.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

14 de Outubro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 57
Vasco igualou o Corinthians

Não pude acompanhar lances dos jogos desta quinta-feira, mas os destaques são bem fáceis de resumir: no Sul, parecia que o Atlético Paranaense conseguiria superar as instabilidades dos últimos dias ao abrir dois gols de vantagem, mas Elton (o "Rocket Man da Colina") salvou a lavoura do Vasco e o colocou em igualdade de pontos com o por uma vitória a mais ainda líder Corinthians - e vamos e convenhamos: escapar de levar gol numa chance inacreditável daquelas, como a do Rafael Santos na pequena área, é porque algo de bom tá guardado lá pra frente; no Rio, Fred foi o senhor absoluto das ações com três gols (incluindo grande bicicleta no primeiro) e até pênalti perdido para defesa de Vanderlei, uma atuação de gala sobre o Coritiba que deixou o Fluminense a 4 pontos da liderança; e em Minas, o Atlético conseguiu ganhar depois de um mês e ficou a 1 ponto do Cruzeiro e 2 do Ceará, contra um Santos muito dependente de Borges e que teve Neymar mandado pro olho da rua.

Rescaldo dos palpites

Fiquei na média desta vez: 5 acertos (Figueirense, Fluminense e empates em Barueri, Bahia e Paraná).

Fui melhor do que qualquer um de vocês, de desempenho muito fraco neste meio de semana: 4 acertos de Alexandre Rodrigues Alves (América, Fluminense e empates em RJ e PR), Clayton Moreira (Fluminense, Galo, empate em Barueri e 2 x 2 no PR) e Rodrigo Servo (América, empates em Barueri e PR, e Galo 2 x 1); 3 acertos de Carlos Eduardo Sampaio Queiroz (Botafogo, Fluminense e Galo 2 x 1) e Paulo Henrique de Oliveira Santana (América, Fluminense e empate em Barueri); 2 acertos de Anderson Costa, Victor Faria (ambos América e Fluminense), Israel Martins (Fluminense e empate em SC) e João Arruda (América e empate em Barueri); e 1 acerto de Hugo Leonardo Souza Pinto (Galo 2 x 1) e Mateus Machado (Fluminense).

Temos de volta a crise dos palpiteiros, João Arruda? Posso dizer "crise, crise!" outra vez?

O que vem por aí

Aconteceu exatamente o que eu queria: seis times disputando a liderança, não todos diretamente já nesta rodada, mas ficando ali, ali. Os dois primeiros, diria o povo do Twitter às sextas-feiras, terão duas FF (fumaceiras furiosas) contra os mineiros ameaçados: Corinthians fora contra o Cruzeiro, Vasco em casa contra o Atlético. 2 pontos atrás de corinthianos e vascaínos, além de um jogo a menos, Botafogo também terá gente da zona de risco pela frente: o Atlético Paranaense, no Rio. A 3 pontos dos líderes, São Paulo e Flamengo serão visitantes contra, respectivamente, Atlético Goianiense e o ameaçado de descenso Ceará. Já o Fluminense visitará o Palmeiras.

Um aviso aos palpiteiros da coluna: neste fim de semana, serão 11 jogos para chutar pois incluirei o pendente e fundamental Santos x Botafogo da quarta-feira da semana que vem. Logo, a conferência dos chutes deste sábado e domingo só sairá na próxima quinta-feira. Os jogos serão: amanhã, Ceará x Flamengo e Figueirense x América Mineiro; depois de amanhã, Palmeiras x Fluminense, Cruzeiro x Corinthians, Santos x Grêmio, Botafogo x Atlético Paranaense, Internacional x Avaí, Atlético Goianiense x São Paulo, Vasco x Atlético Mineiro e Coritiba x Bahia; e quarta que vem, Santos x Botafogo.

A noite da Série B

Olhos muito atentos para este Sport x Bragantino de logo mais, no Recife. Os dois são obrigados a ganhar para continuarem sonhando com acesso, após os resultados da turma de cima na terça-feira. Empate será desastroso pois os manterá bem atrás, num momento em que já não é mais tão fácil recuperar distâncias razoáveis. Criciúma receberá o Salgueiro, podendo encaminhar ainda mais o rebaixamento do Carcará. E o Duque de Caxias é mandante contra o ABC. Cairá já nesta rodada?

Momento Perry Mason

Decisões muito importantes tomadas pelo Pleno do STJD, logo, as duas são "definitivamente definitivas".

Uma foi da Série C: o Rio Branco do Acre foi excluído por aquilo de entrar na Justiça Comum para jogar na Arena da Floresta, logo, hoje o Grupo E está somente com Paysandu, CRB e América de Natal - e fica em aberto um possível ingresso do Luverdense, principal interessado no julgamento, como outro classificado à segunda fase da sua chave na fase inicial, o que atrasaria o torneio por conta de jogos remarcados.

