.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

17 de Novembro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 89
Emoções transbordaram com tantas bolas na rede

A liderança do Campeonato Brasileiro não estava em jogo no Engenhão, mas ali aconteceu uma das partidas mais emocionantes do ano de 2011, sem risco de dúvidas. Quem viu o 5 x 4 aplicado pelo Fluminense sobre o Grêmio pode se considerar um privilegiado. Coloco esta partida no mesmo patamar de emoção e imprevisibilidade de Santos 4 x 5 Flamengo, que também teve incontáveis reviravoltas, e Bahia 4 x 3 São Paulo, por estar 3 x 1 para os paulistas já na etapa final e os baianos tirarem três coelhos impressionantes da cartola. Se eu quiser ampliar para um "Top Five", incluo outras duas ótimas viradas: Grêmio 4 x 2 Flamengo e Figueirense 2 x 3 Avaí.

Tudo começou na falha do Diego Cavalieri, devidamente castigada pelo Rafael Marques. Em vantagem, os gaúchos foram salvos pelo travessão no disparo do Leandro Eusébio. Mas Fred começou a fazer a alegria da Wilma ao desviar a falta vinda da direita e empatar. Aí foi a vez dos cariocas serem salvos pelo travessão na tentativa de Lúcio. Então, vieram dois tentos irregulares. Achei o 2 x 1 gremista irregular pois não vi falta no Lúcio na entrada da área e sim atirada dele. Marquinhos não tem nada a ver com isso, desempatou e assim foi pro intervalo.

Depois dele, veio a outra irregularidade, pois Fred estava impedido no tento do 2 x 2. A partir daí, quem tinha problema cardíaco e resistiu firme e forte até o fim não precisa mais ir no médico pois viverá até os 99 anos com saúde perfeita de criança de sete. 3 x 2 no chutaço forte do Rafael Sobis, espalmada do Victor em arremate de Carlinhos, Brandão acertando o cantinho para 3 x 3, sapataço indefensável de Adílson para 4 x 3, pênalti (que não tenho certeza se foi pois fiquei com a impressão de infração fora da área, mas é muito difícil cravar algo) do 4 x 4 com o terceiro do Fred, quatrilho dele no voleio desajeitado para 5 x 4, reclamação não sei do quê dos gremistas e expulsão de Brandão e, pra arrematar, travessão impedindo o 5 x 5 de Douglas e o 6 x 4 que seria o quinto de Fred.

Alguns podem dizer que não é porque foram marcados nove gols que necessariamente a partida foi bem disputada no sentido técnico. Mas é como sempre digo: dou de ombros para isso. Do que me adiantaria um jogo bem disputado tecnicamente, mas com poucas oportunidades e que acabasse 0 x 0, 1 x 0 ou 1 x 1? Sou sempre pela emoção, pelo frenesi, pela unha roída, pelo grito arrancado do fundo da alma, pelo coração quase saltando pra fora da boca. E apesar da disputa de ontem valer na prática para apenas um dos times, tanto Fluminense quanto Grêmio merecem os parabéns pelo espetáculo fantástico de diversão proporcionado aos presentes no Engenhão, aos que viram pela televisão e aos que só puderam acompanhar pelo rádio. Quem não viu tem que lamentar demais.

Timão líder isolado de novo

Uma canção muito legal de Paul McCartney no tempo dos Wings se chama "With a Little Luck" (com uma pequena sorte). O Corinthians ontem estava mais para Ivete Sangalo, na base da "Sorte Grande". Só isso explicou deixar de tomar uns dois gols do Ceará no primeiro tempo. Quando a pontaria não falhava, Júlio César salvava. O domínio cearense na metade inicial foi absoluto. Os paulistas só melhoraram na metade final, com Fernando Henrique detendo uma tentativa de Fábio Santos e Osvaldo assustando demais ao chutar perto do alvo. O único gol saiu em lançamento bem encaixado de Ralf para batida perfeita de Ramirez. O Vozão ainda teve mais duas boas chegadas, mas o goleiro do Coringão salvou a lavoura. Os paulistas agora estão na liderança isolada e os cearenses deixaram de aproveitar uma oportunidade ótima de outra vez sair dos quatro últimos.

