.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

30 de Outubro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 71
Cinco rodadas para o fim da Bêzona

Depois de ontem, 15 pontos mais estão em jogo nesta Série B de 2011. A Portuguesa está a uma vitória ou três empates do título. Ponte Preta e Náutico, se vencerem na próxima rodada e contarem com tropeços dos adversários, ficarão em excelente situação para o acesso - ainda mais no caso campineiro, por atuar em casa contra o Americana, em jogo de "seis pontos". Outro de "seis" será entre Sport e Boa Esporte, no Recife. Empate reduzirá para pequeninas suas possibilidades de subida. Vitória e Bragantino podem ganhar terreno, já que enfrentarão respectivamente Salgueiro e Duque de Caxias, os dois últimos. Criciúma será mandante, mas contra a líder Lusa.

A seguir, eis as cinco últimas partidas de cada time tanto para o bem quanto para o mal:

A uma vitória do título

Portuguesa (70) - Criciúma (F), Sport (C), Vila Nova (F), Duque de Caxias (C) e Icasa (F)

A Portuguesa só não será campeã se não quiser. Depois de dois pegas que prometem ser fortes contra Tigre e Leão, que buscam o G4, enfrentará três dos quatro últimos colocados.

Acessos muito bem encaminhados

Ponte Preta (57) - Americana (C), Criciúma (F), Boa Esporte (C), ABC (C) e Náutico (F)
Náutico (56) - ASA (F), Barueri (C), São Caetano (F), Boa Esporte (F) e Ponte Preta (C)

Quatro encontros razoáveis para ambos até o encontro direto na rodada final. Uns 4 a 5 pontos deverão ser suficientes para subi-los para a Série A, se não todos obtidos nas quatro jornadas às quais me refiro, o último quem sabe vindo em uma "igualdade de festivos compadres" em Campinas.

Qual deles será o último a subir?

Americana (51) - Ponte Preta (F), Vitória (C), Sport (F), Vila Nova (C) e ABC (F)
Vitória (50) - Salgueiro (C), Americana (F), Criciúma (C), São Caetano (C) e ASA (F)
Bragantino (49) - Duque de Caxias (F), Salgueiro (F), Goiás (C), ASA (C) e Paraná (F)
Criciúma (49) - Portuguesa (C), Ponte Preta (C), Vitória (F), Barueri (C) e São Caetano (F)
Sport (48) - Boa Esporte (C), Portuguesa (F), Americana (C), Paraná (C) e Vila Nova (F)
Boa Esporte (47) - Sport (F), ASA (C), Ponte Preta (F), Náutico (C) e Duque de Caxias (F)

Quatro jogos diretos acontecerão nas próximas três rodadas: na 34, Sport x Boa Esporte; na 35, Americana x Vitória; e na 36, Sport x Americana e Vitória x Criciúma. Muito difícil projetar qual deles será o quarto colocado, muito mesmo.

No meio-termo

Goiás (45) - Vila Nova (F), São Caetano (C), Bragantino (F), Icasa (C) e Guarani (F)
Paraná (45) - Barueri (F), ABC (F), Guarani (C), Sport (F) e Bragantino (C)

Nem vão subir, mas nem vão cair. Uns 2 ou 3 pontos até o fim do campeonato deverão bastar.

Qual deles será o último a cair?

Barueri (44) - Paraná (C), Náutico (F), ABC (C), Criciúma (F) e Salgueiro (C)
São Caetano (44) - Guarani (C), Goiás (F), Náutico (C), Vitória (F) e Criciúma (C)
Guarani (43) - São Caetano (F), Icasa (C), Paraná (F), Salgueiro (F) e Goiás (C)
ABC (43) - Icasa (F), Paraná (C), Barueri (F), Ponte Preta (F) e Americana (C)
ASA (42) - Náutico (C), Boa Esporte (F), Duque de Caxias (C), Bragantino (F) e Vitória (C)
Icasa (40) - ABC (C), Guarani (F), Salgueiro (C), Goiás (F) e Portuguesa (C)

Assim como na turma do acesso, também a do descenso terá quatro encontros diretos nas próximas três rodadas: na 34, São Caetano x Guarani e Icasa x ABC; na 35, Guarani x Icasa; e na 36, Barueri x ABC.

