.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

6 de Outubro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 49
Morreu um inovador tecnológico

A coluna de hoje é dedicada a todos aqueles que acessarem este Papo de Bola - o Site por iPhone, uma das maravilhas tecnológicas boladas pela Apple no comando de seu co-fundador Steve Jobs, que ontem faleceu aos 56 anos em decorrência do câncer no pâncreas que já o debilitava há alguns anos e que forçou sua saída da empresa há pouco mais de 1 mês. O fato causou enorme repercussão e comoção pois muitos aparelhos usados por tantos surgiram de sua mente criativa.

Sobre vagas na próxima Libertadores

Informação muito importante de ontem no site da Folha de S.Paulo, com base no porta-voz da entidade continental, Nestor Benítez: Conmebol definiu que, se o campeão da Copa Sul-Americana for algum time que já esteja na próxima Libertadores via torneio nacional, a vaga de Libertadores via Sul-Americana ficará para o vice-campeão - e, se também este já estiver qualificado, vai para o semifinalista melhor colocado ou ao vencedor de um jogo de última hora entre os derrotados na semi. Isso encerra o sonho do Coritiba de que, se desse Vasco na Sul-A, ele fosse por ela à Libertadores e deixasse ao vice-campeão Coxa a vaga via Copa do Brasil.

Mas será que vale este esforço informativo? Pois quem garante que o Vasco continuará na Copa Sul-Americana? Saiu ganhando naquele gol ridículo não por causa do esperto Bernardo e sim do "burraldino" goleiro, depois levou o empate num chuteco de meia-tigela que deu uma sorte do tamanho da Bolívia para parar no alvo e sofreu a virada em, aí sim, dois gols normais. Tá bom que 2 x 0 na Colina bastará para os cariocas serem quadrifinalistas. Mas vão encarar como este jogo da volta?

Enquanto isso, leio no "Painel" da FSP que a CBF já tomou uma decisão técnica para o caso do Vasco ser - e será - um dos quatro primeiros do Campeonato Brasileiro, mas só divulgará tal decisão quando resolvidos "últimos ajustes" mantidos em sigilo. Eu, pra mim, não decidiram é nada ainda. O fator força política falará mais alto.

Começou o fim de semana do Brasileirão

E daí que a emoção se deu mais por demérito defensivo dos times que propriamente mérito ofensivo deles? Cruzeiro e São Paulo não decepcionaram quem esperava deste encontro algo agitado e elétrico do começo ao fim. O primeiro tempo foi bom, com o espanto que foi "Keirrisono" inaugurar os trabalhos. Depois os paulistas cresceram e tiveram três ótimas oportunidades. Entre o tijolaço de Jean no poste e a salvada de Everton após conclusão de Dagoberto, está o pênalti inventado pelo "Magoo do apito" em atirada de Cícero sem qualquer toque de Fábio. Grande toque dele - não mais com a proteção na cabeça - teve foi no chute do Luís Fabiano.

O segundo tempo foi muito bom. Exceção a uma furada de cabeça de Farias, o Cruzeiro estava dominado. Não levou o empate na defesa de Fábio para falta cobrada por Cícero, mas este igualou tudo na cara do alvo em passe de Luís Fabiano. O Fabuloso teve dois impedimentos marcados, um em cabeceio no travessão e outro em gol muitíssimo mal anulado pelo "Magoo da bandeira", por não haver impedimento dos participantes da jogada. Mas Dagoberto virou para o São Paulo em mais um grande gol seu neste Brasileirão, deixando toda a marcação na saudade. Só este lindo tento valeria a noite em Sete Letícias Lagoas. Mas ainda tinha mais. Muito mais.

Rogério Ceni salvou a lavoura em um cruzamento da direita, mas deu rebote em lance posterior e não impediu Charles de empatar para os mineiros. Mas estes não comemoraram muito pois, em mais um gol inacreditável - igual já tinha sido o do Keirrison -, Juan conseguiu desempatar de cabeça após lançamento do Luís Fabiano. Valente, a Raposa não desistiu pois sabia que precisava pontuar para não correr risco de entrar na zona de rebaixamento ainda nesta rodada. E igualou tudo outra vez com Anselmo Ramon após cobrança de escanteio. O Tricolor não teve grandes prejuízos com a expulsão do indisciplinado Denílson pois já tava acabando a parada.

