.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

11 de Outubro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 54
Na terra dos sombreros

Jefferson (pois Júlio Werner se machucou contra a Costa Rica); Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Lucas Leiva, Fernandinho, Ronaldinho e Lucas; Neymar e Hulk. Deve ser o onze inicial da Seleção do pai da Camilla contra o México, a favor do qual há duas estatísticas: desde que José Manuel de la Torre comanda os "sombreristas", em Outubro de 2010, são 14 partidas de invencibilidade; e a última vitória brasileira sobre os mexicanos no país deles foi em Dezembro de 1993, em Guadalajara. Depois, no geral, foram três vitórias deles, duas nossas e dois empates. Diferentemente da última sexta-feira, hoje não podemos esperar uma "sopa".

A Segunda na terça

Duas partidas abrem hoje a semana, e logo duas das mais importantes. A Portuguesa pode abrir 17 pontos de vantagem para a quinta posição, mas o Boa Esporte quer vitória para entrar no G4 em caso de um derrotado no outro jogo de logo mais, no qual empate manterá Americana e Náutico nos quatro primeiros. Noitaça será.

Palpites da rodada: Portuguesa 3 x 2 Boa Esporte, Americana 2 x 2 Náutico, Sport 1 x 2 Bragantino, Criciúma 2 x 0 Salgueiro, Duque de Caxias 1 x 2 ABC, Guarani 2 x 2 Ponte Preta, Vitória 1 x 1 Goiás, Vila Nova 1 x 0 Paraná, ASA 2 x 1 São Caetano e Icasa 1 x 0 Barueri.

Por falar nisso...

Um pedido ao pessoal que entra nessa brincadeira que faço: quando mandarem e-mails com os referidos, coloquem "palpites" no título ou no corpo da mensagem para que eu consiga encontrá-los. Como tenho muitas mensagens no e-mail do site, busco por "palpites" na busca do GMail por me ser mais fácil. Sim, eu poderia identificá-las com um marcador, mas me enrolei também com eles e assim como eu faço me é mais fácil. Reforço pedido de tempos anteriores pois um dos convivas, o Carlos Eduardo Sampaio Queiroz, mandou palpites semana passada, mas sem a palavra no título ou no corpo do e-mail. Aí, me perdi. Conto com sua compreensão.

Eliminatórias Sul-Americanas

Colômbia, que folgou na última sexta-feira, estreia no fim da tarde fora de casa contra a Bolívia, que vem da chapuletada aplicada pelo Uruguai, que visitará o Paraguai, que estreou levando ferro do Peru, que sai para enfrentar o Chile, quatrilhado pela Argentina, que desafiará a Venezuela, batida pelo hoje folgado Equador. Ufa!!!

Eliminatórias da Eurocopa

Além das sedes Polônia e Ucrânia, estão classificadas antecipadamente cinco seleções: Alemanha, Espanha, Holanda, Inglaterra e Itália. Nas 22 partidas desta terça-feira sairão mais cinco países garantidos de forma direta, e espera-se que a França esteja entre eles. Avançam diretamente o primeiro colocado de cada grupo e mais o melhor segundo colocado. Os outros segundos colocados vão para uma repescagem que apontará os últimos quatro presentes ao torneio de 2012.

Curtinhas

*Além da fase do Atlético Mineiro estar muito ruim nas quatro linhas, fora dela também está danada com isso do Mancini ter pedida pela Promotoria de Milão uma detenção de 3 anos e 8 meses por supostamente agredir sexualmente uma jovem bêbada durante uma festa do Ronaldinho Gaúcho, no fim do ano passado. Cacilda...

*Kleiton Lima fechou a Seleção Feminina para o Pan: goleiras, Bárbara (Foz Cataratas) e Thaís Picarte (Vitória/PE); laterais, Rosana (Lyon), Maurine (Santos) e Andreia (Vasco); zagueiras, Renata Costa (Foz Cataratas), Renata Diniz, Karen (ambas Duque de Caxias), Tânia (Vasco) e Daiane (São José/SP); meias, Francielle (São José), Beatriz (Vitória/PE), Grazielle (América/SP) e Formiga (sem clube); e atacantes, Daniele (Vasco), Débora (Centro Olímpico), Ketlen e Thaís Guedes (ambas Vitória/PE).

