.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

26 de Outubro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 68
"Papai, esse é pra você!"

A imagem mais tocante deste Pan-Americano, sem sombra de dúvidas, foi a emoção extravasada por Maurine no gol que deu ao Brasil a classificação para a final do futebol feminino. De luto pela morte do pai, decidiu permanecer e brigar pela medalha de ouro para dedicar a ele. Um gol legalíssimo foi mal anulado pela arbitragem. Era merecido que o Brasil marcasse, já tinha acertado o travessão e feito a goleira praticar uma grande defesa - muito embora seja verdadeiro que nossa arqueira, Bárbara, também salvou nossa lavoura. A 12 minutos do fim, Maurine estava isolada, na cara do alvo, e estufou as redes. Espetacular.

Amanhã à noite é torcer pelas comandadas de Kleiton Lima contra o Canadá, que também deu das tripas coração para estar na decisão. Saiu ganhando no tempo primeiro, tomou o empate a 10 minutos do fim e desempatou aos 43 do segundo.

O cão é que botou fogo

Antes dos 10 minutos, o Botafogo já levava 2 x 0 do Independiente Santa Fé, o primeiro gol irregular (Rodas estava ligeiramente à frente da linha da bola e com apenas Jefferson à sua frente). Estava difícil, mas não impossível classificar. Se empatasse, a vaga seria alvinegra pelo saldo qualificado. Mas algumas oportunidades ótimas foram desperdiçadas. O castigo veio a cavalo no autogol do Léo antes do intervalo. Ali, sim, ficava inviável uma classificação. E no 4 x 0 do belo arremate do Rodas? Restaria o tempo passar. O gol do Alexandre Oliveira no finalzinho não retirou a interrogação que surgiu: até que ponto isso influenciará no Campeonato Brasileiro? O Botafogo tinha duas oportunidades para ir à Libertadores. Uma se foi por opção própria, na poupança de vários titulares. Apostar tudo somente na outra é arriscado. E não gosto disso.

E o verdadeiro astro da noite na Colômbia foi o cão que deu uma canseira filha da mãe em todo mundo. Aquele ali, se for pra ser detido sendo capturado, escapará sempre.

Cruzmaltino e Tricolor na parada

Hoje à noite tem dois brasileiros tentando classificação. Vasco precisa de 2 x 0 ou três ou mais de diferença na Colina contra o Aurora. Tenho minhas dúvidas se obterá tal feito. E o São Paulo tem missão boa. Um gol que faça no Libertad, no Paraguai, e "aprisionará" o oponente. Periga os tricolores serem os únicos brasileiros nas quartas. Obtendo isso, dará tranquilidade para Emerson Leão iniciar seu trabalho, já polêmico pelo afastamento do Rivaldo.

Flamengo? Depois que levou 4 x 0 da Universidad? Jogando no Chile com reservas? Brincou que eu vou projetar esse recreativo apronto com ar de rachão dois toques.

A Segunda na terça

É verdade que caiu uma bomba d'água que deixou a relva inviável para a boa prática do futebol, mas mesmo assim o Criciúma desperdiçou uma ótima oportunidade de entrar na zona de acesso ao apenas "oxar" com o Americana, que agora está sair dos quatro primeiros em caso de vitória do Sport ou do Bragantino neste sábado.

E o Guarani, se não for rebaixado, merecerá parabéns pelos jogadores e pela comissão técnica - e somente por eles, não pela direção. Mesmo com 4 meses de salários atrasados, alguns jogadores tendo de morar no alojamento do clube por terem de devolver os apartamentos e outros mandando as famílias de volta para as cidades natais por não conseguir mantê-las em Campinas, continua na disputa e trincou o Barueri na Princesa dos Brincos Dourados. Ovos de chocolate para os torcedores no primeiro gol, marcado por Ewerton Páscoa (não resisti ao trocadilho patife). O Bugre permanecerá fora dos quatro últimos dê o que der na sexta e no sábado.

Curtinhas

*CBF resolveu que São Paulo sediará este ano a festa dos melhores do Campeonato Brasileiro, dia 5 de Dezembro. Motivo para isso? Nenhum específico, disse Rodrigo Paiva, o diretor de comunicação da entidade, ao UOL Esporte. Se for a mesma coisa dos últimos anos, apenas trocará gritos de "Flamengo!" pelos de "Corinthians!".

