.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

18 de Novembro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 90
Eu queria muito e aconteceu pouco

Sabe quando, das vezes que você mais espera algo, sai pouca coisa? Assim me senti no "oxo" entre Flamengo e Figueirense, uma partida muito abaixo do esperado, com as duas equipes não mostrando um futebol condizente com as posições que ostentam. Verdade que o Furacão do Estreito teve o seríssimo prejuízo de perder Júlio César por lesão recém aos 10 minutos de jogo, mas mesmo assim poderia ter feito mais. E poderia ter obtido a sétima vitória consecutiva, não fosse Aloísio bater mal demais o pênalti, que Paulo Victor pegou e até uma planta derrubada para o lado direito à base de sopros defenderia. O Mengão saiu de campo aos gritos de "vergonha, time sem vergonha!". Ao menos o resultado o recolocou no G5 em substituição ao Botafogo, enquanto os catarinenses permanecem com boas possibilidades de Libertadores.

Enquanto isso, Cuca vai conseguir de novo tirar do fundo do poço alguém que parecia a ele condenado. É mais fácil eu ir para São Paulo, pedir a maravilhosa atleticana Janice de Castro em casamento e ela dizer "sim" antes mesmo de eu completar a palavra "aceita" (quem me dera, quem me dera) do que o Atlético Mineiro ser rebaixado. Foi amplamente superior no primeiro tempo, embora fizesse nele somente a vantagem mínima, além de escapar do empate numa patetada impressionante do Éverton Costa. Cidadão que não faz gol estando sozinho na pequena área não merece maiores considerações. O Galo seguiu bem no tempo segundo, aumentou o marcador e só levou um sufoco na troca do sinal amarelo para vermelho, mas nada que impedisse o alívio geral dos alvinegros. O Coxa perdeu uma oportunidade maravilhosa - não sei nem se não foi a última - de ainda sonhar com G5.

Por fim, Paulo Henrique Lima evitou o Municipal de Sampa City de presenciar o que seria uma das maiores injustiças em todo este Campeonato Brasileiro. Não vi o jogo todo e não sei se foi correto levá-lo até 51 minutos, mas o Atlético Goianiense não merecia nem sequer empatar, que dirá vencer, muito foi seu pouco. Só estava em vantagem pois "achou" um gol em bola parada executada perfeitamente e porque ou a pontaria do Santos não estava boa ou porque Márcio tirava coelhos da cartola. Mas o volume ofensivo do Peixe - com Neymar, Borges, Ganso e cia. - foi tanto, mas tanto, que se fosse para a verdade do jogo ser retratada em gols, era para acabar uns 6 x 0. O Dragão tem que dar graças a Deus de ter ganho um ponto da maneira como ganhou. E o alvinegro praiano dá graças a Deus por Ganso parecer voltar ao melhor de sua forma, com o Mundial quase por começar.

Rescaldo dos palpites

Fui fraco: 4 acertos (América, Fluminense, Atlético Paranaense e Corinthians).

Dos convivas, 7 acertos para João Arruda (Fluminense, Furacão, Corinthians, Galo, empate em SP ontem, América 2 x 1 e Inter 1 x 0); 6 acertos para Anderson Costa (Flu, Furacão, Inter, Corinthians, América 2 x 1 e Galo 2 x 1), Carlos Eduardo Sampaio Queiroz (América, Flu, Furacão, Inter, Galo e 1 x 1 em SP anteontem) e Hugo Leonardo Souza Pinto (Flu, Furacão, Inter, Galo, empate em SC e América 2 x 1); 5 acertos para Natanael Felipe Rhoden (Flu, Inter, Corinthians, Furacão 1 x 0 e Galo 2 x 1); 4 acertos para Alexandre Rodrigues Alves (América, Flu, Inter e empate no RJ ontem), Charles Tavares (Galo, empate em SP anteontem, empate no RJ ontem e América 2 x 1) e Mateus Machado (América, Flu, Inter e Corinthians); 3 acertos para Clayton Moreira (América, Fluminense e Furacão) e Paulo Henrique de Oliveira Santana (Flu, Furacão e Corinthians); e 2 acertos para Israel Martins (Flu e Corinthians) e Rodrigo Servo (Flu e Furacão).

