.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

12 de Novembro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 84
Velhas perguntas retomadas

Chegamos a mais uma rodada e à retomada da velha pergunta: quem será líder? Corinthians, Vasco, Fluminense e Botafogo estão na briga, e o Flamengo pode igualar em pontos os dianteiros. Lá embaixo, quais dois entre Ceará, Cruzeiro e Atlético Paranaense fecharão o fim de semana entre os quatro últimos? Eis a projeção matemática completa das dez partidas:

Fluminense (56) x América (28) - Tricolor, que jogará de luto pelo Super Ézio, será líder com vitória somada a tropeços de Corinthians e Vasco. Na pior hipótese, cairá para quinto lugar e ficará 5 pontos da distante da liderança. Coelho, vindo da "vitória do cala a boca" sobre o líder Corinthians, ficará a 4 pontos de sair da zona de risco com vitória somada a derrota do Ceará e tropeços de Cruzeiro e Atlético Paranaense. Na pior hipótese, terão 10 pontos a menos que o Ceará, último a escapar.

São Paulo (50) x Avaí (29) - Tricolor, que não vence há nove partidas, estará a 2 pontos da quinta posição com vitória somada a derrotas de Figueirense e Botafogo ou Flamengo. Na pior hipótese, ficará a 8 pontos da zona da Libertadores. Leão, desfalcado do suspenso William Batoré, encurtará para 3 pontos a distância para o 16° colocado com vitória somada a derrota do Ceará e tropeços de Cruzeiro e Atlético Paranaense. Na pior hipótese, terá 9 pontos a menos que o Ceará.

Figueirense (53) x Atlético Mineiro (39) - Furacão do Estreito, segunda melhor campanha do returno, regressará ao G5 com vitória somada a um tropeço entre Botafogo e Flamengo. Na pior hipótese, terá 5 pontos a menos que o quinto colocado. Galo, quarto melhor da metade segunda do campeonato, abrirá 7 pontos de distância do grupo de risco com vitória somada a derrotas de Cruzeiro e Atlético Paranaense. Na pior hipótese, ficará a 2 pontos da zona de risco.

Coritiba (48) x Flamengo (55) - Coxa, que venceu as últimas seis partidas em casa contra os rubro-negros, terá 4 pontos a menos do quinto colocado se vencerem e o Botafogo perder. Na pior hipótese, estará a 10 pontos do G5. Mengão, que pela última vez saiu vitorioso do Major em 1998, será co-líder, com terceira posição no geral, com vitória somada a derrotas de Corinthians e Vasco, mais tropeços de Fluminense e Botafogo. Na pior hipótese, sairá do G5 ao passar para sexto lugar.

Grêmio (46) x Palmeiras (41) - Tricolor, muito comentado nestes dias por tentar contratar um atacante do oponente deste fim de semana (Kléber), estará a 6 pontos do G5 com vitória somada a derrota de Botafogo ou Flamengo. Na pior hipótese, ficará a 12 pontos do quinto lugar. Verdão, há oito partidas sem saber o que é triunfar, livrará 10 pontos de frente para a zona de rebaixamento com vitória somada a derrotas de Cruzeiro e Atlético Paranaense. Na pior hipótese, terá apenas 4 pontos a mais que o primeiro rebaixado.

Corinthians (58) x Atlético Paranaense (34) - Timão, que perdeu Emerson Sheik no STJD e conseguiu efeito suspensivo para usá-lo amanhã, seguirá líder com vitória. Na pior hipótese, cairá para terceiro e ficará 1 ponto atrás da liderança. Furacão deixará os quatro últimos com vitória somada a derrota do Ceará e tropeço do Cruzeiro. Na pior hipótese, terá 4 pontos de distância para a 16ª posição.

Ceará (35) x Santos - Vozão, que obteve em casa sete de suas nove vitórias neste ano, seguirá fora dos quatro últimos com vitória. Na pior hipótese, retorna ao Z4 e estarão a 2 pontos da escapada. Peixe pensa apenas no Mundial e, livre do risco de descenso, usará reservas.