*Viram quem foi convocado para treinamentos da seleção sub-19 da Espanha? Rafael Alcântara, do Barcelona, outro filho do Mazinho, assim como Thiago Alcântara. Um o Brasil já perdeu para a Fúria. Vai perder outro? Só falta o pai ser o "do contra" em termos de país defendido.

*Liga Futsal definiu sua semifinal, que será apenas em Novembro devido ao Grand Prix em Manaus: ACBF x Corinthians dia 4 em São Paulo e dia 10 em Carlos Barbosa, e Santos x Florianópolis dia 3 em Lages e dia 7 em Santos.

*Duas primeiras semanas da fase regular da NBA canceladas por causa das brigas trabalhistas entre jogadores e donos das franquias. Triste com "TR" maiúsculo.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais cavalar do que disputar uma corrida de turfe sem nunca antes na vida sequer ter visto um "relinchante" ao vivo e a cores, quanto mais ter montado um: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Sabe o caso do estupro de menor exibido na hora do almoço pela TV Correio? O diretor superintendente da afiliada da Rede Record na Paraíba, Alexandre Jubert, disse ao Portal Imprensa que o pedido do Ministério Público Federal de cassação de concessão é "intimidatório" e que o órgão deveria se preocupar com a menina estuprada e em como isso aconteceu dentro de uma escola pública. Ele afirmou que em momento algum a reportagem mostrou o seio de uma criança ou uma genitália feminina ou masculina pois não dá para identificar ninguém pela imagem estar totalmente distorcida. Alexandre também reclamou que agora cada um vai dizer o que a imprensa pode ou não pode, pois a matéria é trágica, horrível e duríssima, mas que é a realidade dos fatos.

*Repriso o que falei (sem querer "ensinar" ninguém pois não tenho esta pretensão e nem tenho sabedoria para tanto, apenas oferecendo minha visão de telespectador): noticiar o fato, colocá-lo com alarde, tudo isso é necessário e bem vindo pois uma atrocidade destas tem de ser reportada para que as autoridades fiquem de olho e os próprios pais redobrem sua atenção com o bem estar de seus filhos. Mas seja com imagem distorcida ou totalmente visível, tal ato não pode ser mostrado na televisão, nem na hora do almoço e nem em nenhum horário. É favorecer o agressor, assim me parece. E soa como tentativa barata de chamar a atenção e subir a audiência.

*Para terem ideia de como acho tal exploração de assuntos envolvendo crimes um exagero, vou dar um exemplo aqui de Porto Alegre mesmo: há alguns dias, teve um casal assassinado no bairro Cidade Baixa - que é um bairro bom (pelo menos era quando ali morei há muitos anos, não sei se mudou muito uma década para cá pois ali passo às vezes, mas quem nele reside sabe melhor como é). Alguns canais mostraram a imagem dos corpos embalados sendo removidos da residência para um veículo que os levaria para o Instituto Médico Legal. Completamente desnecessário isso! Não aparecia nada dos mortos, claro, mas foi algo muito mórbido. Não curti.

*Mudando um pouco de assunto e indo ao entorno de Taubaté e São José dos Campos: começou há alguns dias o "Vale Urgente", da Band Vale, apresentado por Tony Bleid na hora do almoço. Uma amostra podem ver aqui. Esta atração não pode ser enquadrada nas versões locais recentemente estreadas do "Brasil Urgente" pois estas mantém o título nacional e ocupam a primeira hora do programa da rede. Outros, como este "Vale Urgente", o extinto "Minas Urgente" da Band Minas e o "RN Urgente" da Band Natal são programas idealizados pelas próprias emissoras, usando do padrão do jornal do fim da tarde, mas sem ligação com esta padronização.