O empate não foi bom para os dois. Não foi bom para o São Paulo pois pode cair para a quinta posição, se o Botafogo derrotar o Bahia e tiver ganhador no Fla-Flu. E não foi bom para o Cruzeiro pois, mesmo permanecendo fora da zona de rebaixamento nesta rodada, agora fica na alça de mira não apenas do Atlético Paranaense, mas também do Atlético Mineiro em caso de triunfos destes dois no fim de semana, o que lhe manteria apto à zona de risco no meio da semana que vem. A culpa é deles mesmos por estarem como estão. O Tricolor não ganha há quatro partidas e a Raposa há nove (seis derrotas e três empates). Secar a concorrência é o que resta.

Enquanto isso, o Grêmio venceu o Santos pela contagem mínima em partida da qual não consegui ver muita coisa, a não ser relatos entusiasmados sobre ter sido um encontro muito movimentado e animado, com boas chances do Peixe e outras mais ainda do Imortal. Gaúchos ficaram a 5 pontos da quinta posição, mas como ela tem empatados os duelistas cariocas de domingo, torcerá por empate entre eles para ainda sonhar com algo, embora eu descarte hoje o Grêmio da parada. Ao Santos resta continuar se preparando para o Mundial, já que título não vem mais e G5 não é necessário. Agora é o Grêmio visitar o Coritiba e o Santos receber o Palmeiras.

Curtinhas

*Salgueiro trocou de técnico. Após 3 vitórias e 5 derrotas, Barbieri foi mandado embora para chamarem de novo Neco, que saiu ao fim do primeiro turno. Ai, Carcará...

*Pode ter eliminação na Série C via STJD nesta quinta-feira. Pleno julgará de novo o Rio Branco, inicialmente eliminado ao fim da primeira fase após recorrer à Justiça Comum do Acre para jogar na Arena da Floresta. Luverdense e Araguaína tão de olho, o primeiro para jogar a segunda fase e o segundo para escapar do descenso.

*Grande nome do futebol argentino atual, Verón vai se aposentar no fim deste mês devido aos problemas físicos. Despedida está planejada para dia 30, em jogo do Estudiantes contra o Racing. Porém, a peleja pode ser disputada em Quilmes pois dois dias antes o Único de La Plata receberá o Aerosmith. Grande Juan Sebastián!

*Começam na próxima madrugada os treinos livres do GP do Japão de "Fórmula Vettel". McLaren anunciou ontem a renovação com Jenson Button. Acham uma boa?

*Enquanto a NBA não se ajeita, está confirmada para domingo a estreia de Leandrinho Barbosa no Flamengo, contra o Brasília, na Capital Federal, às 11h. Vale ver!

*Leio no Bruno Voloch o caminho do Brasil na Copa do Mundo de vôlei feminino, que será no mês que vem, no Japão, e levará os três primeiros colocados para a Olimpíada de Londres: EUA no dia 4, Quênia no dia 5, Alemanha no dia 6, Coreia do Sul no dia 8, Sérvia no dia 9, China no dia 11, Itália no dia 12, Japão no dia 13, Argentina no dia 16, Argélia no dia 17 e República Dominicana no dia 18.

*Boxe: anularam a classificação de Robson Conceição para Londres 2012 pois refizeram o resultado de sua luta contra o campeão mundial e olímpico Vasyl Lomachenko, declarado vencedor. Avaliaram perda injusta de pontos por golpe baixo inexistente e falta de perda de pontos por quedas do brasileiro. Humpf, humpf, humpf!

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais tecnológico do que conversar com amigos em Brasília, Nova York, Veneza e Tóquio ao mesmo tempo por um programa de conversas eletrônicas na Internet: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Porto Alegre: repórter e apresentador da TV Band, que faz o noticiário que abre o "Boa Tarde RS", o bom Cláudio Andrade agora também está na Rádio Bandeirantes. Leio no José Luiz Prévidi que ele é o novo apresentador do "Grande POA", entre 6h e 7h, que abre a programação jornalística local da emissora. Bacana!

*Por falar em Band/RS, nela tem um telespectador declarado de "Dama de Ouro", um seriado policial de vida curta (12 episódios) estrelado nos anos 80 por Jamie Rose e Danny Aiello, aqui no Brasil marcante pela exibição na Rede Globo: Paulo Bogado. O apresentador da versão gaúcha do "Brasil Urgente" apelidou a repórter Nathália Fruet de "a nossa Kate Mahoney". Rapaz, que espetáculo! Sensacional mesmo.

*Enquanto isso, José Luiz Datena esteve esta madrugada no SBT. Não, ele não largou a Band de novo (risos) e sim deu entrevista ao "De Frente com Gabi". Disse ter sido bobagem a banana que deu para a Record durante o "Brasil Urgente" pois não tem nada contra a ex-emissora, apenas foi mal recebido nela, pois queriam mais receber a multa do contrato anterior do que ter seu trabalho, e ainda disse que a Record deveria se preocupar menos com ele e mais com as denúncias de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha feitas pelo Ministério Público Federal contra Edir Macedo. Em tempo: a Record divulgou comunicando repudiando o que Datenão disse na Bandeirantes, afirmando que o apresentador tentou intimidar a emissora e ofendeu a Justiça ao usar uma concessão pública. Considerações?