Cruzeiro (34) x Internacional (51) - Raposa, desfalcada do machucado Montillo, deixará a turma de baixo com vitória somada a tropeço do Ceará. Na pior hipótese, ficará a 4 pontos do último que se salva. Colorado, desfalcado do suspenso Leandro Damião, terá 1 ponto de distância do G5 com vitória somada a derrota de Botafogo ou Flamengo. Na pior hipótese, estará 7 pontos atrás do G5.

Vasco (58) x Botafogo (55) - Cruzmaltino, último time da Série A a sempre jogar duas vezes por semana por prosseguir na Sul-Americana, será líder com vitória somada a tropeço do Corinthians. Na pior hipótese, cairá para quarto e terá 1 ponto a menos que o primeiro. Glorioso, que contará com Loco Abreu em meio às duas partidas do Uruguai pelas Eliminatórias, será líder com vitória somada a derrota do Corinthians. Na pior hipótese, sairá do G5 e será sexto.

Atlético Goianiense (42) x Bahia (39) - Dragão, que perdeu as últimas três rodadas, se distanciará 9 pontos do grupo do descenso com vitória somada a derrotas de Cruzeiro e Atlético Paranaense. Na pior hipótese, estará 5 pontos acima do primeiro que cai. Tricolor, vindo do histórico 4 x 3 sobre o São Paulo, está na mesma melhor situação possível ilustrada mais acima para o Atlético Mineiro. Na pior hipótese, terá apenas 2 pontos de distância para a zona de risco.

Aos palpites: Fluminense 2 x 1 América Mineiro, São Paulo 0 x 1 Avaí, Figueirense 3 x 2 Atlético Mineiro, Coritiba 2 x 1 Flamengo, Grêmio 1 x 0 Palmeiras, Corinthians 2 x 1 Atlético Paranaense, Ceará 1 x 0 Santos, Cruzeiro 1 x 1 Internacional, Vasco 2 x 1 Botafogo e Atlético Goianiense 1 x 2 Bahia.

Série B com Macaca a perigo

Inacreditável, mas só o que falta é a Ponte Preta "dar os doces" na finaleira e entregar de bandeja uma vaga muito encaminhada para a Série A de 2012. Perdeu de virada para o Boa Esporte e, com vitórias de Bragantino e Vitória, conseguirá a proeza de ter apenas dois pontos acima da 5ª posição (mineiros serão Goiás e Criciúma desde criancinha). Perder este acesso seria um atestado de incompetência daqueles para traumatizar para sempre.

Enquanto isso, o Sport foi avassaladoramente demolidor no primeiro tempo ao quatrilhar o Americana, tanto que nada aconteceu na etapa segunda. Bom, nada a não ser uma patetada ridiculamente engraçadíssima de Léo Silva na pequena área, gol feito que nunca mais na vida ele terá chance de marcar. Pernambucanos voltaram ao G4 e hoje torcem fervorosamente por derrota do Bragantino e tropeço do Vitória - ou, se ele ganhar, que no máximo seja por dois gols de diferença ou por 3 x 0, pelo que expliquei na coluna de ontem do empate em pontos, vitórias, empates, derrotas, saldo, gols pró e gols contra, entrando em cena o critério dos confrontos diretos.

Já o Icasa fez a lógica ao vencer o Salgueiro no Cariri e deixou o São Caetano numa gelada. Considerando-se que o ASA, ante sua gente, derrote o Duque de Caxias, o Azulão só não será um dos quatro últimos se vencer o Náutico, que jogará por vitória ou empate para confirmar seu acesso à divisão principal no ano que vem.

Prossegue a Série C

O atrasado Grupo E continua amanhã seu returno com Luverdense x América de Natal. Vitória é obrigatória para os dois e um empate dará sobrevida ao Paysandu. Ontem à noite, a esquadra de Lucas do Rio Verde assegurou presença na Copa do Brasil de 2012 ao bater o Operário e ser tricampeã da Copa Mato Grosso.

Começa a final da Série D

Lamentavelmente sem a transmissão nacional de TV justificada para a bola rolar aos 10 minutos antes da 17ª badalada do BBB (Big Ben Brasília), começa amanhã a decisão entre Tupi e Santa Cruz. É pra encher o Municipal de Juiz de Fora!

Eurocopa sem Cristiano Ronaldo?

