.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

9 de Outubro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 52
Campeão incontestável

Sebastian Vettel não ganhou o Grande Prêmio do Japão. Mas também nem precisava. Bastava 1 ponto para ganhar o campeonato 2011 de Fórmula 1. E o terceiro lugar lhe permitiu ser o bicampeão mais jovem da história da categoria, em prova vencida por Jenson Button e com pódio completado por Fernando Alonso. Vettel é campeão com cinco corridas de antecipação. Tenho que pesquisar, mas acho que Vettel é um dos campeões mais antecipados da história da Fórmula 1. Agora, serão "por laranjas" (para fins do que realmente importa: o Mundial de Pilotos) as provas de Coreia do Sul, Índia, Emirados Árabes e Brasil.

Recordações oitentistas

Do conviva Daniel F. Silva:

"Fucei o acervo digital do Jornal do Brasil e encontrei uma verdadeira pérola na edição de 21 de outubro de 1983: a ameaça do Flamengo não disputar o Brasileiro de 1984, defendendo o título nacional, em protesto contra a baixa rentabilidade das partidas. A CBF tinha a proposta de dividir o campeonato nacional, chamado de Taça de Ouro, em dois: Taça Brasil, apenas com os 22 campeões estaduais, e Taça dos Campeões, que lembrava o torneio conquistado pelo América do Rio em 1982, com os campeões de todas as competições nacionais e interestaduais desde o RJ/SP e que era vista como mais atraente que a outra taça a ser criada. O campeão de cada Taça disputaria a Libertadores no ano seguinte. A Taça Brasil lembraria a atual Copa do Brasil, mas com os 22 times divididos em 2 grupos de 11 equipes cada na primeira fase, disputada em turno e returno, com o primeiro colocado de cada grupo se classificando para a final. A Taça dos Campeões teria o mesmo regulamento, mas com 14 times divididos em dois grupos de 7."

O regulamento que prevaleceu na edição vencida pelo Fluminense em decisão contra o Vasco foi este: primeira fase com 40 times divididos em oito grupos de cinco cada, turno único dentro das chaves, passando os três primeiros de cada grupo e mais os vencedores dos jogos entre os quartos colocados; segunda fase com 28 times divididos em sete grupos de quatro cada, turno e returno dentro das chaves, avançando os dois primeiros de cada, mais um por índice técnico - maior pontuação entre os eliminados - e o campeão da Taça CBF; terceira fase com 16 times divididos em quatro grupos de quatro cada, turno único dentro das chaves e classificando os dois primeiros de cada grupo; aí vieram quartas, semi e final, todas em ida e volta. Tempos criativos dos regulamentos (e não tomem isto como um elogio).

Agora, é bem como perguntou no fim da missiva digital o Daniel: e se a proposta das duas taças distintas tivesse sido levada adiante?

Estádio de primeira para times de Segunda?

Conviva Lúcio Flávio manda um vídeo muito legal que está aqui e mostra imagens do reformado Estádio Independência, que está muito bem encaminhado e muito diferente daquele clássico que conhecemos a vida inteira. Pela tomada do helicóptero da TV Bandeirantes de Belo Horizonte (exibida na versão local do "Brasil Urgente"), o Independência vai tomando formas que lembram a Arena da Baixada de Curitiba.

Só espero que este novo palco não comece tendo que receber apenas jogos da Série B do Campeonato Brasileiro, o que infelizmente depois desta rodada não há como continuar pensando que seja algo impossível. Aliás, cá entre nós: 752 pagantes no clássico América x Atlético é de doer mais que levar chute nos fundilhos.

Momento Raridade Rara

Em 10 anos no ar, completados em 19 de Março deste ano, o BandNews TV mantém o formato básico de noticiários a cada 30 minutos, salvo raríssimas "licenças poéticas" (como retransmitir com o BandSports partidas do Brasil na Copa do Mundo de 2006 e, nos tempos atuais, exibir o "Jornal da Band" em VT após a exibição no canal aberto). E uma característica permanente é ter lindas e competentes apresentadoras dos jornais.

Se hoje o assinante do canal se liga em damas encantadoras como Érica Reis, Vanessa Cochi, Carolina Thomeu, Núria Saldanha e a recém-chegada Carolina Facchina, ao longo dos tempos muitas outras mais desfilaram o ar de sua graça. Eis lembranças de algumas delas:

Aqui está (postado por broadcastradiotv) um vídeo que reúne trechos de várias delas, todas não mais atuantes no canal: Millena Machado, hoje no "Auto Esporte" da Globo; Lidiane Shayuri, hoje no "Página 1" da Record News; Amanda Klein, hoje repórter e apresentadora substituta da RedeTV!; Izabella Camargo, hoje repórter e apresentadora substituta da Band; Letícia Levy, hoje no "Record News Sudeste"; Anelise de Oliveira, hoje no "Good News" da RedeTV!; e Renata Vianello, da qual me perdi desde que saiu do BandNews há quatro anos.

Aqui está (postado por marlaonly) Flávia Noronha em momentos de jornalismo geral, hoje ela estando na RedeTV! e, após ser apresentadora de esportes, atualmente fazendo o "TV Fama".

Aqui está (postado por elbison) Caroline Nogueira, que há pouco tempo saiu do canal para, a exemplo da Izabella Camargo, ser repórter e apresentadora substituta do "Jornal da Band" e do "SP Acontece" de sábado.

Lamentavelmente não encontrei vídeos de outras duas majestosas madames que também trabalharam no BandNews TV: Adriana Reid e Regina Volpato.

