.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

16 de Novembro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 88
Pode sair hoje o primeiro rebaixado

Em meio à disputa pela liderança, por vagas contra a Libertadores e à luta contra o descenso, somente ontem me toquei de algo mais importante ainda que tudo isso: pode sair esta noite o primeiro clube rebaixado para a Série B de 2012. Este será o Avaí, caso perca para o Cruzeiro - sem dependência de qualquer outro resultado paralelo, diga-se. Sendo derrotado, o Leão ficará a 11 pontos da Raposa e terá 10 a menos que o Atlético Mineiro, que será o último a escapar, isso tudo depois faltando 9 pontos por disputar. Assim, tanto faz se amanhã o Galo ganhar, perder ou empatar contra o Coritiba. Imagine a carga de tensão e angústia na Ressacada esta noite?

Fora isso, não bastará para Fluminense, Botafogo e quem vencer de Figueirense ou Flamengo fazer suas partes. É preciso ser Ceará e Palmeiras desde criancinha e rezar a todos os deuses, santos e sabe lá Deus mais o quê para Corinthians e Vasco perderem, embora eu tenha minhas dúvidas devido às entregadas de rapadura do Vozão para o Santos e do Verdão para o Grêmio no último domingo.

Por outro lado, Atlético Goianiense, Bahia e Palmeiras tirarão de vez o peso das costas já neste meio de semana se ganharem, respectivamente, de Santos, Internacional e Vasco, além do Ceará perder e do Atlético Paranaense perder ou empatar com o São Paulo. Acontecendo tudo isso, goianos, baianos e paulistas terão 10 pontos a mais que o primeiro "rebaixável", depois faltando 9 por disputar.

Vamos à apresentação das partidas e ao que cada time precisa para se dar bem nesta 35ª rodada do Campeonato Brasileiro:

Ceará (17°, 35) x Corinthians (1°, 61) - Vozão deixará os quatro últimos com vitória somada a derrota do Cruzeiro. Timão continuará líder se vencer.

Palmeiras (14°, 42) x Vasco (2°, 61) - Verdão garantirá presença na Série A em 2012 com vitória somada a derrota do Ceará e tropeço do Atlético Paranaense. Cruzmaltino será líder com vitória somada a tropeço do Corinthians.

Fluminense (3°, 56) x Grêmio (11°, 47) - Fluzão estará a 2 pontos da liderança com vitória somada a derrotas de Corinthians e Vasco. Imortal ficará a 5 pontos da quinta posição com vitória somada a derrotas de Botafogo e Flamengo, mais tropeço do São Paulo.

Flamengo (6°, 55) x Figueirense (4°, 56) - Mengão ficará a 3 pontos da liderança e Furacão do Estreito a 2 pontos, nos dois casos com vitória somada a derrotas de Corinthians e Vasco.

América Mineiro (19°, 31) x Botafogo (5°, 55) - Coelho ficará a 3 pontos de sair da zona de rebaixamento com vitória somada a derrota do Cruzeiro e tropeço do Ceará. Fogão estará a 3 pontos do primeiro lugar com vitória somada a derrotas de Corinthians e Vasco.

Atlético Paranaense (18°, 34) x São Paulo (7°, 53) - Furacão precisa vencer e torcer por tropeço do Ceará e derrota do Cruzeiro para empatar em pontos com os mineiros, que ainda escapariam por uma vitória a mais. Tricolor voltará ao G5 com vitória somada a derrota do Botafogo e tropeço do Flamengo.

Santos (8°, 51) x Atlético Goianiense (12°, 42) - Dragão tem a mesma situação ilustrada mais acima para o Palmeiras.

Atlético Mineiro (15°, 39) x Coritiba (9°, 51) - Galo abrirá 7 pontos de frente para a turma do descenso com vitória somada a derrota do Ceará e tropeço do Atlético Paranaense. Coxa ficará a 1 ponto do G5 com vitória somada a derrotas de Botafogo e Flamengo, mais tropeço do São Paulo.