O que vem por aí

A projeção completa do fim de semana farei na coluna deste sábado, mas já podem mandar palpites para ela: amanhã, Vasco x Avaí, São Paulo x América e Grêmio x Ceará; domingo, Atlético Goianiense x Flamengo, Corinthians x Atlético Mineiro, Botafogo x Internacional, Cruzeiro x Atlético Paranaense, Figueirense x Fluminense, Bahia x Palmeiras e Coritiba x Santos.

Copa Sul-Americana

Será realmente a Universidad de Chile a adversária do Vasco na semifinal, após trincar com autoridade o Arsenal e fazer 5 x 1 no agregado. La U promete ser o teste mais forte dos cariocas nesta "Sul-A Miranda" e, mesmo eu reafirmando que não duvido mais deles depois do feito contra Aurora e Universitário, além de saber da disputa pelo título brasileiro - ainda mais que ninguém é tão superior aos outros a ponto de termos um campeão de véspera (referência aos que já dão o Corinthians como campeão, dentro e fora da "Timãopress") -, é bom não dar sopa pro azar e dar tratamento VIP a estes dois encontros. A Universidad é casca grossa. Promessa de duas partidaças.

A outra semifinal terá o Vélez Sarsfield contra a LDU, que provou do próprio veneno. No Equador, ela tinha ganho por 1 x 0 no último minuto de jogo. Pois não é que exatamente o mesmo aconteceu no Paraguai, a favor do Libertad? O mesmíssimo filme nas duas apresentações, legítima "raridade rara". Tiros livres a 11 passos da marca fatal resolveram a classificação dos equatorianos.

Vasco x Universidad de Chile de um lado, Vélez Sarsfield x LDU do outro. Semifinal de Copa Sul-Americana com cara de Copa Libertadores.

Penúltima rodada da Série B

É claro que hoje tem apenas um "amistosão" para "desafogar" a já entupida grade televisiva deste sábado e que também na coluna de amanhã farei a projeção completa dos nove jogos que realmente valem, mas como faço questão de palpites em rigorosamente todas as partidas, sem deixar uma só que seja de fora, mandem até esta noite (horário do "amistosão" é o de sempre: 20h30 de Brasília) os penúltimos palpites da Bêzona 2011.

Da parte deste que vos tecla, eis: Portuguesa 3 x 1 Duque de Caxias, Ponte Preta 1 x 1 ABC, Boa Esporte 1 x 2 Náutico, Bragantino 2 x 0 ASA, Vitória 3 x 1 São Caetano, Sport 2 x 0 Paraná, Americana 1 x 0 Vila Nova, Criciúma 1 x 1 Barueri, Salgueiro 1 x 0 Guarani e Goiás 2 x 1 Icasa.

Curtinhas

*Somente ontem, depois de editada a coluna, vi os outros dois pênaltis reclamados em Internacional x Bahia, um para cada lado (eu só tinha visto um outro pedido pelos gaúchos). Estes outros dois também existiram, ou seja, Paulo César de Oliveira foi mais "Magoo do apito" do que nunca ao conseguir a proeza de não marcar três penalidades máximas na mesma partida.

*Mas o pior feito pelo PC foi, além de não dar o pênalti favorável ao Bahia, não punir da maneira devida Bolívar pela chegada bandida em Dodô. Aquilo não é jogo perigoso nem aqui e nem na Conchinchina. Era para expulsão e xilindró, levando às raias do exagero. Sabem qual foi a consequência deste lance? Dodô rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e para 6 meses.

*É claro que Bolívar não foi punido como deveria em campo, mas podem aguardar que o STJD entrará em campo. Foi maldade para punir por uns 4 jogos, pelo menos. Se bem que eu ainda acho algo já dito há tempos neste PB, que, em casos assim, quem deixa inutiliza um jogador por um determinado período deveria ser punido sendo proibido de atuar pelo mesmo tempo de recuperação.