Bela do Dia: Gabriela de Palhano

Gabriela de Palhano, repórter da TV Globo do Rio de Janeiro desde 2002, à qual chegou egressa da TV Verdes Mares do Ceará. Moça graciosa que também merece estar na seção principal do PB.

Convivas

"O que eu achei da Seleção? Ah, sim! A Celeste Olímpica não tomou conhecimento da Bolívia, que acabou caindo de quatro em pleno Centenário. Com Lugano em tarde de artilheiro e a colaboração do restante da equipe, o Uruguai deu o seu primeiro passo rumo ao tri. Será? Agora falando sério: foi pra jogar aquele futebolzinho mequetrefe que Mano Menezes desfalcou os principais times do futebol brasileiro neste fim de semana? Reparo que somente o Brasil é que se põe a desafiar sistematicamente as babas do futebol mundial. Ou alguém se lembra de ter visto 'clássicos' do porte de Alemanha x Omã ou Itália x Gabão? Essa 'Secreção Brasileira' consegue me aborrecer!" (Clayton Moreira)
Só a você? Ih, a fila dos aborrecidos é quilometricamente extensa - e eu a encabeço.

"Costa Rica x Brasil pode ser analisado assim: costarriquenhos animados com a visita do Brasil, muitos trocando a camisa vermelha local pela amarela da visitante. O Estádio Nacional é fruto de parceria entre os governos de Costa Rica e China. Sim, forte investimento oriental na América Central. O jogo foi muito abaixo do esperado. Só dá para destacar o costarriquenho Campbell, mais um jovem em quem meu Arsenal aposta, e Neymar, autor do gol. Fora eles, mais nada. Resumindo: estádio rico, jogo pobre. México vai exigir como há tempos, Brasil terá que melhorar muito." (Daniel Dorneles Nunes)

"Agda Queiroz deixou a Record para retornar à TV Vanguarda. Você saberia por quê? *** Fernanda Vasconcelos fazendo uma gaúcha, essa merece ser 'Bela do Dia' todo mês!" (Douglas Ramalhota)
Pois bem que eu tinha percebido que a Agda nunca mais apareceu no "Hoje em Dia", e agora pesquei o motivo pela tua dica. Não sei o que aconteceu para a troca. Sei apenas por pesquisar que ela está apresentando o "Vanguarda TV" das 12h. Felizardo o Vale do Paraíba por ver este encanto apaixonante de jornalista.

"Além do Heródoto Barbeiro, Thalita Oliveira e Eduardo Ribeiro já estão em Guadalajara para fazer a cobertura do Pan exclusivo para a Record News. Sexta-feira vi no 'Página 1' vi uma reportagem do Edu Ribeiro. Já a Thalita falou semana passada durante o 'JR News' que estaria junto com o Heródoto no México." (Filipe Mathias Pinheiro)
Perdi essa do "Jornal da Record News", nunca consigo ver pois sempre tem futebol no seu horário. Máximo que consigo é olhar pela TV VHF/UHF quando acompanho jogos na TV com Sky e no rádio, mas não tem outro na TV aberta. E já vi também materiais do Eduardo, TV Record também está mostrando.

"Outro que está entrando de férias é Ricardo Boechat, dito pelo próprio na BandNews FM. Ele volta ao batente na rádio e no 'Jornal da Band' daqui a quinze dias. O homem viajará para Paris com a família. Segundo o Boechat, ele pega 15 dias agora e mais 15 no final do ano por pedido do chefe Fernando Mitre." (Kléber Antônio Ferreira de Souza)

"Flávia Freire está de repórter? Pelo jeito Michelle Loreto assumiu a previsão do tempo nos jornais à tarde, porque Flávia estava no quadro 'ReSPirar', que acabou há muito tempo." (Rafael Pereira da Silva)
Parece que é isto, sim. A Flávia já transcendeu o estágio de garota do tempo e agora, além de fazer reportagens, também tem apresentado jornais como substituta, tanto o "SPTV" em plantões de sábado quanto, há alguns dias, dois "Bom Dia Brasil" enquanto Carla Vilhena estava em lua de mel.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Neste domingo são completados 10 anos do falecimento de Herbert Ross, diretor de vários filmes dos anos 70 e 80. Alguns até hoje não consegui ver, como "O Corujão e a Gatinha" (com Barbra Streisand e George Segal), "Sonhos de um Sedutor" (com Woody Allen e Diane Keaton), "Momento de Decisão" (com Shirley MacLaine), "A Garota do Adeus" (com Richard Dreyfuss) e "Flores de Aço" (com Julia Roberts, Daryl Hannah e Dolly Parton). Outros vi e gostei, como "Footloose" (com Kevin Bacon), "Protocolo" (com Goldie Hawn), "O Segredo do Meu Sucesso" (com Michael J. Fox) e "Meu Pequeno Paraíso" (com Steve Martin e Rick Moranis). Mas pego um tema de outro filme que ainda não vi: "Funny Lady", continuação de "Funny Girl: a Garota Genial", outro que até hoje não vi. Eis aqui "Great Day", com Barbra Streisand.

Antes do Arremate...

...livre alguns minutos e leia aqui a coluna deste sábado. Bons assuntos do futebol e da "Sintonia PB" que merecem sua leitura para, também em cima deles, basearem as próximas mensagens da interatividade. E vamos arrematar antes que o domingo acabe (nada a ver eu dizer isso às 9 da manhã).

Arremate

São Paulo bobeou, Botafogo também. Olho em Vasco e Corinthians. Vencedor do Fla-Flu pode sorrir muito.

"24 Horas" volta comentando a rodada do Brasileirão na próxima coluna!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e colaborador do Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.