.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

5 de Outubro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 48
Mais uma pesquisa

Ibope divulgou ontem uma pesquisa sobre dados relacionados ao consumo de esporte na Internet e na TV, feita em duas levas de 9 mil entrevistas cada uma, entre Abril e Julho, nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e mais três não divulgadas.

Não é que esta seja propriamente uma medição dos clubes de maior torcida do Brasil - embora também sirva como termômetro -, e sim de quantos torcedores de quais clubes buscam mais informações sobre esportes nestes dois veículos analisados. Flamengo e Corinthians apareceram empatados em 13%, mas com a torcida rubro-negra mais espalhada por várias regiões do país e a alvinegra concentrada em 84% no Estado de SP. Depois vieram São Paulo com 8%, Palmeiras com 6% e Cruzeiro com 4%. Os colocados a partir da sexta posição não foram divulgados pelo Ibope.

O fim de semana começa hoje

Atenção, palpiteiros: já é nesta quarta-feira, até perto do início do jogo pendente das 20h30, para mandarem os 11 palpites do Brasileirão. E nem é tanto por Grêmio x Santos que faço isso, mas sim por Cruzeiro x São Paulo, antecipado para 21h50 de hoje por questão televisiva. É uma das partidas mais fundamentais da rodada pois tanto a Raposa pode ficar apto a entrar na zona de rebaixamento em caso de derrota quanto o Tricolor pode ficar a apenas 1 ponto do líder Vasco se vencer. Por outro lado, mineiros seguirão fora dos quatro últimos bastando empatar, e os paulistas podem até sair da zona da Libertadores na rodada seguinte se perderem hoje.

Aí vão os chutes: Grêmio 2 x 1 Santos, Cruzeiro 1 x 1 São Paulo, Botafogo 1 x 1 Bahia, América Mineiro 0 x 1 Atlético Mineiro, Coritiba 1 x 0 Grêmio, Internacional 2 x 2 Vasco, Santos 1 x 1 Palmeiras, Flamengo 2 x 2 Fluminense, Corinthians 1 x 1 Atlético Goianiense, Avaí 0 x 1 Atlético Paranaense e Ceará 1 x 2 Figueirense.

Ah, sim!

Só poucos minutos antes de publicar esta coluna lembrei que faltou dizer que hoje tem Aurora x Vasco, pela Sul-Americana. Cruzmaltino tá "tão animado" com esta partida que mandou quatro titulares não no onze inicial e sim no grupo inteiro que foi pra Bolívia. Jogar bingo com as tias de uma prima em quinto grau parece ser mais animado.

Resumo da Série B

Agora que faltam 10 rodadas para o fim, acho que só um "desastre desastrosamente desastroso" tira da Portuguesa o retorno à elite. A vitória sobre o ASA lhe deixou 12 pontos acima da quinta posição, na qual está o Boa Esporte, um visitante indesejado ao bater nos Aflitos o Salgueiro. O Carcará está a 8 pontos do último que escapa, que é o Goiás, que ganhou da Ponte Preta nos minutos finais e segue empatado com o São Caetano, de surpreendente trinca sobre o Sport em plena Ilha, mas com três vitórias a mais. Macaca ainda é vice-líder, mas só por ter 1 ponto a mais que o Americana, que empatou a parada direta com o agora mais distanciado Bragantino, e Náutico, que saiu na frente e tomou a virada do Guarani, que consegue respirar na fuga do descenso, 4 pontos a mais tem para o primeiro "rebaixável".

Lá embaixo, a coisa ficou muito forte. Do décimo para décimo sétimo, são 4 pontos de distância. Barueri tá na turma dos 4 acima ao derrotar o Vitória em plena Bahia, o que deixou os rubro-negros praticamente eliminados da briga pelo acesso (8 pontos de distância para o quarto). ABC tem 3 pontos além da zona de risco e levou 3 gols do Criciúma, outro para quem o G4 está distante. Icasa deu uma respirada ao vencer o Vila Nova e não só manteve os goianos nos quatro últimos como fez eles ficarem 4 pontos atrás de São Caetano e Goiás, ali permanecendo na próxima rodada. E outro da turma dos 4 acima é o Paraná, que "oxou" com o lanternaço Duque de Caxias, agora a 21 pontos do décimo sexto. Cidadania recebeu o pior público desta Bêzona 2011: 24 pagantes e 99 presentes, com renda de 320 "dilmas". Baralho!!!

