.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

8 de Outubro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 51
Brasil faz história no boxe!

Bom dia especial para a Bahia, de onde saiu o primeiro brasileiro campeão mundial amador de boxe. Feito foi atingido na manhã deste sábado por Éverton Lopes dos Santos, 23 anos, que passou altos apertos numa luta suadíssima contra o ucraniano Denis Berinchyk, mas tirou proveito de uma pontuação folgada no primeiro assalto, o que fez o adversário partir com tudo nos outros dois, mas não o suficiente para tirar sua vitória. Não só classificado para Londres 2012 (junto com Esquiva Florentino e Roberson Conceição, que teve a vaga tirada por manobra politiqueira, mas a recuperou através da classificação do algoz Vasyl Lomachenko para a final do leve).

Não vi o amistoso da Seleção

Mas a julgar pelos relatos que li, não perdi grandes coisas deste 1 x 0 na Costa Rica, é isso? Será que terça-feira o México dificultará mais a vida do Brasil?

Projeção de Primeira (Divisão)

Não lerão palpites deste fim de semana pois estes já disparei na última quarta-feira, quando iniciada a rodada naquele 3 x 3 entre Cruzeiro e São Paulo. Hoje, trago é a projeção de cada time nesta rodada, com o que cada um pode ter de bom e de ruim. Eis:

Botafogo x Bahia (hoje, 18h) - Fogão ficará a 2 pontos da liderança com vitória somada a derrota do Vasco e tropeço do Corinthians, mas derrota o deixará em quinto lugar dê o que der no Fla-Flu. Tricolor ficará 9 pontos acima da zona de rebaixamento com vitória somada com derrota do Atlético Paranaense e tropeço do Atlético Mineiro, mas ficará a 3 pontos da mesma com derrota somada a vitória do Furacão.

América x Atlético Mineiro (hoje, 18h) - Coelho ficará a 7 pontos do 16º lugar se vencer, mas permanecerá 10 pontos abaixo se perder. Galo ficará a 1 ponto do Cruzeiro se vencer, mas seguirá 4 pontos atrás se perder.

Coritiba x Grêmio (hoje, 18h) - Coxa ficará a 5 pontos do G5 com vitória somada a empate no Fla-Flu, mas ficará atrás 10 pontos com derrota somada a vitórias do Botafogo e de qualquer dos dois no clássico. Tricolor tem a mesma situação dos paranaenses, mas ficará a 3 pontos do G5 para bem e a 8 do G5 para mal.

Internacional x Vasco (amanhã, 16h) - Colorado ficará a 2 pontos do G5 com vitória somada a empate no Fla-Flu, mas derrota somada a vencedor no clássico e vitória do Botafogo o deixará 7 pontos atrás. Cruzmaltino abrirá 5 pontos de vantagem na liderança com vitória somada a derrota do Corinthians, mas cairá para segundo se não ganhar e o Corinthians vencer.

Flamengo x Fluminense (amanhã, 16h) - Mengão chegará à quarta posição com vitória somada a tropeço do Botafogo. Fluzão chegará ao terceiro lugar com vitória somada a tropeço do Botafogo (pois, diferentemente dos rubro-negros, os tricolores empatariam com o São Paulo em pontos e superariam nas vitórias). Quem vencer ficará a 3 pontos da liderança, desde que o Vasco perca e o Corinthians não ganhe. Empate pode deixá-los com apenas 2 pontos de vantagem para Internacional e Palmeiras se estes vencerem.

Santos x Palmeiras (amanhã, 16h) - Peixe para fins de título nem projeto mais. Derrota pode deixá-lo a 5 pontos da zona de rebaixamento somada a vitória do Atlético Paranaense. Verdão ficará a 2 pontos do G5 com vitória somada a empate no Fla-Flu, mas derrota somada a vencedor no clássico e vitória do Botafogo o deixará 7 pontos atrás.

Corinthians x Atlético Goianiense (amanhã, 18h) - Timão será líder com vitória somada a derrota ou empate do Vasco, mas pode ficar a 5 pontos da liderança com derrota somada a vitória do Vasco, além de cair para terceiro se o Botafogo ganhar. Dragão ficará a 4 pontos do G5 com vitória somada a empate no Fla-Flu, mas se perder, houver ganhador no clássico e o Botafogo vencer, ficará 9 pontos atrás.