*Leio no Jornal Metro (do qual falarei mais no tópico "Sintonia PB") que Janeiro de 2013 é quando o Estádio Olímpico será implodido, conforme dito pelo presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini. Ideia é receber as chaves da nova Arena em 30/11/2012, fazer um jogo inaugural dela em Dezembro e, em Janeiro, o do encerramento do Monumental, em cuja área serão erguidos mais de 10 prédios e um shopping center. Torcida tem cerca de 1 ano para aproveitar a velha casa.

*E tá com ares de caso de polícia essa história de Ronaldinho Gaúcho se reencontrar com o Grêmio no jogo contra o Flamengo. Ontem, ouvia no rádio sobre um forte esquema de segurança que cercará o dentuço na vinda a Porto Alegre. Sabe algo tipo presidente dos Estados Unidos visitando o Brasil? É mais ou menos por aí.

*Parece que a Série C retomará sua segunda e penúltima fase. Rio Branco deve retirar hoje da Justiça Comum a ação motivada pelo veto da Procuradoria da Defesa do Consumidor ao uso da Arena da Floresta. Assim, o Luverdense entrará na competição e essa história toda acabará. Fiquemos atentos.

*CBF confirmou para 14 de Novembro um amistoso contra o Egito. Então tá, né... Na falta de algo melhor, vamos com o que temos disponível.

Tópico do Pan

Além da emoção no gol da Maurine, outros motivos para o Brasil sorrir nesta terça-feira foram os ouros da equipe de ginástica masculina (e o grande Diego Hypólito mais uma vez mostrando estar iluminado) e de Rosângela Santos nos 100 metros rasos feminino. Feitos que deixam mais legal para os brasileiros este fim de Pan.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais interrogativo do que ser mulher e não saber qual vestido usará para uma ocasião de gala e ser o mais bem falada possível pra matar as amigas de inveja: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Conforme já perceberam no tópico "Curtinhas" por menção a uma informação dele, é nesta quarta-feira o lançamento do jornal Metro aqui em Porto Alegre. Respondido pelo Grupo Bandeirantes em algumas cidades do Brasil a partir da publicação da Suécia, terá 40 mil exemplares diários distribuídos gratuitamente em mais de 30 pontos pela cidade. É mais uma alternativa de notícia impressa que chega, agora cada grande grupo presente na cidade tendo seu periódico: RBS com Zero Hora e Diário Gaúcho, Record com Correio do Povo, Pampa com O Sul e, agora, a Band com o Metro (tem ainda o Jornal do Comércio, sem vínculos com redes que tenham TVs e/ou rádios).

*Mais Rio Grande do Sul: não é de hoje que o "Jornal do Almoço", da RBS TV, tem baseado algumas pautas em novelas da Rede Globo. Mas ontem foi demais para mim. Os últimos três minutos foram dedicados a uma matéria onde populares respondiam sabem qual pergunta? Quem matou Salomão Hayalla em "O Astro". E desde quando isto é assunto para um noticiário de alcance regional, ainda que mal pergunte? Estes três minutos seriam muito melhor aproveitados com duas reportagens sobre temas da cidade e do Estado, de preferência sendo da ordem do dia.

*O pior é que isso do "Astro" veio após uma pauta pesadíssima sobre uma mãe que precisou viajar mais de 500 km de Santa Vitória do Palmar até Novo Hamburgo para dar luz a gêmeos pois não havia UTIs com vagas perto de sua cidade. Aliás, assunto explorado de maneira um pouco apelativa pro meu gosto, não por entrevistarem no estúdio familiares da mãe (que, até o fechamento desta coluna, estava em estado grave), mas sim por colocarem ao fundo uma música triste e dramática. A situação em si já é muito triste e dramática para pontuá-la desta maneira. Sempre que algum jornal de seja lá qual emissora for faz algo assim, me dá vontade de mudar de canal.

*Luto no rádio de São Paulo pela morte de Aluani Neto, por décadas o repórter da cidade no helicóptero "Vermelhinho" da Jovem Pan. Nascido na paulista Barretos e criado na mineira Muzambinho, tinha 82 anos e morreu na madrugada de segunda para terça, em Campinas, por falência múltipla de órgãos após um AVC. Meus pêsames.

*Como a vida continua para os aqui permanecidos, uma boa surpresa: ontem, pela primeira vez, a repórter Lara Mota apresentou o noticiário do "Hoje em Dia", da Record. Há algum tempo tem ocorrido da repórter Nathália Arcuri apresentá-lo durante ausências de Celso Zucatelli - como a atual, por ele fazer o programa direto de Guadalajara. Uma amostra da participação da irmã do avaiano Dirceu mostrando as notícias no estúdio pode ser vista aqui.