Rescaldo dos palpites

Fiz apenas 4 acertos: Guarani, Boa Esporte, Icasa e Portuguesa 2 x 0.

Dos convivas, 5 acertos para Ademir Allysson (Guarani, Criciúma, 1 x 1 em Americana, Portuguesa 2 x 0 e Goiás 2 x 1); 4 acertos para Emerson Tersigni (Criciúma, Icasa, Portuguesa 2 x 0 e Boa 1 x 0), Israel Martins (Portuguesa, Criciúma, Icasa e 1 x 1 em Americana), Mateus Machado (Boa, Criciúma, Icasa e Portuguesa 2 x 0) e Natanael Felipe Rhoden (Portuguesa, Criciúma, empate no RJ e Icasa 1 x 0); e 3 acertos para Charles Tavares (Portuguesa, Guarani e Boa) e Hugo Leonardo Souza Pinto (Portuguesa, Boa e empate em Americana).

O que vem por aí

Portuguesa pode ampliar sua distância pro quinto lugar para 15 pontos, se vencer o Salgueiro e contar com derrota do Boa e tropeço do Sport. Duas partidas podem ser consideradas de "seis pontos": uma entre Ponte Preta e Sport (pernambucanos ficarão a 3 dos paulistas se vencerem no retorno deles ao Lucarelli) e outra entre Boa Esporte e Americana. Os mineiros podem ingressar no G4 com vitória somada a derrota do Náutico, estes dois e o Americana empatados em pontos, mas o Timbu fora pois teria uma vitória a menos. Também serve ao Boa uma derrota paulista, pois empatam em pontos e vitórias, mas ganham no saldo. Alvirrubro joga em casa contra o Icasa, que pode abrir a zona de rebaixamento com derrota somada a triunfos do Goiás contra o Criciúma e do São Caetano sobre o Vila Nova. Tigre goiano precisa desesperadamente ganhar em SP e torcer por vitória do Tigre catarinense para sobreviver.

A próxima rodada apresentará: na sexta, Salgueiro x Portuguesa, Goiás x Criciúma, São Caetano x Vila Nova e Paraná x ASA; e no sábado, Ponte Preta x Sport, Náutico x Icasa, Boa Esporte x Americana, Bragantino x Vitória, ABC x Guarani e Barueri x Duque de Caxias.

Curtinhas

*Confirmado para 25 de Novembro, em "Marco Luque" (Paraguai), o sorteio da Copa Libertadores de 2012. 15 dos 36 participantes já são conhecidos: nossos, Santos e Vasco; da Argentina, Vélez Sarsfield; do Uruguai, Nacional, Defensor e Peñarol; do Paraguai, Nacional; do Chile, Universidad de Chile; da Colômbia, Nacional; do Equador, Emelec; da Bolívia, Bolívar e Potosí; e da Venezuela, Táchira, Zamora e Caracas.

*Leio no Lauro Jardim que o Engenhão estará reservado entre 19/3 e 3/4 de 2012 para um show de Roger Waters, o que atrapalhará os times cariocas no Estadual. E aí?

*Justiça do Rio determinou que o São Paulo devolva à Caixa Federal a bendita Taça das Bolinhas. Ninguém derreteu ainda ou partiu pela metade essa taça pé no saco?

*Ceará manterá Evandro Leitão como presidente. Nem precisou ganhar eleição para tanto, foi candidato único. Ninguém da oposição quis participar, é?

*América Mineiro deve afastar o atacante André Dias do elenco pois ele se desentendeu com o técnico Givanildo. Mais e mais o Coelho se complica.

*Lembrando: aquele Anapolina x Tocantinópolis da Série D, que tinham remarcado para hoje, foi suspenso por liminar obtida pelos tocantinenses no STJD.

*Sabe Jamelli, o ex-jogador de São Paulo e Santos? Vai treinar o Marcílio Dias no próximo Campeonato Catarinense. Que tal?

*Quase dois meses sem Nilmar no Villarreal, após retirado um cisto no joelho direito. No mesmo joelho ele sofreu operação em Janeiro. Assim é difícil.

*Disse à TyC Sports Claudio Borghi, técnico do Chile, que mês passado perdeu amistoso para a Espanha: "Iniesta é como um sonho erótico: você quer que continue mais um pouco e se divertir, porque eu sou um cara do futebol". Dizer o quê de uma pérola dessas? Não o justo elogio ao futebol do Iniesta, mas sim o "sonho erótico".