*Como leram ontem, Wagner Montes está fora do "Balanço Geral" da Record Rio nesta semana por, dito por ele no Twitter, resolver assuntos pendentes. Li duas versões para isto: uma, na coluna do Odair dal Pozzo, dando conta do apresentador ser tirado do programa por encrencar com a produção por conta de uma reportagem e isto chegar ao comando da rede, em São Paulo; e outra, no blog do Léo Dias, ao qual o próprio Wagner disse que hoje tem uma consulta em uma clínica ortopédica em Botafogo para trocar a prótese da perna direita, que tem causado muitas dores, e que está muito feliz na emissora, com quem tem contrato até o fim de 2014. E agora?

*Leio no Flávio Ricco que será na segunda-feira da semana que vem a estreia de Mariana Godoy como apresentadora do "Jornal das 10" da Globo News em São Paulo, dividindo com João Borges como apresentador em Brasília e André Trigueiro como apresentador principal desde o Rio de Janeiro.

*Fora do ar enquanto seu novo programa não começa, Patrícia Maldonado reclamou no Twitter de uma empresa (cujo nome não revelou) que a contratou para um evento, lhe fez garantir que não ia furar e pagou antecipado, mas ao descobrirem que ela está grávida resolveram rescindir o contrato. Ela reclama que parecem tê-la contratado pelo corpo e não pelo talento, e lembrou que até os 9 meses da gravidez anterior trabalhou normalmente na Band, que sempre a apoiou. Lamentável isso.

*Leio na Keila Jimenez que vem aí na Record "Amazônia", já em gravação e que estreia em Janeiro, onde famosos - tá bom, alguns nem tanto - cumprirão desafios em nome da sustentabilidade da região. Não haverá eliminados e o campeão ganhará R$ 1 milhão, a ser dividido entre ele e uma ONG que escolher. Apresentado por Victor Fasano, "Amazônia" tem quatro esportistas participantes: Marta (basquete), Pampa (vôlei), Tarso Marques (automobilismo) e Picuruta Salazar (surfe). Os outros são Carol Zoccoli (a humorista que perdeu pra Mônica Iozzi para 8° elemento do "CQC"), Allen Lima (da família de músicos), Mateus Verdelho (modelo), Vivi Seixas (filha do Raul), Alexey Magnavita (astrólogo), Carol Magalhães (neta do ACM), Mel Ravásio (vocalista do Lipstick) e Natália Guimarães (do bloco mineiro do "Hoje em Dia").

*Em madrugadas como esta última, reforço a impressão de que estou ficando velho. No meu tempo - sim, com recém 30 anos já me permito dizer "no meu tempo" -, a Globo preenchia espaço na grade reprisando seriados exibidos anteriormente no horário nobre ou de dia (exemplos do meu tempo: "Primo Cruzado", "Dama de Ouro" e "Tiro Certo"). No início dos anos 2000 isso ainda acontecia com séries como "Plantão Médico" e "As Novas Aventuras do Superman", as últimas do horário nobre. De uns anos para cá este espaço tem sido preenchido por produções inéditas, lembro que há algum tempo falei de "Sob Medida" (o "Drop Dead Diva" do Sony). Nesta madrugada, o seriado exibido após a "Sessão Brasil" foi "The Beast", de 2009, produção de 13 episódios que foi a última estrelada por Patrick Swayze.

*A saideira retoma o "pouquíssimo" comentado caso Rafinha Bastos. Site da Veja publicou que, em comédia de palco feita em São Caetano do Sul no domingo, ele fez piada com Fábio Assunção, que se envolveu recentemente com drogas, e a Nextel, da qual o ator agora visto em "Tapas e Beijos" tem estrelado reclames. Rafinha me solta essa: "É celular usado por traficante, e o pior é que eles sabem disso. Não é à toa que tem Fábio Assunção como garoto-propaganda." O ator não se pronunciou, a Nextel disse acreditar em personalidades que superam limites e constroem uma nova história de vida (como Fábio) e, a um e-mail de repórter da equipe da Mônica Bergamo, Rafinha respondeu assim - e perdão publicar algo assim, mas é só para melhor contextualizar: "chupa o meu grosso e vascularizado cacete".