E a outra foi na Série D: realmente foi anulado o Anapolina 4 x 1 Tocantinópolis do suposto "cai-cai" dos visitantes na metade do tempo segundo. Assim, a partida foi remarcada para esta segunda-feira, com a Xata precisando de cinco ou mais gols de diferença para classificar às oitavas. Obtendo a diferença, ela enfrentará o Villa Nova; chegando no máximo aos três de diferença, fica mantido o duelo entre Itumbiara e Villa, que teve triunfo goiano por 3 x 1 na ida, para daí sair o adversário do Tupi nas quartas e por uma vaga na Série C da próxima temporada.

A "Olimpíada das Américas"

Chegou o dia. Logo mais, 10 da noite, serão abertos os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. São 16 edições disputadas em 60 anos de disputa, desde Buenos Aires 1951. O México recebe o evento pela terceira vez, a primeira fora da Cidade do México, que o sediou em 1955 e 1975. É a "Série B" dos esportes olímpicos, que ganhou mais destaque no Brasil por conta da edição do Rio de Janeiro, em 2007 - que não foi a primeira no Brasil, mas teve uma presença de mídia muitissíssimo maior em relação a São Paulo 1963. Mas que diachos, é a "Olimpíada das Américas". Então, valerá acompanhá-la e esperar boas disputas nas mais variadas modalidades.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais vaidoso do que mulher tirando o bigode pra ficar bem na foto: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Flávio Guimarães que estreou neste mês uma nova rádio FM em São José dos Campos: a São Paulo/Rio FM 90,3, que substituiu a Rádio Planeta Diário. Ideia é ser a primeira emissora de jornalismo, trânsito em tempo real e programação musical adulta qualificada desenvolvida fora das duas maiores metrópoles do Brasil. O slogan da São Paulo/Rio é "a rádio que viaja com você" e a emissora, além do Vale do Paraíba, poderá ser captada em parte do RJ e até no Sul de MG.

*Idealizador do projeto é Maurício Guisard Faria, filho de Celso Guisard Faria, que por 15 anos (entre as décadas de 60 e 80) trabalhou na Rádio Bandeirantes de São Paulo como locutor de noticiários como "Titulares da Notícia", "Primeira Hora" e "Jornal de Amanhã". Celso também está no projeto, sendo locutor da primeira edição do "Jornal 120 Minutos", às 7h, comandada por Caio Camargo (ex-Rádio Eldorado de São Paulo). A segunda edição é às 17h, com apresentação de Sandra Cabral.

*Fora das 35 cidades de alcance direto pelos 90,3, a São Paulo/Rio FM pode ser sintonizada no mundo pela grande rede, clicando aqui. Dei uma conferida nela nesta madrugada e curti. Já coloquei como uma opção boa para passar minhas "corujadas" ao som de boa música, junto com outras emissoras pelas quais transito (as locais Guaíba e Itapema, Band Vale do mesmo Vale do Paraíba, Transamérica Light de Curitiba, Globo FM de Salvador, apenas citando algumas).

*Leio no Coletiva e no José Luiz Prévidi que dia 26 começará aqui em Porto Alegre o jornal Metro, a publicação impressa do Grupo Bandeirantes que já circula em São Paulo, Rio de Janeiro, Santos, Campinas, Curitiba, ABC Paulista e Belo Horizonte, distribuída gratuitamente por diversos pontos das referidas cidades. Aqui na aldeia, inicialmente serão 90 vendedores e, duas semanas após o lançamento, 60. Entre redação e departamento comercial, a Band/RS adquiriu profissionais de Zero Hora, Jornal do Comércio, Correio do Povo e rádios Itapema e Antena 1, entre outros veículos. Pautas privilegiarão assuntos locais e serão basicamente divididas nas editorias Cidade, Cultura e Esportes. Lançamento do Metro terá um almoço para convidados com direito a palestra do apresentador da Rede Bandeirantes, Joelmir Beting.

*Leio no José Luiz Prévidi que a TV Urbana (canal 55 UHF aqui de Porto Alegre, retransmissora de parte da programação da Rede Brasil de Televisão) voltará a se chamar TV Cristal a partir do próximo dia 24, e poderá ter como apresentador Felipe Vieira, fora da telinha desde que saiu da Band/RS e atualmente somente no rádio, apresentando todas as manhãs o "Guaíba Cidades". Sendo adquirido, fará o "Câmera 11", título provisório de programa jornalístico a ser exibido às 22h. Boa!

