.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

2 de Novembro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 74
Enlutado Cruzmaltino com reservão na Sul-A

Com apenas três titulares (Fernando Prass, Fagner e Diego Souza), o Vasco começa a quarta-de-final da "Sul-A Miranda" no Peru, contra o Universitário, de luto pela passagem de Eduardo "Pai" Santana, 77 anos, considerado um dos precursores da massagem profissional no Brasil e que trabalhou na Colina por cinco décadas. Até para dedicar a alguém que por tanto tempo se dedicou ao clube, seria bom os vascaínos tentarem ganhar mesmo fora e com um básico de reservas - ou, na pior das hipóteses, empatar com gols ou perder por no máximo um de diferença para reverter em São Januário, até porque não é toda hora que surge no caminho um Aurora da vida.

Jogão na terra do carvão

Portuguesa não foi campeã da Série B já nesta terça-feira e ainda saiu no lucro ao arrancar um empate do Criciúma. Precisando da vitória para entrar no G4 e depois secar a concorrência no fim de semana, os catarinenses foram pra cima já a partir do primeiro trilar de apitante, abrindo os trabalhos aos 45 segundos. O primeiro tempo foi todo do Tigre, exceção a uma única boa chegada rubro-verde. 2 x 0 diria melhor a verdade dos 45 minutos iniciais. Os 45 finais começaram com os paulistas reagindo e arriscando mais, chegando à igualdade aos 20 minutos. Depois, os tricolores retomaram o comando do jogo e foram pressão pura, sufocando a "Barcelusa". O momento mais incrível foi a cabeçada de Adeílson na pequena área defendida de maneira espetacularmente portentosa por Everton. Justa seria a vitória do Criciúma por uns 3 x 1, mas nem sempre o futebol é justo, por isso mexe tanto com o povo.

Mesmo não vencendo, a Portuguesa ainda pode ser campeã nesta semana. Tem de torcer para Ponte Preta e Náutico não ganharem respectivamente de Americana e ASA (campineiros mandantes, pernambucanos visitantes), o que manteria uma vantagem de 13 a 14 pontos, depois faltando 12 por disputar. Já o Criciúma tem de torcer para a Macaca derrotar o Americana e implorar a tudo quanto for santo, deus e sabe lá mais o quê pelo que seriam duas hecatombes de proporções extraordinárias: Salgueiro em Salvador e Duque de Caxias no Rio "fazerem o crime" contra, respectivamente, Vitória e Bragantino. Sejamos honestos: Leão e Massa Bruta já passaram o Tigre.

Já o Guarani deu uma recuperada legal de fôlego e chegou à terceira vitória seguida ao bater o São Caetano no ABC, mas não sem dar um susto ao ficar com um gol de diferença nos acréscimos. Mas o jogo acabou, a vitória chegou e o Bugre está 6 pontos acima do primeiro "rebaixável", o Icasa, enquanto o Azulão perdeu um pouco da pequena gordura acumulada nas últimas rodadas e está apenas 4 pontos acima dos cearenses.

Outros passatempos

Feriado de Finados tem futebol à tarde nas Séries C e D. A Terceirona tem a estreia do Luverdense no atrasadíssimo Grupo E, visitando o CRB nas Alagoas. Vai longe a definição do adversário do Joinville na finalíssima. E na Quartona, o Santa Cruz começará a saber seu oponente na grande decisão quando Oeste e Tupi fizerem a ida da semifinal em Itápolis.

Trinca do Lionel

A manchete da coluna de ontem na capa do PB foi o comparativo recorrente nos últimos dias entre Messi e Neymar, incluindo a resposta do Mano Menezes, que acha o argentino melhor por ter mais conquistas. Ontem, Lionel arrebentou com o Viktoria Plzen e marcou três dos quatro gols da vitória que classificou antecipadamente o Barcelona às oitavas da Liga dos Campeões. Ninguém segura esse tangueiro indomável.

Mas o nome da terça-feira na Champions foi o (apelidado nos tempos de Grêmio por Marco Antônio Pereira) "Mestre Jonas". Seu tento, primeiro dos 3 x 1 do Valencia no Bayer Leverkusen, saiu aos 10 segundos e foi confirmado pela UEFA como segundo mais rápido da história do torneio, perdendo por décimos para o de Makaay, do Bayern de Munique, nos 2 x 1 sobre o Real Madrid, em 2007. Jonas na história da UCL. Wow!!!

