.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

18 de Outubro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 61
Terceirona com classificados e judiciário

Parabéns ao pessoal de Joinville e Ipatinga, que estão de volta à Série B de 2012 pois aconteceu justamente aquilo que se imaginava: vitórias dos dois na quarta de seis rodadas do Grupo F da segunda fase da Série C igual a classificações antecipadas. O JEC foi superior o tempo todo ao Brasiliense, 4 x 1 na maior. Chegou a abrir 3 x 0 aos 20 minutos da etapa final. Joinville e Ipatinga agora tem calendário cheio para o ano que vem, com 38 partidas, pay-per-view, Sportv e tudo mais.

Enquanto isso, o Grupo E pode ir longe e até parar. Sabe aquela liminar da Procuradoria Geral do Acre, que destaquei na coluna do último sábado? CBF acatou ela e recolocou o Rio Branco na Série C, caindo a mudança que colocava o Luverdense. Só falta virar uma batalha jurídica dentro e fora das esferas esportivas. Ai, ai...

A Segunda na terça

Após a noitada cheia de logo mais, faltarão 21 pontos por disputar. A Portuguesa ficará com o acesso encaminhado se vencer o Vitória em SP, o Boa Esporte perder para o ABC e o Sport não ganhar do Salgueiro. "Barcelusa" abriria 17 pontos de frente. Por outro lado, pode ser confirmado hoje o rebaixamento matemático do Duque de Caxias, que vai ao Cariri encarar o Icasa. Tem de perder ou empatar, e a isso se somar uma combinação de resultados.

Em termos de G4, o Boa entrará se ganhar e tiver derrota ou do Americana para o Goiás ou do Náutico para o Vila Nova. Por outro lado, Sport, Vitória, Bragantino e Criciúma precisam vencer e torcer por derrota ou do Americana, ou do Náutico ou até dos dois para continuarem sonhando com o acesso. E lá embaixo, zona de rebaixamento pode abrir com qualquer um entre Icasa, Goiás, São Caetano e os diretamente confrontados Guarani e ASA.

Que Deus me ajude nos palpites, pois fui uma imundície na rodada passada: Portuguesa 3 x 1 Vitória, Bragantino 1 x 2 Ponte Preta, Goiás 2 x 2 Americana, Náutico 3 x 1 Vila Nova, ABC 1 x 1 Boa Esporte, Salgueiro 0 x 2 Sport, Paraná 1 x 2 Criciúma, Barueri 2 x 1 São Caetano, Icasa 1 x 1 Duque de Caxias e Guarani 2 x 1 ASA.

Agora vai até o fim, Série D?

Aconteceu o bendito Anapolina x Tocantinópolis remarcado. Desta vez não teve "cai-cai" e, contra um adversário em frangalhos, a Xata enfiou 1, 2, 3, 4, 5, 6 a 1 para classificar. Portanto, aquele Itumbiara 3 x 1 Villa Nova "não existiu". Vem aí dois Anapolina x Villa para definir o adversário do Tupi nas quartas de final.

Tópico do Pan

Por um lado, continuam as más novas para o Brasil. Mosiah Rodrigues, campeão da ginástica artística no Rio, em 2007, não competirá devido a problemas de saúde.

Por outro, mais ouros vieram nesta segunda-feira: dois na natação (Thiago Pereira nos 100 m costas e Leonardo de Deus nos 200 m borboleta), outro do conjunto geral na ginástica rítmica e um coletivo do tênis de mesa sobre a Argentina (que rendeu a Hugo Hoyama a décima medalha dourada em sete Pans).

E esta noite tem a estreia do futebol feminino, contra a Argentina. Não tem Marta e Cristiane, mas vamos ver se dá para repetir a festa do Rio, há quatro anos.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais aéreo do que viajar de avião e dar uma estacionada no mausoléu de São Pedro para um reabastacimento: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Continua acontecendo até 4 de Novembro a votação do Prêmio Press, a premiação da Revista Press para os melhores do jornalismo gaúcho em 2011. A terceira parcial da votação foi divulgada aqui e ainda são aceitos votos clicando aqui.

*Durante o período do Pan, a Record cancelou o "Record Notícias" da Adriana Reid e o "Balanço Geral" do Wagner Montes. Das 12h às 14h, São Paulo e Rio de Janeiro continuam com programação dos Jogos de Guadalajara. A mudança é mais significativa para fins cariocas, pois "RJTV" e "SBT Rio" podem ganhar bastante terreno.