Jesus está chamando

Vila Nova (31) - Goiás (C), Duque de Caxias (F), Portuguesa (C), Americana (F) e Sport (C)
Salgueiro (29) - Vitória (F), Bragantino (C), Icasa (F), Guarani (C) e Barueri (F)

"Fiel da balança"

Duque de Caxias (15) - Bragantino (C), Vila Nova (C), ASA (F), Portuguesa (F) e Boa Esporte (C)

Isto posto, meus nobres (Momento Abrilino Fernandes), acho que não teremos uma reta final de Série B propriamente emocionante, a não ser que as brigas pelo último acesso e contra o último lugar no descenso sejam prolongadas até a penúltima ou última rodada. Portuguesa será campeã e subirá junto com Ponte Preta e Náutico, Duque de Caxias já caiu e levará Salgueiro e Vila Nova juntos. Os que completarão cada quarteto? Não arrisco palpite. Você arrisca? Se sim, qual? Mandem opiniões para papodebola@gmail.com.

Palha x "Dinheiro"

Sexta-feira, no programa "SP Acontece", da TV Bandeirantes, Palhinha - o ex-meia do São Paulo - criticou Lucas, que muitos dizem ser craque, mas ele assim não o considera pois não entra na área, não cabeceia e não chuta com a perna esquerda, não podendo ser craque. Empresário do ex-Marcelinho, Wagner Ribeiro atacou o ex-jogador no Twitter perguntando quem era ele e respondendo que foi um coadjuvante no São Paulo campeão mundial, tão incompetente que não soube gerir uma carreira medíocre ao encerrá-la no Birigui. Primeiro: ou muito me engano ou o último clube do Palhinha foi o Farroupilha, em 2005, dois anos depois do Birigui. E segundo: Lucas tem muito potencial, já mostrou isso. Mas Palhinha tem todo o direito de dar sua opinião. E depois, como não vou com a lata do Wagner, não concordarei com ele.

Hoje é o último dia

Acabam neste domingo os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Brasil é o terceiro colocado na classificação de medalhas, está na média. Bons momentos tivemos, como os ouros do vôlei na quadra e de praia, além das participações na natação e no atletismo. Outros não foram memoráveis, como o futebol masculino e feminino (exceção ao gol da Maurine na semifinal, este sim inesquecível pelas circunstâncias enfrentadas por ela). Em termos gerais, uma competição de nível médio, que nem foi excepcional, mas também não foi ruim. Agora, é esperar os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Em termos de Pan-Americanos, ficou estabelecido que Toronto 2015 terá no programa de modalidades o retorno do futsal, incluído na edição do Rio 2007, e a estreia do golfe. Golfe e rúgbi, cuja decisão em "Pandalajara" será hoje, estarão no programa da Olimpíada do Rio 2016, na qual o futsal ainda poderá ser incluído.

"Sintonia PB": regionalização na web

Depois da TV Paraíba de Campina Grande, a regionalização dos portais da Globo e inclusão dos vídeos dos jornais e programas locais nas páginas da matriz agora atingiu a segunda emissora de região do interior: a TV Integração, do Triângulo de Minas Gerais, cuja nova página leva também aos novos G1 e GloboEsporte.com regionais. É a segunda emissora mineira da Rede Globo integrada ao novo esquema da Globo.com, depois da Globo Minas de Belo Horizonte. As outras emissoras próprias e/ou afiliadas nessa onda são RPC (Paraná), Gazeta (Espírito Santo), Anhanguera (Goiás), Morena (Mato Grosso do Sul), Centro América (Mato Grosso), Globo Nordeste (Pernambuco), Bahia, Verdes Mares (Ceará), Cabo Branco (Paraíba) e Amazônica (Amazonas).