*Ontem, o "CQC" fez um especial dedicado ao Dia da Criança. Rafinha uma vez mais não esteve na bancada, Oscar Filho fechou trio com Marcelo Tas e Marco Luque. Mas anunciou no Twitter que passaria uma matéria sua com o olhar das crianças para a política e a economia. Só que 10 minutos postou isso: "Amigos, esqueçam o que eu disse. A Band cortou minha matéria do programa." E hoje, qual é o "abre" do "guru" Flávio Ricco? Que semana passada, quando boa parte da alta cúpula estava na feira Mipcom em Cannes, o humorista apresentou um pedido de demissão ao diretor de planejamento Juca Silveira. Resposta será dada após o feriado de amanhã.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver averiguando o que será do Rafinha.

Momento Raridade Rara

Esta terça-feira marca 35 anos de uma das maiores novelas da televisão brasileira em todos os tempos. Em 11 de Outubro de 1976, na faixa das 18h, a Globo estreava "A Escrava Isaura", adaptação de Gilberto Braga para livro de Bernardo Guimarães, com direção de Herval Rossano e Lucélia Santos no papel-título. É a novela mais vendida mundo afora, mais de 100 países já acompanharam esta trama, o que rendeu fama internacional a Lucélia. Em 2004, a Record fez sua versão de "Escrava Isaura" com Bianca Rinaldi no papel-título e foi igualmente bem sucedida, destacando-se Leopoldo Pacheco, que depois desta produção passou a fazer novelas da Globo.

O "Raridade Rara" rememora desta novela histórica e inesquecível: este aqui (postado por maracatudo22) tem a abertura com o tema de Dorival Caymmi; este aqui (postado por hclchicago) lembra o elenco completo da produção; e este aqui (postado por baudatv) traz Lucélia falando ao "Vídeo Show" do sucesso da trama.

Bela do Dia: Caroline Ribeiro

Caroline Ribeiro, repórter da TV Jangadeiro, afiliada do SBT no Ceará. Vi ela pela primeira vez no "Jornal do SBT: Manhã" de hoje. Claro, já aproveitei para trazê-la à seção máxima destes escritos.

Convivas

"Como jogador de futebol é cínico. Os jogadores do Fluminense reclamaram de pênalti a favor deles, mas se marcassem pênalti de um jogador do Flamengo no ataque deles sem que tivesse existido, não reclamariam. Só reclamaram porque o lance foi a seu favor. E se Rafael Moura tivesse acertado uma cotovelada sem intenção, como foi a do Renato Abreu, e os jogadores do Flamengo reclamassem do árbitro, os jogadores do Fluminense diriam que foi sem querer e que o árbitro acertou isso. É ridículo." (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)

"Foi uma rodada perfeita pro Corinthians, mas o time tem que mostrar que realmente quer ganhar o Brasileirão e atacar o Botafogo. Um resultado negativo, mesmo que seja empate, pode ser prejudicial, ainda mais contra um adversário direto. *** Pelo que mostrou contra o Santos, um time desfalcado e visando o Mundial, o Palmeiras não merece sequer vaga na Sul-Americana, tão pífio é seu desempenho no segundo turno. Abre o olho, Felipão. *** Muito boa a possível mudança no calendário de 2013, mas poderia ter mais uma mudança: exclusão dos Estaduais, pois a Copa do Brasil será em paralelo com Brasileirão, Libertadores e Sul-Americana. Se uma equipe disputar dois ou três torneios paralelos e mais os Estaduais, a rotina ficaria puxada. Mas no geral seria muito bom isso. *** Se as afiliadas da Record possuem esse tipo de caráter, imagina a matriz? Tem que frear esse tipo de coisa se a Record quer crescer. *** Eu achava que a Record só copiava ideias da Globo. Quanta falta de criatividade plagiar ideias do SBT, que esta atrás dela." (Charles Tavares)