*Leio no NaTelinha que o SBT demitiu seu diretor de jornalismo, Alberto Villas, que estava na emissora recém há sete meses (após muitos anos na Globo, onde fazia parte da equipe do "Fantástico"). Seu substituto é Paulo Nogueira, que responde pelo jornalismo do SBT do Rio de Janeiro. Agora melhora?

*"Jornal das 10", da Globo News, estreou ontem duas novidades. Uma já sabíamos há dias, que era a estreia da Mariana Godoy como apresentadora em São Paulo. A outra é que Carlos Monforte não é mais o apresentador de Brasília, mas continua no noticiário como comentarista de política externa e defesa.

*Leio no Coletiva que a Record teve média de 13 pontos e pico de 18 aqui em Porto Alegre com a final de "A Fazenda". Foi bem o confinamento televisivo.

*Leio no vcfaz que a Oi TV incluirá a partir de amanhã os canais Globosat (Globo News, GNT, Multishow, Canal Brasil, Universal, Futura, Viva, Sportv e outros mais), além da TV Globo para regiões específicas. Num primeiro momento, entrará a Globo do Rio. Até o fim do ano, virão Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Belo Horizonte.

*Pela terceira semana seguida, Rafinha Bastos não esteve na bancada do "CQC". Felipe Andreoli fechou o trio de ontem à noite. Outra: a chamada do "A Liga" de hoje nos intervalos da Bandeirantes é ilustrada por todos os componentes. Aparecem Débora Vilalba, Thaíde, Sophia Reis... Isto é: todos, menos Rafinha.

*A saideira é triste: lutando contra um câncer, Reynaldo Gianecchini agora enfrenta a morte do pai, homônimo, aos 72 anos, pela mesma doença. Muita força para ele.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua antenado no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, torcendo sempre para coisas boas para boas pessoas.

Bela do Dia: Grazi Schmitz

Grazi Schmitz, uma das apresentadoras do "Studio Pampa", no início da madrugada da afiliada gaúcha da RedeTV!. Ela era das poucas deste programa que ainda não tinham vindo aqui. Hoje é o dia dela brilhar no PB.

Convivas

"Não precisa entender muito de automobilismo para ver vários erros de pilotos no momento do trágico acidente em Vegas. Como já ocorre há muito tempo, desde o início dos anos 2000, a Formula Indy virou um lixo de pilotagem, com pilotos de 5ª categoria pra baixo, tanto é que a competição tem pouquíssima visibilidade até mesmo em solo americano. Automobilismo nos USA é Nascar!" (Adilson Roberto Vilas Boas)

"Adilson Batista veio com uma enorme rejeição, e o time do São Paulo tem carências que não são culpa dele: deixou os dois melhores zagueiros saírem, não tem um primeiro volante de força, não tem um armador de chegada na frente, além do desinteresse do grupo de modo geral em vários momentos. Mas ele não soube fazer o time jogar e mudar seus conceitos como treinador. Tentou implantar o mesmo esquema do Cruzeiro e não soube como proteger a defesa com isso. Jean é o único primeiro volante do elenco e não joga. Demorou a entrosar o time com um centroavante enquanto Luís Fabiano não voltava. Ou seja, também cometeu erros. Apesar disso, pela tabela que o time tem, ainda tem chance de classificar para a Libertadores. Para treinadores futuros, Dorival é um bom nome. Felipão seria pela moral, mas tem vindo mal nos últimos anos. Leão, como 'choque', poderia ser uma opção. Até mesmo Luxemburgo seria uma opção, desde que pense como treinador. *** Incrível o número de penais absurdos na última rodada da Série A. Os favoráveis a Cruzeiro, Palmeiras e Botafogo são legítimos representantes dos chamados 'pênaltis à brasileira' do Mauro Cezar Pereira. O favorável ao Atlético Goianiense não foi tão absurdo, mas também é bem duvidoso, já que Xandão não vai de frente com a mão na bola. *** Lamentável a fatalidade com Dan Wheldon, mas, como você disse, as corridas contam com esse componente do imponderável, que são os acidentes. Cabe a quem organiza ter mais cuidado com a segurança, o que infelizmente não acontece muito com a Indy, que está para a F-1 como o Pan está para as Olimpíadas, em todos os sentidos. *** Nos seus vídeos sobre o aniversário da Globo News ficaram faltando vídeos com Samantha Mendes e Ana Paula Campos, mas o especial ficou muito bom. *** Muito linda Suzana Pires, muito bem escolhida como 'Bela do Dia'. É uma daquelas que já achei que tinha sido agraciada com o posto. Sugiro também Cláudia Tenório, apresentadora da Rede Vida, e Aline Malafaia, apresentadora do Shoptime." (Alexandre Rodrigues Alves)
No "Raridade Rara" dos 15 anos da Globo News no último domingo, inevitavelmente algo ficaria de fora pois coloquei um vídeo por ano até 2008. Mas Samantha e Ana Paula também são apresentadoras que marcaram no canal. Aliás, esta semana a Ana não tem feito o "Globo Rural", reapareceu Priscila Brandão.

