.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

22 de Outubro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 65
Só falta cairmos fora na primeira fase

Um áudio muito engraçado da série "gafes do rádio esportivo" é de um Corinthians x Vasco em 2007, onde Hugo Botelho, narrador da Rádio 105 FM, se irritou de tal maneira com o boliviano corinthiano Arce por perder um gol daqueles imperdíveis que soltou um "vai à m..., Arce!". Pois me deu vontade de fazer o mesmo com Henrique. Como diria a "Pão de Mel": pelo amor da vaca Jersey! Cara recebe - em condições, pois estava atrás da linha da bola - e demora "59 minutos" para fazer um dos negócios mais simples do futebol: empurrar a bola pro gol vazio. Deu tempo do adversário chegar por trás e desarmá-lo.

Este "Impossível Pan-Americano Clube" (que seria a versão da Record para o "Inacreditável Futebol Clube" da Globo, eh, eh, eh) retrata o que foi mais uma atuação triste e braba de aguentar da Seleção do Ney Franco. Verdade que teve um pênalti no Leandro no segundo tempo, mas do que adiantaria? Quando não é para ser, nem falta que existe é apontada. Não foi por isso que "oxamos" e sim por incompetência pura contra um adversário mais fechado que moça virgem antes do casamento.

Com 2 pontos a uma rodada do fim da fase inicial, o Brasil é terceiro colocado, contra 1 ponto de Cuba, 3 da Costa Rica e 4 da Argentina, que trincou os costa-riquenhos. Estes serão nossos últimos oponentes, às 11 da noite (Brasília) deste domingo. Sofrimento na virada de domingo para segunda-feira, quem merece? Sim, fui eu que falei ontem para o vôlei feminino que as grandes vitórias são aquelas mais sofridas. Mas aquele foi um sofrimento nivelado por cima e este é nivelado por baixo.

Projeção de Primeira (Divisão)

Corinthians, Vasco e Botafogo brigarão pela liderança neste fim de semana. O Flamengo pode ser co-líder, mas não o primeiro pois não superaria o Corinthians nas vitórias. Fluminense precisa fazer sua parte e torcer por derrotas corintiana e vascaína e tropeços botafoguense e flamenguista para ficar a 1 ponto da liderança. Em meio a isso, há São Paulo e Internacional, que jogam fichas decisivas para ainda sonhar com o título. Tricolores recebem o Coritiba, mas a partida fundamental é do Colorado, que pega justamente o Coringão aqui em "Primavera Alegre". Ganhando este jogo e contando com derrota do Vasco e tropeço do Botafogo, o pulso ainda pulsará.

Lá embaixo, a zona de rebaixamento pode ter mudanças pois quatro times lutam contra duas vagas nela. E os mineiros tem de tomar cuidado. Um dos jogos opõe dois destes duelistas antidescenso: Atlético Paranaense x Ceará. Se o Furacão ganhar do Vozão, o Cruzeiro perder para o Atlético Goianiense e o Atlético Mineiro cair diante do Fluminense, acabaremos a rodada com os três mineiros no grupo dos "rebaixáveis". Pena que as três porfias são em três horários diferentes. Já Avaí e América tem de ganhar e torcer por derrotas dos Atléticos e do Cruzeiro para continuar sonhando ser possível a permanência na elite. Se tudo der errado, aí será brabo salvá-los.

Aos palpites de hoje e amanhã: Avaí 1 x 1 Botafogo, Fluminense 3 x 1 Atlético Mineiro, Palmeiras 0 x 2 Figueirense, América Mineiro 0 x 1 Grêmio, Bahia 1 x 0 Vasco, Internacional 2 x 1 Corinthians, São Paulo 2 x 1 Coritiba, Atlético Paranaense 2 x 0 Ceará, Flamengo 0 x 1 Santos e Cruzeiro 1 x 2 Atlético Goianiense.