"Se eu fosse jogador do Fluminense, diria em resposta à frase do Abel Braga: 'A calcinha fica por tua conta, chefia?' A pior coisa é não saber perder e ainda ficar dando bom dia a cavalo por aí! *** Visitando o Guri Medonho, mais uma vez pude me certificar de como foi bom ser criança nos anos 80, década que muitos classificam como perdida e cafona, mas que pelo menos pra mim foi bem divertida. E, conforme diz lá no blog, a na época TVS tinha a melhor programação infantil e passava os melhores desenhos. Os meus preferidos eram os da Warner, sobretudo 'Papa-Léguas', além da 'Turma do Charlie Brown', de quem sou fã até hoje. Creio até que meu gosto musical, que puxa mais para o choro e a música instrumental em geral, tenha sido estimulado pelo tanto que eu ouvia as excelentes trilhas dos episódios do Snoopy, que hoje sei que ficavam a cargo do maestro Vince Guaraldi. Nada de rock! Falando nisso, o 'Almanaque Anos 80' é uma viagem! Tudo que era legal naquela época está contemplado no livro. *** Kelly Dias é revigorante! Muito bem escolhida 'Bela do Dia'!" (Clayton Moreira)
"Papa Léguas" passa até hoje no SBT, às vezes com episódios em imagens restauradas e dublagem de alguns anos atrás da Herbert Richers, às vezes com episódios em imagens mais antigonas por ter a dublagem original da Cine Castro nos anos 60.

"América e Atlético Paranaense não tem mais jeito, caíram. Avaí lutará até onde der. Cruzeiro reagirá e o Atlético Mineiro é incógnita. É a tendência de momento." (Daniel Dorneles Nunes)
Peraí... Deixa eu entender: o Atlético Paranaense, que está com 27 pontos, já caiu, e o Avaí, que tem 25 (logo, está dois pontos atrás), ainda tem possibilidade? Bah, tu te superaste nesta tese, Daniel, na boa. Explique-se e justifique o que te leva a fazer tal afirmação, por gentileza, pois agora me bateu uma tremenda curiosidade.

"Corinthians de novo líder. Esperado, diante do tropeço do São Paulo e da quedaça do Vasco, pra mim prejudicado. Esse campeonato só vai decidido na última rodada. Mas vamos ver se algum juiz não interfere, como foi em 2005." (Flávio Barbosa)
Vasco prejudicado? Se te referes ao pênalti pedido no segundo tempo, repriso minha opinião de ontem: não aconteceu. O jogador se atira e não é tocado pelo adversário, a câmera da Globo que filmou eles por trás mostrou isso claramente.

"Me engana que eu gosto! Você estará no Beira-Rio assistindo ao show, isso sim. E pelo que sei, você estará acompanhado de Mauro Beting, que é fã entusiasta do Justin Bieber. Tenho certeza que, se fizerem uma varredora na casa de vocês, encontrarão um arsenal de discos, revistas e pôsteres do cantor (?) americano." (Kléber Antônio Ferreira de Souza)
Mas Deus me livre! (risos) Prefiro pagar 200 flexões numa rua cheia de barro, pelado, às 4 da madrugada com chuvarada daquelas de alagar a cidade e temperatura de 5 abaixo de zero - e sem a menor condição para tais flexões por estar com uma dor de barriga filha da mãe -, do que sequer escutar este moleque que mal parou de usar fraldas, quanto mais ir no show dele. Mas nem que a loira mais gostosa da rua, aquela que eu desejasse mais do que tudo na vida, me convidasse! (hahaha)

"A curiosidade é que o 'Vale Urgente' vai ao ar como programa vespertino, das 13h15 às 13h45, logo após o 'Band Cidade'. O programa está no ar desde 18/7. Como é um horário em que não estou em casa, nem tinha atentado pra essa estréia. Só vi esses dias atrás porque foi feriado aqui em Taubaté!" (Matheus Marcon de Andrade)
Valeu pela dica!