Em determinado momento, parecia que a noite era do Vasco. Nem tinha fechado 5 minutos e já ganhava com Dedé, numa saída horrorosa do Deola. Mas não é que o Palmeiras, calando a boca de quem falava em "entregada" para prejudicar um rival regional - algo que chegava a me irritar por eu não acreditar nisso, devido à necessidade do resultado - e dos que davam como certa uma derrota devido a toda a treta do Kléber Gladiador (este que vos tecla, por exemplo), foi pra cima? Claro que quase sempre na perigosa e fundamental bola parada do Marcos Assunção, mas foi. E no segundo tempo, depois de uma defesaça do Deola em cabeceio de Dedé, foi a partir de um escanteio cobrado pelo Assunção que Luan empatou. Por pouco ele não viraria, aí seria coisa de herói. Diego Rosa e Felipe desperdiçaram o desempate e o Cruzmaltino outra vez negou fogo no Nacional.

Enquanto isso, o Botafogo perdeu pela terceira vez seguida, agora para o das cinzas renascido América. Elkeson perdeu duas tentativas para os cariocas e, como que punindo tais erros, Kempes e Fábio Júnior deram uma boa vantagem para os mineiros, que só não foram para o intervalo com 3 x 0 pois Jefferson foi bem no travessão para impedir o que seria uma beleza de gol de Gilson. Loco Abreu diminuiu para os cariocas, que ganharam corpo no duelo a partir da expulsão do já citado Gilson. O América praticamente nada mais fez de perigoso e segurou na base do sufoco a pressão do Botafogo, prejudicado por um gol muitíssimo mal anulado de Herrera, que estava em condições (Loco estava impedido, mas sem envolvimento no lance). Dizem que o Fogão mandará Caio Júnior pro olho da rua (Atualização das 10:40: de fato, "se confirmou-se" a queda de Caio no Botafogo). E se seguir assim, o Coelho pode até não escapar, mas vencerá sábado.

O adversário do ascendente América será um irregular São Paulo, que continua sem ganhar na Arena da Baixada. No primeiro tempo, Guerrón fez a única fatura da noite, Renan Rocha fez uma boa defesa, Rogério Ceni duas e ficamos conversados. Os goleiros trabalharam bem nas poucas chances criadas no tempo segundo e o oportunismo nos primeiros minutos de jogo deram sobrevida ao Furacão na luta contra o rebaixamento. Por sua vez, o Tricolor é aquele negócio: quando parece que vai, não vai. E repriso o que falei já ontem à noite no Twitter, sem medo de arcar com um erro: São Paulo x América sábado? Jogo é no Morumbi? Vai ganhar o América.

Outro "vai, não vai" é o Internacional. Ontem foi noite de "vai" em partida ruim, mas de resultado excelente sobre o Bahia, obtido com Gilberto, que demorará uns 10 anos para fazer um gol tão fácil quanto o desta quarta-feira. Os baianos assustaram pouco e, embora não fosse algo grandioso, o volume de criação dos gaúchos permitiria um triunfo por 2 x 0 que ainda diria bem a verdade da jornada. Não vi a partida, mas li comentários sobre três pênaltis não marcados, dois para o Colorado e um para o Tricolor. No compacto que vi apareceu apenas um dos reclamados pelo Inter, que existiu. A Libertadores ainda é possível. Lá embaixo, o Bahia segue alerta.

E embora ainda não matematicamente, o Avaí está com uma mão e quatro dedos da outra na Série B de 2012. Enquanto da sua parte William Batoré e Diego Rosa encheram a trave esquerda em um espaço de dois minutos, Farías conseguiu perder uma chance impressionante para o Cruzeiro, que continua com forte risco de descenso devido à vitória do Atlético Paranaense. Aos catarinenses, resta se conformar com a realidade praticamente inevitável do rebaixamento, erguer a cabeça e já acertar o passo pro ano que vem, agora que foi adquirido um novo técnico: Mauro Ovelha, campeão estadual deste ano pela Chapecoense.

O que vem por aí

Nas partidas de hoje à noite, o Botafogo só não deixará o G5 se o Figueirense vencer. Empate ou vitória colocam o Flamengo no grupo da Libertadores. Atlético Goianiense precisa vencer o Santos, mesmo em SP, para abrir 8 pontos de distância para o xará Paranaense e praticamente assegurar presença na divisão principal em 2012. E os resultados desta quarta-feira turbinaram mais ainda a peleja nas Minas Gerais, pois o Galo precisa ganhar para ter 5 pontos a mais que o Furacão e o Coritiba precisa vencer para ficar a 1 ponto da Libertadores - claro, considerando-se que o Figueira derrote o Mengão.

