.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

12 de Outubro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 55
E não é que o Brasil ganhou?

Lá pelos 15 minutos do segundo tempo, postei mais ou menos assim no Twitter: "o Brasil pode empatar e até virar este jogo, mas a chateação pelo futebol diminuto continuará". O pior é que o México também jogava mal, vencia por uma infelicidade do David Luiz. Quando alguns nobres me disseram que a Seleção jogava melhor ontem do que contra a Costa Rica, me espantei e concluí: escapei de uma bomba indigesta na sexta-feira.

A sorte brasileira mudou a partir do pênalti defendido por Jefferson no último lance da etapa inicial. As individualidades novamente decidiram. Depois de 4 anos, Ronaldinho Gaúcho conseguiu marcar um tento pela amarelinha. E o tão reivindicado por tantos Marcelo fez jus às solicitações e anotou um grande gol que deu aos brasileiros a primeira vitória sobre os mexicanos na casa deles em 18 anos, além de quebrar a invencibilidade de José Manuel de la Torre nos "sombreristas".

História feita nas Eliminatórias

Hoje é feriado aqui no Brasil e lá na Venezuela também é. Aqui é por Nossa Senhora de Aparecida e lá é pelo Dia da Resistência Indígena. Mas quem duvida que Hugo Chavez invente de, a partir de ontem à noite, tornar 12 de Outubro feriado por Nossa Senhora? Neste caso, a "Nossa Senhora do Futebol". Foi uma jornada histórica pois, em 19 partidas, foi a primeira vez não só de uma vitória venezuela, mas mesmo que se pontuou contra os argentinos, que haviam ganho as 18 pelejas anteriores. A Venezuela não é mais a "galinha morta" dos áureos tempos. Em 2008, assombrou ao vencer o Brasil em amistoso. Ontem, bateu a Argentina em jogo oficial.

Dos sete países que atuaram na primeira rodada, somente um ficou invicto após a segunda: o Uruguai, que empatou fora de casa com o Paraguai e tem 4 pontos. Chile se recuperou do quatrilho levado contra a Argentina e aplicou o mesmo sobre o Peru, que até repetiu os dois gols da estreia, só que nesta não tomando nenhum. Bolívia já perde terreno, dois jogos e duas derrotas, a de ontem para a nestas Eliminatórias estreada Colômbia. Quem folgou na rodada foi o Equador, que realizou amistoso contra os Estados Unidos, do Klinsmann, e saiu vitorioso pela contagem mínima.

E vamos para o Brasileirão

Rodada deste meio de semana, com alguns jogos na tarde deste feriado, terá dois de seus principais atrativos à noite mesmo.

No Municipal de Sampa City é onde jogará o Corinthians, mas sem Liedson e Emerson no ataque, contra um Botafogo que pode encostar nele se triunfar. Clássico ponte aérea entre alvinegros que promete demais. No "Justinzão" (risos), o Flamengo ficou com ótimas possibilidades de vitória desde ontem, devido ao estado emocional em frangalhos do Palmeiras. Clima está péssimo depois da agressão a João Vitor em frente à sede do clube. Jogadores se recusaram a viajar ontem pro Rio e, pelo que li no UOL, Kléber chegou a liderar um motim apoiado por outros atletas para não entrar em campo logo mais, o que fez Felipão chegar a pensar em pedir demissão. Palmeirenses viajaram esta manhã e o "Russell Crowe da Turiassu" estava ausente. Com tudo isso, não consigo imaginar algo diferente de triunfo rubro-negro sólido.

Dos cinco primeiros, o São Paulo será o primeiro deles em campo, atuando em Barueri pois o Cícero receberá Eric Clapton. Não será um jogo fácil, Internacional é o oponente. É sempre briga de cachorro grande. O Vasco atuará depois de todos eles, amanhã à noite, visitando o Atlético Paranaense. A Arena deverá estar o caldeirão de sempre, mas o Furacão é outro que não vive propriamente um mar de rosas, ainda mais depois das demissões de Madson e do gerente Paulo Rink.

A seguir, os prezados conferem a projeção matemática de cada uma das 10 partidas, o que de bom e de ruim pode acontecer:

Corinthians x Botafogo (hoje, 21h50) - Timão seguirá líder com vitória, e abrirá 4 pontos de vantagem se o Vasco perder. Mas se tropeçar e o Vasco vencer, voltará à vice-liderança. Fogão ficará a 2 pontos da liderança com vitória e mais tropeço do Vasco, mas sairá da zona da Libertadores com tropeço somado a vitória do Fluminense.