"Fui à loucura vendo o que fez no sábado o glorioso treinador que 'tem comando sob o elenco', que 'fez o Grêmio voltar a jogar com a cara do Grêmio' - e se aquilo que eu vi era a cara do Grêmio em sua história, as grandes conquistas do clube foram todas por acidente de percurso - o técnico que a diretoria acha ideal, o técnico campeão da Libertadores de 2010 só por que caiu da para-quedas nas finais e toda a ladainha que Paulo Odone adora fazer pra justificar sua paixão pelo Burroth, Derroth, Retrancoth. Vai gostar de volante assim lá longe, vá ser covarde mais longe ainda. Acho que Roth está dando conselhos ao Massa, o negócio dos dois é garantir o resultado. Não sei onde a diretoria acha que vai parar na Libertadores com um técnico com ideias brilhantes e um time com atacantes medíocres. Pior ainda é escutar que a derrota passou pela saída do Brandão. Isso é rasgar o manto tricolor. A que ponto meu time chegou: um atacante abaixo da crítica ser a salvação do time. O que adianta fazer onda sobre estádio novo se não tem o principal: um time que preste? Se bem que time que preste não pode ter Celso Roth como técnico, afinal, esperar o quê de alguém que treinou um time mais de 3 meses pra um torneio de duas partidas e conseguiu perder pro Mazembe, que ninguém sabia que existia? Pelo menos uma vez Roth me deu alegria. *** O título de Vettel foi sacramentado matematicamente, pois campeão já era há horas. É justo. Tem o melhor carro? Tem, com certeza. Mas quantos pilotos já tiveram o melhor carro e não souberam tirar proveito disso? Button faz uma temporada excelente e está pilotando mais agora do que quando foi campeão em 2009. Quem sabe Felipe Massa pare de reclamar do Lewis Hamilton e resolve fazer jus ao salário que recebe, pois faz uma temporada abaixo da crítica dele. Do que adianta largar na frente do Fernando Alonso se não vai brigar com o cara pela posição, como foi no Japão? Os protagonistas são Vettel, Button e Alonso. Hamilton é excelente piloto, mas está chamando atenção mais pelas confusões do que por seus resultados. Mark Webber, com o carro que tem, tinha que fazer mais. Rubens Barrichello está jogando mais no microfone do que pilotando, parece que está se despedindo da F1. A Williams não é lá essas coisas, mas tinha que pelo menos fazer corridas bem melhores que Pastor Maldonado, que na teoria comprou uma vaga, apesar de estar andando direitinho." (Natanael Felipe Rhoden)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia (Especial)

Nesta terça-feira são completados 15 anos de um dos maiores músicos brasileiros do seu tempo, que liderou o até hoje considerado um dos principais grupos de rock'n'roll do Brasil e marcou a composição de letras com versos que dizem muito e pegam fundo: Renato Russo, infelizmente partido em 11 de Outubro de 1996, vencido que foi pela AIDS. É claro que um artista da representatividade dele não merece uma memória qualquer. Assim, eis cinco de seus melhores momentos:

Esta aqui é "Ainda é Cedo", faixa 4 do álbum "Legião Urbana", de 1985.

Esta aqui é "Angra dos Reis", faixa 8 do álbum "Que País é Este", de 1987.

Esta aqui é "Há Tempos", faixa 1 do álbum "As Quatro Estações", de 1989.

Esta aqui é "Quando o Sol Bater na Janela do Seu Quarto", do mesmo álbum de 1989 (e hoje ouvida em "O Astro" como tema do casal Márcio e Lili).

Esta aqui é "La Solitudine", do álbum solo "Equilíbrio Distante", de 1995 (o tema foi originalmente cantado por Laura Pausini em 1993).

Momento Raridade Rara

Achou que faltaria? Evidente que não, confederado. E são dois: este aqui (postado por quebrapedais) mostra Renato, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá no "Jô Soares Onze e Meia", do SBT, em 1989; e este aqui (postado por thetapevideos) traz o "Jornal Nacional", apresentado por William Bonner, noticiando o falecimento de Russo em reportagem de Fátima Bernardes.

Antes do Arremate...

...uma pena a morte do grande humorista José Vasconcellos, informada agora pela manhã. Mais sobre isso falarei, com o espaço devido que um craque como ele merece, na coluna de amanhã. Arrematemos.

Arremate

Mano Menezes ficará a perigo se o Brasil perder? Por outro lado, vencer um "carrasco" assim pode ajudá-lo muito.

"24 Horas" volta depois que já soubermos quanto acabou a peleja em Torreón!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e colaborador do Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.