*Grupos do Campeonato Carioca de 2012: no A, Botafogo, Bonsucesso, Flamengo, Macaé, Madureira, Nova Iguaçu, Olaria e Resende; e no B, Americano, Bangu, Boavista, Duque de Caxias, Fluminense, Friburguense, Vasco e Volta Redonda. Primeira rodada, nos dias 21 e 22/1, terá Botafogo x Resende, Flamengo x Bonsucesso, Vasco x Americano, Fluminense x Friburguense, Olaria x Nova Iguaçu, Madureira x Macaé, Boavista x Duque de Caxias e Bangu x Volta Redonda.

*As datas dos clássicos: na Taça Guanabara, Botafogo x Flamengo em 4 ou 5/2 e Vasco x Fluminense em 11 ou 12/2; e na Taça Rio, Flamengo x Fluminense em 17 ou 18/3, Botafogo x Vasco em 24 ou 25/3, Fluminense x Botafogo em 31/3 ou 1/4 e Vasco x Flamengo em 7 ou 8/4.

*Saiu no Glamurama, site de Joyce Pascowitch sobre "celebridandos": no início da noite de ontem, um famoso jogador de futebol saiu de um importante escritório de advocacia em São Paulo, onde se informou sobre a possibilidade de mover ação judicial contra um renomado técnico por assédio sexual. Mas de quem ela estaria falando?

*Começa hoje o Pré-Olímpico de Taekwondo. Natália Falavigna, bronze em Pequim 2008, tentará classificação. Boa sorte para ela e para Kátia Arakaki e Márcio Wenceslau.

*Acabou com 3 x 0 (25/21, 25/10 e 25/17) sobre a República Dominicana a melancólica presença do Brasil na Copa do Mundo de vôlei feminino. Tomara que o time masculino tenha mais sorte no seu torneio, que inicia neste fim de semana, também em território japonês.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais apressado do que comer 30 cachorros-quentes em 1 minuto para vencer um daqueles escatologicamente estúpidos concursos que só de ouvir falar já dá coisas na barriga: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Comunique-se que, desde a última segunda-feira, a Folha de S.Paulo tem veiculado tanto no jornal impresso quanto em seu site um grande número de matérias de freelancers. Até ontem, foram 23 reportagens de frilas só nesta semana na Folha.com, a maioria delas nas editorias "Cotidiano" e "Ilustrada", as mais afetadas pelos 10% a menos de funcionários demitidos nos últimos dias. É brabo...

*Confirmou-se ontem de manhã o retorno da TV Jangadeiro para a Rede Bandeirantes. A partir de Março de 2012, não será mais o canal em UHF com retransmissão da Band Natal que mostrará "Jornal da Band", "Brasil Urgente", "CQC", "A Liga" e as transmissões esportivas para Fortaleza e sim o canal 12 VHF. Anúncio foi no café da manhã do qual eu havia falado na coluna desta quinta-feira, cujos anfitriões foram os apresentadores Fabiane Kaczan e Nonato Albuquerque. Existente desde 1990, a Jangadeiro retransmitiu a Bandeirantes até a virada de 1998 para 1999, quando passou para o SBT, com quem estará até a virada do segundo pro terceiro mês do ano que vem.

*Leio na Keila Jimenez que, por sua vez, o SBT promete divulgar em Janeiro como o público cearense poderá continuar a vê-lo em canal aberto. Cuidemos.

*Zero Hora desta quinta-feira trouxe um especial sobre famosos que deixaram seus visuais conhecidos de lado e ficaram carecas devido a tratamentos contra o câncer, material motivado após as impressionantes fotos do ex-presidente Lula de cabeça e barba raspados. O especial incluiu um artigo da Rosane Marchetti, a ótima repórter especial e apresentadora da RBS TV, que há alguns meses teve diagnosticado um câncer de mama e, por isso, está fora do ar. Dia desses registrei aqui na "24" uma foto dela, já careca, mas usando boina. Vejam aqui uma imagem dela com seu visual atual. Pra quem, como eu, a assiste há tantos anos e a admira demais, claro que dói vê-la assim. Mas mantenho firme e forte a torcida para que dias melhores venham, ela supere esta maldita doença e volte a brilhar intensamente tanto na programação gaúcha quanto nos tantos "Globo Repórter" que faz.