Portugal se complicou na caminhada rumo à Polônia e à Ucrânia. Empatou sem gols com a Bósnia na casa desta, o que concede ao oponente o benefício de classificar com qualquer empate com gols na próxima terça. Os lusos só avançarão com vitória, que seja por "meio a zero". Imagina a angústia da torcida lusitana. Ao menos eles ainda tem uma esperança, diferentemente de Turquia, que levou 3 gols, e Estônia, que tomou 4, ambas mandantes contra respectivamente Croácia e Irlanda, duas seleções que colocaram uma mão e quatro dedos da outra na vaga. República Tcheca fez 2 x 0 sobre Montenegro e decidirá no país adversário.

Quatrilho nas Eliminatórias

Luis Suárez fez história nesta sexta-feira. Foram dele os quatro gols da histórica vitória do Uruguai sobre o Chile. Histórica pois o atacante se tornou o primeiro não-brasileiro a marcar quatro vezes em uma só partida das Eliminatórias Sul-Americanas, feito atingido antes por Zico (contra a Bolívia em 1977), Careca (contra a Venezuela em 1989) e Romário (contra a Venezuela em 2000). Mas o recordista de gols em um só jogo neste torneio é o chileno Ivan Zamorano, que fez cinco na Venezuela em 1997. Tempos duros dos venezuelanos, tempos de "saco de pancadas". Bem diferentes dos atuais, onde arrancam empate da Colômbia fora de casa, assim foi ontem à noite.

Paraguai venceu mais uma, Equador foi o derrubado. Mas e a Argentina, hã? King Kong sem precedentes empatar em seus domínios com a Bolívia - e com Messi em campo e tudo! Impressionante.

Chineses fora da Copa

Jogando no Qatar pois no próprio país não foi possível devido aos graves e conhecidíssimos conflitos ali ocorridos desde mil novecentos e guaraná de rolha, o Iraque do Zico venceu a China pelo Grupo A das Eliminatórias Asiáticas. Com isso, os chineses estão eliminados antecipadamente da competição. Que dureza, faltam dois anos e meio para a Copa do Mundo e os caras já sabem que não se farão presentes.

Atenção, Santos e Barcelona

Sai hoje o penúltimo classificado para o Mundial de Clubes, quando o tunisiano Espérance e o marroquino Wydad Casablanca decidirem na Tunísia a Liga dos Campeões da África. Primeiro jogo, no Marrocos, não teve nenhum gol. Depois desta final, faltará sair apenas o campeão do Japão para fecharmos todos os participantes.

Curtinhas

*Leio no Lauro Jardim que recém agora, quase um ano após o retorno ao Brasil, Ronaldinho Gaúcho fechou um contrato publicitário à altura da "grife" que carrega: com a Coca-Cola até a Copa de 2014. Mesmo assim, isso mostra um sinal dos tempos, pois antes da Copa de 2006 havia nove empresas apostando na imagem dele.

*Leio na Folha de S.Paulo que a CBF atendeu ao pedido da Portuguesa para levantar o troféu de campeã da Série B antes da festa de encerramento do Campeonato Brasileiro e sim para a torcida, no próprio Canindé. Então, assim será no sábado que vem, contra o Duque de Caxias. Muito correto isso. Tremenda bobagem não deixar uma imagem sempre esperada como esta ficar para um evento restrito a poucos.

*Cinco jogadores já rescindiram contrato com o Guarani devido ao atraso salarial de quatro meses: Chiquinho, Mika, Aislan, Felipe Adão e Raphael Aguiar. Olha, é só porque tem gente mais "disposta" a cair, pois isso que ocorre no Bugre é coisa de rebaixado.

*Secretário da Copa de 2014 em Belo Horizonte, Sérgio Barroso, disse que o Independência terá obras concluídas no mês que vem e será reinaugurado na segunda metade de Fevereiro com uma partida da Seleção Brasileira. Por um lado, é uma reinauguração à altura - desde que contra um adversário decente, pelo santo nome de Deus. Por outro, a primeira metade do segundo mês de 2012 terá ainda Sete Lagoas como palco dos três grandes.