Comentários de Segunda (Divisão)

Ponte Preta deu um passo muito importante para solidificar seu regresso à Série A, embora tenha saído na frente em pênalti inexistente (pois a falta foi fora da área). O segundo tempo foi um dos mais divertidos desta Bêzona 2011, por três vezes a Ponte marcando gol e o Paraná fazendo o mesmo em seguida. Lúcio Flávio entrou na etapa final e foi o "man of the match" da Macaca com duas faturas, mas o golaço da noite foi o último do Paranito, de Marinho, com dois cortes maravilhosos e batida no alvo.

Falando em regresso, será que é hoje que a Portuguesa confirmará o regresso? A primeira necessidade para tanto já rolou: o Boa Esporte não ganhou. E não só não ganhou, como perdeu de virada para o Bragantino, do indomável Lincom, que tem 17 gols em 23 atuações nesta Série B. O Massa Bruta agora também enche o retrovisor do Americana junto com o Sport, que tem de perder para o Goiás para, somado a vitória sobre os itinerantes, a "Barcelusa" confirmar regresso matemático neste sábado. A vitória do Bragantino também recolocou no páreo o Criciúma, que também estará a dois pontos do grupo de acesso se derrotar o Icasa. Trem doido essa Segundona.

Vila Nova entrega os pontos mais e mais. Empatou com o Barueri com direito a pênalti perdido e ridícula plateia de 276 pagantes no Serra Dourada. Hoje, está a 9 pontos de escapar do rebaixamento. Guarani venceu o Duque de Caxias por dobra sem vazamento e, até a bola rolar esta tarde, está fora dos quatro últimos. Mas voltará se os três abaixo dele - São Caetano, Goiás e Icasa - ganharem. Bugre precisa de um resultado fracassado para não voltar a ser "rebaixável". E o Salgueiro ganhou do ASA, mas para fins pernambucanos isso não faz grande diferença. Os alagoanos, costumeiramente bem sucedidos em casa, se complicam num momento altamente inconveniente.

Para hoje, outro encontro expressivo é Vitória x Náutico. Há risco de adiamento devido à chuvarada de toda a semana em Salvador, que deixou o campo alagado, mas como relatos da manhã deste sábado indicam melhora da situação, quem sabe a drenagem dê uma forcinha e saia jogo - claro, não em condições costumeiras.

Bagunça de Terceira (Divisão)

Decisão judicial vinda do Rio de Janeiro suspendeu o Grupo E da Série C, o da polêmica jurídica envolvendo o Rio Branco do Acre. Nem falo nada. Parei!!!

Vitoriaça em Guadalajara

Não foi épico como a final do vôlei, mas também no vôlei de praia as mulheres do Brasil tiveram de parir uma bigorna para levar ouro. Juliana e Larissa ora pareciam entregues, ora se mostraram próximas do triunfo. Suado 22 x 20 no terceiro set sobre as enjoadíssimas anfitriãs Candelas e García. Mulheres de fibra essas quatro.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais trapalhão do que assaltante que reage aos tiras com um isqueiro em formato de revólver: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Fiz referência nesta introdução a uma das tantas cenas ótimas de "Um Assaltante Bem Trapalhão", primeiro filme do Woody Allen, em 1969. Me bateu vontade de rever, mas nenhuma televisão mostra este filme há "séculos". As últimas acho que foram Bandeirantes e a falecida Guaíba, ainda no finalzinho dos anos 1990.

*Frase do locutor da Rádio Band Vale FM de São José dos Campos nesta manhã: "a maior cobertura no eixo São Paulo/Rio". Efeito da concorrência com a recém-lançada São Paulo/Rio FM? Briga boa, muito nivelada por cima, das lite FM no Vale do Paraíba.