"Sintonia PB": minha pedra é ametista

Prévia do "Ipobre" de São Paulo na noite de sexta-feira apontou 26 pontos e 49% de participação para o capítulo final de "O Astro". Foi bem a Globo, tanto neste fim quanto na novela em si, que evidentemente não foi perfeita - até porque é muito difícil haver uma novela próxima da perfeição, raros são tais espécimes -, mas foi um passatempo que garantiu com sobras os fins de noite do povo. Alguns atores, como Marco Ricca (dono da novela, na minha humilde opinião), seguraram bem a peteca até em alguns momentos irregulares. Rodrigo Lombardi foi um anti-herói muito bom. E o elenco feminino, bem... Vou reclamar de uma produção que tinha Carolina Ferraz, Alinne Moraes, Guilhermina Guinle, Simone Soares, Ellen Roche, Úrsula Corona e, no final, ainda Juliana Paes? Eu, pelo menos, sentirei falta de "O Astro" nos meus fins de noite.

Bela do Dia: Ana Jardim

Ana Jardim, repórter do portal UOL. Um jardim cheio de pétalas de rosas, violetas, margaridas e afins é o que eu daria para este flor de moça.

Convivas

Algumas mensagens são registradas neste domingo. Outras guardei para a próxima coluna, que (espero que nenhum contratempo impeça que assim seja) será amanhã.

"Juvenal Juvêncio se mostrou um elefante em loja de louças. Se ele diz que o técnico talvez não fique para o ano que vem, porque os jogadores vão correr para ele? Se ele diz que vai reformular a equipe, porque os jogadores vão correr para uma Libertadores que, talvez, nem joguem? Além disso, ele tem culpa por trazer Marlos, Fernandinho e outros menos cotados. Leão errou também na quarta-feira ao não colocar William José, que não é grande coisa, no lugar do Luís Fabiano, pois ao menos ele prenderia os zagueiros do adversário, coisa que Fernandinho não é capaz de fazer. Ainda que o segundo gol estivesse em impedimento, o segundo tempo do São Paulo foi lamentável. *** Temos de considerar que a convocação do Kaká, apesar de boa e necessária, foi também para valorizar o 'produto' de uma Seleção que, por muitos dos nomes chamados, só reforça a impressão de que hoje em dia é muito fácil ser convocado. *** Vamos ver qual o próximo ministro que será vítima do tiroteio para a imprensa. Estranho Orlando Silva - ministro ruim que nem deveria assumido, diga-se de passagem - cair agora que a FIFA briga contra a Lei Geral da Copa. Reparou que as críticas a Ricardo Teixeira caíram nos últimos dias? E convenhamos, é triste o país que têm Álvaro Dias e ACM Neto como 'símbolos da moralidade nacional'. *** Não sou o maior fã da categoria, mas com certeza falta apoio ao futebol feminino no Brasil, inclusive de parte psicológica. Essa dá para colocar, em parte, na conta da CBF. Lembrar também que o basquete masculino perdeu para os jovens dos EUA, ou seja, ainda não temos tantas peças de reposição para a Seleção. *** Também me recordo do Sérgio Vernizzi na Rádio Bandeirantes, tempo passa realmente." (Alexandre Rodrigues Alves)
Só quero ver esse São Paulo contra o Vasco logo mais, ai, ai, ai...

"O Vasco só vai conquistar a Sul-Americana se for com os titulares, porque os reservas não ganharão da Universidad de Chile e do Vélez, que são fortes." (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)
Não seja definitivo assim, Carlos. Mata-ou-morre permite tudo, isso de "mais forte" e "mais fraco" desaparece. Mata-ou-morre nivela todo mundo e tudo é possível.

"Sinto até pena da seleção feminina de futebol, pois além de não receberem o apoio devido da mídia e da CBF, possuem um grande azar misturado com medo quando chega às finais de competições. Até quando isso durará? *** 'O Astro' foi uma boa novela e teve boa repercussão durantes esses últimos meses, mas ainda não entendi como Herculano toma uma serie de tiros e ainda fica vivo, cuidando da amada e do pimpolho. Mal explicada essa historia." (Charles Tavares)
Das três, uma: ele tinha um colete à prova de balas com sangue falso dentro para dar aos terroristas a ilusão de matá-lo ao atingi-lo, prevendo que isso acontecesse; combinou com um deles ser alvejado falsamente para deixar aquele país e viver em paz num lugar distante com a Amanda e o filho; ou simplesmente por ser um bruxo.