*Roger Federer atingiu nesta sexta-feira a marca de 800 vitórias na carreira ao fazer 6/3 e 7/5 em Juan Monaco, no Masters de Paris. É o sétimo jogador na Era Aberta, iniciada em 1968, a atingir tal marca pessoal. À frente dele, estão Stefan Edberg (806), Andre Agassi (870), John McEnroe (875), Guillermo Villas (919), Ivan Lendl (1.071) e Jimmy Connors (1.217). 2011 pode ser um ano ruim para o suíço, mas não é um ano sem vitórias.

*Atenção, litoral paulista e interior gaúcho: será nas próximas duas terças-feiras a decisão da Liga Futsal entre Santos e ACBF, ida no Centro Municipal de Eventos de Carlos Barbosa e volta na Arena Santos.

*25/23, 25/16 e 25/23. Assim, a Itália detonou o Brasil pela Copa do Mundo de vôlei feminino. Amanhã de manhã, as brasileiras encaram o Japão. Tô jogando a toalha, viu? Mas não chega a surpreender este marcador, pois as italianas foram aos 20 pontos, oito a mais que as comandadas do José Roberto Guimarães. Ainda bem que estiquei meu "sono a prestações" desta sexta-feira e não vi este jogo. Só me estressaria com ele.

Especial: cinquentões

Dois grandes atletas de suas modalidades completam 50 anos neste sábado e merecem um tópico à parte.

Um é do futebol: Enzo Francescoli, dos principais jogadores do futebol uruguaio nos anos 80 e 90. E isso que ele não chegou a brilhar em clubes do seu país, lá defendeu apenas o Montevideo Wanderers. Depois ele ficou três anos no River Plate e ganhou um Campeonato Argentino. Saiu para o Racing Club de Paris por três anos, trocando de centro na França para Marselha, onde jogou por um ano no Olympique e foi campeão nacional. Atuou por quatro anos na Itália, três no Cagliari e um no Torino, mas não ganhou títulos. "El Principe" regressou ao River Plate e ganhou mais quatro títulos argentinos e, principalmente, a Copa Libertadores de 1996 (que não foi em decisão contra o Grêmio pois o América de Cali o superou na semifinal) e a Supercopa de 1997 (sobre o São Paulo). Pela Celeste Olímpica, ganhou um Sul-Americano Sub-20 e três Copas América, nas quais o Brasil esteve presente. Em duas (1983 e 1995) foi nossa seleção a vencida pelos uruguaios, e na outra (1987) o árbitro do triunfo sobre o Chile foi Romualdo Arppi Filho.

A outra é da ginástica: Nadia Comaneci, a primeira detentora da perfeição na modalidade, com sete notas 10 na Olimpíada de Montreal, em 1976, que ao cabo e ao rabo renderam três medalhas de ouro (individual geral, trave e barras assimétricas, na qual saiu a primeira nota 10 da história dos esportes), uma de prata (por equipes) e uma de bronze (no solo). Ela tinha 14 anos nestes Jogos - detalhe: atualmente, 16 anos é a idade mínima para competir. Em Olimpíadas, foram nove medalhas, sendo cinco de ouro e bicampeã na trave de equilíbrio. Em Moscou 1980, ela foi ouro na trave e no solo e prata por equipes e no individual geral. Com 11 anos, se consagrou a mais jovem campeã nacional da Romênia. Além disso, ganhou quatro medalhas em Mundiais, sendo tricampeã mundial no individual geral. Um mito que provavelmente jamais será igualado, que dirá superado.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais concentrado do que se equilibrar em uma trave segurando um castelo de cartas sem deixá-lo cair em meio a rodopios, saltos e contorcionismos diversos: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*O facão tá passando geral na Folha de S.Paulo, lamentavelmente. Leio no Portal Imprensa que, até esta sexta-feira, foram demitidos jornalistas das editorias Cotidiano, Saúde, Esporte, Poder, Mercado, Fotografia, Ilustrada e Arte, além de gente das sucursais de Brasília e Rio de Janeiro, sem contar a extinção da sucursal de Cuiabá. Entre os profissionais postos na rua estão alguns que tinham mais de 20 anos no jornal. Triste com "TR" maiúsculo.