Internacional (10°, 51) x Bahia (13°, 42) - Colorado tem a mesma situação ilustrada acima para o Coritiba. Tricolor tem a mesma ilustrada mais acima para Palmeiras e Atlético Goianiense.

Avaí (20°, 29) x Cruzeiro (16°, 37) - Leão terá 5 pontos a menos que os mineiros com vitória somada a tropeço do Ceará. Raposa abrirá 5 pontos de vantagem com vitória somada a derrota do Ceará e tropeço do Atlético Paranaense.

Agora, aos palpites: Ceará 1 x 2 Corinthians, Palmeiras 1 x 2 Vasco, Fluminense 1 x 0 Grêmio, Flamengo 2 x 3 Figueirense, América 1 x 0 Botafogo, Atlético Paranaense 2 x 1 São Paulo, Santos 2 x 0 Atlético Goianiense, Atlético Mineiro 2 x 2 Coritiba, Internacional 1 x 1 Bahia e Avaí 0 x 2 Cruzeiro.

Série C com final encaminhada

Penúltima rodada do Grupo E acontece logo mais, com Paysandu x Luverdense e CRB x América de Natal. Nada será matematicamente resolvido ainda hoje em termos de último acesso para a Série B de 2012, mas poderá ser confirmado o CRB como adversário do Joinville na finalíssima com um simples empate. Trocando em miúdos: é Alagoas versus Santa Catarina na decisão.

Definida a parada da Eurocopa

O marcador de 6 x 2 sugere uma partida tranquila para Portugal sobre a Bósnia. Pior que não foi. Até os 25 minutos do segundo tempo, os lusitanos nunca conseguiram uma folga tranquilíssima no escore. Abriram 2 x 0 com direito a um do Cristiano Ronaldo e uma pintura do Nani, aí os bósnios diminuíram para 2 x 1, os portugueses chegaram ao 3 x 1 com Cristiano Ronaldo driblando o goleiro para festejar e a Bósnia diminuiu outra vez, aí para 3 x 2. Nos 20 minutos finais, sim, dois gols praticamente em sequência - um de Helder Postiga e outro de Miguel Veloso - resolveram a charada. Deu ainda para Postiga fazer outro e, aí sim, a dificuldade parecer ter sido facilidade.

Importante é que Portugal está qualificado para a Eurocopa de 2012 e, mais do que isso, temos garantida a participação de Cristiano Ronaldo. Chato? Mascarado? Se acha o "bonzão"? Fato! Mas joga muito e não seria legal ele de fora.

Também avançaram via repescagem República Tcheca, que ganhou de novo de Montenegro, além de Croácia e Irlanda, que empataram respectivamente com Turquia e Estônia, às quais tinham detonado com sobras na ida.

Sorteio dos quatro grupos será dia 2 do mês que vem. Logo ali, como diria Vannando Fernucci.

Alemães, ingleses e uruguaios por cima

Nos amistosos, grande destaque foi para a Alemanha, que esculachou a Holanda por 3 x 0. É a maior derrota dos holandeses desde os 4 x 1 sofridos contra a Inglaterra na Eurocopa de 1996. Já os chucruteiros de Moe Howard (cujo apelido é Joachim Low) marcaram no mínimo três gols em sete das oito últimas partidas disputadas. O encantamento com a seleção alemã é compreensível. Quem não gosta de bola na rede?

Inglaterra também fechou muito bem o ano de 2011 ao ganhar da Suécia e terminar com 6 vitórias e 3 empates. Última derrota foi para a França, amanhã completa exatamente 1 ano dela. Gareth Barry marcou o gol número 2 mil do English Team em jogos internacionais em todos os tempos.

E dizer o quê do Uruguai, que ontem folgou das Eliminatórias Sul-Americanas? Sem qualquer cerimônia, ganhou da Itália na casa dele com fatura única, mesmo sem Forlán e Suárez. A Celeste manda e desmanda na América do Sul este ano. É a diferença que faz a diferença: os uruguaios terminam o ano com uma vitória de repercussões mundiais sobre os italianos, briga de doberman contra rottweiller; já o Brasil encerrou 2011 superando o Egito...

