.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

4 de Outubro de 2011 - ANO 9, EDIÇÃO 47
Mais uma grande terça na Segunda

Vamos para mais uma noitada cheia de Série B, 10 partidas simultâneas. Todas elas valerão alguma coisa, para bem ou para mal.

Nos dois extremos, se lá em cima a Portuguesa poderá abrir 14 pontos de frente para o quinto colocado se derrotar o ASA e contar com derrota do Sport e tropeços de Boa e Bragantino, lá embaixo o Duque de Caxias pode ficar a 22 pontos de distância do último que se salva se perder para o Paraná, o Goiás vencer e o Icasa pontuar.

Os quatro primeiros não mudarão nesta rodada, mas os outros três brigarão pelo segundão. Ponte Preta manterá a posição se vencer o Goiás ou empatar e até perder, desde que Náutico e Americana não ganhem. Náutico será vice-líder com vitória sobre o Guarani somada a tropeço da Ponte. E o Americana também pode ser segundo colocado, se derrotar o Bragantino e contar com, no máximo, empates de Ponte e Náutico.

Mas o Bragantino precisa ganhar este duelo de "seis pontos" para continuar vivo e ficar a 3 pontos do Americana. Quem também gostará disso são Sport, que ficará a 1 ponto do quarto lugar com vitória sobre o São Caetano, e Boa Esporte, que ficará a 2 pontos do G4 se derrotar o Salgueiro. Um pouco mais distante, mas também esperançoso, está o Vitória. Triunfo sobre o Barueri somado a derrota do Americana o deixará 4 pontos distante da zona de classificação.

Lá embaixo, o Salgueiro precisa bater o Boa e torcer por tropeço do Vila Nova e derrotas de São Caetano e Goiás para ficar a 2 pontos de sair da zona de rebaixamento. Icasa e Vila Nova fazem outra peleja de "seis pontos". Cearenses podem entrar nos quatro últimos com derrota somada a vitórias de Goiás e São Caetano. Esmeraldino seguirá fora da área de risco se derrotar a Ponte Preta. Azulão escapará com vitória (somada a derrota do Icasa ou tropeço do Goiás) ou empate (somado a derrota do Goiás e empate do Vila). Vila sai da turma de baixo com vitória somada a um tropeço entre Goiás e São Caetano.

Elementos para uma noite quente não faltam. Agora, é esperar que os times façam jus à expectativa e rendam confrontos emocionantes.

Aos palpites: Portuguesa 2 x 0 ASA, Goiás 1 x 1 Ponte Preta, Guarani 2 x 1 Náutico, Americana 3 x 2 Bragantino, Sport 1 x 0 São Caetano, Salgueiro 1 x 4 Boa Esporte, Vitória 2 x 1 Barueri, Criciúma 1 x 1 ABC, Icasa 2 x 0 Vila Nova e Duque de Caxias 1 x 2 Paraná.

Mata-ou-morre da Série D

CBF definiu ontem os mandos de campo das quartas, que valem o acesso à Série C em 2012, com ida no dia 9 e volta no dia 16: Independente x Cuiabá (volta no Pará), Santa Cruz x Treze (volta em Pernambuco) e Mirassol x Oeste (volta em Mirassol). O Tupi ainda não sabe se decidirá em Juiz de Fora ou fora de casa. E vai levar mais um tempo pra saber isso. Ontem, o STJD suspendeu o reeditado Anapolina x Tocantinópolis de amanhã, atendendo recurso do time tocantinense, concedido pelo tribunal. Agora deve acontecer um novo julgamento da suspeita de cai-cai, a sair em até duas semanas. Tchê, mas que bagunça! É só pra cansar minha inexistente beleza.

Curtinhas

*Leio no "Painel" da Folha que, com o Maracanã em obras e com o Engenhão cheio de partidas (do Botafogo, do Fluminense e algumas até do Duque de Caxias, muito embora este com certeza não precise mais deste estádio para a Série C de 2012 pois só joga a Série B nele às vezes por razões de logística televisiva), a direção do Flamengo estudar fazer algumas partidas em São Paulo, mais especificamente no Pacaembu e mais especificamente ainda pelo menos seis partidas. Argumento é que, sempre que o Fla atua em Sampa City, lota os espaços a ele destinado, e isso fortaleceria a marca do clube na capital vizinha. Que tal, ala rubro-negra da audiência?