*Leio no Flávio Ricco que ninguém sabe até quando a edição paulistana do "SP Record", fora do ar desde o início dos Jogos Pan-Americanos, permanecerá sem exibição, pois segundo a própria Record sempre existem chances de voltar a qualquer momento.

*Leio na Fabíola Reipert que criou mal-estar na Globo uma declaração de Aguinaldo Silva à Veja sobre a jornalista assanhada feita por Suzana Pires em "Fina Estampa". Disse o autor que, desde seus tempos de 18 anos como repórter, existem jornalistas periguetes nas redações e que geralmente são as que casam com os editores. Segundo a "fofoqueira-mor", o mal-estar foi criado pela associação com Patrícia Poeta, que casou com o hoje diretor Amauri Soares quando este era seu editor. Pode ser uma dedução infundada da Fabíola, mas que esta declaração do Aguinaldo é muito forte, é.

*RedeTV! começa a divulgar mais suas novidades do fim de tarde a partir da próxima segunda-feira. A jornalística será o "Tema Quente", de segunda a sexta, às 18h15. De segunda a quinta, o programa será feito por Kennedy Alencar direto de Brasília e apostará em debates sobre temas factuais mais ligados a política e economia, com a participação de convidados e da audiência. Na sexta-feira, Amanda Klein apresentará direto de São Paulo e o programa será mais leve, com convidados do meio artístico falando sobre temas culturais. É uma proposta interessante, cuidemos se exitosa será nesta faixa do começo da noite.

*Leio no Alberto Pereira Jr. que, a partir de 5 de Dezembro, ao fim de "Labirinto", a faixa de minisséries do Viva será ocupada por "Contos de Verão", minissérie de 1993 com Reginaldo Faria e Maitê Proença, entre outros.

*Leio no Ricardo Feltrin que "Promessas", especial de música gospel que a Globo apresentará às 22h30 de 18 de Dezembro, pode ser o pontapé inicial para algo mais neste terreno. Se a audiência for boa, a emissora pode veicular mais episódios em 2012, além de em breve ter uma atração gospel semanal, o que é motivado devido ao forte mercado movimentado pela música deste gênero (dois bilhões de "dilmas" só neste ano).

Bela do Dia: Camila Peixoto

Camila Peixoto, DJ homenageada por Fred. Foi para ela que o artilheiro do Fluminense dedicou os quatro gols marcados no desde já inesquecível 5 x 4 sobre o Grêmio. Me resta dizer só isso: yabba-dabba-dabba-doooooo!!!

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver em algum evento gospel a convite de alguém que leia este Papo de Bola.

Convivas

Correria total nesta sexta-feira pois é publicar as duas colunas de hoje e depois gravar e editar o programa de 19h (Brasília) na webrádio Voz do Futebol. Então, nem sequer tempo para ver suas mensagens tive durante o dia de ontem. Mas na coluna deste sábado todas as mensagens enviadas ontem e hoje serão devidamente registradas.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Há oito anos morreu o maestro e compositor alemão Michael Kamen, participante da trilha de sonora de diversos filmes nos anos 80 e 90. Em um deles, obteve sua segunda indicação ao Oscar de canção original, a primeira com "Everything I Do", de "Robin Hood: o Príncipe dos Ladrões". Nas duas, os parceiros foram os mesmos: Robert John "Mutt" Lange e o intérprete de ambas, Bryan Adams. De "Don Juan de Marco", aqui está a belíssima "Have You Ever Really Loved a Woman".

Arremate

Demitir Caio Júnior a três rodadas do fim? "Parabéns", Botafogo. Vai um baaahhh!!! pra você.

"24 Horas" volta muito antes de sabermos o novo treinador efetivo do Fogão!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.