Mando invertido

É claro que cada um faz o que bem entender quando está no comando das ações, mas o que o América Mineiro fará pela segunda vez beira o ridículo. Primeiro foi no jogo contra o Internacional, transferido para Campo Grande apostando na presença maciça de gaúchos no Centro-Oeste. Não foi bem um "mando invertido", mas a vantagem da torcida colorada foi natural e óbvia. Agora levaram a partida contra o Corinthians para Uberlândia e puseram 53 mil ingressos à venda... 40 mil deles para os corintianos.

Esse, sim, é um mando invertido sem aspas, pois é evidente que 99,9% do estádio seria alvinegro pois, mesmo que rigorosamente todas as 40 mil entradas não sejam comercializadas, ainda será uma imensa maioria contra um mínimo minimamente mínimo de bilhetes que os americanos comprarão. Atos como estes dois colaboram para um desequilíbrio técnico e não são legais. O América tem destino praticamente selado, rebaixado que será, e resolveu lucrar uma dinheirama boa antes de cair. Dá para achar isso bom e correto? Eu não acho.

Tem brilhado o homem

Folha de S.Paulo traz nesta quarta-feira uma entrevista com Jorginho. Algumas declarações do técnico do (candidatíssimo a uma vaga na Libertadores) Figueirense: mesmo com menos investimento que outros clubes, o Furacão do Estreito vai bem por ter continuidade e, mesmo parecendo muito ruim, ter perdido o Catarinense foi bom pois deu tempo para o time ser preparado fisica e taticamente, sendo recuperados jogadores desmotivados e sem preparo; disse que o trabalho teria sido jogado fora se a direção atendesse à pressão para demiti-lo quando das seis partidas sem vitória; e afirmou ter recebido convite de outro clube do Brasileirão, mas não revelou qual.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais dedicado do que cumprir jornada normal de trabalho das 9 às 5 em pleno feriado: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio na Keila Jimenez que, depois do episódio com a Monalisa Perrone no "Jornal Hoje", a Globo está se precavendo nas entradas ao vivo antes de entrar direto do Sírio-Libanês, hospital de São Paulo onde Lula se trata do câncer na laringe. Agora há um cercadinho de fitas de isolamento em torno dos repórteres. Não sei se adiantará, mas tomara que incidentes como o desta segunda-feira não se repitam, nem na Globo e nem em outro canal. Infelizmente coisas assim acontecem por causa de gente desqualificada, que quer aparecer sob pretextos que não se sustentam e só atrapalham quem faz seu trabalho e paga o pato desta maneira.

*Vou dar um exemplo visto por mim mesmo há alguns meses para ilustrar como não é preciso a coisa chegar a tal ponto se o pessoal for ordeiro: rolou no Centro daqui de Porto Alegre, mais especificamente em frente ao Chalé da Praça XV, uma entrada ao vivo no "Jornal do Almoço", da RBS TV, com a repórter Camila Martins. Ali ela fez seu boletim do tempo e segurou o microfone para populares fazerem perguntas ao entrevistado daquele quadro fixo "JA Responde". Tava a equipe de produção junto, sem algum aparato grande de segurança ou coisa do gênero. Em torno da Camila e do caminhão de link ficaram mais ou menos umas 30 a 40 pessoas. Todo mundo se comportou direitinho, respeitando o trabalho dela, que saiu redondinho do começo ao final. Assim como foi neste caso, tudo fica dentro dos conformes. Mas tem desregulados que gostam de apatifar, aí já viu.

*Leio no Daniel Castro que este incidente com a Monalisa colocou em xeque o departamento de segurança da Globo, que demitiu profissionais do mesmo ainda na segunda-feira, afastou outros e está revendo normas e procedimentos. O que intrigou executivos e jornalistas foi que dois seguranças trabalhavam no Sírio-Libanês na hora do vivo no "Hoje" e um deles acabou dando a joelhada que a derrubou na hora que surgiu aquele doido insano. Eles não protegiam os repórteres para as entradas ao vivo e sim cuidavam dos equipamentos de transmissão. Depois disso tudo, a emissora agora determinou que links ao vivo em locais de aglomeração pública deverão estar acompanhados de seguranças. Foi avaliado que a segurança global "relaxou" depois que equipamentos que dificultam o roubo de câmeras foram comprados. Equipamentos se adquire de novo, bem ou mal.