*Não durou muito tempo nas manhãs de sábado o "Encontros com o Professor", que a Rádio Gaúcha havia estreado há alguns meses e levava para o AM/FM as entrevistas promovidas por Ruy Carlos Ostermann há anos em eventos em teatros e locais de shows. Desde hoje, o "Super Sábado" de Wianey Carlet e da "noiva-mor" Gabrieli Chanas ganhou quase uma hora a mais e agora vai das 8h10 às 11h.

*Leio no Bastidores do Rádio que, apenas com músicas e boletins noticiosos há três meses, a Rádio Record de São Paulo agora tem alguns programas desde esta semana, mas não há maiores informações dos mesmos, que o ouvinte acompanha e sente que são programas "populares" apresentados por membros da Igreja Universal. Aliás, é na sede dela, na Av. João Dias, e não mais na Barra Funda, que agora funciona a Rádio Record.

*Leio no Flávio Ricco que José Luiz Datena teve uma reunião informal de quase duas horas com Diego Guebel, o argentino que agora dá as cartas no Jornalismo, no Esporte e no Artístico da TV Bandeirantes, e saiu com a melhor das impressões. Bom sinal... acho.

*Uma de RedeTV! via "guru": serão exibidas em duas edições do "Good News" no fim do ano as reportagens gravadas recentemente pela agora ex-apresentadora do "Leitura Dinâmica" da manhã, Cláudia Barthel, no Nepal.

*Leio no NaTelinha que o SBT informou a programação especial do feriado da próxima terça-feira: "Feriadão SBT" às 7h30, "As Visões da Raven" às 12h45, "Chaves" às 13h45, dois filmes em sequência ("Harry Potter e a Pedra Filosofal" às 14h15 e "Dennis, o Pimentinha, Ataca Novamente" às 17h) e - te prepara - "Jornal Policial" entre 18h45 e 19h45. Nome é bem esse mesmo: "Jornal Policial". Vira e mexe o Patrão recoloca algo assim na grade.

*Leio na Patrícia Kogut que na quinta-feira, entre 10h e 10h45, o "Bom Dia e Cia." venceu o "Bem Estar", da Globo, por 7 pontos a 6 na Grande São Paulo. A criançada faz a alegria das manhãs do SBT.

*A saideira: hoje será outro sábado com "Altas Horas" antes da meia-noite, mais precisamente às 23h30, logo após a "Zorra Total", e com apenas uma hora de duração devido à transmissão ao vivo do UFC e, depois deste, ter o festival musical SWU, direto do interior paulista. Isso é na grade normal da Globo. Na "grade fuso", o UFC será ao vivo logo depois da "Zorra Total" e, depois da luta do Cigano, aí sim o programa do Serginho Groismann.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, antes que o "Altas Horas" comece às 10 da noite - o que, no tempo dos nossos pais, representava as ditas altas horas.

Bela do Dia: Dani Calabresa

Dani Calabresa, humorista. Somente hoje trago ela a esta seção. Um dia friamente calculado: hoje ela completa 30 anos.

Convivas

"Um dia foi citado um assunto relacionado à Tríplice Coroa, que o Cruzeiro conquistou em 2003 e o Vasco pode conquistar esse ano. Esse termo se refere a quem ganha três títulos no ano, independendo de quais sejam? Se for assim, o São Paulo não conquistou uma em 2005, com Paulista, Libertadores e Mundial? *** Com a TV Clube indo pra Record, vira emissora própria ou ainda será afiliada? *** Essa fixação por dados e números eu tenho desde de pequeno. Gosto das coisas nos mínimos detalhes." (Charles Tavares)
Primeiro: sim. Segundo: não faço ideia. E terceiro: ah, meus sais...

