionar melhor com a entidade ou romper de vez, pois levar esse e outros prejuízos e ficar calado é complicado. Sobre o jogo contra o Palmeiras: tem de se parabenizar o time verde pelo empenho em campo e pela boa partida - o que a rivalidade não faz. Leão errou ao não manter Jean no meio-campo e colocar Denílson, que errou 99% dos passes que tentou, além de tirar Dagoberto, que, justiça seja feita, jogava mais ou menos bem. Com um elenco com Piris, João Felipe, Marlos e Fernandinho, entre outros, e sem grande vontade em campo, o que vem ocorrendo não é surpresa. Pelo ano que fez, o Coritiba merece a vaga para a Libertadores. *** Tenho críticas a esse prêmio do Brasileirão. Parece-me ser algo mais festivo do que técnico, sem contar essa coisa de 'zagueiro direito' sendo que, por exemplo, Rhodolfo jogou muito mais pela esquerda no ano, e 'primeiro atacante', aí colocando Damião e Neymar para disputar o mesmo espaço. O quanto você diria que têm de influência da Globo nessa premiação? *** Legal a subida do Sport. O decorrer da rodada tornou a partida emocionante, ainda que sem nível técnico por causa da chuva. Só acho que os clubes que subiram têm de se preparar melhor para não correrem risco de bater e voltar, haja vista que o Sport sobe com técnico interino, ou seja, o chamado planejamento passou longe. *** Os itinerantes devem cair de divisão sempre que fazem essa mudança, esses são meio indefensáveis mesmo. Só acho que não se deva criticar tanto times menores quando sobem, casos de São Caetano, Ipatinga e Bragantino, ainda que os dois primeiros mereçam críticas quanto ao uso de dinheiro publico ali e o último por ser feudo da família Chedid. Se não tivermos acesso e descenso, nunca teremos o surgimento de novas forças no futebol, que podem com o tempo angariar torcida. Depois todo mundo reclama do baixo nível dos Estaduais, mas muitos se esquecem de que grandes craques brasileiros surgiram em times menores. Além disso, dinheiro público beneficia clubes grandes em várias ocasiões, o que vemos agora mesmo em estádios, e muitos clubes gigantes tem o mesmo presidente há 'séculos'. Claro que é mais 'bonito' visualmente ver times com mais torcida subindo, mas acho isso de torcer contra os menores algo meio exagerado. *** Linda Vera Fischer, ótima sua homenagem a essa dama da TV e do cinema." (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: até daria para tanto Corinthians x Palmeiras e São Paulo x Santos serem respectivamente no Pacaembu e no Morumbi. Não são por um único motivo: a Polícia não confia no seu taco para dar conta de controlar as quatro grandes torcidas do Estado nas ruas da cidade ao mesmo tempo. Segundo: não acho que haja influência da Globo no Craque Brasileirão, até porque os indicados são escolhidos por votação feita com jornalistas de diversos veículos de comunicação de variados grupos por todo o país. Terceiro: bem lembrado, o Sport conseguiu subir com o Mazola Júnior segurando as pontas neste finalzinho. Quarto: sempre digo neste espaço que torço por clubes de massa e de tradição por querer estádios cheios sempre, mas que o primeiro critério deve ser sempre o técnico, privilegiando quem se dá melhor nas quatro linhas. E quinto: Vera Fischer, que na coluna deste domingo ganhou um "Momento Raridade Rara" por seus 60 anos.

"Meus votos do Craque Brasileirão: seleção com Jefferson; Bruno, Rhodolfo, Rever e Kléber; Rômulo, Renato, Lucas e Montillo; Neymar e Borges; técnico, Ricardo Gomes & Cristóvão Borges; árbitro, Paulo César de Oliveira; revelação, Leandro Damião; e craque da galera, Neymar." (Antônio Rolim)
Passando suas escolhas diante dos indicados para o prêmio da CBF, cujos vencedores saberemos na próxima segunda-feira e cujos indicados destaquei na coluna da última quinta-feira.