*Mudando completamente de assunto: desde ontem o "Jornal da Record News" não é mais feito por Heródoto Barbeiro e Thalita Oliveira, voltados para os trabalhos do Pan-Americano (Heródoto estará no México). Apresentam a repórter e minha conterrânea Andréa Beron e a bela do tempo do "Jornal da Record", Patrícia Costa.

*Raramente falo da CNT nestes escritos pois ela praticamente não rende assunto, curtíssima é sua programação própria e de produtos importados. Mas hoje ela merece menção por uma ótima novidade: em breve, estreará nela "Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais", o famoso e popular na TV paga "Law & Order: SVU", um dos melhores seriados policiais dos anos 2000 - e que, sempre que posso, acompanho. Salvo engano meu, "Lei e Ordem: UVE" é inédito na TV aberta, mas já tem temporadas dubladas das temporadas lançadas em DVD. Outras franquias ("Intenções Criminais" e "Reino Unido") foram vistas na Record, que também exibiu a série original, também mostrada pela Bandeirantes. Ainda não tem data e horário para "UVE", mas a chamada já pode ser vista aqui (postada por tulioon).

*Playboy divulgou prévias da seção "Happy Hour" com Fernanda Tedeschi, irmã da "vice-primeira-dama" Marcela Temer. Vejam aqui e diga se não sacode o imaginário.

*E sabem quem ficará desnuda nas telonas? Camila Pitanga (aêêêêêê!!!). Saiu na revista Alfa que a eterna Bebel viverá uma ex-prostituta e ex-drogada no filme "Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios" (que título extraordinário). Camila disse ter se consultado com Sônia Braga, que lhe passou a experiência própria e contou que, como sabia que faria muitas cenas de sexo em determinado filme, já tirou a roupa logo no primeiro dia. Que não demore para "Eu Receberia..." estrear.

*A saideira foi publicada pela revista Contigo!: Carol Castro se separou de seu marido. Taí uma solteirice que me interessa, maravilhosa e cativante que é a Carol.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não namorar alguma famosona solteira (ah, tá!).

Bela do Dia: Jenifer de Oliveira

Jenifer de Oliveira, atriz, que em breve estrelará o filme "O Diário de Carla", do qual também assina o roteiro. Sabem de quem esta moça é esposa? Do Oswaldo de Oliveira. Sim, o treinador há tempos atuante no Japão. Tá bem casado ele, não?

Convivas

"Ficou claro que Rivaldo nunca foi armador na vida. Ele tem de jogar perto do gol, pois no meio não tem rapidez. Adilson até colocou o time razoavelmente bem escalado, mas a falta de laterais melhores e as falhas da zaga complicaram o jogo, apesar do São Paulo ter tido chance de matar o jogo, principalmente com Cícero e Dagoberto, que jogaram bem. O pior foi as entradas de Casemiro e Marlos, tão jovens e tão desinteressados. *** O São Paulo deveria ficar com a Taça em questão e repassá-la ao Flamengo em um grande amistoso entre ambos. O time carioca ganhou a Copa União, que contou com assinatura e participação do São Paulo. Isso só serviu para a CBF, que causou boa parte dessa celeuma. *** Sorteio da Libertadores parece criação de foguetes dos países sul-americanos: Brasil 2 prá lá, Equador 3 acolá, Argentina 4 pra cá... *** 'SBT Brasil' tinha de mudar de nome para 'SBT Variedades'. *** Quando disse que o assunto Rafinha Bastos era inútil, quis falar no sentido dele participar do programa ou não, já que o acho bem fraco como humorista. O fundamental, que é a Band ceder às pressões externas e financeiras para afastá-lo, não é tão comentado. Isso prova que “independência editorial” é algo bem difícil de obter no capitalismo. Concordo com o Hugo Leonardo sobre o caso lamentável do Boris Casoy, o que só acabou com a credibilidade dele, mas nenhum patrocinador pediu para que saísse do ar, e com o Clayton sobre a supervalorização do 'CQC'. *** Qualquer programa fica ótimo com a presença da Renata Vasconcellos. O estilo do jornal também ajuda, assim como acontece com Christiane Pelajo. *** Ótimas as fotos da Hope Solo. Será que depois de fazer esse ensaio e participar da 'Dança dos Famosos' de lá, ela pensa em seguir outro tipo de carreira? Atriz, por exemplo? *** Dicas para 'Bela do Dia': atrizes Amber Heard e Naomi Watts; Sabrina Soares, capa da Sexy; e Nadine Bastos, bandeirinha de Cruzeiro x São Paulo. Legal a 'semana são-paulina' de 'Belas'!" (Alexandre Rodrigues Alves)
Nem me fale da Christiane Pelajo. Por causa dela estou muito aborrecido desde ontem à noite. Mas não é por algo de ruim que ela tenha feito, pois nada de ruim esta "maravilha maravilhosamente maravilhosa" fez. Nem sei se vale explicar, só sei que pela segunda vez em poucos meses fiquei chateado.