"Li esses dias no blog da Patrícia Kogut que, toda vez que uma novela na Globo das 9 não emplaca na audiência, acontece uma reunião pra discutir os fatos, e agora com 'Fina Estampa' esse expediente se repetiu, mas não por fracasso e sim porque caiu de cara no gosto do povo. Mas seguidas vezes a audiência na novela é baixa, sendo que até agora não alcançou 40 pontos, e no sábado fica pouca coisa acima dos 30. Não tem uma contradição aí? *** Que pena. Mais um grande piloto morto num lugar de alto risco. Claro que o piloto sabe dos riscos ao disputar uma corrida, mas nada como precauções de que organiza a corrida pra evitar casos como estes. Que Deus o tenha, Dan Wheldon. *** Que bom que o Oeste classificou pra Série C de 2012. Assim o Rubrão, além de ter um ano fantástico conquistando o título do interior e o acesso, salva o ano aqui no interior paulista, que mais uma vez foi decepcionante. E parabéns ao Santa Cruz, que finalmente consegue sair dessa incômoda Série D e passa a ganhar mais destaque na mídia." (Charles Tavares)
Bem observado, 2011 é um ano excelente para o Oeste.

"Tenho reparado há tempos a vontade que a Globo demonstra ter em vender Suzana Pires como uma mulher muito bonita. Para meu gosto, ela é bem razoável e só! Tem um corpo interessante, mas o rosto não estimula. E em 'Fina Estampa', a maquiagem carregadíssima que a atriz usa a enfeia e envelhece. Nota 6 pra ela! *** Orlando Silva, pra mim, só o 'Cantor das Multidões', e não o 'cultor das comissões'. Apenas uma amável pergunta a quem souber responder: esse homônimo do grande cantor já disputou algum esporte na vida que não seja carteado ou levantamento de copo? Então, como é que o colocam à frente do Ministério do Esporte?" (Clayton Moreira)

"Depois de 30 rodadas, o Inter de 2010 devia estar melhor posicionado que o Santos atual, mas é fato que, entre Colorado e Peixe, digamos assim, o segundo mostre mais apreço pelo Brasileiro. Também chama atenção os quatro cariocas entre segundo e quinto. Flamengo, Fluminense e Botafogo podem se juntar ao Vasco na Libertadores. *** O futebol italiano é marcado pela valorização da defesa, mas cinco jogos empatados em 0 x 0 até que é espantoso." (Daniel Dorneles Nunes)
Não, não, eu não li isso... Tu estás te guiando por pontuação e posição, Daniel? Ah, tenha dó, com todo o respeito! Tem que ver é a postura dos times em campo, a dedicação mostrada pelo campeonato e tudo mais. E neste sentido muito mais amplo que a frieza dos números, Internacional de 2010 e Santos de 2011 estão iguais: dando de ombros para o Campeonato Brasileiro por estarem com a cabeça no Mundial.

"Fui a Sete Lagoas com amigos corinthianos, cruzeirenses e palmeirenses para ver Cruzeiro x Corinthians, mas infelizmente apenas um dos 10 amigos conseguiu entrar. Os ingressos sumiram, literalmente. Foram colocados 18.000 à venda e o público total foi de 17.004. Aonde estariam os outros 996 ingressos? Nem com os cambistas estavam. Os poucos que estavam com eles custavam de R$ 10,00 por R$ 50,00, um absurdo. Fora do estádio ficaram umas 3.000 pessoas que queriam ver o jogo. Não deu para conhecer a Arena do Jacaré, mas outras oportunidades virão, como em América x Corinthians ou Atlético x Palmeiras. Pelo menos o Cruzeiro perdeu e não distanciou do Galo, deixando indefinida a briga pela rebaixamento. Ir a Sete Lagoas: R$ 40,00. Alimentação na viagem: R$ 30,00. Ver milhares de torcedores rivais tristes com mais uma derrota: não tem preço. *** Muito bom o 'Momento Raridade Rara' da Globo News. Foi a partir dessa entrevista com a Pitty que passei a acompanhar e virar fã da Luciana Ávila. As gafes da Maria Beltrão são muito boas também." (Hugo Leonardo Souza Pinto)
Mais um caso de desrespeito ao torcedor, este contado por você na Arena do Jacaré.

