.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

11 de Novembro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 83
Preciso falar mais?

Um gol digno de pelada de fim de semana entre casados e solteiros marcado por Sandro, um gol "simplezinho, mas bonitinho" (como diria Fernando Vannucci) do Hernanes após perder um que seria uma pintura, um gramado em estado deplorável e que submeteu os jogadores ao risco de contusões sérias e, antes do primeiro trilar de apitante, um apagão que retardou o começo da peleja em 18 minutos. É preciso que eu fale algo mais de Gabão 0 x 2 Brasil? Ah, sim, é preciso. É preciso eu dedicar três letrinhas para nossa tão amada, querida, venerada, idolatrada e considerada Confederação Brasileira de Futebol: baaahhh!!!

Antepenúltima jornada da Bêzona

Sem dúvida esta 36ª rodada é a de projeção mais difícil em toda a Série B de 2011. Duas equipes podem subir matematicamente para a Série A, mas uma jogará fora contra um oponente prestes a ser "rebaixável" e outra será mandante contra um adversário que precisa vencer para seguir sonhando com o acesso. Além disso, caiu a maravilhosa coincidência de termos três jogos diretos entre seis duelistas pela quarta posição. Na zona de baixo, dois encontros diretos entre ameaçados de descenso, nos quais o empate pode deixá-los em situação ruim dependendo das circunstâncias, além de duas equipes que lutam diretamente contra o 17° lugar receberem em seus redutos dois rebaixados antecipados. Nisso tudo, a única partida sem rigorosamente um só motivador que "seje", como diria o analfabeto, é entre o rebaixado Vila Nova e a campeã Portuguesa. Se der 200 corajosos no Serra, é muito.

Eis a projeção matemática das nove partidas com efetivo valor hoje e amanhã:

São Caetano (44) x Náutico (62) - Paulistas ficarão 5 pontos acima dos rebaixados com vitória somada a derrota do ASA, mas será um deles com tropeço somado a vitórias de ASA e Icasa. Pernambucanos garantirão acesso com duas rodadas de antecipação vencendo, empatando ou até perdendo, neste caso desde que o Vitória não ganhe.

Ponte Preta (59) x Boa Esporte (50) - Paulistas assegurarão o acesso com duas rodadas de antecipação com vitória somada a tropeços de Americana e Bragantino ou Vitória. Mineiros ficarão a 2 pontos da quarta posição com vitória somada a derrota do Bragantino e tropeços de Vitória e Americana.

Bragantino (55) x Goiás (51) - Paulistas seguirão nos quatro primeiros com vitória, empate ou derrota (nos dois últimos casos, desde que o Vitória perca e o Americana empate). Goianos estão na mesma situação descrita acima para o Criciúma.

Vitória (54) x Criciúma (51) - Baianos entrarão no G4 com triunfo somado a tropeço do Bragantino ou empate somado a derrota dele. Catarinenses ficarão a 1 ponto do G4 com vitória somada a derrota do Bragantino e tropeço do Americana.

Sport (52) x Americana (53) - Tanto um quanto outro voltará ao G4 com vitória somada a derrota do Bragantino e tropeço do Vitória.

Barueri (47) x ABC (47) - Quem vencer garante manutenção na Série B desde que o ASA não vença. Quem perder ficará a dois pontos do G4 caso ASA, Icasa e São Caetano ganhem. Vitórias destes três deixarão paulistas e potiguares a 3 pontos do Z4 em caso de empate.

Paraná (46) x Guarani (46) - Vencedor seguirá na Série B desde que o ASA perca. Perdedor ficará a 1 ponto da turma de baixo caso os alagoanos vençam. Triunfos de ASA e Icasa, além de empate do São Caetano, deixarão paranaenses e paulistas a 2 pontos do rebaixamento se empatarem.

Icasa (43) x Salgueiro - Cearenses distanciarão 4 pontos da zona de risco com vitória somada a derrota do ASA, mas retornarão a ela com derrota somada a empate dos alagoanos.

ASA (42) x Duque de Caxias - Alagoanos deixarão a zona de risco com vitória somada a tropeço do Icasa ou empate somado a derrota cearense. Porém, ficará a 4 pontos de escapar (depois restando 6 por disputar) com derrota somada a vitórias de Icasa e São Caetano.

Aos palpites: São Caetano 1 x 2 Náutico, Ponte Preta 2 x 1 Boa Esporte, Bragantino 2 x 3 Goiás, Vitória 4 x 1 Criciúma, Sport 3 x 1 Americana, Barueri 1 x 1 ABC, Paraná 0 x 0 Guarani, Icasa 1 x 0 Salgueiro, ASA 2 x 0 Duque de Caxias e Vila Nova 0 x 4 Portuguesa.