"Enquanto a Seleção Brasileira põe no lixo o prestígio acumulado durante décadas, o Uruguai dá show contra o Chile e faz o que se espera de um grande time. Esse sim é o time! *** Li que Neymar estaria fugindo daquele biscoitinho chamado Daniela Carvalho igual o diabo foge da cruz. Teme que se repita com ele o que aconteceu com Alexandre Pato e a menina esteja atrás de uma gorda pensão? *** Talvez não tenham cancelado o 'Globo Rural' de ontem em respeito ao público fiel conquistado ao longo de três décadas. No interior, as pessoas se levantam cedo para assisti-lo antes de ir trabalhar. Assim sendo, a Globo acertou em levar ao ar pelo menos 10 minutos, até para justificar a presença da equipe no estúdio. *** Flávia Oliveira, bela escolha de ontem, é casada com Aydano André Motta, que faz parte da equipe de Ancelmo Gois em O Globo e é uma espécie de Eugênio Leal da televisão, pois sempre é cooptado pela Globo nos meses pré-carnaval devido ao seu conhecimento do assunto. Ele também ajuda a organizar todo ano o concurso 'Mulata do Gois', criação do Ancelmo." (Clayton Moreira)
Sortudíssimo o Aydano, subiu alguns degraus no meu conceito depois dessa.

"Em tempos de contrato milionário, tipo fábula, para Neymar continuar, surpreende o leilão da Vila Belmiro. Não falta dinheiro para o Santos manter Neymar e Ganso, investir, pagar bem os demais atletas e funcionários. O presidente Ribeiro trabalha forte pelo Peixe, exemplo para muitos clubes. Marcelo Teixeira teve longa gestão, nela aconteceram coisas boas e algumas ruins, mas empréstimo de sua faculdade para o Santos e o clube não pagar é difícil de acreditar. Pior: o estádio cogitado como garantia. Não é possível." (Daniel Dorneles Nunes)

"Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte do Super Ézio, que foi um marco pra nós que estamos na faixa dos 30 e crescemos assistindo às transmissões do Carioca na Band. Apesar de corintiano, era fã dele e, naquela época, sempre que eu jogava na linha - pois sou goleiro - e fazia um gol, eu gritava: 'E o gol! Gooooooooool, Super, Suuuuper Ézio!' Uma perda irreparável, com certeza." (Fernando Henrique Franca Gemignani)

"Lembro de Ézio fazendo dois gols na vitória do Galo sobre o Palmeiras no Brasileirão de 95. Não era um craque, mas marcava muitos gols e ficou consagrado pelo Januário de Oliveira." (Hugo Leonardo Souza Pinto)

"A Sony adotar a dublagem é bom. Detesto ver filme legendado. Há momentos em que a legenda é tirada muito rapidamente e isto ainda me impede de prestar exclusiva atenção ao filme. Brasileiro metido a besta é que vem com aquele papo de 'dublagem é um horror', 'bom é som original'. Bom? Só se for pra quem fala inglês fluentemente e não precisa ler. Como não falo, prefiro a dublagem. Consta que americanos e europeus também detestam ver filmes estrangeiros legendados. Já aqui, os 'intelectuais' de plantão fazem alarde, mas o mais importante é o fato de que, assim que adotam a dublagem, a audiência sobe. Quem tem razão sobre o que é melhor e mais prático? Os que se fazem de finos e puristas, mas nada entendem do inglês sem legenda a ponto de reclamarem todo dia por causa de falhas na legendagem, ou a grande maioria?" (Marcos Tony)