*Mudando de assunto para algo mais leve: mais de 15 anos depois de começar a acompanhá-la ainda na Bandeirantes, descubro em Carla Vilhena uma cantora não realizada. Outro dia, destaquei aqui, ela cantou no "Bom Dia Brasil" um trecho de rap após uma reportagem acabar com "Saudosa Maloca" cantada neste ritmo. Hoje, última reportagem foi da Renata Ribeiro sobre cantarolar no caminho para o trabalho. Quando voltou para o estúdio, Carla disse que gosta de ir para a TV escutando rock no rádio e mandou ver as primeiras frases completas de "Good Morning Starshine", de Oliver, muito bem cantaroladas. Faço questão de comprar um CD de La Vilhena.

*Leio no Flávio Ricco que, desanimada por experiências mal sucedidas recentes, a Globo deu um tempo nos programas de humor às 23h dos domingos, após o "Fantástico", pois os concorrentes cresciam, às vezes até demais. Com os filmes de ação do "Domingo Maior", ainda que às custas de não investir em material verde e amarelo, o primeirão no "Ipobre" de São Paulo é assegurado.

*Quem também gosta do "Domingo Maior" começar logo após o "Fantástico" são RBS TV, RPC TV, TV TEM, TV Vanguarda, Globo Minas, TV Panorama, TV Gazeta (ES), Globo Nordeste e Rede Bahia, tudo porque seus semanais dominicais entram no ar relativamente cedo, às 23h, no legítimo fim de noite, e não já na calada do corujão de meia-noite e lá vai pedrada. Muitos dos programas locais destas emissoras, aliás, tiveram prioridade do horário nos últimos domingos sobre o nacional "Hipertensão", que em boa parte do Brasil começava perto da meia-noite, depois das atrações regionais.

*Record e sua caixinha infinita de surpresas: quem ligou nela nesta terça-feira às 20h na antena parabólica ou na Sky (horário reservado para os jornais locais da rede) não viu o na grade da operadora anunciado "Pica-Pau" e sim o jornal "Direto da Redação", apresentado por Patrícia Costa. Mal comparando: estaria o "Direto da Redação" pra Record na parabólica e na Sky como o "Brasil TV" (19h15) está para a Globo na parabólica.

*Dica do conviva Kléber Antônio Ferreira de Souza: primeiro apresentador do "Band Esporte Clube", ex-"Olha Você" do SBT e felizardamente sortudíssimo Sr. Patrícia "Mãe do Ano" Maldonado, Guilherme Arruda desde ontem faz "Discovery Zoom", novo programa do Discovery Channel, junto com a atriz Camila Biondan, exibido às 21h.

*Já acontece a edição 2011 do "Musas do Brasileirão", com galerias de imagens das 20 candidatas publicadas aqui pelo GloboEsporte.com. Conste dos autos que, apesar de estarem péssimos dentro das quatro linhas, os três mineiros tem algumas das candidatas que mais gostei: Flávia Lucas (América), Mirian Barreto (Atlético) e Renata Robini (Cruzeiro). Fecharia um "Top 5" com Cintia Muller (Avaí) e Bianca Leão (Fluminense). Apenas umas quatro ou cinco das demais candidatas não me soaram tão interessantes por ao menos um motivo que fosse. Em suma: nível técnico das competidoras é bem bom. Rende com louvores uma nota 7,5 e a inclusão de várias das candidatas como "Bela do Dia" nas próximas colunas.

*Cá entre nós: falar em "nível técnico" num concurso de beleza, igual fiz agora e faço em todos que vejo, é pra matar, não?

*Playboy divulgou aqui a capa da edição de Novembro, que chega às bancas na terça-feira da semana que vem e traz mais um estrelato da Cláudia Collucci, a Cacau ex-"Big Brother Brasil", hoje atuando na escolinha do "Programa do Gugu". Ela é um espetáculo corporalmente falando, principalmente pelo bumbum farto, isto é fato. Mas não gosto de reprises em tão curto espaço de tempo. Cadê inéditas de impacto, Playboy? Esforcem-se, puxa vida!