*Leio no Lauro Jardim que será produzido o livro "Embalando Sonhos: 80 Anos da Rádio Record", com tiragem de 3 mil exemplares. Não é um pouco fora de hora lançar tal obra? Não por não ser fundamental, pois é, mas sim pelo terrível momento dos AM 1000 de São Paulo, que virou um prefixo abandonado desde que, sem maiores explicações, demitiram todos os comunicadores populares e jornalísticos e acabaram com a parceria esportiva com a Transamérica.

*Rádio de Porto Alegre: leio no Coletiva que, a partir desta segunda, o "Jornal Gente" da Bandeirantes terá o quadro "Conexão Brasília", feito por Rodrigo Orengo, chefe de jornalismo da BandNews FM de Brasília. Foi na própria Rádio Bandeirantes de Porto Alegre que Orengo começou, em 2005. Depois ele foi para a Rádio Gaúcha e, nela, passou a correspondente na Capital Federal. Ali se estabeleceu e voltou para a Band.

*Essa foi nesta manhã, no sempre imperdível "Super Sábado" da Rádio Gaúcha. A pauta era gagueira. Os apresentadores Wianey Carlet e Gabrieli "noiva-mor" Chanas entrevistaram uma doutora e um famoso gago da aldeia: Cláudio Duarte, o eterno "bombeiro" das casamatas de Internacional e Grêmio, também ex-comentarista das TVs RBS e Guaíba. Claudião é um piadista de marca maior, não dá pra deixar a bola perto dele que o chute é certo e no alvo. No fim, ele disse ao Wianey que o esperava em sua casa para comer uma "carne de Hipoglós". Gabi perguntou o que era "carne de Hipoglós" e Claudião respondeu na lata: pacu assado.

*Ah, ah, ah, ah... Coitada da Gabi, ficou sem reação, eh, eh, eh... Mas foi que nem o Wianey disse: com Cláudio Duarte sempre dá para esperar uma pegadinha dessas. Depois, a "noiva-mor" brincou com isso no Twitter: "Se cair feio numa piada é brabo, imagine cair ao vivo pra 55 mil ouvintes/minuto. Tóin!" Pena que eu não gravei este momento engraçadíssimo do rádio do Rio Grande do Sul, mas pelo menos escutei ao vivo.

*Leio no Flávio Ricco que vem aí um novo programa de economia da RedeTV!, apresentado por Guilherme Barros. Gostei do título: "PIB". Original. Vale registrar que a RedeTV! já teve um programa do gênero quando estreou, em 1999. Era o "TV Economia", com Denise Campos de Toledo (hoje no SBT), na faixa das 22h.

*Leio na Mônica Bergamo que em Novembro será feito um "Programa do Jô" inteirinho com Pelé, igual foi recentemente com Roberto Carlos. Este do Atleta do Século será gravado dia 7 para exibição na Globo quatro dias depois. É justo. Um rei ganhou esta homenagem, o outro merece o mesmo.

*"Rafinha! Rafinha!" Estes gritos foram ouvidos na plateia do Video Music Brasil, da MTV, quando Wanessa Camargo se apresentou. A cantora resolveu falar através de um comunicado distribuído para a imprensa, dizendo que esperou até o último instante um pedido de desculpas de Rafinha Bastos e que decidiu processá-lo por causa daquele vídeo que parodiou o caso todo em uma churrascaria (onde ele não aceitava comer as carnes "fraldinha" e "baby beef"). Wanessa chamou de "mentirosas" as notícias de que seu marido, Marcus Buaiz, sócio de Ronaldo Nazário na agência 9ine, tivesse influenciado na saída de Rafinha do "CQC" da Band. Entendo...

*A saideira, apenas para lembrar: hoje, o "Jornal da Record" será às 17h pois "O Melhor do Brasil" será exibido das 17h45 às 22h. Deus meu.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se até lá a Record não fizer mais quatro trocas de grade.

Bela do Dia: Ana Beatriz Nogueira

Ana Beatriz Nogueira, atriz, no ar em "A Vida da Gente", da Globo. Hoje é seu aniversário, 44 anos completados. É uma que vive excelente fase.