Com a contribuição do Lionel

Por falar nas Eliminatórias, a Argentina deu das tripas coração para derrotar de virada a Colômbia, que foi para o intervalo com vantagem no último lance antes do referido, mas levou o empate no oportunismo de Messi após uma entregada generosa do goleiro e, a 6 minutos do fim, a virada no rebote aproveitado por Aguero. O resultado é o que mais deve ser celebrado pelos argentinos, pois a atuação ficou aquém do esperado. Venezuela aproveitou o bom momento e venceu mais uma, Bolívia foi derrubada. Chile e Equador, mandantes, venceram respectivamente Paraguai e Peru.

Após quatro rodadas, a classificação está assim (asterisco para quem jogou três vezes): com 7 pontos, Uruguai*, Argentina e Venezuela; com 6, Equador* e Chile; com 4, Colômbia* e Paraguai; com 3, Peru*; e com 1, Bolívia.

Parabéns pra você

No dia em que comemorou 116 anos, o Flamengo comemorou não apenas a ocasião, mas também o heptacampeonato carioca de basquete masculino, com 93 x 75 sobre o Tijuca, após 38 x 37 nos dois primeiros quartos. Me ocorreu algo relativo ao futebol: quantas outras vezes um clube grande, tipo o Flamengo, comemorou não digo uma vitória simples, mas uma vitória valendo título no dia do aniversário? Cabia pesquisar isso.

Partidaça na aldeia

A ACBF reverteu a desvantagem inicial ao marcar 4 x 3 no Santos e, agora, joga pelo empate no litoral paulista, terça-feira que vem, para ganhar a Liga Futsal. Chapa esquentou tanto que, ao zerar de cronômetro, Falcão tentou agredir o árbitro, tomou cartão vermelho e está fora da decisão. Santos precisa vencer no tempo normal para forçar a prorrogação, na qual o vencedor levará o caneco. Empatada a prorrogação, pênaltis resolverão tudo.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais literário do que ser original e lançar um livro sem título na capa, na qual cada um colocaria o título que bem entendesse: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Informação do PB: saída da Rádio Guaíba há alguns dias, onde era co-apresentadora do "Bom Dia" com Rogério Mendelski e fazia reportagens, além de ter rodado por outros programas, Helen Braun atuará em São Paulo em 2012, mais precisamente na Rádio BandNews FM, como apresentadora de um dos noticiários nacionais da emissora e também repórter. Baita aquisição da BandNews FM. Helen é ótima repórter, apresenta muito bem e tem uma voz encantadora. Vai ganhar o apreço da audiência da emissora não demora muito. E bom que ela estará na programação nacional, seus ouvintes aqui em Porto Alegre continuarão a acompanhá-la direto no radinho.

*Vídeo curioso para a audiência da coluna ver: tanto aqui quanto aqui (postados por cancunsa), vejam trechos do "RJ Notícias", jornal local da RedeTV! entre 19h40 e 20h, com apresentação de Tony Vendramini.

*Leio na Patrícia Kogut que o "RJTV" especial da operação na Rocinha marcou 9 pontos e 52% de participação no "Ipobre" do Grande Rio entre 6h e 9h30 do último domingo, contra 3 pontos da Record e 2 do SBT. O flash entre 12h50 e 13h50 rendeu 12 pontos e 32% de participação. No caso da manhã, o que contribuiu muito foi a Record demorar para entrar com seu plantão, somente às 8h30 pra valer - descontado o início entre 7h40 e 8h.

*Surpresa: de última hora, a Record atrasou o cinema de feriadão na Grande São Paulo e espichou o "Record Notícias" até 15h. Causa, motivo, razão ou circunstância: chuvarada filha da mãe em Sampa City na hora do almoço. Leio na Keila Jimenez que a boa audiência com as cenas do chuvarão causou a mudança de programação naquele momento. Por volta de 13h, quando estava sozinha mostrando o aguaceiro, a Record marcava 14 pontos, atrás dos 17 da Globo, mas à frente dos 11 do SBT. No total entre 12h e 15h, a Globo marcou 17 pontos, contra 11 de Record e SBT.