*Apenas para constar dos autos: alguns dos últimos balanções de maiores torcidas (seja de Lance!, Placar, Datafolha e afins) tem apontado o Flamengo como quinta maior torcida de São Paulo, claro que muito atrás dos quatro grandes, mas bem mais que outros times de outros Estados e até a própria Portuguesa. Acho válido.

*Repercutiu muito mal a malandragem dos gandulas do São Paulo, de retirar as bolas por trás do gol do Flamengo em cobranças de falta para evitar uma reposição rápida se ela fosse para fora. Não é bacana, é antidesportivo. Isso ninguém nega. Apenas ofereço um outro lado: será que os outros clubes não acontece o mesmo? Lembremos que o futebol não é um meio rodeado de santinhos. Quem hoje disser que isso não pode amanhã pode usar tal artifício por achar que com ele pode.

*Leio no Terra que Luís Álvaro disse ter convencido Muricy Ramalho a aceitar Pelé nos jogadores inscritos pelo Santos para o Mundial de Clubes. Será que vale a pena? Claro que o Rei é o Rei, tem todo um simbolismo para o Peixe, mas acho que a lição deixada pelo Internacional contra o Mazembe não permite mais algo fora disso: seriedade ao máximo para permitir a lógica. Se Pelé jogar, por exemplo, uma substituição automaticamente já será queimada, pois ele jogará pouco tempo.

*A família Perrella não presidirá mais o Cruzeiro a partir de 2012, mas continuará dando as cartas. O candidato dela, Gilvan Tavares, foi eleito presidente ontem à noite em acachapante vitória de 89% a 11% (391 votos a 48) contra o oposicionista locutor esportivo Alberto Rodrigues. Na Raposa, conselheiros decidem o mandatário. Não tem a ver com o resultado, o mesmo eu diria se o Vibrante ganhasse: nenhum clube deveria eleger presidente de outra forma que não pelo voto dos associados.

*Goleiro Renan Ribeiro voltou a treinar no Atlético Mineiro, após dias de luto pela morte da irmã de 15 anos. Ele não enfrentou Internacional e Ceará.

*Pepino para o Vasco: Juninho Pernambucano fora por cerca de 15 dias. Estiramento na panturrilha esquerda. É um recurso técnico que se perde: as cobranças de falta.

*Panturrilha esquerda também é problema na Seleção. Ralf, do Corinthians, foi chamado por Mano Menezes para a Seleção pois Sandro está inviabilizado.

*"Destrua a corrida dele o máximo que você puder." Mensagem do engenheiro de Felipe Massa durante o GP de Cingapura, não se sabe se antes ou depois do toque da McLaren de Lewis Hamilton que furou o pneu traseiro da Ferrari do brasileiro, os dois perdendo muitas posições. Eita nóis, Fórmula 1 tá cheia de "gentilezas".

*Brasil assegurou dois lutadores no boxe da Olimpíada de Londres. Everton dos Santos (64 kg) e Esquiva Falcão (75 kg) se classificaram no Mundial no Azerbaijão. Boa!

E atenção, pessoas!

Chegou aquele momento mais premiado do que receber o troféu "Picareta do Ano": "Sintonia PB", antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Já vale a edição 2011 do Prêmio Press, realizado anualmente pela Revista Press para destacar os melhores do jornalismo gaúcho em diversas categorias de televisão, rádio, impresso e Internet. A primeira fase é sempre com votos separados entre os dos próprios jornalistas e os do público, com os cinco finalistas de cada categoria sendo três do voto profissional e dois do voto do público. Para deixar seus votos, devem clicar aqui.

*Ontem e hoje, "Fala Brasil" apresentado por Carla Cecato e, em ótima surpresa, Daysa Belini. A lindindona apresentadora da Record Brasília volta e meia é acionada pela matriz de São Paulo, mas geralmente substituindo Adriana Reid, fosse no extinto "Direto da Redação" ou no "Record Notícias". Em noticiário nacional durante a semana acredito ser a primeira vez. Roberta Piza já deve estar finalizando as malas para zarpar rumo aos Pan-Americanos em Guadalajara.

*Estrearam ontem mais duas versões locais do "Brasil Urgente". A da Band Brasília, com Toninho Pop, ainda não tinha vídeos postados na web até o fechamento desta coluna. Mas a da TV Clube de Pernambuco, com Joslei Cardinot, tem sim: este resumo aqui (postado por leonardo26pe). O Cardinot de sempre, com grife da rede.