"O 'CQC' pode ser tudo de ruim que as pessoas falam, mas pelo menos se caracteriza por um humor inteligente e voltado para assuntos de utilidade pública, de interesse às pessoas que realmente querem informações que prestem, ao contrário do 'Pânico na TV', que apela para a promiscuidade excessiva, e do 'Legendários', que tenta juntar a inteligência do 'CQC' com a ignorância e a 'abundância' de mulheres do 'Pânico'. *** Datena não tem medo de nada, mesmo que isso custe alto pra ele. E a Record não tem palavra, pois se falaram que iriam perdoar a primeira dívida, deveriam cumprir sem bronca do que pudesse acontecer. *** O 'SBT Brasil' não dá certo. Tem muita informalidade e matérias de péssimo gosto em pleno horário nobre. *** O cenário do 'Bom Dia Brasil' é belo e as apresentadoras mais ainda." (Charles Tavares)

"O Vasco não foi páreo para o segundo time do coração de Mário Lago, o 'homem do século XX'! Em tempo: que mico dos cruzmaltinos." (Clayton Moreira)
Nem todos são tão cultos, Clayton, sobretudo este que vos tecla. Então, por gentileza, explique a relação do Aurora da Bolívia com Mário Lago, pois realmente não saquei.

"Tenho sete clubes do coração: Grêmio, São Paulo, São Bento), Atléticos Mineiro e Paranaense, Arsenal e Milan. Meu ídolo no futebol seria Pelé, o que me dá algum vínculo com o Santos. Com ou sem Pelé, o Santos terá meu apoio no Mundial. O que escrevi ontem não é sonho, é um chute do que poderia acontecer, dependendo de Santos e Pelé se acertarem. *** O gramado do Engenhão vai mal, o da Cidadania não anda bem também. O Vasco cuida direitinho do seu. Como o Flamengo mandou alguns jogos no Moacyrzão, como vai o gramado?" (Daniel Dorneles Nunes)
Tem nada a ver com gramado a questão, Daniel. Estás pegando pelo aspecto errado.

"Você viu as fotos da Hope Solo? Que espetáculo de mulher!" (Diogo Mattos)
Rapaz, tu sabes que eu fiquei um pouco decepcionado? Corporalmente falando, não achei Hope tudo que eu achava que seria. Tem uma foto dela de lado, por exemplo, que mostra que ela tem pouco bumbum, o que acaba fazendo muita diferença.

"Paulo Vinícius Coelho tinha razão: o Campeonato Brasileiro é ruim. Se fosse bom, todos os torcedores já haviam enfartado. Um campeonato cheio de jogaços e que ganhou mais um pro panteão. Cruzeiro x São Paulo foi emocionante até o final, por ter de tudo: gol anulado, expulsão, chances de gol, golaços, penal perdido... Só não teve é vencedor. Mesmo assim, mereceu ser o terceiro melhor jogo do torneio, atrás apenas de Fluminense x Santos e Santos x Flamengo. O problema é que o São Paulo disse tchau ao título e o Cruzeiro pode ter dito tchau à elite. *** O que foi Renata Maranhão segunda-feira, a bordo de um vestidinho preto matador? Não à toa ela é referência pra todas as jornalistas lindas do país, Patrícia Poeta inclusive." (Flávio Barbosa)
São Paulo "dizendo tchau" porque empatou, Flávio? Menos, por favor...

"Gostei do novo cenário do 'Bom Dia Brasil', é diferente dos outros tradicionais e fica menos informal. Chico Pinheiro vem mandando super bem. Na última segunda, até comentou futebol com o Lacombe. Renata Vasconcellos é sem comentários, de uma classe extrema e beleza natural. Li no Twitter que Renata e Carolina Ferraz são sinônimos de riqueza da mulher brasileira. Acrescentaria beleza e charme também." (Hugo Leonardo Souza Pinto)
Só tá faltando o Chico declarar seu amor incondicional pelo Galo em rede nacional, igual fez uma vez no ano passado, durante um quadro do Cléber Machado no "SPTV".