Atlético Paranaense x Vasco (amanhã, 20h30) - Furacão vence e empata em pontos com o Cruzeiro, seguindo nos quatro últimos por ter 1 vitória a menos. Mas se perder, o Cruzeiro ganhar e o Ceará empatar, ficará a 6 pontos do último antes do descenso. Cruzmaltino será líder com vitória somada a tropeço do Corinthians, mas cairá para terceiro com derrota somada a vitória do São Paulo e será igualado pelo Flamengo se este ganhar.

São Paulo x Internacional (hoje, 16h) - Tricolor ficará a 1 ponto da liderança com vitória somada a derrota do Corinthians e tropeço do Vasco, mas cairá para sexto com derrota somada a empates de Flamengo e Botafogo, mais vitória do Fluminense. Colorado vence e empata em pontos com o Botafogo, além de contar com tropeço do Fluminense, não entrando no G5 pois teria 1 vitória a menos. Mas pode ficar a 6 pontos da zona da Libertadores com derrota somada a vitórias de Flamengo e Botafogo.

Flamengo x Palmeiras (hoje, 21h50) - Mengão ficará a 1 ponto da liderança com vitória somada a derrota do Corinthians e tropeço do Vasco, mas cairá para sexto com derrota somada a empate do Botafogo, vitória do Fluminense e até mesmo derrota do São Paulo, desde que pela mesma diferença de gols da queda rubro-negra. Verdão ficará a 3 pontos do G5 com vitória somada a derrota do Botafogo e tropeço do Fluminense, mas estará a 9 pontos dele com derrota somada a vitórias de Botafogo, Flamengo e São Paulo.

Fluminense x Coritiba (amanhã, 20h30) - Tricolor será terceiro com vitória somada a derrotas de São Paulo e Flamengo, e mais tropeço do Botafogo. Mas estará a 4 pontos do G5 com derrota somada a vitórias destes três. Coxa ficará a 3 pontos do G5 com vitória somada a derrota do Botafogo e tropeço do Fluminense, mas estará a 9 pontos dele com derrota somada a vitórias de Botafogo, Flamengo e São Paulo.

Grêmio x Figueirense (hoje, 16h) - Tricolor ficará a 4 pontos do G5 com vitória somada a derrota do Botafogo e tropeço do Fluminense, mas estará 10 pontos atrás com derrota somada a vitórias de Botafogo, Flamengo e São Paulo. A mesma combinação vale para o Furacão do Estreito, que ficará a 5 pontos do G5 na melhor hipótese e 10 pontos atrás na pior hipótese.

Avaí x Atlético Goianiense (hoje, 16h) - Leão ficará a 2 pontos do último a escapar com vitória somada a derrota do Cruzeiro, mas estará 8 pontos distante com derrota somada a vitória cruzeirense e ao Ceará no mínimo empatando. Dragão ficará a 5 pontos do G5 com vitória somada a derrota do Botafogo e tropeço do Fluminense, mas estará 10 pontos atrás com derrota somada a vitórias de Botafogo, Flamengo e São Paulo.

América Mineiro x Ceará (hoje, 16h) - Coelho estará a 6 pontos do último a escapar com vitória somada a derrota do Cruzeiro, mas terá 12 pontos menos com derrota somada a vitória cruzeirense e ao Ceará no mínimo empatando. Vozão livrará 8 pontos da zona de rebaixamento com vitória somada a derrotas dos Atléticos Mineiro e Paranaense e um tropeço do Avaí, mas estará a 2 pontos dela com derrota somada a vitórias de Cruzeiro e dos dois Atléticos.

Bahia x Cruzeiro (hoje, 21h50) - Tricolor abrirá 10 pontos para os quatro últimos com vitória somada a derrotas dos Atléticos Mineiro e Paranaense e um tropeço do Avaí, mas terá 4 pontos a mais com derrota somada a vitórias dos dois Atléticos. Raposa abrirá 6 pontos de folga com vitória somada a derrotas dos dois Atléticos, mas os três empatarão em pontos com derrota azul somada a vitórias alvinegra e rubro-negra (e os cruzeirenses apenas entrariam nos quatro últimos se os atleticanos mineiros, que o igualaria em pontos e vitórias, tirasse uma diferença de -4 a -12 no saldo).