Convivas

As mensagens publicadas abaixo seriam originalmente publicadas nesta sexta-feira; as enviadas na sexta e algumas do sábado serão registradas na coluna deste domingo, com outras enviadas no sábado ficando para segunda-feira.

"Gostaria de ajudar a tirar uma dúvida de um de teus convivas, o Raider Martins, que perguntou sobre a existência de outras competições continentais ao estilo dos Jogos Pan-Americanos. Lembro-me dos Pan-Africanos, os Asiáticos (edições de Verão e de Inverno) e os chamados Jogos do Pacífico, envolvendo os países do Pacífico Sul, que na sua penúltima edição, em 2007, teve o futebol integrando o calendário da Confederação de Futebol da Oceania para Eliminatórias da Copa referente a essa região do globo. Daria para considerar nesse cômputo também a existência dos Minijogos do Pacífico, para países de menor desempenho olímpico nessa mesma região. Há também competições transcontinentais nesse estilo, como os Jogos da Commonwealth, envolvendo países com vínculos históricos com a Grã-Bretanha e alguns outros por adesão nos cinco continentes, mas isso já é outro assunto." (Adriano de Oliveira)

"Não vou me irritar com sua citação a 'Lionel Marlos' por causa do gol do Luís Fabiano e até porque houve um papo de venderem o pequeno 'gênio' para a Ucrânia. Ele até tem habilidade, mas é muito irregular, além de entrar em campo com um ânimo de quem vai tomar uma injeção anti-tetânica. Sobre o jogo contra o Libertad, enquanto o São Paulo não tiver um técnico efetivo, o que mais importa é a vitória, pensamento que serve contra o Coritiba também. *** O incrível desse sorteio de sedes para a Copa é a chance do Brasil não atuar no Rio de Janeiro, o que é algo bem estranho, sendo o Maracanã o maior símbolo do esporte em nosso país. Mas com as pessoas envolvidas na organização da Copa não é de se espantar, visto que o que vale para eles é a política, no pior sentido da palavra - taí a sede de SP que não me deixa mentir. *** 'Chaves' seria o 'Mal de Montezuma' da Record? Esse nome é dado à vingança estomacal causada pela ingestão da apimentada comida mexicana aos visitantes desavisados, como aconteceu com Banks, goleiro da Inglaterra na Copa de 70, que perdeu a quarta de final contra a Alemanha por um desarranjo intestinal. *** A MTV, depois de ser apedrejada por críticas ao VMB do ano passado - que não vi ao vivo, mas parece ter sido um 'especial Restart' -, parece que está querendo ser levada a sério novamente, com artistas com alguma qualidade presentes na premiação desse ano. *** Não sei quando Veríssimo descobriu Patrícia Poeta, mas as colunas dele foram mais quando ela virou garota do tempo global. Essa é sua vantagem de morar no Rio Grande do Sul, a quantidade de beldades aí é algo quilométrico, ainda que em MG essa quantidade não fique tão atrás. Aproveito e sugiro Liliane Luchin e Regiane Moreira, as duas da TV Alterosa, como 'Belas do Dia'." (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: o resultado de quarta-feira foi ótimo para o São Paulo. Ganhou e não levou gol. Um que faça no Paraguai e não perderá a classificação. Segundo: "Mal de Montezuma" é ótimo! E terceiro: Minas também tem seus encantos no jornalismo local, vide Elisângela Colodeti, Gislaine Ferreira, Vivian Santos, Mara Pinheiro, Gisele Ramos, Estefânia Farias, Flávia Scalzo...