*Vai cair uma série de partidas da temporada 11/12 da NBA, pois a divergência trabalhista continua. Desânimo é a palavra de ordem no melhor basquete do mundo.

*Além de Esquiva Florentino e Everton Lopes, Brasil classificou mais um lutador para o boxe da Olimpíada de Londres: Robson Conceição, no peso pena. Ele conseguiu o feito no Mundial no Azerbaijão de superar o campeão olímpico e mundial Vasyl Lomachenko, sendo que no último assalto chegou a cair e receber contagem. Aí sim!

*Luto duplo: por Young Wan Sohn, coreano que treinou a Argentina no bronze do Mundial de 1982, o Minas Tênis e a Seleção Masculina de Vôlei até pouco antes da Olimpíada de 1988, quando saiu por pressão dos jogadores (76 anos, câncer de pulmão); e por Anésio Argenton, um dos maiores ciclistas do Brasil em todos os tempos, ouro no Pan de 1959, quinto colocado na Olimpíada de 1960 e bronze no Pan de 1963 (80 anos, complicações após retirada de um tumor no intestino).

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais folgado do que não querer levantar às 6h de segunda-feira para trabalhar: "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*TV de Porto Alegre: leio no José Luiz Prévidi que acabou uma disputa jurídica relacionada ao canal 55 UHF, a TV Urbana, vencida pelo jornalista e advogado Leudo Costa, cujo negócio com Airton das Neves em Abril de 2007 foi reconhecido como legal pela Justiça de Tramandaí. Leudo assumiu as dívidas do canal em troca de 54% do mesmo. Entre as mudanças que fará, estão o retorno do nome TV Cristal (referente ao bairro onde a emissora está), equipamentos digitais que melhorarão muito a imagem no canal 11 da Net e novos programas locais na hora do almoço e nas noites.

*Outra do Prévidi: Grupo Bandeirantes está trazendo para Porto Alegre o jornal Metro, editado e publicado em São Paulo e outras cidades do país, e distribuído gratuitamente em diversos pontos das praças onde é publicado. Comando do projeto será de Luís Grisólio, ex-diretor de operações do Correio do Povo e que já estava na Band/RS como gerente comercial da Rádio BandNews FM. Mais um periódico para concorrer com Zero Hora, CP, O Sul, Jornal do Comércio e Diário Gaúcho.

*Recife: leio no NaTelinha que, na quarta-feira da semana passada, o "Cardinot Aqui na Clube", exibido às 12h30 na Clube/Bandeirantes, foi vice-líder com 10 pontos de média e 13 de pico, contra 8,5 da Tribuna/Record e 8 da Jornal/SBT.

*São Paulo: leio no Flávio Ricco que o "SBT Brasil" tem preocupado muito pois sempre derruba boa parte da audiência entregue pelo "Chaves", tipo, cair de 10 para 3 pontos. Mas o "guru" acredita que pautas como ovo cozido e o bigode voltar a ser moda ou não colaboram, pois não é algo que se espera ver em um telejornal. Bah!!!

*Lembram que ontem Mônica Bergamo publicou em sua coluna que a Record pediu à Justiça penhora de bens do José Luiz Datena? Pois o homem falou disso no "Brasil Urgente", com direito a dar uma banana para a ex-emissora e dizendo que não falaria muito mais por respeito a Edir Macedo, mas que nele não meteriam medo como metem no Ricardo Teixeira e que, se resolver falar mesmo, falará sem parar. A resposta do apresentador da Bandeirantes está aqui (postada por tulioon).

*Da série "coisas que precisam ser ditas": depois que estreou o novo cenário, o "Bom Dia Brasil" ficou ainda melhor de se ver. É um bom jornal, que informa bem e tem boas pautas, embora eu não negue que veja para admirar a Carla Vilhena e a Renata Vasconcellos. Mas agora está melhor pois boa parte do noticiário a Renata apresenta em pé. E se já era um colírio para os olhos a beleza elegantemente classuda de sua face, corporalmente falando ela é igualmente ótima.