"O São Paulo mostrou por que não merece a vaga na Libertadores. É um time com muitos defeitos e precisa se acertar para aspirar conquistas maiores. E o Palmeiras aprendeu a jogar futebol de novo? Metade do caminho já foi cumprido e agora é derrotar o Corinthians para o bicho dobrado ficar garantido. *** Que decepção o Botafogo. Um time que lutava pelo título até algumas rodadas atrás mostrou ser fraco na reta final, tão incompetente quanto o São Paulo. *** Gostaria que a vaga na Série A ficasse para Vitória ou Bragantino, mas ficou em boas mãos com o Sport, que não bobeou e aproveitou a oportunidade que teve. O Bragantino teve uma atitude pífia ao atrasar seu jogo. Adiantou alguma coisa? Não, até porque a vaga praticamente se perdeu na derrota para o ASA. *** De todas as equipes da Série B, as que me surpreenderam positivamente foram Boa Esporte e Americana, que tem em comum o fato de terem mudado de cidade e, mesmo assim, mostraram garra e bom futebol, chegando em condições de lutar pelo acesso até as últimas rodadas." (Charles Tavares)
Primeiro: Boa Esporte, cujo treinador Nedo Xavier li que deve ir para o Fortaleza. E segundo: li esta manhã no Twitter da Revista Série B (blog do Sportv dedicado ao campeonato) que pode acontecer outra troca no time paulista e ele retornar para Guaratinguetá por um acerto de três anos.

"Minha seleção do Craque Brasileirão: Jefferson; Fagner, Dedé, Emerson e Bruno Cortês, pela bola que jogou até ser convocado para a Seleção; Rômulo, Marcos Assunção, Diego Souza e Ronaldinho Gaúcho, enquanto esteve a fim; Neymar e Fred; técnico, Jorginho; árbitro, passo; revelação, Leandro Damião; e craque, barbada, Neymar. Aliás, que curioso Liédson não disputar na sua posição e ser candidato a craque! *** Não tenho nada com essa briga pela taça, mas pra quem gosta de futebol até que foi divertida a rodada de ontem. No fim das contas, creio que os próprios corintianos preferem ser campeões em casa. Mas que escolha de Sofia. O pontinho de que o Fla necessita no domingo que vem representará o malogro vascaíno e a consagração de Andrés Sanchez, o mais novo 'amigo da vida toda' de Ricardo Teixeira. Se eu fosse chegado a vômito, talvez não resistisse! Refaço a pergunta que fiz outra dia: não dá pra melar o campeonato, não? *** Esse Figueirense criou o maior salseiro durante o campeonato pra entregar a rapadura assim no fim? Acabar a pilha antes da hora é complicado! E o Botafogo abandonou o campeonato, que mico! Agora o vice de futebol espana geral com o time. Mas ele não teve parte na montagem desse elenco? E o Grêmio não ganhou de mais ninguém depois do jogo com o Flamengo. Claro, não tem um Ronaldinho em cada time do campeonato! Quando a sede de vitória não basta para fazer um time jogar bola e são necessários outros fatores para motivá-lo, é porque algo deve estar indo muito errado. *** Maldosamente reparo que o nobre editor mencionou a beleza e o carisma da Vera Fischer, mas não fez qualquer referência a talento. No caso da ex-miss, talvez seja só o de arrumar confusão." (Clayton Moreira)
Primeiro: até tem uma maneira do Flamengo classificar e o Corinthians não ser campeão, que é Vasco e Palmeiras vencerem e Internacional e Figueirense não derrotarem Grêmio e Avaí. Convenhamos: não é nada tão doido, maluco, improvável e impossível. "Ah, mas qual motivação terão Palmeiras, Grêmio e Avaí?", alguém perguntará. O Palmeiras não vai querer deixar o Corinthians ser campeão em cima dele. Da mesma forma, Grêmio e Avaí não vão querer deixar Inter e Figueirense avançarem para a Libertadores - e no caso do Avaí é ainda pior pois a festa do Figueirense aconteceria na Ressacada. E segundo: maldoso foste mesmo, dando a entender que acho Vera Fischer má atriz. Não acho. Gosto da presença dela em novelas e afins. Mas inegavelmente ela ficou mais famosa tanto pela incontestável beleza quanto pelas contínuas entradas em barracos do que propriamente pelo talento artístico.