"Sabíamos que o Flamengo prioriza o Brasileirão, mas não podíamos imaginar a apatia contra os chilenos. Acho que não souberam entregar corretamente. Quiseram se livrar da Sul-Americana pra dar atenção ao Brasileirão, mas são incompetentes até pra entregar a rapadura direito pro adversário. *** A respeito da pergunta do Raider Lopes, há sim Jogos Africanos, Pan-Africanos e Jogos Asiáticos e Pan-Asiáticos, no padrão similar aos Pan-Americanos, mas não existe Jogos Europeus devido à agenda do continente ser muito apertada. Porém, existe Jogos de Microestados Europeus e os Jogos da Juventude Europeia. *** Custa Wanessa Camargo, Marcus Buaiz, Ronaldo Nazário e o bebê deixarem essa maldita história envolvendo Rafinha Bastos pra trás? Eta povo vingativo, que se rebaixa a um nível pior do que o do apresentador. *** Record e suas mudanças de horário ridículas, e olha que me refiro ao que as pessoas denominam como a segunda emissora do Brasil. Não me surpreendeu esse horário de sábado para o 'Jornal da Record'. Me surpreenderia se fosse na hora do almoço, todo dia da semana, pra concorrer com Globo e SBT. Maldita emissora." (Charles Tavares)

"O Flamengo jogou pouco? Sim. A Universidad de Chile jogou muito? Também. Com méritos, La U já se pode vislumbrá-la nas quartas da Sul-Americana. O Flamengo já teve outros terceiros uniformes e não venceu jogo oficial com nenhum deles. Então, o uniforme estreante vai acabar rapidinho. O Flamengo teria que jogar o dobro que não jogou quarta-feira para se classificar. Acho que os reservas terão chance em Santiago. *** Record: emissora forte, ótimos quadros, mas mesmo que esteja acima de SBT, Band e demais e queira muito passar a Globo, não vai conseguir sem firmar programação, por que nada rende sem sequência." (Daniel Dorneles Nunes)

"Algumas coisas me tiram do sério. Como alguém pode afirmar que o Pan não vale nada porque Thiago Pereira tem 10 medalhas nesta competição e nenhuma olímpica? Quer dizer que, como o Brasil tem 5 títulos de Copa do Mundo e nenhuma olímpica, a Copa não vale nada? São comparações sem sentido. Não entendo essa verdadeira perseguição com relação ao Pan. Ora bolas, se trata de uma competição continental. Vivemos em um país que valoriza tanto um reles campeonato brasileiro de futebol e os modorrentos estaduais. Qual é a lógica, então, de desmerecer tal evento? Não seria incoerência desse pessoal?" (Daniel Ewerton Brito)
Concordam ou discordam deste pensamento, senhores?

"A maioria dos continentes tem seus próprios eventos poliesportivos, assim como as Américas têm os Jogos Pan-Americanos, e disputados sempre a cada quatro anos. Dois deles também foram realizados neste ano: os Jogos Africanos e os Jogos do Pacífico, estes disputados por todos os países da Oceania, exceto Austrália e Nova Zelândia. Em pé de igualdade com o Pan, a Ásia tem os Jogos Asiáticos, comumente realizados em anos de Copa do Mundo - o que será até 2014. Depois disso, a partir de 2019, passarão a ser disputados em anos pré-olímpicos, como os demais. Ainda temos os jogos sub-regionais, como os Jogos Sul-Americanos, os Jogos Centro-Americanos e do Caribe, os Jogos do Mediterrâneo e os Jogos do Leste Asiático, e os eventos linguísticos, como os Jogos da Comunidade Britânica, os Jogos da Francofonia e os Jogos da Lusofonia. Apenas a Europa não tem um grande evento esportivo (apenas os Jogos dos Microestados Europeus, estes bienais), mas é estudada sua criação para os próximos anos." (Daniel F. Silva)