*Ontem pela manhã, acompanhei o máximo possível da cobertura das TVs para a chocante explosão de um prédio na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, por volta das 7h30. Eu estava ligado no "Bom Dia Brasil" quando vi o fato numa entrada ao vivo da repórter Fernanda Graell via Globocop. A Globo mudou boa parte do noticiário para destacar o assunto. Parou de fazê-lo durante o "Mais Você" pois este foi gravado, colocando boletins nos intervalos (o que foi frustrante para quem queria mais notícias de tão recente e ainda chocante assunto, com o qual o clima alegre do programa da Ana Maria Braga contrastava) e depois dedicou todo o "Bem Estar" ao fato. A Globo News ficou cerca de duas horas diretas cobrindo o assunto, retomando outras notícias lá pelas 10h30 ou 11h.

*A Record News esticou o "Hora News" até 8h45 e depois, às 10h, abordou a tragédia em boa parte do "Página 1". A Record é que me surpreendeu. Até abriu espaço já no fim do "São Paulo no Ar" e também no "Fala Brasil", que não ficou tão direto pois tinha de preservar o generoso espaço ao da emissora exclusivíssimo Pan. O "Hoje em Dia" é que chamou a atenção, pois foi basicamente todo dedicado à final de "A Fazenda", com as finalistas no estúdio. SBT e RedeTV! não sei se chegaram a reportar o fato em suas programações normais. Já a Band uniu TV aberta e BandNews em plantão liderado por Luciano Faccioli e Rodolfo Schneider por volta das 9h, e às 10h o comando da cobertura conjunta foi da Rádio Bandeirantes de São Paulo, no "Manhã Bandeirantes" do José Luiz Datena, assim ficando até o "Jogo Aberto".

*À noite, um incidente ao vivo no "Jornal da Record News": o repórter Dennes Queiroz fazia uma entrada direto do Hospital Souza Aguiar, onde foram internadas vítimas da explosão, quando ele e seu câmera foram expulsos do local na marra por um segurança muito truculento. Tudo documentado ao vivo, conforme visto aqui.

*Interessante destaque do F5, mas que não chega a me surpreender: os canais abertos são os mais vistos pelos assinantes das operadoras de TV paga. Informação tem por base dados de Agosto, mês considerado "padrão" por não ter férias, feriados ou grandes efemérides, e foram estes dados medidos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e Campinas, cidades onde estão 13,9 milhões de domicílios com TV, 3,9 milhões deles com TV paga. Então, os 10 canais mais vistos (participação) entre 7h e 0h são: Globo, 37%; Record, 11%; SBT, 6,4%; Band, 3,7%; Discovery Kids, 3,1%; Sportv, 2,6%; Cartoon Network e RedeTV!, 2,3%; Disney Channel, 1,8%; e Nickelodeon, 1,5%. Considerações dos prezados sobre tais estatísticas?

*Leio no Ricardo Feltrin que a final de "A Fazenda" deu 15 pontos para a Record em São Paulo contra 18 da Globo, mas vitória por 16 a 13 nos 25 minutos de embate direto com "O Astro". Pesou para a derrota por pouco a audiência favorável de Corinthians x Botafogo.

*Leio no Lauro Jardim que ficou para segunda-feira uma decisão da Band sobre aceitar ou não o pedido de demissão do Rafinha Bastos. Cuidemos.

*A saideira: ontem, o "Programa do Ratinho" recebeu Maria Antonieta de Las Nieves, a Chiquinha e a Dona Neves do "Chaves". O programa, feito no cenário da série recriado com incrível excelência comparativa ao original para o recente especial brasileiro exibido nos 30 anos do SBT, bombou na Internet e a atriz mostrou estar bem aos 61 anos. Inicialmente ela deu entrevista como a própria Maria Antonieta e, mais adiante, se caracterizou como Chiquinha. Ela viu trechos de episódios onde lembrou suas participações junto com os demais atores e encontrou uma de suas dubladoras, Cecília Lemes. Quem perdeu vê a íntegra aqui (postada por cantinhochsite).

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não for contar tudo pro Seu Madruga.

Bela do Dia: Bruna Spínola

Bruna Spínola, atriz, a Abelha da logo mais encerrada "Morde e Assopra", novela das 7 na Globo. Quem não gostaria de levar mordidas, picadas e assopradas deste avião de abelha?