*Isto posto, ficou assim a grade da Record: em São Paulo, "Record Notícias" às 12h, "As Apimentadas" às 15h, "Um Salão do Barulho" às 16h30, "O Professor Aloprado" às 18h15, "Rebelde" às 19h45 e "Jornal da Record" às 20h30; no sinal nacional (parabólica e Sky), "Record Notícias" às 12h, "Arthur e os Minimoys" às 13h, "As Apimentadas" às 14h30, "Um Salão do Barulho" às 16h, "O Professor Aloprado" às 17h45, "Rebelde" às 19h15, "Direto da Redação" às 20h e "Jornal da Record" às 20h30. Como a faixa local das emissoras da rede foi mantida normalmente até 14h30, acabou que "Arthur e os Minimoys" ficou exclusivo do sinal nacional, mas fora do VHF e UHF.

*Notei essa por uma dica do seguidor twitteiro Rick Souza: Daysa Belini agora é efetiva da Record de São Paulo. Além de continuar por lá mesmo depois do fim dos Jogos Pan-Americanos, fazendo reportagens, sua foto não está mais na página do "Direto da Redação", noticiário que apresentava nos começos de manhã, no site da Record Brasília. Previsível. Há meses a linda Daysa é uma substituta recorrente na matriz, já tendo feito o paulistano "Record Notícias" e os nacionais "Tudo a Ver" e "Fala Brasil". Era questão de tempo a transferência definitiva.

*Leio no Alberto Pereira Jr. que uma apresentadora de um programa diário da Record costuma chegar à atração depois de seus colegas e passa boa parte do tempo, ao vivo, mexendo no celular. De quem ele estaria falando?

*Leio no Flávio Ricco que, se não houver alguma mudança muito em cima da hora - o que não se descarta - e realmente R. R. Soares e seu "Show da Fé" saírem do horário nobre da Bandeirantes, sabem o quê ocuparia a faixa das 21h? "24 Horas", o seriado do Jack Bauer, do qual a Band adquiriu todas das temporadas. Problema é o missionário cair fora. Se até hoje ele está ali, é porque o dindim da locação da faixa faz muita diferença no fim das contas.

*A saideira revoltada: você sabe que está no fundo do poço, romanticamente falando, quando nem sequer consegue convencer alguma amiga a topar uma saída para bate-papo e café no fim da tarde e lê nos sites especializados em "jornalismo fofoqueiro" que o carinha do Restart - vê bem: R-E-S-T-A-R-T - pegou a deusa Ellen Jabour durante o SWU. Agora, sim, me convenci que ficarei pra titia até o fim dos meus dias, lá pelos 115 ou 120 anos.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver me atirando do alto de um arranha-céu por não ter mais motivo para viver depois dessa (hahahaha).

Bela do Dia: Jamile Moreira

Jamile Moreira, representante do Avaí no concurso Gata do Brasileirão do UOL Esporte. Já que abri a coluna falando uma perspectiva ruim do time, salvo a lavoura azurra com uma moça muito atraente como esta, que de rosto e sorriso me lembra um pouco a ex-apresentadora da RBS TV, Márcia Manfro.

Convivas

Antes de atendê-los, fica a saudação ao Valdir Espinosa, o experientíssimo e vencedor treinador, que é um divulgador das manchetes deste PB lá no Twitter. Ele tem um blog de análises táticas, que podem acessar aqui.