*Homens, lamentem: leio na Janaína Nunes que Ellen Roche sairá de "O Astro" pois na próxima semana sua personagem será assassinada ao ser empurrada no poço de um elevador em obras. Ah, se eu encontro o autor desta barbaridade! Eu dou nele uma lição para nunca mais esquecer! E não importa que isso é ficção (hahaha).

*Assessoria de Ratinho confirmou para 13/10 uma entrevista em seu programa de Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha do "Chaves", que estará no Brasil. Legal!

*A saideira, claro, é Rafinha Bastos. Primeiro: leio no Ricardo Feltrin que, desde sexta-feira passada, o humorista teve cancelados sete eventos, o que resulta em grana perdida pois, dependendo do contrato, ele cobra até 20 mil mangos por duas horas. Segundo: leio no Flávio Ricco que podem rolar processos cíveis e criminais contra ele e contra a Bandeirantes pela piada do "comeria Wanessa Camargo e o bebê". Terceiro: leio na Folha de S.Paulo que Rafinha pode voltar ao "CQC", mas só em quadros gravados para evitar piadas de mau gosto ao vivo, sem descartar uma retirada definitiva dependendo de como fique para a emissora a imagem dele com a suspensão. E último: leio na Keila Jimenez que toda esta situação gerou crise interna no "CQC" pois alguns componentes não concordaram com a posição da Band e se voltaram contra Marco Luque, que se disse contrário ao colega - o que pode ter sido por questões "comerciais fenomenais", conforme publicou a Fabíola Reipert.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não estiver cuidando de alguma grávida famosa.

Bela do Dia: Cecília Barcelos

Cecília Barcelos, comentarista esportiva da Rádio 730 de Goiânia, mas paulista de nascimento e torcedora do São Paulo. É das raras mulheres comentaristas de futebol, ainda mais no rádio. Bom espécime.

Convivas

"Respondendo ao Victor Faria sobre a Sul-Americana: a maioria dos países aceita que clubes que disputam a Libertadores também disputem a Copa Sul-Americana. Somente Brasil, Peru e Venezuela não aceitam, o que é uma falha, já que são duas competições distintas em períodos diferentes. Se aqui no Brasil classificassem os 8 primeiros para a Sul-A, teríamos mais competitividade no nacional. Inclusive, isso foi um ponto destacado no final do Brasileiro do ano passado. Por exemplo: São Paulo teria entregado para Fluminense sabendo lhe custaria vaga na Sul-Americana? É pra se pensar." (Adilson Roberto Vilas Boas)
Relativo isso, Adilson. Nem com a Sul-Americana valendo vaga pra Libertadores os clubes dão valor para ela, caso do Botafogo na semana passada, que usou mais reservas do que titulares contra o Independiente Santa Fé. Gosto da ideia de times distintos em cada torneio, igual é na Europa. Errado é cada torneio ser separado, pois precisam ser simultâneos, com os dois juntos na mesma semana durante as fases iniciais e um torneio em cada semana nos mata-ou-morre decisivos.

"Esse caso dos gandulas no Morumbi é mais uma prova da força da Globo na opinião pública. O fato foi relatado muitas vezes durante o jogo, muito pelo fato da transmissão de São Paulo x Flamengo ser prioritariamente voltada para a audiência do RJ. Além disso, existe a má vontade de muitas pessoas pela figura do Rogério. Quem tem de coibir isso é o árbitro da partida e não repórter de TV, e o juiz de domingo era muito fraco. É algo errado, ok, mas não é para tanto auê, ainda mais porque isso existe desde sempre. Basta lembrar o gandula que 'ajeitou' a bola para um escanteio cobrado pelo Roberto Carlos no início do Paulistão desse ano. *** A idéia do Pelé no banco do Mundial, como marketing, é ótima. Mas como você lembrou, o Santos têm de levar com a maior seriedade o torneio e não apenas pensar em um encontro hipotético contra o Barcelona. *** O problema da frase do engenheiro do Massa é que ele pode alegar que a palavra 'destruir' pode significar no sentido de humilhar 'esportivamente' falando. Por exemplo: 'time A destruiu o time B por 6 x 0 ontem'. Mas a F-1 se mostra cada vez mais um negócio e que cheira cada vez pior. *** Incrível como certos assuntos inúteis dominam a Internet muitas vezes. Primeiro, aquele caso da Christiane Torloni no Rock in Rio. Qual o problema da mulher estar um pouco 'alta'? Ela foi num show e não numa biblioteca. Ok, é uma pessoa pública, mas é um patrulhamento exagerado. Depois, foram atrás de uma pegadinha da Gretchen e do 'TV Fama', que é useiro e vezeiro em promover sub-celebridades. Tão patético que nem merece mais comentário. Agora é essa coisa do Rafinha Bastos. O que chama a atenção é até o próprio programa em que ele trabalha tentar usar isso como 'chamariz' de audiência, que pelo visto não funcionou muito na TV, mas causa certo rebuliço na Internet, que parece hoje tomar o lugar dos botecos na chamada 'conversa jogada fora' realmente. *** Adriana Afonso lembra um pouco também Mayra de Oliveira, da Rede Minas, que já indiquei como 'Bela' outro dia. Gostei dela, e realmente lembra também Maria Beltrão." (Alexandre Rodrigues Alves)