Convivas

"Galo não jogou bem, mas venceu. Errou muitos passes, alguns bisonhos. O jogo não foi bom e teve dois pênaltis discutíveis, um pra cada lado. Réver valeu o investimento no vôo fretado junto com Neymar. Fez um gol e segurou lá atrás. Se não tivesse perdido pontos bobos como contra o Ceará, com 2 jogadores a mais, já teríamos saído da zona. Já tinha dado por vencida a queda, mas com essa vitória ainda resta uma esperança. *** Fred foi outro que valeu o investimento no vôo fretado. A Seleção fez bem pra ele, que foi convocado quando não merecia, mas agora está marcando muitos gols e voltando à boa fase." (Hugo Leonardo Souza Pinto)

"O veto às bandeiras nos estádios de São Paulo não me surpreende, vindo de Geraldo Alckmin, aqui conhecido como 'Opus Dei' (ala conservadora radical da igreja católica). É por isso que os estádios paulistas são os locais mais chatos do Brasil para se ver futebol. *** O xingamento não foi contra a Veruska Donato, mas sim contra a empresa exposta na canopla de seu microfone. Muita gente dessas marchas protesta também contra a Globo por achá-la muito responsável por muito do que acontece de sujeira no Brasil, e a situação se repetiria se fosse com qualquer repórter da Globo. Na marcha anterior, o grande Caco Barcelos foi praticamente expulso com palavras de ordem contra a Globo na Avenida Paulista, a maioria impublicáveis." (Israel Martins)

"Depois da foto da Desirée Oliveira, o melhor seria ela mudar de nome para Derriére Oliveira, pois o mesmo é de deixar qualquer um impressionado!" (João Domingos Custódio)
Essa foi ótima!

"Mais um fiasco protagonizado pelo Celso Roth, comandados e grande direção. Perder pro Figueirense em casa por acidente de percurso ainda vai, mas levar 3 x 1, sendo que era pra ter levado mais dadas as chances inacreditáveis perdidas pelo Figueira, é de mandar até o presidente pra rua. O Grêmio caminha pra virar museu, só viverá de seu passado desse jeito. Roth era taxado de treinador que sabia montar sistemas defensivos, mas nesse Grêmio de agora esse quesito está sendo desmentido. A defesa vaza como navio afundando, por tudo que é lado e de tudo que é jeito. Até no Inter a moda de jogar sem atacante chegou, isso nem na várzea se faz. Onde ficou o Dorival Junior, treinador do Santos, que encantou os cronistas no 1° semestre de 2010, onde o time jogava sempre em busca do gol? *** Ainda bem que o Botafogo venceu, pois o gol anulado do Marcelo Mattos é um erro dos mais absurdos. É de rasgar a regra e jogá-la no lixo o que o auxiliar fez. 30 dias de suspensão é pouco. Tinha que perder o escudo da FIFA que ostenta e voltar pra escolinha de auxiliares." (Natanael Felipe Rhoden)
4-6-0... Bah!!!

"Já foi pior nos anos 90, quando o 'Cidade Alerta' exibiu o assassinato de um bandido em pleno horário das 18h. Na época, o apresentador Ney Gonçalves Dias, antes de exibir a reportagem, pedia: 'tirem as crianças da sala'. Como se os pais fossem corajosos de deixar as crianças assistirem aqueles programas." (Raider Lopes Martins)

"É claro que para mim não é novidade. Acompanho futebol desde 1992. A questão é o fato de atletas aceitarem entrar no campo depois dos 90! Por que fazem isso? *** O que você pode me falar sobre os seriados 'O Pequeno Mestre', 'Recruta Benjamin', 'Seaquest' e 'Thunder: Missão no Mar'? Procurei mais detalhes sobre dublagem e episódios, e não achei nada de específico neste sentido." (Ricardo Haertel)
Primeiro: preferem se conformar e ficar calados do que expor uma justificada chateação que cause consequências ruins, tipo afastamento de elenco, multa salarial ou coisa pior. E segundo: o seriado "Recruta Benjamin" nunca consegui ver, pois passou na Record dos anos 1990, tempo em que ela não era a potência nacional dos dias atuais (vi somente o filme com a Goldie Hawn, no qual a série se baseou); "O Pequeno Mestre" sei que passou na Globo, mas nunca vi; "Thunder" era com Hulk Hogan e até vi na Globo, mas faz tantos e tantos anos que não lembro de mais além disso; e "Seaquest", com Roy Scheider, também nunca cheguei a assistir - e neste seriado não faltou oportunidade: Globo, Band, USA... Eu que nunca me interessei mesmo em vê-lo.

"Palmeiras está um caso muito sério. Não tem comando dentro e fora do campo. Esta diretoria deveria pedir demissão, a começar pelo inútil presidente, além do Felipão, que ultimamente só sabe criticar, sem falar no elenco, que é muito fraco para as glórias do Verdão." (Walter Passerani)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Kiko Zambianchi completa 51 anos nesta sexta-feira. Aqui está o clipe original de uma dele que gosto bastante: "Choque".

Arremate

Kléber Gladiador fora do Palmeiras. Nem podia ser diferente. Qual clima havia depois de terça-feira?

"24 Horas" volta antes que saibamos o novo complemento do apelido "Russell Crowe..."!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e colaborador do Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.