Copa Sul-Americana

Vasco saberá esta noite quem enfrentará na semifinal. Se a Universidad de Chile confirmar em casa a vantagem de 2 x 1 sobre o Arsenal na Argentina, ela é quem os vascaínos enfrentarão. Avançando o Arsenal, força uma semi doméstica contra o Vélez Sarsfield. Neste caso, o adversário dos cariocas virá de Libertad x LDU. Jogo é no Paraguai, mas a vantagem é de 1 x 0 da esquadra do Equador.

Mundial de Clubes

Saiu no começo desta quinta-feira o cruzamento da competição. De um lado, o Santos enfrentará na semifinal em 14/12 o vencedor de Monterrey (campeão da Concacaf) versus o ganhador de Auckland City (campeão da Oceania) e o ainda indefinido campeão do Japão. Do outro, a semifinal do Barcelona no dia 15/12 será contra Espérance (campeão da África) ou Al-Sadd (campeão da Ásia).

Tá acabando a Série C

Ao "oxar" em casa com o América de Natal, o CRB confirmou presença na decisão contra o Joinville, com a primeira partida nas Alagoas e a segunda em Santa Catarina. Fica agora a decisão de quem sobe junto com os dois finalistas e mais o Ipatinga para a Série B de 2012. Ao ganhar do Luverdense e eliminá-lo da parada, o Paysandu tomou o segundão do Grupo E e jogará por empate no domingo, em Goianinha. Potiguares só sobem com vitória.

Curtinhas

*CBF mudou o local de Palmeiras x São Paulo, no dia 27. Antes programado para Barueri a pedido do Verdão, agora voltou para o Pacaembu a pedido da Federação Paulista. Outra mudança na mesma data foi com Flamengo x Internacional, que saiu de Volta Redonda para Macaé.

*Leio no Terra que Levir Culpi, há quatro anos treinando o Cerezo Osaka, deixará o Japão em breve e retornará ao Brasil. Gostam da novidade?

*UEFA confirmou os potes do sorteio dos grupos da Eurocopa 2012 (observe-se que cada um dos quatro grupos terá necessariamente que ter um país de cada pote): no 1, Polônia, Ucrânia, Espanha e Holanda; no 2, Alemanha, Itália, Inglaterra e Rússia; no 3, Croácia, Grécia, Portugal e Suécia; e no 4, Dinamarca, França, República Tcheca e Irlanda. Pode rolar, por exemplo, uma chave com Espanha, Alemanha, Portugal e França. Já imaginou?

*Louis van Gaal, antipático de marca maior (risos) que treinou o Ajax entre 1991 e 1997 e conduziu o time aos títulos europeu e mundial em 1995, voltará ao clube em Julho do ano que vem para ser diretor geral.

*Ajax, leio na Folha de S.Paulo, contra quem o Palmeiras fará um amistoso em 14 de Janeiro, no Pacaembu. Bacana isso, uma partida com adversário de peso para animar bastante a pré-temporada.

*Jogando só por jogar mesmo, pois a vaga olímpica via Copa do Mundo foi para o vinagre há horas, as meninas do vôlei fizeram 25/18, 25/8 e 25/13 sobre a Argélia, na penúltima rodada. Despedida do Brasil é na próxima madrugada, contra a República Dominicana. Agora é esperar Maio de 2012 para ganhar a presença em Londres via Pré-Olímpico Sul-Americano.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais transitório do que deixar uma residência onde você viveu 15 anos para morar em outra num bairro diferente: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Li tanto no TudoRádio quanto no Twitter do narrador esportivo Rafael Araldi que vem aí uma mudança muito forte no rádio de Florianópolis: a Igreja Universal arrendou a Guarujá AM 1420 e a Antena 1 FM 92,1, ambas do Grupo Hoepcke de Rádio. A Guarujá é a terceira rádio criada em Santa Catarina, no ar desde 1943 (antes dela estão apenas a Clube de Blumenau e a Difusora de Joinville), e a Antena 1 é assim denominada desde os anos 80, mas o prefixo existe desde 1977, inicialmente chamado Guarujá FM. Segundo um bom amigo - uma terceira via informativa -, mais de 50 profissionais da Guarujá serão dispensados nessa história. Esse é o lado sempre ruim da história: as dispensas, mesmo que depois haja inevitáveis contratações, considerando-se que a ideia do Grupo Record seja formar novas grades fortes de jornalismo, esportes e entretenimento. Cuidemos.