*A saideira merece o título de "bafão do ano" e veio de alguém digno de soltá-lo: a "fofoqueira-mor" Fabíola Reipert. Dá conta de um ex-jogador de futebol ("belo", diz ela) ter deixado a esposa, que faz um sério tratamento de saúde, para morar com um apresentador da Globo, que ainda não saiu publicamente do armário. Rapaaaz... Temporada de chutes para todos os lados está aberta para ver se chegamos aos nomes dos mencionados.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se minha cuca não entrar em parafuso com outro "fofocation" forte igual a esse.

Bela do Dia: Ciça Camargo

Ciça Camargo, repórter do "Hoje em Dia" da Rede Record. Enfim chegou o dia desta moça bonita e charmosa estar por aqui.

Convivas

Nas duas últimas colunas não consegui por diversos motivos atender à audiência, mas hoje o faço sem falta, recuperando mensagens dos últimos dias, algumas delas ainda se referindo a acontecimentos do fim de semana.

"Denis teve boa atuação domingo passado, coisa que não conseguiu com frequência em 2009, quando substituiu Rogério por mais tempo. Ele parece ter qualidades, mas só com o tempo saberemos se poderá substituí-lo em definitivo. Dagoberto, com pré-contrato com o Inter segundo Leão, merece um 'muito obrigado' pelos serviços prestados, mas eu não o escalaria mais no Brasileiro, ainda mais com o Inter lutando por uma vaga na Libertadores. Pode até arrebentar se jogar, mas seria surpresa para mim. *** Pode parecer paranóia, mas vá lá: São Paulo e Palmeiras tiveram de jogar contra o América em Sete Lagoas, e os simpáticos à CBF Corinthians e Santos puderam atuar no sul mineiro, com muito mais torcida a favor, quase uma inversão de mando. *** Palhinha jogou muito no São Paulo e mesmo no Cruzeiro, e poderia ter ido até a Copa de 1994, se até Paulo Sérgio foi. Ainda que não tenha encerrado a carreira de forma brilhante, tem todo o direito de opinar sobre os jogadores de hoje. *** Temos de valorizar a subida de desempenho do Brasil nos esportes olímpicos, apesar do - sendo bonzinho - nível mediano do Pan. O problema é que boa parte da mídia ou é muito ufanista na análise ou não acompanha com afinco esses esportes, só vistos em épocas de grandes torneios. Talvez o Brasil fazendo como alguns países, se especializando e centrando forças em determinados esportes, possa crescer em número de medalhas e solidificar sua cultura esportiva. Nem dá para falar tanto que falta dinheiro público. Falta é mais apoio constante de determinadas confederações. *** Legal 'You Rock My World', do Michael Jackson. O clipe tem participação de Marlon Brando, Michael Madsen e Chris Tucker, além de uma bela dançarina. *** O dia que acabar o estilo 'sertanejo metido a esperto, inspirado no pop country norte-americano, que só grava disco ao vivo e música ruim', aí sim ficarei feliz. Só acabar uma dupla é pouco, ainda mais parecendo ser golpe de marketing." (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: se referindo a Vasco x São Paulo, onde o goleiro reserva são-paulino foi fundamental para segurar o 0 x 0. Segundo: nem falei de América x Santos pois o Peixe apenas faz número no Campeonato Brasileiro, diferentemente dos exemplos que citei de Internacional e Corinthians. Terceiro: se referindo às críticas do ex-jogador a Lucas, cujo empresário Wagner Ribeiro as respondeu duramente. Quarto: se referindo ao "Clipe do Dia" da coluna do último domingo, quando completados 10 anos do lançamento do último álbum de inéditas do Jacko. E quinto: se referindo ao enrosco de Zezé di Camargo e Luciano - e ele mandou a mensagem antes dos dois gravarem a entrevista exibida nesta madrugada no "Programa do Jô", primeira após tudo que ocorreu nos últimos dias, onde ficou simbolizada a união deles, sem isso de separação.