Avaí x Atlético Paranaense (amanhã, 18h) - Leão ficará a 5 pontos do 16º colocado se vencer, mas seguirá 8 pontos atrás se perder. Furacão igualará o Cruzeiro em pontos se vencer (embora prossiga nos últimos nesta rodada pois teria 1 vitória a menos) e seguirá a 3 pontos dele se perder.

Ceará x Figueirense (amanhã, 18h) - Vozão livrará 7 pontos da zona de rebaixamento com vitória somada a derrota do Atlético Paranaense, mas ficará a 1 ponto dela com derrota somada a vitória do Furacão. Furacão do Estreito ficará a 5 pontos do G5 com vitória somada a empate no Fla-Flu, mas ficará atrás 10 pontos com derrota somada a vitórias do Botafogo e de qualquer dos dois no clássico.

Agora é esperar a bola rolar e que tenhamos partidas emocionantes.

Destaques da Série B

Devido a uma queda de energia na Ilha do Retiro, levou meia hora a mais para a Portuguesa confirmar um difícil triunfo contra o Salgueiro, que empatou aos 39 do segundo, mas levou o desempate na troca do sinal amarelo para vermelho. Agora é torcer por derrota do Boa Esporte e tropeço do Sport para fechar a rodada com 15 pontos acima da quinta posição, depois faltando 27 por jogar. É questão de tempo para a "Barcelusa" confirmar seu retorno à Série A.

Já o Carcará acabará a rodada 11 pontos acima do último que escapa, pois Goiás e São Caetano fizeram suas partes e saíram do grupo do descenso. Os goianos fizeram contagem mínima no Criciúma, bastante para seguir fora independentemente dos outros. Azulão "oxou" por 75 minutos, mas em apenas quatro marcou três vezes e mandou o Icasa para os quatro últimos, além de deixar o derrotado Vila Nova na beira do precipício, 7 pontos atrás de escapar. Outro que se complicou é o ASA, trincado pelo Paraná na Capanema e agora a apenas 2 pontos do Icasa. Mas não necessariamente este será o cenário ao término deste fim de semana.

Icasa tem duas possibilidades para sair dos quatro últimos: vencer e torcer para o ABC não ganhar do Guarani na Frasqueira, ou empatar e torcer por derrota potiguar (Icasa e ABC empatariam em pontos e vitórias, mas os cearenses teriam melhor saldo e empurrariam o Alvinegro para a zona de rebaixamento). Problema do Verdão do Cariri é que visita o Náutico, muito dependente de no mínimo empatar para continuar entre os quatro primeiros. Se perder, sairá deles se o Boa Esporte derrotar o Americana. Este cenário colocaria os mineiros em terceiro. Americana cai fora do G4 com derrota somada a, no mínimo, empate do Náutico.

Quem pode se complicar nessa história é a Ponte Preta, que retorna ao Lucarelli. Se perder para o Sport, este ficará a 3 pontos dela. Some a isso empate ou vitória do Náutico e mais vitória do Boa Esporte, e a coisa apertaria demais. Leão, além de vencer, torcerá por derrota ou do Americana ou do Náutico para ter possibilidade de G4 na rodada seguinte. Outro que precisa de derrota de um destes dois é o Bragantino, que atrás deles ficaria 3 pontos se bater o Vitória em SP.

E voltando para baixo: ABC e Guarani não podem empatar pois ficariam a 1 e 2 pontos da zona de risco, caso o Icasa no mínimo empate em Pernambuco. A mesma necessidade tem o Barueri, que recebe o lanternaço Duque de Caxias - este, por sinal, pode acabar a rodada 24 pontos atrás do primeiro a escapar. Como depois faltarão 27 por disputar, fato é que a hora de decretá-lo rebaixado matematicamente está chegando.

Quartas da Série D

Mata-ou-morre decisivo do acesso começa amanhã, com Treze x Santa Cruz, Cuiabá x Independente e Oeste x Mirassol. E o Tupi ainda não sabe quem enfrentará...

Eliminatórias Sul-Americanas

Quatrilhos de Uruguai na Bolívia e Argentina no Chile, e dobra do Equador na Venezuela. Início dentro da lógica. Um pouco fora dela - mas só um pouco também, pois o bom desempenho deles na recente Copa América oferece normalidade ao resultado -, o Peru derrubou o Paraguai por dois a nada. Terça-feira tem mais.