Já pensou?

Pode acontecer um empate curioso nesta rodada. Se o Sport derrotar o Americana por um gol de diferença e o Vitória empatar com o Criciúma (sendo o número de gols do Americana o mesmo dos empatados na Bahia, tipo 1 x 0 e 0 x 0, 2 x 1 e 1 x 1, 3 x 2 e 2 x 2 e assim por diante), os dois rubro-negros do Nordeste empatarão em 55 pontos, 15 vitórias, 10 empates, 11 derrotas e 11 gols de saldo por igualdade nos marcados e sofridos. Se o Bragantino perder, o Leão que entrará no G4 será o pernambucano devido ao próximo critério de desempate: o confronto direto. Nos jogos entre os nordestinos, um triunfo de cada e os baianos perdem no saldo por 4 a 2.

Copa Feminina do Brasil

Foz/Cataratas é o adversário do Vitória de Pernambuco na finalíssima. Na volta da semifinal, precisou de 7 x 6 nos pênaltis para superar o maranhense Viana, após "oxo" nos 90 minutos. Decisão será nas próximas duas quintas-feiras, ida em Pernambuco e volta no Paraná.

Copa Sul-Americana

Não foi apenas o Vasco na quarta-feira; também o Vélez Sarsfield nesta quinta-feira emocionou em sua classificação para a semifinal. Em 19 minutos, os argentinos abriram vantagem de dois gols. Tudo tranquilo, certo? Errado. Ela não foi ampliada e, na volta do intervalo, o Independiente Santa Fé conseguiu a igualdade. O 2 x 2 classificava os colombianos, que em casa empataram por 1 x 1. Mas aos 46 do segundo tempo veio um tiro livre a 11 passos da marca fatal e o Vélez chegou a um 3 x 2 sensacional. Agora é saber na semana que vem quem Vasco e Vélez pegarão na semifinal. Tudo depende do Arsenal de Sarandí. Se reverter em pleno Chile a desvantagem de 2 x 1 para a Universidad, teremos confronto argentino; avançando La U, ela é quem o Vasco enfrentará, com o Vélez cruzando com o ganhador de Libertad e LDU, que no Equador venceu por 1 x 0.

Eliminatórias da Copa de 2014

Terceira rodada é toda nesta sexta-feira. Cá entre nós: que saco essa padronização ao calendário da FIFA. Aliás, F de FIFA é F de fanfarrona. Colocam as partidas às sextas e às terças, privando da bola rolando o dia mais nobre do futebol, que é o domingo, além de praticamente nada sobrar para o sábado. Ninguém merece... Bom, esta noite teremos Argentina x Bolívia, Uruguai x Chile, Paraguai x Equador e Colômbia x Venezuela.

Eurocopa 2012

Começa no fim da tarde, pelo nosso horário, a repescagem que definirá os últimos quatro países presentes ao torneio. Jogos de ida tem Bósnia x Portugal, Turquia x Croácia, República Tcheca x Montenegro e Estônia x Irlanda. A volta é na próxima terça-feira. Importante: há saldo qualificado. Se houver empate geral, rola a prorrogação. Não saindo vencedor, pênaltis definirão quem jogará na Polônia e na Ucrânia no ano que vem.

Curtinhas

*CBF confirmou o clássico Palmeiras x São Paulo do dia 27 para Barueri. As alas palmeirense e são-paulina da audiência gostaram?

*Leio na Mônica Bergamo que a Vila Belmiro é oferecida em um site de leilões judiciais eletrônicos por 106 milhas de "dilmas". Pregão começará no dia 29 e vai até 2/12, sendo determinado para pagar uma dívida iniciada na gestão do ex-presidente do Santos, Marcelo Teixeira, que tomou um empréstimo bancário para o clube com aval da Associação Educacional Santa Cecília, que agora cobra do clube a dívida não paga. Advogado do Peixe, Gustavo Ribeiro Xisto, confirmou o dito por Teixeira sobre uma negociação de acordo para evitar o leilão, contra o qual o clube ingressou com medida cautelar no Superior Tribunal de Justiça. Considerações?

*Coritiba terá uma única candidatura à sucessão de Jair Cirino na presidência: a do atual vice, Vilson Ribeiro de Andrade. O bom 2011 do Coxa deu respaldo à situação para permanecer.

*ABC x Americana, na última rodada da Série B, que os potiguares não jogarão na Frasqueira por cumprir perda de mando de campo, foi confirmado para o Mundão do Arruda, no Recife.