"O São Paulo não perdeu para o Vasco, mas acho que a vaga para a Libertadores ficou mais distante. *** Na Série B, além da Lusa, subirão Ponte e Náutico, com a última vaga entre Sport, Vitória e Bragantino. As tabelas deles são menos complicadas. *** O Brasil decepcionou em algumas coisas no Pan, como deixar Cuba ultrapassá-lo no quadro de medalhas a dois dias do fim, além de perder em modalidades onde era favorito. *** Mais uma gata saindo do 'Pânico'. Que Juju Salimeni encontre o lugar que merece e que o 'Pânico' continue despencando no gosto dos telespectadores. *** Tomara que acabe a dupla Zezé di Camargo e Luciano. Não fui e nem sou fã das músicas deles. Sem Zezé, Luciano não é bulhufas nenhuma. Bem que Rafinha Bastos disse que estava triste com a chance de carreiras solo deles. *** Achava que a Globo.com só incluiria os Estados aos poucos, mas pelo visto me enganei, vide o Triângulo Mineiro também ter página própria." (Charles Tavares)
Primeiro: li no Alberto Pereira Jr. que a Juliana tá mexendo seus pauzinhos para se transferir para a Record. Segundo: não vai acabar a dupla Zezé di Camargo e Luciano. E terceiro: as páginas regionais da Globo.com não são específicas de cada Estado e sim da região onde cada emissora própria e/ou afiliada integrada atua. Neste caso, a Globo Minas abrange todo o Estado, claro, mas a TV Integração ganhou espaço próprio. Em algum momento assim também será aí no interior de São Paulo, seja com a EPTV, com a TV TEM, com a TV Tribuna, enfim, todas as afiliadas paulistas fatalmente terão páginas próprias na Globo.com.

"Até de arrogante sou chamado agora. Na minha opinião, pagar mico é não saber replicar uma questão sem desqualificar o interlocutor. Foi atribuída a mim a pretensão de julgar o comportamento alheio e apresentar o meu como correto. Mas não encontrei nenhum adjetivo relacionado à torcida do Grêmio no meu comentário da semana passada. Como é que se julga sem adjetivações? De fato, até por não morar em Porto Alegre, não conheço todos os lados da questão entre Ronaldinho e Grêmio, por isso remeti um questionamento sobre aquelas reações serem ou não justificadas. E quando se fala em profissionalismo - e a falta de -, valho-me das palavras de Vanderlei Luxemburgo: qualquer profissional pode procurar uma situação financeira melhor, menos o jogador de futebol? No mínimo injusta essa visão, ainda mais com tantas vezes em que foi preciso fazer jogo beneficente para ajudar ex-jogador. E não me iludo quanto ao comportamento do Gaúcho, pois há muito que tenho os dois pés atrás com jogadores que dizem simpatizar com tal clube desde criancinha. Sei bem que ele não jogaria de graça um dia sequer pelo Flamengo. No mais, parabéns ao Grêmio, que demonstrou saber que futebol se joga durante os 90 minutos, e não em apenas 45. Pena que não é em todo jogo que Ronaldinho está do outro lado para motivá-lo. Quero ver contra o Atlético Mineiro! E fui chamado de carioca. Moro no Rio, mas sou mineiro de Governador Valadares e tenho muito orgulho da minha terra. *** Não ligo muito para a Série B, mas torço por subida de Vitória ou Criciúma e caída de Barueri ou São Caetano. E acho uma pena o Vila Nova, que quase subiu em 2008, cair agora. *** Ainda não nos veremos livres de Zezé di Camargo, Luciano e aqueles trinados enjoados. Dá a impressão de que esse pretenso desentendimento não passou de armação, afinal, estavam meio fora da mídia e essa fofoca toda so colocou de novo em evidência como há muito não se via. Burrice seria se matassem a galinha dos ovos de ouro, uma vez que eles só fazem sentido juntos. Cometeriam o mesmo erro de Sandy e Júnior, pois ela perdeu seu antigo público e não é aceita como cantora de MPB devido ao preconceito da crítica musical, e ele posando de baterista é sacanagem. *** Não conheço nada da obra de Katy Perry, mas ela chamou minha atenção em reportagens sobre o Rock in Rio e reconheço que é uma gracinha." (Clayton Moreira)
Marco Silva, conviva que mandou a resposta à primeira mensagem do Clayton, a réplica dele está aí e agora espero pela tua tréplica.