"Essa indecisão da Bandeirantes no 'Rafinhagate' não parece semelhante a uma outra diretoria de um certo clube verde aqui de São Paulo? *** Se a abertura da Copa do Mundo for no Rio, sugiro que o jogo inaugural seja na Rua Bariri, em Conselheiro Galvão ou ainda em Moça Bonita. No caso de ser aqui, não há locais tão adequados, como a Rua Javari e a Comendador Souza. E aí em Porto Alegre, tu preferes o Passo d'Areia ou o campo do Cruzeiro? (risos)" (Israel Martins)
Vieirão, em Gravataí.

"O pai de Reynaldo Gianecchini foi meu professor de Química aqui em Birigui. Poucos sabem, mas ele foi jogador da seleção biriguiense de basquete por muitos anos na década de 60 e é irmão de Fausto, jogador da seleção brasileira de basquete das décadas de 60 e 70." (João Domingos Custódio)
Valeu pelo adendo, João. Adendo bacana, embora numa triste circunstância.

"A face obscura no automobilismo reapareceu em Las Vegas. O efeito boliche após a rodada de Sebastian Saavedra foi impossível de ser evitado, tamanha as velocidades dos carros e a facilidade em andar até 3 pilotos lado a lado durante as 12 voltas completadas. Dan Wheldon foi vítima por decolar após ser catapultado ao bater na traseira de um carro e ainda na queda ser jogado ao alto por outro carro e por azar acabou indo bater contra a tela de proteção e ainda por cima com a cabeça virada pra tela. Um que nasceu de novo foi Will Power, pois também foi catapultado, mas deu sorte de ir parar no muro e não ser jogado pra cima. A IRL e as equipes avaliaram muito mal a condição da corrida. Uma prova em um oval de 1,5 milhas, com curvas muito inclinadas - o que favorece pra altíssimas velocidades - e 34 carros inscritos. Claro era a prova de encerramento de 2011, decisão do campeonato, despedida de Danica Patrick da categoria, assim como a última prova com os Dallaras de 2003. A partir do ano que vem os carros terão uma espécie de para-choque traseiro, que terá como função evitar que os carros decolem ao bater na traseira de outros. Enfim, o que era pra ser uma festa acabou em tragédia. E as coincidências do automobilismo: em 99, Greg Moore faleceu em Fontana, última etapa daquela temporada. Também era decisão de campeonato, entre Dario Franchitti e Juan Pablo Montoya. Greg estava acertado com a Penske pra 2000 e também era amigo de Dario. *** Ricardo Haertel, não gosto das mortes que ocorrem em corridas de carro, mas a fatalidade existe, e isso levou Dan Wheldon, assim como levou Ayrton Senna, Gilles Villeneuve, Gustavo Sonderman e muitos outros. Agora, todos que estão acelerando nas diversas categorias pelo mundo sabem bem do risco e são pilotos de corrida por gostarem do que fazem. E quantos 'pilotos' ceifam vidas em nosso trânsito, pois muitos acham que estão em autódromo e não nas ruas e estradas? Se assim fosse, temos que terminar com os carros. Respeito sua opinião, mas tenha certeza de que quem pratica automobilismo jamais o deixará de fazer, mesmo com o risco." (Natanael Felipe Rhoden)

"Sou palmeirense, mas tá difícil. Manda um socorro para o Palmeiras (risos)." (Rafael Cardoso)
Reage, Palestra! Tem que colocar o dedo na tomada o quanto antes, sob pena de daqui a pouco nem sequer Sul-Americana ser obtida.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

O grande Chuck Berry completa 85 anos nesta terça-feira. Ele brilhou muito com um som incluído na trilha sonora de "Tempo de Violência", que pontuou uma cena de dança com Uma Thurman e John Travolta. Aliás, a sequência deste filme de Quentin Tarantino está aqui, embalada por "You Never Can Tell".

Arremate

Vão mesmo investigar Orlando Silva. Boas novas a caminho - para nós e não para ele, evidentemente.

"24 Horas" volta antes que enquadrem este cidadão no seu devido lugar!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e colaborador do Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.