"Aldo Rebelo no Ministério dos Esportes é a prova cabal de que não precisa ser especialista no assunto para assumir a Pasta. Do jeito que a coisa vai, a Copa vai dar 'chabu'. Neste país, parece que as coisas dão errado de propósito! *** Que convocação chinfrim do Mano Menezes! Um ataque onde pontificam Hulk, Jonas e o 'famoso quem?' Kléber não me inspira de forma alguma a assistir os duelos contra Gabão e Egito. De todos os que foram convocados, tirando Kaká, qual outro jogador seria capaz de mobilizar uma torcida a comparecer ao estádio? Interessante é notar algo que seria impensável há um ano: que a ausência de jogadores que atuam no Brasil deixaria a Seleção tão insossa e opaca. *** Longe de sentir ódio de Samir Hayalla, mais me diverti quando, nesta reta final, sentei para testemunhar suas tramóias. Quase ódio eu senti mesmo foi do Coronelzinho Timóteo, em 'Cordel Encantado', novela que assisti de cabo a rabo. Bruno Gagliasso é um dos melhores atores de sua geração, que foge do ramerrão de galãzinho, e foi o 'vilão total', aquele para o qual não há redenção possível. Ressenti-me do fato de que Timóteo terminou por não levar a coça de pau que mereceu a novela inteira. *** Razoável e cheio de furos o último capítulo de 'O Astro'. Primeiro: seria possível Lili ter presença para, mesmo tendo acabado de presenciar a mãe assassinar Neco, rapidamente ir no banheiro soltar a irmã amordaçada? Causou-me estranheza isso. Segundo: descontando a atuação de Regina Duarte, que deu show e mostrou uma vez a monumental atriz que é, achei de um didatismo sem graça a cena da revelação do assassino de Salomão. E o homem era duro na queda mesmo! Só morreu na terceira tentativa! Isso é o que eu chamo de vaso ruim! Terceiro: teve algum cabimento Herculano ser fuzilado e, na cena seguinte, aparecer lépido e fagueiro numa praia, como se nada tivesse acontecido e sem ao menos uma explicação para o fato dele ter escapado? Edulcorado demais o final do Bruxo! Nada obstante esses e outros tantos percalços, foi um distraçãozinha bacana para os meus fins de noite, e só não acompanhei mais seguidamente porque em alguns dias eu estava tão cansado que simplesmente não conseguia resistir acordado até a hora da exibição." (Clayton Moreira)
Cansado? Como assim, se apenas uma ou duas vezes a novela começou após a meia-noite? (risos)

"Vi na 'Bola Dividida' da Zero Hora que a Federação Gaúcha de Futebol quer o Gauchão reduzido a partir de 2013, de 16 participantes para 12. Cairiam 4 e subiriam 4. Acho muito um terço cair num campeonato. Por outro lado, deixará a Segundona mais valorizada. O Campeonato Mineiro também tem 12 participantes. Como seria o Gauchão estilo Mineiro: dois turnos e pontos corridos, ou primeira fase, semifinais e final? O Gauchão tem que continuar como tem sido, talvez com um regulamento que permita menos datas." (Daniel Dorneles Nunes)
Pontos corridos? Não vai acontecer.

"Finalmente Maria Paula Limah estreou em rede nacional no SBT. Mas só por voz. Foi ela que narrou uma reportagem sobre sujeito que falsificava dólares e foi preso em Sampa. Ou algo parecido. É o primeiro sinal de que em breve, ela aparecerá bem mais!" (Flávio Barbosa)
Foi a estreia exclusivamente pra você, Flávio. Ela já tinha aparecido em reportagem nacional antes dessa, não lembro sobre qual assunto, mas lembro que vi no "Jornal do SBT: Manhã" direto no VHF mesmo, antes das 7h que exibida foi.

"Com certeza é algo psicológico isso da seleção feminina de futebol, pois na técnica elas já demonstraram sua competência. O vôlei feminino já passou por essa fase, batendo na trave muitas vezes. Lembro de uma Olimpíada em que elas perderam um jogo decisivo quando estavam ganhando o set decisivo de 23 a 19. As mulheres no Brasil são, de forma geral, muito emotivas. Isso dificulta a concentração nos momentos de maior tensão. Ainda mais quando já há um histórico de falhas, o peso é ainda maior. Mas isso com certeza um dia acaba e, quando elas ganharem um título de relevância, vão ficar mais relaxadas pra arrebentar dali por diante." (Gustavo Nascimento)
Aquele jogo com a Rússia foi terrível, Mari ficou muito marcada por ele. Tomara que, como tu disseste, as mulheres do futebol deem a volta por cima assim como as do vôlei fizeram.