"O São Paulo tem um bom time entre jovens talentos, como Lucas, e veteranos consagrados, como Rogério Ceni. Poderia ser um ano são-paulino, cheio de títulos, mas vai passar longe disso. O outrora organizado São Paulo se mostra muito bagunçado." (Daniel Dorneles Nunes)

"Sábado passado, Neymar simplesmente comeu a bola. Quatro gols, malandragem e futebol arte. Só não foi 100% por causa do juiz. *** Uma pergunta sobre o Pan: o que Cuba tem que o Brasil não tem? Se o Brasil melhorasse mais e investisse mais em seus atletas, seguraria o segundo lugar no quadro de medalhas. Mas vamos ver se mantemos esse pique todo em Londres. *** Quando seremos campeões de alguma coisa no futebol feminino? Quando parece que vai, alguma coisa acontece e a taça ou medalha vai pros outros. Semana passada foi completamente igual: saímos na frente, deixamos o Canadá empatar, fomos pros penais e, quando o Brasil merecia mais, perdeu. Que tristeza. Mas ainda acredito que, com mais apoio, incentivo e se nossos dirigentes acordarem, vamos conseguir resultados bem melhores." (Flávio Barbosa)
Só sobre o Pan: nem queira se iludir. O Brasil muito bom do Pan com certeza não se repetirá na Olimpíada. Toda vez é assim: vamos bem no Pan, mas na Olimpíada negamos fogo e ficamos lá atrás, no máximo tendo uns poucos momentos de triunfo. É igual ao time que joga a Série B e acaba no G4, mas vai pra Série A e no máximo luta contra o rebaixamento e, na última rodada, ainda descola a última ou penúltima vaga na Sul-Americana.

"Acho que seria válido a Seleção testar jogadores um pouco escondidos que jogavam muito em seus clubes no Brasil, como Giuliano, Taison, Diego Tardelli e Jucilei. *** Este fato com a Monalisa Perrone me lembrou o 'Pânico' há alguns anos, quando Carlinhos, Vinícius e Carioca, vestidos de políticos, apenas dançavam atrás do link, sem agredir o repórter no link ao vivo. *** Como foi essa história do choque do Lasier Martins com uvas? *** Muitas ex-'BBB' nas 100 mais sexy da VIP e alguns nomes desconhecidos para mim, que tive que recorrer ao Google. De jornalista só Renata Fan e de esportistas consegui identificar Hope Solo e Maria Sharapova, além de achar que Scarlett Johansson não merecia o quarto lugar." (Hugo Leonardo Souza Pinto)
Primeiro: é justamente por estarem escondidos que dificilmente eles serão chamados, por mais que tenham se destacado bastante em tempos idos. Segundo: esse caso do Lasier Martins foi assim: em 1996, ele fazia um vivo dentro do "Jornal do Almoço" da RBS TV direto da Festa da Uva, em Caxias do Sul, quando tomou um choque elétrico do microfone e caiu desmaiado. Felizmente nada de grave ocorreu, mas foi um tremendo susto que traumatizou ele, que nunca fez questão de ver as cenas e até hoje tem de aguentar no osso tantas brincadeiras e piadas em torno disso. Apenas ano passado, quando o "JA" estreou o formato atual, ele viu as cenas pela primeira vez e só porque tinham pedido à audiência para indicar momentos marcantes do jornal para rever, e evidentemente este foi o mais votado - e, claro, Lasier não se sentiu nada confortável por ver tal situação. E quarto: fique tranquilo que ainda este mês lançarei as já tradicionais votações de fim de ano do Papo de Bola, incluindo o "Bela do Ano". Da eleição da VIP, basta dizer que Scarlett Johansson é o Internacional do Campeonato Brasileiro de 1997, vice-líder da classificatória e péssimo na fase semifinal, enquanto Renata Fan é o Internacional campeão da Libertadores e do Mundial em 2010.