"Dagoberto não jogar contra o Atlético Paranaense na Arena é quase tão certo quanto Christiane Pelajo estar bela no 'Jornal da Globo'. Ou seja: nenhuma surpresa. Sobre a primeira vitória lá, é aquilo: tabus servem para serem quebrados. *** Desnecessário Juvenal Juvêncio fazer o São Paulo passar por isso por causa do seu terceiro mandato sub-júdice. Ele que passasse o poder para outro e ficasse como diretor de futebol, seria melhor que essa situação ridícula. *** A Seleção atua demais e mostra de menos, muito pelo desgaste de muitos jogos desnecessários e alguns jogadores que chegam muito facilmente ao time nacional, além do fato de não termos uma safra tão boa assim. Essa situação vem de longe e infelizmente tende a permanecer no mínimo até a Copa. Se o treinador que estiver no comando conseguir montar um time minimamente competitivo, poderemos ter alguma chance no torneio. Bom lembrar que Copa das Confederações não define nada, nem se o Brasil golear todo mundo e nem se perder na 1ª fase. Bom lembrar também que o Uruguai, melhor time hoje na América do Sul, estará presente. *** Você disse tudo sobre Kléber: bom jogador, mas muito sobrevalorizado e encrenqueiro. Está muito claro que ele quer ir para o Corinthians - ainda que a 'Timãopress' sempre aumente as 'façanhas' do presidente corinthiano, que já disse que ia contratar praticamente meio mundo e só trouxe Ronaldo e Adriano quando estavam sem clube. A grande contratação dele, pagando mesmo, foi Alex no meio desse ano. *** Diferente mesmo seria Jô Soares ser entrevistado pelo Jô Suado do 'Pânico', magistralmente feito pelo Carioca, que disse em uma entrevista para a Rolling Stone querer fazer isso um dia. *** Sugiro como 'Bela do Dia' Emmanuelle Vaugier, a Mia do 'Dois Homens e Meio'. Aliás, vi os dois primeiros episódios com Ashton Kutcher. Apesar de alguns momentos engraçados, como o funeral do Charlie, a série não é a mesma coisa sem o Sheen, sendo que não me surpreenderá se ele voltar depois dessa temporada, sendo tudo isso um golpe de marketing para o seriado." (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: consta dos noticiários de ontem que Kléber fechará mesmo com o Grêmio, só falta um OK do Cruzeiro para vir o anúncio oficial. A dúvida que fica agora é: quantos anos ele permanecerá? Duvido que ele complete os 5 anos pelos quais assinará. E segundo: Márvio Lúcio é gênio para fazer imitações e personificações.

"O problema do Palmeiras é parte técnica, comissão técnica ou a diretoria? O problema é grande e vem se agravando a cada dia que passa. Mesmo eu não sendo palmeirense, gostaria de ver o time em fase melhor que essa. *** Mais uma bola fora da Record. O que dizer dessa emissora novamente? Foi patético, coisa de donos rancorosos e problemáticos. Trágico. *** A rede fuso da Globo não costuma passar um seriado entre 'Sessão da Tarde' e 'Malhação'?" (Charles Tavares)
Primeiro: tudo. Segundo: se referindo à reportagem do "Domingo Espetacular". E terceiro: costumava. Agora não costuma mais.

"O nobre chegou a pensar a sério que Portugal não conseguiria passar pela Bósnia? Enquanto isso, a Celeste Olímpica mostrou mais uma vez sua força. *** Sobre o que disseste a respeito dos repórteres que querem aparecer mais do que a notícia, percebi isso de forma bem nítida na reportagem de ontem, da Renata Ribeiro, no 'Jornal da Globo'. A moça é um charme, mas não parece que ela mesma adora vir para a frente da câmera? Noutro dia mesmo improvisou um dueto com um sujeito que gostava de cantar ao volante. Acho que os repórteres passam da medida às vezes, parecendo até que eles são artistas ou celebridades. Claro, não são todos os que assim procedem. Rapidamente eu citaria dois 'operários' que privilegiam a notícia: Valmir Salaro e Sandra Passarinho. Mas eles são da antiga." (Clayton Moreira)
Primeiro: claro que eu achei que Portugal poderia não passar, e a própria partida de ontem ilustrou isso. E segundo: não encaixaria a reportagem de ontem nesta tese, amavelmente discordando. É que a Renata tem uma presença especial na tela, claro que soa diferente do habitual. Mas ontem, por exemplo, ela não "roubou a cena" dos personagens da matéria. Já no da cantoria no trânsito parado para aliviar o estresse ela se mostrou mais presente mesmo.