"Muita gente comemora Neymar ficar no Santos e ele dizer que fica no clube que ama. Mas que amor é esse, que custa 3 milhões de reais mensais? Sinceramente, salário de jogador de futebol de times grandes, ainda mais um valor exorbitante desses, é deboche para aqueles cidadãos que estudaram uma vida inteira para ser médicos, dentistas, advogados, contadores e engenheiros. Na maioria das vezes é duro ver uma pessoa praticamente analfabeta ganhar em um mês o que você leva anos para ganhar de remuneração. E depois os clubes não sabem por que quebram. Será que Ganso não irá querer equiparação salarial? E os demais jogadores? Tudo bem que Neymar é a estrela do time, merece ganhar mais que os outros, mas 3 milhões é demais. *** Como é emocionante ver que quase sempre nada está decidido. O Corinthians derrotava a ACBF por 3 x 2 até faltar 22 segundos pro fim, forçando a prorrogação. Mas a ACBF empata. 22 segundos em futsal é muito tempo. A 12 segundos do fim, o Corinthians faz 4 x 3. Prorrogação. 0 x 0 até 11 segundos pro final do 2° tempo e a ACBF faz 1 x 0. Será que o Corinthians aprontaria de novo e levaria aos pênaltis? Não deu. *** O Vélez sofreu demais por conta do sofrível segundo tempo. Quem viu o 1° tempo, em que fez 2 x 0 e controlou totalmente o adversário, não esperava o que foi o tempo complementar, com o empate do Independiente Santa Fé em 2 x 2 e, quando parecia que não ia dar, surge a penalidade que classifica o time argentino no sufoco. Pelo jeito sobrarão apenas times classificados à Libertadores nas semi-finais da Sul-Americana. *** Se é para atravessar o mundo e jogar numa coisa daquela que chamaram de gramado, venham jogar no interior do RS no inverno e em dia de chuva, que encontraremos estádios com gramados nas mesmas condições. Não dá para fazer avaliações técnicas sobre o jogo do Brasil, devido ao adversário de baixa qualidade e gramado de qualidade pior ainda. Mas até parece que a CBF quer saber disso. Com certeza o objetivo de cofre cheio foi atingido. Nem parece que somos o futebol 5 vezes campeão do mundo para se sujeitar a algo como isso." (Natanael Felipe Rhoden)

"A Copa do Brasil deveria ser no segundo semestre, com 64 participantes e todos oriundos dos Estados, sem necessidade de ranking. Se a CBF quer manter a Série D, que ao menos aumentem os participantes, pois 40 equipes dos 27 Estados é muito pouco. Merecia ao menos 64 clubes, como era a Série C. Esta tem formato interessante hoje, mas 20 equipes é pouco. Deveria ter ao menos 28 ou 32 equipes. Como farão em 2013, já que teoricamente a Copa das Confederações acontecerá no meio do Campeonato Brasileiro? Poderemos ter uma adaptação do calendário brasileiro ao europeu?" (Raider Lopes Martins)
De repente, por ser aqui no Brasil a Confederações, interrompam o Brasileirão no período dela.

"Dentre os possíveis candidatos ao título do Brasileirão, você destacaria mais alguém além de Corinthians e Vasco? E do pessoal que luta contra o rebaixamento, você considera América e Avaí já rebaixados? *** O povo está muito brando ao perdoar Hernanes como fez com Luís Pereira, Leonardo, Pelé e Ricardo Gomes, que agrediram adversários, mas continua crucificando Felipe Melo pelo mesmo motivo dos cinco. *** Será que não há ninguém neste Brasil que tenha gravado 'Chaves' e 'Chapolin' nos anos 80/90 para que possamos saber se esse possíveis episódios tenham realmente existido? *** Esse 'Hollywood in Concert 'que a Band anuncia num comercial sobre a temporada 91 seria o festival que foi adiado para 1992 devido ao Rock In Rio 2?" (Ricardo Haertel)
Primeiro: imprevisível, sinceramente. A cada rodada os prognósticos são derrubados pelas surpresas aprontadas pelos times. Segundo: encaminhados. Acho que o América não escapa, me surpreenderia demais se escapasse. Terceiro: se fosse para estes tais episódios existirem, alguém já teria publicado eles na Internet em algum momento. Se até hoje não vieram pra web, é porque não existem e talvez sejam "lendas de Internet" criadas por alguém que se espalharam ao longo dos anos. E quarto: não sei dizer.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Se vivo estivesse, João Nogueira completaria 70 anos neste sábado. Trago aqui um momento futebolístico do pai do Diogo: "Samba Rubro-Negro", feito logo após o tricampeonato carioca obtido em 1979 pelo Flamengo.

Antes do Arremate...

...prometo para a coluna deste domingo um "Raridade Rara" bem legal dedicado aos 20 anos da Globosat, que em 1991 revolucionou a TV paga do Brasil ao lançar inicialmente quatro canais: Top Sport, GNT (Globosat News Television), Multishow e Telecine. Foi o embrião do que futuramente se tornaria a maior programadora de canais do país. Enquanto isso, arrematemos.

Arremate

GP de Abu Dhabi neste fim de semana. Fácil adivinhar: Sebastian Vettel vai ganhar de novo.

"24 Horas" volta antes que saibamos quem fechará o pódio com o chucruteiro!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.