*Leio no blog de Eliomar de Lima, no site de O Povo, que a TV Jangadeiro anunciará nesta quinta-feira seu retorno à Rede Bandeirantes a partir de 1/3/2012. Anúncio será feito em café da manhã com publicitários, imprensa e convidados no Gran Marquise Hotel, em Fortaleza. E sabem quais são alguns destes convidados? Frederico Nogueira, vice-presidente da Band, alguns executivos da emissora e também Joelmir Beting, que dará uma palestra sobre potencialidades da economia no Nordeste. Ou seja: é fato a volta da dobradinha Jangadeiro/Band na televisão do Ceará. Resta saber o que fará o SBT para não deixar esta região, onde sempre foi forte.

*Foram anunciados os vencedores do Prêmio Esso de Jornalismo, que em 2011 completou 56 edições consecutivas e teve inscritos 1.272 trabalhos de vídeo, áudio, papel e web. Homenageados receberão seus prêmios em jantar no Rio de Janeiro, dia 1º do mês que vem. Na categoria Telejornalismo, a vitória foi da Rede Record, com a reportagem "Especial 40 Anos: Transamazônica, a Estrada Sem Fim", feita pelo hoje correspondente asiático André Tal em conjunto com Gustavo Costa, Rodrigo Bettio e Cátia Mazin (que, se for quem estou pensando, é uma que foi repórter esportiva da TV Cultura de São Paulo há alguns anos).

*Durante entrevista ao "Amaury Jr. Show", o vice-dono da RedeTV! e apresentador do "Mega-Senha", Marcelo de Carvalho, chamou de "grosseria" a atitude do Jô Soares com Márvio Lúcio, naquele famoso momento em que o apresentador da Globo deu de ombros para o autor do Jô Suado. Marcelo disse que as novas gerações não sabem quem é Jô Soares e que seus filhos não veem o "Programa do Jô", mas sabem quem ele é por causa da imitação no "Pânico na TV".

*Leio no Flávio Ricco que, segunda-feira, em seu programa no SBT, Ratinho criticou um pastor da Igreja Mundial por apresentar testemunho de um fiel que teve uma dívida de 18 mil "dilmas" perdoada após esfregar a "toalha santa" na fechadura do banco. O roedor disse com todas as letras que aquilo é estelionato e que o pastor deveria estar na cadeia. Depois, Valdemiro Santiago afirmou que o apresentador do SBT desafiou a Deus e que "se pedisse fogo do céu, cairia fogo do céu". Diz o "guru" é que no dia seguinte os dois tiveram uma conversa longa via telefone, por iniciativa do apóstolo. Imagina o tom do papo, considerado.

*Leio na Patrícia Kogut que o feriadão especial rendeu segundão para o SBT no "Ipobre" de São Paulo na terça-feira, com 13 pontos para "Harry Potter e a Pedra Filosofal" entre 14h20 e 17h25 e 9 pontos para "Dennis, o Pimentinha, Ataca Novamente" entre 17h25 e 18h45. São faixas em que as reprises de novelas costumam marcar 5 pontos.

*A saideira: completa 45 anos nesta quinta-feira uma jornalista que eu gosto muito e que paro pra ver quando surge na minha TV: Ana Luiza Guimarães, apresentadora do "Bom Dia Rio" na TV Globo e substituta imediata da Renata Vasconcellos no "Bom Dia Brasil". É por mulheres como Ana Luiza que eu digo ter uma quedinha especial pelas quarentonas, ainda mais uma como ela, com frescor de juventude à toda, bonitíssima com "BO" maiúsculo, charmosíssima, simpática e apaixonante. Ardam no fogo do inferno, fluminenses sortudos por ter uma hora dela para abrir suas manhãs todos os dias (eh, eh, eh). Por mim, ela faria o "Bom Dia Brasil" de segunda a sexta - mas sem a Renata sair, deixo bem claro.

