.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

3 de Novembro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 75
Tem que virar para classificar

Conhecido como o "time da virada", o Vasco uma vez mais terá de fazer jus ao apelido quarta que vem, se quiser a semifinal da Copa Sul-Americana. Tudo porque, uma vez mais, negou fogo na casa do adversário. Somando todas as participações neste torneio, ontem foram completadas 9 partidas como visitante. O retrospecto é horripilante: 8 derrotas e apenas 1 vitória (em Curitiba, sobre o Atlético Paranaense, em 2007). Logo, independentemente de ter começado com poucos titulares, como estranhar os 2 x 0 aplicados pelo Universitário?

Ruidíaz (autor do primeiro gol), Rainer Torres (cavador do pênalti do primeiro gol, pois não foi tocado por Felipe Bastos a ponto de ser derrubado como fingiu ter sido), Fano (autor do segundo gol, em condição legal), Vitti e Flores produziram os melhores momentos da equipe peruana, não aumentando o escore por más batidas em gol ou, quando a finalização foi boa, Nilton salvar providencialmente em cima da linha. Os cariocas tiveram, a rigor, somente duas ações efetivamente perigosas, ambas na etapa final: a falta batida pelo Bernardo que balançou a rede por trás e o chute do Alecsandro à esquerda do gol.

Queda justíssima do Vasco, encerrando mal um dia já iniciado com tristeza pelo enterro do massagista "Pai" Santana. Cabe agora reagir na Colina igual foi contra o Aurora - isto é: rigorosamente igual não (na exagerada quantidade de gols) e sim o suficiente para avançar nos 90 minutos -, ser semifinalista da Sul-A, ainda sonhar com a viável Tríplice Coroa e, atuando em sua cancha, homenagear a figura marcante que nos deixou anteontem.

Galos bem na foto

Finalmente o atrasadíssimo Grupo E da Série C voltou a caminhar, com a estreia do Luverdense. Estreia ruim, pois perdeu pela contagem mínima para o CRB, que só não voltará para a Série B em 2012 se não quiser. Completados quatro jogos, ganhou 10 dos 12 pontos disputados. Ajuda muito saber que o Paysandu tem apenas 3 pontos ganhos de 9 disputados e o América de Natal 1 ganho de 6 jogados. O Galo vai subir, dificilmente assim não será.

Um Galo que já subiu e agora quer um caneco para sorrir ainda mais é o Tupi, que, com todo o respeito ao Oeste, já considero finalista da Série D direto na ida após aplicar 3 x 0 em Itápolis. Paulistas só irão para a decisão contra o Santa Cruz se marcarem quatro ou mais de diferença em Juiz de Fora. Mais fácil a bela Érica Salazar largar a TV Panorama e se mudar de mala e cuia aqui para Porto Alegre só para residirmos na mesma cidade e tomarmos bons cafés com bate-papo todas as semanas do que o Rubrão reverter tal desvantagem. Será uma decisão bem bacana entre o Galo Carijó de Juiz de Fora e o Tricolor Cobra Coral do Recife.

Dançando o vira no Gerland

Festa "quatrilhada" do Real Madrid na França: primeira vitória sobre o Lyon na França após três derrotas e um empate, classificação antecipada para as oitavas, único time 100% na UCL e dois gols do Cristiano Ronaldo, que completou 100 tentos em 105 partidas pelo clube. O gajo só não foi o maior artilheiro da quarta-feira pois Mario Gomez deu uma de Messi e trincou para o Bayern de Munique sobre a dobra de Fernandez para o Napoli.

Curtinhas

*Depois de América x Corinthians ser em Uberlândia, agora pode rolar América x Botafogo em Juiz de Fora. Agora virou bandalheira, na boa. Primeiro, enfrentar o Internacional em Campo Grande. Depois, o Corinthians em Uberlândia. Agora, rumores de Botafogo em Juiz de Fora. Escanteando tanto quem já lhe escanteia ao natural ao longo deste campeonato - a torcida -, o Coelho merecerá uma ausência prolongada da elite. É brabo!

*Basquete: começa esta noite a participação do Flamengo na Liga Sul-Americana Masculina. Jogando na Argentina, enfrentará o equatoriano U.T.E. Grande atrativo será Leandrinho Barbosa, que tem defendido o rubro-negro pois o Toronto Raptors e todos os outros times da NBA continuam parados (e sem perspectiva de retorno imediato) por conta do locaute.

*Fórmula 1: TV finlandesa MTV3 noticiou que daqui a dois fins de semana, quando do GP de Abu Dhabi, a Williams anunciará que Kimi Raikkonen será seu piloto em 2012, aquisição que estaria vinculada a um patrocínio milionário. "Heineken" sucederia Rubens Barrichello. Pastor Maldonado está assegurado pelo mesmo motivo que levaria à chegada do Kimi: patrocínio milionário. Que acham da troca?