*"Bem Estar", na Globo. Chamaram Sandra Annenberg para o "Globo Notícia" e notaram que ela estava de azul claro, combinando a cor da vestimenta com Fernando Rocha. Arremate do apresentador, que é torcedor declarado do Cruzeiro (e quem sabe disso sacou a referência): "o azul é uma cor esplendorosa".

*"Bom Dia Brasil" desta manhã. Algum dia você imaginou ver uma apresentadora cantando rap em um telejornal da Globo? O dia foi hoje, em reportagem sobre a obra de Adoniran Barbosa virar objeto de estudo na Universidade de São Paulo. O material acabou com "Saudosa Maloca" cantada em ritmo de rap. Pois não é que a "noiva do ano" Carla Vilhena, ao devolver para Renata Vasconcellos e Chico Pinheiro, também mandou ver no rap? Hahaha, muito bom! Quem não viu pode ver aqui.

*Além desta da Carla, teve uma tremenda distração da Renata vista aqui (postada por mrjrfreit), quando ela falou em "a presidente Lula". Perdi se houve ou não correção posterior, alguém pode avisar se teve?

*Mas a campeã de todas foi depois de uma reportagem sobre uso de testosterona por mulheres. Quando Carla devolveu para Chico, ele e sua informalidade à toda prova disparou essa: "com mulher de bigode, ninguém pode". Como diria Milton Leite evocando Armando Volta: meu Deus!!! (risos)

*Leio no Flávio Ricco que, na última segunda-feira, o "Jornal da Band" foi segundão no "Ipobre" de São Paulo, com 7 pontos, tendo recebido bem da meia hora local do "Brasil Urgente", que fez os mesmos 7 pontos e tirou terceirão. Média a mesma, posições diferentes. Concorrência mais frouxa entre 19h20 e 20h25.

*Passando pelos canais ontem à tarde e parando um instante em "Mulheres de Areia" na Globo, atestei: nesta novela de 18 anos atrás, Daniel Dantas estava o próprio Otávio Mesquita com o cabelo tingido de preto. Quem puder, veja um momento do Daniel nesta produção e digam se não é um "separados no nascimento" daqueles.

*Leio no Alberto Pereira Jr. que, a partir de 21 de Novembro, o SBT reprisará a novela "Fascinação" na faixa das 15h, hoje com "Cristal" exibida. "Fascinação" tinha a meninota Regiane Alves no elenco e é de 1998. Lembro que esta novela sofreu demais na época original pois era transmitida por volta das 21h. Só que, durante o período, começou o Horário Político de 50 minutos (tempos de eleições). E de terça a quinta-feira, o SBT transmitia a Copa Mercosul às 21h40. Algumas vezes, "Fascinação" tinha apenas 20 minutos por causa do futebol - ou seja: o mesmo que ocorre às quartas-feiras na Globo com "O Astro" e as minisséries, só que depois dos jogos.

*A saideira: aqui está a capa da edição de aniversário da revista Sexy, estrelada por Carolina Nakamura, dançarina do "Domingão do Faustão". Só pela capa, já promete!

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se não me chamarem para fotografar uma deusa na Sexy.

Bela do Dia: Carolina Galan

Carolina Galan, apresentadora da TV do site da Federação Paulista de Futebol. Quem disse que a FPF não tem coisas boas? Bom, não tem mesmo. Mas como atestamos aí, tem coisas ótimas. Afinal, uma moça dessas não é boa. É pouco definir assim tal esplendor de dama.

Aviso aos navegantes

Mensagens dos leitores serão atendidas na próxima coluna, que espero levar ao ar tendo atravessado a madrugada inteira acordado, de costa a costa, de ponta a ponta. Essa história de dormir entre meia-noite e 6 da manhã não é para mim, atrapalha tudo que faço. Tentarei cochilar agora de tarde para ver se ajusto meu sono.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Lembram que teve um tempo recente que consideraram ele desaparecido? Pois hoje é aniversário do homem. Belchior completa 65 anos. Aqui está "Medo de Avião".

Antes do Arremate...

...a boa nova da quarta-feira: Orlando Silva vai cair fora do Ministério do Esporte. É difícil, sei, mas tomara Deus que a presidenta Dilma achasse alguém bom, correto e decente para assumir o cargo, em tempos de Copa e Olimpíada por vir. Arrematemos.

Arremate

Finalmente começa a última quarta-de-final da Série D, Tupi x Anapolina. Quem pegará o Oeste na semifinal?

"24 Horas" volta quando já soubermos se alguém ficará em vantagem para o jogo da volta!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.