Atlético Mineiro x Santos (amanhã, 20h30) - Galo empatará em pontos com o Cruzeiro se vencer e o rival perder (até poderia sair do grupo de risco por igualar pontos e vitórias, mas apenas em praticamente impossível retirada de -4 a -12 no saldo), mas ficará 6 pontos atrás com derrota somada a vitória cruzeirense e ao Ceará pontuando. Peixe não recebe projeções pois, vença ou perca, continuará distante tanto do título quanto do risco de descenso.

Aos palpites: Corinthians 1 x 1 Botafogo, Atlético Paranaense 1 x 1 Vasco, São Paulo 1 x 1 Internacional, Flamengo 3 x 0 Palmeiras, Fluminense 2 x 1 Coritiba, Grêmio 1 x 2 Figueirense, Avaí 2 x 0 Atlético Goianiense, América Mineiro 0 x 1 Ceará, Bahia 2 x 2 Cruzeiro e Atlético Mineiro 0 x 0 Santos.

Destaques da Série B

Nada pude acompanhar dos empates entre Portuguesa e Boa Esporte, no Canindé, e Americana e Náutico, no Décio Vitta. Mas os resultados não surpreendem, visto que quatro dos cinco primeiros se enfrentaram. Apesar de não ter vencido em seu reduto, a "Barcelusa" continua ótima na foto, mantendo os 14 pontos de distância para a quinta posição e abrindo 11 para os agora três vice-líderes. Águia e Timbu igualaram a Ponte Preta, ainda segunda colocada pelos critérios, mas que abriu mais ainda os olhos para os riscos da sua vaga na elite.

Por outro lado, os resultados de ontem tornaram o Sport x Bragantino desta sexta, no Recife, um jogo de vida ou morte. Quem ganhar ainda sonhará com o acesso, mas empate diminuiria substancialmente suas possibilidades.

Rumo à Eurocopa 2012

França classificou diretamente no sufoco ao empatar com a Bósnia, mas Portugal perdeu para a Dinamarca e parou na repescagem.

Então, estamos assim: já garantidos no torneio de 2012 estão as sedes Polônia e Ucrânia, além de Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Rússia e Suécia. As últimas quatro vagas serão resolvidas em repescagens, a ser disputadas em Novembro e sorteadas amanhã. Nelas, os jogos serão montados com os quatro cabeças de chave (Croácia, Irlanda, Portugal e República Tcheca) enfrentando os outros quatro países (Bósnia, Estônia, Montenegro e Turquia).

Enquanto isso, ao superar por 3 x 1 a Escócia, a Espanha igualou a marca de 14 vitórias consecutivas em partidas oficiais obtida pela França em 03/04 e pela Holanda em 09/10.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais folguista do que... do que... Bah, hoje não posso fazer esta brincadeira de abertura pois "folga" é palavra inexistente no meu dicionário, assim como "feriado". Bom, o momento é aquele que vocês já conhecem: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Que tal esta do Meio e Mensagem: o portal IG, controlado pela Oi, passaria por uma espécie de leilão para ganhar novo dono, cujo martelo pode ser batido amanhã. Três candidatos disputariam o IG: Yahoo, Editora Abril e o mais cotado deles, o (atenção, gaúchos e catarinenses)... Grupo RBS. Bah, já pensou a RBS adquirindo o IG? Não ficaria uma espécie de conflito internético de interesses, considerando-se que o IG é um portal de abrangência nacional e famoso, concorrente da Globo.com, além de em algum momento (só não faço ideia de quando) também a RBS TV migrar seus conteúdos para o Globo Vídeos e versões próprias de G1 e GloboEsporte.com?

*Uma aqui da aldeia: pela primeira vez em muito, muito e muito tempo, um titular da RBS TV apareceu fora do seu horário. Cristina Ranzolin, que nunca mais apareceu em outro noticiário que não o "Jornal do Almoço", fez esta manhã o "Bom Dia Rio Grande". E uma bela surpresa foi vê-la dividindo a bancada com Paula Valdez (que faz o jornal enquanto a titular Paola Vernareccia cobre a licença-maternidade de Daniela Ungaretti no "RBS Notícias"), já que por muitos anos Cristina costumava chamar Paula para o boletim do tempo no "JA" - e isso continua acontecendo por Paula ser repórter ao meio-dia. Foi muito legal ver as duas ancorando o mesmo jornal.