"Teremos jogos às 22h na Copa. E venhamos e convenhamos, que tabela mal feita foi essa da Copa do Mundo. A dona Fifa se ajoelhou para a politicagem brasileira e para uma emissora um tanto influente. Tem seleção que irá jogar em Porto Alegre e depois irá a Manaus, do outro lado do país, em um calor do cão. Que choque térmico. Disseram que fizeram a tabela pensando no clima. Quanta mentira. Jogar em BH antes das 16h já é um inferno, imagine que vai ter dia que terão que escolher qual seleção passará mais aperto em jogar às 13h no Nordeste. Exemplo: dia 29/6, oitavas de final, um jogo em Fortaleza e outro em Recife. Um dois será às 13h." (Fabiano Dias)
Essa Copa ainda vai render muita besteira e muita bobagem por parte dos seus (ir)responsáveis.

"Olha, nunca me senti tão emotivado quanto neste jogo de vôlei do Brasil. Achei sempre que a gente podia ganhar, mesmo quando Cuba liderava a partida e quando fechou os sets que ganhou. Essas meninas conseguiram emocionar um país inteiro e merecem esse ouro. Agora é melhorar muito pra irmos a Londres." (Flávio Barbosa)
Vem aí a Copa do Mundo no Japão.

"Vi um questionamento sobre eventos similares ao Pan em outros continentes do conviva Raider Lopes. Bom, há alguns meses atrás, acompanhando um streaming da ESPN Deportes acho que do México, estavam transmitindo um jogo de basquete feminino pelos Jogos Centro-Americanos, em Porto Rico. Fora isso, também não lembro de outros eventos semelhantes." (Flávio da Costa Evangelista)

"Emocionante a final do vôlei feminino. Para alegria nossa, as meninas brasileiras jogaram muito e ganharam esse emocionante jogo. Dormi antes da premiação, sabe se rolou alguma homenagem para Jaqueline no pódio? *** Me surpreendi com a escolha de Fortaleza ganhando um jogo da Seleção na primeira fase. Anteriormente, havia lido que São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador haviam sido as cidades que se candidataram para receber o escrete na primeira fase. Pela forte amizade que tem com Aécio Neves, Ricardo Teixeira premiou a capital mineira com um jogo das oitavas e uma semifinal, se tudo der certo do Brasil. Quem será o cacique forte que influenciou na escolha da capital cearense?" (Hugo Leonardo Souza Pinto)
Ah, tem vários: Ciro Gomes, Tasso Jereisatti...

"Respondendo ao conviva Raider Lopes Martins: além do Pan, temos os Jogos Asiáticos (o último ocorreu em Guangzhou, na China, no ano passado, e o próximo ocorrerá em 2014, em Incheon, na Coréia do Sul) e os Jogos Pan-Africanos (o último ocorreu em setembro, em Maputo, capital de Moçambique, e o próximo ainda não tem cidade-sede escolhida). Ambos acontecem a cada 4 anos." (Igor Novaes)

"Ao colocar a música 'Honey', você escreveu: 'defendida, como diriam nos antigos concursos'. Mas acredito que você quis dizer 'nos antigos festivais', não? Pois era nos festivais que se dizia 'canção defendida por...'. *** Estranhei você citar a Lorena Calábria por voltar à TV depois de estar fora dela depois que saiu da Record, 'há bastante tempo'. Ao que me lembre, ela esteve na Band, no 'Dia a Dia', acho que em 2009, e a Band deu uma verdadeira e injusta geladeira nela." (João Domingos Custódio)
Foram falhas minhas mesmo, já devidamente corrigidas. Me esqueci da Lorena na TV Bandeirantes, acho que muito em parte por não ter sido uma passagem memorável por lá, diferentemente da Record, onde teve bem mais destaque (esteve, por exemplo, no primeiro time de apresentadores do "Domingo Espetacular").