"Meus eleitos: Jefferson; Fagner, Dedé, Castán e Cortês; Ralf, Paulinho, Deco e Montillo; Neymar e Fred; técnico, Jorginho; árbitro, nenhum; revelação, Wellington Nem; e craque da galera, Liedson. Não tenho participado muito, mas sempre leio o PB." (Edno Franco Silva)

"Muito boa a novidade de que Lobão poderá ser o novo apresentador de 'A Liga'. Aliás, já ouvi e li alguns veículos cravarem essa informação e outros a tratarem ainda apenas como uma hipótese. Por fim, torço para que se concretize. Gosto muito do estilo do cantor, apesar de não concordar com muitas polêmicas criadas por ele. Mas o fato é que Lobão se encaixaria muitíssimo bem no estilo do excelente programa da TV Bandeirantes, acrescentando muita cultura ao mesmo. Considero Lobão um gênio. Por sinal, recomendo muito a autobiografia dele, '50 Anos Mil', com pesquisa jornalística feita pelo ótimo Cláudio Tognolli. Um livro sensacional." (Eduardo Pfals)
Lobão deve substituir Rafinha Bastos no programa.

"A desorganização impera no futebol sul-americano. Como podem ter feito o sorteio da Libertadores se não sabem todos os classificados? Deveriam ter feito esse sorteio no fim de dezembro ou começo de janeiro. E pra quê usar 11 datas para a primeira fase se serão apenas 6 rodadas? Eu sei que é por causa da TV e tudo mais, mas poderiam fazer em 7 datas, no máximo. Olha como é a Liga dos Campeões, na primeira fase são apenas 6 datas. Se querem usar 11 datas, então porque não fazem com 48 clubes de uma vez, 8 hexagonais? E não deveriam convidar os times mexicanos, que só tiram vagas dos clubes sul-americanos. Sei que é difícil por causa da questão comercial, mas poderiam rever isso." (Fabiano Dias)
Não tenho mais fé em boas coisas vindas da Conmebol.

"Emocionante a rodada do Brasileirão. Vi o primeiro tempo de Galo x Botafogo, Galo bem e Fogão sem criatividade. Depois, mudei para Ceará x Cruzeiro para secar o rival, que fez 2 x 1 e o jogo deu uma esfriada. Mudei para o Engenhão para ver Fluminense x Vasco, vi os dois primeiros gols e depois voltei para o PV no empate do Ceará. Por fim, vibrei quando Bernardo deixou a decisão do campeonato para a última rodada. Torço para o Vasco ser campeão, Inter e Coritiba completar quem vai para a Libertadores e Atlético Paranaense e Cruzeiro fecharem o Z-4. *** Desde sexta-feira, tento acessar alguns sites do UOL e do G1 e aparece uma página estranha com o nome 'Home'." (Hugo Leonardo Souza Pinto)

"Metade da missão palmeirense cumprida: São Paulo praticamente eliminado da Libertadores. Agora é tirar o título do Corinthians. O grito palmeirense que conta com o apoio de quase todas as torcidas do Brasil, com exceção das de Corinthians e Flamengo, é o seguinte: 'Canta Pacaembu, treme Corinthians! Canta Pacaembu, treme Corinthians!" (Kléber Antônio Ferreira de Souza)

"Esse Craque Brasileirão com base em votos de jornalistas é muito enganoso. Aquele que se destaca no final ou em determinada região do país tem muito mais chance, mas nem sempre é o melhor, assim como pode ocorrer no prêmio de Melhor do Mundo da Fifa. Felizmente aqui no Brasil temos a Bola de Prata da Placar, um prêmio que é realmente o mais justo. Quanto aos indicados, aí vai minha seleção: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Rhodolfo e Cortês; Ralf, Paulinho, Diego Souza e Ronaldinho; Neymar e Borges; craque da galera, Dedé; técnico, Tite; árbitro, Leandro Vuaden; e revelação, Damião, embora não tenha sido 'revelado' de fato no Brasileirão." (Leonardo Gonçalves de Oliveira)