Curtinhas

*CBF anunciou ontem seu calendário de 2012: Estaduais de 22/1 até 13/5; Copa do Brasil de 7/3 até 25/7; Brasileiro Série A de 20/5 até 2/12; Série B de 19/5 até 24/11; Série C de 27/5 até 7/10; e Série D de 27/5 até 30/9. Além disso, serão 10 Datas-FIFA e mais duas para o Superclássico das Américas, sem contar a Olimpíada de Londres, durante a qual o Brasileirão continuará normalmente. Já a Copa Feminina do Brasil será de 3/3 até 12/5, com jogos aos sábados e não mais às quintas.

*Me chama atenção Terceirona e Quartona acabarem tão cedo assim. Serão três meses sem atividade para os times delas. É muita coisa! Algo deverá ser feito pelas federações estaduais para não deixar seus filiados participantes destas duas divisões tanto tempo sem jogar. O quê? Já não sei. Mas três meses é dose pra mamute.

*Aqui em Porto Alegre para visitar o Beira-Rio enquanto embaixador da Copa de 2014, Pelé deu a entender que não aceitará a ideia do Santos de jogar o Mundial no Japão, no máximo dando o pontapé inicial. Ainda bem. Comercialmente seria uma ideia ousada e de enorme repercussão, mas dentro das quatro linhas de resultado provavelmente nulo pois, por mais que tenha sido o maior de todos, Pelé hoje é um senhor de 71 anos, e fisicamente o futebol evoluiu pra burro do tempo dele.

*Basquete do Brasil soube seu caminho nos Pan-Americanos: a seleção feminina fará a primeira fase contra Canadá dia 21, Jamaica dia 22 e Colômbia dia 23; e a seleção masculina terá Uruguai no dia 26, EUA no dia 27 e República Dominicana no dia 28 na fase inicial. Basquete será das últimas modalidades dos Jogos.

*Sebastian Vettel pole do GP do Japão. Óbvio. Na próxima madrugada, o chucruteiro confirmará matematicamente o que todos já sabem: é dele a Fórmula 1 em 2012.

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais transgressor do que ultrapassar o tolerável e ter a Justiça no seu caminho: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Informação é do Jornal da Paraíba: Ministério Público Federal propôs na quinta-feira uma ação civil pública com pedido de liminar contra a TV Correio, afiliada da Rede Record, e o apresentador do programa "Correio Verdade", Samuka Duarte. Causa, motivo, razão ou circunstância: em 30/9, o programa - conste dos autos, exibido ao meio-dia - mostrou cenas reais, filmadas por celular, de um estupro sofrido por uma estudante de 13 anos na cidade de Bayeux (bãããããããã!). Antes de mostrar a cena na íntegra, Samuka fez uma chamada anunciando assim: "Olha o cara tirando a roupa dela aí, ó. Só um trechinho. Depois a gente vai mostrar tudo."

*Ainda que com imagens desfocadas, imagens assim tem exibição terminantemente proibida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, observa na ação o MPF/PB, que entende que uma concessão pública foi utilizada como instrumento de violação de direitos fundamentais de um ser humano, ainda mais de um segmento fragilizado como o das crianças e adolescentes. Órgão pede que a União, enquanto titular da concessão de radiodifusão, monitore os programas da Correio/Record, suspenda por 15 dias o programa "Correio Verdade" e até casse a concessão da emissora. Procuradoria também recomendará aos patrocinadores que parem de anunciar no "Correio Verdade" e pedirá que a própria Rede Record impeça a retransmissão de sua programação pela TV Correio.

*Não há muito o que dizer para algo assim, minha reação acho que é a de todos os leitores. Basta dizer que algo assim é nojento, repulsivo, canalha e criminoso. Só.

*Voltando a outros assuntos muito mais leves e melhores de tratar, uma aqui de Porto Alegre: leio no Coletiva que, em 2012, Alexandre Mota será tema do Grupo A do Carnaval (equivale à Série B dos desfiles, os deste grupo acontecendo no domingo). O apresentador do "Balanço Geral" da Record será homenageado pela escola Império do Sol, de São Leopoldo. Letra destacará a chegada e o retorno do paulista, e também suas preferências clubísticas por Corinthians e Internacional.

*"SPTV" das 19h15, quarta-feira, TV Globo de São Paulo. Carlos Tramontina chamou um vivo do repórter Filippo Mancuso direto do Shopping Center Norte (esse que, se não tomassem alguma atitude para corrigir os graves problemas que possui, corria risco de se tornar "Center Morte"). Falava o repórter quando, do nada, surgiu um maluco correndo e berrando "cala a boca, Globo". O fato pode ser visto aqui (postado por rodolfobondhotmail). Gente sem noção que não tem mais o que fazer.