*Icasa, que não terá mais Arnaldo Lira após esta Série B, já confirmou seu técnico para 2012: Oliveira Lopes, que liderou o Guarany de Sobral na Série C deste ano e no título da Série D em 2010. Oliveira está no Moto Clube.

*Faltando definir o outro finalista, a decisão da Série C já tem mandos confirmados: Joinville começará fora de casa e decidirá em sua Arena.

*Saiu o Catarinense de 2012. Dois turnos distintos com pontos corridos, o campeão de cada um indo para a semifinal com os dois melhores índices técnicos e, sendo o mesmo vencedor dos dois turnos, indo três por índice. Que bobagem isso para forçar uma finalíssima... A primeira rodada, dia 22/1, terá Chapecoense x Avaí, Figueirense x Marcílio Dias, Atlético de Ibirama x Criciúma, Joinville x 2° da Divisão Especial e Metropolitano x Brusque.

*Outros destaques do primeiro turno: em 25/1, Avaí x Criciúma; em 29/1, Joinville x Figueirense; em 5/2, Chapecoense x Figueirense; em 8/2, Figueirense x Criciúma e Joinville x Chapecoense; em 12/2, Avaí x Figueirense e Criciúma x Joinville; em 18/2, Joinville x Avaí; e em 26/2, Criciúma x Chapecoense.

*Confirmado: a Copa do Nordeste voltará a ser disputada em 2013. Informação foi do presidente da Federação da Bahia, Ednaldo Rodrigues, em entrevista publicada no site da entidade. Torneio terá respaldo da CBF, que tentará qualificar seu campeão para a Copa Sul-Americana e, na pior das hipóteses, o levará para a Copa do Brasil. Times serão definidos pelos Estaduais de 2012, com três vagas para Bahia e Pernambuco, ficando duas para Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba. Os participantes do Nordestão entrarão apenas na segunda fase dos respectivos Estaduais, cuja primeira fase será simultânea ao regional. Acho que agora vai!

*Juan Sebastian Verón, que pendurará as chuteiras no mês que vem, confirmou em entrevista à Fox Sports que sucederá Carlos Bilardo como diretor das seleções nacionais da Argentina. Boa sorte para ele.

*FIFA anunciou que será em 24 de Abril o sorteio das chaves dos torneios de futebol nos Jogos Olímpicos de Londres. Seleção inglesa estreará dia 25/7 no feminino e dia 26/7 no masculino.

*Perda para a NBA: aos 83 anos, morreu Ed Macauley, o "Easy Ed", que jogou a liga entre 1949 e 1959 e foi o primeiro MVP dos Jogos das Estrelas, em 1951.

*Disputas poliesportivas em praças do interior do Brasil: ontem, foram abertos em Criciúma os Jogos Abertos de Santa Catarina; hoje, é a vez de começar em Mogi das Cruzes os Jogos Abertos do Interior de São Paulo.

*ACBF é a adversária do Santos na final da Liga Futsal. Levou 4 x 3 do Corinthians no tempo regulamentar, mas fez 1 x 0 na prorrogação. Depois de duas perdas, Falcão será campeão sobre a equipe gaúcha?

*Sufoco, angústia, aperto no coração. Isso tudo tem acontecido nestas partidas do Brasil pela Copa do Mundo de vôlei feminino. Nesta madrugada não foi diferente: 3 sets a 2 na enjoadíssima China (25/23, 25/27, 21/25, 25/20 e 17/15). Próximo jogo, à meia-noite (Brasília) de hoje para amanhã, será "apenas" contra a Itália. Cardíaco tem que passar longe destes jogos.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais angustiante do que ser empregado de uma empresa que começa a enxugar pessoal e você temer ser o próximo: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Justifico a abertura do tópico: leio no Portal Imprensa que, entre ontem e hoje, a Folha de S.Paulo cortará 10% dos funcionários de sua redação. Nesta quinta-feira, saíram profissionais da área administrativa e dos classificados, jornalistas das editorias Cotidiano, Saúde e Ilustrada, além de extinta a sucursal da Agência Folha em Cuiabá. Nunca é bom divulgar tal novidade.