"O prêmio Craque Brasileirão continua apresentando as incoerências de sempre. Um exemplo clássico é Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho concorrerem a mesma posição no prêmio e jogarem juntos no Flamengo. Obviamente os dois não jogam na mesma posição, mas querer algo competente da CBF, como diria Pedro Ernesto, é demais. Mas vamos aos que eu elegeria de acordo com as opções do prêmio: Jefferson; Fagner, Dedé, Emerson e Juninho; Ralf, Marcos Assunção, Diego Souza e Thiago Neves; Neymar e Borges; técnico, Jorginho; revelação, Leandro Damião; e árbitro: Sandro Meira Ricci." (Natanael Felipe Rhoden)

"Li que o Corinthians tem interesse em Osvaldo. Pelo que apresenta no Ceará, é um jogador muito interessante. Porém, o que o Corinthians menos precisa é de um atacante. Já tem que escolher entre Liédson, Emerson, Adriano, Jorge Henrique e William, e ainda tem as voltas de Bill, Edno e Souza. Para ter que deixar Osvaldo no banco ou fora de várias partidas devido às opções que o time tem, nem compensa o negócio. A não ser, claro, que algum deles deixe o time. *** Devido às tentativas furadas com Amaral, Paulo Baier, Vitor, Bruno Ribeiro, André Cunha e Daniel Martins, fico com um pé atrás quando o Palmeiras busca algum lateral destaque de um time não tão forte do Brasileirão. Jonas mostrou no Coritiba ser um atleta de futuro, mas devido às experiências anteriores e nos últimos anos apenas nomes como Baiano, Cicinho e Ilsinho terem sucesso na posição, seria mais garantido testar garotos do time B. Por falar na base do Palmeiras, chama a atenção o não aproveitamento de jogadores como Jean, Mayko, Bruno Turco, Wellington, Gilsinho, Gualberto e Luís Felipe, considerados jogadores de futuro e que simplesmente nunca mais deram as caras no time principal. Visto que o clube enfrente problemas para contratar, acho que seria uma boa testar estes garotos no ano que vem." (Ricardo Haertel)

"E o Inter? Mantém aquela frase presa a ele desde o início do campeonato: 'agora vai'. Pela milésima nona vez no campeonato, na hora H, não consegue chegar. Realmente 'agora vai' só ano que vem! (risos) Melhor pro meu Flamengo, que ainda não tá garantido, sei bem disso." (Rodrigo Servo)

"Minha seleção do Craque do Brasileirão seria: Jefferson; Fagner, Dedé, Emerson e Juninho; Rômulo, Paulinho, Lucas e Montillo; Neymar e Borges; técnico, Jorginho; árbitro, o melhor dos piores, Leandro Vuaden; revelação, Leandro Damião; e craque da galera, Neymar." (Thiago Garcia)

"Agora que eu não vejo a final e, pra falar a verdade, nada acompanhei pela TV, apenas pela Internet, a musa do Fluminense conquista o título." (Victor Faria)
Se referindo a Bianca Leão, campeã do Musas do Brasileirão de 2011 no "Caldeirão do Huck", que foi a "Bela do Dia" da coluna deste domingo. Perdeste as moças na dança no cano, Victor. De levar o camarada ao êxtase!

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Ele uniu o piano ao samba e se deu muito bem. Benito di Paula completa 70 anos nesta segunda-feira. Eis aqui uma "raridade rara": sua participação no programa de Chacrinha na TV Tupi, em 1972, entoando "Violão Não Se Empresta a Ninguém".

Arremate

Acho válido o argumento dos favoráveis ao mata-ou-morre. Mas quem disse que pontos corridos não tem emoção?

"24 Horas" volta antes, muito antes, de sabermos o próximo campeão brasileiro!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.