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais automobilístico do que disputar corrida de ônibus na pista de atletismo de um grande estádio de futebol (???): "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Uma do Sul, mais especificamente de Santa Catarina, que só ontem eu soube: há pouco mais de três meses o "Patrola", programa jovem da RBS TV exibido nas manhãs de sábado, ganhou versão radiofônica semanal na Atlântida FM nas noites de quarta-feira, entre 20h e 21h. Os apresentadores são os mesmos da TV, Jordana Pires e Marquinhos Assmann, além de participar Helton Luiz, comunicador da própria Atlântida e repórter da edição catarinense do "Globo Esporte". Ontem, eles entrevistaram a colega Camille Reis, apresentadora do "Estúdio SC" nas noites de domingo, após o "Fantástico".

*O mesmo acontecer aqui no Rio Grande do Sul já não sei seria tão viável por um aspecto: dos três apresentadores do "Patrola", Rodaika e L. Potter também estão na Atlântida, sendo participantes do "Pretinho Básico" e ele também comunicador musical. Mas Ico Thomaz voltou ao rádio em outra FM do Grupo RBS, a Cidade, onde co-apresenta o "Tamo Junto" na hora do almoço.

*Duas do jornalismo da RedeTV! que leio no Flávio Ricco: o "Good News", apresentado nas noites de sábado por Anelise de Oliveira, dobrará a duração para 30 minutos a partir de 2012; e se chamará "Tema Quente" um novo programa de debates apresentado desde Brasília por Kennedy Alencar diariamente, no comecinho da noite, em data a confirmar.

*Cuidei ontem a Record no canal 7 da Sky e confirmou aquilo que falei ontem: acaba "Rebelde" por volta das 19h50 e, enquanto em todo o país (exceto Grande São Paulo) começam os "Praça Record", no sinal nacional da parabólica - o exibido nesta operadora - começa o "Direto da Redação", jornal apresentado por Patrícia Costa. Alguns registros: usa a versão anterior da abertura e não a atual de algumas edições regionais mostradas no início da manhã antes do "Praça no Ar"; Patrícia apresenta na bancada do "Fala Brasil"; não há GCs manchetando as reportagens igual é nos jornais locais; e este "Direto" noturno da parabólica é gravado.

*Falando na Patrícia, desde terça-feira ela tem feito o "Fala Brasil", e hoje foi com mais uma jornalista da Record que estava em Guadalajara voltou à normalidade: a musa do telão do Pan, Thalita Oliveira.

*Na coluna de ontem, destaquei o "dó-ré-mi" no fim do "Bom Dia Brasil", que exibiu uma reportagem da Renata Ribeiro sobre motoristas que cantam para aliviar o estresse no irritante trânsito de São Paulo. No fim, voltaram para Carla Vilhena e não só ela disse fazer o mesmo como ainda cantou um trecho da música que ouviu ao rumar para a TV Globo. Pois aqui está a "noiva do ano" cantarolando "Good Morning Starshine", de Oliver. Gostei muito.

*Leio no NaTelinha que o "Bem Estar", da Globo, foi bem preocupante de "Ipobre" em São Paulo na terça-feira, empatando no segundão com o "Hoje em Dia", da Record, em 5 pontos no período entre 10h e 10h45, cujo líder foi o "Bom Dia e Cia.", do SBT, com 7 pontos. Não acompanho com regularidade o "Bem Estar", admito, mas das vezes que vi achei um bom programa. Mas o público que tem as benditas maquininhas medidoras de audiência que regem os caminhos da televisão brasileira parece não pensar o mesmo.

*Leio no Lauro Jardim que entre o fim de Dezembro e início de Janeiro deve rolar uma nova conversa entre Bandeirantes e Rafinha Bastos para avaliar a situação das partes e decidir o que fazer. Ele não fazer qualquer menção no Twitter ao câncer do ex-presidente Lula seria uma mostra de aparentemente ele estar mais "domesticado". Leio no Flávio Ricco que, internamente, alguns setores importantes do "CQC" considerariam o "Rafinhagate" um caso liquidado, poucos ainda acreditando ou defendendo seu retorno, e o próprio humorista garantiria em conversas reservadas descartar qualquer possibilidade de volta. Então, parece que Rafinha caiu fora mesmo do "CQC".

*Leio no Alberto Pereira Jr. que Luciana Gimenez festejou seus 41 anos vestida de Barbarella, a sexy heroína futurista da década de 1960. Ó que não é qualquer uma que pode bancar tal personagem, tão maravilhosamente personificada por Jane Fonda em filme de 1968, que há bastante tempo não passa na televisão e sinto vontade de rever. O sex appeal da Jane há 43 anos não deve em nada ao de muitas musas dos dias atuais.