*Enquanto isso, leio na Mônica Bergamo que a Record quer penhorar bens de José Luiz Datena, pedido apresentado à Justiça dentro da briga pelo que alegam ter sido rompimento de contrato ao sair dela para retornar à Bandeirantes. Giraria a cifra na casa das 30 milhas de "dilmas". Como diria Faye Dunaway: mamãezinha querida...

*Realmente Rafinha Bastos não fez o "CQC" desta segunda-feira, confirmando as informações dos colunistas especializados no fim de semana sobre uma suspensão aplicada nele pela Bandeirantes. Mônica Iozzi completou a bancada com Marcelo Tas e Marco Luque, e apenas ao ser apresentada houve menção ao ausente, com ela dizendo que Rafinha "andou tendo uma cãibra na língua" (nítida referência à polêmica piada com o bebê de Wanessa Camargo, que originou toda esta situação somada a outros incidentes recentes - como o da Daniela Albuquerque, que ontem até apareceu no "Top Five" em primeiro lugar obtido pelo "Manhã Maior", mas por mico que não a envolveu, até porque depois que Rafinha a chamou de "cadela" nunca mais mostraram nenhum mico dela ou mesmo fizeram referência à mesma).

*Fora do programa, Rafinha se manifestou no Twitter ao fim do mesmo após dois dias sem postagens. Postou que teve um "dia triste" e anexou três fotos, todas dele acompanhado de duas gostosas de lingerie, uma delas aqui.

*Se ontem ele não apareceu no "CQC", hoje Rafinha Bastos aparecerá normalmente à frente do "A Liga".

*Mas o assunto acaba aí? Aparentemente não. Nos últimos dias, estranhei a notícia de um manifesto contrário de Marco Luque à piada polêmica do colega com Wanessa Camargo. Mas aí eu leio na "fofoqueira-mor" Fabíola Reipert que Marco foi sacado de um comercial da Claro, no qual foi substituído por Marcelo Adnet, pois o reclame seria ao lado de Ronaldo Nazário, e ele não estaria mais afim de associar sua imagem ao "CQC" por causa do Rafinha - já que Ronaldo é sócio de Marcus Buaiz, marido da cantora, na empresa 9ine. E independe Marco não ter relação com a história, o que explicaria a manifestação contrária: tentar salvar o comercial.

*E leio na Keila Jimenez que, além de reclamar da piada de Rafinha Bastos com Wanessa Camargo, Ronaldo e Marcus Buaiz ameaçaram tirar anunciantes do programa das segundas-feiras, que é líder de faturamento na Band, que cobra R$ 130 mil por um comercial de 30 segundos e entre R$ 240 mil e R$ 2,4 milhões por uma ação publicitária dentro do programa (as que abrem e fecham reportagens), sem incluir cachês. Mas tá muito grande essa história, de repente foi muito além de uma punição a um ato muito reprovável e muito além do aceitável e já soa como uma curvada de costas a uma personalidade cuja força é tamanha a ponto de causar tudo isso.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna, se eu não me reunir na 9ine para eles gerenciarem minha imagem (arrã, até parece).

Bela do Dia: Adriana Afonso

Adriana Afonso, apresentadora do "MGTV" das 19h15 na TV Integração (Globo Uberaba) há 13 anos. Ela é forte, ela é grande, dentre as grandes é a primeira. Sim, esta bonita dama torce para o Tricolor, natural de São Paulo que é, mas dali saída aos 7 anos para as Minas Gerais, onde se fez jornalista. Além de bonita, nesta foto ela mostra um ar adoravelmente simpático no melhor estilo Maria Beltrão. E já que amanhã o time dela jogará no Estado onde se fez profissionalmente, tudo a ver trazê-la.