"Essa coisa 'Kléber vem pro Grêmio, não vem', sei lá, começou a ficar chata. Qual clube não gostaria de tê-lo? Se vier, ótimo; se não, o Grêmio busca outro nome e vai em frente. É uma engenharia muito complicada." (Daniel Dorneles Nunes)

"Não conheço, hoje, quem acompanhe os jogos da Seleção - mesmo os oficiais - com interesse. Muito diferente do que era há cerca de 20 anos, quando o pessoal torcia em amistoso como se fosse jogo de Copa do Mundo. Apenas uma pessoa no mundo gostou das atuações recentes da equipe: o próprio treinador Mano Menezes, que segue no cargo pelo menos até os Jogos Olímpicos. A situação anda tão feia que Galvão Bueno fez questão de externar sua insatisfação em rede nacional. *** Olha, acho que Kléber se queimou de vez no mundo do futebol. O clube que quiser contratá-lo certamente não terá nada a perder, pois as características desagregadoras do jogador são capazes de incendiar qualquer ambiente. Ter um interesse nele, ainda que mínimo, é uma temeridade, a meu ver. *** Moro na Zona Norte do Rio de Janeiro, ou seja, mais perto da antena do Sumaré. Aproveito pra esclarecer algo que quem mora fora do Rio geralmente desconhece: na capital fluminense não existe Zona Leste; apenas Zona Norte, Zona Sul, Centro e Zona Oeste - Barra da Tijuca e Jacarepaguá incluídos, embora muitos tratem os dois bairros como uma região à parte. Costumo dizer que a 'zona leste' do Rio de Janeiro é a Baía de Guanabara (risos)." (Daniel F. Silva)
Última referência dizendo respeito à Record News em UHF.

"Kléber e as confusões parecem inseparáveis. Tem estilo próprio e é um dos melhores atacantes do país. Por estes aspectos, o Grêmio fez uma grande contratação e o Palmeiras sofreu uma baixa enorme, dificilmente preenchida com a mesma qualidade. Porém, não é bem assim. Kléber é incontrolável, não segura suas emoções, detona quem e o que ele achar que deve ser detonado em público - geralmente nos momentos mais impróprios possíveis - e, além de tudo, é mal assessorado pelo Giuseppe Dioguardi, que claramente o 'manipula' em muitas atitudes fora de campo. Dentro das quatro linhas, ele sua a camisa e dá o sangue. Quando estava no Cruzeiro, não cansava de declarar seu 'amor' ao Palmeiras. Chegou uma proposta super vantajosa do Alviverde e ele veio pra São Paulo, apresentado com pompa e circunstância. Um ano depois, o Flamengo ofereceu um salário bem maior. A relação de amor com a torcida acabou ali por ele não saber lidar com esse tipo de coisa. Quis por que quis sair, mas como isso não aconteceu, arrumou todo tipo de confusão e claramente arruinou o ambiente no elenco e com a comissão técnica por ser um dos líderes do grupo, ficando atrás somente de Marcos, talvez. Daí em diante o Palmeiras caiu de rendimento e ele pouco jogou - e, quando esteve em campo, não marcou gols. Que isso sirva de lição a quem quiser contratar Kléber. O Grêmio resolveu apostar alto. Num primeiro momento, o retorno será ótimo. Os problemas costumam surgir depois. *** Confesso que nem me dei ao trabalho de ver esta reportagem polêmica da Record ou mesmo ler comentários sobre - exceto o seu -, pois não pactuo com tais ideias e prefiro manter-me afastado de tal assunto justamente para evitar maiores polêmicas, devido ao grau de complexidade do tema. Mas essa é apenas mais uma confusão que ela arruma. Muitas das vezes se preocupam mais em atacar seus concorrentes, como a Globo e demais instituições religiosas, principalmente a Igreja Católica, do que em fazer seu trabalho bem feito. Aliás, esse é um dos grandes erros da Record: misturar a religião com a emissora. Não haveria nenhum problema ambas serem de Edir Macedo, desde que não fossem tão ligadas. Acho que há espaço para tudo, desde que não se misture duas coisas tão distintas, e isso estamos sempre vendo nela." (Eduardo Pfals)