*Ana Luiza está na Globo desde 1991, tendo reportado em todos os noticiários da emissora e sido correspondente em Londres entre 1996 e 1998. Desde 2005 ela comanda o "Bom Dia Rio". É do jornal local que tiro um "Momento Raridade Rara" para marcar a data: aqui está (postado por acaodacidadania) um trecho de uma edição do final justamente de seis anos atrás, onde a pauta é o lançamento da campanha Natal Sem Fome e são duas reportagens, uma de Edney Silvestre e outra de Flávia Travassos, hoje repórter do SBT em São Paulo.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver ocupado provando roupas de Papai Noel para bancar o referido neste fim de ano.

Bela do Dia: Candy Dulfer

Candy Dulfer, saxofonista de jazz. Sempre fui chegado num saxofone. Se tocado por uma mulher maravilhosa dessas, eu não resisto!

Convivas

"Muito legal ver o Uruguai se recuperando e vencendo a Itália fora de casa, mas sem dúvida a Alemanha hoje joga o melhor futebol do mundo. Teremos uma ótima Euro, com a presença das melhores seleções em sua maioria. *** A Record quer bater o recorde mundial de troca de programação. Falando da mídia em geral: engraçado que a mídia ficou reclamando, na época de estiagem no Sudeste, da falta de chuva. Agora que chove, ficam reclamando das tragédias e, em muitas matérias, colocam mais a culpa em Deus por mandar tanta água do que nas autoridades. *** Uma coisa que me chama a atenção: a grande atração da Record 2 (vulgo News) é o jornal do Heródoto Barbeiro. Só que antes dele exibem... outro jornal, o 'Record News Brasil'! Eles, que passam tantos programas inúteis por lá, porque não fazem outro tipo de programa para anteceder o carro-chefe do canal? Além disso, anteontem Roberta Marques apresentou jornais desde o período da manhã até a noite, inclusive com a mesma roupa. Será que não pode sair do estúdio por causa da chuva? De todo modo, é lamentável a Record News não ter outra pessoa para dividir a apresentação com ela. *** Bandeirantes continua com sua mania de re-exibir tudo que já foi atração na Globo. Assim como 'Família Dinossauros' e 'Mr. Bean', agora vem Jack Bauer e sua turma. Enquanto isso, seriados bons que ela tem com exclusividade, como 'Família Moderna', são escanteados. *** Jamile Moreira, bela do Avaí, é de primeira divisão com certeza. Sugiro como 'Belas do Dia': Grasiele Aguiar, apresentadora de Florianópolis, não sei de qual TV; Alana Rodrigues Alves, do SBT (não é parente, risos); e Candy Dulfer, saxofonista holandesa que se apresentou no 'Programa do Jô'." (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: sim, isso de dois telejornais emendados é coisa de "jênio", concordo. E segundo: achei que já tinha publicado a Grasiele, mas vi que ainda não, o que é um pecado que corrigirei muito em breve. E a Candy aí está publicada, vi ela pela vez primeira somente dia desses acho que na coluna da Mônica Bergamo.

"O Vasco alterna partidas brilhantes, como as que fez contra Cruzeiro, Vasco e Botafogo, com micos como o que foi pago ontem, no Pacaembu. Enquanto isso, o Corinthians ganhou mais uma, apesar de haver jogado uma bolinha minúscula. *** No caso do 'carinha do Restart', não seria o caso de dizer que a ousadia que falta em uns sobra em outros? Muitos se intimidariam diante de um portento como Ellen Jabour, mas não foi o caso do tal 'carinha'." (Clayton Moreira)
Li hoje de manhã que a Ellen teve uma recaída e se arrependeu de encher de beijos o gurizote do Restart, ou seja, caiu nela uma crise de consciência de algo inacreditável que fez (hahaha).