Convivas

"Quem fica do lado do Massa na briga contra Hamilton, depois do áudio divulgado ontem, enfie o rabinho entre as penas e saia cantando. Galvão Bueno, essa é pra você! Esse Massa nunca me enganou. Pior que, depois da prova, ainda foi dar showzinho contra Hamilton. Felipe Massa está criando mais antipatia no Brasil que o Barrichello." (Adilson Roberto Vilas Boas)

"Ao que tudo indica, Dilma vai ceder a muitos desejos da FIFA e adequar as leis do país à Copa, o que é exagerado e vergonhoso. Espero que ela use pelo menos de bom senso na maioria dos casos. O que me chama a atenção é que, para jogos do 'dia a dia', os torcedores podem ser tratados como gado e nada é feito pelas autoridades para defender o consumidor. Na Copa muita coisa será maquiada, infelizmente. *** Pena mais uma contusão do Nilmar. Seria um bom nome para o ataque da Seleção, apesar de não ter conduzido tão bem a sua carreira. *** Não creio que daria certo um programa do Datena com o Boechat, pelo fato do primeiro querer ser sempre o 'dono' em seus programas, e Boechat é um cara com opinião e não sei se aceitaria isso. Além do Daniel Bork, é bem possível que convidem o Comandante Hamilton novamente para re-editar a dupla. *** A Record, ao dizer que a cópia é livre - no caso do 'Balanço Geral' -, realmente só comprova que eles entendem do assunto. *** Se não me engano, esse 'Circulando' do Huck era exibido em um bloco do Otávio Mesquita, é isso mesmo? *** Acho Rafinha Bastos arrogante, sem graça e chato, mas essa celeuma em torno dele é exagerada e muito mais pelo fato de ter mexido com alguém de 'grife' na mídia em geral. Piadas ruins e de mau gosto é o que mais vemos em nossa TV, estão aí 'Legendários' e 'Zorra Total' que não me deixam mentir." (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: Comandante Hamilton o Datena queria sim de volta à Band, mas a questão contratual com a Record é complicada - até porque na Band ele era colaborador e não contratado. E segundo: não lembro disso, sinceramente. Lembro do "Circulando" é como um programete de 10 minutos, que na Band passava depois do "Flash".

"O que é pior: ver o Arsenal sendo massacrado na Inglaterra, com direito a perder os 3 clássicos que disputou até agora, ou a Internazionale na Itália, além de não ganhar nenhum dos clássicos, perder para um tal de Novara? *** Rafinha Bastos não pode perder todo seu espaço na Band e no 'CQC' por causa de uma infelicidade dita contra uma famosa. Só ganhou repercussão por que, além de cantora, Wanessa é filha de um sertanejo famoso, além de um intrometido como Ronaldo entrar num assunto que não lhe dizia a respeito, já que a mulher não era dele. Se fosse um anônimo qualquer, não daria em nada. Quanta sacanagem!" (Charles Tavares)
Respondendo à pergunta: empate técnico.

"Achei curioso o início da entrevista da Flávia Freire, onde a autora descreve-a quase como um desenho feito por um artista, que retoca daqui e dali até chegar à perfeição. E os empresários que ficaram vidrados na moça provaram que a admiração por ela independe de estrato social. *** Imagino que o medo de altura da Flávia Jannuzzi devia ser amplamente conhecido na Globo e alguém resolveu dar uma sacaneada escalando-a para andar na tirolesa, desafio que acabou tirando de letra. Fiquei pensando como seria a condução da matéria se fosse no 'Balanço Geral', com Wagner Montes gritando apopleticamente no estúdio. No mais, achei por demais estimulantes os gemidinhos da bela antes de saltar. *** Marcos Tony, como disseste, gosto é gosto. Desde sempre sou fã da temática nordestina. E onde você via miséria, pobreza e gente feia, eu via toda a pujança das manifestações culturais genuinamente populares da nossa gente. Geralmente as novelas rurais de época não se caracterizam pela troca constante de figurino, o que faz sentido pois na roça tudo é mais difícil. Mostrar os sertanejos superchiques soaria estranho. E eu realmente conseguia viajar enquanto assistia à novela, pois se tratava de um verdadeiro conto de fadas, diferente do que nos acostumamos a ver na telinha. O encontro com reis, profetas e cangaceiros não faz parte do mundo real em que habito. Concordo que algumas tramas de 'Cordel Encantado' estavam se repetindo, donde concluo que a novela, que não durou nem seis meses, terminou em boa hora, evitando a barriga e deixando saudade e não alívio nos fãs. 'A Vida da Gente', vendida como 'realista', simplesmente acho inverossímil. Uma garota culta e bem criada como a tenista de sucesso seria controlada daquele jeito por aquela mãe pirada e frustrada que quer se realizar através dela? Se a garota ao menos fosse uma tosca, eu engoliria. E onde o 'pobrismo' impera sob diversas nuances é em 'Fina Estampa'. Acho tremendamente falso aquele clima de 'gente que rala' que Aguinaldo Silva adotou depois de 'Senhora do Destino', e que só teve êxito naquela época porque a história era ótima. Já não é o caso de agora, um amontoado de clichês." (Clayton Moreira)
5 meses e 12 dias, especificamente, é quanto durou "Cordel Encantado" (11/4 a 23/9).