"O nível da arbitragem no Brasil realmente é fraquíssimo, pairando no ar dúvidas sobre o favorecimento desse ou daquele time, tanto na Série A como na Série B. De cada 10 erros, 9 favorecem os times do 'eixo do mal'. Os clubes fora do eixo sempre tem que fazer times muitos bons para passar por cima desses erros e chegar a algum lugar, vide meu Criciúma, que, além de ter um time limitadíssimo tecnicamente, foi garfado várias vezes na Série B, coincidência ou não, sempre contra times paulistas." (Fabiano Dias)

"Ninguém aí no RS fala nada da péssima campanha da dupla Gre-Nal, que, ao contrário de MG, tem estádios, e do sumiço do futebol no interior, limitado ao Caxias na Série C?" (Israel Martins)
Sim, a queixa por aqui com Grêmio e Internacional é frequente. E mesmo quando estava bem, o futebol do interior não era tão comentado aqui pela Capital e arredores. O grosso da conversa mesmo é Grêmio e Inter, sempre.

"Com Kléber indo para o Grêmio, eu garanto, mesmo não tendo nenhuma ligação com o Grêmio, que Felipão não será técnico do time gaúcho pelos próximos cinco anos, a não ser que daqui uns seis meses o compadre do Neto resolva largar tudo e se mandar para um outro clube, o que é bem provável." (Kléber Antônio Ferreira de Souza)

"A 'Academia Esportiva' não será mais atualizada? O mural de recados 'morreu' mesmo? *** Esse tal de 'Jornal Policial' do SBT foi mostrado para todas as praças sem programação local no horário? O tal do 'Polícia 24h', da Band, também só foca em São Paulo, não é? *** Não consegui bons resultados com as antenas internas que testei aqui. Os canais digitais picotam muito, tem que mexer na antena pra ajustar cada canal e mesmo não é certo de que o sinal não vá cair, só de se andar pela casa pode dar interferência no sinal. Os analógicos também não pegaram bem e precisa se ajustar para cada canal também. Talvez com uma antena interna melhor se consiga melhores resultados, mas com essas que testei a maioria dos canais VHF não pegou bem e, dos UHF, a Mix TV foi a que pegou melhor e a Record News vem logo atrás, só que ambas bem difíceis de assistir - e os outros UHF, na verdade, nem pegaram. E agora não estou muito longe das antenas, mas devem ter um ou outro obstáculo que devem dificultar a chegada do sinal. Com a antena externa é tranquilo de assistir uma boa parte dos canais disponíveis, tanto os VHF, quanto os UHF analógicos ou digitais." (Victor Faria)
Primeiro: "Academia" retomarei em 2012 e o mural acabou mesmo, só e-mail e Twitter já me ocupam bastante tempo. E segundo: sobre o "Jornal Policial", sim.

"'Tá Dando Onda' foi exibida na rede fuso da Globo na sexta-feira passada. A rede normal assistiu 'Confissões de uma Adolescente em Crise'. A explicação deve ser para mostrar um capítulo de 'Mulheres de Areia' mais espichado, já que na quinta, devido a Brasil x Gabão, a novela não foi exibida nesta região neste dia." (Weliton Torres Costa)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Completa 59 anos nesta quarta-feira Roberto de Carvalho, o eterno parceiro de Rita Lee na música e na vida. Por isso, eis aqui um ótimo momento deste duo campeão, em clipe exibido em 1987 no "Fantástico", da Globo, com direito a aparições de Raul Cortez, Tônia Carrero, Antônio Pedro e Denise Bandeira: "Pega Rapaz", que esteve na trilha da novela "Brega e Chique".

Antes do Arremate...

...registre-se os 25/20, 25/19 e 25/8 do Brasil sobre a Argentina na Copa do Mundo de vôlei feminino. Hoje elas ganharam por 3 x 0. Hoje, que não adianta mais nada!!! Unf... Arrematemos, antes que eu me estresse com as lindas (risos).

Arremate

Hope Solo caiu fora do "Dançando com as Estrelas" na semifinal.. Bom, pra mim ela é a campeã e ponto final.

"24 Horas" volta antes que tenhamos uma musa esportiva na "Dança dos Famosos" da Globo!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.