"Respondendo ao Raider Lopes sobre a existência de jogos continentais, sei que tem os Jogos Asiáticos, mais conhecidos como Asiad. Dando uma procurada na internet, achei o seguinte: foi disputado a 16ª edição no ano passado, na cidade de Guangzhou, na China. Foi de 12 a 27 de novembro e reuniu 45 países em 42 modalidades esportivas, com 9.704 atletas no total. A China liderou amplamente o quadro de medalhas, com 416 (199 de ouro, 119 de prata e 98 de bronze), ficando em 2º lugar a Coreia do Sul, com 232 medalhas no total (76, 65 e 91), e o Japão em 3º, com 216 no total (48, 74 e 94). E a próxima edição, em 2014, será em Incheon, na Coreia do Sul." (Marco Silva)
Raider Lopes Martins, tens agradecimentos aos montes para fazeres. É por essas e outras que eu valorizo a participação dos leitores deste Papo de Bola - o Site, por sempre ou ajudarem a corrigir bobagens e gafes que cometo quanto colaborarem em dúvidas que surgem, como esta.

"Boa sorte pra Rosane Marchetti nessa luta contra o câncer de mama. Espero que ela continue se recuperando e que depois faça um bom trabalho na Globo, fazendo grandes reportagens que tanto gostamos." (Rafael Pereira da Silva)
Nesta semana, registrei aqui na coluna uma foto da repórter e apresentadora da RBS TV usando boina e já sem os cabelos, que tirou de uma vez antes que caíssem aos poucos durante a quimioterapia.

"Me espanta que 'A Grande Família' ainda continue no ar. Não que seja ruim, mas me espanta os atores aceitarem trabalhar 10 anos no mesmo projeto. No Brasil os seriados raramente chegam aos 10 anos. 'Sai de Baixo' teve 6 anos e acabou por cansaço dos atores, por exemplo. Gente como Marco Nanini, Marieta Severo, Guta Stresser, Lúcio Mauro Filho, Pedro Cardoso e Marcos Oliveira, que estão desde a primeira temporada, parecem não estar dispostos a entrar em novos projetos, como novelas ou mesmo outros seriados. Fato raro no mundo artistico, já que são raros os atores que gostam de fazer a mesma coisa por muito tempo. No Estados Unidos, por exemplo, Plantão Médico terminou sem atores que fizeram parte da primeira temporada no seu elenco no último ano." (Ricardo Haertel)
Mas também nos EUA é relativamente comum vermos seriados que duram 10 anos ou mais, e mantém praticamente o mesmo elenco original. Séries como "Plantão Médico" e "Lei e Ordem" e seus derivados mudam bastante de elenco sem problemas por se passarem em locais onde pessoas diferentes podem trabalhar ao longo dos tempos, como hospitais, tribunais e escritórios de advocacia. É bem diferente de produções onde o foco é em uma família específica, caso de "A Grande Família". Produções assim, quando longas, tem poucas mudanças no elenco original. Um exemplo: "Um Amor de Família" durou 11 temporadas (10 ou 11, agora não lembro, mas também não faz tanta diferença no exemplo que coloco) e o sexteto principal mudou somente no marido da vizinha, da terceira para a quarta temporada. No mais, todos firmes e fortes do primeiro ao último episódio.

"Se o Brasil não chegar à final da Copa, não jogará nenhuma partida no Rio de Janeiro? *** A Record andou tendo umas aulas com o SBT? 'Jornal da Record' em horário totalmente estranho e constantes mudanças na grade vespertina, entre outras coisas." (Victor Faria)
Respondendo à questão da Copa: exatamente. Inacreditável, não?

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

É fim de semana, vamos elevar o ânimo. Nada melhor do que isso aqui para elevar o moral da turma: "All Night Long", com Lionel Richie.

Antes do Arremate...

...apenas três letrinhas para a manutenção de Orlando Silva no ministério do esporte: baaahhh!!! Arrematemos.

Arremate

Thiago Pereira é recordista de ouros em Pans: 12. Esse é "Mister Pan" com "MI" sem "mimimi".

"24 Horas" volta antes, muito antes, da natação no Pan de 2015!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e colaborador do Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.