*Leio na Janaína Nunes que Amanda Françozo - que, para luto do macharedo, é noiva de um empresário (ãããããããããããããã!!!!) - é capa da revista Dieta Já deste mês. Aqui está uma amostra da formosura visual da apresentadora do "Estilo e Saúde", da Record News. Amanda é uma que Playboy e Sexy deveriam tentar de todas as maneiras que fosse capa. Renderia uma edição inesquecível, asseguro por A + B.

*Mudando completamente de assunto: a partir desta semana, a exibição noturna de "Chaves" e "Chapolin" no Cartoon Network de segunda a sexta passou a ser mais tarde, respectivamente às 22h e às 22h30, com o "Cine Cartoon" assumindo o horário das 20h. Aos sábados permanece o horário anterior, respectivamente 20h e 20h30.

*A saideira: nesta quinta-feira, se vivo estivesse, Charles Bronson completaria 90 anos. Fez vários filmes bons e muito bons, além de várias bombas. Mas foi uma figura que pegou um lugar especial na história do cinema.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver com desejo de matar... a fome na calada da noite.

Bela do Dia: Eliane Gonçalves

Eliane Gonçalves, apresentadora e repórter da RBS TV de Criciúma. Fazia tempos que eu tava para colocá-la nesta seção. Aí, vou pesquisar vídeos do novo comentarista da emissora, o ex-jogador Roberto Gaúcho, e vejo ela no "Jornal do Almoço" mais bonita ainda do que já é. Não deu para não contemplá-la hoje.

Convivas

"Você acredita que SC e RS podem ter suas páginas locais na Globo.com com a RBS TV?" (Brian Edward Henschel)
Em algum momento isso acontecerá, só não sei quando. E não sei também como ficará o ClicRBS a partir de então, já que isso resultaria em versões gaúcha e catarinense do G1 e do GloboEsporte.com, além de todo o farto conteúdo local da RBS TV (das afiliadas da Rede Globo que mais usa as faixas disponibilizadas para programas regionais) ser hospedado no Globo Vídeos.

"Neymar e Messi têm características comuns: jovens, grandes jogadores, sabem fazer gols e são as grandes estrelas de seus times. Os dois vivem grandes momentos, talvez Messi tenha apenas maior visibilidade. Sempre é assim: quando o Mundial se aproxima, já se projeta sul-americanos e europeus na final. A resposta para quem é melhor, Neymar ou Messi, pode vir na final do Mundial." (Daniel Dorneles Nunes)

"Esse ano teremos o Brasileiro Sub-20?" (Fernando Cesar)
Pior que eu não sei. Fui ver se tinha no site da Federação Gaúcha de Futebol algo referente a uma edição de 2011 e, salvo eu ter procurado mal e perdido algo, nada encontrei. Mas averiguarei isso.

"Pensava que não tinha Record na Sky porque ela não aparece como canal aberto no site da operadora. A imagem é boa? É melhor do que Warner?" (Marcos Tony)
Sim nas duas perguntas.

"Você já deve saber que o SBT exibiu em sua chamada para o feriado de ontem imagens do episódio inédito 'O Bilhete de Loteria', de 1974." (Ricardo Haertel)
Sim, eu soube. E também sei que lamentavelmente este episódio continua inédito, pois apenas usaram cenas dele no chamadão do "Feriadão SBT", mas o episódio mostrado às 13h45 foi o do radinho do Quico - ainda com o logo de "episódio perdido", embora tenha passado pela terceira ou quarta vez nos últimos dois meses e meio. Parece que o SBT faz coisas assim, como usar em chamadas cenas de episódios nunca mostrados ou não exibidos há um tantão de anos, apenas para judiar, maltratar e debochar dos fãs de "Chaves" e "Chapolin". Este ainda teve uma boa leva de histórias inéditas apresentadas em 2003, quase todas elas sendo a base do lote de episódios exibido atualmente às 13h15. Mas do "Chaves" não há inéditos desde 1992. Máximo que teve foi o retorno de alguns perdidos ao passar dos anos. Bah, vou acabar largando de mão a TV do Patrão qualquer hora dessas.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Em minhas buscas por boas rádios musicais na Internet, me liguei nos canais da Sky.fm por um post da Renata Capucci no Twitter, onde ela indicou o canal de jazz - que é muito bom. Vendo as opções, encontrei outros que caem demais no meu gosto, como um só do "american songbook" (os standards do tempo dos nossos avós, do tempo de dança de mãos dadas e bochechas coladas) e outro só de sons dos anos 80. Neste, tocou pouco antes do fecho desta edição uma que há tempos não pego nas rádios: curta aqui "Waiting For a Star To Fall", com Boy Meets Girl.

Arremate

E o João Dória Jr., que não demitiu ninguém no primeiro episódio do novo "Aprendiz"? Frouxo.

"24 Horas" volta antes, muito antes, de Roberto Justus reassumir o programa!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.