*Desde quarta-feira, este Papo de Bola - o Site tem destacado a troca de TVs em Pernambuco, ontem à tarde confirmada pela Rede Record à reportagem do NaTelinha: a partir de 2012, sua exibidora neste Estado será a TV Clube, hoje exibidora da Bandeirantes, que voltará a ter como afiliada a Tribuna, hoje com a Record. Entidade incerta e não sabida passa mais uma dica muito interessante: a Rede Record queria adquirir 50% do Sistema Jornal do Comércio (TV Jornal, Jornal do Comércio, Rádio Jornal AM e Rádio JC/CBN FM), mas o empresário e proprietário do SJC, João Carlos Paes Mendonça, ofereceu apenas 50% da TV Jornal, que é afiliada do SBT. A direção da Record não topou e, por isso, fechou a aquisição de 50% da TV Clube. O mexe-mexe na terra de Náutico, Sport e Santa Cruz promete nestes dias de transição de um ano para outro.

*Vi essa por dica de forista do NaTelinha: a Record do Rio de Janeiro inverteu os horários do começo da noite. Antes às 20h (a exemplo dos demais jornais locais país afora), o "RJ Record" agora inicia às 19h, com "Rebelde" entrando às 19h30, mesmo horário da Grande São Paulo. Só não sei se esta mudança é exclusiva do "RJ Record" do Luiz Bacci ou se vale também no similar da Record Norte Fluminense, de Campos dos Goytacazes.

*Celso Freitas esteve ontem em Criciúma. O apresentador do "Jornal da Record", que é natural da terra do carvão, foi o anfitrião da cerimônia de abertura dos Jogos Abertos de Santa Catarina, realizada no Heriberto Hulse. Legal!

*Em cortesia da Patrícia Kogut, veem aqui Fátima Bernardes tietando e pegando autógrafo de Anderson Silva quando da presença dele na emissora para gravar o "Corujão do Esporte". Jornalista também tem suas idolatrias.

*Encerrado às 6h25 (Brasília), o vôlei feminino tirou espaço dos "Bom Dia" estaduais da Rede Globo nesta sexta-feira. É que, ao invés de cancelarem o "Globo Rural" e fazerem um "embromation" básico para os noticiários locais começarem pontualmente, colocaram o jornal da Ana Paula Campos entre 6h27 e 6h37. Resultado: "Bom Dia" estaduais com sete minutos a menos, pois o "Bom Dia Brasil" abriu pontualmente às 7h30. Nessas horas é que eu não gostaria de ser editor-chefe de noticiário de TV, tendo que mexer aqui, ali e acolá para retirar pautas em cima da hora. As últimas partidas do Brasil já tinham engolido minutos do "Globo Rural". Hoje, sobrou para os "Bom Dia".

*Sabe aquele quadro do "TV Fama" onde artistas e às vezes também jornalistas se transformam em outros artistas? Leio no Flávio Ricco que esta noite será a vez da Regina Volpato, que ficará sósia da Rainha Má, feita por Julia Roberts na nova versão cinematográfica de "Branca de Neve e os Sete Anões". Essa eu pago pra ver. Não consigo enxergar um pingo de maldade em tão docemente encantadora figura como La Volpato.

*Por falar nela, outra que leio no "guru": o último "Manhã Maior" ao vivo de 2011 será em 16/12, depois entrando programas gravados até 11/1/12, quando volta a exibição ao vivo. Taí um troço que eu detesto na televisão dos dias atuais: programas em horários "úteis" passando gravados. Que assim seja no dia de Natal ou no do Ano Novo eu até entendo, mas pra quê um mês de gravação? Custaria deixar um catatau de reportagens gravadas para abastecer este mês, mas deixar um ou dois jornalistas de reserva para apresentar o programa ao vivo neste ínterim? Isso vale também para outros como o "Hoje em Dia", da Record, e até mesmo pro "Mais Você", da Globo. Não é porque Ana Maria Braga é a dona do pedaço que este programa não pudesse ser apresentado por algum repórter ou outro apresentador, sei lá. Só não curto é isso de rigorosamente tudo gravado. Algo ao vivo tem que ter. Sempre.

*Senão, chegará ao ponto daquele King Kong tremendo de "Mais Você" todo gravado no dia da explosão do restaurante no Rio de Janeiro, com as reportagens alegrinhas da Ana Maria e do Louro José tomando espaço que, se fosse ao vivo o programa, seria destinado à cobertura jornalística de um fato urgente e forte. É pensando em algo assim que abomino programas totalmente gravados em faixas da manhã, da tarde e mesmo início da noite.

*Leio no Ricardo Feltrin que 2012 terá mais um canal pago aderindo à dublagem 10 x 0 legendagem e som original: o Sony. 38º canal no "Ipobre" dos pagos, com 0,12 ponto e 0,28% de participação nas oito principais praças do Painel Nacional de Televisão, perde para Discovery, Telecine Pipoca, MTV e até Rede Vida (wow!!!). Os novos seriados de 2012 já entrarão no ar dublados, assim como toda a faixa entre 18h e 0h, e até o fim do ano que vem toda a programação estará dublada. Um motivador para a Sony adotar tal expediente é o ocorrido com a Fox, que adotou dublagem total de seus produtos e subiu para 12º lugar, com quatro vezes mais audiência.