"Nada mais justo o Avaí ser rebaixado, sendo um time que não conseguiu manter um padrão após boa campanha na Copa do Brasil e que trocou de técnico inúmeras vezes no decorrer do Brasileiro. Mas convenhamos: o Avaí terminar na lanterna, sim, seria surpreendente, já que o América sempre esteve no último lugar e com o pior futebol. Coelhão vai reagindo, mas pena que acho que não dará mais tempo de se salvar. *** O jogo contra a Bósnia foi mais um exemplo que serve para acabar aos poucos com o argumento daqueles que dizem que Cristiano Ronaldo é 'marqueteiro' e 'jogador-modelo'. Sim, ele é isso mesmo, mas joga muita bola também. Hoje, no mundo, ele só fica atrás de Messi. Aliás, Neymar sempre é comparado aos dois, e criei uma escala para representar minha opinião sobre isso: Messi igual a um ET; Cristiano Ronaldo igual a um gênio; Neymar igual a ainda craque, com potencial para gênio e, quem sabe, ET. *** A seleção da Alemanha é a que tem apresentado o melhor futebol do mundo no momento. Simplesmente colocaram a Holanda na roda. Se Klose, matador nato que deixou o seu nesta peleja, ainda estiver jogando em 2014 - e creio que estará, pois está em forma e fazendo muitos gols -, poderá ultrapassar Ronaldo como maior artilheiro das Copas jogando aqui no Brasil. Irônico. *** Gostei que '24 Horas' poderá ocupar o lugar do R. R. Soares no horário nobre da Bandeirantes. Imagino que a audiência será bem maior e os lucros poderão surgir futuramente, já que é notório o sucesso da fórmula de se colocar séries no ar neste horário das 21h. O SBT já se deu muito bem com 'Sobrenatural' e a Record mantém até hoje a excelente 'CSI' no ar, com bons índices também." (Eduardo Pfals)

"Acabou o Campeonato Brasileiro. O Corinthians é oficialmente campeão. O Vasco fez a sua parte, mas parou num gol acidental do Luan. Definitivamente, com a ajuda de todos os grandes times de São Paulo que estão na Série A - e, se a Lusa tivesse na A, ajudaria também - e com a providencial mão do senhor André Luis de Freitas, que não esqueci que fez o Santos ganhar do Vasco, a taça vai para Itaquera. Joguei a toalha de vez. *** O que foi José Aldo diante de três gataças como Wanda Grandi, Bia e Branca Feres, treinando nado sincronizado com elas no Sportv? Ai, ai, ai, ai..." (Flávio Barbosa)
Mas o que é que te faz crer que o Corinthians já é o campeão? Este campeonato não oferece qualquer garantia de nada. Ah é, esqueci que o amigo é o pessimista e fatalista de plantão sempre pronto a entrar em cena (risos).

"Li na Folha há 10 dias que R. R. Soares renovou com a Band por R$ 5 milhões. Se você digitar no Google 'Band renova com R. R. Soares', vai encontrar a notícia em vários sites evangélicos. Não sei quem estava furado aí, se são os sites ou o Flávio Ricco." (Kléber Antônio Ferreira de Souza)
Só cuidando mais à frente, então.

"Já estou cansado de ouvir muita gente desclassificada falando de favorecimento a este ou aquele time. Vamos acabar com essa mediocridade de dizer que o Corinthians é sempre favorecido. Nas três rodadas anteriores à deste meio de semana, por exemplo, foram prejudicados veementemente. Contra o Avaí, tomaram um gol onde William estava impedido. Depois, contra o América, um pênalti escandalosamente mal marcado a favor dos americanos. E no gol de Paulo Baier, ele estava à frente da linha da bola. Portanto, os árbitros não são tendenciosos. Quando erram, não é por má intenção e sim por incompetência. Não andam dizendo que o Flamengo é outro clube ajudado? Para se ter uma ideia, não houve um só pênalti a favor em 34 jogos. Em minha memória, lembro de três: em Santos x Flamengo, Ronaldinho recebeu na área e foi puxado pelo ombro por Edu Dracena; em Flamengo x Grêmio, Ronaldinho fez jogada individual e foi agarrado dentro da área, mas o árbitro marcou a infração fora; e em Coritiba x Flamengo, Ronaldinho tentou o giro e foi deslocado. Sabem por que esses respectivos árbitros não marcaram a penalidade? Porque são como a maioria de nossos árbitros: incompetentes! Desculpe o desabafo." (Romário Henderson)
Descontraindo para aliviar o ambiente: ocorre que os árbitros tem marcação pessoal contra o Gaúcho, só isso (eh, eh, eh).

"Que jogo incrível foi este Fluminense x Grêmio. Vale a pena eu ter ido ao Engenhão!" (Victor Faria)
Sortudo!!!

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Completa 59 anos nesta quinta-feira a cantora paraense Jane Duboc, dona de uma bela voz e interpretações envolventes. Aqui está, de um "Globo de Ouro" de 1988, sua bela canção do ano anterior: "Sonhos".

Arremate

Só não digo que o Corinthians encaminhou o título pois o Brasileirão não oferece garantia para nada de nada.

"24 Horas" volta antes que tenhamos mais surpresas no fim de semana!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.