"Como gosta de empatar o Palmeiras. O máximo de partidas que ficou sem empatar foram 3. *** No jogo São Paulo x Flamengo, achei errado Ronaldinho Gaúcho ter recebido igual à do Thiago Neves. Tá certo que ele criou algumas jogadas no primeiro tempo, mas Thiago foi melhor porque foi mais decisivo. Três das defesas do Rogério foram por causa do Thiago, que fez um gol. Ronaldinho não participou de nenhum dos gols. Thiago deveria ter ganho uma nota maior que a do Gaúcho." (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)
Perdão, mas acho que confundiste algo. Nem eu e nem ninguém aqui no Papo de Bola dá notas para jogadores de seja qual time for em qual partida for. Se você se referiu a algum outro lugar, não sei qual é pois sua observação não faz nenhuma menção ao mesmo. Explique-se, por gentileza.

"Muito errado Pelé supostamente estar entre os jogadores que vão pro Mundial. Tudo bem que ele é o cara, mas já é velho e não tem condicionamento físico. Poderia ir com outra função, que pudesse encorajar ainda mais os jogadores. *** Pra quem achou que Mano Menezes talvez estivesse protegendo o Corinthians, caíram de boca no chão. *** Brincadeiras como a do Rafinha Bastos podem custar muito caro, tanto pro apresentador como pra emissora, que fatura bem com o programa. Mas acho que há exageros. Tudo bem que ele errou feio, mas querer provocar um mal-estar entre as pessoas que não estão envolvidas na história, como o Ronaldo está fazendo, é repugnante." (Charles Tavares)

"De fato, o futebol está longe de ser um meio rodeado de santinhos. Mas Rogério Ceni sempre quis se vender como o mais culto, o mais bem-articulado e o mais inteligente. Por isso, muito me admira - mas nem tanto - que ele tenha compactuado com aquela presepada das bolas escondidas. Aquele que nunca foi sequer o melhor goleiro do Estado de SP poderia passar sem essa mancha na sua vitoriosa biografia. E ainda uma vez sobre a Terra, o vício não foi recompensado no fim. *** Lendo a íntegra do perfil de Andrés Sanchez no blog do Juca Kfouri, lembrei que o Corinthians, devido às boas relações que manteve nos últimos anos com a alta esfera do poder em Brasília, irá ganhar um estádio de presente após a Copa de 2014. Enquanto isso, o futebol carioca se vê prejudicado pelo fato de o Maracanã passar mais de dois anos fechado. Deviam ter deixado o ex-maior do mundo pra lá e erguido um outro estádio no Rio para a Copa. Depois, ele poderia ser cedido a Flamengo e Fluminense. Mas esses times não gozam de muito prestígio na CBF, vide o nenhum apoio que a entidade dá ao rubro-negro no caso do título de 87 e o fechamento do Mário Filho em plena campanha do título brasileiro do Fluminense, o que prejudicou sensivelmente as arrecadações do time. *** Espero que esse tal de Rafinha Bastos passe a maneirar nas piadas de extremo mau gosto. Primeiro foi a história do estupro. Agora, que comeria Wanessa Camargo e o bebê dela. Qual é a graça disso? Aos que acham exagerada a punição ao rapaz, pergunto o que achariam caso alguém viesse a público para dizer que 'comeria' sua mulher. Eu, no mínimo, iria tomar satisfações. E se Ronaldo é amigo de Marcus Buaiz, nada mais natural que se solidarize com ele e não queira mais dar colher de chá ao 'CQC', programa que há muito deixei de acompanhar por achar pretensioso além da conta. Estou acompanhando no Viva às reprises dos primórdios do 'Casseta & Planeta', lá por 1992, e nem de longe enxergo a pretensão e a 'cara de conteúdo' que o 'CQC' ostenta. E ambos bebem na mesma fonte: o inglês Monty Python." (Clayton Moreira)
Só uma coisa: o Buaiz não é apenas amigo do Ronaldo e sim sócio na 9ine. E isso faz muita diferença.