"Kléber atacante, de que você disse não lembrar, tem 21 anos e foi revelado pelo Atlético Mineiro. Leão o incorporou ao time principal, em que fez 13 jogos e um gol, mas após a saída do treinador foi emprestado para o Marítimo, onde fez uma boa temporada e chamou a atenção do Porto, que acabou o contratando. Diego Alves merecia uma nova chance na Seleção, principalmente depois que fechou o gol contra o Chelsea. Não entendi a convocação de três laterais esquerdos e de apenas três zagueiros. Sandro é um volante batedor que não chega à frente, para mim não teria serventia na Seleção. Levaria Ramires no lugar dele e, se não estivesse machucado, levaria Nilmar também. *** Assisti mais no início a alguns capítulos de 'O Astro', principalmente com as belas bem sensuais. Talvez assistiria mais se não concorresse direto com 'A Liga' e 'Agora é Tarde'. Já fui mais ligado em novelas, a última que assisti não tem muito tempo. Foi a reprise de 'O Clone', pois da primeira vez não assisti. Antes, a última novela que havia assistido foi 'Coração de Estudante', em 2002. *** Seria mesmo William Waack um espião do governo americano, como noticiou o Wikileaks?" (Hugo Leonardo Souza Pinto)
Não, nada, nada... Quer dizer: acho que não é nada.

"Acredito que a Record abdicou da novela nesta quinta porque logo depois do futebol transmitiram a partida do Brasil no basquete masculino contra os EUA. Neste caso, acredito que renunciar a novela era o mais correto mesmo." (João Arruda)
Mas então nem deveriam tê-la anunciado, João, este foi o erro. Pelo seguinte: o futebol começou às 20h45. Mesmo que acabasse nos 90 minutos e iniciassem o capítulo imediatamente, isso seria mais ou menos às 22h35 ou 22h40. Passando o capítulo completo, acabaria por volta de 23h40, engolindo boa parte do basquete - a não ser que eles não pretendessem exibir o basquete na íntegra. Claro que priorizar o Pan foi corretíssimo, não é neste sentido a restrição que fiz, e sim neste aí explicado.

"Toda vez que se dá uma opinião conhecendo apenas uma parte do fato paga-se mico, ainda mais quando na sua opinião está um pretensioso julgamento do comportamento alheio, o que denota arrogância, principalmente se se arvorar a si, ou ao grupo a que pertence, como exemplo de comportamento 'correto'. É o caso do Clayton Moreira ao opinar sobre a reação dos gremistas em relação ao Ronaldinho. Certamente, como carioca, desconhece uns 99% da relação entre Ronaldinho e Grêmio, bem como aposto que só começou a acompanhar mais de perto a carreira deste jogador a partir do momento em que esse passou a jogar no Flamengo, clube pelo qual Ronaldinho declarou nutrir simpatia desde criança (risos). Mas espero que sua opinião - e do resto da torcida do Flamengo - não mude no dia em que esse jogador sair do clube, o que seria algo inédito na carreira dele, pois até hoje em nenhum clube pelo qual passou teve uma saída pacífica. Sempre saiu ouvindo críticas por parte da crônica gaúcha, parisiense, catalã e milanista, e das torcidas de Grêmio, Paris Saint Germain, Barcelona e Milan, acerca de sua falta de profissionalismo, especialmente no último ano de contrato." (Marco Silva)
E aí, Clayton? Responde ao Marco.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Há precisamente 10 anos, era lançado "Invincible", último álbum de inéditas de Michael Jackson. Um dos temas deste disco é este aqui: "You Rock My World".

Arremate

Felipe Kitadai está para o judô no Pan de 2011 como Gary Lineker esteve pro futebol na Copa de 1990.

"24 Horas" volta antes que algum outro esportista resolva virar notícia por razões... "borradas"!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.