"Se a campanha dos mineiros no Brasileiro é essa coisa horrível, tanto que América x Atlético já é um jogo dramático, a situação dos goianos não fica muito atrás. O Atlético tem desempenho interessante na Série A, uma boa sequência de vitórias. Perto de Goiás e Vila Nova, que diferença! Antes dos Brasileiros, a expectativa certamente era diferente: Atlético lutando para não cair, Goiás fazendo campanha para subir e talvez o Vila também. As campanhas na Série B costumam ser mais ou menos intermediárias." (Daniel Dorneles Nunes)

"Se esse novo programa do Datena com Boechat e Galisteu for aprovado, acho que será bem legal. Poderiam aproveitar e colocar participações de Milton Neves e José Simão, igual fazem na BandNews FM, nem que seja por telefone. Acho que o programa ficaria imbatível e impagável." (Kléber Antônio Ferreira de Souza)
Se referindo ao projeto apresentado pelo Datena à TV Bandeirantes. Só não sei se o Simão tem vínculo com a TV aberta, até pelo que foi divulgado recentemente dele negociar com a RedeTV!.

"Jogo frustrante no Morumbi. Terrível. Perder é do jogo, mas perder domingo não podia. Um dia de festa, 63 mil pagantes, São Paulo com Lucas, Rivaldo, Luís Fabiano, Rogério Ceni, etc. Sem dúvidas, um técnico mais cuidadoso daria conta do recado e não iria querer ter seu nome manchado na historia. Falarão pra sempre que, no aniversario de 51 anos do Morumbi, o Flamengo estragou nossa festa. Eu, honestamente, queria muito ver Luxemburgo treinando o Tricolor. Não custa tentar. Já demos chance a Cuca, Adilson Batista e Ricardo Gomes, tá louco. Por que não apostar no Luxemburgo? A diretoria deveria pensar menos nos caprichos deles e pensar mais no torcedor. Tenho certeza que, com Luxemburgo no São Paulo, pelo menos um título a gente ganha - nem que seja o Paulista, que, aliás, há tempos não ganhamos." (Luiz Roberto Russo)

"Por que a LDU disputou a Libertadores e agora está na Sul-Americana? No Equador, a confederação permite que uma equipe dispute as duas competições?" (Victor Faria)
Não sei dizer, mas imagino que sim. Aqui no Brasil o campeão nacional também tinha este direito até alguns anos atrás.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

Clipe do Dia

Mesmo em tempos de YouTube e compartilhadores de arquivos, com tudo quanto é tudo de música disponível, continuo escutando rádio musical. Sim, me ligo em várias estações FM que toquem músicas do meu apreço. Em algum momento, surgirá nelas algo novo para mim, seja efetivamente um som novo (do momento) ou um som antigo novo (algo de um artista canchado que eu ainda não tivesse escutado). O segundo caso ocorreu esta madrugada, ouvindo a Rádio Guaíba. Responda rápido: qual o elo entre Abba e Genesis? A resposta é o tema de hoje. Em 1982, saiu "Something's Going On", álbum solo de Frida, a morena do quarteto sueco, com composições de Stephen Bishop, Giorgio Moroder e Bryan Ferry, entre outros. Onde entra o grupo de pop rock nisso? Phil Collins produziu e tocou bateria no álbum, o que rende uma familiaridade do som dele à canção que curtem aqui (em versão só com Frida e não no dueto dela com Phil, que está no álbum): "Here We'll Stay".

Antes do Arremate...

...quer apostar quanto que, ao longo desta terça-feira, a imprensa sensacionalista e os cronistas do jornalismo fofoqueiro explorarão até não poder mais a revelação do "Homem Picanha" no "CQC", de que está namorando um titular do Corinthians, que paga suas muitas cirurgias plásticas? Jesus amado... Vamos arrematar de uma vez.

Arremate

Melhores de 2011 da IAAF não incluir Fabiana Murer nos finalistas é a piada de mau gosto da temporada.

"24 Horas" volta antes que saibamos quem ganhará injustamente (seja quem for) este troféu sem valor!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia"), colunista do NaTelinha e colaborador do Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.