"Não que Pelé não possa acrescentar ao Santos no Mundial. Acho que pode. Mas tem que ser algo estratégico. Poderia entrar aos 15 minutos do segundo tempo de cada jogo, para fazer o melhor e apoiar os meninos se o jogo estiver difícil. Pode acontecer: final do Mundial, Santos x Barcelona, segundo tempo, 1 x 1, gols de Neymar e Messi. Pelé entra aos 15 minutos do segundo tempo, ganha ritmo e, no final, faz uma jogada genial, que vale o segundo gol e o título ao Santos. Enfim, deixem o Rei para o final de cada jogo." (Daniel Dorneles Nunes)
Tá bom, Daniel, tá bom. Agora, acaba este sonho, acorda e volta pra vida real.

"Com a ausência de Rafinha Bastos, o 'CQC' apresentou uma de suas piores edições. Tava tão monótono que até dormi durante o programa. Como muitos disseram: se era para punir ele, Boris Casoy deveria ter sido punido também pelas ofensas aos garis no 'Jornal da Band'. Acho que ele tem um humor ácido e inteligente, um dos melhores da stand-up da atualidade, e espero que retorne logo. *** No 'Agora é Tarde' da última quinta, Ricardo Boechat deu um show de humor, mostrando uma faceta que não apresenta no comando do 'Jornal da Band'. Foram comentados desde sua careca até o sotaque da baiana Ticiana Villas Boas." (Hugo Leonardo Souza Pinto)

"A F1 nunca foi um local pra gentileza. Quer dizer: era pra não ser. Gentileza somente os brasileiros da Ferrari fizeram para Michael Schumacher e Fernando Alonso, assumindo suas posições claras de segundo piloto. Massa hoje consegue mais antipatia pois Rubens, ao menos na imprensa brasileira, reclamava asperamente da condição que estava sujeito, algo que Massa jamais fez. Parece que, nesse momento, isso está muito bom para ele. A verdade é que essa história de privilegiar pilotos dentro de equipe existe há muitos e muitos anos. Gerhard Berger trabalhava para Ayrton Senna na McLaren, Ricardo Patrese para Nigel Mansell na Williams, Giancarlo Fisichella para Fernando Alonso na Renault... Aliás, Alonso é o típico piloto que não quer competição interna. Quando foi para a McLaren dividir espaço com Lewis Hamilton, a história acabou com o espanhol saindo após uma temporada. A McLaren sempre foi uma equipe que primou pela desportividade, desde os históricos embates entre Senna e Prost dentro da equipe. Com a saída de Prost e a chegada de Berger, aí passaram a dar tratamento diferenciado a Senna. O mesmo valeu nos tempos de Hamilton e Heikki Kovalainen. Tanto Berger quanto Kovalainen não tinham nem 10% da capacidade de Senna e Hamilton. Mas se eu ficar aqui fazendo análise de equipes e pilotos em mais de 15 anos assistindo F1, vou escrever uma coluna de página inteira. Quanto à comunicação do rádio entre Ferrari e Massa, parece que a mensagem foi antes do toque entre os dois. Interpreto como algo normal, afinal, não iam dizer pro Massa abrir espaço pro Hamilton ultrapassá-lo, servir um café a ele e estender tapete vermelho. Essa frase fictícia só vale se fosse o Alonso atrás." (Natanael Felipe Rhoden)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Harold Faltermeyer completa 59 anos nesta quarta-feira. Ele compôs "apenas" um dos temas instrumentais mais famosos da história do cinema pop dos anos 80, que curtem aqui: a genial "Axel F", de "Um Tira da Pesada".

Arremate

Shakira se separou do zagueiro Piqué. Gostaram? Eu nem tanto. Não é ela que eu queria que ficasse solteira.

"24 Horas" volta antes que a... ops! Quase entreguei quem eu queria que ficasse descomprometida, hahaha!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e colaborador do Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.