"Ridícula essa posição das polícias de São Paulo e Rio de Janeiro tentando impedir dois clássicos nos mesmos dia, horário e cidade, como acontecerá na rodada final do Brasileiro. O Vasco tem total direito de mandar qualquer jogo em São Januário, seja contra Flamengo, Olaria, Real Madrid ou qualquer um. A polícia que se vire para cumprir o dever constitucional de dar segurança aos envolvidos ou não no espetáculo ao invés de cogitar que esses jogos sejam disputados no interior. Se isso fosse norma mundial, o Campeonato Inglês seria inviável devido aos vários clubes de Londres que disputam partidas simultâneas. Concordo contigo e com Flávio Prado ao pregar que as equipes mandem jogos no seu estádio, quer caibam mil ou 100 mil pessoas. Aqui em São Paulo, até 15 anos atrás, o Juventus mandava todas as suas pelejas na Mooca. Me recordo de um Juventus 0 x 3 Palmeiras em 1996, com golaço de falta do Rivaldo. Depois que abandonou esse expediente, o Moleque jamais voltou a ser Travesso novamente. Também lembro de uma final gaúcha que você citou, entre 15 de Campo Bom e Inter, em um estádio que não tinha condições de acomodar rádios e TVs, mas mesmo assim se respeitou o justo direito do mando de campo, não diminuindo de nenhuma forma mais um título conquistado pelo Colorado." (Israel Martins)
Primeiro: foi em 2005 esta decisão do Campeonato Gaúcho no Sady Schmidt. E segundo: ainda vai dar muito pano pra manga essa questão dos clássicos simultâneos no eixo, até por muito provavelmente os dois de cada metrópole terem peso importante, seja para um ou para os dois envolvidos.

"Ainda acho que o Vasco será campeão brasileiro. Já imaginou Ricardo Gomes recebendo a taça de vencedor? Seria uma imagem muito legal." (João Vitor Vieira)

"Tem o canal CNT em Porto Alegre?" (Marco Silva)
Tem sim, claro, no 46 UHF, no 115 da Sky e em outras operadoras de TV paga. A Net de Porto Alegre é que não o inclui mais há pelo menos 10 anos por tê-lo excluído. Pergunta dele é pelas minhas referências a "Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais".

"Na Sky tem Record?" (Marcos Tony)
Tem sim, no canal 7, com a imagem do sinal nacional.

"Que virada sensacional do Grêmio. O primeiro tempo foi equilibrado e o Tricolor parava em Felipe, mas conseguiu vencê-lo no fim. No segundo tempo atropelou o Flamengo, que acabou de vez quando Luxemburgo - que historicamente se dá mal no Rio Grande do Sul - sacou Deivid para por Diego Maurício, que um dia chamaram de 'pequeno Drogba', aí ele acreditou nisso e nunca mais jogou bola. Por mais ódio que a torcida do Flamengo tenha de Deivid, se fosse para substituí-lo, que fosse pelo Jael. Ah, se o Roth não jogasse fora dois pontos contra o América! O melhor foi ver Ronaldinho 'Pilantra' voltar pro RJ. Que ele e o Assis fiquem de braços com a torcida do Flamengo e se estabeleçam por lá, levando 4 x 2 numa grande virada, não jogando nada, levando a maior vaia da história do Olímpico e sendo renegado pela torcida que mais o reverenciou no seu início de carreira, mas viu esse cidadão escolher esse caminho ao ser corrompido pelo seu bolso entupido de dinheiro. Não acho errado as pessoas enriquecerem com seu trabalho, mas fazer leilão depois de se dizer acertado com o Grêmio umas sete vezes, mais não sei quantas com Palmeiras e Flamengo, e ainda querer negociação com o Corinthians mesmo acertado com o Flamengo, é muita falta de caráter. Não discuto sua qualidade técnica como jogador, mas na vida existem coisas que o dinheiro não comprará nunca. *** Fazia tempo que não via o Arsenal enfrentando um clássico como time grande que é. Mesmo estando atrás no placar duas vezes, buscou a virada, sofreu o 3 x 3, não se intimidou e foi buscar a vitória na casa do Chelsea. O Arsenal sofre com André Santos como lateral. Mesmo que tenha feito um dos gols, seu lado defensivo é uma avenida. O Chelsea tem que se preocupar com toda a defesa. Leva gol em todos os jogos e nem sempre terá força para superar estas falhas. *** O GP da Índia foi um dos mais monótonos do ano. Hamilton e Massa deviam ganhar um daqueles carros de parque de diversões, o 'carro-choque'." (Natanael Felipe Rhoden)
Choque tenho eu ao perceber que o 2011 de Lewis e Felipe será mais lembrado pelos incidentes entre ambos do que por boas pilotagens.