*Apenas uma questão de ordem muito importante: a Fox agrada gregos e troianos pois oferece opção de som e de ter legendas ou não. Todos os canais pagos (e os abertos nas operadoras pagas) deveriam fazer o mesmo.

*Leio no Lauro Jardim que, se regularizados em tempo os direitos conexos aos quais artistas e técnicos participantes tem direito de receber pela nova exibição, a substituta de "Roque Santeiro" em Abril de 2012 no Viva será "Dancin' Days". Taí um retorno que, diferentemente de "Roque" (que não causa tanta repercussão pelas várias reprises na Globo nas últimas duas décadas), causaria enorme impacto.

*A saideira é com "Momento Raridade Rara". Nesta sexta-feira, completa 71 anos o conterrâneo Alexandre Garcia, apresentador do "DFTV" da Globo Brasília, plantonista de sábado do "Jornal Nacional" e colunista de diversas emissoras de rádio pelo Brasil. Lembram daquelas crônicas divertidas que ele fazia sobre a politicagem de Brasília? Isso lá pelos idos do inicinho dos anos 1990? Relembre aqui uma delas (postada por rubinhonova).

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver com a Globo Brasília ao telefone para pedir ao Alexandre que reedite este quadro muito bom.

Bela do Dia: Flávia Oliveira

Flávia Oliveira, comentarista de economia do "Bom Dia Rio" da TV Globo, do "Estúdio i" da Globo News e do jornal O Globo. Esta imagem é de hoje de manhã, do Twitter da Ana Luiza Guimarães. Coloca a Flávia em rede nacional urgentemente, Globo! Uma beleza como esta fará até o menos atento ao "economês" se interessar pelo assunto. E outra: enxergo mal ou não acham que Flávia lembra um pouco a atriz Isabel Fillardis?

Convivas

"O Vasco mostrou porque é o melhor time do Brasil nesta temporada, tendo garra e determinação de um time que não vive de uma só estrela, apesar da ótima noite do Dedé. *** Do jeito que as coisas estão, será que a seleção feminina do vôlei corre grandes riscos de não ir à Olimpíada de Londres? *** Por que emissoras como SBT e Record, que possuem boa audiência no início dos dias, perdem ao passar do tempo pra Globo? *** Até que enfim a Record fez algo original dela com a programação do feriado em dobro." (Charles Tavares)
Primeiro: não necessariamente. Se não der para ir via Copa do Mundo, depois tem o pré-olímpico da América do Sul. E segundo: não faço a mínima ideia. Aliás, tu tens uma espécie de fixação com números de audiência da televisão, troço impressionante (risos). Tu tinhas que entrar no fórum do NaTelinha, te acharias bem demais por lá.

"Creio que ontem o prestígio da Seleção Brasileira chegou ao fundo do poço. Salvo engano, ela jamais havia atuado em pistas de motocross. E o que dizer do adversário primário que arrumaram? Ouso dizer que teria sido mais proveitoso desafiar um combinado Flamengo e Corinthians em São Januário do que pagar aquele mico de ontem. Ganhar apenas de 2? *** Numa autêntica pelada de casados e solteiros, o Vasco conseguiu a classificação. Deixando de lado a euforia que tomou conta da imprensa com relação a esse time, é o caso de se perguntar se ele teria logrado tamanho sucesso se fosse enfrentar uma equipe de verdade. A derrota para o Santos, três dias antes, meio que responde essa pergunta." (Clayton Moreira)

"Tanto o adversário da outra fase quanto o de anteontem eram muito fracos. Não é o Vasco que é isso tudo. Convenhamos: um time que podia perder de 4 a 2 - ganhando de 2 a 1 - que avançaria e abre as pernas pra tomar 4 gols em 40 minutos não é um time sério e muito menos respeitável." (Marcos Tony)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Som dos anos 80 que ouvi esta manhã no rádio e achei legal trazer. Se eu falar no grupo Styx, povo vai lembrar da bela "Babe", tema da novela "Água Viva". Mas essa aqui também vale o ingresso: "Mr. Roboto".

Arremate

Só não digo que fizeram uma várzea com a Seleção pois a várzea tem campos muito melhores que aquilo.

"24 Horas" volta antes do próximo atentado com a instituição Seleção Brasileira!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.