*Muita atenção para esta que leio no portal paraibano 180 Graus: esta semana aconteceu no CEUT (Centro de Ensino Unificado de Teresina) a IV Semana de Comunicação. E o último palestrante foi Michael Keller, repórter do "Domingo Espetacular" da Record desde 2004 - e, antes, repórter do Sportv em São Paulo, inclusive em transmissões de futebol. Michael criticou a atual forma de se fazer jornalismo e disparou contra a própria emissora: "A Globo tem aprendido com a Record, mas a Record não tem aprendido com a Globo. Acho imbecilidade a Globo usar 'Esporte Espetacular' e 'Fantástico', e a Record usar 'Esporte Fantástico' e 'Domingo Espetacular'. Pra quê isso... A competição não é com nomes, mas com o trabalho que se faz. Muita coisa precisa mudar no jornalismo da Record."

*Entrevistado pelo 180 Graus, Keller - que, durante a palestra, ainda disse que os telejornais da Record tem cenários copiados da Globo - disse ter medo de ser demitido pois uma hora estas críticas chegarão à sua emissora, mas que não tem medo de falar pois é preciso mudar e os jovens jornalistas podem contribuir muito. Bom, isto posto, meu nobre (Momento Abrilino Fernandes), se eu sou o Michael Keller, já mando currículo para outras TVs, pois na Record certamente não ficará. Mas que ele não disse muita coisa errada, não disse. É nítida a "inspiração" da emissora na Globo em diversas coisas no próprio jornalismo, sem contar os tantos profissionais um dia atuantes nela que foram e ainda hoje são buscados. No mais, quais avaliações teriam vossas senhorias a fazer disso tudo?

*Leio na Mônica Bergamo que Ronaldo brincou que não fala pois não tem língua. Foi resposta dele, ao chegar na inauguração da Luri Club (festa semanal de Lucas Sanchez, filho do Andrés Sanchez, presidente do Corinthians), a pergunta da colunista sobre o que achava da suspensão do Rafinha Bastos no "CQC", da Band, pela piada do "comeria ela e o bebê" com Wanessa Camargo, mulher do sócio dele na 9ine, Marcus Buaiz.

*Aqui nestes escritos, você já leu que em breve o Viva exibirá "Barriga de Aluguel" às 16h30, quando acabar "O Rei do Gado". Pois leio no Estadão que a partir de 20/12, a substituta de "Vamp" às 15h30 será "Top Model", de Walter Negrão e Antônio Calmon, estrelada por Malu Mader e exibida entre 1989 e 1990. Esta novela acho especial em relação à trilha sonora, pelo seguinte: talvez por não caber inteiras tantas músicas em um só lado, os LPs das novelas vinham sempre com alguns temas cortados bem antes do fim. Mas graças a Deus a trilha internacional de "Top Model" preservou a íntegra, de quase 8 minutos, de um clássico extraordinário do rock'n'roll (que, no ar, veremos só em 2012 mesmo): "Stairway To Heaven", do Led Zeppelin.

Bela do Dia: Carolina Facchina

Carolina Facchina, nova apresentadora do BandNews TV e ex-Band Curitiba (fazia o "Band Cidade" e, antes dele, co-apresentou o "Esporte Total", precursor do atual "Jogo Aberto Paraná"). Gatinha que bate um bolão nos noticiários.

*A saideira leio no Ego: assessoria da dançarina Mulher Maçã distribuiu um release dando conta dela estar arrasada pela morte de Steve Jobs, o fundador da Apple. Até aí nada de mais, não fosse a nítida falta de acentos no release (como "maçã" virar "maca") e, principalmente, o falecido ser nomeado... "Esteve Jobs". Sim, "Esteve". Não resisto: estive muito perto de implorar por uma maca, pois o desmaio ao ver tão chocante troço é inevitável.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não me assustar com um novo release assim.

Aviso aos navegantes

Registrarei as mensagens dos amigos do Brasil em coluna especial neste domingo. Sigam escrevendo que todos são sempre bem vindos.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Se vivo estivesse, Taiguara completaria 66 anos neste sábado. Eis aqui seu grande clássico "Universo no Teu Corpo".

Arremate

Elano parado 45 dias por lesão muscular. Nívea Stelmann, se tu leres estes escritos: quero morrer teu amigo.

"24 Horas" volta antes que tenhamos mais alguma força do poder desta mulher!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e colaborador do Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.