"Uberlândia fica próxima da cidade onde trabalho. Estarei lá e espero que seja um jogo fácil por praticamente de uma torcida só. *** Hoje em dia, em duplas como Zezé di Camargo & Luciano e Bruno & Marrone, ninguém ouve a segunda voz. É totalmente diferente dos tempos do Trio Parada Dura, onde primeira e segunda vozes tinham dueto perfeito com Creone e Barrerito." (Paulo Henrique da Silva)

"Portuguesa e Ponte Preta já subiram. Náutico e Criciúma preencherão as demais vagas. Duque de Caxias já desceu, Salgueiro e Vila Nova são os próximos e a última vaga ficará com o Icasa. *** Uma pena de novo o futebol feminino. Parece que jogar contra Canadá e EUA é trauma. Perderam o Torneio Internacional de São Paulo pro Canadá e foram eliminadas pelos EUA no Mundial." (Raider Lopes Martins)

"Não acho que Messi seja melhor que Neymar só porque teve muito mais conquistas. Consideremos que Messi joga no melhor time do mundo desde pequeno. Já Neymar está há pouco mais de dois anos no profissional do Santos. Assim, vejo Neymar disputando acirradamente o título de melhor do mundo. Tão novo ele já foi indicado para a Bola de Ouro da France Football, sendo essa indicação um passo para estar entre os três melhores do mundo. *** Tento entender o que se passa pela cabeça do Vanderlei Luxemburgo ao trocar, no início do segundo tempo, o jovem meia-atacante Thomaz pelo também jovem volante Muralha. Como um time que se mostrou bem arrumado do meio pra frente se deixa abater por um gol do André Lima? Sinceramente, não vejo mais o Flamengo campeão este ano. Ainda assim, torço pra que uma reviravolta aconteça na cabeça do senhor Luxemburgo. *** Desejo ver como 'Belas do Dia' Fabiane Kaczan e a lindona Mariana Sasso." (Renan Silva)
Primeiro: Neymar nos três melhores seria um evento extraordinário, sendo ele de um clube não-europeu. E segundo: já publiquei as apresentadoras da Jangadeiro e da Verdes Mares como "Belas". Só veres que lá embaixo, no fim desta coluna e de todas as outras, tem um link que leva à lista de todas as "Belas do Dia" publicadas desde a primeira edição. Só consultá-las e, faltando alguma ali, pedi-la que entrará na fila.

"A seleção britânica que jogará em Londres 2012 pode ser um marco na história do futebol se cair nas graças do povo. O galês Bale já disse que quer defender o British Team, que certamente será muito forte, podendo ter até Beckham e Giggs. Ano que vem será bem legal o futebol na Olimpíada. Já pensou se os britânicos ganham jogando bem. Devido aos fracassos da Inglaterra, que não consegue vencer nada, somado à fragilidade de escoceses, norte-irlandeses e galeses, poderia haver no futuro pedidos para a criação de uma seleção oficial do Reino Unido." (Rodrigo Costa Félix da Silva)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Não que tenha a ver com o bafão contado pela Fabíola Reipert, mas coincidiu: nesta quarta-feira, completa 50 anos a cantora canadense K. D. Lang, notória por ser lésbica declarada. Ela teve ótimos duetos com Roy Orbison em "Crying" (tema do filme oitentista "Fugindo com a Máfia", estrelado por Jon Cryer e Patrick Dempsey muito antes de fazerem, respectivamente, "Dois Homens e Meio" e "Grey's Anatomy") e com Tony Bennett em "La Vie En Rose" (trilha da novela da Globo "Mulheres Apaixonadas"). Mas seu sucessão com "SU" de "super" veio em 1992 e é este aqui: a bela "Constant Craving".

Arremate

Já faz um ano da morte do tricampeão mundial de surfe Andy Irons. Parece que foi ontem esta perda.

"24 Horas" volta esperando não ter que destacar nenhum falecimento!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.