"Ao invés de 'Taca Pé no Saco', sugiro 'Taca Chute nas Bolinhas'." (Luiz Roberto Russo)
Cuidado com os fundilhos!

"Clayton, mesmo uma pessoa culta pode deixar-se manipular por uma mãe controladora, ainda mais que há o fator econômico envolvido, fora que a menina tem 17 anos - forcação de barra, pois tá na cara que não tem. Não acho que seja surreal esta situação de 'A Vida da Gente'. Quanto a 'Fina Estampa', concordo em tudo e nem assisto. O autor se deu bem com temática ruralista até quebrar a cara com 'Porto dos Milagres'. Aí, resolveu atacar de realista com seus pobres sem educação, que 'ralam' pra ganhar a vida. 'Senhora do Destino' também era chata. Não tolerava aquela protagonista insuportável da Suzana Vieira, com seu sotaque falso e bordões idem. O fenômeno que moveu a novela foi Nazaré." (Marcos Tony)

"Parece que foi 'Mulheres de Areia' que trouxe Mônica Carvalho para 'Fina Estampa'. Por falar em 'Mulheres', a Globo foi feliz em trazê-la de volta para revermos o trabalho de dois inesquecíveis atores: Raul Cortez e Carlos Zara. É um prazer enorme ter a chance de ver esses dois grandes artistas que infelizmente não estão mais entre nós. *** O TCM traz séries bastante interessantes nas madrugadas: 'Os Três Patetas', com dublagem clássica com o grande Borges de Barros; 'Casal 20', com dublagem da Globo nos anos 80, com André Filho e Orlando Drummond; 'Bonanza', que, apesar de ter dublagem, é exibida legendada; 'Profissão Perigo', com dublagem da Globo, com Garcia Jr.; e 'Voyagers', com dublagem Maga, com Ézio Ramos e Telma Lúcia; e 'Ilha da Fantasia', que não vi ainda, mas deve ser a dublagem original." (Ricardo Haertel)
Primeiro: não entendi o que tem a ver "Mulheres" com "Fina" em relação à Mônica. Acho que você quer achar um elo nesta que é mais uma pura e simples coincidência. Além disso, Mônica já está no ar há algum tempo antes de ser revista na abertura de "Mulheres", uma das más principais de "Uma Rosa com Amor" (SBT) que é. Segundo: cometeste alguns equívocos sobre os horários do TCM, talvez você não esteja acompanhando nas madrugadas e se baseou em algum guia de programação que informa errado (as madrugadas agora tem "Arquivo X" à 0h, filme à 1h, filme às 3h e "Os Três Patetas" às 5h). "Ilha da Fantasia", "Casal 20" e "Profissão Perigo" tem passado de manhã, "Bonanza" na hora do almoço e no horário nobre, e "Voyagers" nos fins de semana. Terceiro: "Bonanza" não passa com dublagem por simples opção do TCM, pois teria disponível a dublagem lançada em DVD (a original infelizmente foi perdida e só restaram alguns poucos fragmentos preservados por colecionadores que guardaram gravações originais de época). E quarto: não, "A Ilha da Fantasia" não é com a dublagem original. Esta é com Darcy Pedrosa e depois Milton Luís como vozes do Sr. Roarke. A exibida é a segunda dublagem, exibida desde a Rede 21 há alguns anos, com Waldyr Sant'Anna como Sr. Roarke.

"O Vasco deveria encarar a Sul-Americana como um título, e não apenas como um caminho para a Libertadores. Sendo assim, poderia até poupar alguns jogadores que vem atuando, mas não quase o time inteiro e colocar jogadores que nem têm atuado. *** Só pra causar a maior confusão, gostaria que um dia trocassem a Libertadores com a Sul-Americana, com a principal competição das Américas batendo de frente com a reta final do Brasileiro." (Victor Faria)
Era só colocar os dois torneios ao longo de todo o ano que ficaria assim como tu queres - e em dobro, por não se saber o que seria da Libertadores.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Nesta quinta-feira, completa-se 90 anos do nascimento do sambista carioca Zé Keti. Aqui está um "temón" dele de 1955, em gravação de Luiz Melodia em 1978: "A Voz do Morro".

Arremate

Viram quem vai presidir a comissão especial da Lei Geral da Copa? O filho do Renan Calheiros. Socorro, mamãe.

"24 Horas" volta antes que essa cambada ainda faça mais e mais estragos com o Mundial de 2014!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e colaborador do Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.