*Daqui a 12 dias, a afiliada da Band no Maranhão estreará novos programas locais. Um deles será o "Maranhão Urgente", na hora do almoço, apresentado por Sirlan Sousa (ex-Mirante/Globo). Uma chamada pode ser vista aqui. Ontem, Sirlan estava na sede da TV Bandeirantes em São Paulo e chegou a participar do "SP Acontece", junto com Neto, Ulisses Costa, Denílson e Edmundo. Curiosidade contada por ela (fofoquinha, eh, eh): está noiva do pai de Alex Dias, aquele ex-atacante do Goiás.

*Informação muito importante do Meio e Mensagem: a partir de Julho de 2012, Salvador terá medição em tempo real do "Ipobre" em 280 domicílios. Atualmente há apenas a medição diária em 250 residências. Imagina o "tiroteio televisivo" entre Bahia/Globo, Itapoan/Record, Aratu/SBT e Band chegando esta novidade, mamãezinha querida... Hoje, sete metrópoles tem tempo real do "Ipobre": São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Recife.

*Leio no NaTelinha que, no primeiro dia da semana de substituição especial a Wagner Montes no "Balanço Geral", Luiz Bacci manteve o segundão do titular no Grande Rio, com prévia apontando 8,5 pontos entre 11h50 e 14h30, contra 8 do SBT ("SBT Rio", "As Visões da Raven", "Chapolin", "Chaves" e "Amigas e Rivais") e 14 da Globo ("TV Globinho", "RJTV", "Globo Esporte", "Jornal Hoje" e "Vídeo Show"). No confronto direto entre Bacci e Rogério Forcolen, a Record venceu o SBT por 8 a 7.

*Daysa Belini não tem mais feito o "Fala Brasil" da Record. Desde ontem, Carla Cecato apresenta sozinha as notícias em si - o que é estranho por ficar uma sensação de vazio na bancada, já que sempre há uma dupla apresentando (até nas poucas edições de domingo foi assim) -, com Roberta Piza falando do Pan desde Guadalajara. Daysa apareceu no fim do jornal de hoje em reportagem sobre a final do reality show "A Fazenda", logo mais à noite.

*Aliás, cá entre nós: é assunto para telejornal um confinamento televisivo de entretenimento? Erra a Record ao fazer isso com "A Fazenda", erraria o SBT se fizesse com a "Casa dos Artistas" (talvez tenha feito e eu não saiba por não ter visto na época) e erraria a Globo se fizesse com o "Big Brother Brasil", mas esta jamais faria isso pois tem programas como o "Vídeo Show" para divulgá-lo. Se bem que, puxando pela memória, lembro que em 1995 o último capítulo de "A Próxima Vítima" foi notícia no "Jornal Nacional" de pouco antes por causa dos bolões de adivinhação do assassino da história. Ah, quer saber? Tá todo mundo errado e ponto final! (hahaha)

*Uma bonitona a menos na RedeTV! e uma bonitona a mais no SBT: Maria Paula Limah, que era garota do tempo do "Leitura Dinâmica: 1ª Edição" e apresentadora substituta (e que assisto desde que apresentou o "RedeTV! Esporte" na transição entre a saída de Flávia Noronha e a chegada de Paloma Tocci), e agora é repórter da madrugada no "Jornal do SBT: Manhã". Por enquanto ela não entra em rede pois suas reportagens aparecem na meia hora local de São Paulo, depois das 7h. Posso acompanhá-la por pegar o SBT nacional pela Sky. Mas não demora muito e Maria começará a ganhar mais espaço ainda, na rua e na bancada.

*Leio na Patrícia Kogut que Ciro Bottini está comemorando 16 anos de trabalho ininterrupto no canal Shoptime, batendo um recorde de permanência de um apresentador de vendas há tanto tempo ao vivo, todos os dias. Ciro é uma figuraça, me divirto vendo ele. Já comprei um produto de um programa dele, que foi um CD de sucessos da disco music do "CD Mania".

*Quarta-feira nas TVs abertas pelas três grandes rivais terem atrações especiais (e não necessariamente boas em alguns casos): na Globo, a "Sessão da Tarde" dá lugar a um especial da Turma da Mônica e ao show do Bustin Jieber no Morumbi; o SBT tem desde 7h30 o "Feriadão SBT" (não sei se hoje tem "SBT Rio"), depois "Um Maluco no Pedaço" às 13h15, "Scooby Doo: o Mistério Começa" às 14h15, "Scooby Doo" às 15h30, "O Máskara" às 17h30 e "Vc Tem Q Ver" às 19h15; e na Record passarão "Todo Mundo Odeia o Chris" às 12h (São Paulo e Rio) e os filmes "Ela é o Cara" às 13h (São Paulo e Rio), "Deu Zebra" às 14h30, "Hulk" às 16h e "Os Batutinhas" às 18h (para todo o Brasil menos São Paulo, que vê "A Múmia" pois a rede terá jornais locais às 19h30, mas o "SP Record" hoje não será exibido). (Atualização das 18:45: também o Rio vê "A Múmia" pois não tem "RJ Record")

*A curiosidade é que mais uma vez um episódio de data específica de "Chaves" não será mostrado pelo SBT com a ausência da grade especial: o temático de Dia das Crianças, onde ele, Chiquinha, Nhonho, Pópis, Pati e Godines resolvem fazer uma "frente anti-adultos" em prol dos seus direitos. Episódios como este, o (na dublagem) alusivo ao 7 de Setembro e os de Natal e Ano Novo a emissora exibe nas datas às quais se referem e não em outros dias do ano. Diferentemente do SBT, o Cartoon Network

*Nem no feriado deixa de ter o "Rafinhagate" na pauta. As últimas que li: na Keila Jimenez, que a confusão relativa a Rafinha Bastos poderia fazer a Bandeirantes perder o "CQC" pois a Cuatro Cabezas não teria gostado da emissora punir o humorista, devido à característica da franquia em todo o mundo ser da liberdade de expressão de seus componentes, e que Record e SBT já abririam o olho para isso; mas leio na Fabíola Reipert que o contrato para exibição do "CQC" pela Band vai até 2015, e haveria pagamento de multa rescisória em caso de rompimento. Além disso, leio no Alberto Pereira Jr. que a Bandeirantes proibiu os componentes do programa de falarem do pedido de demissão do Rafinha enquanto a emissora não se pronuncia oficialmente, pois punido será aquele que desrespeitar a ordem. Cacetada...

*A saideira deixei para hoje pois ontem eu soube quando já tinha fechado esta edição: o falecimento do grande José Vasconcellos, aos 85 anos, de parada cardíaca decorrente de problemas nos rins e mal de Alzheimer. Se hoje temos muitos comediantes de palco (o "stand up"), o acreano de Rio Branco já fazia isso há mais de 50 anos. Pra minha geração, divertiu muitos como o gago Ruy Barbosa Sá Silva na "Escolinha do Professor Raimundo", na Globo, e na "Escolinha do Barulho", da Record.

Bela do Dia: Carolina Thomeu

Carolina Thomeu, apresentadora do BandNews TV. O mundo perdeu uma advogada, que não viu na profissão a realização profissional por tão complicada que é a Justiça no Brasil, mas ganhou mais uma linda apresentadora de noticiários.

*Assim, recorro ao "Momento Raridade Rara" para homenagear José Vasconcellos com dois tesouros: este aqui (postado por johnnymz2) é um trecho de "Eu Sou o Espetáculo", LP que lançou em 1960, em cujo trecho destacado imita ninguém mais, ninguém menos que Ary Barroso; e este aqui (postado por 9desetembro) traz um de seus últimos registros na televisão, na íntegra do "Nada Além da Verdade", programa do Silvio Santos no SBT, em 2008. Fica a saudade de quem divertiu aos montes.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que acontece fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não... se.... Ih! Esqueci!

Aviso aos navegantes

Excepcionalmente hoje, deixo de atendê-los pois o tempo está apertadíssimo nesta quarta-feira. Compromissos no fim da manhã, futebol à tarde e à noite... Se eu conseguir cochilar umas duas horas entre as duas faixas do Brasileirão, sairei demais no lucro. Mas continuem participando que todos serão registrados amanhã.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Se vivo estivesse, Luciano Pavarotti completaria 76 anos nesta quarta-feira. Aqui está um de seus momentos mais gloriosos, com ele insuperável: "La Donna È Mobile".

Arremate

Relator do texto da Lei Geral da Copa será Vicente Cândido, vice da FPF e ligado a Ricardo Teixeira. Socorro.

"24 Horas" volta antes que essa gente esculhambe essa Copa mais do que já esculhambada está!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e colaborador do Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.